o grande jornal nº72

12
O Grande Jornal Imbituba, 14 de março de 2012 Exemplar: R$2,00 Nº 72 ANO 2 Jornal Semanal CONSTRÓI FERNANDO PARAÍBA TECNOLOGIA CRISPIM Salário Materni- dade: empregada, faça valer a pena os seus direitos /10 Pesquisa mostra que ideias surgem quando não estamos fazendo nada. /11 Os últimos aconte- cimentos políticos destacados na visão do radialista. /02 ChÁ dE SiNcErIdAdEs Segredos: O que di- zem sobre quem os guarda e quem os revela? /07 CDL.: Grande palestra do Grupo Seu Chico promovida pela CDL /09 SE EU FOSSE O PREFEITO DE IMBITUBA Entrevista com Amauri Castro, cantor e compositor que registrou a memórias em canções./04 (48) 3255-0172 DESTAQUE INCÊNDIO.: Vizinhança é prejudicada por incêndio em terreno baldio na Vila Nova. /03 CURTI.: Os maiores destaques das re- des sociais pelo Grande Jor- nal /06 OPERADORA PORTUÁRIA 3255-3094

Upload: grande-jornal

Post on 24-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Grande Jornal Nº72

TRANSCRIPT

Page 1: O Grande Jornal Nº72

O Grande JornalImbituba, 14 de março de 2012 Exemplar: R$2,00

Nº 72ANO 2

J o r n a l S e m a n a l

CONSTRÓI

O Grande JornalFERNANDO PARAÍBATECNOLOGIACRISPIM

Salário Materni­dade: empregada, faça valer a pena os seus direitos /10

Pesquisa mostra que ideias surgem quando não estamos fazendo nada. /11

Os últimos aconte­cimentos políticos destacados na visão do radialista. /02

ChÁ dE SiNcErIdAdEsSegredos: O que di­zem sobre quem os guarda e quem os revela? /07

CDL.:

Grande palestra do Grupo Seu Chico promovida pela CDL /09

SE EU FOSSE O PREFEITO DE IMBITUBAEntrevista com Amauri Castro, cantor e compositor que registrou a memórias em canções./04

(48) 3255-0172

DESTAQUE

INCÊNDIO.:

Vizinhança é prejudicada por incêndio em terreno baldio na Vila Nova. /03

CURTI.:

Os maiores destaques das re-des sociais pelo Grande Jor-nal /06

OPERADORA PORTUÁRIA3255-3094

Page 2: O Grande Jornal Nº72

02 O GRANDE JORNAL14 de março de 2012 POLÍTICA

Jornalismo é como se fosse um fio, que liga as pessoas ao mundo.‘‘

Calebe Lamonier

TIRINHAS DE HUMOR >>

[[ charge ]]

Expediente

GJO Grande Jornal Editora

LTDA - ME.

CNPJ11.870.801/0001-24

EndereçoRua: Elza Maria Pereira

Pittigliani, 184 - Vila Nova Alvorada. Imbituba - SC

CEP: 88780-000

Telefone(48) 3255-1063

Diretor Geral e Jornalista

ResponsávelFernando Carvalho

[email protected]

DiagramaçãoLucas Francisco Gonçalves

[email protected]

Departamento Comercial: Kaká Siqueira

[email protected]

Editora ChefeAnny Caroline Siqueira

de [email protected]

ColaboradoresCarlos Alberto Crispim; Luiz Antonio; Luiz Otávio; Beth

Ferreira e UNIASSELVI, Carla Gabriela dos Santos.

Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e

Garopaba.

GráficaAlternativa Gráfica

Tiragem1000 exemplares

Acesse o nosso siteWWW.GRANDEJORNAL.COM.BR

Visão Política

Por: Fernando [email protected]

A fala de Dorlin Nunes

O vereador Dorlin Nunes Júnior foi à tribuna da Câmara falar sobre um novo jornal que surgiu na cidade. Segundo o próprio, esse veículo vem atacando o mu-nicípio e suas autoridades, porque por trás há um interes-se político. O vereador acrescentou que o dono do jornal se diz advogado, mas não tem registro. Disse ainda que o senhor Paulo Von vai ter muitas idas ao Fórum, pois depois dos ataques às pessoas de Imbituba, duvida que o mesmo não seja acionado na Justiça. O vereador recebeu o apoio de Jaison Cardoso que é vice-presidente da Casa do Povo. Foi muito corajoso o nobre edil que saiu em defesa do governo do qual é líder.

Homenagem ao Major Eval-do e Sargento Robson

O comandante da polícia militar de Imbituba, Evaldo Hoffmam junto com o Sargento Robson, recebeu uma moção da Casa do Povo pelos relevantes serviços prestados a comunidade imbitubense. A homenagem aconteceu na última sessão dia 12 de março e contou com a presença de amigos e familiares dos homenagea-dos. Parabéns a esses cidadãos que lutam para oferecer segurança à população. Homenagem justa.

