o foco 169 pdf

8
ANO X / EDIÇÃO 169 23 A 30 DE ABRIL DE 2010 www.agenciapress.net LEI DE INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA TÍTULO DE CIDADÃO PARA ALISON MAIA Pág: 05 Pág: 02 Pág: 07 LUAN SANTANA E JORGE & MATEUS CONFIRMADOS PARA CALDAS COUNTRY SHOW A organização do maior festival sertanejo do Centro Oeste Brasileiro confirmou à imprensa, que as revelações: Luan Santana e a dupla Jorge e Mateus já tem passaporte carimbado para o evento, que acontece em Caldas Novas nos dias 13 e 14 e Novembro. A GBM Promoções anunciou ainda, as atrações musicais estão sendo escolhidas através da partici- pação popular. Das 12 duplas que irão se apresentar no Caldas Park restam dez ainda para serem escolhidas por votação eletrônica no www .caldascountryshow .com.br/compre-seu-ingresso/. projeto de lei da internação compulsória, criado pelo sena- dor Demóstenes Torres e usu- ários da rede de relacionamen- tos Twitter (http://twitter.com/ demostenes_go) foi apresen- tado esta semana no Senado. A apresentação aconteceu du- rante uma audiência pública sobre educação. Na próxima sexta-feira, 29, acontecerá na Câmara de Ve- readores de Caldas Novas so- lenidade especial de entrega de titulo de cidadania, e o home- nageado desta vez é o Jorna- lista e repórter policial Alison Maia. O autor do título é o ve- reador André Rocha.

Upload: guest8d5fa4

Post on 07-Nov-2014

1.015 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O foco 169 pdf

ANO X / EDIÇÃO 169 23 A 30 DE ABRIL DE 2010 www.agenciapress.net

LEI DEINTERNAÇÃO

COMPULSÓRIA

TÍTULO DECIDADÃO PARAALISON MAIA

Pág: 05

Pág: 02

Pág: 07

LUAN SANTANA E

JORGE & MATEUSCONFIRMADOS PARA CALDAS COUNTRY SHOW

A organização do maior festival sertanejo do Centro Oeste Brasileiro confirmou à imprensa, que asrevelações: Luan Santana e a dupla Jorge e Mateus já tem passaporte carimbado para o evento, queacontece em Caldas Novas nos dias 13 e 14 e Novembro.A GBM Promoções anunciou ainda, as atrações musicais estão sendo escolhidas através da partici-pação popular. Das 12 duplas que irão se apresentar no Caldas Park restam dez ainda para seremescolhidas por votação eletrônica no www.caldascountryshow.com.br/compre-seu-ingresso/.

projeto de lei da internaçãocompulsória, criado pelo sena-dor Demóstenes Torres e usu-ários da rede de relacionamen-tos Twitter (http://twitter.com/demostenes_go) foi apresen-tado esta semana no Senado.A apresentação aconteceu du-rante uma audiência públicasobre educação.

Na próxima sexta-feira, 29,acontecerá na Câmara de Ve-readores de Caldas Novas so-lenidade especial de entrega detitulo de cidadania, e o home-nageado desta vez é o Jorna-lista e repórter policial AlisonMaia. O autor do título é o ve-reador André Rocha.

Page 2: O foco 169 pdf

Dorothi DominguesDIRETORA GERAL

[email protected]

Agência PressEDITORAÇÃO/ DIAGRAMAÇÃO

[email protected]

Teresa Cristina (Teka)JORNALISTA/PRODUTORA

EXECUTIVA - DRT 3514 (MTB)

www.agenciapress.net ABRANGÊNCIA

MATÉRIAS PAGAS, ARTIGOS ASSINADOS E PUBLICADOS NESTE JORNAL, NÃO REPRESENTAM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DA DIRETORIA E SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES.

Caldas Novas, Morrinhos, Rio Quente, Piracanjuba, Pontalina, Joviânia,Vicentinópolis, Panamá, Goiatuba, Bom Jesus, Itumbiara, Buriti Alegre,Água Limpa, Marzagão, Corumbaíba, Goiandira, Ouvidor, Nova Aurora,

Catalão e Goiânia.

2

MARCONI INTENSIFICA AGENDA

23 A 30 DE ABRIL DE 2010

EDITORIAL

DENGUE: UM MAL PERIGOSOPouco a pouco, e deuma forma bem sutil,o senador MarconiPerillo vai definindo operfil da candidaturatucana ao governo deGoiás, na sucessão deAlcides Rodrigues. Osenador aposta no des-gaste da atual adminis-tração e afina o discur-so de mudança, de re-construção da adminis-tração pública emGoiás e da retomadados investimentos emobras e programas so-ciais. O senador, po-rém, não vai focar odiscurso de campanhanas críticas ao gover-no. Pelo contrário, atese é o trabalhopropositivo, “olharpara o futuro” e es-quecer o retrovisor.No plano de governoesboçado e já em está-gio avançado, os tuca-nos pretendem dar vi-sibilidade a novos deba-tes, como a inserçãodas ferramentas daTecnologia de Informa-ção (TI) em um novoeixo macro-estruturante para o de-senvolvimento e atransformação da UEGem pólo de apoio realpara a capacitação daclasse média para omercado e abertura denovos negócios. Para-lelamente, o senadorintensifica a agendacom giros pelo interiore contatos com a soci-edade civil organizada.Tudo feito de formacronometrada e plane-jada, combinandoações eficientes e co-municação ágil.

