o gohonzon

33

Click here to load reader

Upload: luabenatto

Post on 05-Jul-2015

1.075 views

Category:

Documents


216 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Gohonzon

Gohonzon

Introdução ao Budismo de Nitiren Daishonin.

Page 2: O Gohonzon

Gohonzon"Uma mente que, no momento, está encoberta por ilusões provenientes da escuridão fundamental da vida é como um espelho embaçado, mas uma vez

polido, ficará claro, refletindo a iluminação da verdade imutável." 

Page 3: O Gohonzon

Nichiren Daishonin Inscribes theDai-Gohonzon

O grandioso Objeto de devoção foi inscrito por Nitiren Daishonin no Monte Minobu em 12 de Outubro de 1279, o qual se referia como o objetivo do seu advento neste mundo. O Dai-Gohonzon representa a sua intenção para a propagação da Lei Mística para toda a humanidade. 

O Gohonzon é a personificação da Lei do Nam-myoho-rengue-kyo, e expressa o estado de Buda inerente em todos os seres, no seu interior. Go significa "digno de honra" e Honzon significa " objeto de respeito fundamental" pelo qual temos a maior estima.

Page 4: O Gohonzon

O Gohonzon é a

representação Gráfica da condição iluminada do Universo e da condição

iluminada da nossa própria vida, que nos capacita fundir

nossa vida com a vida do Universo despertando nosso

Estado de Buda.. “Eu Nichiren, inscrevi minha

vida em sumi ,então, acredite nesse Gohonzon com todo o seu coração.”Nichiren expressa sua sabedoria e compreensão

de que o Nam-Myoho-Renge-Kyo é a origem e a

base de toda sua vida sob a forma de um mandala o qual

ele denomina Gohonzon.

Page 5: O Gohonzon

O Gohonzon contém a sabedoria máxima da condição de Buda, um estado de perfeita liberdade. Esta suprema condição de vida é caracterizada por ilimitada sabedoria, infinita benevolência e não influenciado por nenhuma circunstância negativa.

O potencial da vida humana de Buda é ilimitado. O Gohonzon pode ser descrito como “uma máquina de

produzir felicidade, bem como perfeitamente dotado de tudo que precisamos para extrair nossa felicidade.”

Uma declaração sobre o Gohonzon diz: “Nunca em 2.230 anos desde o falecimento do Buda, este grande Mandala apareceu neste mundo. “

Page 6: O Gohonzon

Gohonzon

Mapa do tesouro da Vida.

O Diagrama do Gohonzon que usamos hoje na SGI foi inscrito pelo Sumo Sacerdote Nitikan Shonin .

Nitikan Shonin (1665-1726) foi o 26 Sumo Sacerdote no Templo Taiseki-ji. Seu grande legado foi restaurar os ensinamentos de Nitiren Daishonin..

1683-Nitikan entrou para o sacerdócio.. Aos 18 anos, ele estudou com Nichiei Shonin, o 24 Sumo Prelado.

1689-Entra para o Hosokusa Danrin Seminário, para monges que desejam estudar os ensinos de Nitiren Daishonin..

1708-Foi promovido a chefe do Seminário Hosokusa Danrin.

1711-Foi nomeado Instrutor-chefe de Taiseki-ji. 1718-Se aposentou – Palestras de Nitiren Daishonin. 1723-Tornou-se o vigésimo sexto Sumo prelado. Ele

contribuiu para a promoção dos ensinos de Nitiren Daishonin e para os fundos recolhidos para a construção do Templo. .Faleceu aos 61 anos de idade.

Page 7: O Gohonzon

Gohonzon – O Mapa do Tesouro da VidaOnde o Gohonzon e nossa natureza búdica se manifestam em nossas vidas?

O Gohonzon existe dentro do Butsudan (oratório), mas a condição de vida do Estado de Buda, denominado Nam-myo-ho-renge-kyo existe dentro de cada um de nós. Ele não

está fora, não tem forma ou cor. Então, ele definitivamente reside no interior de nossas vidas, de cada um. Sentimentos como felicidasde , sofrimento, angústia ou

alegria emergem de dentro de nossas vidas.

