o fo fo c a - fcav.unesp.br fileexiste até uma modalidade denominada meditação emocional. dentre...

4
O O O C F F A 2018 SETEMBRO/OUTUBRO nº 05 A importância do brincar na infância Por Marcela Bianco Quando vemos uma criança brincando muitas vezes vem em nossas mentes aquele pensamento: “Ah como era bom ser criança, não precisávamos levar nada à serio!” Mas, brincadeira de criança pode ser algo mais complexo do que você imagina! As brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, têm um importante impacto para o desenvolvimento saudável e para a vida psíquica das crianças, uma vez que a ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais, além de auxiliar a estruturar suas vidas emocionais. Ao brincar, as crianças exercitam muitas habilidades como: capacidade de expressão verbal e não verbal, linguagem, raciocínio, pensamento abstrato, representação espacial, curiosidade, criticidade, objetividade, reflexão, flexibilidade, atenção, concentração, memória, imitação, criatividade, imaginação, relacionamento intrapessoal e interpessoal, autonomia, cooperação, autoconfiança, autoestima, iniciativa e sentimentos de competência. As brincadeiras e os jogos infantis também podem ser instrumentos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem das crianças. Nelas as crianças aprendem, por exemplo, a contar, a classificar, a ordenar, a discriminar, a traçar estratégias, solucionar problemas, etc. Além de aprender diversas regras sociais e, a partir delas, a regular seu próprio comportamento. Também estão relacionadas ao desenvolvimento dos sentidos (táteis, visuais, etc), da coordenação motora, da corporalidade, do movimento, do equilíbrio, da propriocepção e da imagem corporal. Por meio das brincadeiras e de seus simbolismos, as crianças são capazes de apreender e reelaborar o universo ao seu redor. Também desenvolvem uma vida imaginária mais rica, podendo expressar e representar seus sentimentos e ideias, por meio de metáforas e da fantasia, brincando com temas próprios de sua realidade psíquica. O brincar também pode ser uma forma da criança expressar medos, ansiedades e conflitos, na tentativa de explicitá-los e encontrar maneiras de solucioná-los e elaborá-los internamente. Assim, aprendem que podem intervir na realidade e transformá-la. Além disso, as brincadeiras funcionam como atividade prazerosa em si mesma e que leva a satisfação e realização pessoal. Fonte - https://www.contioutra.com/a-importancia-do-brincar-na-infancia/

Upload: phungdieu

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O FO FO C A - fcav.unesp.br fileExiste até uma modalidade denominada Meditação Emocional. Dentre os diversos benefícios já observados em praticantes da meditação,

O O O C F F AAno nº 012018 SETEMBRO/OUTUBRO nº 05

A importância do brincar na infância Por Marcela Bianco

Quando vemos uma criança brincando muitas vezes vem em nossas mentes aquele pensamento: “Ah como era bom sercriança, não precisávamos levar nada à serio!”

Mas, brincadeira de criança pode ser algo mais complexo do que você imagina!As brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, têm um importante impacto para o desenvolvimentosaudável e para a vida psíquica das crianças, uma vez que a ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais, além de auxiliar a estruturar suas vidas emocionais.

Ao brincar, as crianças exercitam muitas habilidades como: capacidade de expressão verbal e não verbal, linguagem,raciocínio, pensamento abstrato, representação espacial, curiosidade, criticidade, objetividade, reflexão, flexibilidade, atenção, concentração, memória, imitação, criatividade, imaginação, relacionamento intrapessoal e interpessoal,autonomia, cooperação, autoconfiança, autoestima, iniciativa e sentimentos de competência.

As brincadeiras e os jogos infantis também podem ser instrumentos facilitadores do processo de ensino-aprendizagemdas crianças. Nelas as crianças aprendem, por exemplo, a contar, a classificar, a ordenar, a discriminar, a traçar estratégias, solucionar problemas, etc. Além de aprender diversas regras sociais e, a partir delas, a regular seu próprio comportamento.

Também estão relacionadas ao desenvolvimento dos sentidos (táteis, visuais, etc), da coordenação motora, da corporalidade, do movimento, do equilíbrio, da propriocepção e da imagem corporal.

Por meio das brincadeiras e de seus simbolismos, as crianças são capazes de apreender e reelaborar o universo aoseu redor. Também desenvolvem uma vida imaginária mais rica, podendo expressar e representar seus sentimentose ideias, por meio de metáforas e da fantasia, brincando com temas próprios de sua realidade psíquica.