GIROO senador MarconiPerillo visitou, no últi-

mo final de semana, maiscinco municípios da regiãoSudeste. O evento foiacompanhado por várias li-deranças da região, entreelas, vereadores, prefeitos,ex - prefeitos, deputados,entre outros. De CaldasNovas um grande grupoesteve presente, lideradospor Ulisses Naves(PSDB), Magda Mofatto(PTB) e Samuel Amaral(PP).Depois de visitar Goiandira,o senador passou porCumari, onde recebeu pla-ca de agradecimento eapoio de lideranças de vá-rios partidos. EmAnhanguera, etapa seguin-te das visitas, Marconi foisaudado pelo prefeitoWander Pereira da Cunha(PTB) e pelo presidente daCâmara Municipal,Lourival da Silva (PR), quefez pronunciamento emdefesa da pré-candidaturado senador.Marconi também passoupor Nova Aurora, para umavisita à residência do ex-prefeito e atual presidentedo DEM José Alcino, de

quem recebeu apoio à pré-candidatura “e trabalho in-cessante para que o senhor(Marconi) vença mais essaluta pelo bem de Goiás edo nosso povo.”Outro ponto alto aconteceuem Ouvidor, na CâmaraMunicipal, quando o prefei-to Diorivan Pereira (PP)lembrou a infância sofridade Marconi e declarou-lheapoio. “Não poderia trair aminha consciência, senador,e todos os princípios queherdei dos meus pais. Porisso, estou de peito abetodeclarando meu apoio aosseus projetos, na certeza deque Goiás ainda esperamuito do senhor”, destacouDiorivan.Em Corumbaíba, cidadeadministrada pelo prefeitoRomário Vieira (PR), aemoção também tomouconta dos discursos. Naoportunidade, Marconi re-cebeu o apoio das lideran-ças importantes, a exemploda ITALAC e Ciprovet,empresas importantes den-tro do cenário regional egoiano. Romário, visivel-mente emocionado, desta-

cou que independente daposição oficial do seupartido, estará ao lado deMarconi nas eleições deoutubro “primeiramenteretribuindo tudo aquiloque foi feito pela cidadenos últimos anos e, de-pois, acreditando numfuturo ainda mais pro-missor”. Dezenas de fai-xas chamavam a aten-ção por frases de estí-mulo ao retorno deMarconi.

MOTIVOSDurante as visitas quetem feito aos municípiosgoianos, o senadorMarconi explica os mo-tivos que o levam a per-correr Goiás antes dolançamento oficial dacandidatura. “Poderiacontinuar no Senado,mas minha pré-candida-tura se deu em função deuma convocação de lide-ranças de vários partidose de 120 prefeitos.Não sou daqueles quedeixam companheiro nachapada”

Fotos: Teka/Agência PressA dengue é uma doença infecciosa e febril, que ocorrecom maior intensidade no verão, podendo, no seu iní-cio, ser confundida com a gripe devido à semelhançados sintomas. Ela é causada por um vírus que é trans-mitido por um mosquito, o Aedes aegypti. Apenas asfêmeas do mosquito infectam as pessoas. Normalmen-te, as picadas acontecem no começo e no fim do dia.Apesar de ter uma vida curta (em torno de 3 meses),um único mosquito pode infectar centenas de pessoas.São conhecidos quatro tipos diferentes da dengue, ossorotipos 1, 2, 3 e 4. Por isso uma pessoa pode ter até 4episódios da doença. Porém, no Brasil, não existemregistros do quarto sorotipo.Não é muito difícil reconhecer o mosquito transmissor dadengue. Ele é menor do que um pernilongo comum, possuidois pares de asas e apresenta uma coloração preta comlistras brancas. Já as larvas do mosquito são difíceis deobservar, pois medem poucos milímetros e são translúcidas.Os principais sintomas dessa doença são dores muscu-lares e articulares, dor de cabeça, dor de garganta, di-versas manchas e coceiras pelo corpo, diarréia, náuse-as, vômitos, falta de apetite, fraqueza e febre. Já noscasos de maior urgência, conhecidos como denguehemorrágica, o paciente pode apresentar, também, sin-tomas mais graves como dor forte na região do abdô-men, pressão muito baixa, pulso rápido e fino e hemor-ragias pelo corpo.Normalmente, o tratamento é realizado de acordo coma gravidade do caso e com os sintomas que o pacienteapresenta. Os medicamentos utilizados devem ser cui-dadosamente receitados, pois alguns deles podem fa-vorecer o aparecimento das hemorragias. Além disso,o paciente deve ficar em repouso e bem hidratado. Otratamento médico adequado é fundamental, pois a den-gue é uma doença séria, que quando não tratada corre-tamente pode até matar.Ainda não existe vacina contra a dengue; por isso, aprevenção é o melhor remédio. É necessário evitar aintensa reprodução do mosquito, acabando com os seuscriadouros. Para que isso aconteça, toda a populaçãotem de estar ciente desse fato, não deixando água lim-pa e parada em vasos de plantas, pneus, bacias, garra-fas, baldes, telhados, piscinas, caixas d’água destam-padas ou em qualquer outro lugar que possa ser umambiente favorável para a reprodução do mosquito.Evite esse mal, faça a sua parte e proteja-se!

