o jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-nova-caixa-004.pdf ·...

16
I Copa CAAB de futebol O time Merengues, formado por advogados de Salvador, é o Campeão da I Copa Estadual de Futebol CAAB Presidentes e delegados Ouvimos presidentes e delega- dos de Itabuna, Ibicaraí, Coara- ci e Juazeiro Concurso de fotografia Pág. 13 Págs. 06 e 12 Págs. 04 e 05 CAAB lança concurso de fotografia em homenagem ao “Baixinho da OAB” O jornal do advogado baiano Págs. 08, 09,10 e 11 Sucesso de público e animação a Festa, pro- movida pela OAB-BA e CAAB, marcou o encerramento das comemorações alusivas ao ‘Dia do Advogado’.

Upload: ledien

Post on 18-Jan-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

I Copa CAAB de futebolO time Merengues, formado por advogados de Salvador, é o Campeão da I Copa Estadual de Futebol CAAB

Presidentes e delegadosOuvimos presidentes e delega-dos de Itabuna, Ibicaraí, Coara-ci e Juazeiro

Concurso de fotografia

Pág. 13Págs. 06 e 12Págs. 04 e 05

CAAB lança concurso de fotografia em homenagem ao “Baixinho da OAB”

O jornal do advogado baiano

Págs. 08, 09,10 e 11

Sucesso de público e animação a Festa, pro-movida pela OAB-BA e CAAB, marcou o encerramento das comemorações alusivas ao ‘Dia do Advogado’.

Page 2: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

Nesta edição, destaque para duas importantes conquistas da atual gestão da CAAB em prol de toda a classe baiana. A primeira delas ilustra a nossa capa. Dentre as várias ações que realizamos em agosto para marcar as comemorações pelo Dia do Advogado, destacamos a elogiada e animada Festa da Advocacia. O agito foi no Lounge Premium da Arena Fonte Nova, ao som das bandas Alavontê e Batifun. Agito do bom e do bem, que refletiu muita união e que já deixou saudades. A segunda conquista, dentro do Programa de Esportes CAAB, foi a I Copa Estadual de Futebol CAAB. Foram mais de 20 equipes de várias subse-ções da OAB-BA no interior do Estado e também de Salvador e Região Metropolitana, confirmando, na prática, uma das prioridades da atual adminis-tração da Caixa de Assistência: interiorizar suas ações, envolvendo profissionais da capital e interior da Bahia, promovendo saúde e confrater-nização. Os jogos decisivos da competição, em Salvador, no Clube dos Advogados mostraram, mais uma vez, que a diretoria da CAAB continua acertando quando investe em ações esportivas que integram os profissionais das diversas regiões baianas. Também trazemos nesta edição uma matéria que fala da importantíssima parceria que a CAAB fechou com a Fundação Hemoba e o Salvador Shopping para a realização de uma campanha solidária de doação de sangue e cadastro de medula óssea. Leia ainda sobre o apoio da CAAB à comissão do advogado idoso, que foi empossada em solenidade na OAB-BA. Temos também a opinião de advogados, advoga-das, estagiários e dependentes sobre os novos serviços que a Caixa de Assistência oferece nos recém-inaugurados SPA, Hotel de Trânsito e Centro Odontológico CAAB. Por fim, temos uma matéria onde falamos do lançamento do 1º Concurso de Fotografia Pedro dos Santos Cirino (Baixinho da OAB), aberto a advogados, advogadas e estagiários inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia. O concurso é uma homenagem ao Baixinho da OAB, que de maneira independente registrou décadas da rotina jurídica do nosso Estado e nos deixa como legado o bom humor para enfrenar todas as nossas batalhas diárias. Desfrute desta edição ao máximo.Forte abraço e boa leitura.

ExpedienteEditora: Jaqueline Bonate

Jornalista: Clécio Max

Diretoria da CAAB: Pedro Mascarenhas, Maurício Leahy, Milton Jordão,

Tereza Dória, Erenaldo Brito, Kathia Mattos, Marcelo Araújo

Projeto Gráfico: Aida Propaganda - 71 3482-4632

Tiragem: 5.000 unidades

Endereço: Praça Conselheiro Almeida Couto - 656

Nazaré - CEP 40050-410 - Salvador- Bahia

Contato: [email protected]

