o informativo da caminhada do povo de deus da … · 2020-03-17 · o informativo da caminhada do...

8
O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE PARNAÍBA Nº 118 | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR PALAVRA DO PASTOR QUARESMA, TEMPO DA PURIFICAÇÃO E ILUMINAÇÃO. PÁG. 3 FORMAÇÃO - DIREITO CANÔNICO NAS ALEGRIAS E NAS TRISTEZAS. PÁG. 6 PÁG. 4 www.diocesedeparnaiba.org.br www.facebook.com/diocese.deparnaiba dioceseparnaiba

Upload: others

Post on 01-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA … · 2020-03-17 · o informativo da caminhada do povo de deus da diocese de parnaÍba nº 118 | janeiro e fevereiro – 2020 • ano

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE PARNAÍBA

Nº 118 | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR

PALAVRA DO PASTORQUARESMA, TEMPO DA PURIFICAÇÃO E ILUMINAÇÃO. PÁG. 3

FORMAÇÃO - DIREITO CANÔNICONAS ALEGRIAS E NAS TRISTEZAS. PÁG. 6

PÁG. 4

www.diocesedeparnaiba.org.br • www.facebook.com/diocese.deparnaiba • dioceseparnaiba

Page 2: O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA … · 2020-03-17 · o informativo da caminhada do povo de deus da diocese de parnaÍba nº 118 | janeiro e fevereiro – 2020 • ano

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR2

EDITORIAL

EXPEDIENTE

INFORMATIVO MILLENIUM: É um informativo de publicação bimestral produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Parnaíba. PROPRIEDADE: Diocese de Parnaíba; CONSELHO EDITORIAL: Dom Juarez Sousa, Pe. Paulo Sérgio Duarte, Alexandre C.Branco e Celene Fontinele. REVISÃO: Diác. José Ribamar Moraes. COLABORAÇÃO: Lisandro Santos.

Endereço: Rua Josias Moraes, 676CEP: 64.200-970 – Parnaíba-PI * TEL.: (86)3322-2358

Site: www.diocesedeparnaiba.org.brE-mail: [email protected]

Diagramação: Fabrícia LopesImpressão: Gráfica e Editora Sieart

Tiragem: 4.000 exemplares

| Pe. Paulo Sérgio Duarte Assessor Diocesano da Pascom

Eis o tempo da conversão

Catequistas dos Zonais recebem formação sobre IVC

Caro leitor, A Campanha da Fraternidade faz parte do modo como

o Brasil vive a Quaresma. Desde quando foi iniciada, ela tem marcado a celebração quaresmal em nosso pais e deixado contribuições para a Igreja e a sociedade. É por isso que ela fala, sem dúvida, aos corações, questiona-nos a respeito do pecado. Fala à sociedade, lembrando as inúmeras situações que agridem o ser humano e a vida em geral. No desejo de dar um passo a mais, a CF também questiona não apenas os níveis pessoal e estrutural do pecado, mas também quer chegar ao que podemos chamar de nível cultural, ou seja, a mentalidade que vem sendo gerada nos nossos dias.

Nesta edição do nosso informativo, daremos um pouco de atenção para este tema tão marcante na vida da nossa Igreja no Brasil. Por isso, nosso Bispo Diocesano Dom Juarez Sousa, nos ajudará com uma reflexão sobre este tempo quaresmal. Para iluminar ainda mais nossa espiritualidade, o Dr. Pe. Clodomiro, professor e Diretor do ICESPI (Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí), traz uma palavra sobre a CF à luz da Palavra de Deus.

Hoje se fala muito sobre a nulidade no matrimônio. Será se todo caso de separação é caso de nulidade? Para isso, nosso Bispo Emérito Dom Alfredo Schaffler vem nos ajudar colocando algumas questões que, talvez, possam ser caso de nulidade matrimonial. Nesta edição, vamos ver alguns eventos ocorridos em nossas paróquias. E por fim, o Seminarista Tiago, estudante do 4º ano de teologia, traz uma mensagem aos amigos benfeitores, lembrando da importância generosa de cada um destes irmãos.