Grande doação no Ciranda da Cidade

O programa Ciranda da Cidade da emissora Ban-deirantes de Imbituba mostrou toda sua força e audiên-cia no último dia 12. O seu apresentador iniciou uma campanha para comprar uma lupa que custa 1.950 reais, o melhor que aconteceu foi que a jovem fez um apelo muito emocionante, e conseguiu o dinheiro para comprar uma lupa ainda mais adequada para ela. Que tem só 10º/ da visão. O povo fez um esforço e levou a doação, sem citar nomes, registro meus agradecimentos a todos. Para-béns a jovem que sonha um dia ser advogada.

E Reforma do Beto?Prefeito ainda não definiu os nomes que farão

parte da nova reforma do governo. Vamos aguardar a saída dos secretários que disputarão a eleição. “Tocando em frente” como diz a modinha do Almir Sater.

QR CODE >>Utilize um aplicativo de lei-

tura de códigos QR em seu Smart-phone e acesse o conteúdo online do Grande Jornal através do códi-go ao lado. Essa é mais uma novi-dade do Grande Jornal para você!

Page 3: O Grande Jornal Nº72

03O GRANDE JORNALIMBITUBA 14 de março de 2012

INCÊNDIO >>Vizinhança é prejudicada por incêndio em terreno baldio

NO TIC -TAC DA VIDApor Almir Martins

AnáliseAmanhece

Boca amargaCafé sem doce

E lá vai ele matar um leão.Assim é o dia.

Anoitece.

O corpo está limpoChiclete na boca

E lá vai ele caçar uma leoaAssim é a noite.

São os mesmos seus dias

Tantos Josés, tantas MariasProcessos, luta e dinheiro,

Trajeto rotineiroDo rico e do pobre.

Assim é cada noite:

Tem sono, reza e açoiteNa boca tem carne

E mortes nas “bocas”Quem diz é a sorte.

Redação GJ

No último do-mingo (11), o Corpo de Bombeiros de Im-bituba esteve por volta das 17:00 horas aten-dendo ocorrência de incêndio em Vila Nova, na Rua Laercio Ramos Medeiros, próxima ao Posto Trevo Sul.

Segundo relatos dos moradores prejudi-

cados e ameaçados pelo fogo, o proprietário do terreno baldio ateou fogo no matagal provo-cando muito transtorno aos moradores.

Um dos residen-tes do local, preocu-pado com a possibili-dade de se incendiar a casa onde mora, ligou para os bombeiros, que prontamente atenderam a ocorrência.

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca de Imbituba / 2ª Vara

Rua Ernani Cotrin, 643, Prédio, Centro - CEP 88.780-000, Imbituba-SC - E-mail: [email protected]íza de Direito: Claudia Ribas Marinho

Chefe de Cartório: Camila Alexandre de Oliveira

EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS - COM

PRAZO DE 30 DIASUsucapião nº 030.11.004773-7

Autor: Marcio José Cristiano

Citando(a)(s): RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS Descrição do(s) Bem(ns):Imóveis: Um lote urbano localizado na Rua 14 de Julho, Barra de Ibiraquera, Imbituba-SC, com área to-tal de 367,85m², com as seguintes medidas e confrontações: a nordeste medindo 12,00m confronta com Hugo Leonardo Kirsch; a sudoeste medindo 12,00m confronta com Rua 14 de Julho; a noroeste medindo 31,23m confronta com Rogerio Roldão Pa-checo; a sudeste medindo 30,96m confronta com Adevirgem Terezinha Razena. *. Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos even-tuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fa-tos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Imbituba (SC), 09 de fevereiro de 2012.

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca de Imbituba / 2ª Vara

Rua Ernani Cotrin, 643, Prédio, Centro - CEP 88.780-000, Imbituba-SC - E-mail: [email protected]

Juíza de Direito: Naiara BrancherChefe de Cartório: Camila Alexandre de Oliveira

EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS INTERESSADOS - COM

PRAZO DE 20 DIASUsucapião nº 030.11.000886-3

Autor: Maria Margarete Brum Martins e outro

Citando(a)(s): Réus eventuais, incertos e não sabidos.Descrição do(s) Bem(ns):Imóveis: Imóvel urbano localizado na Rua São Jorge, Campo D’Una, Araçatuba, Imbituba/SC, medin-do 608,854m² com as seguintes confrontações: a Nordeste es-tremando com terras de Valdy Alves Moreira, medindo 42,40m; a Sudeste estremando com a estrada Municipal, medindo 14,40m; a Sudoeste estremando com a Rua São Jorge, medindo 42,00m; a Noroeste estremando com a Rua São José, medindo 14,50m. *. Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos even-tuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fa-tos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei.Imbituba (SC), 01 de março de 2012.

EDITAL EDITAL

FOTO

S EN

VIA

DA

S PO

R M

OR

AD

OR

Page 4: O Grande Jornal Nº72

04 O GRANDE JORNAL ENTREVISTA14 de março de 2012

ENTREVISTA COM AMAURI CASTRO

Por Fernando Carvallho

65 anos, cantor e compositor imbitubense que registrou a memória da cidade em suas canções.

GJ – Qual foi seu primeiro emprego?

Foi com 17 anos viajando nos navios da siderúrgica. Viajei pelo Brasil, Estados Unidos e Argentina.

GJ – Conte-nos al-guma história en-graçada que ocor-reu durante suas viagens.

