o holocausto i a

14

Click here to load reader

Upload: luisant

Post on 23-Jun-2015

2.432 views

Category:

Spiritual


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Holocausto I A

11

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

• Quando chegou ao poder em 1933 Quando chegou ao poder em 1933 os nazis disseram aos alemães que os nazis disseram aos alemães que eles pertenciam a uma raça «pura» eles pertenciam a uma raça «pura» e, dessa forma, superior.e, dessa forma, superior.

• E que competia a Hitler conduzir E que competia a Hitler conduzir os alemães de volta às glórias do os alemães de volta às glórias do passado de onde descendiam dos passado de onde descendiam dos alegados cavaleiros Teutónicos.alegados cavaleiros Teutónicos.

• O modelo ariano estabelecido por O modelo ariano estabelecido por Hitler era um indivíduo louro, de Hitler era um indivíduo louro, de pele branca, alto e aspecto pele branca, alto e aspecto nórdico.nórdico.

• Competia ao Estado Nazi defender Competia ao Estado Nazi defender e incrementar os contingentes e incrementar os contingentes raciais «puros» do povo alemão.raciais «puros» do povo alemão.

Page 2: O Holocausto I A

22

• Para os nazis alemães, a família era Para os nazis alemães, a família era a chave do futuro da Nação.a chave do futuro da Nação.

• Foi proibida a publicidade a Foi proibida a publicidade a contraceptivos.contraceptivos.

• O aborto foi proibido e sancionado O aborto foi proibido e sancionado com pena de prisão de 15 anos.com pena de prisão de 15 anos.

• Foi emprestado dinheiro a casais Foi emprestado dinheiro a casais «saudáveis» para que tivessem «saudáveis» para que tivessem famílias numerosas.famílias numerosas.

• Milhares de mulheres foram Milhares de mulheres foram afastadas dos empregos para que afastadas dos empregos para que pudessem dedicar-se ao seu papel pudessem dedicar-se ao seu papel «natural»: as lides da casa, a «natural»: as lides da casa, a maternidade e o cuidar das maternidade e o cuidar das crianças.crianças.

• Um «Serviço Maternal» do Estado Um «Serviço Maternal» do Estado foi criado para apoiar as mulheres foi criado para apoiar as mulheres alemães nas tarefas familiares.alemães nas tarefas familiares.

O HOLOCAUSTOO HOLOCAUSTO

Page 3: O Holocausto I A

33

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

Page 4: O Holocausto I A

44

• A outra face das ideias raciais nazis era a existência de raças A outra face das ideias raciais nazis era a existência de raças inferiores,inferiores, como é o caso dos Judeus. como é o caso dos Judeus.

• Aproveitando a velha hostilidade contra a minoria judaica alemã, Aproveitando a velha hostilidade contra a minoria judaica alemã, os Nazis conduzem contra eles o desespero social da população:os Nazis conduzem contra eles o desespero social da população:

– Culpam os judeus de todos os males da AlemanhaCulpam os judeus de todos os males da Alemanha– Atribuem-lhes a autoria de uma conspiração mundial e do comunismoAtribuem-lhes a autoria de uma conspiração mundial e do comunismo– Consideram os judeus corruptos e violadoresConsideram os judeus corruptos e violadores– São vistos como responsáveis da decadência do povo alemãoSão vistos como responsáveis da decadência do povo alemão

O HOLOCAUSTOO HOLOCAUSTO

Page 5: O Holocausto I A

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

«O judeu forma o contraste mais marcante com o Ariano… Se os judeus estivessem sozinhos no

mundo, sufocavam na avareza e na corrupção. O judeu não possui a mínima capacidade para criar uma civilização pois o idealismo é-lhe e ser-lhe-á

sempre desconhecido.»O fim supremo do Estado racista deve ser o de

assegurar a conservação dos representantes da raça primitiva, dispensadora da civilização que faz a beleza e

o valor moral de uma humanidade superior (…).O Estado racista terá preenchido o seu papel

supremo de formador e educador quando tiver gravado no coração da juventude, o espírito e o sentimento de raça. É preciso que nenhum rapaz ou rapariga possa

deixar a escola sem estar plenamente instruído sobre a pureza do sangue e a necessidade absoluta de o manter

puro.»

