o fo fo c a - fcav.unesp.br · o curativo para queimaduras de primeiro grau e das pequenas...

4
XLII Ano Setembro/Outubro nº 05 O O O C F F A Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia,gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia,narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite. Fonte: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/primavera.htm Primavera: a estação do ano das flores A estação das flores primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro (datas relativas ao ano de 2016). A É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. No tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada). Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas. Estamos aproveitando o período de inverno para fazer a troca de todos os azulejos das piscinas, que se fizerem necessários. Sociedade dos Servidores Esclarecemos que aproveitamos toda água da piscina (mais de 350 mil litros), para irrigação de nossos campos e área de parque, evitando assim qualquer desperdício. A previsão para o término da obra é para os próximos dois meses. Os antigos azulejos estavam soltos e quebrados, tornando- se perigosos aos usuários por ser um objeto cortante. Serão gastos 100 sacos de argamassa especial, 400m² de azulejos, rejunte e mão de obra de pedreiro. Trata-se de uma obra com um custo elevado (como da parte elétrica), porém necessária parao bom funcionamento do clube. Feito isto, os associados poderão usufruir da mesma, com mais segurança. Reforma da Piscina Parte elétrica Para prevenir acidentes, economizar energia elétrica, não correr riscos de sobrecargas, falta de luz em nossos eventos e naqueles que locamos, foi realizada uma grande adequação na parte elétrica. A antiga rede com grande quantidade de fios externos foi substituída por fiação subterrânea. Na entrada do clube será colocado um novo transformador, este não terá nenhum custo. Essa etapa contempletará o projeto que fizemos e encaminhamos a CPFL. A Diretoria

Upload: dinhxuyen

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

XLIIAno Setembro/Outubro nº 05

O O O C F F A

Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia,gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia,narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/primavera.htm

Primavera: a estação do ano das floresA estação das flores

primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antesdo verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem inícioem 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro (datas relativas ao ano de 2016).A

É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que anatureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimentoé o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. No tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro (momento do ano em que o dia e a noitepossuem a mesma duração, 12 horas cada). Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmoocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.

Estamos aproveitando o período de inverno para fazer a troca de todos os azulejos das piscinas, que se fizerem necessários.

Sociedade dos Servidores

Esclarecemos que aproveitamos toda água da piscina (mais de 350 mil litros), para irrigação de nossos campos e área de parque, evitando assim qualquer desperdício. A previsão para o término da obra é para os próximos dois meses.

Os antigos azulejos estavam soltos e quebrados, tornando- se perigosos aos usuários por ser um objeto cortante. Serão gastos 100 sacos de argamassa especial, 400m² de azulejos, rejuntee mão de obra de pedreiro. Trata-se de uma obra com um custo elevado(como da parte elétrica), porém necessária parao bom funcionamento do clube.Feito isto, os associados poderão usufruir da mesma, com mais segurança.

Reforma da Piscina

Parte elétrica

Para prevenir acidentes, economizar energia elétrica, nãocorrer riscos de sobrecargas, falta de luz em nossoseventos e naqueles que locamos, foi realizada uma grande adequação na parte elétrica. A antiga rede comgrande quantidade de fios externos foi substituída por fiação subterrânea. Na entrada do clube será colocado um novo transformador,este não terá nenhum custo. Essa etapa contempletará o projeto que fizemos e encaminhamos a CPFL.

A Diretoria

Tua Saúde O curativo para queimaduras de primeiro grau e das pequenas queimaduras de segundo graupode ser feito em casa, utilizando compressas frias e sulfadiazina de prata. Já o curativo paraqueimaduras de terceiro grau deve ser sempre feito no hospital ou no centro de queimados porque são graves e necessitam de cuidados especiais para evitar infecções.

Fonte: http://www.tuasaude.com/curativo-para-queimadura/

Curativo para queimadura de 1º grauPara o curativo de queimaduras de 1º grau é recomendado:

Curativo para queimaduraDra. Aleksana VianaDermatologista

Banho com água corrente abundante e sabão neutro por 20 a 30 minutos; O médico ou enfermeiro deverá limpar toda a região, retirando toda a pele queimada; Aplicação de medicamentos por toda a área queimada. Neste caso, o indivíduo deverá permanecer internado e pode necessitar de enxertos de pele. Na presença de dúvida sobre a profundidade e gravidade da queimadura, deve-se procurar ajuda médica especializada ligando para os números 190 (Bombeiros) ou 0800 707 7575 (Instituto Pró-queimados).

