o leste europeu e os últimos socialistas

20
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA CARLOS CHAGAS DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: MAGRID AULER ALUNAS: EDUARDA E EMELLY

Upload: marcinha-mello

Post on 10-Jul-2015

314 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: O leste europeu e os últimos socialistas

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA CARLOS CHAGAS

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

PROFESSORA: MAGRID AULER

ALUNAS: EDUARDA E EMELLY

Page 2: O leste europeu e os últimos socialistas

O LESTE EUROPEU E OS ÚLTIMOS SOCIALISTAS

Page 3: O leste europeu e os últimos socialistas

O leste europeu constituído desde o fim da Segunda Guerra Mundial, por países conhecidos como “satélites soviéticos”. Veremos a seguir um pouco mais sobre essa nova era e os novos regimes adotados.

INTRODUÇÃO

Page 4: O leste europeu e os últimos socialistas

A EUROPA DIVIDIDA

 

  Após a Segunda Guerra Mundial, o continente Europeu ficou dividido em dois blocos: ●Europa Ocidental – capitalista, influenciada pelos Estados Unidos;●Europa Oriental – socialista, submetidas as decisões do Governo Comunista da União Soviética;

A União Soviética, estendeu sua influência sobre vários países Europeus. Assim, foram instalados governos socialistas na Europa Oriental.

Page 5: O leste europeu e os últimos socialistas

O Novo Leste Europeu Após o fim dos regimes socialistas na região, a Alemanha se reunificou em 1990, a Iugoslávia se desintegrou e todas as economias fizeram a transição para o sistema capitalista.

* Exceto Cuba, Vietnã e Coreia do Norte (Os últimos socialistas).

Esses regimes introduziram empresas estatais, a volta à propriedade privada e a livre entrada de capitais estrangeiros e de empresas transnacionais. Passaram a conhecer problemas inexistentes em uma economia planificada (desemprego, inflação alta e alto custo de vida).

Page 6: O leste europeu e os últimos socialistas

Países da Europa Central   ● Polônia – Industrializada: rica em fontes de energia

e minerais. Muito importante para a economia do país. Agricultura: destaca o cultivo de batata, centeio, trigo, cevada, aveia e oleaginosas e a criação de porcos e aves.

● Hungria – Possui poucos recursos naturais, precisa importar produtos de melhor qualidade. A economia baseia-se nas industrias e no setor de serviços, os setores mais importantes são: siderurgia, metalurgia do alumínio, fertilizantes, produtos farmacêuticos, cimento e indústria alimentícia. Os maiores problemas ambientais do país são a contaminação dos solos e a poluição das águas

* Ambos ingressaram na União Europeia em 2004

Page 7: O leste europeu e os últimos socialistas

Republica Tcheca e Eslováquia

A antiga Tchecoslováquia, que foi dividida nesses dois países.

Republica Tcheca: Uma indústria importante e diversificada, destacando as indústrias automobilística, química, de cerâmica, alimentícia e de bebidas, têxtil, de cristal, vidro e couro.

Eslováquia: Menos industrializada que a República Tcheca. O governo do país incentiva a instalação de indústrias, prestadoras de serviços, projetos turísticos e facilidades para a entrada de capital estrangeiro, que favoreceu o crescimento econômico do país, já um dos maiores da Europa.

*Ambos passaram a fazer parte da União Europeia em 2004, e em 2009 adotaram o euro, a moeda única europeia

Page 8: O leste europeu e os últimos socialistas

As Repúblicas da ex-lugoslávia

● A Federação da Iugoslávia, é constituída por seis repúblicas e duas regiões autônomas. As repúblicas passaram por um processo de independência, que resultou em seis novos países.

● SÉRVIA● CROÁCIA● BÓSNIA-HERZEGOVINA● MACEDÔNIA● MONTENEGRO● ESLOVÊNIA

Page 9: O leste europeu e os últimos socialistas
Page 10: O leste europeu e os últimos socialistas

Bulgária, Romênia e Albânia● Bulgária – A indústria alimentícia e

eletrotécnica são muito importantes para a economia. E os turistas contribuem também, visitando as praias do litoral do mar Negro. As antigas empresas estatais foram privatizadas e a economia búlgara começou a se desenvolver, ainda enfrentando alguns problemas.

● Romênia – Fez sua transição para a economia de mercado com crescimento, estabilidade e baixo desemprego, depois de um período de queda e difícil adaptação.

