o girolando 93

58
03

Upload: associacao-girolando

Post on 22-Mar-2016

301 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Órgão Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando | Ano XV | Nº 93 | Novembro/Dezembro de 2013

TRANSCRIPT

03

04

05

04

Triênio 2011/2013

Esta é a última mensagem da diretoria que encerra, neste ano, a gestão triênio 2011 – 2013. Quando a maioria dos atuais diretores assumiu o mandato, em 2008, uma das primeiras providências foi licitar os serviços prestados pela

revista, bem como mudar a formatação em prol da Associação. A capa passou a evidenciar a Girolando, além de aumentarmos de 40% para 60% o conteúdo técni-co de interesse dos associados, o que se mantém até neste número.

Chega o momento de prestarmos contas e aguardarmos o julgamento, so-berano dos associados, relativo ao nosso trabalho. Foi um período intenso e diver-sificado, em várias frentes. Atuamos na infraestrutura física da casa, adequamos e modernizamos nossa sede, fizemos obras para manter a funcionalidade e atender a nova fase da entidade, agora com todos os serviços informatizados. E adotamos nova filosofia gerencial, privilegiando a atuação de Escritórios Técnicos Regionais – ETR próprios, aumentando a efetividade de atendimento e a segurança trabalhista.

O Programa de Melhoramento Genético da Girolando – PMGG mereceu aten-ção especial, desde o controle leiteiro, passando pela utilização de tablets para os registros; reforço da frota para a distribuição de sêmen; inspeções, e pela implan-tação e funcionamento pleno do Centro de Performance Girolando – CPG, onde machos e fêmeas poderão ser atendidos em vários projetos; além da pré-seleção de touros, com ganhos de tempo e qualidade.

Destacamos que o Centro de Capacitação Girolando – CCG, idealizado por esta diretoria, deverá ser construído em terreno que foi cedido à Associação, em comodato, no ano de 1983, pela Embrapa. Naquela época, o período de cessão desse terreno era de três anos, renováveis, que conseguimos fosse aumentado para 30 anos. Os projetos estão prontos e carecemos, apenas, dos recursos do governo federal, com pequena contrapartida de nossa parte. Aliás, já consegui-mos nos anos de 2010 e 2012, por meio de emendas parlamentares, os valores de R$1.400.000,00 e R$5.000.000,00, respectivamente. O primeiro, embora incluído no orçamento, não foi liberado pelo governo federal e o segundo, contamos com o apoio do Excelentíssimo Ministro de Agricultura e temos expectativa de sua libera-ção. Agora, com a aprovação do orçamento impositivo, pelo Congresso Nacional, as futuras emendas serão, obrigatoriamente, liberadas e as que forem obtidas para a construção do CCG levarão a Girolando a um patamar diferenciado. Temos a certeza de que a entidade tem hoje credibilidade e sustentabilidade; só depende de empenho e determinação das futuras diretorias.

A Ouvidoria, implantada em 2012, está em pleno funcionamento. Enfim, fize-mos o que foi possível. A Girolando está saudável financeira e administrativamente. Estamos prontos para colher muitos frutos, pois a informatização, que concluímos neste último trimestre, possibilitará, de imediato, redução de custos. Acreditamos que estamos prontos para ganhar o mercado internacional, já em conversações com o Ministério, para prestar consultoria e transferir conhecimento, tecnologia e experiência para outros países, preservando e divulgando este patrimônio brasilei-ro que é a raça Girolando.

A gestão está se encerrando, o trabalho realizado, e como fazemos a cada final de Megaleite, iniciativa vitoriosa idealizada por Marcos Amaral, há 10 anos, desejamos que a próxima gestão seja muito melhor do que esta que termina.

Como já dissemos, cabe aos associados a avaliação deste triênio. A nós, só restam agora três falas: desculpem pelo que não conseguimos fazer ou pelo que não fizemos a contento; por favor, continuem acreditando, trabalhando e contri-buindo para que a Girolando seja tão forte e pujante quanto é a raça que representa; e muito obrigado pela paciência, confiança e apoio que nos deram. Foi um privilé-gio e uma honra representá-los.

Feliz Natal, que o novo ano seja pródigo para todos nós e para nossa Giro-lando.

Um abraço fraterno e até sempre.

05

06

Revista O Girolando - Órgão Oficial da Associação Brasi-

leira dos Criadores de Girolando

Editora: Larissa Vieira - [email protected]

Depto. Comercial: Mundo Rural (34) 3336-8888, Míriam

Borges (34) 9972-0808 e Walkiria Souza (35) 9133-0808 -

[email protected]

Design gráfico, ilustrações e arte: Jamilton Souza (34)

9187-0365, Yuri Silveira

Fotos: Jadir Bison

Revisão: Maria Rita Trindade Hoyler

Conselho editorial: Leandro Paiva, Fernando Brasileiro,

Milton Magalhães, Jônadan Ma, José Donato Dias Filho,

Maria Inez Cruvinel, Mauricio Silveira Coelho, Miriam

Borges

Impressão CTP: Gráfica 3 Pinti (34) 3326-8000 - Distri-

buição gratuita e dirigida aos associados da Girolando,

ABCGIL e órgãos de interesse ligados à cadeia produtiva

de leite.

Redação: Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP:

38040-280 - Uberaba/MG - Telefax: (34) 3331-6000

Assinaturas: [email protected] - Telefax (34)

3336-8888 - Walkiria Souza

Edit

ori

al

Curta nossa página:www.facebook.com/revistaogirolando

Siga-nos:www.twitter.com/ogirolando

06

Esta edição da revista O Girolando é espe-cial. Trazemos um balanço sobre todas as ações e os projetos realizados pela Associação nesta última gestão, comandada pelo presidente José Donato Dias Filho. O banco de dados já conta com mais de 1,3 milhão de animais certifica-dos. Nos últimos anos, os investimentos feitos em tecnologia da informação contribuíram para agilizar o processo de registro. Hoje, os servi-ços realizados pelos técnicos nas propriedades chegam de forma rápida e segura, via internet, à entidade, reduzindo consideravelmente o tem-po para emissão dos certificados.

Outra inovação foi a Pré-Seleção de Tou-ros, implantada em 2013 para garantir que os reprodutores do Teste de Progênie tenham alta qualidade reprodutiva. A prova é realizada no Centro de Performance Girolando, inaugurado neste ano. A entidade também ampliou sua es-trutura de atendimento, contando atualmente com sete escritórios técnicos regionais em di-versos estados.

Nesta última edição do ano, você vai acompanhar o resultado de diversas expo-sições, incluindo os novos recordes da raça em torneio leiteiro, e uma parcial do Ranking 2013/2014.

Os componentes do leite e suas proprie-dades para a saúde humana é outro assunto de destaque desta edição. Além de estar relacio-nada com produção de leite e de queijo, a pre-sença de determinados alelos em alguns genes pode estar associada à intolerância a lactose, alergia e outras intercorrências clínicas causa-das em consumidores destes produtos. A geno-tipagem das vacas para suas variantes genéti-cas poderia ajudar a classificar o leite e o queijo para que as pessoas intolerantes ou alérgicas a algum constituinte do leite possam consumir o produto.

Quero aproveitar para desejar a todos Boas Festas e que em 2014 continuemos a pro-mover o crescimento da raça Girolando. Ao novo presidente da Associação, Jônadan Ma, votos de sucesso e sabedoria para comandar a entidade nos próximos três anos a um patamar ainda mais alto.

Larissa VieiraEditora

Leia a versão digital em:issu.com/girolando.com.br/docs

Expediente

07

08

Componentes do leite e as propriedades de suas proteínas para a saúde - 12

Adaptabilidade ao extremo - 16

Exposições - 22

Relatório 2011-2013 - 35

Mensagem da Diretoria 4

Editorial 6

Novos Associados 10

Teste de Progênie 15

Colostro 20

Ranking Nacional 2013-2014 30

Jônadan Ma vence eleição na Girolando 32

Giro Lácteo 33

09

10

ESTES SÃO OS NOVOS CRIADORES, E ENTIDADES DE CLASSE QUE PASSARAM A INTEGRAR O

QUADRO SOCIAL DA GIROLANDO NOS MESES DE SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIROLANDOTRIÊNIO 2011/2013

Presidente:José Donato Dias Filho 1º Vice-presidente:Fernando Antonio Brasileiro Miranda 2º Vice-presidente:Maurício Silveira Coelho3º Vice-presidente:Jônadan Hsuan Mim Ma4º Vice-presidente:Ivan Adhemar de Carvalho Filho1º Diretor-administrativo:Milton de Almeida Magalhães Júnior2º Diretor-administrativo:Adolfo José Leite Nunes 1º Diretor-financeiro:Maria Inez Cruvinel Rezende2º Diretor-financeiro:Eugênio Deliberato Filho Relações Institucionais e Comerciais:João Domingos Gomes dos Santos

Conselho FiscalJeronimo Gomes FerreiraSilvio de Castro Cunha Júnior Marcelo Machado BorgesSuplentes Conselho Fiscal Eduardo Jorge MilagreJosé Alberto Paiffer MenkLuiz Carlos RodriguesConselho ConsultivoAntônio José Junqueira VillelaJoaquim Luiz Lima FilhoNelson ArizaRoberto Antônio Pinto de Melo CarvalhoRodrigo Sant’anna AlvimSuplentes Conselho ConsultivoGeraldo Antônio de Oliveira Marques Guilherme Marquez de RezendeLeonardo Moura Vilela Rubens StacciariniTomaz Sérgio Andrade de Oliveira Júnior

Membros Conselho Deliberativo Técnico 2011/2013

Membros Natos

Alisson Luis Lima Representante do MAPALeandro de Carvalho Paiva Superintendente Técnico

Membros Efetivos Membros Suplentes

Limírio Cezar Bizinotto Juscelino Alves FerreiraMarcello A. R. Cembranelli Walter Roriz de QueirozMilton de Almeida Magalhães Neto Tiago Moraes FerreiraValério Machado Guimarães Daniella Martins da Silva

CONSELHO DE REPRESENTANTES ESTADUAIS:

AL – Paulo Emílio Rodrigues do AmaralAM – Raimundo Garcias de SouzaBA – José Geraldo Vaz de AlmeidaBA – Luiz Tarquinio Duarte PontesBA – Jorge Luiz Mendonça Sampaio CE – Cristiano Walter Moraes RolaDF – Dilson Cordeiro de MenezesDF – Erotides Alves de CastroDF – Ismael Ferreira da SilvaES – Rodrigo José Gonçalves MonteiroGO – Elmirio Monteiro Marques JúniorGO – José Mário Miranda AbdoGO – Léo Machado FerreiraGO – Itamir Antônio Fernandes ValeMG – Anna Maria Borges Cunha Campos MG – Carlos Eduardo Fajardo de FreitasMG – Horácio Moreira DiasMG – José Ricardo Fiuza HortaMG – Júlio Cesar Brescia MurtaMG – Paulo Henrique Machado PortoMG – Salvador Markowicz NetoMS – Aurora Trefzger Cinato RealMS – Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro

MS – Rubens Belchior da Cunha PA – Zacarias Pereira de Almeida NetoPB – Antônio Dimas CabralPB – Yvon Luiz Barreto RabeloPE – Cristiano Nobrega MaltaPE – Eriberto de Queiroz MarquesPR – Antônio Francisco Chaves NetoPR – Bernardo Garcia de Araújo JorgePR – João SalaRJ – Filipe Alves Gomes RJ – Herbert Siqueira da Silva RJ – Jaime Carvalho de OliveiraRJ – Luciano Ferreira GuimarãesRO – José Vidal HilgertSE – Lafayette Franco SobralSE – Ricardo Andrade DantasSP – Adriano Ribeiro de OliveiraSP – Braulio Conti JúniorSP – Decio de Almeida BoteonSP – Eduardo Falcão de CarvalhoSP – Pedro Luiz DiasSP – Roberto Almeida Oliveira SP – Virgilio PittonTO – Eli José Araújo