Essas condições de mudanças que vivenciamos, são definidass no budismo pelo que chamamos de Dez Estados de Vida..

Page 8: O Gohonzon

Não Sabemos exatamente onde, em nosso interior, emerge o Estado de Buda, mas ele EMERGE, do mais profundo de nosso inerior, ao reciramos Daimoku. Isto é chamado “Hossho-No-Entei” (Nam-myoho-renge-kyo no interior de nossas vidas).

Devemos recitar ao Gohonzon com a forte convicção de que o Estado de Buda é tão grande quanto o universo buddhahood, as big as the universe, e ele emergirá das profundezas do interior de nossas vidas.

Sendo assim, o Estado de Buda que existe dentro de nós

só poderá se manifestar através de um adequado estímulo externo, um efeito para produzir a causa. Esta é a razão pela qual recitamos ao Gohonzon que existe fora de nós. O Gohonzon dentro do Butsudan é o estímulo(como manifestar efeito externo), enquanto que a natureza de Buda dentro de nós, é a causa. Esta é a relação de causa e efeito (ou origem dependente)

A menos que tenhamos a causa dentro de nós sem um

estímulo externo será impossível, manifesrtar o estado de Buda de nosso interior. A Condição de vida que aprecia a beleza do Monte Fuji existe dentro de nós e não no Monte Fuji.. Bem como a alegria se manifesta através de algo externo agradável, por ex. O propósito de realizar o Gongyô é fazer emergir através do Gohonzon de fora o Gohonzon, que está dentro de nós, nossa condição máxima de pureza, o nosso Estado de Buda..

Page 9: O Gohonzon

O Gohonzon é um Pergaminho escrito

em Sânscrito. Esta disposição gráfica do Gohonzon é baseada no conceito explicado no Sutra de Lótus:

“A Cerimônia do Ar” ou o surgimento da “Torre do

Tesouro.” Nossas vidas são exatamente como a

Torre do Tesouro , mas elas podem estar fechadas e enterradas no fundo da terra da ilusão. Nosso desafio, portanto, , é trazer à tona o tesouro que está escondido de dentro da Torre do Tesouro até o solo de nossa escuridão fundamental e abri-la, através do Nam-myoho-rengue-kyo no centro de nossas vidas e iluminar nosso baixo estado de vida, colocando-a em seu devido lugar. O Lugar de Buda Iluminado.

Page 10: O Gohonzon

As forças do Universo, como o sol e a lua, estão também inscritas no Gohonzon. Essas forças podem ser destrutivas, tanto quanto benéficas. O sol é essencial para a vida e, ainda assim, pode queimar e fazer um grande dano. Quando nós oramos ao Gohonzon, as funções protetoras do Universo, se fundem à nossa vida, fazendo emergir nossa natureza iluminada.

Nichiren Daishonin escreveu: O Budismo ensina que quando a natureza de Buda se manifesta à

partir de dentro, ela obterá proteção de fora. Este é um dos seus princípios fundamentais.

As funções dos Deuses Budistas no Gohonzon é de proteger o BUDA. - “O Devoto do Sutra de Lótus”

Page 11: O Gohonzon

Nitiren Daishonin afirma: “Nunca procure esse Gohonzon fora de si mesmo. O Gohonzon

somente pode existir dentro de cada um de nós, mortais comuns que abraçam esse Sutra de Lótus e recitam Nam-myo-ho-renge-kyo.”

Se vc se sentir feliz, pleno e realizado apesar dos obstáculos da vida, seu coração será preenchido de alegria. Isto é o que chamamos de “O Palácio da Nona Cosciência”, “Iluminação”ou “ Atingir a Iluminação nessa presente forma

Page 12: O Gohonzon

Tudo em nossa vida se tornará alegre. Pessoas doentes se tornarão saudáveis., Pessoas pobres se tornarão afortunadas, e as famílias se tornarão harmoniosas.

