o: julien benhamou 16

16
Realização e Produção Promoção Patrocínio Apoio cultural Festivais Parceiros Faculdades/Universidades Parceiras Parceria ENTRADA FRANCA LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS CASTELINHO DO FLAMENGO Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho Praia do Flamengo, 158 (esquina da Rua Dois de Dezembro) metrô estação Largo do Machado tel.: 55 21 2205 0655 @dancaemfoco @dancaemfoco /dancaemfocofestival /dancaemfocofestival www.dancaemfoco.com.br 24 maio 5 junho 16 Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam WHITE SPIRIT - SUÍÇA, 2015 - FOTO: JULIEN BENHAMOU

Upload: others

Post on 12-Nov-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O: JULIEN BENHAMOU 16

Realização e ProduçãoPromoção

Patrocínio Apoio cultural

Festivais Parceiros

Faculdades/Universidades Parceiras

Parceria

ENTRADA FRANCA

LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

CASTELINHO DO FLAMENGOCentro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna FilhoPraia do Flamengo, 158 (esquina da Rua Dois de Dezembro) metrô estação Largo do Machadotel.: 55 21 2205 0655

@dancaemfoco

@dancaemfoco

/dancaemfocofestival

/dancaemfocofestival

www.dancaemfoco.com.br

24 maio5 junho 16Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam

WH

ITE

SPIR

IT -

SUÍÇ

A, 2

015

- FO

TO: J

ULI

EN B

ENH

AM

OU

Page 2: O: JULIEN BENHAMOU 16

Durante os períodos Olímpico e Paralímpico, cariocas e visitantes poderão desfrutar de uma ampla programação cultural com o Passaporte Cultural Rio. Inspirado na bem sucedida experiência do Passaporte dos Museus Cariocas, o passaporte idealizado pela Prefeitura do Rio dará acesso com desconto ou gratuitamente às atrações do Circuito Cultural Rio, que, entre os meses de maio e setembro, vai apresentar um amplo panorama da produção cultural da Cidade. Por meio de seus editais e seleções públicas, a Secretaria Municipal de Cultura selecionou centenas de iniciativas que vão se apresentar em museus, centros culturais, teatros, lonas e arenas, praças e ruas, por toda a Cidade.

A programação, na sua maioria gratuita ou a preços populares, inclui peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e ans, podendo ser consultada no site passaporteculturalrio.com. O Circuito Cultural Rio leva em consideração a riqueza e a diversidade da produção cultural da Cidade, que se rearma como a capital cultural do país.

Idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a programação amplica políticas culturais bem sucedidas, como o inovador Prêmio Ações Locais, que, além de democratizar o acesso ao nanciamento público para a Cultura, deu visibilidade a novas centralidades no mapa da produção cultural carioca.

Entre os equipamentos culturais da Prefeitura do Rio participantes do Circuito Cultural Rio, estão os novos museus do Amanhã e de Arte do Rio (MAR) e o Centro Cultural João Nogueira – Imperator. Também participam os teatros e centros culturais contemplados pelo programa de requalicação ReCultura, que devolveu aos cariocas o sagrado palco do Teatro Serrador, na Cinelândia, e outros de forte presença na memória afetiva dos cariocas como o Teatro Ziembinski, na Tijuca, e as lonas culturais de Bangu e Realengo, que reabriram no formato de Areninhas Cariocas.

Juntamente com o esporte, a Cultura carioca brilhará como grande protagonista do maior evento do planeta.

Marcelo CALEROSecretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

SARMAD - JORDÂNIA, 2015 - FOTO: MELISSA CUMBERLAND

Page 3: O: JULIEN BENHAMOU 16

As instalações adentram o dança em foco: o corpo não está mais, como espectador, apenas diante das telas em que a videodança se exibe — ainda que a MIV - Mostra Internacional de Videodança continue sendo o eixo maior do festival; nas obras desta sua 14ª edição, o corpo se compõe de outro modo com a tela, ora com a câmera, expandindo a experiência artística feita de vídeo e dança.

Em 2016, o dança em foco volta a ocupar as salas do Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, o Castelinho do Flamengo, distribuindo nelas suas ocinas, seus diálogos e as mais de 170 obras de videodança oriundas de 35 países, e que fazem do festival uma plataforma de exibição das mais reconhecidas do mundo.

As salas do Castelinho estão ocupadas principalmente pelas obras videográcas instalativas e interativas, criando novas situações poéticas para aqueles que por elas passam, propondo novos trânsitos e fazeres do corpo no espaço. Trata-se de uma ocasião para pensar e experimentar-se, conforme proposições artísticas diversas, o corpo neste nosso horizonte de novas atenções e tensões com as tecnologias digitais.

Potencializando a MIV - Mostra Internacional de Videodança, aliás, o Canal Curta! renova sua parceria

com o dança em foco e exibe uma seleção de obras nacionais e internacionais, estendendo nacionalmente o alcance do festival e rearmando a videodança — esta arte em que dança e vídeo se renovam e recriam mutuamente — como um dos mais importantes modos de dar e ver (outra) dança e (outro) cinema/vídeo, hoje.

A realização do dança em foco é patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca 2015.

Paulo CALDAS, Leonel BRUM, Eduardo BONITO e Regina LEVYdiretores do dança em foco

2412 - ESTADOS UNIDOS, 2013 - FOTO: JOHN T. WILLIAMS

Page 4: O: JULIEN BENHAMOU 16

de 25 de maio a 05 de junho, das 10h às 21hPelos espaços do Castelinho, o dança em foco distribui parte das obras do artista cearense Alexandre Veras que integraram a exposição Conversa Innita e que ocuparam, em ns de 2015, o Museu de Arte Contemporânea (MAC-CE), em Fortaleza.

A obra interativa Kinect-Dance, de Marcus Moraes e Marlus Araújo, complementa o programa de obras instalativas do festival.

dia 24 de maio, das19h às 22h (com performance dos bailarinos Brigitte Wittmer e João Mandarino)dias 28 e 29 de maio , 04 e 05 de junho, das 15h às 20h

Marcus Moraes é formado em Design pela PUC-Rio e Mestre em Teatro pela UNIRIO. É professor do curso Dança e

Multimídia na Faculdade Angel Vianna desde 2002. Ministra ocinas pelo festival dança em foco e outros festivais em diversas cidades do Brasil desde 2006. Tem mais de 15 anos de experiência prossional como designer e diretor de animação em projetos para TV, cinema e videoprojeções para espetáculos.

Marlus Araujo é formado em Design pela Escola de Belas Artes da UFRJ e pós-graduado em Projetos Digitais pelo IED-Rio. Há 10 anos atua no mercado prossional como designer de interfaces interativas, com passagem pelos estúdios 6D, SuperUber e também como freelancer, desenvolvendo projetos para internet, instalações artísticas, espetáculos teatrais e outras mídias.

TÉRREOKinect-Dance Instalação interativa de captura e projeção de movimento, para bailarinos, performers e público de todas as idades. Ao entrar na sala escura, o público vê o desenho de seu corpo projetado na parede. Ao se movimentar, percebe que a projeção funciona como um espelho virtual em que o corpo se transforma em desenhos grácos, formas abstratas e espectros de luz e cor. O videodesigner opera o software em tempo real, alternando os efeitos videográcos de acordo com a performance. O resultado é uma experiência lúdica e criativ a, tanto na criação de movimentos como na produção de imagens videográcas. A instalação Kinect-Dance foi apresentada na Galeria do Centro Coreográco do Rio de Janeiro, durante a Mostra de Alunos da Faculdade Angel Vianna em 2015.

Alexandre Veras tem desenvolvido trabalhos com instalações, videodança, videoarte, documentário e cção desde 2000. Foi fundador do Alpendre, espaço dedicado à pesquisa e produção em arte na cidade de Fortaleza. Atua como curador (de audiovisual e artes visuais), gestor e coordenador de ações culturais ligadas à arte contemporânea e formação; como professor e pesquisador, ministra regularmente cursos e palestras em diversas cidades do país e da América Latina, tematizando as relações entre corpo e imagem, arte e tecnologia. Em 2015, realizou o projeto Conversa Innita, que resultou numa exposição com 7 instalações propostas pelo artista em colaboração com 35 participantes envolvidos num processo de formação-laboratório no Porto Iracema das Artes, em Fortaleza. A exposição ocupou o MAC-CE do Centro Cultural Dragão do Mar.

GARAGEMCarlos A instalação parte de uma pesquisa com a capacidade de fabulação que o som permite. Trata-se da construção de um ambiente imersivo em que o espectador pode transitar e acessar o ponto central da sala de onde poderá interagir melhor com a obra. O trabalho consta de um bailarino dançando numa sala escura. Não o vemos movendo, apenas o ouvimos; em determinados instantes, ele aparece em uma das telas e ca parado olhando o espectador, para logo sair da tela e voltar a se movimentar no espaço que só nos é acessível pelo som. A cada entrada do bailarino percebemos, em sua imobilidade, a alteração de sua respiração, o cansaço se acumulando em sua musculatura, suas alterações de tônus, a micro dança da imobilidade; e depois novamente o movimento, um ir em direção às paredes, um tentar sair da clausura.cha técnicabailarino: Carlos Antônio dos Santos.direção: Alexandre Verassom direto: Danilo Carvalho, Viviane Rocha, Henrique Gomes e Lucas Carvalhoedição de som: Lucas Carvalhofotograa: Ju Peixoto

1º ANDARMandala No chão da sala uma estrutura circular coberta de folhas brancas, escondidas entre as folhas, cinco caixas de som. Nessa estrutura é projetada uma imagem de uma bailarina que gira sobre uma mandala de folhas em sentido anti-horário. A movimentação começa lenta, depois se acelera, o corpo parece querer romper o uxo do tempo, sair do eixo. Há um certo desespero nessa movimentação, uma resistência ao escoamento natural do tempo, uma aberração cronótica. Ao se mover a bailarina sai da mandala, rompe sua forma harmônica, dispersa as folhas, se contrai, se expande, gira, para, recomeça. O uso da projeção em uma estrutura semelhante a da gravação provoca um efeito volumétrico, uma pequena vertigem no movimento das folhas, um jogo de ilusões. O som captado em estéreo gira nas cinco caixas por baixo da estrutura circular que acolhe a projeção e torna o efeito mais vertiginoso: o som parece acompanhar o movimento da bailarina fazendo o espectador girar junto.cha técnicabailarina: Liliana Costadireção: Alexandre Verasassistência de direção: Fred Benevidessom direto: Danilo Carvalhofotograa: Ivo Lopesedição de som: Viviane Rocha e Henrique Gomes direção de arte: Euzebio Zloccowick

2º ANDARMar de Longe, Mar de Perto Esta obra surgiu a partir de uma releitura das imagens e sons do videodança ‘Os Tempos’, feito em parceria com a coreógrafa Andréa Bardawil. Do vídeo escolhemos duas imagens, uma mesma situação-locação, dois bailarinos,

