o mercado das pme’s pode ser o seu trunfo para o sucesso

3
O Mercado das PME’s Pode Ser o Seu Trunfo Para o Sucesso A segmentação da base certa de clientes (clientes-alvo) é essencial para sucesso de qualquer empreendedor. Mas dentro da comunidade de novas empresas, parece, muitas vezes, que só há dois mercados que recebem a atenção dos empreendedores de tecnologia: o consumidor e a empresa. O mercado consumidor é onde se encontram números de clientes enormes e onde as aquisições de primeira página se fazem. O mercado corporativo tem a atenção crescente dos capitalistas de risco. No entanto, há outro mercado lucrativo e crescente a um ritmo rápido e ávido por novas tecnologias: as pequenas empresas. Abaixo seguem quatro razões porque deve olhar para além do mercado consumidor e empresarial na sua próxima aventura e focar-se nas pequenas empresas. 1. O mercado das pequenas empresas é enorme e crescente. Por exemplo em Portugal 75% das empresas são PME’s, nos EUA existem 27 milhões de pequenos negócios – tem um rácio de um negócio por cada 11 cidadãos. E quando considerar que as PME’s têm gerado 65% dos novos empregos líquidos desde 1995, a abrangência do mercado que a sua solução pode atingir é realmente impressionante. O mercado continua a ficar maior também. Desde 1982, o número de PME’s em Portugal aumentou cerca de 55%, nos EUA aumentou 49%. Isto inclui não só as lojas locais no centro da sua cidade, mas também a recente explosão de freelancers e "solopreneurs", que dependem ainda mais de soluções inovadoras para complementar a sua falta de pessoal.

Upload: rui-lemos

Post on 10-Dec-2015

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Mercado das PME’s Pode Ser o Seu Trunfo Para o Sucesso

TRANSCRIPT

Page 1: O Mercado Das PME’s Pode Ser o Seu Trunfo Para o Sucesso

O Mercado das PME’s Pode Ser o Seu Trunfo Para o Sucesso

A segmentação da base certa de clientes (clientes-alvo) é essencial para sucesso de qualquer empreendedor. Mas dentro da comunidade de novas empresas, parece, muitas vezes, que só há dois mercados que recebem a atenção dos empreendedores de tecnologia: o consumidor e a empresa. O mercado consumidor é onde se encontram números de clientes enormes e onde as aquisições de primeira página se fazem. O mercado corporativo tem a atenção crescente dos capitalistas de risco. No entanto, há outro mercado lucrativo e crescente a um ritmo rápido e ávido por novas tecnologias: as pequenas empresas. Abaixo seguem quatro razões porque deve olhar para além do mercado consumidor e empresarial na sua próxima aventura e focar-se nas pequenas empresas. 1. O mercado das pequenas empresas é enorme e crescente. Por exemplo em Portugal 75% das empresas são PME’s, nos EUA existem 27 milhões de pequenos negócios – tem um rácio de um negócio por cada 11 cidadãos. E quando considerar que as PME’s têm gerado 65% dos novos empregos líquidos desde 1995, a abrangência do mercado que a sua solução pode atingir é realmente impressionante. O mercado continua a ficar maior também. Desde 1982, o número de PME’s em Portugal aumentou cerca de 55%, nos EUA aumentou 49%. Isto inclui não só as lojas locais no centro da sua cidade, mas também a recente explosão de freelancers e "solopreneurs", que dependem ainda mais de soluções inovadoras para complementar a sua falta de pessoal.

Page 2: O Mercado Das PME’s Pode Ser o Seu Trunfo Para o Sucesso

Em última análise, estamos a testemunhar uma mudança não-assim-tão-gradual para uma economia cada vez mais focada em empresas de pequeno porte na real necessidade de tecnologias para reforçar o seu sucesso. 2. As pequenas empresas estão prontas para investir em soluções que os ajudem a crescer. De acordo com o INE, o optimismo das pequenas empresas atingiu níveis anteriores à recessão. Geralmente sentem-se bem acerca do seu futuro e isto deve dar aos empreendedores razão para se sentir bem também. Além disso, 81% das PME’s que resistem à ”crise” esperam uma subida das receitas nos próximos 12 meses e 64 por cento estão preparadas para investor dado terem um fluxo de caixa saudável. Estas são as empresas que estão a olhar para o investimento no seu futuro e querem encontrar as soluções certas para levar as suas ofertas para o próximo nível. 3. Contrariamente à crença popular, adoptam muita tecnologia. A primeira imagem que muitas vezes vem à mente quando se fala de empresas "pequenas" ou "locais" é duma loja familiar local. Provavelmente está num centro duma vila ou pequena cidade e "tecnologicamente avançado" não é um adjective, geralmente usado para as descrever. Está na hora de apagar esse pressuposto, dado que as pequenas empresas por todo o país estão a adoptar novas tecnologias. Setenta por cento das pequenas empresas usam a social media e mais de metade aumentaram o seu investimento social ao longo do ano passado. Começam também a usar os sistemas para tratar grande volume de dados, com 18% das pequenas empresas que já investem em inteligência e soluções analíticas. A loja familiar construída com tecnologia está aqui. Os empreendedores que possam desenvolver soluções nas arenas do marketing digital, dos grandes volumes de dados e na mobilidade estão muito bem posicionados para capitalizar no sucesso do mercado de pequenas empresas. 4. As pequenas empresas representam uma "terceira via" para outros mercados. A "terceira via" geralmente transmite um meio termo entre partidos políticos. Aqui, gostaria que pensasse no mercado das pequenas empresas como a terceira via para os mercados entre as grandes empresas e os consumidores. Enquanto existem em escalas diferentes, há muitas questões que as grandes emrpesas enfrentam (por exemplo, encontrar soluções eficazes económicas de marketing, mobilizando a força de trabalho) são igualmente pertinentes para as pequenas empresas. Do ponto de vista do consumidor, a maioria da dos clientes procura facilidade de uso e simplicidade nas tecnologias que utilizam, como proprietários de pequenas empresas que usam muitos chapéus e precisam de facilmente se tornarem mestres nas tecnologias que adoptam.

Page 3: O Mercado Das PME’s Pode Ser o Seu Trunfo Para o Sucesso

Então não é exagerado dizer que se o o seu produto ou solução vir o sucesso no mercado das pequenas empresas, pode, com algumas revisões, ser bem sucedido em mercados empresariais ou dos consumidores. Se tem uma grande ideia à procura de audiência, pode ser tentador seguir outros que já tiveram sucesso nos mercados corporativo e de grande consumo. No entanto, pode encontrar um mercado com mais necessidade da sua ideia, às vezes é só descer até ao centro local da vila e entrar num daqueles grandes, pequenos estabelecimentos. Cresceu para os adorar... agora pode ajudá-los a crescer.