PROP. Nº CRIADOR MUNCÍPIO7489 Antônio Fernando Barbosa Gonzaga Mirassol D’Oeste - MT7530 Aluysio de Almeida Rocha Filho Rio de Janeiro - RJ7529 Ademir Novo Agropecuária Ltda São Paulo - SP7536 Adelino Junqueira Franco Neto Redenção - PA7537 Aroldo Teodoro Campos Belo Horizonte - MG7523 Antônio Carlos Gallo Areado - MG7514 Adriano Heleno Henriques Lagoa da Prata - MG7515 Ayrton Gomes de Mello Filho Uberaba - MG7433 Agropecuária Terra Real Ltda Belo Horizonte - MG7493 Carlos Emanuel de Carvalho Miranda Rio de Janeiro - RJ7437 Condomínio Irmãos Dutra Manhuaçu - MG7486 Claudio Cunha Melo Moreira dos Santos Belo Horizonte - MG7487 Elizeth Maria da Cunha Valle Lima Duarte - MG7496 Eduardo Ritz Mendonça Nova Lima - MG7517 Eduardo Augusto Querino Nova Serrana - MG7507 Flávio Daniel Alves Pinto Gouveia - MG7501 Gil Wadson Moura Goiânia - GO7528 Gilberto Ferreira de Castro Conceição do Rio Verde - MG7543 Helena Delfina de Faria Monte Alegre de Minas - MG7525 Hélio Thomaz de Aquino Neto Colider - MT7535 Iraci Antônio de Oliveira Goiânia - GO7510 Isnei José Garcia Faria Martinho Campos - MG7538 José Alberto Oliveira Murta Uberaba - MG7522 José Gouveia Franco Neto Ituiutaba - MG7506 José Helidey Ferreira de Oliveira Serro - MG7508 José Roberto da Costa Araxá - MG7355 João Viannay Silva da Cunha Santa Rita da Sapucai - MG7546 Juliano Silva Melo Leite Palmeiras dos Índios - AL 7495 Júlio Braz Serra Machado Pompéu - MG7488 Kátia Aparecida Valladares Serfiotis Porto Real - RJ7547 Luciano Correa de Araújo Recife - PE7545 Leonni Dascani Zini Moreira Guaçuí - ES7531 Leandro Alves Lima Rio de Janeiro - RJ7527 Leandro Batista Fernandes Conceição do Rio Verde - MG7554 Luiz Antônio Morais Soares Petrópolis - RJ 7520 Luiz Altamiro Garcia Nogueira Niteroí - RJ7526 Leonardo Jamel Saliba de Souza Sete Lagoas - MG7483 Lamar Agropecuária Ltda Belo Horizonte - MG7521 Marcos de Moraes Furtado Uberaba - MG7518 Marcos Augusto Pontes Nogueira Rio das Ostras - RJ7436 Marcelo Marques Gontijo Bom Despacho - MG7491 Marcelo Mello Mascarenhas Viana Belo Horizonte - MG7513 Maria Inez Buosi Hachich São José do Rio Preto - SP7500 Milton Résio Netto Anápolis - GO7497 Mário Lúcio Zumpano Belo Horizonte - MG7540 Onofre Eustáquio Ribeiro Paraopeba - MG7544 Osmar de Oliveira Tosta Monte Alegre de Minas - MG7549 Osnir Yoshime Watanabe Cravinhos - SP7516 Paulo Fernando Ematne Aiuruoca - MG7485 Paulo Roberto Dutra / Outros São Sebastião do Paraíso - MG7503 Rodrigo Silva Toledo Muriaé - MG7555 Robertson Carlos de Menezes Pancas - Es7519 Ronim Emilio Onibene de Oliveira São Francisco do Glória - MG7498 Ricardo Heitor Brenner Lins - SP7505 Ricardo da Eira Peixoto Santa Maria do Suaçuí - MG7349 Ricardo Martins Ribeiro Belo Horizonte - MG7490 Saulo Marcondes Gomes Júnior Sacramento - MG7524 Silas Vicente Barbosa Júnior Cuiaba - MT7512 Sandra Prado Nogueira São Caetano do Sul - SP7542 Teotônio Donizete Sabino Itapagipe - MG7502 Thaueny Moura Stival Tucumã - PA7539 Valpadana Produtos Lácteos Ltda Irecê - BA7499 Vera Sidnei Corrêa Belo Horizonte - MG7548 Wendell de Farias Cortez Natal - RN7541 Weber Luís da Cunha Ituiutaba - MG7533 Wellington Rodrigues da Cunha Ituiutaba - MG 7534 Wilson de Matos Silva Maringá - PR

11

12

Nos últimos anos, o estudo do DNA avançou de forma impressionante. Com o mapeamento do genoma bovino, os pesquisadores passaram a

estudar maneiras de utilizar essa ferramenta em favor do aumento da produtividade leiteira, por meio da identificação e da seleção para genes relacionados à produção. Aumentar a produtividade é de interesse tanto dos produtores quanto dos pesquisadores, que visam diminuir o intervalo de gerações e aumentar o ganho genético.

Com o avanço dessas tecnologias já é possível selecionar animais com características desejáveis ao objetivo final do produtor. Se o objetivo for aumentar a produção de leite, serão selecionados animais portadores de alelos responsáveis para essa característica. Se o objetivo for o aumento na produção de queijo, da mesma forma serão selecionados os animais com genótipo favorável para tal.

Para aumentar o número de animais com alelos favoráveis no rebanho, são realizados estudos que associam variações em genes candidatos com constituintes do leite, que envolvem as características de teor de gordura, proteína e composição do mesmo e também a interação desses elementos com a produção. É importante ressaltar que a seleção pode ser realizada para mais de uma característica ao mesmo tempo, e não somente para uma característica de cada vez, porém, dessa forma, os ganhos em cada uma vão ser reduzidos. Além disso, conhecendo-se a composição genética dos animais e a composição

química do leite, as técnicas de produção podem ser aperfeiçoadas, gerando aumento na produção de leite.

O leite bovino é um alimento composto por 87,5% de água, 12,5% de sólidos totais, 4,8% de lactose, 3,5% de gordura, 3,2% de proteína, 0,8% de minerais e 0,2% de outros componentes (vitaminas, enzimas, hormônios, etc.) em diferentes estados de dispersão. A composição do leite de rebanhos bovinos das raças Holandesa e Girolando é constituída por cerca de 3,2% de proteína, das quais 80% são caseínas (CN) e 20% proteínas do soro do leite, como β-lactoglobulina (β-LGB) e α-lactoalbumina (α-LA).

As caseínas são classificadas em quatro grupos: αS1-CN, αS2-CN, β-CN e k-CN. Os índices dessas proteínas variam de acordo com a raça, a saúde, a nutrição, o estádio da lactação e o manejo alimentar do animal.

A αS1-CN é a caseína mais prevalente no leite (40%), apresenta nove variantes e está relacionada com alergia e intolerância a leite e derivados. A αS2-CN apresenta quatro variantes, representa aproximadamente 10% das caseínas do leite e está relacionada com atividade antibacteriana. A beta-caseína (β-CN) apresenta 13 variantes, sendo A1 e A2 as mais comuns e A2 o alelo mais frequente (90-100%). O alelo A1 tem atividade em vários tecidos e órgãos e tem sido correlacionado com diabetes tipo I e uma série de reações alérgicas, enquanto o alelo A2 vem sendo associado à redução do risco

Componentes do leite e as propriedades de suas proteínas para a saúde

13

de doenças cardíacas e diabetes tipo I em crianças. Além disso, o alelo A2 está associado favoravelmente com a produção de leite, informação que tem levado pesquisadores e produtores a selecionar animais da raça Gir Leiteiro, que apresentam maior frequência do alelo A2, com este alelo e, consequentemente, aumentar sua frequência nas populações de animais participantes de programas de melhoramento.

Muitos criadores de Gir Leiteiro estão vendo como oportunidade de mercado o oferecimento de leite produzido por animais livres do alelo A1 (correlacionado com uma série de reações alérgicas). Em rebanhos da raça Girolando a frequência desse alelo ainda não está disponível.

A kappa-caseína (k-CN) está relacionada com estabilização das micelas de caseína e sua influência sobre as propriedades de fabricação do leite e rendimento na produção de queijo. A k-CN possui 11 variantes, sendo A e B as mais comuns. Animais com genótipo BB estão associados com maior produção de proteínas, menor tempo de coagulação e formação de coágulo com maior densidade, enquanto animais AA possuem o genótipo menos favorável para produção de queijo. Animais AB apresentam rendimento intermediário entre os genótipos BB e AA.

Estudos mostram que na raça Gir Leiteiro

13

animais BB apresentam rendimento 12% superior de queijo muçarela e 8% de queijo tipo Cheddar em relação aos animais com o genótipo AA.

Os genes responsáveis pela produção das proteínas do soro do leite, α-LA e β-LGB, estão presentes nos cromossomos 5 e 11 dos bovinos, respectivamente. A α-LA possui três variantes (A, B, C) e a β-LGB possui 11 variantes (A, B, C, E, F, G, H, I, J, W), sendo A e B os alelos mais frequentes.

A α-LA é uma subunidade da enzima lactose-sintetase, responsável pela síntese da lactose, e apresenta somente duas variantes genéticas: A e B. A variante B é a mais comum, sendo encontrada em todas as raças ocidentais, enquanto a variante A foi encontrada somente em populações de B indicus e parecia ser peculiar dessa espécie.

Para β-LGB, o alelo A está associado favoravelmente com a produção de leite e o alelo B com maior taxa de gordura e de proteína. Dessa forma, produtores que desejam aumentar a produção de leite podem selecionar touros com o genótipo AA para fazer inseminação de seus rebanhos. Da mesma forma, os produtores que querem aumentar o rendimento de queijo devem escolher touros com genótipo BB, uma vez que esses animais possuem os alelos que favorecem a formação de micelas para produção de queijo.

14

Mas, além de estar relacionada com produção de leite e de queijo, a presença de determinados alelos em alguns genes pode estar associada à intolerância a lactose, alergia e outras intercorrências clínicas causadas em consumidores desses produtos. A genotipagem das vacas para suas variantes genéticas poderia ajudar a classificar o leite e o queijo para que as pessoas intolerantes ou alérgicas a algum constituinte do leite possam consumir o produto.

Uma intercorrência clínica que pode ocorrer em consumidores de leite é a alergia, que aparece em pessoas com predisposição genética ou em pessoas que consumiram leite antes dos seis meses de vida, quando ainda não são capazes de digerir as proteínas do leite bovino. Outra consequência que o consumo do leite pode causar é a intolerância. A intolerância à lactose, que afeta 25% dos brasileiros, é causada pela dificuldade de digestão da lactose pelo organismo, gerando dores abdominais, diarreia e gases. Pessoas intolerantes à lactose podem ser capazes de consumir produtos lácteos, em baixas quantidades, sem danos à saúde.

Um caso ocorre com a beta-caseína, em que o alelo A1 está relacionado com diabetes tipo I e o alelo A2 está relacionado à redução de doenças cardíacas e diabetes tipo I em crianças. Uma solução para que essas pessoas possam consumir o leite, seria identificar animais que apresentassem genótipo A2A2, e que fossem colocadas nas embalagens dos produtos essa informação. Dessa forma, os riscos à saúde seriam amenizados e os produtores teriam animais com maior produção de leite em seus rebanhos. Para que isso fosse possível, todos os animais das fazendas deveriam ser genotipados e, assim, selecionados apenas aqueles portadores do alelo A2. Assim, somente o leite contendo esse alelo iria para o tanque e seria repassado aos laticínios que deveriam identificar nas embalagens dos produtos a referência a esse alelo. Mas qual seria o custo de uma análise? Seria economicamente viável para os produtores? Uma coisa é certa: produtores e consumidores sairiam ganhando com essa identificação dos animais, pois aumentaria a produtividade dos animais e reduziria possíveis males à saúde do consumidor.

Na prática já são realizadas genotipagens de touros para alguns genes relacionados com a produção e/ou qualidade do leite, como k-CN e β-LGB. Dados estão disponíveis no Sumário de Touros da raça Girolando, publicado anualmente pela Embrapa Gado de Leite e Associação Brasileira de Criadores de Girolando. A partir das informações contidas no Sumário, produtores podem selecionar os animais portadores dos alelos mais favoráveis ao seu objetivo, aumentando, assim, a frequência desses alelos em seus rebanhos e, consequentemente, sua produção.