CONVERSA INFINITA - ALEXANDRE VERAS

KINECT-DANCE - MARCUS MORAES E MARLUS ARAÚJO

cada um a sua vez, realizam uma pequena coreograa na areia à beira do mar, ao fundo as ondas. Cada situação foi gravada com um arranjo ótico distinto: em uma das situações o bailarino se movimenta com um travesseiro, uma impossibilidade de repouso, a insistência, o fracasso. Nessa situação foi usada uma lente teleobjetiva que aproxima os planos do bailarino e do mar trazendo uma composição onde as ondas parecem sempre na iminência de abordá-lo, de envolvê-lo. Na segunda situação, uma bailarina desliza suave na beira da praia, pequenos deslocamentos, pequenas trocas de apoio. Nessa situação o uso da grande angular parece fazer o mar recuar para o horizonte. Na instalação essas duas imagens são dispostas uma frente a outra em escalas distintas, uma ocupa a parede inteira, enquanto a outra é exibida numa pequena tela na altura do chão.cha técnicabailarinos: Márcio Medeiros e Sâmia Bitencourtdireção: Alexandre Verascoreograa e codireção: Andréa Bardawilfotograa: Alexandre Verasassistência e som direto: Rômulo de Paula

2º ANDARUlisses Ulisses é uma instalação que parte de um videodança feito em 2006. O vídeo é composto quase sempre de imagens onde a câmera se move pouco; o movimento se dá dentro do plano, uma espécie de sucessão de tableaux vivants. Em geral, as imagens tratam do estar no meio, a caminho, de voltar, correr, voltar, embalar, ar. A proposta da instalação é deslocar essas imagens sequenciais para um espaço da simultaneidade, buscar uma composição de múltiplas telas que acionem relações de proximidade, de contágio, de conito, semelhança e dessemelhança: um hexágono, onde as imagens ocupam os diferentes lados, onde tudo parece ressoar em uníssono para logo depois ser quebrado por movimentos de corte, imagens em tensão, fugas, ritornelos, giros. cha técnicabailarinos: Liliana Costa, Possidônio Montenegro, Andréa Sales e Carlos Antônio dos Santosdireção: Alexandre Verasassistência de direção: Fred Benevidessom direto: Danilo Carvalho e Uirá dos Reisfotograa: Ivo Lopesedição de imagens e som: Alexandre Veras e Elena Meirellestrilha sonora: Uirá dos Reisdireção de arte: Thais Campos

OBRAS INSTALATIVAS

Page 5: O: JULIEN BENHAMOU 16

de 24 maio a 5 de junho, 3ªf a domingo, das 13h às 21hCom curadoria de Paulo Caldas e Leonel Brum, a MIV resultou da seleção de 90 vídeos de 35 países, recebidos pela convocatória 2016: África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Camboja, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hungria, Indonésia, Israel, Itália, Jordânia, Martinica, México, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e Uruguai.

Além das obras selecionadas através da convocatória, integram também a MIV os Programas Especiais (com conteúdos propostos por festivais parceiros), os Programas Convidados (com retrospectiva de obras de três realizadores de videodança, presentes no festival 2016) e os Programas Videodança em Curso (com obras oriundas de contextos formativos e que tiveram curadoria de universidades nacionais e internacionais).

COREOEDIÇÕES AMÉRICASA árvore do esquecimento - 3'Brasil, 2015direção: Vinícius Cardosocoreograa: Jorge Garcia para o Balé da Cidade de São Paulo3 conversations - 4'Estados Unidos, 2015direção: Tara Knight e Rebecca Salzercoreograa: Rebecca SalzerRight here - 3'Estados Unidos, 2015direção: Tara Knight e Rebecca Salzercoreograa: Rebecca SalzerFall - 6'Chile, 2015direção e coreograa: Paulina RutmanApartes - 8' Brasil, 2015direção: Alexandre Veras e Ernesto Gadelhacoreograa: Ernesto Gadelha

CURTAS AMÉRICA DO NORTEGrey matter - 5'Estados Unidos, 2013direção: Marie-Michèle Jasmin-Bélislecoreograa: Cloud Face e Selena MoshellAbismo - 8'Canadá, 2015 direção: Pablo Diconcacoreograa: Catherine GaudetPeephole sonata - 10'Estados Unidos, 2015direção: Rebecca Salzercoreograa: Anya Cloud e Eric GeigerChainreaction - 11'Canadá, 2014direção e coreograa: Dana GingrasDesert Haiku - 13'Estados Unidos, 2014direção: Marie-Michèle Jasmin-Bélislecoreograa: Cloud Face, Randy Boogie e JLeigh EngardLocomotif - 6'Estados Unidos, 2015direção: H. Paul Mooncoreograa: Ana Parra

CURTAS EUROPA IEcho - 1'Países Baixos, 2014direção e coreograa: Nicola HeppJour de marché - 10'França, 2015direção: Matthew Lancitcoreograa: Brendan Le Delliou Something dies, something is born - 9'Holanda, 2015direção e coreograa: Marcella ArrudaHow a moth can really control its movements with precision and (not) stay in one place - 11'Espanha, 2015direção: Helena Martos e Julia Martoscoreograa: Helena MartosWhite spirit - 10'Suíça, 2015 direção: Aurélien Dougé e Julien Tarride coreograa: Aurélien DougéWhich one - 8' Alemanha, 2015direção: Ricardo de Paulacoreograa: Laura AlonsoCoerper III - 7'Alemanha, 2015 direção e coreograa: Héctor SolariCotidiano (abrochar y desabrochar) / Everyday (fasten and unfasten) - 2'Noruega/México, 2015direção e coreograa: Yolanda M.Guadarrama

MIV - MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA

SALA DA LAREIRA - TÉRREOSALA MULTIUSO - 1º ANDAR SALA DE VÍDEO - 2º ANDAR

NÉA

NTS

- C

AN

AD

Á, 2

015

- FO

TO: H

UG

O G

END

RON

CURTAS EUROPA II Here and there [or somewhere inbetween] - 17'Alemanha, 2011direção e coreograa: Cristina EliasHerois - 19'Espanha, 2015direção: Willson Peñacoreograa: Apollonia Sánchez Martínez e Lara Núñez Muslera

CURTAS INTERNACIONAIS[blind]agem - 3'Brasil, 2015direção: Vinícius Costacoreograa: Grupo LAUTHundred sculptures of sembah - 10'Java/Indonésia, 2015 direção: Yulius Setocoreograa: Elsa Montenegro2412 - 8'Estados Unidos, 2013direção: John T. Williamscoreograa: Lisa K. LockEstancados - 8'Bolívia, 2014direção: Ana Cecília Morenocoreograa: Ana Cecília Moreno, Andrea Garnica, Lucia Alem, María Laura Sanz e Esteban Aranda.Birds ying from my skull - 5'Estados Unidos, 2013direção e coreograa: Olivia OrthofFinca - 5'Brasil, 2015direção: Larissa Paraguassúcoreograa: Gabriela Gorges e Juarez MonizPlow plant reap - 13'Estados Unidos, 2015direção e coreograa: Marta RenziPoroso - 2'Brasil, 2015direção e coreograa: Yuri Tripodi

CURTAS LATINO-AMERICANOSCadavre exquis - 4'México, 2015direção: Diana Moralescoreograa: Bailarinos El tren de la memoria - 15'Guatemala, 2015direção: Sebastián Labaronnecoreograa: Pamela FernándezVão, interior da obra - 16'Brasil, 2015direção: Ananda Campanacoreograa: Claudia Auharek e Branca Peixoto

CURTAS LESTE EUROPEU PsychoKinetic - 5'Polônia, 2014direção e coreograa: Damian GromalaHungary 2015 - hommage á Miklós Jancsó - Nº1. De Mey Paraphrases - 20'Hungria/México, 2015direção: Reka Szucscoreograa: Tamás Bakó e Giovanni Adrián Pérez Ortega

DANÇAS DENSAS Agnus Dei - 11'Hungria, 2013direção: Reka Szucscoreograa: Emil Bordás, Dóra Ida Szűcs, Csaba Molnár, Imre Vass e Márta LadjánszkiBody Touch Screen - 3'Brasil, 2015direção e coreograa: Valdemir de OliveiraInquiry into time and perception, study #1 - 12Canadá, 2015direção: Philip Szporercoreograa: Mariko Tanabe

DUOS PERFORMÁTICOSWild horses - 8'Hungria/México, 2015direção: Reka Szucs coreograa: Manuel Badás, Giovanni Adrián Pérez Ortega e Reynaldo Martínez SantiagoA full circle - movement #2 - 8'Canadá, 2015direção: Rodrigo Rocha-Camposcoreograa: Lisa HoVertical - 15'França, 2014direção: Thomas Adam-Garnungcoreograa: Aurélien Richard

EXPERIMENTOS Fel i cidade - 3'Brasil, 2014direção: Paulo Cavalcanti coreograa: Maíra AlvesDe água nem tão doce - 8'Brasil, 2006direção e coreograa: Laura Virgínia e Shirley FariasAlém da maré escura - 4'Brasil, 2014direção: Pedro Venturacoreograa: Sara MarcheziniAlém da maré clara - 3'Brasil, 2014direção: Pedro Venturacoreograa: Sara MarcheziniVindinós - 11'Portugal, 2015direção e coreograa: Joana LaranjeiraTerritório feminino - 4'Brasil 2015direção: Sarah Ferreiracoreograa: Monica Pimenta

IN THE HALLWAYS - FRANÇA/MÉXICO, 2015 - FOTO: HUGO STEMPCZYNSKI

Page 6: O: JULIEN BENHAMOU 16

IMPROVISAÇÃO Bô - 8'Brasil, 2015direção: Michel Schettertcoreograa: Carol Pedalino e Dasha LarennikovClinamen - 5'Itália, 2015direção: Salvatore Insanacoreograa: Elisa Turco LiveriIntifada - 13'Estados Unidos, 2015direção: H. Paul Mooncoreograa: Paul Singh

IN THE HALLWAYS In the hallways - 32'França/México, 2015direção e coreograa: Ileana Leyva

INTERIORES DRAMÁTICOS Rebuçado - 8'Brasil, 2015 direção e coreograa: Danilo BracchiUsina - 10'Brasil, 2015direção: Michel Schettertcoreograa: Eduardo Severino e Luciano TavaresVecinas - 11'Bélgica, 2015direção e coreograa: Natalia Sardi