Lavar imediatamente o local queimado com água fria e sabão neutro por mais de 5 minutos para resfriar a pele epara que fique limpa e livre de microrganismos; Nas primeiras horas aplicar uma compressa de água potável gelada, trocando sempre que ela já não estiver fria; Aplicar uma fina camada de um bom creme hidratante para hidratar a pele, mas evitar a vaselina.As queimaduras de sol, geralmente, são uma queimadura de primeiro grau e o uso de umaloção pós-sol, como o Caladryl, em todo corpo, pode ajudar a aliviar a dor e evitar que a pele descame. É importante também usar protetor solar e evitar a exposição ao sol.

Curativo para queimadura de 2º grauO curativo para pequenas queimadura de 2º grau pode ser feito em casa, seguindo os seguintes passos:

Lavar da região queimada com água e sabão neutro por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir ador; Rompimento das bolhas com uma agulha esterilizada; Aplicação de uma gaze com creme de sulfadiazina de prata a 1% para o curativo oclusivo; Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.Nas queimaduras maiores que a da imagem a seguir, o mais indicado é procurar atendimento médico.Após a cicatrização, para evitar que a região queimada fique manchada é aconselhado passar um protetor solaracima de 50 FPS e proteger a área do sol.

Curativo para queimadura de 3º grauO curativo para queimaduras de 3º grau é sempre feito no hospital ou no centro de queimados e pode seguir os seguintes passos:

Comer um pacotinho de açúcar; Tapar os ouvidos com os dedos; Tomar um susto; Beber um copo de água fria ou fazer gargarejos com água fria; Fazer careta colocando a língua para fora; Prender a respiração o máximo de tempo que conseguir ou respirar em um saco; Receber cócegas; Pressionar a região central entre as clavículas durante 30 segundos, como mostra a imagem.

Como parar o soluçoPara parar o soluço, uma das estratégias é estimular o nervo vago, que é o responsável pela produção de soluços.Para estimular o nervo vago e parar os soluços, o que se pode fazer é:

Como parar o soluçoO soluço é um reflexo involuntário que ocorre devido à irritação do nervo vago que nasce no cérebro e se direciona para o estômago. Geralmente ele é temporário e acaba por passar. No entanto, se os soluços forem persistentese não passarem com estas medidas, é necessário que o indivíduo vá ao médico para ele investigar a causa e indicar o melhor tratamento.

Fonte: http://www.tuasaude.com/como-parar-o-soluco/

colaboração da nossa colega EDNA - Microbiologia

Protótipo da bateria

Ingredientes 3 ovos

3 colheres de margarina

1 xícara de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo peneirada

½ xícara de leite

1/2 colher de canela em pó

1 colher sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Bata as claras em neve e reserve Em outra vasilha bata as gemas com a margarina e o açúcar Acrescente a esta mistura a farinha de trigo e o leite batendo sempre Coloque a canela em pó e o fermento e mexa para misturar Acrescente as claras em neve e misture Coloque em forma untada e leve ao forno já pré aquecido a 180 graus Asse até dourar ou espete um palito para ver se está assado Deixe ficar morno e desenforme Passe doce de leite em cima do bolo Salpique açúcar e canela em pó