O brincar também pode ser uma forma da criança expressar medos, ansiedades e conflitos, na tentativa deexplicitá-los e encontrar maneiras de solucioná-los e elaborá-los internamente. Assim, aprendem que podem intervir na realidade e transformá-la.Além disso, as brincadeiras funcionam como atividade prazerosa em si mesma e que leva a satisfação e realizaçãopessoal.

Fonte - https://www.contioutra.com/a-importancia-do-brincar-na-infancia/

Page 2: O FO FO C A - fcav.unesp.br fileExiste até uma modalidade denominada Meditação Emocional. Dentre os diversos benefícios já observados em praticantes da meditação,

Meditação: os benefícios para o cérebro de quem pratica Por Daniela Malagoli

O cérebro da meditação

Você medita? Não? Deveria. Os efeitos dessa prática no organismo e no comportamento humano têm sido muito estudados na atualidade, apesar de a meditação ser praticada há milênios, nas filosofias espirituais do Oriente.Para alguns autores, a meditação é uma espécie de “treino da atenção plena à consciência do momento presente”.

Estudos também consideram quena meditação, “a interpretação dos fatos é mais importante do que os fatos em si”. Fato é que essa prática tem contribuído de forma significativa para a evolução e desenvolvimento em diversos âmbitos da vida dos praticantes.

Trata-se de um exercício interior, um momento de concentração profunda, que “coloca em contato com o equilíbrio geral”, como explica a psicóloga que trabalha com meditação há 5 anos Paula Baccelli. A técnica constitui uma grande variedade de práticas que visam a um treinamento mental, cujointuito é “educar” a mente; isto é, desenvolver e aprimorar habilidades para lidar melhor com as emoções e conviver melhor consigo mesmo.

Existe até uma modalidade denominada Meditação Emocional.

Dentre os diversos benefícios já observados em praticantes da meditação, é importante destacar a grande influência em mudanças comportamentais.Estudos mostram que a meditação também pode auxiliar na diminuição de pensamentos distrativos e ruminantes, na melhora da atenção,na saúde física e na qualidade das relações familiares e profissionais.Outras pesquisas também apontam que pessoas que praticam meditação há mais tempo e com regularidade se mostraram mais alegres,estáveis emocionalmente, confiantes e tranquilas.Para Baccelli, os benefícios são diversos e imediatos. Para além de um mergulho profundo em si mesmo e uma percepção mais holística da vida, temos:redução dos níveis de estresse; aumento da capacidade de concentração; aumento da capacidade de memorização; desenvolvimento do raciocíniológico-matemático; desenvolvimento da criatividade; redução significativa da violência; equilíbrio do campo emocional; redução da dor crônica; redução da ansiedade generalizada; aumento da imunidade.

Qualquer prática pode ser considerada meditação?

Não. Foram definidos elementos (atualmente aceitos pela ciência) para caracterizá-la; são eles: uso de técnica claramente definida, com focoem atenção e produção de relaxamento muscular e psíquico com redução do pensamento lógico.A psicóloga também explica que “há um movimento básico indispensável para qualquer prática meditativa, que envolve respiração,concentração e postura“. Assim, a meditação trabalha a mente e o corpo. É uma ginástica que não requer muito tempo: bastam15 minutos e um pouco de persistência e regularidade para ver, cada vez mais, mudanças em sua vida.

Os tipos de meditação

Já a Meditação Emocional é um método de meditação em 5 passos que busca a consciência plena e o equilíbrio emocional.Por outro lado, um artigo recente de Menezes e DellAglio ilustra os tipos de meditação, conforme a literatura científica, em dois tipos: concentrativa e mindfulness. A primeira é caracterizada pela atenção em um determinado foco, como a respiração. Já a meditaçãomindfulness é caracterizada pela “consciência da experiência do momento presente, com uma atitude de aceitação, em que nenhumtipo de elaboração ou julgamento é utilizado. À medida que estímulos internos ou externos atingem a consciência do praticante, este simplesmente os observa e, assim como surgiram, deixa-os sumir, sem qualquer reflexão ou ruminação” (Shapiro et al., 2005).

Como o cérebro reage quando estamos meditando

O nosso cérebro reage – e por sinal, muito bem – às práticas meditativas. Diversos pesquisadores têm se dedicado ao estudo de como a meditaçãointerfere não somente no comportamento humano, mas na saúde física e no funcionamento do cérebro.Estudos mostraram que ela pode ativar certas áreas cerebrais, como aquelas relacionadas ao bem-estar. Isso se deve à plasticidade do cérebro; isto é, ele possui a capacidade de desenvolver novas conexões, na medida em que é estimulado. A meditação é um desses estímulos e, deacordo com o tempo e regularidade da prática, os efeitos cerebrais/físicos/comportamentais podem ser ampliados.