Você se sente feliz quando acorda, feliz quando está dormindo e feliz em qualquer circunstância, não obstante o que aconteça.

Fé é a chave para o fortalecimento dos nossos esforços, de nossa sabedoria e boa sorte.”

Page 13: O Gohonzon

O Presidente Ikeda afirma:

“Aconteça o que acontecer, é vital reunirmos coragem e continuar a avançar, lembrando-nos sempre: ‘Está certo! Eu tenho a Lei Mística! Não há dificuldade que eu não possa superar!’ Enquanto possuirmos esse ‘espírito de luta’, nossa vida terá um grande desenvolvimento que estará de acordo com o princípio de que os ‘desejos mundanos são iluminação’, ou seja, nossos desejos e sofrimentos são como um combustível para nosso crescimento.

Page 14: O Gohonzon

Presidente Ikeda afirma: ““Uma ‘semente’ pode ser pequena. Mas uma única semente contém

todos os elementos necessários para criar uma árvore grandiosa com mais de trinta metros de altura. Esse é o ‘mistério da semente’. Quando plantamos em nosso coração a semente do estado de Buda, o Nam-myoho-rengue-kyo, e a cultivamos, criamos ilimitada boa sorte e sabedoria.” (BS, 4 de março de 2000, edição nº 1.546, pág. 4.) “

Page 15: O Gohonzon

Propagação

• “GOHONZON• Objeto para observação da

mente

• Objeto De devoção (Propagação para todos os seres humanos sem distinção)

• Objeto de devoção(oração) para um mundo de:– Igualdade de Dignidade e

Nobreza de todos os seres– Composto de uma

comunidade de devotos do Sutra de Lótus.

– Respeito Incondicional a vida

Page 16: O Gohonzon

Um dos Grandes Escritos de Nitiren Daishonin diz:

“ O Verdadeiro aspecto de Todos os Fenômenos”

“Não deve haver discriminação entre aqueles que propagam os cinco caracteres do Myoho-rengue-kyo nos Últimos Dias da Lei, sejam eles homens ou mulheres.

Se não fossem Bodhisattvas da terra, não recitariam Daimoku!

Page 17: O Gohonzon

Significado do Gohonzon

• Objeto de devoção para observação da nossa mente.

• SOKA GAKKAI– Nossa organização, Soka

Gakkai, partilha o espírito e a mente de Nitiren Daishonin.

– O espírito de UNICIDADE de MESTRE e DISCÍPULO,tendo como meta, os nobres objetivos da Paz , Cultura e Educação.

Page 18: O Gohonzon

Presidente Ikeda afirma: “O Devoto do Lotus Sutra é aquele que luta corajosamente contra grandes

perseguições e em favor da prática correta. Não é uma questão de seu ambiente, ou aqueles que o rodeiam, nem qual a organização ou os líderes podem fazer. Como é inutil ser influenciado por fatores externos. Tudo se resume a uma única pessoa: VOCÊ. O que importa é que você se torne um farol brilhante, brilhando com alegria e felicidade e viver sua vida com confiança e coragem. Se você brilhar com uma luz radiante, não pode haver escuridão em sua vida. ”

Page 19: O Gohonzon

Nichiren Daishonin afirma: “A Iluminação pelo Sutra de Lótus”:• Pelas três existências da vida que cobrem desde o infinito

passado ao presente e ao eterno futuro, todos os Budas atingiram ou atingirão o Estado de Buda com a semente de Myoho-rengue-kyo. É a Lei Mística que todos os Budas aparecem para expor e que possibilita a todos os seres humanos a atingirem o Estado de Buda. Com isto arraigado profundamente em sua mente, deve recitar o Nam-myoho-rengue-kyo de todo o seu coração, sem vaidade, preconceito ou apego, de tal modo que possa tornar-se um Buda.