«Um dia virá em que será uma maior honra ter o título de cidadão do Reich, mesmo sendo varredor de ruas, que ser rei num Estado estrangeiro. E esse dia virá

certamente, porque, num período como o nosso, que se abandona à mistura de sangues, um país que faz

todos os esforços ao desenvolvimento dos seus melhores elementos raciais, deve fatalmente tornar-se

o patrão do mundo.» Hitler, Mein Kampf

Page 6: O Holocausto I A

66

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

• Os Judeus viviam espalhados por toda a Europa, em Os Judeus viviam espalhados por toda a Europa, em especial no centro e leste da Europa:especial no centro e leste da Europa:

Page 7: O Holocausto I A

77

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

• A perseguição nazi aos JudeusA perseguição nazi aos Judeus intensificou-se logo a partirintensificou-se logo a partirde 1933.de 1933.

• «O programa é claro. Ei-lo: «O programa é claro. Ei-lo: eliminação total, separação completa.eliminação total, separação completa. Que significa isto? Que significa isto? Significa não só eliminar os judeus da economia alemã, eliminação que merecem Significa não só eliminar os judeus da economia alemã, eliminação que merecem pelos seus crimes e incitamentos à guerra e ao assassinato. Isto significa muito mais.pelos seus crimes e incitamentos à guerra e ao assassinato. Isto significa muito mais.

• Não se pode esperar que um alemão viva sob o mesmo tecto que os judeus Não se pode esperar que um alemão viva sob o mesmo tecto que os judeus (…). Por consequência, os judeus devem ser expulsos das nossas casas e bairros e (…). Por consequência, os judeus devem ser expulsos das nossas casas e bairros e devem ser alojados em ruas e em casas onde vivam uns com os outros e onde tenham devem ser alojados em ruas e em casas onde vivam uns com os outros e onde tenham o menor contacto possível com os alemães. É preciso assinalá-los e tirar-lhes o direito o menor contacto possível com os alemães. É preciso assinalá-los e tirar-lhes o direito de possuírem casas e imóveis na Alemanha (…).de possuírem casas e imóveis na Alemanha (…).

• Uma vez que viva num isolamento completo, este povo de parasitas Uma vez que viva num isolamento completo, este povo de parasitas empobrecerá pois, não pode nem quer trabalhar. Cairão todos na criminalidade empobrecerá pois, não pode nem quer trabalhar. Cairão todos na criminalidade conforme a disposição da sua raça. Mas ninguém acredite que nós poderemos conforme a disposição da sua raça. Mas ninguém acredite que nós poderemos presenciar tranquilamente uma tal evolução (…).presenciar tranquilamente uma tal evolução (…).

• Se tal acontecer, encontrar-nos-emos em face da dura necessidade de Se tal acontecer, encontrar-nos-emos em face da dura necessidade de exterminar a escória judaica da mesma maneira que temos por hábito exterminar os exterminar a escória judaica da mesma maneira que temos por hábito exterminar os criminosos no nosso Estado: criminosos no nosso Estado: pelo fogo e pela guerra.pelo fogo e pela guerra. O resultado será o O resultado será o desaparecimento efectivo e definitivo do Judaísmo na Alemanha, a sua destruição desaparecimento efectivo e definitivo do Judaísmo na Alemanha, a sua destruição total.»total.»

Artigo em Jornal NaziArtigo em Jornal Nazi

Page 8: O Holocausto I A

88

• Em 1935 são promulgadas Em 1935 são promulgadas as leis anti-semitas de as leis anti-semitas de Nuremberga:Nuremberga:

• Os judeus são expulsos dos Os judeus são expulsos dos seus empregos na seus empregos na administração pública,administração pública,da justiça, do ensino, da da justiça, do ensino, da medicina, da cultura.medicina, da cultura.

• As crianças alemãs As crianças alemãs judaicas são expulsas do judaicas são expulsas do sistema de ensino público.sistema de ensino público.

• Por toda a Alemanha Por toda a Alemanha surgem cartazes: «NÃO surgem cartazes: «NÃO QUEREMOS CÁ JUDEUS»QUEREMOS CÁ JUDEUS»

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

Page 9: O Holocausto I A

99

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

• São proibidos todos os São proibidos todos os casamentos e simples contactos casamentos e simples contactos sociais entre alemães arianos e sociais entre alemães arianos e alemães de origem judaica.alemães de origem judaica.