Aqui está um pouco do que nosso informativo propõe para nossa leitura. Desejamos que você tenha uma leitura agradável, deleitando-se sempre com aquilo que a Igreja pede de cada um de nós.

Deus abençoe você!

Palavra do PastorDom Juarez Sousa da Silva • Bispo Diocesano de Parnaíba

Quaresma, tempo dapurificação e iluminação

O tempo da Quaresma é oportuno para celebrar a “preparação imediata à iniciação sacramental” (RICA, n. 133), prioritariamente o sacramento do batismo; por isso, na Iniciação à Vida Cristã ganhou o nome de tempo da Purificação e Iluminação. Nesse tempo, é importante valorizar as celebrações da Palavra: os ritos penitenciais no catecumenato de crianças e os escrutínios dos adultos, buscando avaliar suas atitudes e modos de vida.

A Palavra que ilumina a Quaresma e Campanha da Fraternidade deste ano (2020) é o texto do “bom samaritano”, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Tomemos este texto como referência em tudo o que vamos rezar, refletir e agir, a partir de agora.

O Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023), ao alcance de todos(as), tem como base a Palavra e as DGAE, e chega bem no coração do Jubileu de 75 anos de nossa amada Diocese de Parnaíba. “Para promover o bem do Rebanho do Senhor”.

Desejamos avançar no caminho da evangelização, continuando a caminhada anterior, que suscitou a constante conversão pastoral, a catequese com inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã, e o estado permanente de missão.

Para além das mudanças em nossa realidade cada vez mais urbana com seus desafios, anima-nos o Espírito, que suscitou às DGAE, a novidade da imagem da Casa. Esta, sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação missionária, é a imagem das comunidades eclesiais missionárias, que inspiram-se na Palavra, alimentam-se da Eucaristia e têm perspectiva missionária. Ambas, casa e comunidade, proporcionam proximidade, e um duplo movimento: a entrada e a saída; ou seja, são lugares de acolhimento, proximidade e envio.

Os quatro pilares serão enfatizados em quatro anos consecutivos: 2020, ano da Palavra - iniciação à vida cristã e animação bíblica; 2021, ano do Pão – liturgia e espiritualidade; 2022, ano da Caridade - serviço à vida plena; e 2023, ano da Ação Missionária. - estado permanente de missão. Estes, para darem sustentação à casa, precisam estar ao mesmo tempo, integrados através de seus objetivos, estratégias e ações realizadas por todas as instâncias eclesiais.

Abençoe-nos, Deus: Pai, Filho e Espirito Santo! Acompanhe-nos a Virgem Mãe da Divina Graça com sua materna e amorosa intercessão.

“Para que todos tenham vida”. (Jo 10,10)

Catequis tas dos zonais Norte, Sul I e Sul II da Diocese participaram no mês de janeiro da quarta etapa da Escola de Catequese. Temas como História da Igreja e da Catequese; Mensagem

e Conteúdo da Catequese; Ética e Moral, foram temas abordados neste módulo. Em Parnaíba, a semana de estudos do Zonal Norte aconteceu no Centro de Treinamento Sagrada Família.

Foto: Celene Fontinele

Page 3: O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA … · 2020-03-17 · o informativo da caminhada do povo de deus da diocese de parnaÍba nº 118 | janeiro e fevereiro – 2020 • ano

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR 3

| Celene Fontinele Pascom Diocesana

Retiros de Carnaval em Parnaíba

Restaura-me: o amor de Deus foiderramado em nossos corações

Renascer: buscai as coisas do alto Festival do Senhor: não vos conformeis com este mundoO “ R e n a s c e r ” , r e t i r o

