o jogo das calorias - projeto...

4
MANUAL DO PROFESSOR Autoras: Claudia Blanes Angeli Regina Célia Mingroni Netto Diagramação: Regina de Siqueira Bueno O Jogo das Calorias

Upload: nguyenminh

Post on 13-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Jogo das Calorias - Projeto Genomagenoma.ib.usp.br/sites/default/files/jogos/jogodascalorias_manual... · jogador deverá escolher na Tabela de cardápios o menu a ser consumido

MANUAL DO PROFESSOR

Autoras: Claudia Blanes Angeli Regina Célia Mingroni Netto Diagramação: Regina de Siqueira Bueno

O Jogo das Calorias

Page 2: O Jogo das Calorias - Projeto Genomagenoma.ib.usp.br/sites/default/files/jogos/jogodascalorias_manual... · jogador deverá escolher na Tabela de cardápios o menu a ser consumido

2

O Jogo das Calorias

INTRODUÇÃOOs geneticistas consideram a obesidade uma característica determinada por um mecanismo denominado

multifatorial. Esse termo significa que a predisposição a essa característica é influenciada por muitos pares de genes (lócus gênicos) e também por fatores ambientais.

Além dos fatores genéticos, os principais fatores ambientais que influenciam a obesidade são a quantidade de atividade física e o valor calórico dos alimentos ingeridos.

São muitos os genes investigados e já conhecidos relacionados com a obesidade. Todavia, sabe-se que possivelmente existam muitos outros genes ainda não identificados.

OBJETIVOS DO JOGO• Ilustrar o papel da alimentação, da atividade física e do genótipo de um indivíduo na determinação do seu peso.

• Facilitar a compreensão de conceitos importantes sobre nutrição, gasto e ganho de energia e seus efeitos sobre o peso do indivíduo.

• Esclarecer que o ganho e a perda de peso são consequências de vários fatores como: consumo diário de energia, valor calórico dos alimentos e fatores individuais (bioquímicos e metabólicos) que, por sua vez, são influenciados por fatores hereditários.

• Facilitar o entendimento de que certos hábitos de vida são obesogênicos e que a prevenção da obesidade pode ser realizada com a mudança de hábitos e estilo de vida.

• Informar que algumas características hereditárias não são determinadas somente por apenas um par de genes, mas sim, pela combinação dos efeitos do genótipo de um indivíduo em relação a vários pares de genes simultaneamente (herança poligênica)

RESUMO DO JOGOO jogo das calorias é um jogo de trilha que abrange sete dias de uma semana. No inicio do jogo cada jogador

declara uma meta a ser atingida em termos de ganho, perda ou manutenção de peso anotando na tabela de anotações. A seguir cada jogador sorteia uma profissão que irá determinar o valor calórico do café da manhã e o gasto diário de calorias. Cada jogador coloca o seu peão na profissão correspondente. Ao caminhar pela trilha, os jogadores se tornam sujeitos de várias intercorrências, como refeições extras e episódios de atividade física que, aliados ao seu cardápio regular e ao seu gasto energético diário, determinam ganho ou perda de calorias.

Ao chegar ao final da trilha (sétimo dia da semana) o saldo de calorias acumuladas ou perdidas será utilizado no cálculo da variação de peso do jogador.

Os jogadores que acumularam saldo positivo de calorias ganharão peso. Jogadores com saldo negativo de calorias perderão peso. Os demais manterão o peso.

A tabela do Juízo Final, utilizada para o cálculo da variação de peso mostra que, além do saldo de calorias, o genótipo do indivíduo também é levado em conta na determinação da variação do seu peso. Ganha o jogo o jogador que atingir a meta previamente estabelecida ou mais se aproximar dela.

Page 3: O Jogo das Calorias - Projeto Genomagenoma.ib.usp.br/sites/default/files/jogos/jogodascalorias_manual... · jogador deverá escolher na Tabela de cardápios o menu a ser consumido

3

CARACTERÍSTICAS E DINÂMICA DO JOGO• No jogo das calorias, não importa quem chega primeiro.

• Todos os jogadores devem percorrer toda a trilha (sete dias da semana) e, ao final, conforme registrados nos diários (Tabela para anotações), somar as calorias adquiridas ou perdidas e converter o saldo em ganho, perda ou manutenção de peso utilizando a Tabela do Juízo final.

• O ganhador ou ganhadores serão os jogadores que atingirem as suas metas (em termos de ganho, perda ou manutenção do peso) determinadas por eles no início da partida.

Público alvo• Estudantes de ensino médio, preferencialmente• Estudantes de graduação• Dependendo da coordenação, estudantes do ensino fundamental poderão tirar proveito dessa experiência

Número de jogadores - 2 a 6

Tempo de jogo - 40 a 50 minutos

Partes integrantes do jogo• Um tabuleiro com a trilha

• Um dado

• Uma moeda com os números 1 e 2 nas faces

• Uma Tabela para sorteio de cardápios

• 12 cartas Sorte/Azar

• Uma Tabela do Juízo Final para o cálculo do peso

• 100 páginas para anotações das metas, genótipos e consumos e gastos diários de calorias

Preparação do jogo1. Imprimir o tabuleiro, a tabela dos cardápios, as cartas sorte/azar, a tabela do Juízo final e as tabelas para anotações.