Em uma viagem pela América, pe-gamos um temporal muito forte.

Quando nosso navio chegou ao Por-to, não tínha mos nem corda para amarrá-lo ao convés. O mar levou tudo, menos a tripulação.

Teve um rapaz que pensamos que morreu, mas ele ficou com tanto medo que se escondeu por dois dias (risos). Já tín-

hamos até feito ora-ção pelo corpo dele.

GJ - Quanto tempo o senhor trabalhou no Porto?

Por 17 anos. No navio foram mais nove anos de tra-balho ligado ao mar. Foi uma época boa, a maioria pessoas de bem.

Não dá nem para citar os amigos que tive, pois posso com-eter o pecado de de-ixar de citar alguém. De vez enquanto nos encontramos.

GJ – Quando o sen-hor começou a com-por músicas?

Desde a época do navio. Aprendi a tocar violão quando tinha 18 anos com um cara do Norte. Naquela época a vida

era mais tranquila, sem nenhuma tecno-logia, passávamos o tempo cantando e tocando nos bares. Quando o pessoal sa-bia que eu estava to-cando, largavam tudo e iam me ouvir.

Era a diversão da época. Um dia, enquanto eu tocava, chegou o Nivaldo Lentz, um locutor da época, que me convi-dou para tocar no pro-grama dele. Daí para frente eu comecei a frequentar a rádio, o Manoel Martins tam-bém me convidou...

GJ – O senhor já to-cou no Chalé 4?

Sim, lá era a residência de Chico Catão, ele era um cara romântico. Eu mandava umas músi-cas do Nelson Gon-

çalves ele ia ao delírio (risos).GJ – E para o João Rimsa?

Apresentei-me na casa dele também para ele e a dona Ân-gela. O seu Manoel Martins que me levou lá.

GJ – Como surgiu a música: “se eu fosse o prefeito de Imbi-tuba...”?

Foi feita para ser um samba de car-naval. Isso em 1970. Eu vejo pessoas jo-vens cantando e fico muito feliz, pois já fa-zem mais de 40 anos. É muito interessante.

Foi uma can-ção marcante, eu envolvi coisas que mechem com a ci-dade, a memória das coisas boas. Eu citei o “bondinho”

na música, porque eu andei num no Rio de Janeiro e pensei o quanto seria bom ter em Imbituba. Na mesma época fiz uma marchinha de carna-val em homenagem ao “Pitiriba” um ra-paz que tomava umas cervejinhas comigo (risos). Tem gente que pensa que essa músi-ca do “se eu fosse o prefeito de Imbituba” foi a primeira que eu fiz, mas não. Eu es-crevi a “Garota do Paes Leme”, moça do cabelo comprido.

GJ – O senhor fez uma homenagem a dona Liduína, vó do prefeito?

Sim, escrevi uma música sobre ela que fez bastante sucesso. Ela viveu mais de 100 anos.

GJ – Como surgiu a música do Boteco do Dinda?

Nós tocávamos muito lá domingo de manhã. Eu, o falecido Quibilo, o João Mi-neiro, o Dinda e mais uma rapaziada.

GJ – O senhor nun-ca quis se envolver com política?

Chamaram-me muitas vezes, mas eu não quis. Eu fico em cima do muro. Con-heço muito bem essa turma toda e prefiro ser amigo de todos.

GJ – Deixe uma mensagem para os imbitubenses.

Imbituba é um lugar maravilhoso que cresce cada vez mais. Agradeço a oportunidade de ce-der entrevista.

Page 5: O Grande Jornal Nº72

05O GRANDE JORNALENTREVISTA 14 de março de 2012

Este ano, completará 25 anos da chuva de pedra que devastou nossa pequena cidade açoriana. Abaixo, música de Amauri Castro, que resume o sentimento dos nativos da época.

“Era 13 de julho, uma segunda-feira...”...o sol era quente, era uma torreira.

Era um dia bem abafado, cinco horas da tarde o céu ficou numa escuridão, começou caindo pedrinhas no chão,

depois foi aquele resultado...A nossa sorte é que o gelo desceu picado, se fosse em barra não era só o telhado, a nossa cabeça quebrava

também...“Só peço à Deus, que aquilo não mais ocorra, se acontecer que ele me so-corra, porque da Imbituba eu não vou

me mudar.”

Page 6: O Grande Jornal Nº72

06 O GRANDE JORNAL FACEBOOK14 de março de 2012

Aniversáriou no último sábado (10) o jovem Guilherme Ramos (ao centro). Comemorou ao lado da namorada, familiares e amigos. (Via Tamiris Pereira).

Relíquia digital: Turma do Chaves em época áurea. Marcou a infância de boa parte dos “facebookeiros” e até hoje arranca sorrisos com as mesmas piadas.

Essa é boa! Parece que algumas pessoas precisam rever princípios

Sábado a noite tem formatura!

(Via Idheal Gestão Empresarial).