EDITORIALInteragindo e interiorizando ações

02

Luiz Augusto CoutinhoPresidente da CAAB

Diretoriada CAAB

O dia 11 de agosto, dia da criação dos cursos jurídicos no país, foi a data escolhida para celebrar a advocacia. Uma classe composta por profissionais dedicados e corajosos, que integram uma das mais importantes entidades da sociedade. Entidade que brada pela manutenção e garantia da Constituição Brasileira.Apesar da dignidade do exercício dessa atividade, sabemos que as dificuldades que precisamos enfrentar diariamente persis-tem: a proliferação indiscriminada de cursos jurídicos de baixa qualidade, caos

PALAVRA DO PRESIDENTEParabéns Advocacia

no Judiciário (especificamente no baiano), dura concorrência profissional, desrespei-to às prerrogativas...A CAAB existe para apoiar esse profissional, tornar a sua difícil rotina um pouco mais branda. Viabilizar projetos que proporcionem qualidade de vida, inclusive para os seus dependentes. São ações pensadas cuidadosamente, em busca de melhores condi-ções para a classe.Fazemos nosso dever de casa, prova disso é o significativo aumento no número de advogados atendidos após a ampliação, reforma e reestruturação do serviço de saúde da instituição. Registramos até aqui números nunca antes atingidos. Para potenciali-zar os resultados da prática de atividades físicas, lançamos neste mês comemorativo a inédita ‘I Copa Estadual de Futebol CAAB’. Independentemente do resultado do placar, todos os envolvidos saíram vitoriosos. Ainda no mês de agosto, fizemos campanhas para captar doadores de sangue e medula óssea e também em combate ao alcoolismo.Mesmo em meio às adversidades, estou convicto de que devemos comemorar o ‘Dia do Advogado’. Comemorar a existência do profissional que proporciona o sossego à angústia dos que lhe procuram. Bradar pelo incondicional amor pela profissão, a força e dedicação diária de levar melhores condições para a classe e, principalmente, a alegria de viver e de celebrar a vida!A nossa ‘Festa da Advocacia’ foi um sucesso! Um evento lotado de gente alto astral, que se divertiu em grande estilo. Um encontro preparado com muito carinho e respei-to. Foi a oportunidade de confraternizar entre amigos, com muita união, exaltando essa profissão digna e secular. Devemos nos orgulhar por isso, porque lutamos para chegar até aqui e somos merecedores. O êxito de uma comemoração linda, como foi a Festa da Advocacia, é de todos nós e só comprova que estamos no caminho certo.Parabéns advogadas e advogados! Vocês merecem todas as homenagens. A vocês estendo meu sincero respeito e agradecimento, desejando que sigam de forma digna essa bela trajetória profissional.

ENTE

Edição 004 - Setembro 2017 O jornal do advogado baiano

Page 3: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?Ricardo Peres – Faço questão de ressaltar que a existência das CAAs se deve prioritariamente ao resgate da dignidade dos advoga-dos, especialmente aqueles mais carentes ou impossibilitados de trabalhar devido a problemas de saúde. O ano era 1936, época em que não se falava tanto em inclusão social. Foi ao observar as adver-sidades enfrentadas por um profissional paulista que surgiu a ideia da primeira Caixa de Assistência no Brasil. Nas décadas seguintes, essa preocupação foi adotada por outras seccionais, que também fundaram suas CAAs. Hoje elas atuam também para os familiares, em várias áreas: auxílios diversos, saúde, projetos e campanhas de esporte, lazer, cultura, além dos milhares de convênios comerciais que ofertam benefícios exclusivos em todo o Brasil. Não conheço nenhuma outra entidade de classe que ofereça tantas vantagens para seus associados. É uma instituição admirável.JNC – Qual a avaliação que os advogados fazem das Caixas de Assistência hoje no país?Ricardo Peres – As Caixas de Assistências evoluíram muito e hoje prestam serviços também para as famílias dos advogados, indepen-dentemente da classe econômica. Também por conta disso, observo que os associados de todo o país, cada vez mais, constatam que a anuidade que pagam à OAB é um investimento e não uma despesa como antes enxergavam. É notório que as Caixas proporcionam qualidade de vida, bem-estar e saúde de forma abrangente. Esse é o papel das CAAs, se aproximar dos advogados para que eles se sintam ainda mais protegidos.JNC – Qual a importância das Caixas para os jovens advogados, os que estão ingressando na profissão?Ricardo Peres – Uma importância total. As Caixas de Assistência amparam o jovem advogado, é ali que ele pode sentir-se em casa. Onde ele pode buscar parcerias, descontos e apoio como orientação profissional. As campanhas e encontros promovidos pelas Caixas proporcionam a interação entre os advogados mais experientes e o jovem advogado, é uma chance de aproximação e de obter dicas importantes, o que é muito útil para que o jovem possa se inserir nesse concorrido mercado. Temos projetos e no dia a dia da Caixa os jovens acabam conhecendo melhor os nossos serviços. Isso gera negócios e parcerias. As Caixas também desenvolvem essa impor-tante função de orientar os jovens advogados, possibilitando que eles tenham acesso a bons negócios por meio dos convênios que firmamos com o mercado. JNC – O senhor conhece de perto as Caixas de Assistência em todo o país, qual a sua avaliação da atual gestão da CAAB?Ricardo Peres – A Bahia está muito bem representada. O presiden-te da CAAB Luiz Coutinho, juntamente com a sua diretoria, está desenvolvendo um trabalho diferenciado que conquistou admira-ção e destaque nacional. Eu também os admiro e aprendo muito com eles, que estão numa sintonia de fazer o melhor pelos advoga-dos baianos. Além disso, o presidente Coutinho é um gestor com uma capacidade ímpar de realização. Tendo determinação e traba-lho, um incansável dirigente de Caixa que já marcou seu posiciona-