• Nitiren

Page 20: O Gohonzon

CUIDADOS COM O GOHONZON

O ORATÓRIO

Page 21: O Gohonzon

Escolha do Local

• Coloque-o em um local agradável para você.

• Coloque-o em um lugar seguro.

• Mantenha-o limpo.

• Mantenha dedicação a este local através de sua prática.

• Este é o seu espaço de oração.

Page 22: O Gohonzon

OFERECIMENTOS

• VELAS

• INCENSOS

• ÁGUA

• RAMOS VERDES

• FRUTAS FRESCAS

• SINO

• DAIMOKU

Page 23: O Gohonzon

INCENSO• ESPALHAR AGRADÁVEL FRAGRÂNCIA. • O incenso representa um oferecimento de fragrância.  o incenso é

uma expressão de gratitude - não uma regra. Se uma pessoa é alérgica ou não aprecia o cheiro de incenso, não é necessário acendê-lo. Algumas escolas budistas acendem incensos de pé. Nossa tradição tem sido de queimá-los na horizontal. Esta também, não é uma questão doutrinária, embora algumas explicações tenham sido acrescentadas no decorrer dos séculos pelos clérigos.Em ocasiões especiais e missas para falecidos, há o oferecimento de três pitadas de incenso em pó sobre uma brasa. Embora, em certas ocasiões, somente uma pitada é oferecida. Elas simbolizam as três formas na qual o carma é criado - pensamentos, palavras e ações.

• PODE SER em formato PALITO, COM ODOR OU SEM.

Page 24: O Gohonzon

VELAS• Provê LUZ. sabedoria que dispersa a escuridão provinda da

ignorância.  • EXTINGUE A ESCURIDÃO FUNDAMENTAL E TORNA TODAS AS

COISAS VÍSIVEIS,CLARAS E ILUMINADAS COMO A LEI. • O significado de oferecimentos de luz é ilustrado por atos como o

da mulher pobre que cortou seus próprios cabelos para vendê-los e comprar óleo (para o Buda) sendo que as chamas produzidas pelo seu oferecimento não foram apagadas, mesmo pelos ventos vindos do Monte Sumeru. Tradicionalmente, velas brancas têm sido utilizadas, mas não há nenhuma escrito que proíba o uso de outras cores. Esta é uma escolha pessoal. Embora, em locais aonde são realizadas reuniões, é aconselhável o uso do BOM SENSO, para que seja utilizado uma cor de preferência da maioria. Geralmente, velas muito coloridas podem distrair as pessoas tirando a concentração no Gohonzon.

• PODEM SER DE CÊRA, ELÉTRICA OU DE ÓLEO.

Page 25: O Gohonzon

ÁGUA• OFERECER ÁGUA FRESCA NA ORAÇÃO DA MANHÃ.• ESVAZIAR Á NOITE.• ÁGUA BOA PARA CONSUMO.• O ato de oferecer um copo de água fresca ao Gohonzon (supremo

objeto de devoção do Budismo de Nitiren Daishonin) tem origem na valorização que a antiga sociedade indiana tinha em relação a água - pois devido ao clima quente, as qualidades da água em purificar e refrescar eram apreciadas.

• Como forma de expressar nossa sinceridade na fé, oferecemos ao Gohonzon um copo de água fresca todas as manhãs, e no decorrer dos anos, o costume de remover e jogar a água, geralmente antes do gongyo (recitação do Sutra) da noite, foi se estabelecendo.

Page 26: O Gohonzon

FRUTAS E ALIMENTOS

• MANTENHA-AS FRESCAS• REPRESENTAM OS OFERECIMENTOS

FEITOS A NITIREN DAISHONIN POR SEUS DISCÍPULOS.

• o oferecimento de alimentos e bebidas são significativos quando feitos com sinceridade. A escolha do alimento pode ser uma questão de preferência cultural e pessoal. Como temos visto, as formalidades budistas são derivadas das culturas indiana, chinesa e japonesa e desta maneira, irá envolver outras culturas locais no decorrer dos tempos. 