Page 7: O Grande Jornal Nº72

07O GRANDE JORNALCOLUNISTAS 14 de março de 2012

Descomplicando o IR: como tornar a tempo-

rada mais simples?“A coisa mais complicada de entender no mundo é o imposto de

renda”. A frase é do cientista alemão Albert Einstein.Se até ele, com toda sua genialidade, tinha essa impressão a res-

peito do tributo, imagine a população em geral, que ano a ano tem de sepa-rar documentos e mais documentos e parte do tempo para prestar as contas com o leão? Que tal, então, descomplicar a temporada? Dicas para facilitar a prestação de contas, para evitar erros, correria e atropelos, seguem al-gumas dicas para uma temporada de prestação de contas mais simples e sem dores de cabeça. Separe os documentos necessários para a declaração: Tenham em mãos os informes de rendimentos, recibos de despesas médi-cas e com educação, CPF dos dependentes, lista de aluguéis recebidos e dados dos imóveis alugados, informes de rendimentos bancários e aplica-ções financeiras etc. Estes documentos possuem informações importantes e necessárias para o preenchimento da declaração.

Atenção ao preenchimento: Erros de digitação envolvendo va-lores e documentos são os mais comuns e podem fazer a declaração ficar retida. Entre os principais erros, está não informar o CNPJ das fontes paga-doras no campo apropriado e declarar valores diferentes dos constantes no comprovante de rendimentos fornecido pela fonte pagadora. Informe todos os rendimentos recebidos: Não se esqueça do salário, dos rendimentos com aluguéis, aposentadoria etc. É importante, inclusive, se lembrar da obriga-toriedade de informar também os rendimentos de todos os dependentes relacionados na declaração, mesmo quando estes não estão obrigados a declarar.

Atenção às deduções permitidas por lei: Fique atento aos limites permitidos em cada uma delas e informe na declaração apenas deduções de despesas amparadas por documentos que comprovem o gasto. Despesas médicas são ilimitadas, mas despesas com educação têm, este ano, o limite anual de R$ 2.958,23 por titular e cada um de seus dependentes. O fato de declarar um dependente também permite a dedução de R$ 1.889,64 por dependente declarado.

Teste os diferentes modelos de declaração: Ao contribuinte que possui muitas despesas dedutíveis, talvez seja mais vantajoso optar pelo modelo completa da declaração, já que o modelo simplificado tem um limite de dedução de R$ 13.916,36. Na dúvida, compare os modelos antes de enviar o documento. O próprio sistema da Receita permite essa com-paração.

Não deixe para a última hora: Quanto antes à declaração for preenchida, menores as chances de erro e de atraso no envio, que podem levar ao pagamento de multa no valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, as declarações são analisadas por ordem de entrega, ou seja, o quanto antes você entregar, antes receberá a restituição, caso tenha direito. Declarações entregues por meio eletrônico e por idosos com mais de 60 anos têm prio-ridade.

Procure ajuda especializada: Saber o que pode e deve ser informa-do em cada campo exige um pouco mais de conhecimento. Na dúvida, peça ajuda! Mas atenção na hora de escolher o profissional: pesquise, busque referências e não se baseie apenas no preço. Uma escolha errada pode, ao invés de facilitar, dar muita dor de cabeça. Faça sua Declaração de Imposto de Renda conosco – www.lantonios.ecn.br – [email protected]

O que os segredos dizem sobre nós mesmos?

Tem gente que diz: “Minha vida é um livro aberto”. Mas cientificamente, todos nós temos segredos (grandes e pequenos) não revelados, por variados motivos.

Às vezes é bom guardar se-gredo. Por

outro lado, existem alguns que sufocam as pessoas. Há varia-dos tipos de segredos e às vezes eles podem ser muito simples. Um exemplo é o “segredo profissional”. Você sabe guardar segredo no seu trabalho? Tem gente que sai levando tudo de um departa-mento para o outro, provocando mal es-tar geral. Se você não sabe guardar esse tipo de segredo, aprenda. Agora, tem daqueles que enquanto você não desabafar com quem confia, vai fazer muito mal para o seu coração, lhe causando estresse

emocional.Você sabia que

existe um cara chama-do Frank Warren que conhece os segredos de milhares de pessoas e os revela a todo o mun-do através da internet?

“O segredo é a alma do negócio” ser-viu como uma luva para este americano, afinal seu projeto o transformou em um dos maiores conhece-dores da essência hu-mana na atualidade, ca-paz de fazer frente aos mais experientes psi-canalistas. Realmente, os humanos podem ser melhores estudados quando são sinceros.

O blog de Frank, o “Post Secret”, funcio-na de maneira simples:

anônimos de todo o mundo escrevem seus segredos mais pertur-badores em cartões-postais endereçados a Frank.

Não há nenhum tipo de restrição ao con-teúdo das mensagens, apenas devem atender aos requisitos de serem verdadeiras e nunca terem sido relevadas a ninguém. Os segredos variam de inofensivos desabafos – tais como paixão pelo namorado da amiga ou o ódio pelo chefe – até confissões de crimes sexuais.

O que me faz crer que um segredo guar-dado diz muito sobre quem o guarda é esse tipo de post no blog de Frank: um homem

branco confessa ter dis-pensado o corretor de seguros, com quem por 5 anos fez negócios, apenas por descobrir que ele era negro. Num outro, um conselheiro de pessoas com distúr-bios mentais admite se assustar com a semel-hança existente entre os próprios problemas e de seus pacientes.