MOSTRA UNIVERSITÁRIA I Andança - 5'Brasil, 2013direção: Mariana Trottacoreograa: Julius Mack, Tais Almeida e Tamires Serpa107, 108, Mariana (short version) - 4'Brasil, 2015direção e coreograa: Ariel VolkovaA poética da vida em poluição - 6'Brasil, 2015direção e coreograa: Sheyna QueirozTékhne D - 3'Brasil, 2015direção: Bruna Belem e Jaqueline Tasmacoreograa: Bruna BelemPonto em movimento / corpo instalação - 8'Brasil, 2015direção: Mariana Trottacoreograa: Monica Pimenta

MOSTRA UNIVERSITÁRIA II You don't have to change a single thing - 3'Brasil, 2015direção e coreograa: Thayane CarolineNa altura dos meus olhos - 6'Brasil, 2015direção: Mariana Trottacoreograa: Daniela Noronha, Luisa Libório e Lorena FernandesElevador - 3'Brasil, 2015direção: Bruna Belem e Jaqueline Tasmacoreograa: Bruna Belem Um - 4'Brasil, 2015direção: Iagor Peres, Mauro Monteiro e Tatiana Delgadocoreograa: Iagor PeresNos arredores da Gamboa - fachadas - 9'Brasil, 2013direção: Mariana Trottacoreograa: Cíntia Rangel, Fábio Costta e Sara Hana

MOSTRA UNIVERSITÁRIA III Tattoo: o corpo revelado pela pele - 11'Brasil, 2014direção: Cíntia Siqueiracoreograa: Amanda Santana, Ana Clara Correia, Brenno Monteiro, Camila Honorio, Cíntia Siqueira, Daniel “Lotus Tiba”, David Abreu, Elis Loureiro, Gizele Alves, Karine Ramos, Lena Santos, Marcio Vieira, Tatiane Souza e Valéria OliveiraMeneia - 10'Brasil, 2015 direção e coreograa: Rosana OliveiraUm espaço de 3 minutos - 3'Brasil, 2015UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro direção e coreograa: Beatriz Belos, Juliana Buçard e Laura VainerCello - 3'FAV- Faculdade Angel ViannaBrasil, 2015direção: Fernando do Vallecoreograa: Luísa Helena e Fernando do Valle

NARRATIVAS EUROPEIAS Imago ep.I: orientation - 12'Grécia, 2015direção: Dani Josscoreograa: Drosia TriantakiPlatform 13 - 14'Países Baixos, 2015direção: Camiel Zwartcoreograa: Klaus Jürgens

PAISAGENS BRASIL Memórias de uma memória «"2", "3", "4", "5" e "6" - projeto gretas do tempo - 30'Brasil, 2014 direção e coreograa: Ivani SantanaSinóvia - 28'Brasil, 2015 direção: Elisa Carvalho coreograa: Flaviane Lopes

SITE-SPECIFIC Akta tiden beware of time - 1'Suíça, 2015direção e coreograa: Cyntia BotelloSajak Thor - 7'Camboja, 2014direção: Chris Rogycoreograa: Belle Sodhachivy ChumvanNéants - 10'Canadá, 2015direção: Nellie Carriercoreograa: Charlie BeaudoinTempo - 1'Brasil, 2015direção: Yasmin Mellocoreograa: Daniele NoronhaNuestra presencia resuena - 9'México, 2014direção: Sebastián Labaronnecoreograa: Pamela Fernández

SOLOS FEMININOS Jabuticabas pretas e más - 2'Brasil, 2014direção e coreograa: Paula BuenoArk#1 - 4'França, 2012direção: Benjamin Juhelcoreograa: Anne Charlotte BarangerExpose - 12'Países Baixos, 2015direção e coreograa: Moniek van der KallenRuinaser - 4'Argentina, 2014direção: García Valeria coreograa: García Valeria e Natali Faloni

SOLOS IBERO-AMERICANOS Travers - 1'Espanha, 2015direção e coreograa: Alicia Cabrero15 - 5'Espanha, 2015direção: Marta Arjonacoreograa: Anna BorràsMetal deity - 3'Brasil, 2015direção: Erica Modestocoreograa: Bella MacBifaz - 10'Argentina, 2014direção: Mila Correacoreograa: Yamina Leiva e Valdir SilvaDiagnóstico - 12'Costa Rica, 2015direção: Sebastián Labaronnecoreograa: Pamela FernándezDogmado - 1'Brasil, 2015direção: Juliana Merengue coreograa: Vinicius Francês

SOLOS INTROSPECTIVOSSarmad - 7'Jordânia, 2015direção: Ali Saadicoreograa: Shireen TalhouniDlrow lellarap - 5'Argentina, 2014direção e coreograa: Luz RapoportDancing myths - rebel - 3'Eslovênia, 2015direção: Sandra Anaiscoreograa: Sandra Anais e Hugo Leonardo SilvaEpiphany of returning - 10'Argentina/Estados Unidos, 2015direção: Richard Shpuntoffcoreograa: Benedetta Capanna

PLOW PLANT REAP - ESTADOS UNIDOS, 2015 - FOTO: JENNIFER KELLERGREY MATTER - ESTADOS UNIDOS, 2015 - FOTO: MARIE-MICHELE JASMIN-BELISLE MET

AL

DEI

TY -

BRA

SIL,

201

5 - F

OTO

: FA

BIO

FA

NTA

UZZ

I

BLIND]AGEM - BRASIL, 2015 - FOTO: VINÍCIUS COSTA

PLATFORM 13 - PAISES BAIXOS, 2015 - FOTO: MARTIJN COUSIJN

Page 7: O: JULIEN BENHAMOU 16

RETROSPECTIVARooms1º lugarEstônia, 2011direção e coreograa: Valerijs OhlenoAlter ago2º lugarItália, 2011direção e coreograa: Michele RagniPonat of referenceEstônia, 20121º lugardireção e coreograa: Valerijs OhlenoMuanSuécia, 20122º lugardireção e coreograa: Shumpei NemotoAlmagesteFrança, 2013 1º lugardireção e coreograa: Camille Ollagnier, Marion Pouliquen e Yohan ZeitountheTiltSuécia, 20132º lugardireção e coreograa: Erika JanungerParkinsonFinlândia, 2014 1º lugardireção: JukkaRajala-Granstubbcoreograa: AnnikaSilanderLiquid pathItália, 2014 2º lugardireção e coreograa: Filomena RuscianoEchoPaíses Baixos, 2014Prêmio do Públicodireção e coreograa: Nicola Hepp

FESTIVAL INTERNATIONAL DE VIDÉO DANSE DE BOURGOGNEO Festival International de Vidéo Danse de Bourgogne é uma plataforma anual para a videodança na França, que explora a interface entre imagem, movimento e coreograa. Realizado anualmente na primavera, em Bourgogne, o festival tem sua programação estendida em formato on tour e é apresentada em diversos países (China, Estados Unidos, Itália, México, Sérvia, Turquia e Vietnã). Em 2016, o festival completa sua 8ª edição, dirigido por seus cofundadores Marisa C. Hayes e Franck Boulègue.

Danses macabres - Collective Screendance lm cycle – 60’Seleção de obras realizadas por artistas de vários países, 2016Diretores: Angharad Ruth Harrop (Reino Unido) / Yotam Calo' Livne (Israel/Itália) / Adianna Apodaca (Reino Unido/Estados Unidos) / Toyo Matsubara (Japão) / Katxerê Medina (Brasil) / Freya Björg Olafson (Canadá) / Franck Boulègue (França) / Jessica Cavender (Estados Unidos) / Marisa C. Hayes (França) / Gaston Igounet (Argentina) / Alessandro Amaducci (Itália) / Richard James Allen e Karen Pearlman (Austrália).Coreógrafos: Angharad Ruth Harrop (Inglaterra) / Yotam Calo' Livne (Israel/Itália) / Adianna Apodaca (Reino Unido/Estados Unidos) / Toyo Matsubara (Japão) / Katxere Medina (Brasil) / Freya Björg Olafson (Canadá) / Franck Boulègue (França) / Jessica Cavender (Estados Unidos) / Marisa C. Hayes (França) / Gaston Igounet (Argentina) /Caterina Genta (Itália) / Richard James Allen (Austrália).

60SECONDSDANCE60secondsdance é uma competição Internacional de lmes de dança on-line que recebe obras de 1 minuto de duração. Criado na Dinamarca, ampliou-se pelos países nórdicos e, hoje, associa quatro instituições parceiras: Loikka Dance Film Festival (Finlândia), ScreenDance Festival (Suécia), Dansit/Multiplié Dance Festival (Noruega) e ScreenMoves/Dansehallerne (Dinamarca).

Hang on - carry onPaíses Baixos, 2015 1º lugar na Finlândiadireção: Michiel Vaanholdcoreograa: Erik KaielBody language consultFinlândia, 20152º lugar na Finlândia e Dinamarca, Prêmio do Público na Finlândiadireção: Kim Saarnaencoreograa: Johanna KenaänenJumpDinamarca, 20151º lugar na Dinamarcadireção e Coreograa: Jan Vesala e Taneli TörmäPassageFinlândia, 20151º lugar na Suéciadireção: Maria OnaonenBreak adventureAlemanha, 20152º lugar na Suéciadireção e coreograa: Igor KrasikThe knowledge between usAustrália, 20161º lugar na Finlândia e na Dinamarcadireção: Tara Jade Samaya e Pippa Samayacoreograa: Tara Jade SamayaKerenSuécia, 20162º lugar na Finlândiadireção e coreograa: Graham AdeyQuiet… disquietSuíça, 2016Prêmio do Público na Finlândiadireção e coreograa: Nunzio Impellizzeri

Voyage-voyageAlemanha, 20161º lugar na Noruegadireção: Sirko Knüpfercoreograa: Paula E. PaulX8Noruega, 20162º lugar na Noruegadireção: Yaniv Cohencoreograa: Baseada em Anne Teresa De KeersmaekerAn asch mealGrécia, 20162º lugar na Dinamarca, Prêmio do Público na Noruega e na Dinamarcadireção: Nikolas Leventakiscoreograa: Tsakirelis Konstantnaos

Titania lllDinamarca, 20161º lugar na Suéciadireção: Thomas Seestcoreograa: Nnai TheiladeArtist nasideLetônia, 20162º lugar na Suéciadireção: Kaspars Bondarscoreograa: Aigars LarionovsGif and let dieGrécia, 2016Prêmio do Público na Suéciadireção e coreograa: Yiannis Nikolaidis

Lugares - 4’Portugal, 2007direção: Nicolas Leliévre e Renaud HerbinExótica - 5’Portugal, 2009direção: Sérgio CruzIIB - 12’Portugal, 2007direção: Luís Marrafa e António CabritaUm dia grave - 2’ Portugal, 2008direção: Piso ColectivoCorpo sem órgãos - 8’Portugal, 2012direção: Renata FerrazA dimensão oculta - 6”Portugal, 2012direção: Renata PolóniaSing the sand into pearls – 13’Portugal/Reino Unido, 2013direção: Raquel ClaudinoScarlet days - 8’Portugal, 2003direção: Sara C. F. de GouveiaA’mar - 5’Portugal, 2013direção: Luís FernandesMergulho - 7’Portugal, 2009direção: Pedro Sena Nunes

INSHADOW – FESTIVAL INTERNACIONAL DE VÍDEO, PERFORMANCE E TECNOLOGIASInShadow é um festival transdisciplinar que cruza linguagens artísticas contemporâneas com criações tecnológicas numa abordagem experimental. Um festival–laboratório onde conceitos da imagem e do corpo interagem abertamente em vídeo, no palco e noutros espaços de ação incomuns. O programa inclui uma seleção de videodança com curadoria de Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes, direção artística do InShadow e comissionada pela organização Cinedans.