Nesta edição do Jornal Nova Caixa, destacamos a entrevista com o presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Dr. Ricardo Peres. Ele, que também é o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF), possui vasta experiência na gestão de serviços e benefícios para os advogados em todo o país, avaliou o trabalho desenvol-vido pela CAAB, falou sobre a importância e atuação das Caixas de Assistências no Brasil.

03

ENTREVISTA

Dr. Ricardo Peres - Presidente da Concad

Ricardo Peres fala sobre a CAAB e a importância daatuação das Caixas de Assistências no Brasil

mento a nível estadual e nacional como um grande realizador.JNC- Quais os projetos da CAAB que chamaram atenção a nível nacional?Ricardo Peres – Na Bahia os projetos são criativos, intensos e abrangentes: atendem desde quem gosta de jogar futebol (recente-mente em uma ação inédita realizaram a ‘I Copa Estadual de Futebol CAAB’, evento que envolveu centenas de profissionais em todo o Estado), até quem opta pelas campanhas de corrida, SUP e canoagem, Pedal Legal, entre outras que estimulam a prática de atividades físicas, consequentemente a boa saúde.Ampliaram para mais de mil o número de convênios comerciais em todo o Estado. Na parte cultural, viabilizam descontos em shows, cinema, teatro e muito mais.A saúde é prioridade na Bahia, prova disso foi o empenho dessa gestão para reformar e ampliar o SPA e o Centro Odontológico da CAAB, proporcionando aumento no número de atendimento e saúde com excelente estrutura para os profissionais e seus depen-dentes. Não podemos esquecer das campanhas de vacinação que a CAAB sempre traz para o Estado. Além de tudo isso, e em tão pouco tempo, reformaram e dobraram a capacidade do Hotel de Trânsito, prestigiando também os profissionais do interior.A CAAB teve grande destaque nacional quando lançou a importan-te campanha em Defesa da Mulher: “ADVOGADA! Respeite uma, respeite TODOS”. O material da campanha que visa combater o preconceito sofrido pelas mulheres, especificamente pela mulher advogada ao exercer sua profissão, foi solicitado, distribuído e muito elogiado por outros estados.JNC- A CAAB está a pouco mais que a metade do período da gestão. O balanço até aqui é positivo?Ricardo Peres – Com certeza o balanço é extremamente positivo. Não tenho registro de que na história da Caixa da Bahia se fez tanto em tão pouco tempo. Essa gestão possui o belo e verdadeiro espírito ‘Caixista’, que é o de atender a todos os advogados com qualidade. É tanto empenho para um trabalho voluntário, o que é louvável e uma verdadeira inspiração para as demais Caixas do país. A CAAB é admirável e quem ganha com isso são os advoga-dos da Bahia e suas famílias. O que se vê nessa boa terra é uma constante evolução. Notadamen-te, faz jus ao slogan adotado por essa gestão. São novos tempos, é de fato uma Nova CAAB.