Isabella Silvestre Barreto PintoEstudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas -

Universidade Federal de Juiz de ForaIsabela Fonseca

Estudante de Doutorado do Programa de Genética e Melhoramento - Universidade Federal de Viçosa

Alessa Siqueira de Oliveira dos SantosBolsista de Pós-doutorado PNPD/CAPES - Universidade

Federal de Juiz de ForaWagner Antonio Arbex

Analista da Embrapa Gado de LeiteKatia Cristina Lage dos Santos

Analista da Embrapa Gado de LeiteMarcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva

Pesquisador da Embrapa Gado de LeiteMarta Fonseca Martins

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

15

Selecionados para Teste de Progênie

Os resultados da 1ª Prova de Pré-Seleção de touros para o Teste de Progênie GIROLAN-DO/EMBRAPA foram divulgados no dia 6 de

dezembro, durante o descerramento da placa de

inauguração do Centro de Performance Girolando, em Uberaba (MG). Somente foram divulgados os touros aptos ao Teste de Progênie, os quais obtive-ram Índice Final superior a 60 pontos.

RGD – registro definitivo; CE – Circunferência escrotal; MORFOL – Nota da avaliação da conformação; IFCT - Índice Final de Classificação de Touros.

1616

Leandro de Carvalho PaivaSuperintendente Técnico da Girolando

Adaptabilidade ao extremo

Girolando é destaque em exposições no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte, comprovando cada vez mais sua alta capa-cidade de adaptação.

É notório o grande crescimento que o gado Gi-rolando vem tendo por todo Brasil, não só em regiões onde estão sendo formadas novas ba-

cias leiteiras, mas também naquelas regiões já tradi-cionais na pecuária de leite. Em todas essas regiões, existe uma necessidade comum, a de se reduzir ao máximo os custos de produção e ao mesmo tempo aumentar a produção de leite, fazendo com que a ati-vidade seja cada vez mais rentável. Neste contexto, o gado Girolando se tornou peça fundamental, pois além de produtivo é um animal rústico, que se adapta facilmente aos diversos tipos de clima e aos vários sistemas de produção utilizados. Estes e outros fato-res também estão contribuindo para que a raça Giro-lando conquiste cada vez mais espaço nas principais feiras e exposições do Brasil, através da iniciativa de entidades regionais e do trabalho desenvolvido pela Girolando. O ano de 2013 foi marcado pela participação da raça em dois grandes eventos, em regiões extre-mas do país, no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte, comprovando mais uma vez sua alta capa-cidade de adaptação e a grande procura de animais Girolando nestes estados. Na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, aconteceu entre os dias 24 de agosto e 01 de setem-bro a EXPOINTER 2013, feira de âmbito internacional, considerada a maior feira agropecuária da América Latina. Durante a feira, foi realizada a 1ª Mostra Ofi-cial da Raça Girolando na Expointer, promovida pelo Núcleo Gaúcho dos Criadores de Gir Leiteiro com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Gi-rolando. A mostra, considerada pelos organizadores como a grande novidade da Expointer 2013, contou com a participação de 14 animais, os quais eu tive a honra de julgar. Pude avaliar a qualidade dos animais e o excelente trabalho que vem sendo realizado pe-los criadores do estado, que começaram a registrar seus animais a pouco mais de um ano e que já estão colhendo bons frutos. O julgamento aconteceu no dia 24 de agosto, abrindo a programação oficial da Ex-

pointer. Todas estas iniciativas foram conduzidas pelo Núcleo Gaúcho, que não mediu esforços para que toda uma estrutura de apoio fosse montada, dando todo o suporte necessário para a atuação da Giro-lando no evento. As ações tiveram inicio em 2012, oportunidade em que uma comitiva da Girolando visitou a feira para fomentar a criação da raça e re-alizar parceiras com entidades locais. As primeiras ações ainda tiveram continuidade no início deste ano, quando foi realizado um encontro técnico na cidade de Triunfo-RS, onde realizamos uma palestra técnica para os criadores e iniciamos a inspeção de animais para obtenção do registro genealógico em todo o estado. Com a realização da mostra oficial em 2013 na Expointer, a concretização de uma exposição ho-mologada já em 2014 se torna realidade, principal-mente pelo aumento do número de novos criadores gaúchos, tanto de holandês como de Gir Leiteiro, que estão também iniciando a criação de Girolando e re-alizando todos os procedimentos necessários para a obtenção do registro genealógico. Além do registro genealógico os criadores gaúchos já podem também realizar o controle leiteiro oficial das matrizes, através dos controladores credenciados que atuam no estado.

Pavilhão de Girolando na Expointer 2013

1717

Aurora das Nogueiras. Matriz que representou a raça no desfile da Expointer 2013

Fernando Brasileiro entrega premiação ao criador Carlos Jacob Wallauer

Grupo de criadores durante a Expointer 2013 Julgamento de Girolando na Expointer 2013

Já na outra ponta do país, no Rio Grande do Norte, de clima totalmente diferente, quente e seco, historicamente com índices pluviométricos bem me-nores do que o xará do Sul, aconteceu entre os dias 12 e 20 de outubro de 2013, a 51ª FESTA DO BOI, na cidade de Parnamirim-RN, organizada pela ANORC – Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores. Du-rante o evento foi realizada uma exposição ranqueada de Girolando, com a participação de 136 animais em pista. O julgamento aconteceu no domingo, dia 13 de outubro. Como jurado, pude também avaliar de perto o nível de evolução e qualidade genética dos animais apresentados em pista. Expositores de outros estados também participaram do evento e demonstraram que a região nordeste tem uma grande vocação para a produção de leite e para a criação de Girolando. Mes-mo após uma forte seca em toda a região pudemos observar que os animais resistiram bem às condições de ambiente e clima, não somente pela dedicação dos criadores e pelas técnicas de manejo utilizadas, mas também devido à rusticidade e capacidade de adaptação dos animais ao meio. Além da exposição ranqueada, a primeira do Rio Grande do Norte, foi promovida também pela Gi-rolando, com o apoio do Núcleo dos Produtores de Leite do Rio Grande do Norte – NULEITE e do SEBRAE, uma Jornada Técnica Girolando, nos dias 10 e 11 de outubro, que proporcionou aos participantes conhe-

1818

Abertura da Jornada Técnica Girolando

Aula prática durante a Jornada Técnica Girolando Participantes da Jornada Técnica em Parnamirim-RN

Animais participantes da 51ª Festa do Boi Julgamento durante a 51ª Festa do Boi

cer um pouco mais sobre a raça Girolando e todo o trabalho e os serviços prestados pela Associação. As palestras e atividades de campo também foram mi-nistradas e conduzidas pelos técnicos Juscelino Fer-reira e Pétros Medeiros. 35 pessoas participaram da Jornada Técnica Girolando em Parnamirim-RN, entre criadores, técnicos, estudantes e profissionais do se-tor. A participação da raça nestes dois importan-tes eventos, em regiões extremas do país, reforça a importância do Girolando para a pecuária leiteira na-cional e sua alta capacidade de adaptação, produzin-do leite de qualidade e em quantidade, proporcionan-do maior retorno econômico ao produtor.

1919

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Melhor Vaca Jovem: BARAUNA MENINO F.CONGONHASProprietário: JOSÉ ADILSON DA SILVAGrande Campeã: EVA DO CATOLEProprietário: JOSÉ ADILSON DA SILVA Girolando 1/2Melhor Fêmea Jovem: AFRODITE TEATRO DUNDEE FIV APIPUCOSProprietário: MÁRIO GILBERTO DA F. S. DE MORAESMelhor Vaca Jovem: CANELA TEATRO FIV MAUAProprietário: MÁRIO GILBERTO DA F. S. DE MORAESGrande Campeã: ARAUCÁRIA GREATLY FIV DO CONDEProprietário: CRISTIANO NÓBREGA MALTA

Melhor criador/expositor: ALEXANDRE SARAIVA DE MORAES

Girolando 3/4Melhor Fêmea Jovem: ENIGMATICA BRAXTON FIV BARBARA RS DO RANCHOProprietário: ANTÔNIO FERNANDES SOBRINHOMelhor Vaca Jovem: TAINHA FIV EMORY JGVAProprietário: ALEXANDRE CARLOS MENDESGrande Campeã: ANDROMACA BRADLEY FIV DA XAPETUBAProprietário: ALEXANDRE SARAIVA DE MORAESGrande Campeão: ALONSO FIV APIPUCOSProprietário: ALEXANDRE SARAIVA DE MORAES Girolando 5/8Melhor Fêmea Jovem: NARRATIVA RINCÃO ITAIPU YProprietário: JOSÉ ADILSON DA SILVA

20

COLOSTRO

Leandro de Carvalho PaivaSuperintendente do SRGRG

Atenção, criador!Informações importantes!

Com o objetivo de informar aos criadores as recentes mudanças promovidas pelo Conselho Deliberativo Técnico no Regulamento do Serviço de Registro Ge-nealógico da Raça Girolando, aprovado pelo Ministé-rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estamos divulgando, nesta edição, as principais alte-rações feitas no documento. Ressaltamos a impor-tância da leitura do Regulamento, na íntegra, que se encontra disponível no site www.girolando.com.br, e que também poderá ser obtido junto à Girolando. Além disso, iremos enviar aos criadores um comuni-cado, contemplando todas as mudanças realizadas. A seguir, veja as principais mudanças feitas na nova versão do Regulamento:

Cobrança obrigatória das multas por atraso no envio das comunicações

Desde o final de 2011, quando foi implantado o siste-ma Pure GH, a Girolando suspendeu a cobrança das multas por atraso no envio das comunicações, devi-do à migração do sistema manual para o eletrônico e aos constantes atrasos na liberação de material e nos atendimentos técnicos. Embora a cobrança de multas fosse uma prática comum até 2011, não era uma obrigatoriedade prevista no Regulamento. En-

20

tretanto, por orientação do Mapa, a nova versão do Regulamento de registro passa a exigir a cobrança das multas das comunicações enviadas com atraso à Girolando. Dessa forma, a partir de janeiro de 2014 todas as comunicações enviadas após o último dia do mês seguinte à data do evento, seja cobrição ou de nascimento, informadas pela Web Girolando ou através dos formulários impressos, serão conside-radas em atraso e submetidas obrigatoriamente à cobrança de multa. Os valores das multas estão dis-poníveis na tabela de taxas da Girolando e serão co-bradas de acordo com a quantidade de cruzamentos ou animais informados nas comunicações. Portanto, orientamos a todos os criadores que realizem suas comunicações dentro do prazo regulamentar, para que não sejam submetidas à multa. Aos criadores iniciantes, que nunca tiveram seus rebanhos inscri-tos na Girolando, as primeiras comunicações pode-rão ser enviadas de forma retroativa sem a cobrança de multa. Porém, independentemente da situação, nenhum animal poderá ter o nascimento comunica-do após os 12 (doze) meses de idade, como já se en-contra em vigor desde 1º de janeiro de 2010, válido para todos os criadores.

Fotografia dos animais registradosA partir de agora, após os técnicos começarem a rea-lizar os registros através de tablets, pelo módulo Pure M, todos os animais registrados, com ou sem genea-logia conhecida, serão fotografados no ato na inspe-ção. A foto será impressa no certificado de registro, sendo considerada uma identificação permanente do animal junto à Girolando. A única exceção será para as fêmeas submetidas ao cadastro de Rebanho de Fundação (Gir ou Holandês), por não se tratar de um registro genealógico. Os animais portadores de controle de nascimento (CGN), identificados pelo sis-tema antigo, não serão fotografados por ocasião do seu definitivo. Apenas os animais portadores de bot-tons ou com genealogia desconhecida, conhecidos como LA, serão fotografados. As fotografias serão realizadas pelos técnicos e podem ser feitas do lado esquerdo ou direito do animal, desde que feitas late-ralmente, de forma a identificar o animal da melhor forma possível.

Prazos de gestação de produtos de FIV e TEDevido aos procedimentos técnicos realizados na FIV e na TE, seja embrião congelado ou a fresco, o

21

21

período de gestação passará a ser contado a partir do implante dos embriões na matriz receptora, variando de 255 a 305 dias de gestação.