PROGRAMAS ESPECIAIS

LUGARES

EXÓTICA

A’MAR

Page 8: O: JULIEN BENHAMOU 16

ARGENTINAVideodanzaBANausea - 4'Argentina, 2013direção: Daniela Medina Silva e Ignacio VioliniPrêmio RAFMA/VideoDanzaBA 2015.

BRASILdança em foco – Festival Internacional de Vídeo & DançaCrushing weight - 4’Brasil, 2015direção: Vinícius Cardosodançarina: Irupé Sarmiento

CHILEFIVC – Festival Internacional de Videodanza de ChileMigration - 13’Chile, 2013direção: Alvaro García Silva e Louise Cazy

CHILE/ALEMANHASurReal/Plataforma BerlinTopos - 6’Chile, 2011direção: Paula Montecinos Olivaintérpretes: Paulina Vielma, Vannia Villagrán, Rodrigo López eDiego Nawarth

COLÔMBIAFestival Internacional de Videodanza Colombia Videomovimiento/Fundación Imagen En MovimientoGalmatopeia - 6’Espanha, 2015direção e coreograa: Melania OlcinaObra ganhadora do 9º concurso Internacional de Videodanza Videomovimiento Colombia 2015

EQUADORMIVA - Arte-Concepto e Innovación MultidisciplinariaFragmentación desde la unidad - 8’ Equador, 2015direção: Paola Carrasco Grupo Alterego Estudio Creativo intérpretes: Grupo la Lumbrera

EQUADORFestival Videodanza EcuadorOndulares video danza - 7’Equador, 2014direção e coreograa: Raffaella Tomaselliintérpretes: La Zaranda Cuerpos en Movimiento, Carolina Eguiguren, Gabriela Minda, Raffaella Tomaselli e Andrea Vargas

ESPANHAFIVERDance with me - 5’Espanha/Reino Unido, 2014direção: Cristina Molinocoreograa: Samuel Retortillointérpretes: Ximena Vera e Samuel Retortillo

MÉXICOAgite Y Sirva • Festival Itinerante de VideodanzaLa piel del otro - 11’México/Bélgica, 2014direção: Juanita Onzagacoreógrafo: Diego Mur

PORTUGALInShadow - Festival Internacional de Vídeo, Performance e TecnologiasSing the Sand into Pearls - 13’Portugal/Reino Unido, 2013realização: Raquel Claudino

URUGUAIFIVU – Festival de Videodanza del UruguayTaxi libre - 15’Uruguai, 2014direção: Sofía Kortysz e Cecilia Ivanierintérpretes: Sofía Dibarboure, Catalina Di Candia, Lilén Halty, Julia Irisity, Oriana Irisity, Catalina Lans, Mikaela Pisani e Elisa Sassi

MOSTRA INJUVE - REDE IBERO-AMERICANA DE VIDEODANÇAA Mostra Injuve representa a primeira ação concreta da Rede Ibero-Americana de Videodança, que reúne festivais de videodança de 13 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Portugal e Uruguai. A Alemanha faz parte dessa rede porque possui um festival Latino-Americano de Videodança.

Esta Rede é um desdobramento de parcerias anteriores como o Circuito Videodança Mercosul (2005 a 2007) e Fórum Latino-Americano de Videodança (2008 a 2015).

Este programa apresenta uma característica distinta: exibe obras de jovens criadores de até 35 anos de idade de nove países ibero-americanos, e foi preparado para atender a um pedido do Instituto da Juventude, na Espanha. Esta mostra, que já foi exibida na Espanha e Cuba, é apresentada agora ao público brasileiro, e seguirá sua trajetória circulando por outros países que fazem parte da Rede Ibero-Americana de Videodança.

NAUSEA

CRUSHING WEIGHT

SING THE SAND INTO PEARLS

TAXI LIBRE

LA PIEL DEL OTRO

MIGRATION

ONDULARES VIDEO DANZA FRAGMENTACIÓN DESDE LA UNIDAD

GALMATOPEIA

Page 9: O: JULIEN BENHAMOU 16

INDIVISIBLE

ALEXANDRE VERASPartida - 14’Brasil, 2006direção: Alexandre Veras e Luiz Carlos Bizerrilcoreograa e performance: Ernesto GadelhaMarahope 14/07 - 18’Brasil, 2007direção: Alexandre Veras e Paulo Caldascoreograa e performance: Carolina Wiehoff e Paulo CaldasO regresso de Ulisses - 18’Brasil, 2008direção: Alexandre Verascoreograa e performance: Andrea Sales, Carlos Antônio dos Santos, Liliana Costa e Possidônio MontenegroOs tempos - 15’Brasil, 2010direção: Alexandre Veras e Andréa Bardawilcoreograa: Andréa Bardawil (com a colaboração de Márcio Medeiros, Possidônio Montenegro e Sâmia Bittencourt)

JEANNETTE GINSLOV Sandstone - 11’África do Sul, 1988direção e coreograa: Jeannette GinslovKarohano - 9’África do Sul, 2008direção: Jeannette Ginslovcoreograa e performance: Haja Saranouf, Thabiso Pule e Thami ManekehlaSanctum I & II - 9’ + 5’África do Sul, 2009direção: Jeannette Ginslovcoreograa: Jeannette Ginslov (com a colaboração de Vishathi Arumugam)Walk one - 8’Reino Unido, 2009direção: Jeannette GinslovCoNCrEte - 6’Reino Unido, 2009direção: Jeannette Ginslovcoreograa e performance: Aaron Jeffrey, Deniz Ucok, Kieran Robb, Matt Lackford, Sabine Klaus, Tom Pritchard e Tori MyersAutopsy | Eros -8’Reino Unido, 2011direção: Jeannette Ginslovcoreograa: Jeannette Ginslov (com a colaboração dos bailarinos do Danish Dance Theatre)Mili jo fashion – You can’t help but fall in love - 2’África do Sul, 2013direção: Jeannette Ginslovcoreograa e performance: Kori Clarke e Nicole Fortuintransluscence - 7’África do Sul/Hong Kong, 2015direção: Jeannette Ginslovcoreograa: Jeannette Ginslov e Acty Tang

VINÍCIUS CARDOSOCrushing weight - 4’Brasil, 2014direção: Vinícius Cardosocoreograa: Irupé Sarmientofotograa: Bruno CastroConspiratory visions of blue - 3’ Brasil, 2014direção: Vinícius Cardosocoreograa: Irupé Sarmientofotograa: Bruno CastroÁrvore do esquecimento - 3’Brasil, 2015direção: Vinícius Cardosocoreograa: Jorge Garciafotograa: Bruno CastroCoreogravity - 2’Brasil, 2015direção: Vinícius Cardosocoreograa: Clébio Oliveirafotograa: Bruno CastroSonho de valsa - 2’Brasil, 2015direção: Vinícius Cardosocoreograa: Rafael Gomesfotograa: Bruno CastroO eco - 2’Brasil, 2015direção: Vinícius Cardosocoreograa: Rafael Gomesfotograa: Bruno Castro

Tenants of the streets - 2’Estados Unidos, 2015 direção e coreograa: Renee Stewart Final - 2’ Estados Unidos, 2015 direção: Emily Krause coreograa: Kelsey Long Them rock people - 5’Estados Unidos, 2015 direção e coreograa: Kearian Giertz America - 2’ Estados Unidos, 2011 direção e coreograa: Hilary Grumman Ind.study - 4’Estados Unidos, 2014 direção e coreograa: Sarah Cook

Shift - 3’Estados Unidos, 2015 direção e coreograa: Bryanna Brock Bass - 4’Estados Unidos, 2014 direção e coreograa: Megan Fowler-Hurst Untitled - 3’ Estados Unidos, 2012 direção e coreograa: Lynn Suemitsu Enclose - 5’ Estados Unidos, 2015 direção e coreograa: Mallory Fabian Saturday - 3’Estados Unidos, 2013 direção e coreograa: Laura Berg

CALARTS STUDENTS DANCE AND CAMERA Seleção de projetos de videodança realizados nas aulas de Dance on Camera na Sharon Disney Lund School of Dance no California Institute of the Arts (Estados Unidos). As obras foram realizadas por estudantes, que atuaram na operação de câmera, direção, edição e coreograa.

Future study #1 - 14’Reino Unido, 2013direção: Victoria Guycoreograa e performance: Fionn Cox-DaviesShadower - 5’Reino Unido, 2013direção: Samuel Parnellcoreograa: Jenna Broas (em colaboração com bailarinos)Indivisible - 5’Reino Unido, 2015direção: Sze-Wei Chancoreograa e performance: Claudia Errico, Jenny Haycocks, Lucy Wild, Mayan Patel e Sze-Wei ChanColour play - 8’Reino Unido, 2015direção e coreograa: Anders Duckworth

Videodança em Curso é uma programação que reúne uma produção proposta curatorialmente por diferentes contextos formativos (universidades, escolas e cursos) nacionais e internacionais, a convite do dança em foco.

Programas internacionais

LONDON CONTEMPORARY DANCE SCHOOLA London Contemporary Dance School é uma referência internacional na formação de artistas da dança. Os programas intensivos da escola enfatizam a dimensão prática na sua formação e contam com renomados artistas internacionais da dança. Os cursos de videodança são ministrados na graduação e na pós-graduação pela realizadora brasileira, radicada em Londres, Gabriela Tropia.

PROGRAMAS CONVIDADOS PROGRAMAS VIDEODANÇA EM CURSO

CONSPIRATORY VISIONS OF BLUE

SONHO DE VALSA COREOGRAVITY

ÁRVORE DO ESQUECIMENTO

FUTURE STUDY #1

SHADOWER

COLOUR PLAY

Page 10: O: JULIEN BENHAMOU 16

LABORATORIO VIDEO DANSA Festival Agite y Sirva e Laboratorio Arte AlamedaCompilação de obras de participantes da ocina ministrada por Francesca Penzani, em 2016, no Laboratorio Arte Alameda e organizado pelo festival Agite y Sirva, no México. São experiências em videodança realizadas coletivamente por bailarinos, artistas visuais, fotógrafos, compositores e videomakers.