Segredos as ve-zes são segredos porque são imperfeitos, nos envergonham. Mas as vezes segredos são se-gredos porque ninguém precisa saber e você não precisa desabafar. O silêncio é ouro, a fala é prata, porque é bem difícil ser uma pessoa sensata e manter a boca fechada na hora certa.

Page 8: O Grande Jornal Nº72

08 O GRANDE JORNAL UNIASSELVI14 de março de 2012

ROÇA GRANDE - IMBITUBA - SC

INFORMATIVOINSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO

Pós Graduação é no IEPO Polo de Iep Imbituba lançou a grande novidade desse início de semestre,o novo curso de pós-graduação em Licenciamento Ambiental. As aulas

teve início no dia 15 de fevereiro onde os encontros presenciais acontecem nas 4ª e 5ª com 10 meses de duração o curso, sendo conduzido por Professores Mestres ou Doutores. Outra opção de curso é a Psicopedagogia Clinica e Institucional que inicou suas atividades no dia 05 de março. E não para por ai

novos cursos serão ofertados a partir de abril no IEP em parceria com a Uniasselvi.

Page 9: O Grande Jornal Nº72

09O GRANDE JORNALCDL 14 de março de 2012

Este Anúncio foi autorizado propositalmente desta maneira.

Grande palestra do Grupo Seu ChicoPara festejar os 33 anos

de realizações e história da Câ-mara de Dirigentes Lojistas de Imbituba, será realizada no dia 15 de março, no Imbituba Atlé-tico Clube, a pa lestra A Incrível Arte de Vender 2, apresentada pelo grupo Seu Chico Teatro e Treinamentos, seguida de co-quetel.

O grupo já se apresen-tou no último aniversário da entidade e traz a continuação de uma palestra que foi sucesso entre as mais de 300 pessoas que a assistiram.

Com o formato semel-hante ao espetáculo anterior, a apresentação traz em seu con-teúdo novas situações voltadas

aos temas: rela cionamento, atendimento e vendas.

A principal aborda-gem deste espetáculo ilustra as competências que representam diferenciais numa profissão e que podem ser determinantes no resultado de uma negocia-ção.

O comprometimento

pessoal com a profissão, com a empresa e com o ambiente so-cial é um dos temas pertinentes nesta palestra, representada por atores que conduzem a platéia a importantes reflexões.

De acordo com o presi-dente da CDL, Custódio Juve-nal Pacheco, o objetivo é pre-sentear os associados com uma

palestra de sucesso e, principal-mente, gratuita.

“Buscamos sempre temas voltados à classe lojista que, além de entreter seja de bom aproveitamento ao dia a dia do comércio esperamos, mais uma vez, agradar a todo o público”, destaca.

Música, arte e interpre-

tações diversas são alguns dos diferenciais do espetáculo, que transportam a platéia para um ambiente descontraído e diver-tido, motivando profissionais e equipes para o sucesso em seus negócios.

As inscrições já estão abertas na CDL Imbituba. As vagas são limitadas.

Page 10: O Grande Jornal Nº72

10 O GRANDE JORNAL DESTAQUE14 de março de 2012

SALA COMERCIAL P/ ALUGARCENTRO

SALAS COMERCIAIS - Centro Empre-sarial Baleia Franca. Av. Beira Mar. Sala 1 de esquina R$ 900,00 e Sala 2 ao lado R$ 650,00

P/ VENDER / VILA NOVA2 SALAS COMERCIAS perfazendo um total de 264,62m2 de área construída, móveis e utensílios para o funcionamento de bar e cancha de bocha inclusos c/ cozinha equipada, fogão industrial (sem uso) balcões de granito, exaustor. Projeto aprovado para construção no 2º piso. Lo-calizadas na Rua Rogério Tavares atrás do Mercado Reús. R$ 180.000,00 à vista.

AP P/ ALUGAR / CENTROAPARTAMENTO nº 03 c/ 2 quartos, sala, cozinha, wc e lavanderia, localizado na Av.Santa Catarina, 176, próximo ao Sindi-cato dos Estivadores. R$ 450,00

CASAS P/ VENDER / CENTROCASA DE ALVENARIA- c/ churrasqueira, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, dispensa, 2 wcs, próxima ao Fórum. R$ 298.000,000.

GUAIUBACASA DE ALVENARIA – c/ 7 quar-tos, sendo 1 suíte, 3 wcs, 2 cozinhas, 1 sala, churraqueira e área de serviço. R$ 270.000,000.

VILLAGECASA MISTA ANTIGA- terreno c/ 561m2, c/ uma construção de 6 x 8 localizada na Rua 21 de Junho, próxima a quadra de tê-nis. R$ 120.000,00.CASA DE ALVENARIA- 2 pisos, 3 quar-tos, sendo 1 suíte, banheiro social, gara-gem coberta p/ dois carros, sala de estar, sala de jantar e sala de TV, terreno com aprox. 600m2, casa c/ 200 m2, área de serviço e mesanino. Obs. Cozinha com armários embutidos ficam na casa. Obs. Localizada depois da quadra de tênis. R$ 240.000,00

NOVA BRASÍLIACASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha e banheiro c/ aprox. 112m2.