Page 27: O Gohonzon

OUTROS ÍTENS

• LISTA DE DETERMINAÇÕES/ OBJETIVOS PESSOAIS

• GRÁFICO DE DAIMOKU.

Alguns membros utilizam um acessório em forma de lótus com oito pétalas, que é o símbolo da Soka Gakkai. Em nenhum caso, há um significado doutrinário e são utilizados somente para decorar e dignificar o oratório. Não é essencial ser usado.

Page 28: O Gohonzon

SINO

• O sino representa o oferecimento de som. Por esta razão, é melhor buscar um som agradável ao tocar o sino. Assim, é aconselhável evitar tocar o sino muito forte. 

• O presidente Toda declarou: "Tocar o sino durante o gongyo é um ato de proporcionar o bem-estar ao Buda. Assim, o sino não deve ser tocado de forma leviana. Nós também usamos o sino como um sinal para os outros, quando recitamos com um grupo de pessoas."

• SONS AGRADÁVEL.

Page 29: O Gohonzon

RAMOS VERDES

• REPRESENTAM A VERDADE ETERNA E IMUTÁVEL.

• simboliza a vibrante força vital e a pureza eterna.  O oferecimento de folhagem tem sido feito com o espírito de seguir as palavras de Daishonin: "Caso se recite o nome do Buda, o sutra ou meramente se ofereça flores ou incenso, todos os seus atos virtuosos irão implantar benefícios em sua vida. Como esta convicção, deve-se transformar sua fé, em prática". 

Page 30: O Gohonzon

EVITAR:

• COLOCAR FOTOS PRÓXIMO AO GOHONZON.

• FOTOGRAFAR O GOHONZON.• PENDURAR OU COLOCAR COISAS EM

CIMA DO ORATÓRIO.• USAR O ORATÓRIO (BUTSUDAN)

COMO MESA DE TRABALHO,OU PARA COLOCAR E/OU GUARDAR COISAS MIÚDAS, PEQUENOS OBJETOS, ETC.

Page 31: O Gohonzon

ORIENTAÇÕES

• USAR O BOM SENSO.• CASO NÂO TENHA TODOS OS ACESSÓRIOS,

não necessita obrigatóriamente, USÁ-LOS.• O GOHONZON É O MAIS IMPORTANTE.• ACESSÓRIOS SÃO FORMALIDADES

MUTÁVEIS.• O FUNDAMENTAL É A NOSSA PRÁTICA

SINCERA.

Page 32: O Gohonzon

RECITE E ENCORAJE OUTROS A FAZEREM O MESMO.

• O ORATÓRIO E OS OFERECIMENTOS NÃO SIGNIFICAM MUITO,SE NÃO OS OFERECEMOS VERDADEIRAMENTE.

• ENCORAJE OUTROS À RECITAR DAIMOKU COM O MELHOR DE SUAS HABILIDADES.

• RECITE TANTO DAIMOKU QUANTO QUEIRA. A QUANTIDADE DEPENDE DE CADA PESSOA. O MAIS ACONSELHÁVEL É RECITAR ATÉ SENTIR-SE PLENO E FELIZ.

Page 33: O Gohonzon

OBTENDO BENEFÍCIOS

• POR FAVOR, MOSTRE TODOS OS INUMERÁVEIS BENEFÍCIOS DESTA PRÁTICA DEMONSTRANDO PROVAS REAIS EM SUA PRÓPRIA VIDA.

• PROCURE SEUS VETERANOS SEMPRE QUE TIVER DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS.

• O DIÁLOGO É A BASE DO HUMANISMO SOKA.

• O MAIOR OFERECIMENTO QUE PODEMOS FAZER, É RECITAR NAM MYOHO RENGUE KYO COM TODO O NOSSO CORAÇÃO.

• BOA SORTE!• NAM MYOHO RENGUE KYO