o início da guerra fria até corrida armamentista

55
O Início da Guerra Fria:

Upload: nelia-salles-nantes

Post on 04-Jun-2015

345 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O início da guerra fria até corrida armamentista

O Início da Guerra Fria:

Page 2: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Depois da 2ª Guerra Mundial, que devastou dezenas de países e tomou a vida de milhões de seres humanos, existia na comunidade internacional um sentimento generalizado de que era necessário encontrar uma forma de manter a paz entre os países. Porém, a ideia de criar a ONU não surgiu de uma hora para outra. Foram necessários anos de planejamento e dezenas de horas de discussões antes do surgimento da Organização.

Page 3: O início da guerra fria até corrida armamentista

Criação da ONU:

Page 4: O início da guerra fria até corrida armamentista

• O nome Nações Unidas foi ideia do presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt, e foi utilizado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, de 1º de janeiro de 1942, quando os representantes de 26 países assumiram o compromisso de que seus governos continuariam lutando contra as potências do Eixo.

Page 5: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 6: O início da guerra fria até corrida armamentista

• A Carta das Nações Unidas foi elaborada pelos representantes de 50 países presentes à Conferência sobre Organização Internacional, que se reuniu em São Francisco de 25 de abril a 26 de junho de 1945.

Page 7: O início da guerra fria até corrida armamentista

• As Nações Unidas, só começaram a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, depois que China, Estados Unidos, França, Reino Unido, União Soviética, e a maioria dos representantes dos países envolvidos assinaram a Carta das Nações Unidas. O dia 24 de outubro é comemorado em todo o mundo como o “Dia das Nações Unidas”.

Page 8: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 9: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Durante a primeira reunião da Assembléia Geral que aconteceu na capital do Reino Unido, Londres, em 1946, ficou decidido que a sede permanente da Organização seria nos Estados Unidos. Em dezembro de 1946, John D. Rockefeller Jr. ofereceu cerca de oito milhões de dólares para a compra de parte dos terrenos na margem do East River, na ilha de Manhattan, em Nova York. A cidade de NY ofereceu o restante dos terrenos para possibilitar a construção da sede da Organização.

Page 10: O início da guerra fria até corrida armamentista

Sede da ONU:

Page 11: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 12: O início da guerra fria até corrida armamentista

A Guerra Fria:

Page 13: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 14: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Guerra Fria começou logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética passaram a disputar o domínio político, econômico e militar no mundo.

• A União Soviética tinha um comunista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia.

Page 15: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 16: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendiam a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. De 1945 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

Page 17: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Este conflito foi chamado de guerra fria porque aconteceu apenas no campo ideológico; uma vez que Estados Unidos e União Soviética, nunca se enfrentaram em uma guerra direta. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares e uma guerra entre eles acabaria com o planeta.

Page 18: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Mas, tanto Estados Unidos quanto União Soviética patrocinaram conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Page 19: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 20: O início da guerra fria até corrida armamentista

A Divisão da Alemanha:

Page 21: O início da guerra fria até corrida armamentista

Cortina de Ferro:

• Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas.

Page 22: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 23: O início da guerra fria até corrida armamentista

• A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".

Page 24: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 25: O início da guerra fria até corrida armamentista

O muro de Berlim:

• Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em agosto de 1961, com o agravamento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois setores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o setor ocidental da cidade.

Page 26: O início da guerra fria até corrida armamentista

Construção do Muro de Berlim:

Page 27: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 28: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 29: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 30: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 31: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 32: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 33: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 34: O início da guerra fria até corrida armamentista

• O muro, que começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Tinha 150 quilômetros. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes.

Page 35: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Possuía cercas elétricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar.

Page 36: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 37: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 38: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O ato simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reunificação da Alemanha.

Page 39: O início da guerra fria até corrida armamentista

Queda do Muro em 1989:

Page 40: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 41: O início da guerra fria até corrida armamentista

Comemoração no Portão de Brandenburg:

Page 42: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 43: O início da guerra fria até corrida armamentista

Plano Marshall e COMECON:

• As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial.

Page 44: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Page 45: O início da guerra fria até corrida armamentista

Plano Marshall:

Page 46: O início da guerra fria até corrida armamentista

Comecon:

Page 47: O início da guerra fria até corrida armamentista

A Corrida Armamentista:

Page 48: O início da guerra fria até corrida armamentista

• A guerra da propaganda ganhou ainda mais impulso com o acirramento da corrida armamentista, nos anos 50. A corrida teve início com a explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Quatro anos depois, em 49, foi a vez de a União Soviética anunciar a conquista da tecnologia nuclear.

Page 49: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Foi o mesmo ano da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN. A resposta viria em 1955, quando a União Soviética construiu sua própria aliança, o Pacto de Varsóvia. As superpotências passaram a acumular um poder nuclear capaz de aniquilar o planeta em instantes.

Page 50: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 51: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 52: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Para proteger os territórios de suas influências e alcançar novas áreas para dispersar suas ideologias, as duas maiores superpotências (Estados Unidos e União das Repúblicas Soviéticas Socialistas) partiram para um crescimento militar de grandes precedentes, desencadeando a corrida armamentista.

Page 53: O início da guerra fria até corrida armamentista
Page 54: O início da guerra fria até corrida armamentista

• Gradativamente EUA e URSS foram aumentando seus arsenais, para isso foram realizados investimentos de bilhões de dólares, tais recursos eram utilizados para o desenvolvimento de modernos equipamentos militares e também nucleares, além disso, houve um grande aumento do número de soldados das tropas de ambos os países e seus aliados.

Page 55: O início da guerra fria até corrida armamentista

• De forma gradativa EUA e URSS foram incrementando seus respectivos arsenais, para isso foram realizados investimentos de bilhões de dólares, tais recursos eram utilizados para o desenvolvimento de modernos equipamentos militares e também nucleares, além disso, houve um aumento significativo das tropas militares.