Edição 004 - Setembro 2017O jornal do advogado baiano

Page 4: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

04

Copa CAAB entra para o calendário esportivo da instituiçãoI COPA ESTADUAL DE FUTEBOL CAAB

Pela primeira vez, nas mais de sete décadas da CAAB, advogados e estagiários praticantes do futebol puderam participar de uma competição que envolveu atletas de várias regiões da Bahia. A inédita I Copa Estadual de Futebol CAAB foi bastante elogiada pela classe e já está garantida no calendário esportivo da Caixa de Assistência. O Merengues, time de Salvador, foi o primeiro campeão superando a equipe de Juazeiro, que merecidamente conquistou não só o segundo lugar como o título de “campeão do interior”.A competição teve início no dia 05 de agosto, com as eliminatórias do interior do Estado. Prosseguiu no dia 11, com as eliminatórias da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). As finais foram disputadas em Salvador, no dia 19/08, no Clube dos Advogados, em Praia do Flamengo. Entraram em campo as equipes de Juazeiro, Itabuna, Feira de Santana, Jequié, Teixeira de Freitas e Merengues.

rior do Estado. Prosseguiu no dia 11, com as eliminatórias utadas em Salvador, no dia 19/08, no Clube dos Advogados, na, Feira de Santana, Jequié, Teixeira de Freitas e Merengues.

Edição 004 - Setembro 2017 O jornal do advogado baiano

Page 5: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

05

“Tempos atrás, fui procurado por Sandro Marcello, entusiasta do esporte, que me apresentou um projeto voltado para o futebol, com o objetivo principal de unir a classe e incentivar a prática esportiva. A diretoria da CAAB decidiu apoiar essa ideia e hoje podemos apreciar ainda mais a confraternização entre os advogados. Foi uma bela interação entre os profissionais das subseções do interior e da capital”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, lembrando que nunca na história da CAAB a prática esportiva foi tão incenti-vada como agora.Os participantes declararam sair da competição com um sentimento unânime de vitória. Segundo eles, independentemente do resul-tado, a Copa CAAB lhes proporcionou acesso ao esporte, confraternização e muita interação entre as regiões.tado, a Copa CAAB lhes proporcionou acesso ao e

Edição 004 - Setembro 2017O jornal do advogado baiano

Page 6: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

06

Em seu discurso de posse na presidência da subseção da OAB-BA de Itabuna, no dia 26/02/2016, Edmilton Carneiro (foto) afirmou que sua gestão seria participativa, combativa e com maior autonomia para as comissões agirem na luta pelo exercício da profissão. Essas promessa vêm sendo cumpridas com muito trabalho. Um dos exem-plos foi a luta para a manutenção de juízes na comarca do município.“Quando assumimos a subseção de Itabuna, a comarca só tinha seis juízes. Arregaçamos as mangas e batemos na porta do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com a ajuda do presidente da OAB-BA, Luiz Viana, e também da CAAB, Luiz Coutinho, entre outros amigos e membros da advocacia conseguimos nomear juízes para todas as varas. Hoje, no município, não existe mais falta de juízes”, comemora Edmilton Carneiro.Além dessa importante conquista para a população itabunense e profissionais da advocacia, o empenho da gestão de Edmilton Carneiro vai levar para a cidade, a partir de outubro, um Cartório Integrado com as Varas de Relações de Consumo. O município é o primeiro do interior baiano a contar com esse serviço.E não param por aí as conquistas da atual gestão. Com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advoga-dos (Fida), a nova sede da subseção será inaugurada em novembro.

INTERIOR - PRESIDENTES Com recursos do FIDA Itabuna amplia e reforma a sua sede

Ibicaraí recebe visita do presidente da CAABCom o objetivo de acompanhar de perto as necessidades dos advogados, nas diversas regiões do Estado, o presidente da Caixa de Assistência, Luiz Coutinho, visitou no mês de agosto a subse-ção de Ibicaraí. No município, que está localizado no sul da Bahia, distante 470 quilômetros de Salvador, o presidente da CAAB foi recebido por Antônio Campos (foto), o presidente, e advogados da subseção.

Luiz Coutinho ouviu os colegas e também o agradecimento pelo apoio que a instituição deu para as ações em homenagem ao Dia

“Esse era um desejo antigo. A nossa sede estava insalubre e neces-sitava dessa obra. O empenho pessoal de Luiz Coutinho foi funda-mental nesse processo”, pontuou Edmilton Carneiro, lembrando também o imprescindível apoio do presidente da OAB-BA e do Fida, Luiz Viana.“Para desenvolver esse trabalho conto com o apoio de colegas como Rainer dos Anjos Rehem (vice-presidente), Alana Andrea Santos Alves (secretária-geral), Isabele Primitivo de Oliveira (secretária adjunta) e Rui Carlos Rodrigues Miranda da Silva (diretor-tesoureiro)”, lembra Edmilton Carneiro.