Page 3: O foco 169 pdf

3

LUAN SANTANA E JORGE & MATEUSCONFIRMADOS PARA CALDAS COUNTRY SHOW

23 A 30 DE ABRIL DE 2010

FOCO POLÍTICO

A senadora Lúcia Vânia cumpriu extensa agendano interior do Estado na última semana, e visitouos municípios de Hidrolândia, Professor Jamil,Piracanjuba e Caldas Novas.Na terra das águas quentes, a senadora foi rece-bida por vereadores de várias legendas partidári-as, com destaque para o vereador do PSDB, WaldoPalmerston (foto). No encontro, o parlamentar des-tacou o trabalho realizado pela senadora em bene-fício do município e de Goiás. “Lúcia Vânia é umasenadora atuante que contribui muito para o de-senvolvimento de todos os municípios goianos epara com o Estado como um todo” enfatizouValdinho, que aproveitou o momento, e solicitou àsenadora recursos para Caldas Novas, através de

SENADORA VISITA CALDAS NOVAS

A organização do maiorfestival sertanejo do Cen-tro Oeste Brasileiro confir-mou à imprensa, que as re-velações: Luan Santana ea dupla Jorge e Mateus játem passaporte carimbadopara o evento, que aconte-ce em Caldas Novas nosdias 13 e 14 e Novembro.A GBM Promoções anun-ciou ainda, as atraçõesmusicais estão sendo esco-

lhidas através da participa-ção popular. Das 12 duplasque irão se apresentar noCaldas Park restam dez ain-da para serem escolhidaspor votação eletrônica nowww.caldascountryshow.com.br/compre-seu-ingresso/.Criado em 2006 o CAL-DAS COUNTRY SHOW éum evento de sucesso con-solidado. Durante essamega festa os olhos da Ga-

lera de todo País se voltampara Caldas Novas e a ci-dade passa a ser a capitalda Musica Sertaneja do Bra-sil. Os números comprovam,mais de 200 mil pessoas jácurtiram este evento.No palco das quatro edi-ções anteriores, os maioresrepresentantes do Sertane-jo, se apresentaram para osamantes deste estilo, comconvidados especiais como

Ivete Sangalo e Asa deAguia no Trio Eletrico. Na área dos DJs, os me-lhores do eletrônico se apre-sentam até as onze da ma-nha, contabilizando assimmais de 14 horas diárias demúsica. Os números real-mente impressionam e dãouma dimensao da grandezadessa que já é consideradapor muitos a MELHORFESTA DO ANO.

CLIMA DE ELEIÇÃOAs eleições de outubro se aproximam e as articula-ções políticas não param nos municípios goianos quecompõem a região das Águas Quentes Para oLegislativo estadual alguns nomes já ganham força,como é o caso do ex - prefeito e ex - deputadoEvandro Magal (PP), que vem crescendo em acei-tação. Outro nome que desponta com força é tam-bém de outro ex - prefeito de Caldas Novas, Joséde Araújo, pré candidato pelo PMDB e com forteapoio do partido. Primeira Dama Eterna Maria tam-bém começa a despontar nas pesquisas de opinião.A verdade é que, os candidatos de propostas terãochances, e os de “conversa mole”, vão literalmente“morrer na praia”, neste caso do cerrado (rs).

Na sessão ordinária de15de abril, a Câmara aprovoupor unanimidade projeto deautoria do vereador WaldoPalmerston que dispõe so-bre coleta e distribuição dematerial de construçãopara a população carentede Caldas Novas.A proposta do vereador fun-damenta-se na sua experi-ência como empresário deum grupo que tem váriosempreendimentos em cons-trução na cidade. E comoacontece em toda obra, aquantidade de resíduos ge-rada é bastante significati-va, podendo ser utilizados naampliação e até construçãode casas para as pessoasde baixa renda. As sobras de material con-sistem em telhas, metais,madeira, gesso, aglomera-dos, pedras, cerâmica, tijo-los, canos, etc. “Na maio-ria das vezes esses resídu-

VEREADOR QUER ORGANIZAR DOAÇÃODE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

os são retirados das obrase dispostos clandestinamen-te em terrenos baldios, mar-gens de rios e ruas das pe-riferias. O custo social eambiental disto é alto e trazconseqüências graves aomeio ambiente pela degra-dação da qualidade de vidaurbana com a poluição vi-sual, proliferação de vetoresde doenças, entre outros.De um jeito ou de outro,toda a sociedade sofre coma deposição irregular deentulho”, exemplificouWaldo Palmerston.Para atender ao projeto dovereador, a Prefeitura de-verá disponibilizar um veí-culo para a coleta do ma-terial doado, as áreas ondefuncionarão os depósitos epessoal encarregado. As-sim, argumenta WaldoPalmerston, “com um sis-tema de coleta eficiente,vamos minimizar o proble-

ma da deposição clandes-tina e facilitar o acesso daspessoas necessitadas aeste material, evitando odesperdício”.Este projeto é semelhanteao Central Cidadã, de au-

toria do presidente MauroHenrique, também aprova-do pelos vereadores, e jun-tos deverão ganhar maisforça para sua execuçãopor parte do poder públicomunicipal. (RDiniz)

APOIO PEPISTAO deputado federal Sandes Júnior (PP) disse emdiscurso na XIII Exposição Agropecuária e I Expoleitede Piracanjuba, que “Goiás precisa da volta deMarconi”. Sandes Júnior frisou novamente, sobaplausos: “Só tenho uma coisa a dizer para o senhor,senador Marconi Perillo: Goiás espera por vocênovamente.” E ninguém nos contou não, estávamoslá!

PEPISTAS...Por falar em pepistas, aguarda - se declaração dodiretório municipal em Caldas NOvas sobre apoioà Vanderlan. Comenta - se nos bastidores, que oPP de Caldas esraria dividio entre Marconi e Iris,nada fala - se sobre Vanderlan! E ai?