UNIVERSITY OF UTAH - DEPARTMENT OF MODERN DANCEO Departamento de Dança Moderna da Universidade de Utah tem desempenhado um papel de liderança no campo da videodança. Além de sediar o International Dance for the Camera Festival, o departamento oferece o Programa de Pós-Graduação em Videodança, projetado para atender a crescente demanda de dançarinos, coreógrafos, cineastas e artistas que procuram aprofundar sua experiência na exploração das relações entre corpo e câmera.

Ya abrimos - 2’México, 2016direção e coreograa: María Gracia VelázquezLa espera - 1’México, 2016direção: Carmen Ixchel Maya coreograa: Carmen Ixchel MayaEjercicio 01 - 2’México, 2016direção: Ernesto Malacacoreografía: Tania María RezaAún estoy aquí - 3’México, 2016direção: Carmen Ixchel Mayacoreografía: Colectiva#FDOODC - ‘3México, 2016direção e coreograa: Tania María RezaEjercicio 1 - 1’México, 2016direção e coreograa: Diego Morales Villeda

Fluctuation frequencies - 2’Estados Unidos, 2015direção e coreograa: Shannon Mockli1322 - 4’Estados Unidos, 2015direção: Tori Duhaimecoreograa: Tori Duhaime e Kenzie AllredOccupation - 4’Estados Unidos, 2013direção e coreograa: Tanja LondonOuter - 3’Estados Unidos, 2015direção e coreograa: Eloy BarragánAnnaphase - 3’Estados Unidos, 2014direção e coreograa: Alysia KleinRebirth - 2’Estados Unidos, 2013direção: Ben Estabrookcoreograa: Holly MartinLaundry day - 5’Estados Unidos, 2015direção: Hannah Webercoreograa: Tori Duhaime e Hannah Weber

Buffalo dreams - 3’Estados Unidos, 2015direção e coreograa: Kelly BruceFacepop - 3’Estados Unidos, 2015direção: Hannah Webercoreograa: Hannah Weber e elencoWeight - 5’Estados Unidos, 2013direção: Stepháne Glynncoreograa: Stepháne Glynn e elencoWriting love on my arm - 4”Estados Unidos, 2010direção e coreograa: Efren CoradoSymbiosis - 4’Estados Unidos, 2011direção e coreograa: Rachael ShawWe walk blood earth – 8’Estados Unidos, 2012direção e coreograa: Scotty Hardwig

Atemporalidad ejercicio 1 - 1’ México, 2016direção: Ámbar Gonzálezcoreografía: María Gracia VelázquezFreeze - 3’México, 2016direção: Daniela Moracoreografía: Omar Álvarez Yshikawa "Goku" eCristian Gracía TenienteDesprendimiento - 3’México, 2016direção: Diego Morales Villedacoreograa: Ernesto Malaca e Francesca PenzaniHalazúni - 3’México, 2016direção: Ginnette Rioscoreograa: ColetivaEspacio limitado - 2’ México, 2016 direção: Sara Victoria González coreograa: Ginette Rios¿Y si quiero parar? - 2’México, 2016direção: María Gracia Velázquez e Ámbar Gonzálezcoreograa: María Gracia Velázquez

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)Como do corpo - 4’Brasil, 2016direção: Júnior Mendes e David Leãocoreograa e performance: Júnior MendesOlú aiye - 6’Brasil, 2016direção, interpretação e criação: Ariel Volkovafotograa: David Leão e Dayana Ferreiraedição: Ariel Volkova e David LeãoFluor - 2’Brasil, 2015performance: Dayana Ferreiracinegraa: Anio Tales Carinmontagem e edição sonora: David Leão e Janaína Rodriguesprodução: Izabel Sousa, Erica Cardoso e Leonardo IgorImersão - 3’Brasil, 2016direção geral: Indira Brígidodireção fotográca: Indira Brígido, Luisa Viana e Raquel Mariaintérprete criadora: Luisa Viana

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG )Nó - 7’Brasil, 2014direção: Elisa Carvalhocoreograa: Flaviane Lopes e Juliana NajaraBonne journée - 7’Brasil, 2014direção: Andréia Gonçalves, Daniel Castro, Diogo Lima, Duna Dias, Flaviane Lopes, Glauce Almeida, Paola Bebiano e Vanessa Oliveira.coreograa: Daniel Castro, Diogo Lima, Duna Dias, Flaviane Lopes, Paola Bebiano e Vanessa Oliveira.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (FAP)/COLETIVO NA JANELAS - 8’Brasil, 2012direção: Julia Lüdke, com colaboração do Laboratório de Videodança - FAPcoreograa: Bruna Spoladore; Demian Garcia; Gabriela D’Angelis, Jéssica Oliveira, Mariah Monteiro e Ryan Lebrão.Coral - 5’ Brasil, 2012direção: Ana Lesnovski, Fernanda Dantas, Gabriela D’Angelis, Jéssica Oliveira e Renato Ogata coreograa: Fernanda Dantas, Gabriela D’Angelis e Jéssica Oliveira,Parapeito - 11’Brasil, 2014direção: Camila Carneiro Martinscoreograa: Gabriela D’Angelis, Marina Cananda e Moara GoelzerSobre [sobre] - 4’Brasil, 2013direção: Alana Rodriguescoreograa: Caio Baú, Demian Garcia, Jéssica G. de Oliveira, Jossane Ferraz e Natalia MontoniExperimento vulnerável - 5’Brasil, 2014direção e coreograa: Gabriela D’AngelisOlhares - 3’Brasil, 2014direção e coreograa: Marilia ZamilianFlutuações - 9’Brasil, 2013direção: Fernanda Dantas, com criação colaborativa Coletivo Na Janelacoreograa: Fernanda Dantas, Gabriela D’Angelis, Jéssica Oliveira e YiukiDoi.

Programas nacionaisA videodança tem se estabelecido cada vez mais, nos últimos anos, como objeto de estudo teórico-prático nos diversos cursos de graduação em dança nas universidades brasileiras. O dança em foco tem aberto espaços especiais em sua programação, a m de publicizar esta produção estudantil que experimenta o diálogo corpo-imagem.

FLUOR

IMERSÃO

BONNE JOURNÉE

FLUTUAÇÕES

PARAPEITO

Page 11: O: JULIEN BENHAMOU 16

24 TERÇA

18:00 /18:30 60SECONDSDANCE - 30'18:30 /19:00 VINÍCIUS CARDOSO - 16'19:00 /20:00 JEANNETTE GINSLOV - 65'20:00 /21:00 ALEXANDRE VERAS - 65'21:00 /21:30 60SECONDSDANCE - 30'

26 QUINTA 10:00 /10:30 VINÍCIUS CARDOSO - 16'10:30 /11:00 60SECONDSDANCE - 30'11:00 /12:00 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60'12:00 /13:30 INJUVE - 83' 13:30 /14:30 INSHADOW - 70' 14:30 /15:30 ALEXANDRE VERAS - 65' 15:30 /16:30 JEANNETTE GINSLOV - 65' 16:30 /18:00 INJUVE - 83'

28 SÁBADO 10:00 /11:00 ALEXANDRE VERAS - 65'11:00 /11:30 60SECONDSDANCE - 30'11:30 /12:30 JEANNETTE GINSLOV - 65' 12:30 /13:00 VINÍCIUS CARDOSO - 16'13:00 /13:30 60SECONDSDANCE - 30'13:30 /15:00 INJUVE - 83' 15:00 /16:00 INSHADOW - 70' 16:00 /17:00 ALEXANDRE VERAS - 65'17:00 /18:00 JEANNETTE GINSLOV - 65'18:00 /18:30 60SECONDSDANCE - 30'18:30 /19:30 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60' 19:30 /20:30 ALEXANDRE VERAS - 65' 20:30 /21:00 INSHADOW - 70'

25 QUARTA 10:00 /11:00 ALEXANDRE VERAS - 65'11:00 /12:00 JEANNETTE GINSLOV - 65'12:00 /12:30 VINÍCIUS CARDOSO - 16'12:30 /13:00 60SECONDSDANCE - 30'13:00 /14:30 INJUVE - 83'14:30 /15:00 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60'15:30 /16:30 ALEXANDRE VERAS - 65'16:30 /17:30 JEANNETTE GINSLOV - 65'17:30 /18:00 60SECONDSDANCE - 30'

27 SEXTA 10:00 /11:00 INSHADOW - 70' 11:00 /12:00 ALEXANDRE VERAS - 65'12:00 /13:00 JEANNETTE GINSLOV - 65' 13:00 /13:30 VINÍCIUS CARDOSO - 16'13:30 /14:30 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 30' 14:30 /16:00 INJUVE - 83' 16:00 /17:00 INSHADOW - 70' 17:00 /18:00 ALEXANDRE VERAS - 65' 18:00 /19:00 JEANNETTE GINSLOV - 65' 19:00 /19:30 60SECONDSDANCE - 30'19:30 /20:30 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60' 20:30 /21:00 ALEXANDRE VERAS - 65'

29 DOMINGO 10:00 /11:00 JEANNETTE GINSLOV - 65' 11:00 /11:30 VINÍCIUS CARDOSO - 16'11:30 /12:00 60SECONDSDANCE - 30'12:00 /13:00 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 30'13:00 /14:30 INJUVE - 83'14:30 /15:30 INSHADOW - 70' 15:30 /16:30 ALEXANDRE VERAS - 65' 16:30 /18:00 JEANNETTE GINSLOV - 65'

31 TERÇA

10:00 /10:00 60SECONDSDANCE - 30'10:30 /11:30 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 30'11:30 /13:00 INJUVE - 83'13:00 /14:00 INSHADOW - 70'14:00 /15:00 ALEXANDRE VERAS - 65'15:00 /16:00 JEANNETTE GINSLOV - 65' 16:00 /16:30 60SECONDSDANCE - 30'16:30 /17:00 VINÍCIUS CARDOSO - 16'17:00 /18:00 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60'18:00 /19:30 INJUVE - 83'19:30 /20:30 INSHADOW - 70'20:30 /21:00 ALEXANDRE VERAS - 65'

1 QUARTA 10:00 /11:00 ALEXANDRE VERAS - 65'11:00 /12:00 JEANNETTE GINSLOV - 65'12:00 /12:30 VINÍCIUS CARDOSO - 16'12:30 /13:00 60SECONDSDANCE - 30'13:00 /14:30 INJUVE - 83'14:30 /15:30 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60' 15:30 /16:30 ALEXANDRE VERAS - 65'16:30 /17:30 JEANNETTE GINSLOV - 65'17:30 /18:00 60SECONDSDANCE - 30'