do Advogado em Ibicaraí. “Reconhecemos e agradecemos o tratamento que o doutor Coutinho dispensa aos profissionais de Ibicaraí”, ressalta Antônio Campos, acrescentando que, "a atenção da atual gestão da CAAB para com o advogado do interior é reconhecida em todo a Bahia, independentemente da subseção".O presidente da CAAB fez questão reafirmar o compromisso do presidente da OAB-BA, Luiz Viana, de dialogar também sobre a batalha que os profissionais e a população do município travam para conseguir que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) designe juízes titulares para Ibicaraí, onde processos físicos e eletrônicos estão parados. “Estamos numa situação muito crítica, que prejudica tanto o trabalho dos profissionais da advocacia quanto o direito da população ibicaraiense, que se sente abandonada ao procurar amparo na Justiça”, afirmou Antônio Campos. Ainda de acordo com o presidente da subseção, o único juiz que restava no município foi transferido para Camacan e agora aparece uma vez por mês em Ibicaraí. “Essa situação está arrasando com o trabalho da comarca, com o trabalho dos advogados”, ressalta o presidente de Ibicaraí acrescentando que vem contando com o apoio incondicional do presidente da OAB-BA, Luiz Viana, para tentar junto à a presidente do TJ-BA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, uma solução de curtíssimo prazo para a gravidade por que passa Ibicaraí.Apesar de toda dificuldade por causa dos obstáculos criados pelo judiciário baiano, a subseção de Ibicaraí vem trabalhando em prol da classe do município e região como Itororó, Iguaí, Ibicuí e Nova Canaã. “Temos uma boa parceria com a Caixa de Assistência, uma relação que é a melhor possível. O presidente Luiz Coutinho, através do delegado da CAAB, doutor Adilson Miranda, sempre nos atende com a maior presteza”, finaliza o presidente da subseção Antônio Campos.

Edição 004 - Setembro 2017 O jornal do advogado baiano

Page 7: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

07

Apoiador do trabalho desenvolvido pelos advogados Dora Zalcbergas e Adilson Affonso de Castro, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, participou da solenidade na qual os dois foram empossados, respectivamente, como presidente e vice da Comissão do Idoso da OAB-BA.

Não demora muito para que advogados, advogadas e estagiários, além da popula-ção do município, possam desfrutar dos serviços oferecidos pela nova sede da subseção da OAB-BA de Itabuna, a Casa da Democracia. Em viagem ao sul do Estado, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, visitou as obras em companhia do presidente da subseção, Edmilton Carneiro e do colega Marcos Flávio, que preside a subseção de Ilhéus.A obra, que está bastante avançada, é financiada com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida). “Real-mente é um momento muito feliz, poder vivenciar esse progresso em Itabuna. É muito bom saber que a região logo estará desfrutando de novas instalações, o que consequentemente vai resultar em melhores serviços

CURTASNo combate ao alcoolismo

Comissão doIdoso da OAB-BA

07

Obras avançadas em Itabuna

Sempre atenta a problemas de ordem social como o alcoolismo e seus reflexos, a CAAB, em parceria com a Irmandade dos Alcoólicos Anôni-mos (AA- área 26 Bahia), realizou em sua sede no bairro de Nazaré a Reunião Pública: As Consequências do Alcoolismo. O encontro ocorreu no dia 02/08. Foram discutidos temas como ‘Alcoolismo Feminino – Advertência às Mulheres’, ‘Visão Jurídica e Médica sobre o Alcoolismo’, ‘Alcoolismo na Família’, e ‘Como Saber se Sou Realmente um Alcoólico? ’Essa foi mais uma ação em prol da saúde do advogado. "Ao apoiar o evento, a Caixa de Assistência visa fazer com que as informações sobre o tema sejam disponibilizadas de forma correta e assertiva, alertando e direcionando aos que estiverem tendo problemas com a bebida e querem se livrar desse mal" declarou a diretora da CAAB Kathia Mattos, que foi a anfitriã do encontro. Os interessados em participar dos próximos encontros devem procurar o Serviço Social da CAAB através do telefone (71) 3327.8777.

para os profissionais da região e para a sociedade local. Parabéns ao presidente da subseção, Edmilton Carneiro, por capitanear essa importante etapa para a região”, disse Luiz Coutinho. “Desde que as obras começaram os advogados da nossa região comemoram, pois sabem dos ganhos profissionais que chegarão para a classe”, disse Edmilton Carneiro, ressaltando que a reforma e ampliação da sede da subseção vem fortalecendo a autoestima de todos. “Esse era um desejo antigo. A nossa sede estava insalubre e necessitava dessa obra. O empenho pessoal de Luiz Coutinho foi fundamental nesse processo”, pontuou Edmilton Carneiro, lembrando também o imprescindível apoio do presidente da OAB-BA e do Fida, Luiz Viana.