Page 4: O foco 169 pdf

4

PP REALIZA ENCONTROREGIONAL EM CALDAS NOVAS

Para Evandro Magal, o Encontro serviu para reafirmar que a proposta do partido, em apoio à pré -candidatura de Vanderlan Cardoso está consolidada.

23 A 30 DE ABRIL DE 2010

Fotos: Teka/Agência Press

O Partido Progressista(PP) realizou um Encon-tro regional, no Hotel CTCde Caldas Novas. O pre-sidente do diretório local,vice - prefeito Otaviano daCruz foi o anfitrião, junta-mente com o presidenteregional, Sergio Caiado.Em entrevista exclusiva àAgência Press, Otavianodestacou que a reuniãocom militantes partidáriose cúpula regional teve ob-jetivo “planejar ações etraçar metas para as elei-

ções deste ano”. Além dis-so, esteve na pauta, a précandidatura e apoio do par-tido para Vanderlan Cardo-so, ex prefeito de SenadorCanedo, que tem o apoiodo Governador Alcidespara o embate.O Encontro, que teve iní-cio por voltas das 20 horas,estendeu – se até as 23horas, acionado pelo gran-de volume de participantese oradores. Para o presi-dente do partido no Esta-do, Sergio Caiado, “a ativi-

dade dos progressistas tam-bém tem por objetivo deatualizar informações so-bre as teses políticas e pro-jetos nacionais defendidospelo partido”. Caiado, des-tacou ainda que Vanderlané o candidato da NovaFrente e tem total apoio doPP goiano: “uma realidade100 % consolidada”.Outro orador, de grandeimportância para o partido,principalmente porque re-presenta o município deCaldas Novas, Deputado

Estadual Evandro Magal, oEncontro serviu para rea-firmar que a proposta dopartido, em apoio à pré -candidatura de VanderlanCardoso está consolidada.“O governador Alcides temgovernado este estado commuita responsabilidade eseriedade, mesmo a contra-gosto daqueles que sempredesejaram o contrário. OPP exerce e continuaráexercendo grande influên-cia no próximo embate elei-toral” destacou.

Sérgio Lucas, Otaviano da Cruz, Ernesto Roller, Sérgio Caiado, Helenês Cândido, Mauro Henrique (depé), Evandro Magal e Aluzair Rosa dos Santos.

BRASIL PAGA DEZ VEZES MAIS POR BAN-DA LARGA DO QUE PAÍSES DESENVOLVIDOS

(Fonte: Folha Online, por Marina Lang)

O Brasil paga dez vezes mais por acesso à conexãobanda larga do que países desenvolvidos, segundo umestudo divulgado nesta segunda-feira pelo Ipea (Institu-to de Pesquisa Econômica Aplicada), em Brasília.Enquanto na renda mensal dos brasileiros o gasto médiocom banda larga no Brasil custava, proporcionalmente,4,58% da renda mensal per capita de 2009, nos paísesdesenvolvidos a mesma relação gravitava em torno de0,5% —quase dez vezes menor, segundo os dados apre-sentados. Na Rússia, o índice caía para menos da meta-de no período, ou 1,68%.Segundo o Ipea, são três os fatores que contribuem parao alto preço do serviço: baixo nível de competição, ele-vada carga tributária e baixa renda da população.Dentre os pontos apresentados para melhoria do aces-so à banda larga no Brasil, o Ipea defende a mudan-ça da Lei Geral de Telecomunicações (1997), queposiciona a internet como um serviço agregado à te-lefonia; redução das desigualdades regionais (vejaabaixo); redução de lacunas no mercado e no aces-so; redução da carga tributária; e enfocar, além dainfraestrutura, na qualidade da conexão.O estudo vem em meio às intensas discussões sobrea adoção do Plano Nacional de Banda Larga, cujoobjetivo é massificar o acesso à internet no país apreços menores que os praticados atualmente pelomercado. A proposta do governo é oferecer a bandalarga a preço em torno de R$ 30.A projeção do Ipea indica ainda que redução dealíquota do imposto da banda larga para operadorasnão vai resolver os problemas de preço e deabrangência a rincões brasileiros nos quais a cone-xão banda larga não chega.O instituto evitou, contudo, defender diretamente aadoção de um mecanismo estatal para ampliação doacesso —embora o estudo aponte que haverá inves-timento do Estado em países desenvolvidos para am-pliação do acesso residencial.“A diferença do Brasil entre outros países está aumen-tando”, disse o técnico João Maria de Oliveira, coautordo trabalho. “Independentemente do mecanismo [esta-tal ou não], o que deve acontecer é a livre participação.Em países como Austrália e Alemanha, existe a inter-venção estatal para ampliação.” Nesse âmbito, o estu-do também cita países como Estados Unidos e França.

Falha na coberturaSegundo os técnicos do Ipea, o Brasil tem uma médiade conexão de 1 Mbps (megabit por segundo), en-quanto países como Japão e Coreia têm conexões de100 Mbps. “Isso acontece por causa do uso de fibraóptica, que propicia velocidades mais altas”, afirmouKubota.O Ipea defendeu abertamente o investimento de aces-so mais veloz a longo prazo —a maioria dos paísesestá pensando na 2ª geração de banda larga, enquantoo Brasil “nem resolveu a primeira”, nas palavras dotécnico Rodrigo Abdalla.“O investimento nainfraestrutura de banda larga não é um fim em si mes-mo. Ele traz desenvolvimento em educação, transpor-te, saúde e energia elétrica”, declarou Kubota, apon-tando que o aumento de 1% da conexão é diretamenteproporcional ao aumento de 1,2% do PIB.Com detalhes da abrangência nacional e internacional,o estudo é um dos maiores já feitos no país e compiladados do ICT Development Index e de instituiçõescomo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunica-ções), do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Es-tatística), além da PNAD (Pesquisa Nacional de Amos-tra de Domicílios), extraídos entre os anos 2008 e 2009.