Pendências de prazo de gestação (FTG ou APG)Nos casos em que o prazo de gestação for inferior ou superior em até 15 (quinze) dias além dos limites estipulados, o animal poderá ser liberado para inspe-ção mediante consulta das anotações de campo pelo técnico de registro no ato da inspeção. Após análise da anotação de campo, da cobrição e do nascimento, caso as datas das anotações de campo estejam con-dizentes com as datas das comunicações enviadas à Girolando ou que seja identificado que o animal nas-ceu prematuramente, a critério do técnico poderá ser concedido o registro genealógico ao animal.

Exame de DNA para animais cujos nascimentos foram comunicados com atraso

Visando dar mais credibilidade às informações de pe-digree, serão submetidos à coleta técnica de material para exame de DNA, os animais com nascimento co-municado com atraso, conforme a seguir:• A partir de 1º de janeiro de 2014, todos os animais comunicados após 180 dias do nascimento;

• A partir de 1º de janeiro de 2015, todos os animais comunicados após 150 dias do nascimento;• A partir de 1º de janeiro de 2016, todos os animais comunicados após 120 dias do nascimento;• A partir de 1º de janeiro de 2017, todos os animais comunicados após 90 dias do nascimento.Vale lembrar que desde 1º de janeiro de 2010, con-forme determinação do CDT, os animais com o nas-cimento comunicado após os 12 (doze) meses de ida-de estão impedidos de ter sua genealogia conhecida pelo SRGRG.

Auditorias em rebanhosA escolha dos rebanhos a serem submetidos às au-ditorias de rotina do SRGRG será feita considerando como parâmetro o número de criatórios ativos do ano anterior, que efetuaram controles ou registros de nascimento. As auditorias serão realizadas em no mínimo 5% do total desses rebanhos, por técnicos designados pela Superintendência Técnica, sendo todas as despesas com alimentação, hospedagem e deslocamento dos técnicos arcadas pela Girolando. Vale ressaltar que essas auditorias são uma exigência do Mapa e passarão a ser realizadas com mais inten-sidade a partir de 2014.

22

Interláctea 2013:Dois recordes quebrados

Dois novos recordes foram registrados no concurso leiteiro da Interláctea 2013 (Expo-sição Internacional do Agronegócio do Lei-

te), que ocorreu de 11 a 16 de novembro, em Avaré (SP). Dezoito fêmeas concorreram em duas catego-rias. Entre as vacas, Beija Ocidente HPJ bateu o re-corde das 1/2 sangue, que tinha sido registrado este ano no Camaru (Uberlândia- MG), com a produção de 283,540 kg/leite e média de 94,513 kg/leite. O animal é do expositor Hamilton Pereira Junqueira.

Entre as vacas 1/4 sangue, venceu Obra Pri-ma da Centrogen FIV, do expositor Cleiton Gonza-ga Castilho. Ela obteve 135,790 kg/leite e média de 45,263 kg/leite. A vaca Germina Benta, do expositor Bernardo Garcia de Araújo Jorge, venceu entre as 3/4 sangue ao obter a produção de 272,350 kg/leite e média de 90,783kg/leite.

Natali Harmonia da Prata JAC, do expositor Cleiton Gonzaga Castilho, venceu entre as vacas 5/8. Ela produziu 149,170 kg/leite e obtece média de 59,723 kg/leite. As três melhores vacas da compe-tição foram, respectivamente, Beija Ocidente HPJ, Germina Benta e Arieta Finest FIV da Xapetuba.

A categoria Novilha também conta com uma

nova recordista. Entre as 1/4 sangue, Celebridade da Alcachofra Tannus, do expositor Delcio Vieira Tannus, passa a ser a atual recordista, superando a marca registrada na Megaleite 2013. Ela produziu 163,350 kg/leite e média de 54,450 kg/leite.

Entre as 1/2 sangue, venceu Lafe 316 Aqua-rela Wildman FIV, do expositor João Domingos Go-mes dos Santos. A produção total da novilha foi de 167,500 e média de 55,833 kg/leite. Borja Wildman FIV da Xapetuba, do expositor José Antônio da Sil-veira, venceu entre as novilhas 5/8 sangue, com a produção de 170,500 kg/leite e média de 56,833. As três melhores novilhas fora, respectivamente, Borja Wildman FIV da Xapetuba, Lafe 316 Aquarela Wild-man FIV, Celebridade da Alcachofra.

Já na pista de julgamento do parque de expo-sições de Avaré os 239 animais inscritos competi-ram entre os dias 14 e 15 de novembro. O responsá-vel pela escolha dos grandes campeões da feira foi o jurado Juscelino Ferreira. Todas as competições da raça fizeram parte da XX Exposição Interestadual de Girolando, que integrou a programação da Inter-láctea 2013.

Confira a seguir, os resultados da pista.

22

23

Melhor criador/expositor:EUGÊNIO DELIBERATO FILHO

Girolando 3/4Melhor Fêmea Jovem: BALI BLITZ GUNBALL DA SANTA LUCRÉCIAProprietário: JOSÉ ORLANDO BORDINMelhor Vaca Jovem: TEL ANISTIA DA S.L.G FIV DA SLGProprietário: CELSO CERAVOLO PAOLIELLOGrande Campeã: BARONEZA JURIST SANTA LUZIAProprietário: DELCIO VIEIRA TANNUS

Girolando 5/8Melhor Fêmea Jovem: BRIOSA BUCKEYE SERRA DO LUARProprietário: JEAN VIC M. E AGUIAR A. DE M. VICENTEMelhor Vaca Jovem: BARILOCHE SHOTTLE FIV DA XAPETUBAProprietário: JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRAGrande Campeã: BARILOCHE SHOTTLE FIV DA XAPETUBAProprietário: JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRAMelhor Macho Jovem: FUTURO FIV EXTREME GAMProprietário: GERALDO ANTÔNIO DE OLIVEIRA MARQUES

Grande Campeão: IMPERADOR BAXTER VOLTA FRIAProprietário: JOÃO DOMINGOS GOMES DOS SANTOS

Girolando 1/2Melhor Fêmea Jovem: 0212 CATIA TEATRO FIV CAIOProprietário: JANDIRA ALVES DE SOUZAMelhor Vaca Jovem: KAMUELA FIV TEATRO CAFALLONIProprietário: REGINALDO CAFALLONI DA ROSAGrande Campeã: ARMA FIV MEGATON MUTUMProprietário: GENÉTICA AVANÇADA E PARTICIPAÇÕES ALCÂNTARA

23

24

Realizada de 3 a 8 de setembro na cidade de Mirassol D´Oeste (MT), a ULTRALEITE 2013 teve exposição da raça Girolando. No dia 6

de setembro ocorreu o quarto julgamento oficial da raça no estado do Mato Grosso e teve o coman-do do jurado Jesus Lopes Junior e com auxílio da zootecnista Glaucia Rodrigues. A pista contou com mais de nove expositores de várias regiões do esta-do, somando mais de 60 animais, e mostrou a no-tória evolução da raça em Mato Grosso, conforme afirmou o jurado Jesus Lopes em sua fala ao final do julgamento. Já entre os dias 3 e 5 de setembro hou-ve concurso leiteiro, que contou com o patrocínio da Prefeitura de Mirassol D´Oeste. O técnico da Gi-rolando Dagmar Rezende ministrou palestra sobre a raça. A ULTRALEITE 2013 foi realizada pela ASSE-RU MT (Associação dos Empreendedores Rurais de Mato Grosso) e teve co-realização da GIROLANDO MT. O prefeito Elias Leal elegeu o leite e a raça Giro-lando como uma das atividades propulsoras da eco-nomia local devido à vocação natural e tradicional da região para produção do alimento.

ULTRALEITE 2013

Girolando 5/8Melhor Fêmea Jovem: VITÓRIA RECANTO DO BACURIExpositor: Flávio Donizete Freitas

Girolando 3/4Melhor Fêmea Jovem: FÁBRICA WILDMAN LSJ Expositor: Luciano LacerdaMelhor Vaca Jovem: INTENCIONADA CÓRREGO BRANCO Expositor: Agrop. N.S. Medalha Milagrosa

Girolando 1/2 Grande Campeã: ABIORANA BETHANIA Expositor: Agrop. N. Sra. Medalha MilagrosaMelhor Vaca Jovem: CRISTAL RECANTO BACURI Expositor: Flávio Donizete Freitas Melhor Fêmea Jovem: JADE FIV AFTER LAGOA DO SERVO Expositor: Luciano Lacerda

24

25

Expotrês

A 46ª EXPOTRÊS sediou a 1ª Ranqueada Gi-rolando. A feira ocorreu entre os dias 12 e 14 de setembro na cidade mineira de Três

Corações.

Melhor criador/expositor: RAFAEL TADEU SIMOES

Girolando 3/4Melhor Fêmea Jovem: ESCALADA PLANET CIBALENA MAUÁProprietário: HAMILTON PEREIRA JUNQUEIRAMelhor Vaca Jovem: CADENCIA WILDMAN RS DO R.ALEGREProprietário: MARCELO WEICKERT VALENTEGrande Campeã: JOICE MProprietário: RAFAEL TADEU SIMÕES

Girolando 5/8Melhor Fêmea Jovem: SANDY AFTERSHOCK CAFALLONIProprietário: REGINALDO CAFALLONI DA ROSA

Girolando 1/2Melhor Fêmea Jovem: EVITA OCIDENTE HPJProprietário: HAMILTON PEREIRA JUNQUEIRAMelhor Vaca Jovem: SUSY DA CENTROGEN FIVProprietário: HELOÍSA HELENA JUNQUEIRA DOS SANTOSGrande Campeã: CRISTAL ORBIT SIProprietário: HELOÍSA HELENA JUNQUEIRA DOS SANTOS

2626

GRANEXPO ES 2013

A GRANEXPO ES 2013, realizada de 7 a 11 de agosto, contou com a participação de várias raças leiteiras. O julgamento da raça Girolan-

do teve cerca de 100 exemplares e foi conduzido pelo jurado Fábio Fogaça.

Girolando 1/2Melhor Fêmea Jovem: LIATRIZ FIV EDUARD LAGLORIAProprietário: MISAEL ARTUR FERREIRA VARELLAMelhor Vaca Jovem: 0461 VALE OURO MB ARIRANHAProprietário: JEAN VIC M. E AGUIAR VICENTEGrande Campeã: DIVA JM MONTE ALVERNEProprietário: REGISMAR RIBEIRO ALVES

Girolando 3/4Melhor Fêmea Jovem: 018 TURQUEZA JAYZ GR GOLDEN RIACHOProprietário: LUIZ PAULO LEVATEMelhor Vaca Jovem: CAMILA MIC SANTA LUZIAProprietário: SÔNIA SCHUELER DE AQUINOGrande Campeã: MILA DF AGROPECUÁRIAProprietário: DF AGROPECUÁRIA FARIA LEMOS - TOMBOS LTDA.

Girolando 5/8Melhor Fêmea Jovem: LEID FIV EDUARD VOLTA FRIAProprietário: CRISTOVÃO JOSÉ RABELO

Paracatu 2013

A 27ª Expo Paracatu 2013, realizada de 7 a 11 de setembro, na cidade mineira de Paracatu teve julgamento da raça Girolando entre os

dias 8 e 10.