A conclusão de um estudo da Universidade Nacional da Singapura (NUS) mostra algo interessante: nem todas as práticas meditativas produzem os mesmos efeitos na mente e no corpo. A pesquisa revelou que alguns tipos de meditação budista suscitam efeitos diversos; um deles, por exemplo, produzia atividade parassimpática (relaxamento) aumentada, enquanto outro nem passava perto, ativava o sistema simpático.

Outra descoberta consiste na verificação de que a prática meditativa associou-se à ativação do córtex pré-frontal esquerdo, o qual está relacionadoa afetos positivos e a maior resiliência.

Mais atenção, mais concentraçãoOs estudos ainda vão além. Pesquisas compararam a espessura do córtex cerebral de meditadores mais experientes com o de pessoas de um grupo controle. Conclusão? A espessura da área relacionada à atenção era maior nos praticantes de longa data.Segundo o artigo de Menezes e DellAglio, “por meio do Exame de Tomografia Computadorizada por Emissão de Fóton único (SPECT, sigla em inglês)(Newberg et al., 2001) e por medição de ondas gama (Lutz et al., 2004), verificou-se que meditadores budistas experientes tinham respostas cerebrais que indicavam um poder significativamente maior de concentração, em comparação com o grupo-controle”.

Alguns estudos demonstram alterações neurofisiológicas específicas quando a pessoa está meditando, como a redução do consumo do oxigênio, o que indica, por consequência, uma diminuição do metabolismo. A conclusão é de que a prática propicia um padrão de hipometabolismo basal, apesar doestado de alerta em que a mente se encontra.

Não. Foram definidos elementos (atualmente aceitos pela ciência) para caracterizá-la; são eles: uso de técnica claramente definida, com focoem atenção e produção de relaxamento muscular e psíquico com redução do pensamento lógico.

As pesquisas também mostraram que certas características que se manifestam por meio da meditação podem ser explicadas através da atividade neuroelétrica. Assim, ilustraram, por meio da eletroencefalografia (EEG), um aumento da produção de ondas teta em meditadores mais experientes.

Em tempos nos quais vivemos “correndo”, meditar é mais que um bom caminho, é essencial para aprendermos a “correr” com qualidade e sabedoria. Mas, será que, no caso da meditação, a frase popular “tudo que é demais passa” vale? “Duvido!”, afirma Bacceli. “As pesquisasprovam a sua eficácia e como prática milenar não faz parte de modismos passageiros. Não há contra indicação”. Portanto, não hesite!Medite.

Várias são as modalidades: Zazen, uma meditação zen-budista que estuda o self; Kinhin, praticada quando se está fazendo caminhada,concentrando a atenção nos pés ao pisar; meditação transcendental, que provém das tradições hindus e consiste em repetir um sompara si, para que o foco de sua mente vá para ele. Além disso, tem-se a meditação guiada, caracterizada pela formação de imagensque acredita-se serem relaxantes; o Qi Gong, prática que combina meditação, relaxamento, exercícios físicos e de restauração paramanter o equilíbrio; Tai Chi, uma forma de artes marciais chinesas; a Ioga, na qual são utilizados exercícios de respiração e posturapara acalmar a mente e desenvolver um corpo mais flexível, dentre várias outras.

Fonte - https://meucerebro.com/beneficios-da-meditacao/

Page 3: O FO FO C A - fcav.unesp.br fileExiste até uma modalidade denominada Meditação Emocional. Dentre os diversos benefícios já observados em praticantes da meditação,

na cozinha

O O O C F F A

Torta Salgada de Pão de Forma:

Acidente Vascular Cerebral

Tua Saúde

O que é

Tipos

Causas

Principais sintomas

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) - conhecido popularmente como "derrame cerebral".

Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) e Acidente VascularHemorrágico (AVCH).

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum,é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro,decorrente da obstrução de uma artéria.

O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causadopor sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientese oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorrea perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomasque dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância. Deve serconsiderado como um ataque cerebral, pois é a causa mais frequente de morte e incapacidades na população adulta brasileira.

Existe outra condição chamada "Ataque Isquêmico Transitório" (AIT ou TIA, do Inglês) que consiste na interrupção temporáriado fluxo sanguíneo, causando sinais e sintomas iguais ao AVC que, porém revertem-se espontaneamente em um curto períodode tempo. O ataque isquêmico transitório deve ser encaradocomo um aviso de que algo está errado. Sua causa precisa ser descoberta e tratada, antes que o AVC ocorra.