de carnaval real izado pela Comunidade Shalom, aconteceu entre os dias 23 a 25 de fevereiro, no Senai da Av. Capitão Claro. O responsável local da comunidade Marcos Rodrigues, expressou sua satisfação com o resultado do evento. “Grande graça estes três dias de Retiro de Carnaval. O tema do nosso retiro deste ano foi ‘buscai as coisas do alto’. Foi uma experiência fantástica, tivemos cursos voltados para os jovens, para as famílias e para as crianças; a Noite da Misericórdia, o Seminário de Vida no Espirito Santo; a presença do nosso bispo Dom Juarez, Pe. Eduardo, Pe. Francisco e Pe. Marcelo Sales. Foi um momento em que muitos jovens, famílias e crianças renovaram sua experiência com o Espirito Santo. Nossa gratidão pela vida de todos os que vieram presenciar as graças que Deus fez nestes três dias. O Renascer tem como propósito nos preparar para entrarmos na Quaresma com o nosso coração mais aberto para Nosso Senhor, então, nestes três dias, foram experiências fantásticas durante as missas, Adoração ao Santíssimo Sacramento, por meio de cursos e palestras, algo inexplicável,”

De 22 a 25 de fevereiro a c o n t e c e u n o C e n t r o d e Evangelização da Comunidade Face de Cristo, o Retiro de Carnaval “Restaura-me”. Emílio Magalhães, responsável pela equipe de comunicação falou sobre a realização do evento: “O tema central do Restaura-me 2020 foi: ‘O amor de Deus foi derramado em nossos corações’ (Rm 5,5b). Através desse Amor que já está no coração de cada batizado, outros temas foram trabalhados, para que mergulhados nesse Amor possamos viver de modo digno (Ef 4, 1b), restaurando as nossas famílias, pela poderosa intercessão da Mãe do Amor que

nos leva a experimentar Deus em nossas vidas. Foram quatro dias de pregações, louvor, Adoração, Santa Missa. E o Restaura-me encerrou na terça-feira de carnaval quando tivemos o nosso Despertar Vocacional, momento forte de reflexão, despertando nos corações a verdade que todos nós, sem exceção, somos chamados por Deus a uma missão específica dentro da nossa Igreja, cabe-nos encontrar o nosso lugar de servir ao Senhor, respondendo livremente ao chamado. Na oportunidade foi apresentado o Carisma da Comunidade Católica Face de Cristo: ‘A Santidade do Matrimônio e da Família’

A Renovação Carismática Católica realizou entre os dias 22 a 25 de fevereiro, o “Festival do Senhor”, na Quadra da antiga Escola Normal. Para Sandro Fontenele, coordenador diocesano da RCC, o encontro foi uma oportunidade de falar do amor de Deus em várias cidades da diocese. “O Festival do Senhor foi realizado na Diocese em algumas cidades como: Piracuruca, Piripiri, Milton Brandao, Pedro II, Lagoa de São Francisco, Batalha, São João do Arraial, Brasileira e Parnaíba. Este ano o Senhor nos deu o tema: “não

vos conformeis com este mundo”, que está em romanos 12,2. A nossa expectativa foi alcançar as pessoas, para terem um encontro pessoal com Deus, e viverem a verdadeira alegria, a alegria que não passa. Algumas cidades realizaram o Festival do Senhor pela manhã e à tarde, outras realizaram somente à tarde, outras realizaram dois dias, mas com a graça de Deus todos foram bem participativos e com temas querigmáticos: Amor de Deus e conversão, Jesus o Salvador, o tema do Perdão, além do tema central,” afirmou.

e a nossa vocação: o Amor. Como pregadores, recebemos a missionária consagrada da nossa casa mãe, de Fortaleza-CE, Ângela Fontenele, além dos missionários locais da Face de Cristo - missão

Parnaíba: Sales Azevedo, Antônio de Pádua (Tony), Isabela Karinne e Jéssica Dandara. Presidiram as celebrações eucarísticas: Dom Juarez, Padre João Maria e Frei Wellington,” concluiu.

Foto: Celene Fontinele

Foto: Celene Fontinele

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR 3

pontuou. Encerrando o retiro, Marcos Rodrigues recebeu uma homenagem dos membros da Comunidade. Ele se despede da Missão Shalom Parnaíba e irá para a Missão de São Luís(MA). Na ocasião a comunidade apresentou os novos responsáveis locais que vieram de São Luís, o casal Kleber Franco e Marília Franco, com seu filho Samuel, de 5 meses. O bispo diocesano Dom Juarez Sousa realizou a bênção de envio e de acolhida.