Melhor criador/expositor: JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

Girolando 3/4Melhor Fêmea Jovem: ATUAL DAZZLER ECONOMIAProprietário: RANGEL GONTIJO DE QUEIROZMelhor Vaca Jovem e Grande Campeã:ALFAVACA BRADLEY FIV DA XAPETUBAProprietário: JOSÉ ANTÔNIO DA SILVEIRA

Girolando 5/8Melhor Fêmea Jovem: CELESTE FIV VILÃO AGRO SDProprietário: JOÃO DOMINGOS GOMES DOS SANTOSMelhor Vaca Jovem: VITRINE FR RECREIO

Proprietário: JOÃO DOMINGOS GOMES DOS SANTOSGrande Campeã: MEDALHA SHADY ITProprietário: JOÃO DOMINGOS GOMES DOS SANTOS

Girolando 1/2Melhor Fêmea Jovem: ATUAL RHOELANDT TEATRO DEMOLIDORA FIVProprietário: FRANCISCO RANGEL DE QUEIROZMelhor Vaca Jovem: HIERARQUIA FIV BRADLEY VOLTA FRIAProprietário: JOÃO DOMINGOS GOMES DOS SANTOSGrande Campeã: HIERARQUIA FIV BRADLEY VOLTA FRIAProprietário: JOÃO DOMINGOS GOMES DOS SANTOS

2727

25ª Exposição de Oliveira

Melhor criador/expositor: OLAVO DE RESENDE BARROS JÚNIOR

Girolando 3/4Melhor Fêmea Jovem: ATUAL DAZZLER ECONOMIA Proprietário: RANGEL GONTIJO DE QUEIROZMelhor Vaca Jovem: TACA GARTER DO MORROProprietário: OLAVO DE RESENDE BARROS JÚNIOR

Girolando 5/8Melhor Fêmea Jovem: BELEZA FIV AC SÃO GABRIELProprietário: ADILSON CANDIDO DA SILVAMelhor Vaca Jovem: UVA BOLTON DO MORRO

Proprietário: OLAVO DE RESENDE BARROS JÚNIORGrande Campeã: AMETISTA DEJOTA DO SEGREDO VELHOProprietário: OLAVO DE RESENDE BARROS JÚNIORMelhor Macho Jovem: GINETE PLANET ANJProprietário: ANDRÉ NOGUEIRA JUNQUEIRAGrande campeão: RBC EQUADOR FAUSTOProprietário: ROBERTO ANTÔNIO PINTO DE MELO CARVALHO

Girolando 1/2Melhor Fêmea Jovem: ATUAL RHOELANDT TEATRO DEMOLIDORA FIVProprietário: FRANCISCO RANGEL DE QUEIROZMelhor Vaca Jovem e Grande Campeã: LUANDA FIV RACProprietário: RAIMUNDO TEIXEIRA CAMPOLINA/ADAUTO A. DO NASCIMENTO FEITOSA

A 25ª Exposição Agropecuária e Industrial de Oliveira, ocorrida de 16 a 19 de maio, com o apoio do Sindicato Rural e Prefeitura Mu-

nicipal, teve a retomada de julgamentos da raça Girolando que estava sete anos sem participar do evento. A exposição contou com a presença de 20 expositores de diversas regiões do estado.

28

Muriaé

A 58ª Expo Agropecuária de Muriaé, em Minas Gerais, aconteceu de 3 a 7 de setembro. O julgamento da raça Girolando ocorreu nos

dias 6 e 7.

Melhor criador/expositor: MILA DE CARVALHO LAURINDO E CAMPOS

Girolando 3/4Melhor Fêmea Jovem: 000018 TURQUEZA JAYZ GR GOLDEN RIACHOProprietário: LUIZ PAULO LEVATEMelhor Vaca Jovem: FINAL CUT DANCE FIV BLUProprietário: LUIZ PAULO LEVATEGrande Campeã: AMBIÇÃO LHL SANTA HELENAProprietário: LUIZ PAULO LEVATEMelhor Macho Jovem: JACK WINDBROOK FIV BABITONGA 1880Proprietário: OTTO DE SOUZA MARQUES JÚNIOR

Girolando 5/8Melhor Fêmea Jovem: BRIOSA BUCKEYE SERRA DO LUARProprietário: GABRIELA DIETTRICH SILVEIRA

Melhor Vaca Jovem: BERLINDA LEDUC SAO CRISTOVÃO TCProprietário: CRISTOVÃO JOSÉ RABELOGrande Campeã: LEOPOLDINA FR RECREIOProprietário: MILA DE CARVALHO LAURINDO E CAMPOSMelhor Macho Jovem: FALCON FIV FR RECREIOProprietário: MILA DE CARVALHO LAURINDO E CAMPOSGrande campeão: DANILO BABITONGAProprietário: OTTO DE SOUZA MARQUES JÚNIOR

Girolando 1/2Melhor Fêmea Jovem: BELLA TEATRO DA RACHAPAUProprietário: FILIPE ALVES GOMESMelhor Vaca Jovem: ANGÉLICA ESPELHO WADE XIMBEProprietário: LUIZ CARLOS BANDOLI GOMESGrande Campeã: MBF BOINA BRADLEY FIVProprietário: SÉRGIO R.PEIXOTO/VERÔNICA A.R.F.PEIXOTO

28

Porciúncula 2013

A 4ª Exposição Agropecuária de Porciúncula, no Estado do Rio de Janeiro, foi realizada de 21 a 25 de agosto e teve julgamento da raça Giro-

lando nos dias 23 e 24. O julgamento ficou a cargo do jurado Rodolfo Junqueira Pereira.

Melhor criador/expositor: MILA DE CARVALHO LAURINDO E CAMPOS

Girolando 3/4Melhor Fêmea Jovem: GOLDWYN JIOCONDA FIV JABOTICABA PR Proprietário: PAULO ROBERTO D ANELLO

Girolando 5/8Melhor Fêmea Jovem: LEID FIV EDUARD VOLTA FRIAProprietário: CRISTOVÃO JOSÉ RABELOMelhor Vaca Jovem: BERLINDA LEDUC SAO CRISTOVAO TC

Proprietário: CRISTOVÃO JOSÉ RABELOGrande Campeã: LEOPOLDINA FR RECREIOProprietário: MILA DE CARVALHO LAURINDO E CAMPOSMelhor Macho Jovem: JOEL BANDOLIProprietário: LUIZ CARLOS BANDOLI GOMESGrande campeão: URANO FR RECREIOProprietário: MILA DE CARVALHO LAURINDO E CAMPOS

Girolando 1/2Melhor Fêmea Jovem: BELLA TEATRO DA RACHAPAUProprietário: FILIPE ALVES GOMESMelhor Vaca Jovem e Grande Campeã: ANGÉLICA ESPELHO WADE XIMBEProprietário:LUIZ CARLOS BANDOLI GOMES

2929

Ibiá 2013

Melhor Criador/Expositor Geral: ANDRÉ GUSTAVO DE CARVALHO PAIVA

Girolando 3/4 Melhor Fêmea Jovem: 382 REFLECTOR BMLExpositor: BERNARDO FRANÇA CHAGAS

Girolando 5/8 Melhor Fêmea Jovem: GATA FIV THOR SI IIExpositor: ANDRÉ GUSTAVO DE CARVALHO PAIVA

A Exposição da Raça Girolando em Ibiá acon-teceu de 4 a 8 de setembro no Parque de Ex-posições Manoel Terra Cruz. Sob o comando

do jurado Fernando Boaventura, as disputas na pista ocorreram no dia 6 de setembro e contaram com 62 animais. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiá.

Girolando 1/2 Melhor Fêmea Jovem: GALOCHA SHOTTLE 923 SI IIExpositor: JOSÉ TOBIAS RIBEIRO DE PAIVA

30

Ranking Nacional2013-2014

31

32

A Associação Brasileira dos Criadores de Gi-rolando será comandada, a partir de janeiro, pelo engenheiro agrônomo e pecuarista Jô-

nadan Hsuan Min Ma. Ele venceu a eleição, ocorrida no dia 3 de dezembro, com 68% dos votos válidos. Votaram 1.214 associados, sendo 120 de forma pre-sencial na sede da entidade, em Uberaba (MG) e o restante por correspondência. Jônadan Ma obteve 655 votos contra 304 votos do candidato adversário Eugênio Deliberato. Foram considerados nulos, in-válidos ou brancos 255 votos.

A posse deve ocorrer em janeiro, em data a ser definida pelo presidente eleito. Jônadan Ma comandará a entidade durante o triênio 2014/2016. A diretoria é composta por: Magnólia Martins da Silva (1º vice-presidente), Nelson Ariza (2º vice-

Jônadan Mavence eleição na Girolando

presidente), João Domingos Gomes dos Santos (3º vice-presidente), Olavo de Resende Barros Júnior (4º vice-presidente), José Antônio da Silva Clemen-te (1º diretor-administrativo), Jorge Luiz Mendonça Sampaio (2º diretor-administrativo), Luiz Carlos Ro-drigues (1º diretor-financeiro), Odilon de Rezende Barbosa Filho (2º diretor-financeiro), Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro (Relações institucionais e co-merciais).

Com quase três mil associados, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteci-mento para o registro genealógico da raça leiteira Girolando. O número de registros efetuados anu-almente pelos técnicos da associação é de 95 mil, em média. O banco de dados da entidade tem mais de 1,3 milhão de registros. A associação conta com sete escritórios técnicos no país nos estados de Mi-nas Gerais, Goiânia, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, além da sede em Uberaba, para atender os criadores da raça de Norte a Sul do Brasil.

Perfil - Natural de São Paulo, Jônadan Ma,

de 54 anos, é diretor Executivo do Grupo Boa Fé - Ma Shou Tao, em Conquista (MG), e criador de Girolando, Holandês e Gir Leiteiro. É associado da Girolando há 28 anos. Também integra a atual dire-toria da associação, ocupando o cargo de 3º vice-presidente. Outros cargos que ocupa são: vice-pre-sidente da COTRIAL (Cooperativa dos Produtores Rurais do Triangulo e Alto Paranaíba), diretor da As-sociação dos Empresários Canavieiros do Vale do Rio Grande, presidente do Instituto Boa Fé de Apoio ao Combate ao Câncer.Casado com Ângela Toledo Ma, com quem tem três filhos: Enos, Samuel e Ana. É avô das pequenas Catherine e Constance.

33

ParceriaAs empresas Cenatte e Semex firmaram parceria para ampliar a oferta de serviços de transferência de embri-ões, fertilização in vitro e de soluções genéticas avan-çadas. "Estamos entusiasmados com a nossa parceria com Cenatte", diz Paul Larmer, CEO Semex. "Nós sabe-mos que estamos vivendo em um mercado global e es-tamos olhando para além das nossas fronteiras, a fim de fornecer soluções genéticas. O Cenatte será integrado à nossa tecnologia de fertilização in vitro canadense atra-vés da Boviteq, fortalecendo ainda mais nossa linha de produtos, oferecendo as tecnologias mais avançadas e soluções genéticas para nossos clientes brasileiros".

LutoA pecuária leiteira perdeu e dezembro um de seus de-fensores. Faleceu no dia 9 de dezembro, em Veríssimo (MG), o pecuarista Luiz Evandro Aguiar, vítima de infar-to. Ele era criador de Girolando e Gir Leiteiro na Fazenda Boa Esperança, em Veríssimo, e titular da marca LE. De-senvolveu um trabalho de seleção de grande importân-cia para as raças leiteiras. Luiz Evandro deixou os filhos Bruno, Fernanda, a enteada Vitória e a esposa Janine. Minhas sinceras condolências à família.

Linhagem EVANuma iniciativa do deputado estadual Fred Costa (PEN), o saudoso selecionador de gir Evaristo Soares de Paula será homenageado em Sessão Solene, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia20 de fevereiro de 2014, às 20h, em comemoração ao seu Centenário de Nascimento. Evaristo construiu a li-nhagem EVA, uma das mais sólidas e respeitadas da raça gir.

Aplicativos A CRV Lagoa lançou seu novo aplicativo para disposi-tivos que operam com o Android. A plataforma, que pode ser baixada gratuitamente, contém informações de todos os reprodutores e também os catálogos e re-vistas publicados pela Central. Para fazer o download, basta acessar o Google Play no celular ou tablet e digi-tar “CRV Lagoa” na busca. Em seguida, é só instalar o aplicativo e todas as informações serão disponibiliza-das no aparelho. É possível acessar informações deta-lhadas sobre todos os reprodutores dos segmentos de Corte e Leite que integram a bateria da Central, dividi-dos por raça, inclusive com opção de busca dos touros.

CursosDurante todo o ano de 2013, a central de inseminação Alta realizou cursos de inseminação em diversas cida-des do norte ao sul do Brasil. Em dezembro, 11 cidades receberam o curso, que já formou mais de nove mil in-seminadores aptos a realizar uma inseminação artificial com todas as boas técnicas que resultem no sucesso do melhoramento genético do rebanho.

34

35

36

Tecnologia da Informação

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando lançou em 2011 o portal de serviços on line WEB Girolando. Nele, o criador pode realizar de maneira rápi-da, segura e sem qualquer custo uma série de procedimentos, dentre eles as

comunicações de cobertura e de nascimento dos animais, consulta de pendências e de relatórios de produção. O sistema conta com 2.108 usuários e já recebeu 65.060 comu-nicações, sendo que a média diária é de 85. O número de animais inseridos no banco de dados da entidade via Web Girolando é de 86.611 e o de cruzamentos é de 164.787.