Page 5: O foco 169 pdf

5

PROJETO “CONHECENDO ACIDADE” VAI ATÉ A CÂMARA

23 A 30 DE ABRIL DE 2010

SENADOR EXPLICA PROJETO DE LEIDE INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA

VEREADORA QUER CAPS PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

Foto: Câmara Municipal

Alunos do Projeto Educarconheceram na terça-fei-ra, 20 de abril, as depen-dências da Câmara Muni-cipal onde tiveram a opor-tunidade de conversar equestionar os vereadoresMauro Henrique e CelsoGauíra sobre a importânciado poder Legislativo, a fun-ção dos vereadores e o fun-cionamento da Casa.Acompanhados das pro-fessoras, as crianças, quese dividiam em dois grupos,abriram o debate comogente grande e não se inti-midaram diante do Presi-dente e do Corregedor quederam uma aula a alturadas suas expectativas.A visita à Câmara faz par-te do projeto ConhecendoMinha Cidade, instituídopela diretora Divina Ma-ria Pereira Cunha, e temcomo objetivo criar opor-tunidades para que as osalunos conheçam o lugaronde moram, as reparti-ções e prédios públicos,

pontos turísticos, suaspotencialidades, atividadeeconômica, etc.Na oportunidade o vereadorCelso Guaíra anunciou aexecução do projeto Vere-ador Mirim, de sua autoria,que vai envolver estudantesde todas as escolas de Cal-das Novas para eleger seusrepresentantes ainda neste

primeiro semestre.Para o presidente MauroHenrique, “a visita das cri-anças além de proporcionara circulação de informa-ções nas escolas sobre asatividades gerais da Câma-ra Municipal, estimula edesperta nos alunos o inte-resse pela participação po-lítica, contribui para a for-

mação de sua cidadania ecompreensão de todos osaspectos da política brasilei-ra”.Após conhecer o PaçoLegislativo MartinhoPalmerston, os alunos se-guiram para a prefeitura esecretaria municipal deEducação. (RDiniz - As-sessoria de Imprensa)

Projeto de lei criado pelo twitter por Demóstenese internautas é apresentado no Senado

O projeto de lei da internação compulsória, criadopelo senador Demóstenes Torres e usuários da redede relacionamentos Twitter (http://twitter.com/demostenes_go) foi apresentado esta semana no Se-nado. A apresentação aconteceu durante uma audi-ência pública sobre educação. A proposta prevê quea pessoa detida por posse de drogas, seja para usopessoal ou não, possa ter a pena substituída por tra-tamento para se livrar da dependência química.De acordo com o texto da proposta, a pena para ocrime de posse de drogas seria de seis meses a umano, podendo ser substituída pelo juiz para a internaçãocompulsória. “Três membros designados pelo Con-selho Municipal Antidrogas, um deles médico, avali-ará o preso para que ele possa ser tratado”, explicaDemóstenes.O projeto também determina que as Forças Arma-das trabalhem nas fronteiras do país evitando quedrogas cheguem de outros países e entrem no Bra-sil. Atualmente uma pessoa só pode ser internada seela concordar, a Justiça não pode determinar o trata-mento nem a família pode optar pelo acompanha-mento clínico para que o ente querido se livre dasdrogas. “A parte visível do novo diploma legal foramesquinas, becos e quartos lotados de pessoas usandodrogas sem que o poder público, a família e os ami-gos possam fazer nada além de torcer para que oCongresso Nacional reconheça o erro e volte atrásna parte da lei que não funcionou”, afirmaDemóstenes.Demóstenes se diz preocupado com a devastaçãoque o crack tem feito em lares de todo o país. “Fa-miliares, educadores e o próprio Poder Judiciário fi-caram de pés e mãos atados para internar o usuário.Se ele quiser se tratar, arruma-se uma clínica; serecusar o tratamento, nada se pode fazer além deassistir a autodestruição”, declara o senador.O projeto recebeu apoio do advogado de Jataí (GO)Ediglan Maia. A atual proposta é uma resposta afalha permitida pela despenalização do uso de dro-gas, que tem penalizado vários jovens e muitas famí-lias, segundo o senador Demóstenes.