Foto: Celene Fontinele

Page 4: O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA … · 2020-03-17 · o informativo da caminhada do povo de deus da diocese de parnaÍba nº 118 | janeiro e fevereiro – 2020 • ano

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR4

Quaresma, um chamado à conversão e à fraternidade| Dr. Pe. Clodomiro de Sousa e Silva Diretor do ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí

O termo “Quaresma” desig-na o período litúrgico de quaren-ta dias, no qual nos preparamos para celebrar o mistério da Pás-coa do Senhor. A Quaresma co-meça na Quarta-Feira de Cinzas e termina na tarde da quinta-feira da Semana Santa, antes do início da celebração do Tríduo Pascal. Esse tempo litúrgico remete-nos aos quarenta anos da peregri-nação do povo de Israel pelo deserto, antes do ingresso no país de Canaã (Ex 16,35): período de formação da consciência da nação israelita, de consolidação da sua fé em Deus, mas também de muitas provações. Quarenta dias e quarenta noites foi quanto durou a jornada do profeta Elias pelo deserto, até a montanha do Senhor, o Horeb (1Rs 19,8), e o jejum de Jesus no deserto, guiado pelo Espírito e tentado pelo Diabo, antes do início da sua vida pública (Mt 4,1-2; Mc 1,12-13; Lc 4,1-2). A Quaresma conduz-nos, portanto, ao deserto bíblico: lugar de experiência do amor de Deus, de disciplina da fé e de espera das promessas divinas.

O nosso peregrinar pelo deserto quaresmal tem por meta a conversão, isto é, a transforma-ção do coração. Jesus nos ensina, no imperativo, que a conversão é o pressuposto à autêntica fé no “Evangelho de Deus”: “Conver-tei-vos e crede no Evangelho!”, diz Ele (Mc 1,15). Essas mes-mas palavras nos são dirigidas no momento da imposição das cinzas, na celebração de abertura da Quaresma. Para o cristão, que já se encontra inserido no seio da comunidade eclesial, a con-versão não é um novo direciona-

mento de vida, mas um retorno constante ao “primeiro amor”, que caracterizou o início da sua inserção na Igreja (Ap 2,4). Mais uma vez, são as palavras de Jesus que nos orientam, indicando-nos o itinerário de tal transformação do coração: “Recorda-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e pratica as obras anteriores” (Ap 2,5). Nesta tríplice exortação do Senhor, a sequência “recorda--te... arrepende-te... e pratica...” corresponde aos três degraus da nossa conversão.

A Igreja no Brasil promove, durante a Quaresma, a Campa-nha da Fraternidade (CF), que coloca em discussão algum problema concreto que envolve a conjuntura social brasileira, convocando os fiéis e a socieda-de em geral a pensar e agir em busca de soluções. Tal iniciativa tem sua origem na Arquidiocese de Natal (RN), no ano de 1962,

quando aquela Igreja encontrava--se sob a liderança de Dom Eugê-nio Sales. Dois anos mais tarde, impulsionada pelos ventos que sopravam do Concílio Vaticano II, a CF tornou-se um evento de alcance nacional. Em seus 58 anos de existência, a CF tem escrito na história da Igreja no Brasil páginas de solidariedade em relação aos mais diversos tipos de marginalizados, que atu-alizam o discurso escatológico do Senhor: “... tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era estrangeiro e me acolhestes, nu e me vestistes, adoeci e me visitastes, estava na prisão e fostes até mim” (Mt 25,35-36).

A CF 2020 toma como re-ferência a parábola do bom samaritano, na qual Jesus nos mostra o que Ele entende por “compaixão” (Lc 10,25-37). O contraste entre as atitudes do

pessoal do templo e as do sama-ritano é nítido e reflete também um contraste de motivações. O sacerdote e o levita, no afã de cumprir rigorosamente a letra da Lei (Lv 21,6), recusam-se a socorrer o ferido: eles amam intensamente a Lei de Deus! Jesus, porém, exorta a amar in-tensamente o Deus da Lei, que é paciente, rico em misericórdia (Nm 14,18-19) e, por isso, exige benevolência, mais do que cultos estéreis (Os 6,6; Jr 7,1-15). Se a motivação fundamental de um discípulo de Jesus for a mera observância de preceitos legais, é fácil que esqueça o Pai, que revela no Filho sua justiça e seu amor (Lc 11,42; 2Cor 3,4-6). Se não agirmos “com o coração” (Lc 11,41), qualquer catálogo legal, por mais belo que pareça, será inútil para estimular a nossa comunhão com Deus e com os irmãos.