Os sinais e sintomas do AVC se iniciam de forma súbita e podemser únicos ou combinados, de acordo com a lista abaixo:Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face,braço ou perna de um lado do corpo. Alteração de visão: turvaçãoou perda da visão, especialmente de um olho; episódio de visão dupla; sensação de "sombra" sobre a linha da visão. Dificuldadepara falar ou entender o que os outros estão falando, mesmo que sejam as frases mais simples. Tontura sem causa definida,desequilíbrio, falta de coordenação no andar ou queda súbita, geralmente acompanhada pelos sintomas acima descritos. Dores de cabeça fortes e persistentes. Dificuldade para engolir.

O que fazer diante da suspeita de AVC?

A identificação rápida dos sintomas é muito importante para odiagnóstico e o tratamento adequado, além de redução deincapacidades. Dirija-se imediatamente a um serviço hospitalar especializado. Não perca tempo! Cada minuto é importante, pois quanto mais tempo entre o surgimento dos sintomas e oinício do tratamento adequado maior a lesão no cérebro.

Fonte - https://www.einstein.br/doencas-sintomas/avc

2 Pacotes de pão de forma (preferencialmente sem bordas)

Ingredientes

Modo de preparo

Montagem

Fonte - http://carolsisson.com/torta-salgada-de-pao-de-forma/

Recheio

Cobertura

2 peitos de frango;1 tomate picado sem semente;1 cebola grande picada;1 dente de alho picado;1 tablete de caldo de galinha;1 lata de creme de leite;1 cenoura ralada;1 lata de milho;½ pote de maionese;Azeitonas picadas;Champignon picado;Salsinha;Sal;Azeite.

½ pote de maionese; Batata palha.

Cozinhe os peitos de frango com água, sal e o caldo degalinha na panela de pressão por 30 minutos.Escorra a água e desfie todo o frango.Em uma panela, refogue o azeite, a cebola, o alho e o tomate.Acrescente o frango, corrija o sal se necessário, mexa poralguns minutos e desligue o fogo.Coloque o milho, azeitonas, champignon, creme de leite e½ pote de maionese, mexa um pouco e reserve.

Retire as cascas dos pães e reserve.Em uma forma coloque as fatias de pão, coloque um poucode maionese, acrescente metade do recheio e metade dacenoura ralada.Coloque a segunda camada de pão de forma e repita oprocesso.Leve à geladeira por 30 min.Após a espera, passe a maionese restante em volta do boloe cubra com a batata palha.

Page 4: O FO FO C A - fcav.unesp.br fileExiste até uma modalidade denominada Meditação Emocional. Dentre os diversos benefícios já observados em praticantes da meditação,

AN

IVE

RS

ÁR

IOS

Informativo da Sociedade dosServidores da UNESP -Câmpus de Jaboticabal.Publicado desde 1975

Seção Técnica de Apoio aoEnsino, Pesquisa e Extensão

Via de Acesso ‘’Prof. Paulo Donato

Castellane’’, S/N - Zona Rural

14.884-900 - Jaboticabal, SP

A Direção.

Achados e PerdidosPoemas...

* Acesse a versão on-line de no site da FCAVcl icando em Diretor iaAcadêmica em seguidaSeção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão- S T A E P E . Mande sugestões para