“Dedicar a devida atenção ao advogado idoso é uma das prioridades da diretoria da Nova CAAB e nesse sentido não iremos medir esforços para ajudar na realização de seus projetos e no atendimento de suas demandas”, disse Luiz Coutinho parabenizando a experiência e exaltando o respeito a esses profissionais. Ele agradeceu ainda ao presidente da OAB-BA, Luiz Viana, pelo convite para participar da solenidade.Com discurso emocionado, Dora Zalcbergas agradeceu o apoio do presidente da OAB-BA. “Já vínhamos lutando há mais de 10 anos e nunca conseguimos implantar a comissão, que hoje é permanente”, disse.“A OAB abriu as portas para nós, idosos. A CAAB, por meio do presidente Luiz Coutinho, também. Portanto, vamos nos unir à OAB e realizar um grande trabalho. Parabéns a todos”, concluiu Adilson Affonso de Castro.

Edição 004 - Setembro 2017O jornal do advogado baiano

Page 8: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

08 Edição 004 - Setembro 2017 O jornal do advogado baiano

MÊS DA ADVOCACIA

Quem foi à Festa da Advocacia, que a OAB-BA e a CAAB promoveram no Lounge Premium da Itaipava Arena Fonte Nova, no dia 19/08, saiu de lá com gostinho de quero mais. E não era pra menos, o agito foi total e com animação das bandas Alavontê e Batifun. Espaço lotado, muita animação e confraternização entre advogados, advogadas, estagiários e amigos que foram conferir o encontro que ofereceu qualidade e clima de alto astral. Estiveram por lá para conferir o som das bandas, interagir e confraternizar com os colegas os presidentes da OAB-BA e CAAB, respectivamente, Luiz Viana e Luiz Coutinho, além da vice-presidente da Ordem, Ana Patrícia Dantas Leão e os conselheiros federais Fabrício Oliveira e Ilana Campos. Também estiveram no agito o representante dos advogados no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), André Godinho, e o presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhis-tas (ABAT), Jorge Lima.Outros membros da diretoria da CAAB também estiveram na Arena Fonte Nova: Maurício Leahy, Milton Jordão, Tereza Dória, Kathia Mattos e Marcelo Araújo.

Festa da Advocacia reúne a classe na Itaipava ArenaFonte Nova e deixa gostinho de quero mais!

Page 9: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

09 Edição 004 - Setembro 2017O jornal do advogado baiano

Page 10: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

10 Edição 004 - Setembro 2017 O jornal do advogado baiano

Page 11: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

11 Edição 004 - Setembro 2017O jornal do advogado baiano

Page 12: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

INTERIOR - DELEGADOS

Advogado criminalista, desportista, ativista ambiental e defensor do Rio São Francisco, o delegado da CAAB na subseção de Juazeiro, Caio Gurgel, é um dos muitos advogados que elogiam a atual gestão da CAAB, “pelos grandes serviços prestados aos profissionais que atuam no interior do Estado”.“Cada vez mais observamos a interiorização dos serviços já existentes na Caixa de Assistência, e a inclusão de novos que se ajustam à realidade de cada subseção”, acrescenta lembrando que a diretoria da Caixa de Assistência se uniu ao movimento dos advogados de Juazeiro em defesa do Rio São Francisco, levando para a cidade uma edição do ‘Esporte e Saúde CAAB’, que ajudou a alertar a população para a situação do Velho Chico.Caio Gurgel destaca como grande passo para essa aproximação a criação da função de Delega-do da CAAB. “Essa iniciativa do presidente Luiz Coutinho foi essencial, ao meu ver, para conseguirmos viabilizar essa interiorização dos serviços e a cada vez mais forte aproximação dos advogados, tanto na questão interior capital quanto entre as regiões do Estado”, afirmou.“Prova disso foi a realização da I Copa Estadual de Futebol CAAB, quando Juazeiro perdeu a final para a bem estruturada equipe do Merengues, de Salvador, mas foi consagrado por Luiz Coutinho como o time ‘Campeão do Interior’. Esse evento foi sucesso e reuniu advogados de várias regiões da Bahia. Temos que parabenizar a diretoria da CAAB e também a gestão do presidente da OAB-BA, Luiz Viana. Agora, a Ordem dos Advogados chega ao interior”.Caio Gurgel também destaca o crescimento significativo dos serviços e as vantagens oferecidas à classe através do Cartão ADVantagens CAAB. “Em Juazeiro, por exemplo, existiam pouquís-simas parecias com a CAAB. E as que existiam os delegados não ficavam sabendo. Pouquíssi-mos tinha o cartão da CAAB. Hoje, a realidade é outra, não só em Juazeiro como em todo o Vale do São Francisco”.