Terreno medindo aprox. 14x26= 364m2. Rua Cônego Itamar Luiz da Costa nº 550, próxima ao Mercado Imperatriz. Obs. Re-cibo de Compra e Venda. R$ 350.000,00.CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, sala, cozinha, wc, churrasqueira e garagem p/ 2 carros medindo 35x7. Mais 2 peças sendo 1 wc e 1 quarto medindo: 7x14. Terreno medindo 12 x 30 = 375m2, localizada na Rua: Manoel José Espíndola, s/nº, próxi-ma ao Mercado São Jorge. R$ 80.000,00

VILA NOVACASA DE ALVENARIA - Área de Serviço, banheiro, cercada com muro, cozinha, edícula, garagem, lavanderia, 2 andares, 3 quartos, 1 suíte, sala de estar, sala de jan-tar. Rua do Sindicato nº 133, atrás do Bit Gás, próxima a Padaria Aurora. Escritura Pública. Área do Imóvel: 150m2. Área do terreno: 360m2. R$ 165.000,00 CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha wc e área de serviço. Próx-ima a Igreja Católica, Praça da Vila. Ao lado do Vila Nova Atlético Clube. Terreno medindo 8x36=288m2. R$ 100.000,000.CASA MISTA – c/ 3 quartos, 2 banheiros, cozinha em alvenaria. Localizada na Rua Expedicionário, nº 340, próxima ao ex depósito do Candemil, em frente ao salão de beleza Érika. R$ 85.000,00 Escriturada e Averbada.CASA DE ALVENARIA – área construída 63m2 sendo 7x9m, c/ 3 quartos, 1 ban-heiro, sala, cozinha, garagem e 1 canil. Terreno medindo 12x25m= 300m2. Rua Rui Barbosa, 80. Atrás da Garagem do Amarelinho. Tem Escritura Pública. R$ 70.000,00.CASA DE ALVENARIA - Área de Serviço, banheiro, cercada com muro, cozinha, edícula, garagem, lavanderia, 2 andares, 3 quartos, 1 suíte, sala de estar, sala de jan-tar. Rua do Sindicato nº 133, atrás do Bit Gás, próxima a Padaria Aurora. Escritura Pública. Área do Imóvel: 150m2. Área do terreno: 360m2. R$ 165.000,00

ITAPIRUBÁCASA DE ALVENARIA - 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem. 80m2. Mar Lado Norte. R$ 300.000,00.

ALTO ARROIO

Classificado de ImóveisRoel Ruiz corretor de imóveis CRECI 7795 SC

(48)3255-0171 / 9982-7326

CASA DE ALVENARIA - aprox. 170m2, c/ 3 quartos, sala e cozinha conjugada, área de serviço, 2 wcs, churrasqueira, garagem p/ dois carros, varanda em volta da casa e dependência com aprox. 30m2. Terreno mede 19x41,70m=792m2. Re-cibo de Compra e Venda. R$ 150.000,00. Condições a combinar. Aceita carro no val-or até R$ 25.000,00, apartamento no RS.

VILA SANTO ANTONIOCASA DE ALVENARIA COM LAGE 2 pisos - 4 quartos sendo, 1 suíte, sala de estar, sala de jantar, sala de tv, cozinha pré moldada, área de serviço medindo + ou - 200m2, churrasqueira e garagem. Ter-reno mede aprox. 12 x 40= 480m2. Com Escritura Pública. R$ 300.000,00

TERRENOS P/ VENDERITAPIRUBÁ

TERRENO no Lote 16 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escri-tura Pública. TERRENO no Lote 15 esquina depois da Quadra 23/A Setor A. Loteamento Bal-neário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 70.000,00. Com Escritura Pública.TERRENO próximo a Associação da Caixa Econômica - Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública.

PAES LEMETERRENO 20 x 80 1600m2 – Av. Renato Ramos da Silva, próximo ao Posto Tigô. Com Escritura Pública. R$ 160.000,00.

VILA STO. ANTÔNIOTERRENO localizado na Rua Amênico Tavares, s/nº. Área: 558m2. Com Escritura Pública. R$ 35.000,00.

NOVA BRASÍLIATERRENO localizado próximo ao Ginásio de Esportes quem vai para o Rodeio, medindo 20 x 25 = 500m2. R$ 20.000,00. Recibo de Compra e Venda.

MIRRIMTERRENO MORRO DO MIRIM c/ aprox.

140.000m2. R$ 170.000,00.

APS P/ VENDERCENTRO

APARTAMENTO - Cobertura – 3 quartos sendo 1 suíte, salas de jantar, estar, co-zinha, wc, lavabo, área de serviço, chur-rasqueira, piscina, elevador, salão de festa, 2 vagas de garagem c/ portão ele-trônico e sacadas. Próximo ao Silvestre Hotel. R$ 450.000,00.