Os investimentos em tecnologia também permitiram agilizar os serviços presta-dos pelos técnicos. Desde outubro de 2013, eles deixaram de cadastrar as informações dos serviços prestados nas fazendas em formulários de papel e passaram a fazer o cadastramento direto na internet, por meio de um aplicativo móvel instalado em tablet.

Levantamento dos primeiros atendimentos realizados em criatórios da raça Gi-rolando utilizando o novo sistema on line apontou queda no tempo de execução dos serviços. Enquanto o processo manual tem o prazo mínimo de execução de 20 dias, na versão on line esse tempo cai para dois dias.

Como as informações enviadas pelos técnicos chegam ao banco de dados da associação imediatamente após a realização do registro, a maior parte dos RGs comu-nicados tem o certificado de registro genealógico emitido e ficam prontos para serem enviados aos criadores.

O aplicativo foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Giro-lando, que também é responsável pela criação do Sistema Web Girolando.

Rub

io M

arra

36

37

Evolução dos equipamentos de tecnologia

• ServidoresInvestimentos em alta disponibilidade de servidores. Total investido: R$ 150 mil• SegurançaAquisição de equipamentos para aprimorarainda mais a segurança dos dados da Girolando. Total investido: R$ 18 mil• ArmazenamentoInvestimentos em equipamentos pra aumentar e agilizar o armazenamento de dados. Total investido: R$ 90 mil• MobilidadeAquisição de 18 tablets para possibilitar o controle de animais e a execução de diversos serviços mantendo a sincronia direta com os sistemas de informação da Associação Total Investidos: R$21 mil• LicenciamentoCompra de licenças de Windows, office e Kaspersky (antivírus) para manter todo o parque computacional da Girolando em conformidade com as leis de utilização de software Total Investidos: R$80 mil Total dos investimentos: R$ 359 mil

Sistema de controle de animais pureGH• Sistema com 80% de implantação concluída.

• Completa integração entre todos os setores e também o campo

• Controle leiteiro disponível na WEB

• Dois colaboradores específicos para a parte Web e para os sistemas Móveis.

• Dois colaboradores para os sistemas executados internamente

• Um colaborador exclusivamente para controle e manutenção do banco de dados.

Aquisição de um sistema de gestão financeira - RM• Controle financeiro e de planejamento empresarial.

• Sistema já se encontra integrado com o sistema de controle de animais (pureGH)

• Criação da WEB Girolando.

• Agilidade nas informações trocadas entre associados e associação

• Agilidade na liberação dos serviços de campo

• Maior integração e controle

37

38

Serviços disponibilizados pela Web Girolando• Consulta da avaliação genética do plantel

• Consulta de dados do controle leiteiro dos animais

• Solicitar alteração dos dados cadastrais

• Solicitar correção de dados dos animais

• Inscrever-se em eventos (Megaleite, Interláctea, etc...)

• Liberar informações do plantel para consulta de terceiros

• Rastreamento dos serviços técnicos

• Solicitar atendimento técnico na modalidade de Zoneamento

Dados estatísticos de utilização da Web Girolando

ITENS VALORES

Qtd. Usuários 2086

Qtd. Associados com acesso 1703

Comunicações Realizadas * 63922

Média Diária de comunicações 85

Animais inseridos * 85124

Cruzamentos inseridos * 161702

Serviços liberados * 14747

* Dados obtidos levando-se em consideração a data de implantação da Web Girolando em 29/09/2011

38

Os técnicos da Girolando re-ceberam treinamento sobre a forma correta de utilizar o aplicativo móvel. Como o sistema funcionará em modo off-line, o atendimento com o tablet poderá ser realizado em qualquer lo-calidade, mesmo que não haja sinal de internet. Os dados serão envia-dos à Girolando assim que o técnico conectar o equipamento à internet e estarão à disposição do criador no sistema Web Girolando.

39

Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando - PMGG

O número de animais inscritos no PMGG vem crescendo a cada ano. Algumas novidades foram implantadas para garantir que as ferramentas de seleção do programa sejam acessíveis a todos os criadores da raça. As parcerias firmadas também permitiram a

consolidação do PMGG. A frota de veículos do PMGG foi ampliada para quatro carros (Parati, dois Unos e uma

Montana). Com a expansão do programa, a Girolando contratou novos técnicos para atuarem nas provas zootécnicas.

Serviços de Controle Leiteiro O Serviço de Controle Leiteiro no ano de 2011 passou a ser executado por técnicos cre-

denciados pela Girolando. Com isso, as pesagens deixaram de ser feitas pelo produtor. Outra novidade implantada foi o envio do Relatório Mensal de Produção Individual (RMPI)

e do Relatório de Pesagem de Leite (RPL) por e-mail, a partir de 2012. Anteriormente, os do-cumentos eram enviados aos associados e aos controladores via Correios. Esta medida visou principalmente trazer rapidez e segurança para os associados no recebimento das informações das pesagens realizadas.

A qualificação dos controladores do SCL também foi priorizada. Quase 100 técnicos de todo o Brasil participam em novembro de 2011 do 2º Workshop do Programa de Melhoramen-to Genético da Girolando e Encontro de Controladores. O evento teve como objetivo apresentar os procedimentos e critérios para execução do Controle Leiteiro em todo o Brasil, além de dis-cutir diversos assuntos referentes ao programa de melhoramento genético da raça.

As lactações das fêmeas participantes do SCL podem ser consultadas pela internet des-de 2012, quando foi lançada a primeira edição do Anuário do Serviço de Controle Leiteiro.

39

40

Número de rebanhos ativos:2011 390 2012 442 2013 494 (janeiro/outubro de 2013)

Número de lactações encerradas:2011 9.7532012 11.3612013 11.653 (janeiro/outubro de 2013)

Número de supervisões realizadas em fazendas:2011 382012 122013 18 (janeiro/outubro de 2013)

Teste de ProgênieVários convênios foram firmados nos últimos três anos para ampliar o número

de rebanhos colaboradores do Teste de Progênie de Girolando e, consequentemente, o número de touros avaliados.

• Em 2011, dois acordos de cooperação técnica entre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Emater-MG foram assinados durante a ExpoZebu 2011, em Uberaba (MG). Todos os convênios tiveram como objetivo a prestação de servi-ços aos associados da entidade para garantir o melhoramento genético do rebanho mineiro. Um deles tem como objetivo viabilizar a prestação de serviços técnicos pela Emater-MG aos associados em Minas Gerais. O outro termo de cooperação prevê o desenvolvimento e execução de ações que visem o melhoramento genético do plantel leiteiro do estado de Minas Gerais através da implantação do PMGG nas propriedades assistidas pela Emater-MG. Assinaram os acordos o presidente da Emater-MG, Maurílio Soares Guimarães, e o vice-presidente da Girolando, Fernando Brasileiro.

• Outra parceria importante para a Girolando foi realizada em 2012 com a pre-feitura de Córrego Dantas, em Minas Gerais. Produtores rurais da cidade mineira pas-saram a receber gratuitamente doses de sêmen de touros da raça Girolando para au-mentar a produção de leite e a qualidade genética de seus rebanhos. As doações foram viabilizadas graças ao convênio firmado entre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Prefeitura de Córrego Dantas. O governo municipal desenvolve o pro-

grama chamado “Nova Geração”, cujo intuito é promover o melho-ramento genético do rebanho lo-cal.

• A Associação Brasilei-ra de Criadores de Girolando e o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro) assinaram em setembro de 2012 um termo de cooperação técnica para im-plementar o PMGG no estado. O documento foi assinado pelo vice-presidente da Girolando, Fernando Brasileiro, e pelo pre-sidente do Inagro José Ataíde. O acordo prevê a distribuição de sê-

40

41

men de touros do Teste de Progênie de Girolando para propriedades cadastradas como Rebanho Colaborador.

Sumário de Touros• Publicação de cinco novas

características de conformação, en-tre elas comprimento corporal e am-plitude, de 14 touros. Outros dados importantes que o Sumário trouxe foram sobre marcadores moleculares e provas de leite.

2011• Divulgação do resultado do

7º grupo de touros – 12 touros, sen-do 5 positivos e 7 negativos para PTA leite;

• Resultado geral do teste de progênie 2011 – 48 touros, sendo 18 positivos e 30 negativos para PTA leite;

• Número de touros em fase de teste de progênie (8º ao 12º grupo) – 57 reproduto-res;

• Número de touros selecionados para o 13º grupo (em fase de coleta de sêmen) – 28 reprodutores;

• Número de fazendas colaboradoras ativas – 483 fazendas.

12º Grupo de Touros do Teste de Progênie (distribuição em 2011)• Número de doses de sêmen distribuídas em 2011 (12º grupo) 8592 doses;• Número de rebanhos participantes em 2011 (12º grupo) – 155 rebanhos;• Número de touros participantes do 12º grupo – 19 touros, sendo 12 touros 5/8 e

7 touros 3/4.

2012 • Lançamento do Sumário de Touros Girolando em três línguas (português/inglês/

espanhol);• Divulgação do resultado do 7º grupo de touros: 12 touros, sendo 6 positivos e 6

negativos para PTA leite;• Resultado geral do teste de progênie 2012: 48 touros, sendo 24 positivos e 24

negativos para PTA leite; • Número de touros em fase de teste de progênie (8º ao 13º grupo): 82 reproduto-

res;• Número de touros selecionados para o 14º grupo (em fase de coleta de sêmen):

35 reprodutores;• Número de fazendas colaboradoras ativas: 469 fazendas.

13º Grupo de Touros do Teste de Progênie• Número de doses de sêmen distribuídas em 2012 (13º grupo): 9.770 doses (*);• Número de rebanhos participantes em 2012 (13º grupo): 201 rebanhos (*);• Número de touros participantes do 13º grupo: 25 touros, sendo 05 touros PS, 15

touros 5/8 e 05 touros 3/4.(*) Ainda em fase de distribuição de sêmen.

41

42

2013• Divulgação do resultado do 8º grupo de

touros: 9 touros, sendo 5 positivos e 4 negativos para PTA leite;

• Resultado geral do teste de progênie 2013: 57 touros, sendo 22 positivos e 35 negati-vos para PTA leite;

• Número de touros em fase de teste de progênie (9º ao 14º grupo): 96 reprodutores;• Número de touros selecionados para o 14º grupo (em distribuição): 23 reprodutores;• Número de fazendas colaboradoras ativas: 510 fazendas.

14º Grupo de Touros do Teste de Progênie• Número de doses de sêmen distribuídas em 2012 (14º grupo): 11.500 doses (*);• Número de touros participantes do 14º grupo: 23 touros, sendo 8 touros PS, 9 touros

5/8 e 6 touros 3/4.(*) Ainda em fase de distribuição de sêmen.

Sumário de VacasLançada na Megaleite de 2013 a primeira edição da Avaliação Genética de Vacas, que traz

informações de mil fêmeas de maiores PTAs para a produção de leite. Foram utilizados todos os registros zootécnicos, com informações de controle leiteiro e genealogia, disponibilizados pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, oriundos dos criatórios com rebanhos supervisionados pelo Serviço de Controle Leiteiro.

Pré-seleção de TourosInaugurado na Megaleite de 2013, o Centro de Performance Girolando sedia a 1ª Pré-

Seleção de Touros. Foram inaugurados os dois módulos de pastejo rotacionado (capim MG5), onde estão mais de 60 touros Girolando. No local, ainda haverá um auditório, laboratório de reprodução, armazém de insumo e casa do vaqueiro, cujas obras serão concluídas até o final do ano.

Os touros da Pré-Seleção estão sendo avaliados em relação a várias características. Na parte reprodutiva, será verificada a capacidade de congelamento e descongelamento do sê-men, a quantidade de espermatozoide produzido e se algum apresenta defeito. Na parte de sanidade, será testado se o animal tem alguma doença reprodutiva. Além disso, serão obser-vados: libido, desempenho do ganho médio diário, temperamento, aptidão reprodutiva, termo-tolerância. Todos passarão por exames andrológicos e mensuração de Perímetro Escrotal, que serão conduzidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A entida-

de também ficará a cargo do manejo da pastagem da área.

O resultado do primeiro grupo da Pré-Seleção de Touros foi anunciado em novembro 2013. A prova definirá os re-produtores que participarão do Teste de Progênie da raça em 2014.