Em 2013, quando fiz minha inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, secional Bahia, na subseção de Coaraci, ouvia falar da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB). Todavia, como algo muito fora do alcance dos advogados do interior. Ficava aquela coisa de um pouco de tristeza e também de curiosidade de saber mais sobre a instituição e o que dificultava sua maior presença nas subseções. Em 2016, recebi o convite para ser delegada da CAAB, e colaborar para dar vida à proposta da nova diretoria, presidida pelo doutor Luiz Coutinho, de levar a Caixa para o interior do Estado. Aceitei o desafio. Hoje isto é uma realidade, a Caixa de Assistência está presente no interior, através de convê-nios e projetos de valorização da profissão, que concorrem para melhorar o dia a dia da classe, dos profissionais que não estão na capital, mas que trabalham diariamente para tornar a advocacia baiana mais forte e atuante. Acho importante destacar que no 2º Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, que foi realizado em Salvador, a CAAB disponibilizou o transporte de advogados do interior, bem como hospedagem no Hotel de Trânsito, na sede da instituição.E não foi só! Pudemos usufruir de toda a estrutura e serviços que a instituição dispõe para nós, a exemplo do SPA, sem deixar de falar do acolhimento caloroso dos funcionários, e, assim, perceberam que a CAAB é de fato a Casa do Advogado. Isto foi razão de grande satisfação para todos, que tiveram a feliz oportunidade de constatar que podem contar com os serviços da Caixa, que foi pensada e criada para servir ao advogado, no intuito de fortale-cer ainda mais a classe.

JuazeiroA providencial criação do cargo de Delegado da CAAB

CoaraciCAAB cada vez mais atuante no interior do Estado

A Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia já avançou muito. Hoje, o interior tem voz e daremos passos ainda mais largos, rumo a honra, independência e dignidade de uma advocacia mais forte.Parabéns à toda diretoria e funcionários da CAAB pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido no interior e capital!

12

Alesandra Alves Nascimento - OAB 40288 Delegada da CAAB em Coaraci

Edição 004 - Setembro 2017 O jornal do advogado baiano

Page 13: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

13

CAAB lança concurso em homenagem ao Baixinho da OAB

Acesse página da CAAB e faça a sua inscrição: www.caab.com.br

Fotografias para lembrar de um saudoso fotógrafo. Essa foi a forma que a CAAB encontrou para homenagear o Pedro Cirino, mais conhecido como Baixinho da OAB, falecido no dia 22/08 em Salva-dor. Até o dia 15 de outubro advogados, advogadas e estagiários podem se inscrever no 1º Concurso de Fotografia Pedro dos Santos Cirino - Baixinho da OAB. No dia 1º de novembro, na sede da Caixa de Assistência, no bairro de Nazaré, será feita a premiação dos três primeiros colocados e também ocorrerá o início da exposição fotográfica com o material escolhido pela comissão julgadora.“Essa é uma forma que encontramos para homenagear o profissional que atuou por décadas como fotógrafo freelancer em eventos e soleni-dades da CAAB, OAB-BA, Associação Baiana de Advogados Traba-lhistas (ABAT), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatras 5) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT)”, disse o presidente da Caixa de Assistência, Luiz Coutinho, ressaltando o rotineiro bom humor de Baixinho da OAB, como ficou conhecido entre os profissionais e estagiários da classe.

O diretor-tesoureiro, Maurício Leahy, representou a CAAB no ‘Seminário da Advocacia: Mulher em Foco’, realizado no dia 25/08 no auditório da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA).Único homem a compor a mesa alta no seminário, Maurício Leahy declarou estar orgulhoso pela oportunidade de representar a instituição e tratar de um tema tão importante para a sociedade. Ele abordou o aumento da violência contra a mulher, alertando sobre o aumento dos números de estupro coletivo no país registrado nos últimos anos. Falou ainda sobre o assédio na vida profissio-nal da mulher advogada e das estagiárias, detalhando a abordagem da campanha CAAB: 'Advogada: Respeite uma: Respeite TODOS'.O evento foi idealizado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Bahia, que convidou o diretor da CAAB, para representar a instituição e falar sobre a campa-nha que ganhou destaque nacional. As comissões da OAB-BA estiveram represen-tadas pelas advogadas: Andrea Marques, Lia Barroso, Cínzia Barreto de Carvalho, Dandara Lucas Pinho, Angela Ventim, Juliana Camões e Dora Zalcbergas.

