o imperialismo na américa latina

28
O Imperialismo na América Latina:

Upload: historiando

Post on 23-Jun-2015

5.183 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O imperialismo na américa latina

O Imperialismo na América Latina:

Page 2: O imperialismo na américa latina
Page 3: O imperialismo na américa latina

• Na época da expansão capitalista, os países da América já eram, em sua maioria, livres e independentes, portanto a atuação europeia foi de forma indireta. Os Ingleses exerciam, nesses países, um imperialismo indireto, por meio de empréstimos e acordos.

Page 4: O imperialismo na américa latina

• No final do século XIX, os EUA já dominavam algumas regiões do pacífico, além da China e do Japão. A base do imperialismo norte-americano era indireta, no entanto há casos de intervenções diretas na América Latina:

Page 5: O imperialismo na américa latina

• Cuba- Era a última colônia espanhola, muito lucrativa por causa do açúcar e do tabaco. Os EUA, embasados na sua ideologia “América para os americanos”, além disso, reagindo a suposto afundamento de um navio americano, entram em guerra com a Espanha, apoiando a independência de Cuba, foi chamada de “Guerra Hispano-Americana”.

Page 6: O imperialismo na américa latina

Guerra Hispano Americana:

Page 7: O imperialismo na américa latina
Page 8: O imperialismo na américa latina

• apoiando a independência de Cuba, foi chamada de “Guerra Hispano-Americana”. Os EUA ganham a guerra, e pedem a Cuba, como recompensa, a assinatura da Emenda Platt, que dava aos americanos série de vantagens, como baixas taxas alfandegárias, não serem submetidos as leis do país e a base militar de Guantánamo. Essa Emenda valeu até 1950.

Page 9: O imperialismo na américa latina
Page 10: O imperialismo na américa latina

• Armas do imperialismo norte-americano:• Possuíam muito capital a ser investido• Política do Big Stick, que afirmava que quando

as ações diplomáticas falhavam, usava-se a violência.

Page 11: O imperialismo na américa latina
Page 12: O imperialismo na américa latina

Big Stick:

Page 13: O imperialismo na américa latina

• Essa política foi adotada pelos estados unidos durante o governo de Theodore Roosevelt (1901-1909) que tinha como principal objetivo a intervenção política na América latina sempre que os interesses dos Estados Unidos estivessem em jogo.

Page 14: O imperialismo na américa latina
Page 15: O imperialismo na américa latina

• Doutrina Monroe, afirmava que “A América era para os americanos”. Essa politica tem como base a teoria de Monroe (" A América para os Americanos") uma alerta para as potências da Europa para que não venham intervir no futuro mercado consumidor americano

• Doutrina do Destino Manifesto, que dizia que era dever dos norte-americanos guiar os demais países da América à liberdade.

Page 16: O imperialismo na américa latina
Page 17: O imperialismo na américa latina
Page 18: O imperialismo na américa latina
Page 19: O imperialismo na américa latina

A Construção do Canal do Panamá:

Page 20: O imperialismo na américa latina
Page 21: O imperialismo na américa latina
Page 22: O imperialismo na américa latina
Page 23: O imperialismo na américa latina

• Um dos muitos exemplos do Imperialismo na América Latina foi caso do Panamá:

• Panamá- Era parte da Colômbia. Os EUA tentaram negociar com a Colômbia a construção de um Canal ligando o Mar do Caribe ao Oceano Pacífico, facilitando o comércio para os norte-americanos.

Page 24: O imperialismo na américa latina

• No entanto a Colômbia não quis. Então, os norte-americanos passam a incentivar e ajudar os cidadãos da região onde seria construído o canal a fazerem sua independência da Colômbia. Com a ajuda militar dos EUA, é criado o Panamá que como recompensa dá aos americanos o direito de construir o Canal do Panamá e explorá-lo.

Page 25: O imperialismo na américa latina
Page 26: O imperialismo na américa latina
Page 27: O imperialismo na américa latina
Page 28: O imperialismo na américa latina

• "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."

Martin Luther King•