(Assessoria de Imprensa do Senador Demóstenes)

Com o objetivo de fortale-cer a rede de atendimentopsicossocial em todo oPaís, foi realizada na ma-nhã de ontem a 1ª Confe-rência Municipal de Saú-de Mental em Caldas No-vas que antecede as con-ferências estadual e naci-onal que vão acontecerainda no primeiro semes-tre deste ano.Nesta primeira fase deconferências municipais,que contou com a partici-pação dos profissionais daárea de saúde mental e re-presentantes dos segui-mentos mais distintos dasociedade, serão coletadasas melhores sugestõespara serem inseridas nosplanos de elaboração daspolíticas públicas no Esta-do e União.Dentre as sugestões apon-tadas pela psicóloga e co-ordenadora do Centro deAtendimento Psicossocialde Caldas Novas,vereadora Gizélia Custódio,destaca-se o pedido de ins-

talação de um Caps AD,que é a unidade específicapara o atendimento aos usu-ários de álcool e drogas.Segundo Gizélia, está é umareivindicação importanteque vem de encontro às ne-cessidades atuais de CaldasNovas. “O número de usu-ários de álcool e drogas au-

menta a cada ano e comose trata de um atendimentomais complexo, é necessá-ria também uma estruturamais complexa de atendi-mento. O que não podemosé continuar dependendo devagas nos centros de aten-dimento de outras cidadespara tratar nossos pacien-

tes uma vez que isso podeser feito aqui, pois é maisbarato para o município epara as famílias”.A vereadora explica aindaque a política de atençãoaos usuários de álcool eoutras drogas prevê a cons-tituição de uma rede quearticule esses Caps AD eos leitos para internaçãoem hospitais paradesintoxicação e tratamen-tos. Lembra Gizélia queestes serviços devem tra-balhar com a lógica da re-dução de danos como eixocentral no atendimento aosusuários/dependentes deálcool e drogas. Ou seja, otratamento deve estar pau-tado na realidade de cadacaso, o que não quer dizerabstinência para todos oscasos.Otimista, a psicóloga acre-dita que até o início do pró-ximo ano um novo Capsserá inaugurado em CaldasNovas. “Se Deus quiser”,profetizou. (RDiniz - As-sessora de Imprensa)

A proposta da vereadora Gizélia Custódio, de Caldas Novas, será encaminhada à Conferência Esta-dual e à Conferência Nacional de Saúde Mental em Brasília.

Page 6: O foco 169 pdf

6

PREFEITO DO PP DEFENDE ALIANÇADO PARTDO COM PSDB

“Não é justo nós prefeitos comprarmos uma briga particular que não é nossa, para poder massagear oego ou seja lá o que aconteceu na cúpula”.

23 A 30 DE ABRIL DE 2010

O prefeito pepista dePiracanjuba, Ricardo PinaCabral, faz parte do grupo dedissidentes de seu partido queapoiam o senador do PSDB.Nesta semana ele falou so-bre o assunto à RádioManchester. Confira os prin-cipais trechos.

O movimento dos prefeitosdo PP que querem outrorumo para o partido estácrescendo?Temos recebido ligações depresidentes de partido e ve-readores de cidades do inte-rior, do PP, dando total apoioao nosso movimento. Nossapreocupação, desde o princí-pio, não é tumultuar o proces-so eleitoral. Queremos parti-cipar da escolha, já que nãotemos um candidato do nos-so partido. Se tivéssemos es-taríamos com ele, para afun-dar no barco ou para ganhareleição. Mas a partir do mo-mento que se escolheu outrocandidato, de outro partido,nós queremos pelo menos apossibilidade de ser ouvido.Quando fizemos a primeirareunião, mais ou menos há 20dias, com o senador MarconiPerillo, fomos para pedir quedeixasse as portas abertas dopartido para o PP, para quepudéssemos indicar o vice oufazer parte da chapa majori-tária dele.

São quantos os prefeitoseleitos pelo PP em Goiás?Temos 48 prefeitos pelo PPem Goiás. Tínhamos 49 con-tando com o prefeito deItaberaí [Wellington Baiano],que foi cassado.

Desses quantos apóiamessa iniciativa de migrarpara outra candidatura?Tivemos em reunião com osenador 35 prefeitos, que jáse manifestaram em prol dorompimento, em prol de es-tar discutindo esta indicaçãodo vice do senador Marconi.Temos consciência que osprefeitos já estão tendo algunsproblemas com o governo doEstado, de retaliações, porisso a gente está segurando,não informando nomes.Vocês estão vendo que vári-os prefeitos do PP já subiramno palanque, declararamapoio ao senador, e alguns es-peram ainda a oportunidadepara fazerem isso. Eles te-mem retaliação. Já temosnotícias de municípios que

estão sendo retaliados pelogoverno.

O presidente do PP, SérgioCaiado, tem dito que o mo-vimento é isolado, de pou-cos prefeitos. Em que vairesultar esta queda de bra-ço?Tenho certeza que, no mo-mento certo, vamos sentarcom a cúpula. Temos certezaque a cúpula está pronta paranos escutar. Estamos espe-rando apenas este chama-mento para poder mostrar estáopinião e a disposição da gen-te de fazer parte da escolhado sucessor. Estamostranquilos. Mantemos conta-to com todos os prefeitos eeles são unânimes em dizerque estão firmes. Alguns têmdeclarado claramente – decidades importantes comoPiracanjuba, Morrinhos,Itumbiara, Formosa, entre ou-tras – apoio ao senador. Nãoadianta minimizar nem taparo sol com a peneira. A gentesabe que o poder da canetaestá com o governo, que vaitentar de tudo para reverter.Tenho certeza que a maioriadesses prefeitos foram ajuda-dos pelo senador Marconi, quesubiu no palanque e pediu vo-tos para eles. Nós estivemosjuntos pedindo votos para ogovernador Alcides. O sena-dor Marconi, com os pré-can-didatos na época que são hojeos prefeitos do PP, trabalha-mos juntos com o senador ecom o governador. Por issosabemos o que estamos fa-zendo. Não adianta minimizar,que não existe o movimento.Ele existe e tem uma forçamuito grande. Começou es-

pontâneo, não houve pressãode lado nenhum. Não fomosconvidados, nos oferecemos,ligamos para o senador parapoder marcar [o encontro].Não foi como muitos falamque foi feito para poder suge-rir que o senador ia dar emen-da. Não existe isso. Os pre-feitos foram porque quiseram,foi um movimento rápido. Essarapidez se deu em virtude dapreocupação dos prefeitos emnão dizer para o candidato doPR [Vanderlan Cardoso] queele não teria esse apoio totaldos prefeitos do PP. Quemsabe isso desencorajaria queele deixasse a prefeitura nummomento tão decisivo para eletambém.