Recortar as cartas e separar em montes ou colocar em saquinhos

2. Providenciar 6 peças (peões) com características diferenciadas

3. Distribuir para cada jogador uma Tabela para anotações e um lápis ou caneta

4. Deixar disponível uma calculadora

Início do jogo• Sortear com o dado o jogador que iniciará a partida

• Anotar na tabela para anotações a meta a ser atingida. Perda, ganho ou manutenção de peso

• Sortear com o dado a profissão de cada jogador e colocar o peão na profissão sorteada. Os valores em kcal escritos em vermelho, abaixo da profissão, determinam o gasto energético diário deste profissional. O valor em kcal do respectivo café da manhã corresponde ao valor calórico diário ingerido por este profissional no café da manhã. O gasto energético diário e o valor em kcal do café da manhã devem ser anotados na Tabela todos os dias. A diferença entre o valor de “gasto energético diário” e o “consumo diário de calorias” (incluindo o café da manhã, almoço, jantar e intercorrências) é o valor que cada jogador deverá anotar na tabela SEMPRE que passar por uma casa “Final do 1º., 2º., 3º., 4º., 5., 6º., ou 7º. dia”.

Page 4: O Jogo das Calorias - Projeto Genomagenoma.ib.usp.br/sites/default/files/jogos/jogodascalorias_manual... · jogador deverá escolher na Tabela de cardápios o menu a ser consumido

4

Casas vermelhas: Ação obrigatória quando o jogador “passa” ou “para” no espaço.

• Café da Manhã: Anotar a respectiva quantidade de kcal consumida sempre que iniciar um novo dia na trilha, ou seja, sempre que passar pela casa Pagamento de calorias

• Almoço e Jantar em casa: sempre que PASSAR ou PARAR em uma casa azul de almoço ou jantar em casa, o jogador deverá escolher na Tabela de cardápios o menu a ser consumido e anotar na tabela a respectiva quantidade de calorias consumidas

• Almoço e jantar fora de casa: sempre que passar ou parar em uma casa azul de almoço ou jantar fora de casa (no restaurante ou na casa de um amigo), o jogador deverá SORTEAR, na Tabela de cardápios, o menu a ser consumido e a respectiva quantidade de calorias deverá ser anotada na tabela

• Final do Dia: Todas as vezes que um jogador passar por uma casa azul de final de um dia, ele deverá fazer o cálculo da diferença entre o gasto energético diário e o consumo diário de calorias. O resultado deverá ser anotado na tabela de anotações.

Casas brancas: Ações obrigatórias sempre que o número do dado coincidir com a casa em questão (apenas quando o jogador “cai na casa”)

• Sorte/Azar – Sempre que um jogador parar no espaço Sorte/Azar, ele deve sortear uma carta do respectivo monte, ler o seu conteúdo e anotar na tabela de anotações as perdas ou ganhos de calorias correspondentes à situação sorteada

• Genótipo - Sempre que um jogador parar no espaço genótipo, ele deve lançar a moeda duas vezes seguidas (os dois alelos de um lócus) e anotar na Tabela para anotações os alelos que são sorteados durante o jogo. Cada jogador deverá fazer o sorteio do genótipo no máximo três vezes até o final do jogo, ou seja, sortear os alelos de três lócus. Caso caia nesse tipo de espaço mais de três vezes, não precisa sortear mais genótipos. Se, ao chegar ao final do jogo o jogador não tiver sorteado três vezes o genótipo, ele poderá fazê-lo no final.

Fim do jogo:O jogo termina quando todos os jogadores terminarem o percurso dos 7 dias, chegando ao Juízo Final.

Ao chegar ao espaço Juízo Final, cada jogador deverá, a partir das suas anotações:

• Calcular o saldo diário de calorias acumuladas ou perdidas durante os sete dias da semana (SALDO FINAL) e lançar o resultado no espaço correspondente na Tabela para anotações.

• Organizar e identificar o seu genótipo combinando as 6 cartas sorteadas em 3 pares. Não importa a ordem dos alelos 1 e 2, ou seja, ½ é igual a 2/1.

• Lançar os resultados do genótipo e do Saldo Final na Tabela do Juízo Final para o cálculo (vide exemplo abaixo) do número de quilos ganhos ou perdidos, ou seja, a variação do peso.

Uso da Tabela do Juízo Final para o Cálculo do peso • Consultar a linha da Tabela do Juízo Final correspondente ao seu genótipo

• Seguindo a linha correspondente ao seu genótipo, descobrir quanto engordou ou emagreceu durante o jogo, em função das perdas e ganhos de calorias e também de seu genótipo. Por exemplo, um indivíduo com genótipo 2/2, 2/2, 2/2 que acumulou um saldo positivo de +12.000 kcal durante o jogo, vai ganhar um 1 Kg de peso ao fim do jogo. Por regra de três simples, um indivíduo com o mesmo genótipo, mas que acumulou um saldo positivo de + 6.000 Kcal, ganhará 0,5Kg. Em contrapartida, um indivíduo com genótipo 1/1/, 1/1, 1/1, que acumulou um saldo positivo de 6000 Kcal durante o jogo, ganhará 1 Kg. Em outro exemplo, um indivíduo que teve um saldo negativo de -12.000 Kcal e que sorteou o genótipo 1/1, 1/1, 1/1 terá perdido 1 Kg ao final do jogo.

• Os vencedores serão os jogadores que atingiram a meta pré-estabelecida quanto à perda, ganho ou manutenção de peso. Caso nenhum jogador atinja a própria meta, poderá ser considerado vencedor aquele jogador que mais se aproximou da meta estabelecida no início do jogo.