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR4

Page 5: O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA … · 2020-03-17 · o informativo da caminhada do povo de deus da diocese de parnaÍba nº 118 | janeiro e fevereiro – 2020 • ano

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR 5

AMIGOS Benfeitores DO SEMINÁRIO

MANEIRAS DE NOS AJUDAR:Inserindo novos amigos; fazendo doações de alimentos e materiais de higiene pessoal; rezando todos os dias pelas Vocações Sacerdotais.

SE PREFERIR FAÇA SUA DOAÇÃO DIRETAMENTE NA CÚRIA DIOCESANA OU NA SEGUINTE CONTA:Banco do Brasil - OVS • Agência: 0023-X • Conta: 19.965-6

Seja um AmigoBenfeitor do Seminário

SÃO JOÃO PAULO II86 3322.2358 • Parnaíba-PI

Foto: Seminaristas

Foto: PASCOM Catedral

No dia 26 de janeiro, na Catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, o bispo diocesano Dom Juarez Sousa presidiu a Celebração Eucarística de Admissão às Ordens Sacras do seminarista Tiago França da Silva, concelebrada pelo Pe. João Maria, Vigário da Catedral

e Pe. Osvaldo Santos, da Área pastoral São João Batista – São João do Arraial; assistidos pelo Diácono Francisco Aguiar.

Tiago é natural de Colônia Leopoldina – AL, pertenceu à Congregação da Missão (Lazaristas), de 2007 a 2012, onde concluiu os estudos do

Propedêutico, da Filosofia, do Noviciado e iniciou Teologia. De 2013 a 2017, cursou Direito. Posteriormente, realizou o exame da OAB e se tornou advogado. Em fevereiro do ano passado, ingressou no Seminár io In te rd iocesano Sagrado Coração de Jesus, para

concluir os estudos teológicos. Seu ingresso na Diocese se deu após um processo de discernimento junto ao bispo, intermediado pelo padre Tarciso Pereira, administrador da Área Pastoral São Francisco – Morro do Chapéu. Ambos foram colegas de Congregação.

Admissão às Ordens Sacras

No dia 19/01, os seminaristas Bruno Sousa, Cleiton José, Arimatéia Conrado e José Iran receberam o Ministério do Leitorato pela oração do bispo diocesano Dom Juarez Sousa da Silva.

A Pastoral Vocacional realizou no Seminário Propedêutico São João Paulo II, entre os dias 21 a 25 de janeiro, a Semana de Conveniência Vocacional. Palestras e momentos de “desertos” voltados para a formação no seminário, marcaram os encontros realizados com a ajuda de padres e seminaristas da Diocese. Durante a semana, jovens que se sentem chamados ao Sacerdócio Ministerial deram o primeiro passo para a caminhada vocacional. Participaram jovens das diversas paróquias e áreas pastorais da Diocese.

Estevão Prondi e Francisco Café, seminaristas do 4º ano de Teologia, receberam o Ministério do Acolitato no dia 25/01, dia em que a Igreja celebra a Conversão de São Paulo, na Catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça.

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR 5

Caro amigo benfeitor,Graça e paz!

Após a celebração das festividades de Natal e Ano Novo, com as celebrações litúrgicas que marcam este período, eis que

estamos iniciando mais um Tempo de Quaresma, preparando-nos para a grande festa da Páscoa do

Senhor. Anualmente, a Igreja nos convida a celebrarmos toda a vida, paixão, morte

e ressurreição do Senhor e, assim, vamos crescendo na fé. Espero que estes períodos fortes do tempo litúrgico tenham colaborado para que você cresça cada vez mais no seguimento de Jesus Cristo.