A reação é ao nome do ex-prefeito Vanderlan Cardo-so ou pelo fato da decisãodo PP em apoiá-lo não terpassado por uma discussãocom os prefeitos?As duas coisas. Nós teríamosque pelo menos ser escutados.Temos compromisso comnossos eleitores e temos quemanter uma fidelidade comeles. Trabalhamos juntos como senador Marconi Perillo pordois mandatos e também naeleição do governadorAlcides. Para escolher umnome que não seria do nossopartido, por apenas caprichoe brigas de algumas pessoasda cúpula, não justifica. Nãoé justo nós prefeitos comprar-mos uma briga particular quenão é nossa, para podermassagear o ego ou seja lá oque aconteceu na cúpula. Nin-guém sabe o motivo real des-ta briga. A cúpula teria quemostrar para a gente qual a

verdadeira razão desta briga,dessa raiva que algumas pes-soas da cúpula têm. Porquenós prefeitos não temos, nãosomos brigados, somos com-panheiros, trabalhamos junto.Então não temos porque man-ter uma coisa que é de pou-cas pessoas, não nossa.

Há um grupo do PP que-rendo antecipar a discussãoe lançar o nome de RobertoBalestra como candidato avice de Marconi Perillo.Não seria um gesto de mui-ta ousadia nesse momento?A intenção nossa dos prefei-tos não é de já apresentar. Va-mos sugerir à cúpula do parti-do para que seja esse um ca-nal para se pensar. Tambémnão queremos fechar as viasde negociações. Queremosmostrar também que temosoutro posicionamento. Que agente possa ser ouvido, escu-tado, para mostrar que temosum caminho também. Não ésó o caminho de apoiar a can-didatura de Vanderlan, um pre-feito que se deu bem na suacidade, mas não tem o víncu-lo que nós temos com o sena-dor Marconi Perillo. A ideia defazer esse movimento, de lan-çar um nome a vice do sena-dor, até mesmo o nome do de-putado Roberto Balestra, queé um grande nome, que sem-pre defendeu a união da base.

Quais os passos agora des-se movimento?Temos recebido muitas ligaçõesde prefeitos e lideranças do PPno interior dando apoio ao mo-vimento, querendo que a gentecontinue, para mostrar que ageste tem que ser ouvido, terposicionamento para garantiruma melhor administração tan-to nossa no interior quanto nacondução desse processo todo.O que a gente tem mais medoé que nosso partido, no final, váapoiar o PMDB, que é nossoverdadeiro inimigo no interior.Temos aí situações muito evi-dentes, como em Inhumas quetem briga histórica entre os par-tidos, em Piracanjuba,Hidrolândia, Morrinhos. Nossosinimigos são sempre os inimi-gos tradicionais que são doPMDB. No interior não temespaço para essa terceira vida.No interior é o MDB e a Are-na, sempre foi assim e sempreserá. A preocupação nossa énão dividir a base, para que nãonos cause um problema aindamaior para frente.

Na próxima sexta-feira, 29, acontecerá na Câmarade Vereadores de Caldas Novas solenidade espe-cial de entrega de titulo de cidadania, e o homena-geado desta vez é o Jornalista e repórter policialAlison Maia. De autoria do Vereador André Rochae aprovado por unanimidade entre os demais parla-mentares será entregue o titulo de cidadãocaldasnovense para Alison Maia pelo brilhante tra-balho realizado frente à imprensa local e Estadualnas informações policiais, para André Rocha o tra-balho de Alison Maia levou a comunidade, policia eao judiciário informações importantes e isso semmanchar o nome da cidade, “A PM e a comunida-de ganharam muito com Alison, suas reportagens einformações inauguraram uma era deprofissionalismo no jornalismo investigativo e mos-trou de perto a sociedade aquilo que eles não co-nheciam, o árduo trabalho de homens e mulheresda Policia Militar”, finaliza o vereador. Para o Co-mandante da Policia Militar de Caldas Novas, Ma-jor Heber de Souza Lima é um orgulho paracorporação, “Temos em Caldas Novas inúmerasjóias e aqui trabalhamos em equipe e para nós é umorgulho ter um policial de nosso Batalhão receben-do tamanha honraria, com nossa filosofia de policiacomunitária e colocando o policial com suas habili-dades nos lugares certos com certeza os resulta-dos não poderiam ser outros,” completa o coman-dante.Alison Maia ao longo dos anos em Caldas Novasmostrou a realidade dos policiais nas ruas e levoumais para perto da comunidade essa realidade. Es-crevendo para o Jornal CNN e participando comoapresentador de programa policial na Radio Pou-sada “Plantão Policial” Alison Maia conquistou ad-miração e respeito dos profissionais da imprensa.“O Jornalista e policial com suas reportagens foiresponsável em aproximar ainda mais MinistérioPublico e Policial Militar”, disse o Promotor de Jus-tiça da Comarca de Caldas Novas, Dr. PubliusRocha.O evento acontecera no próximo dia 29/04 às 19horas na Câmara Municipal de Caldas Novas e alémde Alison Maia também será homenageado com otitulo o publicitário Cícero Campos.