Bolo de Churros

na cozinha

O O O C F F A

Cobertura

doce de leite açúcar canela em pó

Preparo: 60 minRendimento: 8 porções

Fonte: www.tudogostoso.com.br/receita/168848-bolo-de-churros.html

Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue-o ouconfigure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização. O chuveiro elétrico é um dos principais vilões. Há uma economia de energia da ordem de 30% colocando a chaveseletora na posição verão (nunca mude a posição da chave com ochuveiro ligado!). Faça o que muita gente esquece de fazer: limpe periodicamente os orifícios de saída de água. Este equipamentofunciona com o resistor variável. Nunca reaproveite uma resistênciaqueimada. Além de aumentar o consumo, coloca em risco suasegurança. O ferro de passar deve ser utilizado (de preferência)quando houver uma quantidade razoável de roupas. Passe tudode uma só vez. Qualquer equipamento, quando ligado e desligadovárias vezes, provoca um grande desperdício de energia, além de reduzir a sua vida útil. A iluminação é outro fator crítico! Sempreque possível, aproveite a luz do sol, evitando acender lâmpadas ao dia.Ao sair do ambiente, sempre apague as luzes. Paredes internasdevem ser pintadas com cores claras, porque refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial. Dêpreferência às lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) ou circulares.Além de consumir 1/3 menos energia que as correlatasincandescentes, duram 10 vezes mais. Estas lâmpadas são indicadaspara qualquer ambiente que necessite de iluminação continuadapor mais de 2 horas seguidas. Para pensarmos na economia:Se você utiliza uma lâmpada incandescentes de 100W, aosubstituí-la por uma fluorescentes de 32W você estaráeconomizando da ordem de 60% da energia consumida.A geladeira: Instale-o em local arejado, desencostado de paredes ou móveis, distante de raios solares e fontes geradoras de calorcomo fogões e estufas. Nunca utilize a parte traseira do aparelhopara secar panos e roupas. Guarde ou retire alimentos e bebidasde uma só vez evitando abrir o refrigerador/freezer sem necessidade,pois a cada vez que aporta é aberta, ocorre entrada de ar quente,fazendo com que o motor trabalhe mais e, em consequência,consuma mais energia (isso sem contar o fato daquele esforço extra que temos que fazer quando temos que abrir a porta tão logotenhamos fechado!). Não forre as prateleiras internas com vidrosou plásticos: isso evita a convecção térmica (principal fenômenofísico responsável pela refrigeração dos alimentos).Estas são apenas algumas das centenas (senão milhares) de orientaçõesque devem ser seguidas. Além de ajudar o meio ambiente, é p o s s í v e l e c o n o m i z a r u m a q u a n t i a s i g n i f i c a t i v a .

Economizando Energia em casa

O termo “economia” leva à muitas obras que se remetem a aspectossobre como as pessoas podem economizar dinheiro a ponto de setornarem “financeiramente confortáveis”. Vários aspectos da vida cotidiana são mencionados, inclusive a economia de energia elétrica.A água é a essência da vida em nosso planeta. Dentre as várias funçõesque lhe são delegadas, uma delas é a de produzir energia elétrica nasusinas hidroelétrica (lembrando que esta é, apenas, uma das formasde gerar energia elétrica). Sendo assim, quanto maior o consumo deenergia elétrica, maior a quantidade de água exigida para a sua geração.

Em tempos de escassez de água, a necessidade de economia se faz maispresente. Em nosso país, a produção de energia elétrica a partir de usinashidroelétricas, chega, segundo alguns especialistas, a 95%. O dadoalarmante é que, segundo o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel) é da ordem de 40%. Deste total, mais da metadese concentra no desperdício residencial. Pequenas atitudes podemamenizar este desperdício. Além da economia financeira, também representa o cuidado com o meio ambiente.Melhor para você, melhor para o mundo. Para equipamentoselétricos em geral procure sempre aqueles que apresentam noselo PROCEL/INMETRO de economia de energia, a indicação “A”.Isso indica que são os mais econômicos. Ao usar o condicionadorde ar, mantenha as portas e janelas fechadas. Isso evita que o ardo ambiente seja renovado várias vezes e, com isso, o aparelhofuncione em condições mais severas. Limpe os filtros periodicamente.Estando sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentandoo consumo de energia. Sempre que possível, utilize a ventilaçãonatural. Não esqueça que este aparelho retira a umidade doambiente e das pessoas que estão neste ambiente. Portanto,quando estiver sob a ação do condicionador de ar não esqueçade ingerir água com maior frequência. Com relação ao computador, o monitor de vídeo é responsável por 70% do consumo de energia.

Fonte: https://www.coelce.com.br/parasuaresidencia/dicas-e-orientacoes/dicas/dicas-de-economia.aspx

AN

IVE

RS

ÁR

IOS

SETEMBRO

Informativo da Sociedade dosServidores da UNESP -Câmpus de Jaboticabal.Publicado desde 1975

Seção Técnica de Apoio aoEnsino, Pesquisa e Extensão

Via de Acesso ‘’Prof. Paulo Donato

Castellane’’, S/N - Zona Rural

14.884-900 - Jaboticabal, SP

* Acesse a versão on-line de no site da FCAVcl icando em Diretor iaAcadêmica em seguidaSeção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão- S T A E P E . Mande sugestões para

