o mundo das profissões voc3a

20
O Mundo das Profissões Daniel Leandro nº:7 Gelson Pereira nº:11 Ruben Carvalho nº:22 VOC3A

Upload: turmavocacional

Post on 11-Jan-2017

194 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

O Mundo das Profissões

Daniel Leandro nº:7Gelson Pereira nº:11

Ruben Carvalho nº:22VOC3A

O que é a Profissão?

Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional . Algumas atividades requerem estudos extensivos e a masterização de um dado conhecimento, tais como advocacia, biomedicina ou engenharia, por exemplo. Outras dependem de habilidades práticas e requerem apenas formação básica (ensino fundamental ou médio), como as profissões de faxineiro, ajudante, jardineiro. No sentido mais amplo da palavra, o conceito de profissão tem a ver com ocupação, ou seja, que atividade produtiva o indivíduo desempenha perante a sociedade onde está inserido.

Profissões existentes…

Pintor

Arquiteto

Carpinteiro

Eletricista

Empreiteiro

(…)

Médico

Bombeiro

Policia

Advogado

(…)

Professor

Piloto

Futebolista

Cabeleireiro

Empregado comercial

Pintor

O Pintor é o profissional encarregado de preparar e aplicar a tinta na superfície que irá receber pintura.Um Pintor utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. Está sob as responsabilidades de um Pintor aplicar camadas de tinta ou revestimento similar sobre produtos de madeira, metal, têxteis ou outras matérias, com exceção do vidro e cerâmica, recobrir os produtos com tinta, esmalte, laca ou substâncias similares, para protegê-los ou decorá-los, empregando pincéis, rolos ou pistolas de pulverização, atuar com pintura de parede, pintura de máquinas e ferragens também.

Arquiteto

Um arquiteto  é um profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design.

Na maior parte dos países do mundo a legislação exige que para que alguém possa ser considerado um arquiteto, este deve possuir um diploma de nível superior.

Carpinteiro

Um carpinteiro trabalha numa oficina onde executa os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros.

O trabalho em uma carpintaria envolve frequentemente a utilização de esforço físico e trabalhos ao ar livre.

Na carpintaria o profissional desta área deve ter: noções de geometria e um vasto conhecimento de como lidar com madeira no seu estado natural (madeira maciça), o que o diferencia da marcenaria.

Eletricista

Eletricista é o profissional treinado e habilitado para atuar em instalações elétricas ou componentes eletrônicos. A atividade de eletricistas pode ser dividida basicamente em dos segmentos: A INSTALAÇÃO e A MANUTENÇÃO.

Toda instalação elétrica existente passa primeiro por um conceituado projeto elaborado por Engenheiro devidamente qualificado e habilitado pela legislação brasileira para mapear, calcular, dimensionar e especificar os componentes certos, dentro das Normas Técnicas em vigor, orientado sempre à segurança e confiabilidade.

Empreiteiro

O empreiteiro é o profissional responsável pela execução de obras de pequeno e grande porte. Trabalham gerenciando toda a mão de obra sendo portanto um administrador.

Em tempos atrás os mestres de obras eram pessoas que aprendiam tudo com outros mestres e com a sua experiência de vida, hoje, há cursos profissionalizantes que formam líderes com conhecimento em construção civil.

Médico

O médico é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina; se ocupa da saúde humana e/ou animal, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (como anatomia e fisiologia) por detrás das doenças e do tratamento a ciência da medicina e também competência na sua prática aplicada a arte da medicina.

Coloquialmente o médico é frequentemente referido como doutor. Antigamente o médico era também referido como físico ou facultativo,

distinguindo-se então do cirurgião que constituía uma profissão distinta.

Bombeiro

Bombeiros são entidades da Proteção Civil cujos membros, são treinados para atuarem em caso de incêndios(florestais ou urbanos/industriais), para resgatar pessoas de acidentes de trânsito, desmoronamentos de edifícios, desastres naturais, salvamento em grande ângulo, alguns possuem equipamentos de matérias perigosas e fornecem serviços de emergência médica e pré-hospitalar. O serviço de combate a incêndios e serviços de resgate é conhecido em alguns países como "brigada de incêndio". Os bombeiros tornaram-se presentes desde as áreas florestais para as áreas urbanas e a bordo de navios.

Em Portugal o serviço de bombeiro pode ser voluntário ou profissional (sapadores).

Policia Em termos gerais, polícia é a atividade de vigiar, policiar. Muitos governos

têm uma instituição policial para aplicação de leis. Por extensão, o termo "polícia" é, também, utilizado para designar as corporações e as pessoas que têm, como principal função, o exercício daquela atividade.

Hoje em dia, o termo "polícia" está, normalmente, associado aos serviços e agentes do estado nos quais o mesmo delega a autoridade para o exercício dos seus poderes de polícia, dentro de um limite definido de responsabilidade legal, territorial ou funcional.

Normalmente, aos agentes de autoridade policial é concedido um poder para o uso da força no âmbito do cumprimento de leis.

Advogado

Um advogado é um profissional liberal,  em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.

O advogado é uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.

Por essa razão, a advocacia não é simplesmente uma profissão, mas, um munus publicum, ou seja, um encargo público, já que, embora não seja agente estatal, compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário.

Professor

Professor  é uma pessoa que ensina ciência, arte  ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.

É uma das profissões mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.

O Dia Mundial dos Professores celebra-se a 5 de Outubro.

Piloto

Piloto ou Aviador é um indivíduo que conduz aeronaves profissionalmente ou por prazer.

Existem pilotos na área civil e militar. O piloto militar que conseguir abater cinco aeronaves inimigas ou mais

em combate é denominado um ás da aviação. 

Futebolista

O jogador de futebol (ou futebolista) é um profissional cuja prática do desporto coletivo é fundamental. Estes trabalhadores são contratados por clubes de futebol e, por depender do dispêndio físico, têm carreiras de curta duração. Surgido com emprego apenas para homens, modernamente, as mulheres também têm ascendido à realização da profissão de futebolista em categoria exclusiva ao seu gênero sexual.

Cabeleireiro

Cabeleireiro ou barbeiro é uma categoria profissional que trabalha com o cabelo humano, realizando diversas alterações ao mesmo como corte ou coloração. Estes profissionais utilizam vários utensílios e ferramentas para a manipulação capilar, onde se salientam: as tesouras, navalhas, pentes, capas e máquinas de corte e acabamento. O nome designa também o estabelecimento comercial onde trabalham as pessoas dedicadas a esta atividade.

Empregado Comercial

Empregado é a pessoa contratada para prestar serviços para um empregador, numa carga horária definida, mediante salário. O serviço necessariamente tem de ser subordinado, qual seja, o empregado não tem autonomia para escolher a maneira como realizará o trabalho, estando sujeito às determinações do empregador.

Apesar da subordinação, o empregado tem uma série de direitos, como por exemplo, as férias, a gratificação natalina (também chamado 13º salário), o aviso prévio, licença maternidade, entre outros.

FIM