REPÓRTER POLICIAL RECE-

BERÁ TITULO DE CIDADANIA

Page 7: O foco 169 pdf

723 A 30 DE ABRIL DE 2010

VEREADOR DE CORUMBAÍBARENUNCIA À PRIMEIRA SECRETARIA

Cairo Maia alega discordar de atitudes e decisões tomadas pelo Presidente da Casa de Leis

O Parlamentar VereadorCairo Maia (PR), renun-ciou ao cargo de PrimeiroSecretário da Mesa Dire-tora da Câmara Municipalde Corumbaíba no últimodia 20/04/10, por não con-cordar com algumas atitu-des e decisões tomadaspelo Presidente da casa,vereador Sergio AlvesBraga (Serjão) (PTB).Assim como Cairo Maia,há mais vereadores insatis-feitos com as decisões to-madas pelo presidente daCâmara, e a renúncia delepode ser seguida por outrosintegrantes da Mesa Dire-tora da Câmara Municipal.Ontem na 9º Reunião Or-dinária foram aprovadosvários Requerimentos eProjetos de sua autoria, en-tre eles 06 Requerimentos,01 Projeto de Lei. Mais umProjeto de DecretoLegislativo de nº 007/10 foirejeitado em decisão porvoto secreto e no uso datribuna no grande expedi-ente, o Vereador Cairo

Maia agradeceu pelasproposituras aprovadas,mais não conteve quandoo Projeto de DecretoLegislativo que é a honra-ria de titulo de cidadania

concedida a quem tem tra-balho com a cidade, foi re-jeitado e isso foi à gotad’água, “pois já é o 3º titulorejeitado por essa casa deleis ao meu desfavor e não

me leva a dizer outra coisasenão discriminação, per-seguição, pois sou repre-sentante dos evangélicos,mas trabalho muito a favorde toda a população, e souvisto de forma diferenteentre boa parte dos cole-gas e esse é o 3º titulo re-jeitado e todos para Pasto-res,”. Diante de todos osfatos no final da fala o ve-reador apresentou, o oficiode nº 016/10, pedindo a suarenuncia do cargo de 1ºSecretario da Mesa Dire-tora da Câmara Municipalde Corumbaíba. O verea-dor afirma ainda que ten-tou entrar em contato como Prefeito Romário paraexpor o que estava acon-tecendo, já que ele é o Pre-sidente do PR na cidade, efoi informado através desua secretária que o mes-mo estaria viajando, “ten-tei falar com ele por maisde uma vez através de seutelefone celular, mas nãoconsegui”. Afirma o vere-ador.

Page 8: O foco 169 pdf

8 23 A 30 DE ABRIL DE 2010

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA: ZUUM DISCO CLUB

NA POLÍTICAPelas declarações de CiroGomes de que Lula navegana maionese, acho que ele ea Patrícia serão um pilarnovo na campanha de JoséSerra à Presidência da Re-pública!

TRÂNSITO FELIZAndar na velocidade permi-tida, observar as placas desinalização, ser compreensí-vel com os demais motoris-tas e motociclistas são ingre-dientes para não ter proble-ma no trânsito!

O LEÃOSe ainda não fez sua decla-ração de Imposto de Renda,aproveite para reunir a pa-pelada e levá la para um con-tador ou se arriscar fazendopor conta própria. O prazoestá quase no fim!!

‘MENAS GENTE’Após tascar “cituação” nopróprio twitter, o assessor queescreve por Dilma no twitterda candidata chamou ontemmetrópoles de “metrópolis”.O nome dele é MarceloBranco, mas até pareceLula.

ENCERRANDO...Pior cego, é aquele que nãoquer ver...

Parabéns ao pequeno Rafinha, fi-lho do casal Rafael Langof eCelisa, comemorou seu aniversá-rio no último sábado em meio àmuita animação e manifestação decarinho. O encontro, em torno deseu B-Day, reuniu amigos e fami-liares, em clima de muita come-moração. Felicidades!

Muita animação também éo que promete à comemo-ração de aniversário do jo-vem Rafael Brandão dia27/04. Estaremos lá, aju-dando a apagar as velinhas e levando nosso abraço fra-terno. Felicidades e Parabéns amigo!

Dia 27/04 é dia decomemorar tambémo aniversário da pe-quena Amanda, filhada amiga NadiegyLuciane (Auto Pos-to Canaâ). Para-béns Amandinha eque Deus continueprotegendo essapessoa especial queé você! Feliz Aniversário...

MEDO DA DIMA...Circula na internet um texto atribuído à apresentadoraMarilia Gabriela onde, de cara, ela diz: “Vou confessar:morro de medo de Dilma Rousseff”. E mais adiante: “Nãotenho muitos medos na vida, além dos clássicos: barata,rato e cobra. Desses bichos, tenho mais medo do que deum leão, um tigre ou um urso”. E vai por aí, até bradar:“Mas, de Dilma não tenho medo: tenho pavor”.

Aplauso e votos de muitosucesso, ao amigo Cicero Campos,sócio diretor da empresa E-TARGET WEBMARKETING EPROPAGANDAO, que no próximodia 29/04 será agraciado comTítulo de Cidadão Caldasnovense.O empresário imprimiu sua marcaem Caldas Novas, devidoprincipalmente à sua atuaçãoimparcial, tendo como objetivolevar sempre a melhor informaçãoao internauta! Parabéns!