CASAS P/ ALUGARCASA DE ALVENARIA - c/ 4 quartos sendo 2 suítes, 2 salas, cozinha, área de serviço, wc e garagem. Localizada na Rua: Nereu Ramos, próxima a Biblioteca Municipal e ao Pan. R$ 1.200,00.CASA DE MADEIRA NOS FUNDOS DO MESMO TERRENO - c/ 2 quartos, sala, cozinha e wc. R$ 370,00. Localizada na Rua 3 de Outubro, Centro, quase em frente ao Tieli. OBS. NÃO ACEITA CA-CHORRO.CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, 1 suíte, 2 salas, cozinha, wc e área de ser-viço. Localizada na Rua Ernani Cotrin, en-cima da Empresa Santo Anjo. R$ 1.200,00

VILA NOVACASA DE ALVENARIA - c/ 1 quarto, sala, cozinha e wc. Toda mobiliada. Localizada na Rua Paraná, nº 414, próxima ao Mer-cado Econômico. R$ 450,00

VILLAGECASA DE ALVENARIA- c/ 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Localizada na Rua Astrogildo Duarte Fer-reira, 3357, depois da Auto Escola, 1ª rua à esquerda. R$ 550,00.

PAES LEMECASA DE ALVENARIA - c/ 4 quartos, 1 suíte, 2 wcs sociais, 2 salas, 1 cozinha, área de serviço c/ churrasqueira e gara-gem p/ 2 carros. Localizada na Rua Ita-quera, 28. R$ 1.200,00.

DIVINÉIACASA MISTA – c/ 2 quartos, 1 suíte, sala, cozinha e banheiro. Localizada na Quadra 24, Lote 458, uma rua antes do Clube Náu-tico à direita, passa uma transversal, na 2ª quadra R$ 550,00.

TURISMO >>49% dos meios de hospedagem da Praia do Rosa não tem CNPJ

Hotelier News

Salário maternidadeO salário-maternidade é devido às seguradas em-

pregadas, trabalhadoras avulsas, empregadas domésticas, contribuintes individuais, facultativas e seguradas espe-ciais, por ocasião do parto, inclusive o natimorto, aborto não criminoso. Também tem direito ao salário-maternidade à adotante ou quem adquire a guarda judicial para fins de adoção.

A segurada desempregada terá direito ao salário-maternidade nos casos de demissão antes da gravidez ou, caso a gravidez tenha ocorrido enquanto ainda estava em-pregada, desde que a dispensa tenha sido por justa causa ou a pedido.

O benefício será pago durante 120 dias e poderá ter início até 28 dias antes do parto. Se concedido antes do nascimento da criança, a comprovação será por atestado médico, se posterior ao parto, a prova será a Certidão de Nascimento.

A duração do benefício será diferenciada nos casos a seguir descritos: a) nos abortos espontâneos ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), será pago o sa-lário-maternidade por duas semanas; b) no caso de adoção, se a criança tiver até um ano de idade completo, será devido por 120 dias; se a criança tiver de a um a quatro anos, por sessenta dias e, finalmente, por trinta dias, se a criança tiver entre 4 e oito anos de idade.

Para concessão do salário-maternidade, não é e xigido tempo mínimo de contribuição das trabalhadoras empregadas, empregadas domésticas e trabalhadoras avul-sas, desde que comprovem filiação nesta condição na data do afastamento para fins de salário maternidade ou na data do parto. Por outro lado, a contribuinte individual, a segu-rada facultativa e a segurada especial (que optou por contri-buir) têm que ter pelo menos dez contribuições para receber o benefício. Se o nascimento for prematuro, a carência será reduzida no mesmo total de meses em que o parto foi ante-cipado (fonte: site da Previdência Social).

Aproveito este espaço para mandar um abraço à minha mãe, Herondina da Silva Crispim, leitora assídua deste jornal e, como não poderia deixar de ser, também de-sta coluna!

FAÇA VALER SEU DIREITO!

A Fecomercio (Federação do Comér-cio de Bens, Serviços e Turismo) divulgou esta semana dados da Pesquisa de Turismo em Imbituba e do es-tudo Perfil dos Meios de Hospedagem da Praia do Rosa, rea-lizados com o objetivo de ava liar o perfil do turista que visitou Flo-rianópolis, Balneário Camboriú e Imbituba, no nosso estado, nesta temporada.

A hotelaria tam-bém foi abordada. Constatou-se, por exem plo, que 49% dos meios de hospedagem da Praia do Rosa não

possuem CNPJ (Cadas-tro Nacional de Pessoa Jurídica).

Segundo o relatório, tanto em-presas formais quanto informais costumam oferecer serviços du-rante todo o ano, sendo 75,7% e 65,7%, respec-tivamente - com base na região da Praia do Rosa.

Outros empreen-dimentos abrem apenas em determinada época do ano, especialmente de dezembro a abril, mas há maior número de hotéis atendendo apenas em janeiro e fe-vereiro, sendo 24,3% das empresas formais e 34,3% das informais com essas característi-

cas.A assessoria de

comunicação da Feco-mercio Santa Catarina explica que, ocorre de a própria população do entorno fazer uso de suas residências para abrigar turistas durante a temporada, no intuito de fomentar a renda fa-miliar.

A região, espe-cula-se, tem espaço para o mercado ho-teleiro, no entanto, seria necessário forta-lecer a economia local para que isso se viabi-lizasse.