2 QUINTA 10:00 /10:30 VINÍCIUS CARDOSO - 16'10:30 /11:00 60SECONDSDANCE - 30'11:00 /12:00 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60' 12:00 /13:30 INJUVE - 83'13:30 /14:30 INSHADOW - 70'14:30 /15:30 ALEXANDRE VERAS - 65'15:30 /16:30 JEANNETTE GINSLOV - 65'16:30 /18:00 INJUVE - 83'

3 SEXTA 10:00 /10:30 60SECONDSDANCE - 30'10:30 /11:30 INSHADOW - 70'11:30 /12:30 ALEXANDRE VERAS - 65'12:30 /13:30 JEANNETTE GINSLOV - 65'13:30 /14:00 VINÍCIUS CARDOSO - 16'14:00 /14:30 60SECONDSDANCE - 30' 14:30 /16:00 INJUVE - 83'16:00 /17:00 INSHADOW - 70'17:00 /18:00 ALEXANDRE VERAS - 65'18:00 /19:00 JEANNETTE GINSLOV - 65'19:00 /19:30 60SECONDSDANCE - 30'19:30 /20:30 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60'20:30 /21:00 ALEXANDRE VERAS - 65'

4 SÁBADO 10:00 /11:00 ALEXANDRE VERAS - 65'11:00 /11:30 60SECONDSDANCE - 30'11:30 /12:30 JEANNETTE GINSLOV - 65'12:30 /13:00 VINÍCIUS CARDOSO - 16'13:00 /13:30 60SECONDSDANCE - 30'13:30 /15:00 INJUVE - 83'15:00 /16:00 INSHADOW - 70'16:00 /17:00 ALEXANDRE VERAS - 65' 17:00 /18:00 JEANNETTE GINSLOV - 65' 18:00 /18:30 60SECONDSDANCE - 30' 18:30 /19:30 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60'19:30 /20:30 ALEXANDRE VERAS - 65'20:30 /21:00 INSHADOW - 70'

5 DOMINGO

10:00 /11:00 JEANNETTE GINSLOV - 65' 11:00 /11:30 VINÍCIUS CARDOSO - 16'11:30 /12:00 60SECONDSDANCE- 30'12:00 /13:00 FESTIVAL DE BOURGOGNE - 60'13:00 /14:30 INJUVE - 83'14:30 /15:30 INSHADOW - 70'15:30 /16:30 ALEXANDRE VERAS - 65' 16:30 /18:00 JEANNETTE GINSLOV - 65'

SALA DA LAREIRA

COREOGRAVITYKAROHANOCoNCrEte

Page 12: O: JULIEN BENHAMOU 16

25 QUARTA 10:00 /10:30 MOSTRA UNIVERSITÁRIA I - 2'510:30 /11:00 MOSTRA UNIVERSITÁRIA II - 25'11:00 /11:30 MOSTRA UNIVERSITÁRIA III - 26'11:30 /12:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'12:00 /12:30 SITE-SPECIFIC - 28'12:30 /13:00 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'13:00 /13:30 DANÇAS DENSAS - 32'13:30 /14:00 IMPROVISAÇÃO - 28'14:00 /15:00 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'15:00 /16:00 PAISAGENS BRASIL - 58'16:00 /16:30 IN THE HALLWAYS - 31'16:30 /17:00 SOLOS FEMININOS - 37' 17:00 /18:00 CURTAS EUROPA - 63'

26 QUINTA 10:00 /10:30 VIDEODANÇA EM CURSO: LONDON CONTEMPORARY DANCE SCHOOL - 32'10:30 /11:00 VIDEODANÇA EM CURSO: CALARTS STUDENTS DANCE AND CAMERA - 33'11:00 /12:00 VIDEODANÇA EM CURSO: UNIVERSITY OF UTAH - 50'12:00 /12:30 VIDEODANÇA EM CURSO: LABORATORIO VIDEO DANSA - 26'12:30 /13:00 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (FAP)/COLETIVO NA JANELA - 40'13:00 /13:30 VIDEODANÇA EM CURSO: UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CEARÁ (UFC) E MINAS GERAIS (UFMG) - 29'13:30 /14:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'14:00 /14:30 IMPROVISAÇÃO - 28'14:30 /15:00 SOLOS FEMININOS - 37' 15:00 /15:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'15:30 /16:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'16:00 /16:30 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'16:30 /17:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'17:00 /17:30 SITE-SPECIFIC - 28'17:30/18:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'

1 QUARTA 10:00 /10:30 VIDEODANÇA EM CURSO: LONDON CONTEMPORARY DANCE SCHOOL - 32'10:30 /11:00 VIDEODANÇA EM CURSO: CALARTS STUDENTS DANCE AND CAMERA - 33'11:00 /12:00 VIDEODANÇA EM CURSO: UNIVERSITY OF UTAH - 50'12:00 /12:30 VIDEODANÇA EM CURSO: LABORATORIO VIDEO DANSA - 26'12:30 /13:00 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (FAP)/COLETIVO NA JANELA - 40'13:00 /13:30 VIDEODANÇA EM CURSO: UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CEARÁ (UFC) E MINAS GERAIS (UFMG) - 29'13:30 /14:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'14:00 /14:30 IMPROVISAÇÃO - 28'14:30 /15:00 SOLOS FEMININOS - 37' 15:00 /15:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'15:30 /16:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'16:00 /16:30 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'16:30 /17:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'17:00 /17:30 SITE-SPECIFIC - 28'17:30/18:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'

27 SEXTA 10:00 /10:30 IN THE HALLWAYS - 31'10:30 /11:00 SOLOS FEMININOS - 37'11:00 /12:00 CURTAS EUROPA - 63'12:00 /12:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'12:30 /13:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'13:00 /13:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'13:30 /14:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'14:00 /14:30 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'14:30 /15:00 SITE-SPECIFIC - 28'

28 SÁBADO

10:00 /11:00 CURTAS INTERNACIONAIS - 50' 11:00 /12:00 CURTAS EUROPA - 63' 12:00 /12:30 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'12:30 /13:30 PAISAGENS BRASIL - 58'13:30 /14:00 SITE-SPECIFIC - 28'14:00 /14:30 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'14:30 /15:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'15:00 /15:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'15:30 /16:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'16:00 /16:30 IMPROVISAÇÃO - 28'16:30 /17:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'17:00 /18:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'

29 DOMINGO 10:00 /10:30 IN THE HALLWAYS - 31'10:30 /11:00 SOLOS FEMININOS - 37'11:00 /12:00 CURTAS EUROPA - 63'12:00 /12:30 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'12:30 /13:00 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'13:30 /13:30 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'14:00 /15:00 PAISAGENS BRASIL - 58'15:00 /15:30 DANÇAS DENSAS - 32'15:30 /16:00 IMPROVISAÇÃO - 28"16:00 /16:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'16:30 /17:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'17:00 /18:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'

31 TERÇA 10:00 /10:30 MOSTRA UNIVERSITÁRIA I - 25'10:30 /11:00 MOSTRA UNIVERSITÁRIA II - 25'11:00 /11:30 MOSTRA UNIVERSITÁRIA III - 26'11:30 /12:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'12:00 /12:30 SITE-SPECIFIC - 28'12:30 /13:00 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'13:00 /13:30 DANÇAS DENSAS - 32'13:30 /14:00 IMPROVISAÇÃO - 28'14:00 /15:00 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'15:00 /16:00 PAISAGENS BRASIL - 58'16:00 /16:30 IN THE HALLWAYS - 31'16:30 /17:00 SOLOS FEMININOS - 37'17:00 /18:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'

2 QUINTA 10:00 /10:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'10:30 /11:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'11:00 /11:30 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'11:30 /12:00 IN THE HALLWAYS - 31'12:00 /12:30 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'12:30 /13:30 PAISAGENS BRASIL - 58'13:30 /14:00 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'14:00 /15:00 CURTAS EUROPA - 63' 15:00 /15:30 IN THE HALLWAYS - 31'15:30 /16:00 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'16:00 /17:00 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'17:00 /17:30 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'17:30 /18:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'

3 SEXTA 10:00 /10:30 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'10:30 /11:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'11:00 /11:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'11:30 /12:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'12:00 /12:30 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'12:30 /13:00 MOSTRA UNIVERSITÁRIA I - 25'13:00 /13:30 MOSTRA UNIVERSITÁRIA II - 25'13:30 /14:00 MOSTRA UNIVERSITÁRIA III - 26'14:00 /14:30 VIDEODANÇA EM CURSO: LONDON CONTEMPORARY DANCE SCHOOL - 32'14:30 /15:00 VIDEODANÇA EM CURSO: CALARTS STUDENTS DANCE AND CAMERA - 33'15:00 /16:00 VIDEODANÇA EM CURSO: UNIVERSITY OF UTAH - 50'16:00 /16:30 VIDEODANÇA EM CURSO: LABORATORIO VIDEO DANSA - 26'16:30 /17:00 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (FAP)/COLETIVO NA JANELA - 40'17:00 /18:00 VIDEODANÇA EM CURSO: UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CEARÁ (UFC) E MINAS GERAIS (UFMG) - 29'

4 SÁBADO 10:00 /10:30 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'10:30 /11:30 PAISAGENS BRASIL - 58' 11:30 /12:00 DANÇAS DENSAS - 32'12:00 /12:30 IMPROVISAÇÃO - 28'12:30 /13:00 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'

05 DOMINGO 10:00 /10:30 SOLOS INTROSPECTIVOS - 2410:30 /11:00 SITE-SPECIFIC - 28'11:00 /11:30 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'11:30 /12:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'12:00 /12:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'12:30 /13:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'13:00 /13:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'13:30 /14:30 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'14:30 /15:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'15:00 /16:00 CURTAS INTERNACIONAL - 50' 16:00 /16:30 DANÇAS DENSAS - 32'16:30 /17:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'17:00 /18:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'

SALA MULTIUSO

Page 13: O: JULIEN BENHAMOU 16

24 TERÇA 18:00 /18:30 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'18:30 /19:00 SITE-SPECIFIC - 28'19:00 /19:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29' 19:30 /20:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'20:00 /20:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'20:30 /21:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'21:00 /21:30 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'

25 QUARTA 10:00 /10:30 IN THE HALLWAYS - 31'10:30 /11:00 SOLOS FEMININOS - 37' 11:00 /12:00 CURTAS EUROPA - 63'12:00 /12:30 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'12:30 /13;30 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'13:30 /14:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'14:00 /15:00 PAISAGENS BRASIL - 58' 15:00 /15:30 DANÇAS DENSAS - 32'15:30 /16:00 IMPROVISAÇÃO - 28'16:00 /16:30 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'16:30 /17:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'17:00 /17:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'17:30 /18:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'