Desde o início do fevereiro, iniciamos mais um ano letivo

em nossos Seminários. Graças à bondade de Deus, temos um número considerável de seminaristas, que

estão trilhando o caminho do discernimento, tendo em vista o futuro exercício do sacerdócio ministerial na Igreja. São muitas as necessidades, que explicitam a carência de pastores para conduzir o rebanho do Senhor, mas o bom Deus não tem deixado faltar à Igreja pastores dedicados à missão. Sem os pastores unidos ao rebanho do Senhor não é possível continuarmos a missão de Jesus Cristo neste mundo marcado por tantas formas de sofrimento e injustiças.

Para a formação dos futuros padres de nossa Diocese, a colaboração de cada benfeitor é muito importante. Cada seminarista formado e posteriormente ordenado é fruto da colaboração fiel de cada benfeitor. São muitas e pesadas as despesas para a manutenção de nossos Seminários, por isso que estendemos a mão a cada benfeitor, pois sabemos da alegria e generosidade em servir e colaborar. Por isso, somos imensamente gratos pela sua ajuda, e saiba que rezamos continuamente por todos os nossos colaboradores, para que o próprio Deus seja a bênção e a recompensa na vida de cada um. Que o Pai, em Cristo e no Espírito nos abençoe e nos mantenha fieis ao seu amor!

Tiago de França da SilvaSeminarista do 4º Ano de Teologia Seminário Maior Interdiocesano Sagrado

Coração de Jesus, em Teresina – PI.

Page 6: O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA … · 2020-03-17 · o informativo da caminhada do povo de deus da diocese de parnaÍba nº 118 | janeiro e fevereiro – 2020 • ano

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR6

FORMAÇÃO – DIREITO CANÔNICO

“O SENHOR JESUS, JUIZ MANSO, Pastor das nossas almas, confiou ao Apóstolo Pedro e aos seus Sucessores o poder das chaves para cumprir na Igreja a obra de justiça e verdade; este poder supremo e universal, de ligar e desligar aqui na terra, afirma, corrobora e reivindica o dos Pastores das Igrejas particulares, em virtude do qual eles têm o sagrado direito e, diante do Senhor, o dever de julgar os próprios súditos.

No curso dos séculos, a Igreja, em matéria matrimonial, adquirindo consciência mais clara das palavras de Cristo, entendeu e expôs mais profundamente a doutrina da indissolubilidade do sagrado vínculo do matrimônio, elaborou o sistema das nulidades do consenso matrimonial e disciplinou mais adequadamente o processo judicial nessa matéria, de modo que a d i sc ip l ina eclesiástica fosse sempre mais coerente com a verdade de fé professada.

Tudo isso foi sempre feito tendo como guia a lei suprema da salvação das almas, já que a Igreja, como sabiamente ensinou São Paulo VI, é um desígnio divino da Trindade, pelo qual todas as suas instituições, embora sempre perfectíveis, devem tender ao fim de comunicar a graça divina e favorecer continuamente, segundo os dons e a missão de cada um, o bem dos fiéis, enquanto finalidade essencial da Igreja.

| Dom Alfredo SchafflerBispo Emérito de Parnaíba

Nas alegrias e nas tristezas ...

Consciente disso, dispus que se efetuasse a reforma dos processos de nulidade do matrimônio (...)”

Foi com estas palavras que o nosso Papa Francisco apresentou a reforma do processo da declaração de nulidade do matrimônio. Acrescentou que seja “sem prejuízo, contudo, do princípio da indissolubilidade do vínculo matrimonial”.

“É, pois, a preocupação pela salvação das almas que, permanecendo – hoje como ontem – o fim supremo das instituições, das leis, do direito, impele o Bispo de Roma a oferecer aos Bispos este documento de reforma”.

Com estas palavras o Papa Francisco está iniciando a orientação para a aplicação de

uma nova legislação canônica em vis ta da declaração de nulidade matrimonial que consta no documento “Mitis Iudex Dominus Iesus”, de 15 de agosto de 2015.