Ainda segundo o material, a Praia do Rosa tem em sua maio-ria turistas vindos de São Paulo, com 61,1%

de apontamento - numa resposta de múltipla es-colha. Rio Grande do Sul aparece em segun-do lugar, com 54,2%; seguida por Argentina, 41,7%; Rio de Janei-ro, 29,2%; e Paraná, 23,6%.

Cerca de 2 mil turistas e 900 em-presários foram entre-vistados nos meses de janeiro e fevereiro.

A maioria dos visitantes, diz a pes-quisa, permaneceu nos locais por um tempo médio significativo: Florianópolis registrou 9,59 dias; Balneário Camboriú, 13,29 dias; e Imbituba, 5,85 dias.

(Dênis Matos)

Page 11: O Grande Jornal Nº72

11O GRANDE JORNALTECNOLOGIA 14 de março de 2012

Mídia e TecnologiaPor: Lucas F. Gonçalves (Acadêmico de Ciência da Computação)[email protected]

LISTA 10 - GRANDE JORNALAs listas mais interessantes e esquisitas da internet você encontra aqui.

Você é mais criativo quando está distraído

Os 10 carros mais e menos tóxicos

Uma Pesquisa da ONG americana Ecology Center com mais de 900 veículos listou os carros com os maiores e menores níveis de materiais potencialmente nocivos à saúde. Confira os dez mais e menos tóxicos:

Mais tóxicos:1. Mitsubishi Outlander2. Chrysler 200 SC3. Kia Soul4. Nissan Versa5. Mazda CX-76. Hyundai Accent7. Chevrolet Aveo58. Kia Sportage9. Volkswagen Eos10.MINI Clubman S

Menos tóxicos:1. Honda Civic2. Toyota Prius3. Honda CR-Z4. Nissan Cube5. Acura RDX6. Acura ZDX7. Audi S58. smart Coupé9. Toyota Venza10.Smart Passion

Fonte: Ecology Center

As 10 cidades mais competi-tivas do mundo 2012

Uma pesquisa encomendada pelo banco Citigroup ao The Economist, levou em consideração a capacidade de atrair capitais, empresas, talentos e turistas para chegar ao ranking das cidades mais compet-itivas do mundo. Seguem as dez mais:

1ª. Nova York2ª. Londres3ª. Cingapura4ª. Hong Kong5ª. Paris6ª. Tóquio7ª. Zurique8ª. Washington9ª. Chicago10ª.Boston

62ª. São Paulo76ª. Rio de Janeiro98ª. Belo Horizonte102ª.Porto Alegre

Fonte: The Economist

Pode parecer espantoso, mas as nossas melhores idéias vem quando não estamos empenhados em tê-las. A descoberta foi feita pelos pesquisa-dores Mareike Wieth e Rose Zack, que examinaram 428 universitários para saber em qual parte do dia cada um deles era mais produtivo no trabalho.

Segundo o estudo, 195 dos can-didatos examinados eram mais ativos no período noturno, enquanto apenas 28 produziam mais na parte da man-hã e tarde. O restante foi classificado como neutro. A partir dos resultados, a dupla de pesquisadores dividiu os uni-versitários em dois grupos e entregou seis tarefas de resolução de problemas – metade composta por problemas de percepção e metade por questões analíticas.

As perguntas analíticas necessi-tavam de um trabalho duro para chegar à resposta, enquanto as intuitivas pre-cisavam apenas de um momento de inspiração para serem decifradas. O resultado foi que perguntas intuitivas foram respondidas com mais eficiência quando os participantes estavam em seu período menos produtivo.

Ou seja, as melhores respostas dos noturnos foram dadas pela manhã enquanto os diurnos demonstraram melhores resultados durante a noite. De acordo com Mareike Wieth e Rose

Pesquisa mostra que nossas melhores ideias surgem quando não estamos fazendo nada

Zack, isso ocorre porque, du-rante as pausas na produtividade, as pessoas ficam distraídos com mais facilidade. E essas distra-ções podem ajudar na criativi-dade.

Aparentemente, o ato de não fazer nada nos deixa mais distraídos, o que estimula a parte criativa do cérebro. “Sem se pre-ocupar com o teor das perguntas e sua complexidade, os partici-pantes sentiam-se mais a vontade para explorar pontos que surg-iam à medida que eles falavam”, disse a dupla de cientistas.

Então fica a dica: está

com um problema que precisa de criatividade para ser resolvido? Pare o que está fazendo e se dis-traia. O ato vai cortar a sua linha de raciocínio atual e fará você ini-ciar outra, abrindo novas possibili-dades para poder concluir a tarefa.

O estudo foi publicado orig-inalmente no Scientific American, sob o título “Time of day effects on problem solving: When te non-optimal is optimal”. Em tradução livre: “Efeitos da hora do dia na resolução de problemas: Quando o não ideal se torna ideal”.

Fonte: Scientific American

Page 12: O Grande Jornal Nº72

Comprando na loja verânea você pode parcelar suas compras com o valor de á vistaNo cartão em 5x ou no preço de crediário no cartão em até 10x , no cheque com o

preço de á vista em 5x ou cheque para 100 dias e ainda no crediário em até 8x.