26 QUINTA 10:00 /10:30 CURTAS EUROPA II - 37'10:30 /11:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'11:00 /12:00 PAISAGENS BRASIL - 58'12:00 /12:30 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'12:30 /13:30 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52' 13:30 /14:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'14:00 /14:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'14:30 /15:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'15:00 /15:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'15:30 /16:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'16:00 /16:30 IN THE HALLWAYS - 31'16:30 /17:00 SOLOS FEMININOS - 37'17:00 /18:00 CURTAS EUROPA - 63'

27 SEXTA 10:00 /10:30 EXPERIMENTOS - 33'10:30 /11:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'11:00 /12:00 PAISAGENS BRASIL - 58'12:00 /12:30 DANÇAS DENSAS - 32'12:30 /13:00 IMPROVISAÇÃO - 28'13:00 /13:30 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'13:30 /14:00 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'14:00 /15:00 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'15:00 /15:30 MOSTRA UNIVERSITÁRIA I - 2515:30 /16:00 MOSTRA UNIVERSITÁRIA II - 25'16:00 /16:30 MOSTRA UNIVERSITÁRIA III - 26'16:30 /17:00 VIDEODANÇA EM CURSO: LONDON CONTEMPORARY DANCE SCHOOL - 32'17:00 /17:30 VIDEODANÇA EM CURSO: CALARTS STUDENTS DANCE AND CAMERA - 33'17:30 /18:30 VIDEODANÇA EM CURSO: UNIVERSITY OF UTAH - 50' 18:30 /19:00 VIDEODANÇA EM CURSO: LABORATORIO VIDEO DANSA - 26'19:00 /19:30 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (FAP)/COLETIVO NA JANELA - 40'19:30 /20:00 VIDEODANÇA EM CURSO: UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CEARÁ (UFC) E MINAS GERAIS (UFMG) - 29'20:00 /20:30 NARRATIVAS EUROPÉIAS - 26'20:30 /21:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'21:00 /21:30 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'

28 SÁBADO 10:00 /10:30 SITE-SPECIFIC - 28'10:30 /11:00 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'11:00 /11:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'11:30 /12:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'12:00 /12:30 IN THE HALLWAYS - 31'12:30 /13:00 SOLOS FEMININOS - 37'13:00 /14:00 CURTAS EUROPA - 63'14:00 /14:30 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'14:30 /15:30 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'15:30 /16:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'16:00 /17:00 PAISAGENS BRASIL - 58'17:00 /17:30 DANÇAS DENSAS - 32'17:30 /18:00 IMPROVISAÇÃO - 28'18:00 /18:30 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'18:30 /19:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'19:00 /19:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'19:30 /20:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'20:00 /20:30 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'20:30 /21:00 SITE-SPECIFIC 28'21:00 /21:30 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'

29 DOMINGO 10:00 /10:30 DANÇAS DENSAS - 32'10:30 /11:00 IMPROVISAÇÃO - 28'11:00 /11:30 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'11:30 /12:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'12:00 /12:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'12:30 /13:30 CURTAS EUROPA - 63' 13:30 /14:00 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'14:00 /14:30 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'14:30 /15:00 IN THE HALLWAYS - 31'15:00 /15:30 SOLOS FEMININOS - 37'15:30 /16:00 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'16:00 /16:30 SITE-SPECIFIC - 28'16:30 /17:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'17:00 /18:00 DANÇAS DENSAS - 32'

31 TERÇA 10:00 /10:30 IN THE HALLWAYS - 31'10:30 /11:00 SOLOS FEMININOS - 37'11:00 /12:00 CURTAS EUROPA - 63'12:00 /12:30 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'12:30 /13:30 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'13:30 /14:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'14:00 /15:00 PAISAGENS BRASIL - 58 ‘15:00 /15:30 DANÇAS DENSAS - 32'15:30 /16:00 IMPROVISAÇÃO - 28'16:00 /16:30 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'16:30 /17:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'17:00 /17:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'17:30 /18:30 CURTAS EUROPA - 63'18:30 /19:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'19:00 /19:30 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'19:30 /20:00 SITE-SPECIFIC - 28'20:00 /20:30 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'20:30 /21:00 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'21:00 /21:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'

2 QUINTA 10:00 /11:00 CURTAS EUROPA - 63'11:00 /11:30 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'11:30 /12:30 PAISAGENS BRASIL - 58'12:30 /13:00 DANÇAS DENSAS - 32'13:00 /13:30 IMPROVISAÇÃO - 28'13:30 /14:00 IN THE HALLWAYS - 31'14:00 /14:30 SOLOS FEMININOS - 37'14:30 /15:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'15:00 /15:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'15:30 /16:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'16:00 /16:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'16:30 /17:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'17:00 /17:30 SITE-SPECIFIC - 28'17:30 /18:00 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'

4 SÁBADO 10:00 /10:30 IN THE HALLWAYS - 31'10:30 /11:00 SOLOS FEMININOS - 37'11:00 /12:00 CURTAS EUROPA - 63' 12:00 /12:30 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'12:30 /13:30 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52' 13:30 /14:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'14:00 /15:00 PAISAGENS BRASIL - 58'15:00 /15:30 DANÇAS DENSAS - 32'15:30 /16:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'16:00 /16:30 SOLOS FEMININOS - 37'16:30 /17:30 CURTAS EUROPA - 63' 17:30 /18:00 IN THE HALLWAYS - 31'18:00 /18:30 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'18:30 /19:00 SITE-SPECIFIC - 28'19:00 /19:30 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'19:30 /20:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'20:00 /20:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'20:30 /21:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'21:00 /21:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'

1 QUARTA 10:00 /10:30 CURTAS EUROPA II - 37'10:30 /11:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'11:00 /12:00 PAISAGENS BRASIL - 58'12:00 /12:30 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'12:30 /13:30 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52'13:30 /14:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'14:00 /14:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'14:30 /15:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'15:00 /15:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'15:30 /16:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'16:00 /16:00 IN THE HALLWAYS - 31'16:30 /17:00 SOLOS FEMININOS - 37'17:00 /18:00 CURTAS EUROPA - 63'

3 SEXTA 10:00 /10:30 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'10:30 /11:00 IN THE HALLWAYS - 31'11:00 /11:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'11:30 /12:00 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'12:00 /12:30 SOLOS FEMININOS - 37'12:30 /13:30 CURTAS EUROPA - 63' 13:30 /14:00 CURTAS LATINO-AMERICANOS - 38'14:00 /15:00 CURTAS AMÉRICA DO NORTE - 52' 15:00 /15:30 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'15:30 /16:30 PAISAGENS BRASIL - 58' 16:30 /17:00 DANÇAS DENSAS - 32'17:00 /17:30 IMPROVISAÇÃO - 28'17:30 /18:00 IN THE HALLWAYS - 31'18:00 /18:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'18:30 /19:00 SITE-SPECIFIC - 28'19:00 /19:30 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'19:30 /20:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'20:00 /20:30 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'20:30 /21:00 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'21:00 /21:30 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'

5 DOMINGO 10:00 /10:30 IN THE HALLWAYS - 31'10:30 /11:00 SOLOS FEMININOS - 37'11:00 /11:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'11:30 /12:00 DUOS PERFORMÁTICOS - 30'12:00 /13:00 PAISAGENS BRASIL - 58'13:00 /13:30 DANÇAS DENSAS - 32'13:30 /14:00 IMPROVISAÇÃO - 28’14:00 /14:30 INTERIORES DRAMÁTICOS - 29'14:30 /15:00 NARRATIVAS EUROPEIAS - 26'15:00 /15:30 SOLOS IBERO-AMERICANOS - 19'15:30 /16:00 SOLOS INTROSPECTIVOS - 24'16:00 /16:30 SITE-SPECIFIC - 28'16:30 /17:00 COREOEDIÇÕES AMÉRICAS - 33'17:00 /18:00 CURTAS LESTE EUROPEU - 25'

SALA DE VÍDEO

Page 14: O: JULIEN BENHAMOU 16

Conversas de prossionais da área com os diretores do festival e o público.

DIÁLOGO Idia 24 de maio, 3ªf, às 19hcom Alexandre Veras e mediação de Paulo Caldas

O que dança em mim quando o que eu vejo dança. Nesta conversa, o artista irá apresentar seus trabalhos integrantes da programação do dança em foco: o processo de construção das obras, as relações de parceria, as questões conceituais que o mobilizam e alguns aspectos do que vem desenvolvendo como pesquisa no cruzamento da linguagem do videodança com os ambientes instalativos. O artista também se propõe a relatar algumas experiências formativas em que esteve envolvido e apresentar elementos de sua pesquisa acerca da relação câmera e corpo.

DIÁLOGO IIdia 27 de maio, 6ªf, às 19hcom Maia Sørensen e mediação de Eduardo Bonito

Maia Sørensen formou-se na Martha Graham School of Contemporary Dance, em Nova York, em 2007, com foco em coreograa. Desde então, tem se orientado para a videodança, atuando como diretora/coreógrafa, editora, intérprete, assim como curadora do ScreenMoves/Dansehallerne. A artista trabalha no 60secondsdance desde 2011 e atualmente é a coordenadora internacional do festival. Realizadora premiada por obras como Det Skal Danses Væk (2014) e Satellit (2014), produz videodança, documentários e lmes de arte, e também é consultora e professora de videodança. A convidada vai conversar com o público sobre os valores fundamentais, as motivações e os objetivos da competição.

60secondsdance é uma competição internacional de lmes de dança on-line que recebe obras de 1 minuto de duração. Criado na Dinamarca, ampliou-se pelos países nórdicos e, hoje, associa quatro instituições parceiras: Loikka Dance Film Festival (Finlândia), ScreenDance Festival (Suécia), Dansit/Multiplié Dance Festival (Noruega) e ScreenMoves/Dansehallerne (Dinamarca).

DIÁLOGO IIIdia 28 de maio , sábado, às 18hcom Vinícius Cardoso e mediação de Paulo Caldas

Vinícius Cardoso é jornalista e diretor audiovisual, autor de obras orientadas para a dança (como a Árvore do Esquecimento, do Balé da Cidade de São Paulo, e o Museu Dançante, baseado na residência artística da São Paulo Companhia de Dança no MAM-SP, em 2015. Desenvolveu a série de videodança Whoniverse, com destaque para a obra Cidade Matarazzo que participou em mais de 20 festivais ao redor do mundo. No cinema, dirigiu o documentário Anhangabaú da Feliz Cidade (2008), que narra a relação entre o Teatro Ocina e Silvio Santos. Na publicidade é diretor de vídeos e peças de moda e beleza para marcas como Vogue Brasil, Elle, Natura e M.A.C. Na literatura, é autor da coletânea AMAR, série de livros infantis que apresenta o universo LGBT às crianças, com prefácio de Valter Hugo Mãe e Jean Wyllys.