«Firmemente convencido que a pureza do sangue alemão (superior ao de todas as outras raças) é condição primordial da duração futura do povo alemão e animado da vontade inquebrantável de assegurar a existência da nação alemã pelos séculos vindouros, o Reichstag adoptou, por unanimidade, a lei seguinte:

Artº1- São interditos os casamentos entre judeus e cidadãos de sangue alemão….Todo o infractor será punido com trabalhos forçados.

Artº3- Os judeus não podem empregar no serviço doméstico mulheres de sangue alemão de idade inferior a 45 anos.

Cartaz dela: Sou a maior das porcas. Só me deito com judeus!

Cartaz dele: Jovem judeu. No meu

quarto só recebo raparigas alemãs!

Page 10: O Holocausto I A

1010

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

• Os judeus são acusados de Os judeus são acusados de explorarem os alemães e de explorarem os alemães e de transferirem os seus lucros transferirem os seus lucros para o estrangeiro.para o estrangeiro.

• É incentivado o boicote às É incentivado o boicote às empresas pertencentes a empresas pertencentes a judeus ou que empregam judeus ou que empregam judeus.judeus.

• O lema é: «Os alemães não O lema é: «Os alemães não compram nas lojas dos compram nas lojas dos judeus»judeus»

Page 11: O Holocausto I A

1111

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

• 9 e 10 de Novembro de 1938: kristalnach (Noite dos Vidros Partidos)

• Por toda a Alemanha são atacadas e incendiadas mais de mil Sinagogas e detidos 30 mil judeus.

Page 12: O Holocausto I A

1212

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO

• Após o início da guerra no Após o início da guerra no leste da Europa, é feito o leste da Europa, é feito o realojamento dos judeus em realojamento dos judeus em Guetos e o confisco de Guetos e o confisco de bens/propriedades.bens/propriedades.

• Um dos mais importantes Um dos mais importantes Guetos foi o de Varsóvia, onde Guetos foi o de Varsóvia, onde foram realojados e isolados foram realojados e isolados dezenas de milhares de dezenas de milhares de judeus.judeus.

Page 13: O Holocausto I A

1313

O HOLOCAUSTOO HOLOCAUSTO

• Obrigação dos judeus colocarem uma estrela de David (de Obrigação dos judeus colocarem uma estrela de David (de

cor amarela) na roupa, como forma fácil de identificaçãocor amarela) na roupa, como forma fácil de identificação..

• Em breve a estrela tornar-se-ia um símbolo de humilhação Em breve a estrela tornar-se-ia um símbolo de humilhação e perseguição.e perseguição.

Page 14: O Holocausto I A

1414

OO HOLOCAUSTOHOLOCAUSTO• Para além dos judeus, outros grupos perseguidos usavam símbolos Para além dos judeus, outros grupos perseguidos usavam símbolos

identificativos quando se encontravam nos campos de internamentoidentificativos quando se encontravam nos campos de internamento

▼ ▼ AmareloAmarelo – usado pelos judeus.– usado pelos judeus.

▼ ▼ VermelhoVermelho – usado por dissidentes políticos, comunistas, sociais – usado por dissidentes políticos, comunistas, sociais -- democratas, anarquistas, etc. democratas, anarquistas, etc.

▼ ▼ VerdeVerde – usado por criminosos de delito comum.– usado por criminosos de delito comum.

▼ ▼ PúrpuraPúrpura – usado por objectores de consciência e Testemunhas – usado por objectores de consciência e Testemunhas de de Jeová. Jeová.

▼ ▼ AzulAzul – usado por prisioneiros políticos estrangeiros como foi o – usado por prisioneiros políticos estrangeiros como foi o caso caso dos espanhóis anti – franquistas e deportados. dos espanhóis anti – franquistas e deportados.

▼ ▼ CastanhoCastanho – usado por ciganos– usado por ciganos

▼ ▼ NegroNegro – usado por anti-sociais (lésbicas, alcoólicos, deficientes).– usado por anti-sociais (lésbicas, alcoólicos, deficientes).

▼ ▼ RosaRosa – usado por homosexuais.– usado por homosexuais.Continua…Continua…