Além da Embrapa Gado de Leite, da Epamig e do Instituto Federal de Edu-cação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), a Girolando firmou par-ceria com a empresa Plantar, que forne-ceu a madeira usada na construção das cercas e de outras dependências do Cen-

42

43

tro de Performance.O segundo grupo da Pré-Seleção terá 100 vagas, 40 a mais que o primeiro grupo. A

seleção ocorrerá na primeira semana de dezembro e os touros deverão entrar no Centro de Performance Girolando, entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2014. O resultado desta bateria será divulgado durante a Megaleite 2014.

Projeto de Eficiência Alimentar de Animais GirolandoCom o apoio fundamental da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de

Minas Gerais e parceria da Embrapa Gado, IFTM e Epamig, a Girolando usará o Centro de Performance para a realização deste projeto, que envolve machos e fêmeas Girolando.

Projeto de Seleção GenômicaA Girolando assinou em 2013 convênio com a Embrapa Gado de Leite e o consórcio

formado pela CRV Lagoa e Zoetis para realização do projeto de Seleção Genômica da Raça. A validade é até 2015.

Banco de DNAColeta de amostras biológicas de bovinos de leite visando a criação de um banco de

DNA e de fenótipos da raça Girolando,, que conta com a participação direta da Embrapa Gado de Leite. O projeto foi encaminhado através do MAPA e já está inserido no Sistema de Gestão de Convênios. O pleito de recursos é no valor de R$199.870,00 com contrapartida de R$24.036,00 da Girolando. A vigência é de 2014/2015. O projeto está em tramitação com perspectiva favorável de liberação.

Pró-GenéticaO Governo de Minas atendeu a solicitação da Girolando e autorizou a participação de

reprodutores de grau de sangue 3/4 e 5/8 nas feiras do programa para melhoria do rebanho bovino mineiro, o Pró-Genética. Anteriormente, o programa só permitia a venda de animais PS nas feiras, além de touros das raças zebuínas.

Parcerias com a Fundação Triângulo e Prefeitura de Uberaba Com o intuito de promover a sustentabilidade do pequeno produtor de leite do mu-

nicípio de Uberaba através da socialização de uma das técnicas de reprodução animal FIV “Fecundação in Vitro”, a Fundação Triângulo assinou no dia 16/03/12 um contrato de parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. O projeto visa ainda consolidar a região como uma referência no Brasil de animais de alto valor agregado, beneficiando toda cadeia produtiva do leite.

Pecuária FamiliarNo mesmo sentido, a Girolando assinou convênio com a Secretaria de Agricultura de

Uberaba para melhoramento genético das propriedades inseridas na categoria pecuária fami-liar, através de IATF e utilização de touros Girolando.

Registro GenealógicoO Sistema de Identificação Unificado – SIU foi implantado em 2012, após aprovação

do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Este novo sistema conta com uma identificação única de registro que é válida tanto para o Registro Genealógico de Nascimento (RGN) quanto para o Registro Genealógico Definitivo (RGD). É utilizada também uma identificação particular de cada criador, composta por três ou quatro letras e por quatro números (seguindo a mesma sequência do RGN atual). Este sistema, além de moderno, é mais seguro e eficiente.

43

44

O MAPA aprovou novas versões do Regulamento de Registro Genealó-gico da Raça Girolando, em 2012 e 2013. O documento traz algumas novida-des, como o SIU.

Registro internacional - O superintendente Técnico da Associação Bra-sileira dos Criadores de Girolando, Leandro Paiva, registrou no Canadá quatro machos e uma fêmea, nascidos naquele país. Os registros aconteceram nas cidades de Balzac e Conrich, próximas à cidade de Calgary, estado de Alberta, oeste do Canadá. Os embriões que deram origem a esses exemplares foram produzidos no Brasil, a partir de acasalamentos feitos com material genético

das vacas Grenda das Três Passagens e Engraçada Twist das Três Passagens, ambas do criador Carlos Eduardo Ferreira, e do touro Caxi OG, de proprie-dade de Vilmar Pereira Pires e cujo criador é Olavo Gonçalves.

Os embriões foram enviados há quatro à ma-triz da central de inseminação Alta Genetics. A inicia-tiva faz parte de uma estratégia para impulsionar a exportação da genética brasileira, já que o Canadá é um país que tem protocolo sanitário com quase to-dos os países.

Os Estados Unidos também manifestaram in-teresse em registrar os animais Girolando nascidos naquele país. A solicitação já foi encaminhada ao MAPA. O registro deve ser efetuado em 2014.

Clones - Primeiros registros de clones da raça ocorreram em julho de 2013. Dois animais, de grau de sangue 1/4, foram registrados em Tamarana (PR), pelo técnico da entidade Jesus Lopes. Eles pertencem à Agropecuária Laffranchi Comércio e Indústria Ltda.

Qualificação – Com o tema “Certificação de Qualidade”, a Atualização Técnica Nacional reuniu 28 técnicos de registro da Girolando. O evento acon-teceu em 2012 na cidade de Uberaba (MG). Entre os assuntos apresentados, estavam: Identificação animal com a utilização de brincos e bottons; estratégias de cruzamentos e acasalmentos com touros Girolando; padrão racial; como funciona o novo Sistema Integrado de Gestão de Dados da Girolando – Pure-GH, permitindo que os criadores realizem uma série de serviços pela internet. A atualização Técnica é realizada a cada dois anos.

44

Evolução da Certificação Animal (2008 a 2013)

45

Modernização da sede

Com o intuito de proporcionar maior conforto ao associados e aos colaboradores, as instalações da sede da Girolando, em Uberaba (MG), passaram por uma série de reformas. Foram construídos novos banheiros, área de almoxarifado; trocada

a cobertura do refeitório; reforma do setor de Genealogia, da cozinha, da recepção, que também ganharam nova mobília, do estacionamento, pintura da sede, etc. Também foi ampliada a quantidade de veículos da entidade com a aquisição de uma Tucson.

Dados dos AssociadosAssociados ativos em 01/01/2011: 2.138Novos associados no período: 1.123Associados que retornaram ao quadro: 86Desligamento de associados: 437Associados em 26/11/13: 2.911

45

46

Girolando pelo Brasil

Com a expansão da raça no Brasil, foram inaugurados Escritórios Técni-cos Regionais (ETR) da Girolando nos Estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. O presidente da

entidade, José Donato Dias Filho, reinaugurou no dia 08 de fevereiro de 2011, em Belo Horizonte (MG), o escritório da capital mineira, que foi totalmente re-formado, ganhando estrutura mais moderna e funcional.

Em Itaperuna (RJ), a solenidade de inauguração da unidade ocorreu no dia 2 de março de 2011. O ETR de Jacareí (SP) foi inaugurado no dia 18 de março de 2011. A unidade funciona nas dependências da escola agrícola ETEC Cônego José Bento graças a um convênio firmado com a instituição de ensino.

Os criadores da raça Girolando nos estados de Goiás e do Distrito Federal passaram a contar com um escritório no dia 26 de maio de 2012. A Girolando firmou convênio com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura para insta-lação da unidade no Parque Agropecuário de Goiânia.

O ETR do Mato Grosso do Sul foi inaugurado no dia 16 de setembro de 2012. A unidade está localizada no Parque de Exposições Laucídeo Coelho.

A instalação do escritório em Campo Grande tem o apoio da Acrissul (Asso-ciação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e do Núcleo de Criadores de Girolando do MS.

O Nordeste tem dois escritórios da Girolando. Em Pernambuco, o ETR de Recife começou a funcionar no dia 29 de abril de 2011. Já na Bahia, a uni-dade está instalada na cidade de Feira de Santana e funciona desde o mês de dezembro 2013.

Inauguração do ETR de Itperuna

Inauguração do ETR de Jacareí

Girolando conta agora com 7 ETR's e a sede para atender os criadores de todo o Brasil.

46

47

Ouvidoria Girolando

A Ouvidoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, criada pela atual diretoria, iniciou suas atividades em fase de teste no mês de setembro de 2012, sendo consolidada em 2013.

Projeto este desenvolvido e em pleno funcionamento, contemplando uma visão holística da organização, relacionando-se com o público externo e interno, com vistas a tornar o atendimento ao associado mais proativo e personalizado.

Tendo como principal objetivo atender as demandas do público ex-terno, procurando analisar e solucionar, de forma imparcial, o que cada caso requer, respondendo ao representado no menor prazo possível, com clareza e objetividade.

Para tanto, foi desenvolvido um Programa online específico, pelo qual o associado pode abrir um chamado e verificar o status de sua solici-tação. Sendo disponibilizado ainda o contato direto com o setor de Ouvi-doria através do email, telefone, carta ou pessoalmente.

A Ouvidoria Girolando apresenta abaixo alguns dados com relação aos atendimentos realizados desde sua implantação, estabelecendo parce-rias internas em prol da qualidade e efetividade do atendimento aos cria-dores em geral.

Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012, quando o projeto estava em fase de adaptação, a Ouvidoria Girolando atendeu um total de 269 chamados, entre o público interno e externo.

Quando então se deu o retorno das atividades, em meados de janei-ro de 2013 até novembro de 2013, o número de atendimentos ultrapassa a 2500 chamados de diversas naturezas, entre Informações, Sugestões, Reclamações, Críticas, Dúvidas e Elogios.

Desses atendimentos, de complexidades diferentes, uns com carac-terísticas mais simples, outros que necessitaram de tratamento mais acu-rado, a situação das demandas são apresentadas no gráfico abaixo. Res-saltamos que as solicitações são analisadas caso a caso e acompanhadas até sua resolução.

47

48

Colégio de Jurados

Os julgamentos da raça Girolando são comandados por membros do Colégio de Ju-rados, hoje composto por 40 efetivos e um grande número de auxiliares.

• Para aprimorar os conhecimentos técnicos dos membros do Colégio de Jurados, foi realizado o “3º Seminário de Revisão, Atualização e Harmonização dos Critérios de Julgamento da Raça Girolando”, em Uberaba, no ano de 2012. Participaram 35 jurados efetivos das aulas práticas e palestras sobre o novo regulamento do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando, regulamento das exposições, código de ética, etc.

• Com o intuito de formar novos jurados, o Curso Intensivo de Julgamento da Raça Girolando teve duas edições na gestão 2011/2013 . Participaram mais de 100 pessoas.

ExposiçõesA raça Girolando esteve nas pistas de exposições de vários lugares do Brasil.

Exposições homologadas2011 102012 122013 19 (dados até novembro)

Exposições ranqueadas 2011 402012 392013 23 (dados até novembro)

48

49

Megaleite

As últimas três edições da Megaleite confirmaram o crescimento e a evolução da raça Gi-rolando. Além de ser a mais importante vitrine da genética bovina leiteira do país, a feira conta em sua programação com debates, divulgação do sumário de touros, audiências

públicas, palestras e projetos culturais. Nos últimos anos, a Megaleite contou com a participação de dois ministros da Agricultura (Mendes Ribeiro Filho e Antônio Andrade).

A edição de 2011 teve 13 leilões, 5 shoppings de animais e reuniu as raças Girolando, Gir Leiteiro, Pardo-Suíço, Sindi, Guzerá Leiteiro, Indubrasil Leiteiro, Simental Leiteiro, além de bubalinos. No Torneio Leiteiro da raça Girolando, foram registrados três recordes. Em 2011, foi criado o Mérito Girolando para homenagear personalidades do setor leiteiro e ocorreu a primeira edição do Fórum Zebu Leiteiro. Já foram homenageados com o Mérito Girolando Gabriel Donato de Andrade, Orostrato Olavo Silva Barbosa, José Coelho Vitor, Paulo Piau, Ellos Nolli, Nazareth Dias Pereira, Magnólia Martins Silva, Olavo Gonçalves e Companhia de Alimentos do Nordeste e o ministro da Agricultura Antônio Eustáquio Andrade Ferreira.

Em 2012, a feira teve competições das sete raças presentes no ano anterior, 12 leilões e dois shoppings de animais. Foram registrados três recordes nacionais de produção de Girolan-do. Além de mostrar o avanço genético do rebanho leiteiro do Brasil, a Megaleite 2012 foi palco de importantes debates para o setor, como a audiência pública externa da Subcomissão do Leite da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ri-beiro Filho, participou da abertura da Megaleite 2012.