O diálogo pretende tratar da linha de pesquisa audiovisual que o artista tem desenvolvido e que, de maneira multidisciplinar, agrega visões de coreógrafos, diretores de arte, designers de moda, produtores musicais, bailarinos e editores — todos chamados a um exercício criativo que extrapola o cinema e a dança. O corpo em movimento, registrado aqui pelo vídeo, subverte a fugacidade da dança e lança novos signicados à arquitetura, pintura, escultura e instalação, priorizando experimentações e enfatizando os encontros de múltiplas plataformas criativas. Os vídeos tomam as obras de arte, a luz e a arquitetura em cena não como cenário, mas como elementos primordiais de inspiração e diálogo para os corpos em ação, que reagem ao espaço onde serão inseridos.

DIÁLOGO IVdia 28 de maio, sábado, às 19hcom Jeannete Ginslov e mediação de Eduardo Bonito

Jeannette Ginslov é especialista em videodança e realidade aumentada (RA). É Mestre em Media Arts & Imaging na DJCAD (Duncan of Jordanstone College of Art and Design, no Reino Unido) e Mestre em Coreograa pela Rhodes University (África do Sul). Sua produção artística investiga as relações entre o corpo em movimento, performatividade, memória somática e materialidade digital. É diretora e curadora do Screendance Africa, produtora associada do www.dance-tech.net, e professora de Dança e Tecnologia no The Space - Scottish School of Contemporary Dance, na Escócia.

A conversa trata do modo com o qual a receptividade e a porosidade do público — e sua memória somática e háptica pessoal —afetou a criação de uma obra interdisciplinar intitulada “P(AR)ticipate: body of experience / body of work / body as archive” (“P(AR)ticipar: corpo de experiência, corpo da obra, corpo como arquivo”). Trata-se de uma instalação imersiva, autobiográca e participativa que utiliza desenhos analógicos, improvisação de dança, videodança e o aplicativo de RA (Realidade Aumentada) Aurasma para capturar, acessar e compartilhar memórias somáticas da vida do apartheid na democrática África do Sul.

DIÁLOGO Vdia 31 de maio, 3ªf, às 19hcom Pedro Sena Nunes e mediação de Leonel Brum

Pedro Sena Nunes, realizador, programador e professor na área do cinema documental e experimental, realizou diversos documentários, cções e spots publicitários. É codirector artístico da Vo'Arte, e dos Festivais Internacionais InShadow, InArte e InMotion - Cinema e Dança. É doutorando em artes performativas e imagem em movimento na Universidade de Lisboa e investigador no GECAPA - Gabinete de Estudos de Cultura, Artes Performativas e Audiovisuais do CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, atuando em pesquisas nas áreas experimentais de cruzamento entre corpo e imagem, com destaque para o corpo diferente nas artes performativas.

Neste diálogo, serão abordados aspectos do território de cruzamento da imagem videográca e cinematográca coreografada com o corpo a partir de alguns exemplos de lmes exibidos nas competições anuais do Festival InShadow - Vídeo, Performance e Tecnologias, de Lisboa. O epicentro do encontro estará no visionamento e desmontagem do lme Mergulho, que propõe apresentar uma visão em torno do trabalho especíco da CiM - Companhia de Dança (Lisboa), que integra intérpretes com e sem deciência. O diálogo incidirá sobre a edição como uma forma de coreograa e o impacto afetivo do som no lme de dança, explorando ideias de montagem - incluindo colisão e uxo, tempo, ritmo e frases de trajetória.

DIÁLOGOS

Page 15: O: JULIEN BENHAMOU 16

*As inscrições dos participantes para as três ocinas foram feitas pela internet entre 15 e 30 de abril de 2016.

A DANÇA NA TELAcom Jeannette Ginslovde 24 a 27 de maio, das 10h às 13hA ocina faz uso de uma variedade de exercícios destinados a introduzir e desenvolver a prática de videodança; pretende-se experienciar a dança com e sem a câmera, explorar coreograa e movimento através de partituras e / ou storyboards, assim como experimentar modos de lmar e construir estruturas narrativas orientadas para diferentes plataformas de difusão. A improvisação será utilizada como estratégia para desenvolver habilidades de enquadramento e movimento de câmera; o processo de edição como um meio de expandir, pela imagem da dança na tela, a materialidade digital e a dimensão háptica e afetiva do corpo em movimento.

A DANÇA DO CINEASTAcom Frank Boulègue e Marisa C. Hayesde 31 de maio a 03 de junho, das 10h às 13hA ocina utilizará estratégias da dança combinadas com movimentos da câmera para criar pequenos lmes em que a câmera é o principal elemento do processo coreográco. A proposta é de proporcionar recursos para tratar a câmera como extensão do corpo que dança. A ocina inclui improvisações, análise de obras e criação de pequenos lmes de dança (que serão exibidos e discutidos pelos participantes).

VÍDEO-DANÇAcom Pedro Sena Nunesde 31 de maio a 03 de junho, das 14h às 17hEste workshop teórico-prático está direcionado para a criação de videodança, através da visualização de obras que lançam questões em torno da imagem e do corpo em associação com o movimento. O workshop abordará questões como a percepção do espaço, corpo, imagem e movimento, visando sensibilizar o olhar para além do que os nossos próprios olhos veem, a m de decompor o movimento e coreografá-lo através da câmara.

OFICINAS *

DIÁLOGO VIdia 3 de junho, 6ªf, às 19hcom alunos da FAV, UFC, UFMG e UFRJ e mediação de Leonel Brum

Repetindo a experiência de 2015, o dança em foco abre um espaço para exibição e debate de de curtas obras produzidas em contextos acadêmicos a partir do testemunho de alunos-realizadores acerca de suas experiências artísticas e pedagógicas.

FAV – Faculdade Angel ViannaCello - 3’Brasil, 2015direção: Fernando do Vallecoreograa e interpretação: Luísa Helena e Fernando do Valle

UFC – Universidade Federal do CearáOlú aiye - 6’Brasil, 2016direção, interpretação e criação: Ariel Volkovafotograa: David Leão e Dayana Ferreiraedição: Ariel Volkova e David Leão

Imersão - 3’Brasil, 2016direção geral: Indira Brígidodireção fotográca: Indira Brígido, Luísa Viana e Raquel Maria

UFRJ – Universidade Federal do Rio de JaneiroUm espaço de 3 minutos - 3’Brasil, 2015criadoras: Beatriz Belos, Juliana Buçard, Laura Vainer e Lívia Rodrigues

DIÁLOGO VIIdia 4 de junho, sábado, às 19hcom Frank Boulègue e Marisa C. Hayes e mediação de Eduardo Bonito

Franck Boulègue e Marisa C. Hayes são realizadores de videodança, fundadores e diretores do Festival International de Vidéo Danse de Bourgogne, na França. Sua produção artística tem sido exibida em diversos festivais e merecido prêmios como o Susan Braun (New York Dance Films Association) e o Video Dance da Pentacle Movement Media. São colaboradores frequentes em diversas publicações tematizando história da dança, videodança e estudos de cinema.

Como apresentação do livro Art in Motion: Current Research in Screendance (Arte em Movimento: Pesquisa Atual em Videodança), a conferência discutirá o crescente interesse na pesquisa teórica acerca da videodança, tratando de temas tais como herança, história, teoria do lme e processos criativos.

CELLO

MHAYES

GIP

CA D

AN

CE &

FIL

M W

S 20

12

TEACHING IN DURBAN RSA

Page 16: O: JULIEN BENHAMOU 16

Alexandre Bastos, Alexandre Bussab, Bibiana de Sá, Carolina Wiehoff, Daniel Moragas, Davi de Carvalho, Ellen Bromberg, Equipe da Nova Mídia, Equipe do Castelinho, Fabiana Comparato, Fanny François, Felipe Ribeiro, Fernanda Dantas Jacob, Francesca Penzani, Gabriela Tropia, Guillaume Pierre, Isabel Ferreira, Julio Worcman, Júnior Cezar, Katya Gualter, Ludmila Nogueira Ferreira, Marcos Zani, Marcus Moraes, Matheus Mecenas, Nicole Levy, Pedro Wiehoff Caldas, Raquel Pires Cavalcanti, Roberta Mattoso, Samuel Retortillo, Sandra Calaça, Serge Levy e Tabata Magarão.

O nosso agradecimento especial a todos os prossionais que gentilmente liberaram suas obras para inclusão na MIV - Mostra Internacional de Videodança.

Caso sua imagem ou algum trabalho seu esteja exposto sem autorização, entre em contato conosco para a devida liberação: [email protected].

FICHA TÉCNICA

AGRADECIMENTOS

@dancaemfoco@dancaemfoco /dancaemfocofestival/dancaemfocofestival

1º ANDAR6 instalação Mandala7 MIV e Diálogos

sala Multiuso

TÉRREO1 MIV

2 instalação Kinect Dancesala da lareira

garagem

4 bar Raiz Forte5 instalação Carlos

3 loundge dança em foco

24/05 das19h às 22h 28 e 29/05, 04 e 05/06, das 15h às 20h

Criação do projeto dança em focoPaulo Caldas, Leonel Brum, Eduardo Bonito e Regina Levy

Produção executivaRegina LevyDireção artísticaPaulo Caldas, Leonel Brum e Eduardo Bonito

Direção de produçãoRegina Levy e Eduardo BonitoAssistentes de ProduçãoJúnior Godim e Tamires NascimentoAdministraçãoKelly Cristina CordeiroGerênciaBonito & Compri Produções

Assessoria de imprensaDiana CavalcantiMídias digitaisAmora XavierProjeto grácoVivian FaingoldEquipamentosNova MídiaAssistentes Alexandre Veras Claugeane Costa e Elena MeirellesFotos e VídeoPasárgada ComunicaçãoBarRaiz Forte Coquetelaria & Culinária

MIV - Mostra Internacional de VideodançaCuradoriaPaulo Caldas e Leonel BrumEdição de vídeosDeise Calaça

MonitoriaCarlos Henrique P. P. de Castro, Davi Ensá, Fabiana Figueiredo e Junior Lazarotti

Ocinas Jeannette Ginslov, Marisa Hayes,Franck Boulègue e Pedro Sena NunesTraduçãoRoberta Rodrigues

Diálogos Alexandre Veras, Jeannette Ginslov, Maia Sørensen, Vinícius Cardoso, Marisa Hayes, Franck Boulègue e Pedro Sena Nunes

Representantes no Diálogo UniversidadesFAV – Faculdade Angel Vianna - Fernando do ValleUFC – Universidade Federal do Ceará - Indira Brígido e Ariel VolkovaUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Elisa Carvalho UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro - Laura Vainer

InstalaçõesCarlos, Mandala, Ulisses e Mar de Longe, Mar de Perto - Alexandre VerasKinect Dance – Marcus Moraes e Marlus Araujo

2º ANDAR8 instalação Mar de Longe, Mar de Perto9 instalação Ulisses

sala de vídeo10 MIV

11 Site-Specic