Já mais o Papa quis modificar a Palavra de Deus: “o que Deus uniu, o homem não separe” (Mt 19, 3-10). Na celebração do matrimônio são pessoas concretas, frágeis e limitadas que dentro de um contexto humano manifestam a vontade de se receberem como marido e mulher, nas alegrias e tristezas, na saúde e na doença, amando-se e respeitando-se até o fim da vida.

A lei canônica no cân. 1057 estabelece: “é o consentimento d a s p a r t e s l e g i t i m a m e n t e manifes tado ent re pessoas

juridicamente hábeis que faz o matrimônio; esse consentimento não pode ser suprido por nenhum poder humano”.

A lei suprema da Igreja foi e é sempre a salvação das almas. Assim, o Papa expressa com este documento a sua preocupação não para favorecer a nulidade dos matrimônios, mas a celeridade dos processos e uma justa simplicidade dos mesmos para que as pessoas que têm dúvidas sobre a validade do seu matrimônio não fiquem oprimidas pelas trevas das incertezas.

Ao longo desta séria que hora iniciamos, a partir deste número, vamos refletir o que significam esses elementos que constituem o conteúdo de um matrimônio válido.

Crédito:FabioBalbi

Diocese realiza Encontrode Comunicação em Parnaíba

“Marke t ing Ca tó l i co e Evangelização nas Redes Sociais” foi o tema do Encontro de Comunicação promovido pela Diocese de Parnaíba, no Centro de Treinamento Sagrada Família, entre os dias 21 e 24 de janeiro, com a participação dos agentes de comunicação das paróquias, padres e seminaristas, e a assessoria do bispo de Oeiras e Referencial da Pascom no Piauí, Dom Edilson Soares Nobre; Helder Felipe e Marcos Antonio, da Diocese

de Campo Maior. Na ocasião, o bispo diocesano Dom Juarez Sousa apresentou a Coordenação Diocesana da Pascom e orientou a escolha dos articuladores dos Zonais Sul I e Sul II.

Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação:

Pe. Paulo Sérgio – Assessor Eclesiástico

Alexandre C. Branco – Coordenador (Pastoral)

Celene Fontinele – Assessora (Mídias Sociais)

Zonal Sul IArt i cu ladores : An tôn io

S é rg i o e K a u a n M e d e i r o s (Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – Piripiri)

Zonal Sul IIA r t i c u l a d o r e s : L a é r c i o

Carvalho (Paróquia Santa Luzia – Luzilândia) e Leila Janne (Área Pastoral São João Batista – São João do Arraial).

Foto: Marcos AntônioDiocese de Campo Maior

Page 7: O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA … · 2020-03-17 · o informativo da caminhada do povo de deus da diocese de parnaÍba nº 118 | janeiro e fevereiro – 2020 • ano

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR 7

GIRO PELAS PARÓQUIAS

Na noite do últ imo dia 13/02, a Comunidade Menino Jesus de Praga da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios comemorou treze anos do Terço dos Homens. A festa ocorreu na comunidade onde se instalou o primeiro grupo na cidade. Com a Celebração da Palavra presidida pelo Diácono Pedro Rodrigues, um dos idealizadores do grupo, a comemoração iniciou com a recitação do Santo Terço e contou ainda com mais dois componentes

do grupo que participaram da implantação do naquela paróquia. Também foram lembrados os homens que foram membros do grupo, mas que já não estão mais em nosso convívio. Há mais de uma década, um grupo de homens se reuniu naquela comunidade para plantar uma pequena semente que gerou muitos frutos. Hoje há mais de 15 grupos e o coordenador diocesano, Raimundo Nonato, é de Piripiri.

A Paróquia São Sebastião fes te jou seu padroei ro , no último dia 20 de janeiro. Esse ano a Festa foi vivenciada pelos paroquianos com um motivo especial, a “Igrejinha

da avenida e do coração do povo”, celebrou 80 anos de vida e missão. A preparação para a grande festa começou em jane i ro de 2019, e fo i marcada pela visita da Capela

Jubilar em todas comunidades da paróquia. No dia da grande festa, após a procissão pelas ruas próximas à Igreja Matriz, a c o n t e c e u a C e l e b r a ç ã o Eucarís t ica, presidida pelo

bispo diocesano Dom Juarez S o us a , conce l eb rada pe lo pároco Frei Antônio Garcia, Frei Marcelo Cupertino, Frei Wellington Gomes, assistidos pelo Diácono Jurandir de Sousa.