o f o f o c a @ f c a v. u n e s p . b r

Achados e Perdidos

Prezados Docentes, Funcionários e Alunos,

29/09 MARIA CÉLIA B. TEIXEIRA29/09 CLAUDIO OIAN

01/10 DAVI APARECIDO TREVIZOLLI01/10 GLAUCO DE SOUZA ROLIM02/10 NEWTON KYOTO OGASSAHARA JUNIOR03/10 SIDNEY APARECIDO QUINTINO04/10 ANDREIA DA SILVA MEYER04/10 ROSINDA FRAGOSO DE O. SOUZA04/10 JOVENTINO RODRIGUES DA MATA06/10 MARCOS TULIO DE OLIVEIRA07/10 ROGÉRIO FALLEIROS CARVALHO07/10 JULIO CESAR MÁSSIMO07/10 CLAUDINEI SOARES FIGUEIREDO08/10 JULIO CESAR FACCO08/10 DIRCE RENATA DIAS T. DE CASTRO09/10 RICARDO ANTONIO POLANCZYK10/10 MARCEL BRITTO12/10 SUELI APARECIDA BATISTA12/10 ELISABETH DE FÁTIMA GIRIO14/10 SAUL NETO PEREIRA14/10 SAMUEL HENRIQUE BALA14/10 ROBSON FERNANDO SANTOS15/10 DAGOBERTO MARTINS15/10 RENATA POLI VERARDINO CAPALBO15/10 VLADEMIR ANTONIO MÁSSIMO15/10 JOSÉ ROBERTO S. DE OLIVEIRA16/10 HIRASILVA BORBA16/10 AUREO EVANGELISTA SANTANA16/10 ANA CARLA COLEONE DE CARVALHO18/10 ADEVAIR JOSÉ PUGLIANO18/10 ADEMIR DONIZETE GOMES19/10 SILVANO BIANCO19/10 ALVIMAR JOSÉ DA COSTA20/10 JANE MARIA BERTOCCO EZEQUIEL20/10 MAURICIO PAVANELLI20/10 RITA DE CÁSSIA FLORÊNCIO21/10 FLAVIO ENGRACIA DE MORAES21/10 FABRICIO MACIEL DE SOUSA22/10 MARISA FERREIRA BARBIERI22/10 ALDO ANTONIO DE SOUZA22/10 ANA TEREZA E. DA S. MARQUES23/10 JOSY CARLA DE ALMEIDA DA SILVA23/10 JOSÉ CARLOS BUZOLI24/10 LAERCIO FERNANDES25/10 ADRIANA ELISABETE TAKAKURA25/10 ROBERVAL JESUS NAKA26/10 JURANDIR DE OLIVEIRA26/10 ISAIAS PEREIRA26/10 WILSON CARLOS PAZINI27/10 MAURÍLIO AMARAL DIAS27/10 RICARDO ANDRADE REIS28/10 EUCLIDES ROBERTO SECATO29/10 NEWTON ANTONIO MACRI29/10 APARECIDO ANTONIO CAMACHO30/10 MARIA AURORA PIFFER CARDOSO30/10 LEILA TREVISAN BRAZ31/10 MARISA COGA

OUTUBRO

Troque o refrigerante por água, Enche o prato de salada

Quarta: Desligue a TV e faça umacaminhada,Quinta: Troque a fritura por grelhado, ande a pé,Sexta: Faça suco natural. Coloque umamúsica e cante junto,Sábado: Faça receita natural, e conversecom os amigos,Domingo: Troque o doce por uma fruta, comece a ter um romance ou cultivemais o seu...E, aos poucos, deixe um dia invadir o outro,e seu cotidiano será muito mais saudável.Pequenos hábitos, grande mudanças na sua qualidade de vida!!!

Segunda:Terça:

colaboração da nossa colega EDNA - Microbiologia

Sete ações para sete dias

Comportamento humano no ambiente de trabalho

Atenção – equilíbrio, prudência,autocontrole e sabedoria.

Ânimo – disposição, energia, coragem, preparo físico e entusiasmo.

Alegria – autoestima, bom humor, simpatia e simplicidade.

Afetividade – companheirismo, tolerância, cordialidade e generosidade.

Autodeterminação – disciplina, firmeza, ousadia, persistência e sonho de vida.

Fonte:http://gretz.com.br/blog/ambiente-de-trabalho/

Matéria enviada pela nossa colega Edna Maria Testa Dáquila

Há pessoas que, no ambiente de trabalho,c o m p o r t a m - s e d e u m m o d o completamente distinto do jeito quetêm quando estão em casa ou entre amigos próximos.

É claro que cada lugar pede um tipo deatitude, o ambiente de trabalho normalmente exige um pouco mais deformalidade, mas isso não quer dizerque você deva agir como se fosse uma máquina, quando está trabalhando.

Digo sempre que o maior patrimôniode uma empresa são as pessoas.Nossa vida tem várias dimensões, mas elas não devem ser estanques.Seja no ambiente de trabalho, nolar, no clube, na igreja, na rua,onde estivermos, o melhor que fazemos é ter uma vida plena.

