o melhor aluno

9
O Melhor Aluno O Melhor Aluno

Upload: jose-matias-alves

Post on 29-Jun-2015

3.457 views

Category:

Self Improvement


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Melhor Aluno

O Melhor AlunoO Melhor Aluno

Page 2: O Melhor Aluno

Virtudes era uma docente que tinha a seu Virtudes era uma docente que tinha a seu cargo 56 crianças. cargo 56 crianças.

Um dia, um dos meninos, Apolinário Sousa, Um dia, um dos meninos, Apolinário Sousa, chegou a casa com uma notinha da chegou a casa com uma notinha da professora que assegurava aos pais que o professora que assegurava aos pais que o seu filho era o melhor aluno da turma. No seu filho era o melhor aluno da turma. No dia seguinte, outro menino levou para casa dia seguinte, outro menino levou para casa uma nota semelhante e assim outro uma nota semelhante e assim outro menino e mais outro, até que os 56 menino e mais outro, até que os 56 meninos tinham levado para suas casas a meninos tinham levado para suas casas a mesma mensagem da professora que mesma mensagem da professora que assegurava aos pais que o seu filho era o assegurava aos pais que o seu filho era o melhor aluno.melhor aluno.

Page 3: O Melhor Aluno

E nada teria acontecido se o farmacêutico E nada teria acontecido se o farmacêutico ao receber a notícia tivesse reagido como ao receber a notícia tivesse reagido como os outros pais. Contrariamente aos os outros pais. Contrariamente aos restantes, este decidiu fazer uma grande restantes, este decidiu fazer uma grande festa e escrever uma carta à professora festa e escrever uma carta à professora Virtudes na qual a convidava a ela e a Virtudes na qual a convidava a ela e a todos os meninos e as suas famílias para todos os meninos e as suas famílias para o sábado seguinte. Armou-se um grande o sábado seguinte. Armou-se um grande reboliço. Cada menino comentou em casa reboliço. Cada menino comentou em casa e, como acontece sempre com gente e, como acontece sempre com gente simples, ninguém faltou à festa e todos simples, ninguém faltou à festa e todos estiveram dispostos a divertirem-se.estiveram dispostos a divertirem-se.

Page 4: O Melhor Aluno

A meio da reunião, o boticário pediu A meio da reunião, o boticário pediu silêncio para anunciar a razão do silêncio para anunciar a razão do festejo: tinha-os reunido para lhes festejo: tinha-os reunido para lhes comunicar que o seu filho tinha sido comunicar que o seu filho tinha sido nomeado, pela professora, o melhor nomeado, pela professora, o melhor aluno da turma. E convidou-os a aluno da turma. E convidou-os a todos a brindar pelo seu filho que todos a brindar pelo seu filho que tinha honrado o seu pai, o seu tinha honrado o seu pai, o seu apelido e o seu país.apelido e o seu país.

Page 5: O Melhor Aluno

Ninguém ergueu a taça; Ninguém ergueu a taça; contrariamente ao esperado ninguém contrariamente ao esperado ninguém aplaudiu. Os pais começaram a olhar aplaudiu. Os pais começaram a olhar uns para os outros bastante sérios; o uns para os outros bastante sérios; o primeiro a contestar foi o pai de primeiro a contestar foi o pai de Apolinário Sosa que disse que não Apolinário Sosa que disse que não brindava porque o “único melhor” era brindava porque o “único melhor” era o seu filho. Imediatamente, já o pai o seu filho. Imediatamente, já o pai de uma menina se aproximava para de uma menina se aproximava para agarrar no Senhor Sosa dizendo-lhe agarrar no Senhor Sosa dizendo-lhe que a “única melhor” era a sua filha.que a “única melhor” era a sua filha.

Page 6: O Melhor Aluno

Começaram os gritos, os insultos, as Começaram os gritos, os insultos, as disputas. O pior foi que começaram a disputas. O pior foi que começaram a acusar a professora como a acusar a professora como a responsável daquele conflito. Um pai responsável daquele conflito. Um pai disse:disse:

- Aqui a responsável de tudo é a Profª - Aqui a responsável de tudo é a Profª Virtudes que mentiu; disse a todos os Virtudes que mentiu; disse a todos os pais o mesmo: que o nosso filho era o pais o mesmo: que o nosso filho era o melhor aluno.melhor aluno.

E Virtudes, que até esse momento tinha E Virtudes, que até esse momento tinha permanecido calada, tomou a palavra e permanecido calada, tomou a palavra e disse:disse:

Page 7: O Melhor Aluno

- Eu não lhes menti e vou dar-lhes - Eu não lhes menti e vou dar-lhes exemplos de que o que digo é verdade:exemplos de que o que digo é verdade:

Quando digo que Apolinário Sosa é o Quando digo que Apolinário Sosa é o melhor aluno não minto, porque ainda melhor aluno não minto, porque ainda que seja desordenado, é o mais que seja desordenado, é o mais disposto a ajudar no que for preciso.disposto a ajudar no que for preciso.

Também não minto quando digo que Também não minto quando digo que aquele é o melhor em matemática, mas aquele é o melhor em matemática, mas não é exactamente muito diligente.não é exactamente muito diligente.

Page 8: O Melhor Aluno

E aquela que é uma lutadora de primeira E aquela que é uma lutadora de primeira é a melhor a escrever poesias.é a melhor a escrever poesias.

E aquele, que é pouco hábil para a E aquele, que é pouco hábil para a Educação Física, é o melhor aluno em Educação Física, é o melhor aluno em desenho.desenho.

Devo continuar a explicar? Não Devo continuar a explicar? Não entendem? Sou a professora de todos e entendem? Sou a professora de todos e devo construir o mundo com estes devo construir o mundo com estes miúdos. Pois então, com o que miúdos. Pois então, com o que levantarei a sociedade, com o melhor levantarei a sociedade, com o melhor ou com o pior?ou com o pior?

Page 9: O Melhor Aluno

Pouco a pouco, cada pai foi procurando o seu Pouco a pouco, cada pai foi procurando o seu filho. Os mais velhos estavam muito sérios, os filho. Os mais velhos estavam muito sérios, os pequeninos, pelo contrário, estavam todos pequeninos, pelo contrário, estavam todos contentes. Pouco a pouco cada pai foi olhando contentes. Pouco a pouco cada pai foi olhando para o seu filho com olhos novos porque até para o seu filho com olhos novos porque até agora tinham visto, sobretudo, os defeitos. Os agora tinham visto, sobretudo, os defeitos. Os pais foram compreendendo que cada defeito pais foram compreendendo que cada defeito tem a sua virtude que lhe faz contrapeso e que é tem a sua virtude que lhe faz contrapeso e que é necessário destacar, sobressair e valorizar. O necessário destacar, sobressair e valorizar. O boticário, que era o organizador da festa boticário, que era o organizador da festa rompeu o silêncio e disse:rompeu o silêncio e disse:

- Bom, a comida já está preparada e devemos - Bom, a comida já está preparada e devemos multiplicar este festejo por 56.multiplicar este festejo por 56.

(In, M Santos Guerra, (In, M Santos Guerra, No coração da Escola. No coração da Escola. Porto: ASA)Porto: ASA)