Page 11: O leste europeu e os últimos socialistas

● A economia mais forte e estável é a da Eslovênia, que merece destaque a metalurgia do alumínio e as indústrias eletrônica, automobilística, têxtil e química.

● A Croácia é o país mais industrializado, pois possui indústrias químicas, eletrônicas, de máquina, papel e petroquímicas.

● A atividade turística tem se desenvolvido muito na Eslovênia e na Croácia.

Page 12: O leste europeu e os últimos socialistas

● Albânia – Era o país mais pobre do antigo Leste Europeu, e agora é também um dos países mais pobres do continente, os principais problemas são a migração para países da União Européia, a corrupção, o crime organizado, pobreza, falta de alimentos e a violência. A economia é dependente da agricultura, e os principais ramos são as indústrias alimentícia, têxtil, de confecções, de cimento e química. O país possui recursos naturais ainda não explorados.

Page 13: O leste europeu e os últimos socialistas

Os países bálticos● Estônia, Letônia e Lituânia, são assim

chamados por serem banhados pelo mar Báltico. As três ex-repúblicas soviéticas tornaram-se países independentes após a desintegração da União Soviética.

● Estônia – é o menos desenvolvido e o menos industrializado.

● Letônia – é o mais industrializado.● Lituânia – é o mais extenso e populoso, e

tem a principal agropecuária.

Page 14: O leste europeu e os últimos socialistas

* Os principais problemas ambientais dos países Bálticos são a contaminação dos solos e a das águas subterrâneas.

Page 15: O leste europeu e os últimos socialistas

OS ÚLTIMOS SOCIALISTAS - CUBA● Desde sua independência foi controlada pelos Estados

Unidos, então Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara acabaram com isso, ao derrubar o ditador Fulgêncio. Nos primeiros anos de governo Fidel decidiu se aliar a União Soviética, com esta ajuda durante a guerra fria, conseguiu padrões invejáveis no campo da saúde e da educação.

● Porém, com a crise na União Soviética, Cuba parou no tempo, então Fidel teve que aceitar modificações em seu governo para salvar o regime adotado no pais.

● A Venezuela substitui a União Soviética, fornecendo bastante ajuda assim como a China que tem investido na ilha, mantendo o país em uma dependência econômica.

* Em 2008 Fidel Castro renunciou, passando a Presidência a seu irmão Raúl Castro.

Page 16: O leste europeu e os últimos socialistas

VIETNÃ● A República Socialista do Vietnã ficou independente

em 1954, dividindo-se em dois Estados, Vietnã do Norte – socialista, e Vietnã do sul – capitalista.

● A guerra entre o Norte e o Sul, ao terminar reunificou o país sob o regime socialista, este conflito deixou milhares de vietnamitas e norte-americanos mortos. Mesmo continuando socialista o país teve que passar por reformas para adaptar-se à economia de mercado.

● O setor agrícola é o mais importante do país, outros são a mineração e a indústria.

● O Vietnã possui riquezas minerais e fontes de energia, essas aliadas a mão de obra barata e ao potencial de energia hidrelétrica, favoreceu o desenvolvimento industrial do país.

Page 17: O leste europeu e os últimos socialistas

COREIA DO NORTE● Formado por um comunismo rígido, de

orientação stalinista e hereditário.● Com um regime fechado, o país só se

aproximou da China para acabar com o grave problema da fome que castigava a população.

● País rural, de economia planificada e ditadura fortíssima, construiu seu regime socialista com o isolamento. Com isso só obteve pobreza e fome, as industrias estatais falidas.

● Os maiores investimentos vieram da Coreia do Sul.

Page 18: O leste europeu e os últimos socialistas

● Não se pode ir de uma cidade para outra sem a aprovação do governo, o correio é controlado, rádio e televisão estão ao alcance de poucos, energia elétrica, alimentos e remédios são considerados objetos de luxo e cada família só pode ter uma lâmpada em casa.

● Como resultado de uma economia extremamente fechada, o governo condenou sua população a pobreza e a fome. Apesar das imensas dificuldades, e de toda a miséria, a Coreia do Norte conseguiu tornar-se uma potência nuclear e ameaça o mundo com seu grande arsenal de armas atômicas.

Page 19: O leste europeu e os últimos socialistas

 

Países que compõem o Leste Europeu

Page 20: O leste europeu e os últimos socialistas

Conclusão

Neste trabalho vimos um pouco sobre o leste Europeu, os país no qual é

constituído, suas economias, dificuldades e meios de adaptar-se aos

novos regimes adotados.