Mulher em foco

Prosseguindo, Luiz Coutinho disse que a diretoria da CAAB decidiu batizar o concurso com o de Baixinho da OAB como forma de lembrá--lo da maneira com que ele passou boa parte de sua vida: fotografando as pessoas e as fazendo sorrir por meios de sues cliques e flashs. “Quando nos encontrávamos ele sempre me ensinava algo. E fazia isso de maneira simples e verdadeira, através do bom humor. Baixinho, mesmo enfrentando problemas como é comum a todos nós, sempre tinha um sorriso alegre no rosto”, disse o presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), Jorge Lima, lembrando que Cirino carregou em suas mãos a imensa maioria dos grandes momentos da Justiça do Trabalho nos últimos 15, 20 anos. “A sua dedicação, simplicidade e humildade deve servir de exemplo para nós todos, sempre desafiados pela tentação do egoísmo e da vaidade. Seremos vitoriosos se conseguirmos reproduzir o seu modelo, tratando a todos com atenção e respeito, independentemente da posição social e da conta bancária. Baixinho, meu grande amigo, vive”, finalizou Jorge Lima bastante emocionado.

Edição 004 - Setembro 2017O jornal do advogado baiano

Page 14: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

14

Apoio

Edição 004 - Setembro 2017 O jornal do advogado baiano

Page 15: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

15

DOAÇÃO DE SANGUEA campanha no Salvador Shopping foi um sucesso

Numa parceria com a Fundação Hemoba e o Salvador Shopping, a CAAB realizou uma inédita campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea: Procura-se Doadores do Tipo VC+. A ação levou advogados, advogadas e estagiários ao centro de compras para praticarem essa boa ação de solidariedade. A campanha ocorreu nos dias 09, 10 e 11 de agosto, e fez parta das comemorações pelo Mês da Advocacia.

“Muito legal participar dessa campanha solidária da CAAB e OAB-BA. Já sou doador e acho que, além de uma atitude bastante social, as instituições acertam porque tem muita gente precisando de sangue”, afirma Danilo Miranda estudante de direito.

A estudante de direito Jéssica Soares Pinheiro, estagiária do escritório do presidente da OAB-BA, Dr. Luiz Viana, disse que dia desses os colegas viveram o drama de ter um amigo precisando com urgência de sangue. Descobri-mos a importância de ser um doador, de ajudar a salvar vidas.

“Uma campanha de fundamental importân-cia. Achei muito legal a CAAB estar nessa parceria com a Hemoba, numa causa tão nobre. O bom é que o Hemóvel fica aqui no Salvador Shopping e essa facilidade ajuda muita gente que tem vontade de doar sangue. Essa praticidade facilita a doação”, disse a estudante de direito Mariana Souza Ferreira, que já é doadora.

Edição 004 - Setembro 2017O jornal do advogado baiano

Page 16: O jornal do advogado baianocaab.com.br/wp-content/uploads/2017/09/jornal-Nova-Caixa-004.pdf · Jornal Nova Caixa – Qual a origem e função da Caixa de Assis-tência dos Advogados?

Água, luz e plano de saúde de qualidade: não dá para ficar sem.Você sabe, ter plano de saúde nos dias de hoje é item

de primeira necessidade: não dá para ficar sem.

Por isso, a Qualicorp e a CAAB oferecem excelentes opções

em condições imperdíveis para você, advogado.

0800 799 3003www.qualicorp.com.br/anuncio

Planos a par�r de

R$ 2801

1R$ 279,60 - Exato Adesão Trad. 16 F AHO QC COP (registro na ANS nº 476.942/16-2), da SulAmérica Saúde, faixa etária até 18 anos, com copar�cipação e acomodação cole�va (tabela de julho/2017 - BA). Planos de saúde cole�vos por adesão, conforme as regras da ANS. Informações resumidas. A comercialização dos planos respeita a área de abrangência das respec�vas operadoras de saúde. Os preços e as redes estão sujeitos a alterações, por parte das respec�vas operadoras de saúde, respeitadas as disposições contratuais e legais (Lei nº 9.656/98). Condições contratuais disponíveis para análise. Setembro/2017.

Siga a Qualicorp: