o fogo do avivamento - dr. max solbrekken

45

Upload: dario-martini

Post on 03-Jul-2015

540 views

Category:

Documents


30 download

TRANSCRIPT

Page 1: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken
Page 2: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken ,é um dos maiores evangelistasda atualidade! Seu ministériotem alcançado mais de 50nações, por mais de 40 anos.

Multidões já ouviram suas empolgantes mensagens emtodos os continentes! Apesar da relevância e amplitudede seu ministério, sua pregação tem a mesma eloqüênciaquando direcionada a só uma pessoa, como paramilhares delas.Sua vida é dedicada a uma única causa,a do evangelismo, vivenciada em toda sua plenitude!Sua mensagem é Jesus Cristo e este crucificado! É omensageiro que transmite a mensagem, para a qualse rendeu, a despeito dos custos! Ela precisa serouvida com urgência por todos e em todos os lugares.Por isso, anuncia com fervor a mensagem deseu amado Salvador!

Dr. Max e Donna Solbrekken

Page 3: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

O FOGO DO

AVIVAMENTO

Série: Milagres

Dr. Max Solbrekken

Nossa maior necessidade!Nossa maior necessidade!

Page 4: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 1

POR QUE PRECISAMOS

DE AVIVAMENTO?Texto: “Porventura não tornará a vivificar-nos, para que em Ti se regozije o teu povo? (Salmos 85:6)” A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos.”(Prov. 14: 34)”; Feliz a nação cujo Deus é o Senhor.” (Salmos. 33: 12)

A Igreja está em uma necessidade desesperada de um Avivamento genuíno do Espírito Santo, vindo do céu, apostólico, em proporções gigan-tescas! Sem uma visitação de Deus, a Igreja não estará apta para sobreviver as horríveis inves-tidas de ordem Satânica e suas intrigas! O Ma-ligno está fazendo horas extras para minimizar, dizimar e destruir a eficácia do corpo de Cristo pelo mundo! Ele tem empregado muitos e er-guidos agencias e emissários para executarem seus planos de destruição através dos anos, isso tem causado uma grande confusão e sofrimento a Igreja!

Page 5: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

2 O Fogo do Avivamento

O Maior problema sofrido pelo Corpo de Cristo pelos centenários que já se passaram, são cau-sados pelos próprios Cristãos! Discórdia entre os irmãos inveja, ciúme, fofoca, luxuria, ganância, orgulho, tem sido alguns dos pecados que tem seriamente prejudicado a santidade e o cres-cimento da Igreja! Outros maiores problemas têm sido com relação a decepções, preguiça e indiferença! Homens famintos de poder tem freqüentemente desejado comprometer a Pala-vra de Deus, para manterem suas posições de proeminência na sociedade e “autoridade” na Igreja!

Qual tem sido o resultado dessas ações? Uma perda de o verdadeiro poder espiritual, um vá-cuo na moral da liderança na Igreja e na comu-nidade, e uma visão turva dos propósitos e alvos do Ministério. E isso tem gerado um certo como-dismo concernente a necessidade do povo, falta de compaixão para se alcançar um mundo um mundo perdido e uma perda do fogo do Espírito Santo no louvor e na adoração!

Page 6: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 3

Aqui estão algumas passagens das Escrituras, são como chaves, para a nossa situação atual, uma vez que elas se aplicam as nossas vidas individu-almente e ao Corpo da Igreja como um todo:

1. NEEMIAS 1: 1 - 5

“As palavras de Neemias o filho de of Hac-a-lias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidade de Susã, veio Ha-na-ni, um dos meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes per-guntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusa-lém. Disseram-me, os restantes, que não foram levados para o exílio, e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derrubados, e as suas por-tas queimadas. Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias, e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a mi-sericórdia para aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos.”

Page 7: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

4 O Fogo do Avivamento

Parece claramente para mim que o relatório dado para Neemias sobre a terrível condição de Jerusalém – a Cidade de Deus – e a triste situa-ção do povo que ali estava, muito semelhante à situação da Igreja Cristã em muitas partes do mundo hoje!

Jesus disse: “Edificarei a minha Igreja e as por-tas do inferno não prevalecerão contra ela”.(Matt. 16: 18). É bem verdade que Cristo está edificando a Sua Igreja e é bem verdade que as portas do inferno não podem prevalecer contra ela. Durante o tempo de Cristo, as reuniões do governo, e todos os seus planos, eram desen-volvidos diretamente atrás de uma das portas, e conseqüentemente tinha como referência o nome de Porta da Cidade! As palavras, “as portas do inferno” refere - se as opiniões, planos, estra-tégias e agenda de Satanás. Elas não podem ter sucesso em longo prazo! Elas serão destruídas!

O nosso Senhor nos deu a Grande Comissão, a qual em partes declara: “Ide por todo o mundo, e pregue o Evangelho a toda criatura. Aquele

Page 8: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 5

que crê e for batizado será salvo; mas aquele que não crer será condenado. E esses sinais se-guirão os que crerem: em meu nome expulsa-rão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes; e se beberem qualquer coisa mortífera não vos fará dano algum; imporão as mãos sobre os enfermos e eles serão curados”.(Marcos 16: 15 - 18).

É A IGREJA UM VEXAME HOJE?Devemos nos perguntar as seguintes questões: “Estamos cumprindo a Grande Comissão do nosso Senhor, ou estamos somente brincando de Igreja? Estamos expulsando os demônios, curando os enfermos, libertando os cativos, e estamos pregando as boas novas para aqueles que ainda não ouviram?”.

Mesmo uma leitura casual das Epistolas nos en-sinam quão graciosamente, generosamente e com retidão Deus deseja que vivamos, depois de ter recebido Jesus Cristo como Senhor. Amamos

Page 9: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

6 O Fogo do Avivamento

ao Senhor de todo o nosso coração, alma e men-te, e amamos nossos semelhantes como a nós mesmos? Amamos a outros assim como Cristo nos amou ou guardamos rancor e não perdoa-mos? É difícil acreditar que não estejamos “er-rando o alvo” nessas áreas!”

A oração do Senhor, que nosso Mestre ensinou aos Seus discípulos a orar, declara: “Venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu”. Será que nossas vidas têm ajudado para que isso aconteça? Tem a vontade de Deus sido feita em nosso corpo terrestre as-sim como na terra? Somos parte da solução ou parte do problema?

Neemias foi confrontado com uma pobre visão! As muralhas de Jerusalém foram destruídas e as suas portas foram queimadas a fogo! E o res-tante que ficou na Cidade de Deus estavam em grande aflição (pobreza, desespero, doença) e vexame (perseguidos, malditos, ridicularizados). Se formos fiéis com nós mesmos e com Deus, devemos admitir que esta é uma figura da Igreja

Page 10: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 7

Mundial.

Nunca antes, a Igreja Católica Romana foi publi-camente envergonhada e processada numa cor-te, por causa da prática homossexual doentia de seus padres pervertidos e pedófilos! E quando vemos denominações Protestantes no Ocidente caindo nas exigências de homossexuais, lésbicas os quais pedem para serem consagrados e ou casados sendo do mesmo sexo, isso não te dá nojo? A primeira vez que vi dois homens se bei-jando na TV, eu quase vomitei! Que escândalo! A única resposta é um extremo novo avivamen-to vindo direto do Espírito Santo!

2. JOEL 1: 9 - 14; 2: 15: “ Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do SENHOR; os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão entris-tecidos. O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou. A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a

Page 11: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

8 O Fogo do Avivamento

macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens. Cingi-vos e lamentem-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite ves-tidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus”.

“Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os mo-radores desta terra, na casa do SENHOR vosso Deus, e clamai ao SENHOR. Ai do dia!

Porque o dia do SENHOR está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso”.

Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.

Eu creio que há um paralelo entre a crise na Igreja hoje, e a visão que o profeta Joel teve de Israel passando pelo dia do julgamento, chama-do no Antigo Testamento, “O Dia do Senhor!” Usar essas Escrituras como uma antecipada fi-

Page 12: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 9

gura da Igreja nos fins dos tempos, me permite compartilhar algumas verdades pertinentes e muito importantes:

Por que Israel havia de convocar uma assem-bléia solene? Por que devem os sacerdotes pas-sar a noite vestida de saco, clamando a Deus? Por que devem todos os habitantes de terra jeju-ar, prantear, chorar, lamentar e arrepender-se? Julgamento estava chegando! O Terrível ‘Dia do Senhor’ está perto de acontecer, quando o To-do-Poderoso derramar sobre o mundo a Sua ira no fim de todos os tempos time! O apóstolo Pe-dro escreveu sobre isso com grande solenidade e alerta: Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundi-

Page 13: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

10 O Fogo do Avivamento

rão?

“Mas nós, segundo a sua promessa, aguarda-mos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imacu-lados e irrepreensíveis em paz”.(2 Peter 3: 10 - 14)

QUAIS SÃO AS LIÇÕES QUEAPRENDEMOS?

Porque devemos convocar uma assembléia sole-ne e santificar um jejum? Por que deve a Igreja passar muito, mas muito mais tempo em ora-ção? Aqui estão três razões:

A. NÓS PERDEMOS A COLHEITA - VERSO 11

Para a Igreja, a colheita são os jovens da nação! Nossos jovens têm se desviado da fé de seus pais e mães! Jovens que fumam maconha, fornicam, bebem bebidas com álcool, e jogam em cassi-nos e terminais de loterias! Jovens com mentes

Page 14: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 11

carnais que vivem somente para o prazer, ao in-vés de se consagrarem e dedicarem-se a Deus e Seus programas!

B. NÓS PERDEMOS O GOZO - VERSO 12

A razão pela qual existe tão pouco gozo nos co-rações dos cristãos é porque temos perdido a colheita. É porque não estamos ganhando almas para Cristo! A Bíblia diz: “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, vol-tará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”.(Salmos 126: 5, 6).

Eu não vi um genuíno ganhador de almas tris-te! As pessoas que são testemunhas de Cristo e estão engajadas na Igreja e no trabalho missio-nário, são as pessoas mais felizes que tive o pri-vilegio de conhecer, pois estão envolvidos com almas eternas. O gozo de um ganhador de almas é doce e o seu galardão é grandioso!

A Bíblia diz: “E muitos dos que dormem no pó

Page 15: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

12 O Fogo do Avivamento

da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensi-nam a justiça, como as estrelas sempre e eter-namente”.(Daniel 12: 2, 3).

C. NÃO HÁ OFERTA DE MANJARES E A LIBAÇÃO - VERSO 13

Os sacerdotes e suas famílias viviam de algumas das ofertas que eram trazidas para o templo. As pessoas pararam de trazer as ofertas, portanto havia muito pouco para os sacerdotes ministra-dores viverem. Como pode a Igreja sobreviver quando as pessoas perdem o interesse, se des-viam, param de trazer seus dízimos? Como pode a obra de Deus crescer quando as pessoas param de SERVI-LO, e param de trazer ofertas missioná-rias? Somente um avivamento e um despertar, uma visitação do Deus Todo-Poderoso nos aba-lará e nos colocará emoção, assim nossos cora-ções serão justos diante dele e o chamado de Deus se abrirá em nossas vidas! Convoquemos

Page 16: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 13

então uma assembléia solene e envolvamos pessoas com jejum e oração para um Avivamen-to genuíno vindo dos altos céus!

3. HABACUQUE 3: 1, 2

ORAÇÃO do profeta Habacuque sobre Sigionote. Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.

Esta é uma das Escrituras mais poderosas na Bí-blia, para convencer a Igreja a clamar ao Senhor por misericórdia, perdão e ajuda! Aparente-mente o profeta estava em oração e Deus havia falado com ele. Oração é uma estrada de ida e volta. É importante deixar Deus falar a nós nos momentos em que buscamos a Ele. O que Deus disse ao profeta o abalou até seu interior, e o deixou com medo!

O que Deus disse a Habacuque? Parece que Deus entregou a ele uma mensagem, que referia-se a

Page 17: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

14 O Fogo do Avivamento

um desastroso julgamento que estava para vir. Envolvido por uma santa reverencia e um medo divinal, o profeta clamou: “Ao Invés de julga-mento, aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”.

4. JEREMIAS 2: 13; 6: 16

“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e ca-varam cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas. Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos ca-minhos, e vede, e pergunte pelas veredas anti-gas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele”.

Existem algumas tristes e duras histórias na Bí-blia – pessoas de duro coração que não querem se converter ao Senhor, mesmo depois Dele lhes chamar por repetidas vezes! Aqui Ele fala a Jere-mias – o profeta chorão – sobre seus sentimentos quanto a Israel, Seu povo escolhido! Ele pergun-

Page 18: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 15

ta: “Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito”.(v. 11). Ele indicia Israel em duas pendências: Por ABANDONA-LO, a fon-te de águas vivas e por troca-lo por coisas falsas – cisternas rotas que não retém águas!Então Ele os desafia a darem uma boa olhada em todas as alternativas: “Ponde-vos nos caminhos, e vede, e pergunte pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não anda-remos nele”.O que Ele oferece? Paz e descanso para as nossas almas! Mas ainda assim, existem muitos que entram pelas portas largas e tomam a estrada larga os quais levam para morte e des-truição!

A BIBLIA DÁ A CHAVE PARA OAVIVAMENTO:

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se

Page 19: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

16 O Fogo do Avivamento

converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cron. 7: 14)

Existem quatro coisas que o povo de Deus precisa fazer a fim de que Deus Todo-Poderoso deixe os céus e desça em nosso meio com um Avivamen-to Poderoso! Primeiramente, precisamos ser hu-mildes, se livrar do pecado do orgulho. Segundo, nós devemos começar a orar com grande vigor por Sua intervenção. Terceiro, devemos buscar Sua face em períodos longos criando uma comu-nhão intima com o nosso Pai Celestial! Devemos nos aproximar o suficiente para que possamos andar com Ele como Enoque, Abraão e Moises! E finalmente devemos “deixar todo o embara-ço, e o pecado que tão de perto nos rodeia “ (Heb.12: 1, 2), e se converter de todo mal ca-minho!

5. MALAQUIAS 1: 6 - 9; 3: 8 - 10.

“O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou

Page 20: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 17

senhor, onde está o meu temor? Diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que despre-zais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós te-mos desprezado o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te ha-vemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível”.

“Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apre-senta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? Diz o SENHOR dos Exércitos. Agora, pois, eu supli-co, peça a Deus, que ele seja misericordioso co-nosco; isto veio das vossas mãos; aceitará ele a vossa pessoa? Diz o SENHOR dos Exércitos”.

Deus estava descontente com os sacerdotes que estavam indiferentes quanto as suas santas tarefas no templo. Eles estavam vivendo só de emoções ao invés de reverentemente ministra-rem ao Senhor! Nós também somos culpados de vivermos somente de emoções sem uma convic-

Page 21: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

18 O Fogo do Avivamento

ção genuína, verdadeira e com amor ao nosso Senhor?

Que Deus nos ajude a darmos a Ele o nosso me-lhor, ao invés daquilo que não nos fará falta, as sobras das nossas vidas. Ele não está contente de estar em Segundo plano ou ser desprezado como tem sido. Ele quer ser o NUMERO UM em nossos corações e vida! Demos então a Jesus Cristo o Primeiro Lugar!

Do verso 11 ao 14, nós lemos: “Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma ofer-ta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos”. O que eles estavam fazendo? Eles estavam ofertando animais que eram cegos ao Deus Eterno! Então Ele pergunta: “Aceitaria eu isso de vossa mão? Diz o SENHOR. Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos,

Page 22: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 19

o meu nome é temível entre os gentios. “É es-candaloso quando consideramos o pouco que damos para Deus e para Sua causa nas tão cha-madas nações Cristãs, relativamente ao que gas-tamos com cigarros, álcool, drogas, pornografia, jogatina e diversões. ISSO É UM PECADO & UMA VERGONHA! Gastamos mais dinheiro com go-mas de mascarem nossos respectivos paises do que o que damos ao Deus Todo - Poderoso. Isso tem que mudar!

No Capítulo 3, nós lemos: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja man-timento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma Benção tal até que não haja lu-gar suficiente para a recolherdes”.

“E REPREENDEREI O DEVORADOR por vossa cau-

Page 23: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

20 O Fogo do Avivamento

sa, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Diante da autoridade da Palavra de Deus, eu declaro que você jamais estará em falta, se en-tregar a Deus a porção que Lhe pertence em dí-zimos e ofertas. Ele não é devedor de homens e Ele prosperará e Ele te abençoará como tem prometido. Sua Palavra não pode falhar. E Ele não falhará contigo!

A vida de Isaias foi mudada quando ele teve uma visão de Deus no templo. Ele se tornou em um dos maiores Profetas de todos os tempos! Ele declarou: “EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. (Isa. 59: 1, 2).

Aqui ele nos dá a chave do perdão e da paz:

Page 24: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 21

“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto: Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensa-mentos, e se converta ao SENHOR, que se com-padecerá dele; torne para o nosso Deus,porque grandioso é em perdoar”. (Isa. 55: 6, 7).

6. APOCALIPSE 3: 14 - 20

“E ao anjo da igreja que está em Laodicéia es-creve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e ver-dadeira, o princípio da criação de Deus: Conhe-ço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apa-reça a vergonha da tua nudez; e que unjas os

Page 25: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

22 O Fogo do Avivamento

teus olhos com colírio, para que vejas. Eu re-preendo e castigo a todos quanto amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a por-ta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

A Igreja de Laodicéia havia se desviado para bem longe das verdades que Jesus estava do lado de fora buscando uma entrada em Sua PROPRIA IGREJA. Que cena triste! Por favor, abra espaço para Jesus Cristo em seu coração e na sua vida hoje! Amen.

Page 26: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 23

ESTES QUE TEM TRANSTORNADO O

MUNDO!ATOS 17: 1-17.

“Estes que tem transtornado o mundo tem che-gado até nós!” Que maravilhoso testemunho! Que tributo para aquela jovem igreja neotesta-mentária! Que conformação dos ensinamentos de Jesus, concernentes aos sinais e maravilhas, os quais ele prometeu fazer quando vier a ben-ção do Espírito Santo.

Estas palavras, entretanto, não são absoluta-mente uma comenda por “inimigos da cruz”, mas uma acusação! Os judeus que rejeitaram a mensagem do Apóstolo Paulo a respeito da mes-sianidade de “Jesus o Crucificado”. Excitando as autoridades romanas a impedi-lo, bem como seu

Page 27: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

24 O Fogo do Avivamento

pequeno bando de crentes. Este é um poderoso comentário do trabalho do Espírito Santo, o qual soa como uma advertência. Aqueles seguidores do alegado morto e ressuscitado Messias, causa-dores de problemas de primeiro grau deveriam de ser trazidos à justiça.

Que comentário a respeito do grande e podero-so trabalho do Espírito Santo debaixo das mais difíceis e árduas circunstâncias! Estes primeiros cristãos realmente criam nas palavras do Senhor Jesus Cristo, que disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Tomem meu nome, minha palavra, meu Espírito Santo e meu poder e expulsem os demônios, curem os enfermos, ressuscitem os mortos e libertem os cativos de Satanás de pecados, medo, tor-mentos, superstições e feitiçarias”. Eles toma-ram Jesus e suas palavras a sério e fizeram o que puderam!

A questão que se apresenta é a seguinte: Qual poder eles possuíam, que a igreja aparentemen-te não possui hoje? Se Deus não mudou, e sua

Page 28: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 25

palavra é infalível, porque não estamos vendo as mesmas poderosas coisas acontecerem? O que necessitamos fazer para nos conectar as grandes fontes de recursos espirituais de Deus?

1. ELES TINHAM UMA VISÃO – ATOS 16: 9-10.

A característica primeira que igreja primitiva ti-nha era a clara visão do que o evangelho acarre-tava, o que eles eram chamados para fazer e o que eles eram em Cristo.

A Bíblia diz: “sem visão, o povo perece” (Prov. 29:18) Como isto é verdade! Sem a visão de alcançar as almas perdidas, a igreja se esfria e eventualmente perde seu frescor. Isto tem sido provado repetidas vezes através da história da igreja! Aqueles que se debruçam para estudar a história da igreja tem visto este ciclo, repetidas vezes e vezes após vezes. O qual é: Inspiração, Evangelização, Organização, Educação e Estag-nação.Em outras palavras, alguns grupos de pes-

Page 29: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

26 O Fogo do Avivamento

soas se tornam inspirados a crer no evangelho e compartilham com seus vizinhos. A inspiração conduz a evangelização. Então, para conservar seus ganhos, eles são forçados a se organizarem, mas tanta organização paralisa a evangelização. O próximo passo para a derrocada é a ênfase de-masiada na Educação. Cabeças cheias de infor-mação podem conduzir ao orgulho e certamen-te a ruína. Então vem a estagnação!

É melhor ter temperatura no coração do que graus no nome. Entretanto, Deus não estabe-leceu nenhum prêmio para a ignorância, assim, todo nosso aprendizado é vital para manter nos-sas perspectivas certas e para permanecermos humildes diante de Deus. É tão importante re-cebermos direção de Deus para conhecermos se estamos em sua perfeita vontade. Paulo foi “proibido de pregar a palavra na Ásia. Depois vieram para Mísia, depois ponderaram ir para Bitínia, mas o Espírito Santo não permitiu”. Eles tinham planos de ir a Bitínia, mas Deus queria que o evangelho atingisse a Europa, assim Ele

Page 30: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 27

deu a Paulo a direção que precisava através de uma visão. Oh! Quão grande é a presciência do Todo Poderoso. Deus sabia que a Europa se tor-naria o centro da evangelização por centenas de anos, de onde o evangelho seria espalhado para todos os cantos da Terra.

A Bíblia diz: “Nos dias do rei Uzias eu vi o Senhor assentado em um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo”. (Isaias 6:1). Na visão de Isaias, nós podemos aprender o que fazer para obtermos direção de cima. Sen-do jovem, Isaias se inquietara com a morte do rei e foi, sem nenhuma dúvida, ao templo para buscar direção, tendo lá uma visão. Nela temos uma ênfase missionária: o olhar para cima, o olhar para dentro e o olhar para fora! Primeiro, ele viu o Senhor, depois ele viu o seu próprio pe-cado e foi purificado. Finalmente, ele olha fora e vê outros que precisavam ouvir a mensagem de Deus, então gritou: Eis me aqui, envia-me a mim.

Page 31: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

28 O Fogo do Avivamento

2. ELES TINHAM UMA MENSAGEMATOS 3:12-16; 4:42; 17:2, 3

O segundo importante fator para o seu suces-so, era a existência de uma imutável e definitiva mensagem para apresentar para os gentios. Esta inequívoca e descomprometida mensagem era Cristo e este crucificado, ressuscitado, ascendi-do e que voltará novamente! Cristo permanece sozinho, por Ele mesmo, como a única esperan-ça e salvação para este mundo! Não existe ne-nhum outro.

QUE MENSAGEM ERA ESTA?

Era Jesus Cristo, Senhor, Salvador, Redentor, que cura e que brevemente voltará.

Eles pregavam a Cristo crucificado e o poder de sua ressurreição! Eles pregavam a Cristo o filho do Deus vivo, que desceu para ser o messias dos judeus e salvar a humanidade perdida. A mensa-gem era: Arrependei-vos, e credes nas boas no-

Page 32: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 29

vas que o Salvador vos trará perdão paz, cura, alegria e libertação. Eles anunciavam a morte de Jesus Cristo, o poder de seu nome, bem como eficácia de seu sangue derramado para purifi-car e nos libertar do pecado, e ser curado de todas as enfermidades, pelas pisaduras que ele sofreu por nós sobre o madeiro maldito. Eles pregavam que Jesus voltaria logo para buscar sua igreja e ser o juiz dos vivos e dos mortos.

PEDRO PREGAVA A CRISTO: “Vós israelitas es-cutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais , que Deus por Ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conse-lho e presciência de Deus, tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual Deus o ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.” (Atos 2: 22-24)

ESTEVÃO PREGOU CRISTO PARA O SINÉDRIO. “Homens de dura cerviz e incircuncisos de ou-

Page 33: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

30 O Fogo do Avivamento

vido e coração, vós sempre resistis ao Espírito Santo, assim vós sois como vossos pais. A qual dos profetas não perseguiu vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do justo, do qual vós agora sois traidores e homicidas” (Atos 7: 51-52)

FILIPE PREGOU CRISTO NA SAMARIA: “E descen-do Filipe para a Samaria, lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os si-nais que ele fazia, pois que até os Espíritos imun-dos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta vós; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade”.(Atos 8: 5-8)

“Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebes-tes e no qual também permaneceis, pelo quais também sóis salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos

Page 34: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 31

pecados, segundo as Escrituras. E que foi sepul-tado e que ressuscitou ao terceiro dia segundo as Escrituras”.(I Coríntios 15: 1 a 4)

ELES TINHAM O PODER – ATOS 4:33

A Bíblia diz: “E com grande poder davam os após-tolos testemunho da ressurreição do Senhor Jesus Cristo”. A terceira afirmação é que eles tinham grande poder trabalhando junto deles! As Escrituras registraram que após o dia de Pen-tecostes, todas as coisas mudaram para aqueles medrosos e estressados discípulos do Senhor:

“Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi re-cebido nos céu e assentou-se a direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as par-tes, cooperando com o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.” (Marcos 16: 19-20). Jesus tinha prometido que enviaria aos seus seguidores a promessa do Pai e que eles receberiam poder sobrenatural do céu. A chave para este poder estava no batismo com Espírito Santo e fogo, como também na obedi-

Page 35: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

32 O Fogo do Avivamento

ência a Deus, aqui esta a promessa: “E havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo”.(João 20:22)

Eles tinham uma pregação poderosa, oração ungida e adoração efetiva, grandes milagres de cura, sinais sobrenaturais, maravilhas e aviva-mento. Paulo compartilhou conosco a maravi-lhosa graça de Deus sobre sua vida:

“Porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediên-cia dos gentios, por palavra ou por obras; pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espí-rito de Deus; da maneira que, desde Jerusalém até o Iliríaco, tenho pregado o evangelho de Je-sus Cristo”.(Romanos 15: 18-19)

Durante mais de quarenta anos de pregação do Evangelho ao redor do mundo, tenho testemu-nhado, pela graça de Deus, estonteantes mila-gres de divina libertação, salvação e cura física!

Em 1996, um menino de treze anos de idade

Page 36: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 33

em Guntur, Andrah Pradesh, Índia, recebeu um novo globo ocular três dias depois que orei por ele. Este grande milagre foi registrado pelo Dr. Serala Elisha do Hospital Kugler Lutheran naque-la cidade.

Uma Senhora chamou a si mesma Sra Zero Qui-lometro; Porque ela se sentiu completamente curada em nossa cruzada em Córdoba, na Ar-gentina em maio de 1978. Ela havia usado ca-deiras de rodas e muletas por mais de 21 anos e agora não precisava mais após nossa oração. Ela era proprietária de um quiosque e, portan-to conhecia milhares de pessoas. Seu testemu-nho trouxe três mil convertidos para a igreja de Omar Cabrera naquela cidade, a Igreja “A visão do Futuro”.

Em 1968, Brita Gloppen saiu de sua cadeira de rodas em Bergen, Noruega, depois de viver con-finado a ela e a muleta especial por oito anos, vestia um pesado cinturão e sofria do coração por dez anos. Após o milagre, ela viajou de bar-co, avião, ônibus e automóveis através da No-

Page 37: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

34 O Fogo do Avivamento

ruega para visitar seus parentes e ganhou pra-ticamente todos eles pela graça de Deus. Sal Marisigan, aos sete anos de idade foi carregado para a nossa cruzada em Manilha nas Filipinas no Templo Betel (Catedral da Adoração) como um inválido. Ele era vitima de poliomelite, uma de suas pernas era 12 a 15 centímetros mais cur-ta que a outra. Sua perna mais curta era tão dura quanto um pedaço de pau. Seu pé direito esta-va na altura de seu joelho esquerdo. Pela graça do Deus Todo Poderoso, Sal foi completamente curado e mais de 100 pessoas de sua família se entregaram a Jesus Cristo e se uniram ao Templo Betel. Louvado seja o Senhor.

4. ELES TINHAM PESO PELAS ALMAS PERDIDAS ATOS 17:16.

A quarta grande característica que a igreja primi-tiva possuía era um forte desejo de compartilhar o evangelho com todos. Eles tinham peso pelas almas perdidas. Isto era de alta prioridade. A Bí-blia registrou: “E, enquanto Paulo esperava-os

Page 38: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 35

em Atenas, o seu espírito se comovia em si mes-mo, vendo a cidade tão entregue a idolatria”. (Atos 17:16)

Durante o tempo em que aguardava em Atenas pelos outros membros de sua equipe, Paulo se ocupou em compartilhar o evangelho. Usual-mente ele ia ao mercado local ou em uma sina-goga disputar com os judeus e outros devotos. Assim compartilhava Jesus com eles. Aqui não o vemos nas corridas, ou jogando, em bares ou tabernas. Nós não o vemos nas saunas, em tu-rismo, ou nos estádios assistindo aos jogos. Nós o achamos no Areópago pregando para filósofos Epicureus e Estóicos a respeito de Jesus, o Deus desconhecido a quem eles adoravam.

Você se comove quando ouve a respeito da ter-rível situação dos drogados, alcoólatras, pros-titutas, órfãos, crianças de ruas, e da industria pornográfica, como também dos indigentes? Como seu coração se sente quando você ouve dos bilhões que adoram ídolos e deuses falsos, vivendo debaixo da mão cruel do comunismo,

Page 39: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

36 O Fogo do Avivamento

paganismo, e regras islâmicas? Você se comove quando ao ver os mulçumanos fanáticos decapi-tando trabalhadores inocentes no Iraque, e co-metem genocídio de cristão negros e animistas no Sudão?

A Bíblia diz: “E, quando Silas e Timóteo desce-ram da Macedônia, foi Paulo impulsionado pelo Espírito Santo, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo”.(Atos 18:5) Será que somos também compelidos pelo Espírito Santo para pregarmos o evangelho com amor a todos nossos queri-dos, vizinhos e todos que nos cercam? Paulo nos chacoalha, quando declara que o Espírito Santo colocou profundo pesar em seu coração de que isto é necessário e possível, por isto, ele gosta-ria de ser “separado de Cristo” se pudesse sal-var seus irmãos judeus (Romanos 9: 1-3) É obvio que isto é impossível, mas Deus deu a ele este tão profundo pesar por seus conterrâneos.

Page 40: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 37

5. ELES ERAM TOTALMENTE

RENDIDOS A DEUS – ATOS 15: 25-26

A quinta característica da igreja primitiva é que a mesma era totalmente dedicada ao nosso Sal-vador Jesus Cristo! A despeito do alto custo de servir o Mestre. A maioria dos discípulos e se-guidores desejava sacrificar suas vidas se neces-sário for, para que o evangelho fosse anunciado. Eles estavam tão cheios de Seu amor e fé que eles alegremente dariam a si mesmo para com-partilhar as bênçãos e sua nova fé em Cristo com os outros.

Muitos morreram como mártires nas mãos dos imperadores pagãos de Roma, e outros “inimi-gos da cruz” os quais odiaram a cruz e o nome de Jesus. Foi dito que: “o sangue dos mártires tornou-se a semente da igreja”, Como isto é verdade! A história prova que não somente no período da igreja primitiva, mas na Idade Mé-dia, cristãos eram lançados aos leões ou quei-mados numa estaca quando se recusavam a

Page 41: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

38 O Fogo do Avivamento

negar o nosso Senhor! Muitos eram salvos e se voltavam para Deus, enquanto assistiam estes serem devorados pelas feras ou incinerados pe-las chamas.

A Bíblia nos traz vivido comentário sobre estes heróis da fé: “E outros experimentaram escár-nios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada, andaram vestidos de peles de ove-lhas e de cabras, desamparados, aflitos e mal-tratados. (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas co-vas e cavernas da terra”.(Hebreus 11: 36-38)

6. ELES TRABALHAVAM EM

UNIDADE - ATOS 3: 1-10

O sexto componente na estrutura da igreja aos outros e isto os habilitava para “trabalharem unidos como se fossem um homem!”. Muitos sermões têm sido extraídos deste texto, com respeito ao lugar que a oração deveria ocupar

Page 42: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 39

em nossas visas e isto é muito verdade. Pedro e João estavam a caminho da oração quando um milagre aconteceu. Esta era a “HORA DA ORA-ÇÃO” o que nos fala nos que atendiam regular-mente a reuniões de oração.

Também muitas outras mensagens que tem sido inspiradas nesta passagem a respeito do lugar proeminente que os milagres ocupavam na igre-ja primitiva e de como deveríamos desejar que mais milagres fossem realizados pelas mãos de Deus nos nossos dias. Existe um outro aspecto, entretanto, que desejo extrair desta grande Es-critura. Que é justamente o fato de que a unida-de e a cooperação figuram com destaque aqui. A Bíblia diz: “E Pedro e João subiram juntos”.Quando o coxo lhes pediu esmolas, Pedro disse: “Olha para nós” Quando o coxo foi curado e as multidões se maravilhavam, ele lhes falou desta maneira: “varões israelitas, porque vos maravi-lheis disto, ou porque olhais para nós, como se de nossa própria virtude ou santidade fizésse-mos andar este homem”.

Page 43: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

40 O Fogo do Avivamento

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, esta-vam todos reunidos no mesmo lugar; E, de re-pente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vista por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhe concedia que falassem”.(Atos 2: 1-4)

Quando aquela surpresa e inquisitiva multidão começaram questionar aquele fenômeno, a Bí-blia diz: “Pedro, porém, pondo-se em pé com os outros doze, levantou sua voz, e disse...”(versículo 14). Em todos estes casos, havia unidade e ajun-tamento únicos. O Espírito Santo os uniu e nada poderia quebrar isto. A igreja não poderia ser parada por nada!

Nas cartas de Paulo nós freqüentemente lemos palavras como estas: “Quanto ao mais, irmãos, regozijais-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz” (II

Page 44: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

Dr. Max Solbrekken 41

Cor. 13: 11); “. Ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo animo pela fé do evangelho” (Fil 1: 27) “levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gal. 6:2)

7. DEUS TRABALHAVA COM ELES

MARCOS 16: 19-20

O mais importante aspecto do sucesso da igreja primitiva foi o fato de que Deus estava com eles! Ele trabalhou com eles “confirmando a palavra com sinais que se seguiram” (Marcos 16:20) Je-sus disse: “É-me dado todo o poder no céu e na Terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, ba-tizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espí-rito Santo até a consumação dos séculos. Amém (Mat. 28: 18-20)”.

O escritor de Hebreus declarou: “Porque Ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”

Page 45: o Fogo Do Avivamento - Dr. Max Solbrekken

42 O Fogo do Avivamento

(Heb, 13:5). Nesta Escritura, Jesus utiliza a for-ma imperativa em porção dobrada. Enfatizando poderosamente, mais do que qualquer palavra existente em seu vocabulário pudesse expres-sar! O que está tentando dizer é que o Senhor disse: “Nunca, nunca, deixarei vocês. Nunca, nunca, te desampararei”. As Escrituras dizem: “Porque nele vivemos, e nos movemos, e exis-timos”. (Atos 17: 28), “Mas vós sois dele, em Je-sus Cristo, o qual para nós foi feito sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”.(I CO 1: 30) “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavouras de Deus e edifício de Deus.” Minha oração é para que Deus viva em nós, fale através de nós e use a todos como Seus Embaixadores para este débil e maligno mundo, onde nós pre-cisamos brilhar como luzes nas trevas para sua honra, glória e louvor!

Amém.

Dr. Max Solbrekken