Já em 2013 a Megaleite completou 10 anos e teve o número de raças participantes ampliado para 8, passando a contar também com o Jersey. Oito no-vos recordes foram registrados nos Torneios Leiteiros, sendo quatro da raça Girolando e quatro zebuínos. As negociações de animais ocorreram em 12 leilões e um shopping. Mais de 50 estrangeiros de diversos países visitaram a feira interessados na genética das raças lei-

Presidente da Girolando apresenta o projeto do Centro de Capacitação Girolando ao então ministro da Agricultura Men-des Ribeiro Filho e ao secretário de Agricultura de Minas Gerais Elmiro do Nascimento.

49

Megaleite teve audiências públicas que debateram temas im-portantes para o setor

50

Promoção da Raça

teiras. Comitivas da Colômbia, Guatemala, México, Panamá, entre outros países, demonstraram interes-se em firmar parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para registro de animais e realização de cursos técnicos. Além de mostrar o avanço genético do rebanho leiteiro do Brasil, a Me-galeite 2013 foi palco de cursos, palestras técnicas sobre melhoramento genético, debates, premiação dos vencedores do Ranking 2012/2013, homena-gens, mostra cultural dos 10 anos da feira e projetos socioeducativos. Também foi inaugurado o Centro de Performance Girolando, local onde acontece a Pré-Seleção de Touros com a participação de mais de 60 reprodutores. Empresas de diversos segmen-tos pecuários comercializaram produtos na feira.

Vários eventos foram realizados nos últimos três anos para promover a raça Giro-lando no Brasil.

Congresso Brasileiro da Raça Girolando A primeira edição do congresso aconteceu em 2011 na cidade mineira de Araxá e

contou com a participação de mais de 400 produtores rurais e pesquisadores. O evento debateu as inovações da pecuária leiteira.

Jornada TécnicaCom o objetivo de difundir a raça e os procedimentos necessários para desen-

50

51

volver um trabalho de seleção animal de qualidade, a Jornada Técnica passou a ser realizada em várias regiões do Brasil. A primeira edição ocorreu em 2012, em Minas Gerais. Outras localidades que sediaram o curso foram São Paulo, Pernambuco Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo visando o registro genealógico e o melhoramento genético do rebanho.

O curso conta com aulas práticas e teóricas sobre a evolução da raça Girolando; estratégias de cruzamento; melhoramento genético; seleção animal; características econômicas de vacas leiteiras; morfologia de animais leiteiros; escrituração zootécni-ca; utilização do sistema Web Girolando; controle leiteiro.

Exposições e palestrasO trabalho de divulgação

da raça Girolando também foi realizado em feiras agropecu-árias. Diversas delas contaram com a presença de diretores da entidade e técnicos, que pude-ram esclarecer dúvidas e pro-mover a raça para os visitantes dos eventos. Além da Mega-leite, a Girolando coordenou a participação da raça na Su-peragro, Feileite e Interláctea. Os representantes da entidade ainda fizeram palestras em di-versos eventos para mostrar o potencial produtivo da raça.

51

52

Mercado Internacional

O mercado internacional para o Girolando é promissor, mas a falta de protocolos sani-tários que permitam a exportação de material genético e animais vivos da raça para vários países ainda preocupa. O assunto foi tema de reunião entre o ministro da

Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, o presidente da Associação, José Donato Dias Filho, e o prefeito de Uberaba, Paulo Piau. O encontro ocorreu em Brasília (DF) no dia 17 de setembro de 2013. Donato apresentou ao ministro reivindicações relacionadas à maior participação da entidade no mercado internacional.

A Girolando encaminhou em novembro proposta ao MAPA sugerindo que os países interessados em registrar a raça fundem associações em seus países. Também foi sugerido que os países assinem contrato com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para a prestação de consultoria na área de melhoramento genético, tecnologia, dentre ou-tros serviços, para garantir que a raça seja registrada e fomentada nos mesmos moldes praticados no Brasil.

A entidade também participou de eventos internacionais para promover a raça. Du-rante o 8º Seminário Internacional de Leite e Carne, ocorrido em outubro de 2012, em Me-delín (Colômbia) o vice-presidente da Girolando, Maurício Silveira Coelho, ministrou palestra sobre a pecuária leiteira tropical. O seminário fez parte da programação da Expocolanta. Os visitantes da feira puderam conhecer o trabalho da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, apresentado pelo cordenador Operacional do Programa de Melhoramento Gené-tico da raça, Marcello Cembranelli.

Visitantes estrangeirosCom o intuito de realizar negócios e conhecer o potencial da raça, diversas comitivas

estrangeiras visitaram a sede da Girolando, em Uberaba (MG), e a Megaleite. • Uma das economias de maior crescimento nos últimos anos, a Índia tem importado

genética leiteira brasileira. Os indianos Ramesh Rawal e Suresh Gokhale visitaram a sede da Girolando em 2012 e conheceram como funciona o Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando e o sistema de seleção animal. Eles trabalham na Baif Development Re-search Foundation, organização não governamental que atua em prol do desenvolvimento sustentável da pecuária indiana.

52

53

• O rei da Holanda, Orange Willem-Alexander, acompanhado da rainha Máxima, esteve no Brasil em novembro de 2012 e conheceu o potencial da pecuária nacional. Durante visita à sede da CRV Lagoa Holanda, a rainha recebeu das mãos do presidente José Donato uma ré-plica do touro Girolando Napolitano, recordista em venda de sêmen na CRV Lagoa, representando a genéti-ca tropical de qualidade. Os monar-cas estavam acompanhados de uma centena de empresários e represen-tantes de institutos holandeses, que vieram ao Brasil estreitar os laços econômicos entre os dois países.

• O melhoramento genético da raça Girolando foi um dos temas do encontro entre o presidente José Donato Dias Filho, e os gerentes do grupo francês Genes Diffusion, Olivier Duterte e Lieven Carron. A reunião aconteceu no dia 13 de março de 2013, na sede da associação. O presidente da Girolando apresentou as ações da entidade para pro-mover o melhoramento genético e expansão da raça no Brasil e em outros países. Já o coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), Marcello Cembranelli, mostrou como funciona o programa e a nova prova de pré-seleção de touros para o Teste de Progênie que a associa-ção implantará este ano. A reunião contou também com a presença do diretor comercial da Forcegen, João Batista da Silva. A Forcegen, que integra o grupo de Parceiros Master da Girolando, é uma distribuidora do grupo Genes Diffusion para várias regiões brasileiras.

• O ministro da Agricultura da Guatemala, Antonio Ibánez, anunciou du-rante a Megaleite 2013 que pretende promover um intercâmbio com o Brasil para levar aos criadores guatemaltecos informações sobre a raça Girolando. Ele so-licitou ao vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Fernando Brasileiro, a realização da "Jornada Técnica de Girolando" na Guatemala.

• Criadores mexicanos solicitaram que a Girolando atue junto aos Ministé-rios da Agricultura dos dois países para viabilizar a abertura do comércio bilateral para a comercialização de sêmen, embriões e animais vivos. Atualmente, como não há protocolo sanitário entre Brasil e México, as exportações de genética são proibidas. A reunião ocorreu durante a Megaleite 2013.

• Já a comitiva colombiana que visitou a feira em 2013 demonstrou in-teresse na transferência de tecnologias e na genética leiteira. Eles informaram que a Colômbia tem clima parecido com o de Uberaba e que o manejo da raça adotado pelos brasileiros será re-ferência para a Colômbia. Outra comi-tiva que esteve na Megaleite 2013 foi do Panamá. Representantes do Banco Estadual daquele país conheceram a pecuária brasileira com o intuito de futuramente promover intercâmbio de informações e negócios.

Comitiva francesa na sede da Girolando e representantes da entidade

Rainha da Holanda recebe réplica de Girolando

53

54

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando investiu em marketing nos últi-mos três anos. Em 2011, foi criado o De-

partamento de Comunicação e Marketing para desenvolver a comunicação estratégica organiza-cional junto ao mercado nacional e internacional, promovendo a raça, além de seus produtos e ser-viço. As ações desenvolvidas foram:

• Padronização da Identidade Visual e de layouts institucionais (papelaria, eventos, grife, materiais internos, calendários, wallpapers);

• Materiais institucionais da área técnica: Folder Teste de Progênie - PMGG; Novo Regu-lamento de Registro Genealógico da Raça Giro-lando, Cartilha do Controle Leiteiro (vantagens, benefícios e como utilizar); Folder sobre uso de bóttons;

• Manual Web Girolando (Como utilizar);• Informativo Ouvidoria;• Criação dos selos: PROVADO e EM TES-

TE;• Campanha Institucional “Touros Girolan-

do - Eu uso, Eu Confio, Eu Recomendo”; • Anúncios; Placas; Brindes, Camisetas e

Bonés Promocionais;• Identidade e Padronização Visual do CPG;• PMGG – Padronização layout Sumário de

Touros e Vacas – 2012 e 2013• Padronização do layout da MEGALEI-

TE (impressos, catálogos, convites, credenciais, anúncios, adesivos, placas, troféus, mídia);

• Comercialização dos banners de Estraté-gias de Cruzamento para formação da Raça Giro-lando;

EventosO Departamento organizou, produziu mate-

riais de divulgação e de premiação de diversos eventos:

• 1º Congresso Brasileiro da Raça Girolan-do (2011);

• Endomarketing – Eventos e comemora-ções internas;

• Atualização Técnica do Serviço de Regis-tro Genealógico da Raça Girolando (2012);

• Seminário de Revisão, Atualização e Har-

Comunicação

54

55

monização dos Critérios de Julgamento da Raça Girolando (2012);

• 1ª Exposição de Girolando Gado Jovem – Guaratinguetá/SP (2012)

• 2ª Exposição de Girolando Gado Jovem – Sete Lagoas/MG (2013)

• 6 Jornadas Técnicas (2012 e 2013)• 2 Cursos de Julgamento (2011 e 2012)• Formatação dos Patrocinadores da ME-

GALEITE e toda área de merchandising do evento;

Comunicação A Girolando conta com diversas ferramen-

tas de comunicação, entre elas a revista O Giro-lando, o site (www.girolando.com.br), página no Facebook e twitter (@girolandoleite).

Site da Girolando – Desde 2012, conta com novo visual e ferramentas para facilitar a vida do associado, como o Portal WEB Girolando. Em 2013, ganhou uma área para anunciantes.

Newsletter Girolando – Mais novo canal de comunicação da entidade, traz as principais notí-cias de interesse dos associados. É enviada a cada 15 dias a todos os associados e para o público em geral;

Parceiros Master Desde 2011, a Girolando conta com a par-

ceria de 10 empresas no projeto Parceiros Master. O objetivo do projeto é a promoção da raça no cenário nacional e nos principais eventos do setor. O trabalho de marketing desenvolvido em conjunto com as empresas inclui os principais eventos da raça, como, por exemplo, a MEGALEITE, jornadas e palestras técnicas sobre as novas tecnologias voltadas o público em geral e também técnicos e jurados, entre outras ações. Durante a gestão 2011-2013, os Parceiros Master foram:

2011 - Nutron, Embriosemen Sersia-France, Elanco, Pfizer, Semex, Intervet, CRV Lagoa, GEA Farm Technologies, Real H e ABS Pecplan.

2012 - Nutron, Embriosêmen, Elanco, Pfizer, Semex Brasil, MSD Saú-de Animal, CRV Lagoa, Real H, ABS Pecplan e Alta Genetics.

2013 -Nutron, Forcegen, Elanco, Semex, MSD Saúde Animal, CRV Lagoa, Real H, ABS Pecplan, Alta Genetics e CRI Genética.

55

56

Financeiro

56

57

DIAMANTE BILLY DA CACÁ

PTA leite+235kg Sêmen Sexado

PTA leite+237kg

LONDON x OCIDENTE JFR

BILLY x BOAGY-ET

Você não precisa de muitos para chegar aos melhores.

Destaques da bateria Girolando

da CRI, os touros Ocidente e

Diamante possuem alto PTA leite

e filhas de ótima produção.

Evolua mais rápido com a genética da CRI.

OCIDENTE LONDON DO MORRO

A escolha certa para o futuro do seu negócio. www.CRIgenetica.com.br

58