Só é bom profissional, realmente, q u e m fo r u m b o m s e r h u m a n o .Não imponha limites rígidos entre osmomentos de sua vida. Seja sempre inteiro.

Lembre-se: além da inteligência racional,também a inteligência emocional e aespiritual são importantes para o sucesso no ambiente de trabalho.

Trabalhar é superar limites. Para isso existem cinco chaves e cada uma delaspossui vários pinos. Aqui estão:

Fonte: http://gretz.com.br/blog/ambiente-de-trabalho/

01/09 MARCELO G. REBELATO01/09 SERGIO PEPE01/09 JAIR JORGE DUARTE01/09 FRANCISCO CARLOS CRISPOLIN02/09 MARCIA LUCIANA N. DOS SANTOS02/09 ROSANGELA ZACARIAS MACHADO02/09 AFONSO LOPES03/09 TIAGO SANTANA BALBUENA05/09 ALEX SANDRO CAMPOS MAIA05/09 ELIANE CRISTINA DA CUNHA ALVES06/09 EDNEY PEREIRA DA SILVA06/09 GENER TADEU PEREIRA06/09 RENATO OLIVEIRA DA CRUZ07/09 EUCLIDES BRAGA MALHEIROS09/09 MARCIA APP. MARTUCCI SIMONI09/09 MAURO CESAR DA SILVA10/09 RITA DE CÁSSIA P. DOS SANTOS10/09 ROSEMERI DE O. VASCONCELOS10/09 JEAN NILSON ROSA10/09 DANIEL GUARIZ PINHEIRO10/09 JONAS ROBERTO RUBIO ALVES11/09 GUSTAVO VITTI MÔRO11/09 MARGARETE CAMARGO11/09 VAGNER COLOVATE12/09 RENATO LUÍS FURLAN12/09 JOSÉ HAIRTON TEBALDI13/09 FLÁVIA REGINA DE SOUZA SOLDI13/09 OSMAR LUCIO TRENTIN14/09 IVO LUIZ DE ALMEIDA JUNIOR14/09 LUCIA HELENA PAVANELI TARINA15/09 ORLANDO DE AGUIAR15/09 SIDNEY DONIZETI DOS SANTOS16/09 MIGUEL ANGELO MUTTON16/09 JOSÉ BENEDITO S. DOS SANTOS16/09 IZILDA MARIA CARVALHO MAXIMO16/09 NORIVAL IGNÁCIO16/09 SILVIA REGINA AVILEZ BONAFINI17/09 IRISLANE AP. DE ABREU RUFINO17/09 MARIA CÉLIA PORTELLA18/09 ROSEMARY R. DE OLIVEIRA19/09 ALBERTO FLAUSINO RIBAS19/09 JOSÉ GIACOMO BACCARIN20/09 EDNA MARIA TESTA DAQUILA20/09 LUIZ FABIANO PALARETTI20/09 ANTONIO CARLOS SANCHES21/09 FERNANDA DOS SANTOS RAYMUNDO21/09 ANDRÉ MAURICIO MUSCARI21/09 JOÃO ADEMIR DE OLIVEIRA21/09 JOSÉ EDUARDO CORÁ22/09 JOSÉ ANTONIO SEGECIC22/09 PAULO SERGIO SANTA CAPITA22/09 RAFAEL MARTINI JUNIOR22/09 FÁBIO ANDRÉ MOREIRA23/09 SERGIO APARECIDO BERALDO23/09 LUCIANO HAUSCHILD23/09 MARCO ANTONIO RECHE23/09 ANA MARCIA Z. CARREGARI25/09 ANTONIO ORLANDO DI MAURO25/09 MARCIA REGINA DACAL S. AMÂNCIO25/09 ROUVERSON PEREIRA DA SILVA26/09 FABIO ROBERTO REVOLTI26/09 JOSÉ MARIO ROCHA26/09 ROSANA ABRAMO VILELLA26/09 PAULO EDUARDO CARNIER26/09 ANDREIA JULIÃO PINTO27/09 FERNANDO ANTONIO DE ÁVILA27/09 DAVID FERREIRA LOPES SANTOS27/09 FABIANA AP. CHECHIO MARTINS27/09 ROBERTO CARVALHEIRO28/09 APARECIDO DONIZETE BORTOLETO28/09 JULIETA RODINI E. DE MORAES28/09 ELIANA GERTRUDES MACEDO LEMOS28/09 MÔNICA D. D'AMICO CHIODA28/09 SIMONE REVOREDO29/09 ARILDO PEREIRA DOS SANTOS