Coleta para a Evangelização 2019No dia12/01, no sa lão paroquia l da Igre ja Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba, a Coordenação Diocesana dos Coroinhas preparou um café da manhã de acolhida ao seu

novo a s se s so r d iocesano , Diácono James Amaral. Logo em seguida, aconteceu a reunião da coordenação com o Diácono, com o objetivo de preparar o Jubileu Diocesano dos Coroinhas.

Foto: Terço dos Homens

Fotos: Celene Fontinele

Page 8: O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA … · 2020-03-17 · o informativo da caminhada do povo de deus da diocese de parnaÍba nº 118 | janeiro e fevereiro – 2020 • ano

O INFORMATIVO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS DA DIOCESE PARNAÍBA | Janeiro e Fevereiro – 2020 • ANO JUBILAR8

PRESTAÇÃO DE CONTAS Confira aqui alguns repasses do Governo Federal

para seu município referente ao mês de Fevereiro 2020MUNICÍPIOS FPM FUNDEB TOTAL

Batalha 2.140.623,23 1.821.055,96 3.961.679,19

Bom Principio do Piauí 1.689.856,67 882.996,73 2.572.823,40Brasileira 917.409,97 564.121,35 1.481.531,32Buriti dos Lopes 1.834.819,92 1.954.016,40 3.788.836,32Cajueiro da Praia 917.409,97 674.642,00 1.592.051,97Caraúbas do Piauí 917.409,97 524.761,89 1.442.171,86Caxingó 917.409,97 570.501,30 1.487.911,27Cocal 2.140.623,23 2.151.108,38 4.291.731,61Cocal dos Alves 917.409,97 542.152,33 1.459.562,30Domingos Mourão 917.409,97 408.763,60 1.326.173,57Esperantina 2.752.229,87 2.915.492,39 5.667.722,26Ilha Grande 917.409,97 800.328,45 1.717.738,42Joaquim Pires 1.529.016,61 1.165.433,24 2.694.449,85Joca Marques 917.409,97 593.614,75 1.511.024,72Lagoa de São Francisco 917.409,97 801.993,85 1.719.403,82Luís Correia 2.140.623,23 2.454.703,77 4.595.323,00Luzilândia 2.140.623,23 2.105.840,17 4.246.463,40Madeiro 917.409,97 1.189.140,04 2.106.550,01Matias Olímpio 1.223.213,27 1.001.077,40 2.224.290,67Milton Brandão 917.409,97 549.964,67 1.467.374,64Murici dos Portelas 917.409,97 935.320,02 1.852.729,99

Parnaíba 11.776.015,02 7.532.954,23 19.308.969,25Pedro II 2.752.229,87 2.919.422,38 5.671.652,25Piracuruca 2.140.623,23 1.668.507,13 3.809.130,36Piripiri 3.669.639,83 4.425.603,55 8.095.243.38São João da Fronteira 917.409,97 502.332,71 1.419.742,68São João do Arraial 917.409,97 1.061.697,38 1.979.107,35

Fonte: https://www42.bb.com.br/portalbb/daf/beneficiario.bbx

15ª Romaria da Terrae da Água do Piauí

A Comissão Regional da Romaria da Terra e da Água esteve reunida no dia 14/02, no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista, em Teresina, com o objetivo de articular as ações para a 15ª edição, que será sediada pela Diocese de Parnaíba, em julho de 2021, na cidade de Piripiri, e tem como tema: “Terra

e água direito sagrado” e lema: “Deus deu a terra aos seus filhos”. As atividades terão início na Arquidiocese de Teresina. No período de 02 de maio a 02 de julho deste ano, a Cruz da Romaria ficará no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, de onde sairá em peregrinação pelas dioceses do Piauí.