o f o f o c a@ f c a v. u n e s p . b r

O O O C F F A

SETEMBRO

01/09 FRANCISCO CARLOS CRISPOLIN

01/09 JAIR JORGE DUARTE

01/09 SERGIO PEPE

01/09 MARCELO GIROTTO REBELATO

02/09 MARCIA LUCIANA N DOS SANTOS

02/09 AFONSO LOPES

03/09 TIAGO SANTANA BALBUENA

05/09 ALEX SANDRO CAMPOS MAIA

06/09 GENER TADEU PEREIRA

06/09 RENATO OLIVEIRA DA CRUZ

06/09 EDNEY PEREIRA DA SILVA

07/09 EUCLIDES BRAGA MALHEIROS

09/09 MARCIA APP. MARTUCCI SIMONI

09/09 MAURO CESAR DA SILVA

10/09 ROSEMERI DE O. VASCONCELOS

10/09 JEAN NILSON ROSA

10/09 JONAS ROBERTO RUBIO ALVES

10/09 DANIEL GUARIZ PINHEIRO

11/09 GUSTAVO VITTI MÔRO

11/09 LEONARDO BIANCO DE CARVALHO

11/09 VAGNER COLOVATE

12/09 RENATO LUÍS FURLAN

12/09 JOSÉ HAIRTON TEBALDI

13/09 OSMAR LUCIO TRENTIN

14/09 LUCIA HELENA PAVANELI TARINA

15/09 ORLANDO DE AGUIAR

15/09 SIDNEY DONIZETI DOS SANTOS

16/09 MIGUEL ANGELO MUTTON

16/09 IZILDA MARIA CARVALHO MAXIMO

16/09 FRANCO AUGUSTO CANALLI

16/09 SILVIA REGINA AVILEZ BONAFINI

17/09 MARIA CÉLIA PORTELLA

17/09 IRISLANE AP. DE ABREU RUFINO

18/09 ROSEMARY RODRIGUES DE OLIVEIRA

19/09 JOSÉ GIACOMO BACCARIN

19/09 ALBERTO FLAUSINO RIBAS

20/09 ANTONIO CARLOS SANCHES

20/09 LUIZ FABIANO PALARETTI

21/09 JOSÉ EDUARDO CORÁ

21/09 ANDRÉ MAURICIO MUSCARI

21/09 FERNANDA DOS SANTOS RAYMUNDO

22/09 PAULO SERGIO SANTA CAPITA

22/09 PAULO ROBERTO PALA MARTINELLI

22/09 FÁBIO ANDRÉ MOREIRA

22/09 RAFAEL MARTINI JUNIOR

22/09 JOSÉ ANTONIO SEGECIC

23/09 MARCO ANTONIO RECHE

23/09 LUCIANO HAUSCHILD

23/09 ANA MARCIA Z. CARREGARI

25/09 MARCIA REGINA DACAL S. AMÂNCIO

25/09 ANTONIO ORLANDO DI MAURO

25/09 ROUVERSON PEREIRA DA SILVA

26/09 FABIO ROBERTO REVOLTI

26/09 ROSANA ABRAMO VILELLA

26/09 ANDREIA JULIÃO PINTO

26/09 PAULO EDUARDO CARNIER

26/09 JOSÉ MARIO ROCHA

27/09 ROBERTO CARVALHEIRO

27/09 FERNANDO ANTONIO DE ÁVILA

27/09 DAVID FERREIRA LOPES SANTOS

27/09 FABIANA AP. CHECHIO MARTINS

28/09 APARECIDO DONIZETE BORTOLETO

28/09 SIMONE REVOREDO

28/09 ELIANA GERTRUDES MACEDO LEMOS

28/09 JULIETA RODINI E. DE MORAES

28/09 SABRINA MORILHAS SIMÕES

29/09 CLAUDIO OIAN

29/09 MARIA CÉLIA B. TEIXEIRA

29/09 ALAN RODRIGO PANOSSO

29/09 ARILDO PEREIRA DOS SANTOS

30/09 MARCEL SERGIO ALBINO

Quando amei de verdade

Quando me amei de verdade, compreendique em qualquer circunstância, eu estava nolugar certo, na hora certa, no momento exato.

E então, pude relaxar.

Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.

Quando me amei de verdade, pude perceber queminha angústia, meu sofrimento emocional, nãopassa de um sinal de que estou indo contra minhasverdades.

Hoje sei que isso é...Autenticidade.Quando me amei de verdade, parei de desejarque a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meucrescimento.Hoje chamo isso de... Amadurecimento.Quando me amei de verdade, comecei a percebercomo é ofensivo tentar forçar alguma situaçãoou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.

Hoje sei que o nome disso é... Respeito.

Quando me amei de verdade comecei a melivrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que mepusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.

Hoje sei que se chama... Amor-próprio.

Quando me amei de verdade, deixei detemer o meu tempo livre e desisti de fazergrandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.

Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quandoquero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é... Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti dequerer sempre ter razão e, com isso, errei muitasmenos vezes.

Hoje descobri a... Humildade.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro.

Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.

Agora, me mantenho no presente, que é ondea vida acontece.

Quando me amei de verdade, percebi que minhamente pode me atormentar e me decepcionar.Mas quando a coloco a serviço do meu coração,ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Kim McMillen e Alison McMillen

Tudo isso é... Saber viver!

O sucesso de Quando me Amei deVerdade nasceu por acaso. Kim McMillenescreveu num caderninho suas reflexõessobre a vida, e sua filha, Alison, fez uma edição artesanal para presentearalguns parentes e amigos. O livro foi passando de mão em mão, encantandoas pessoas por transmitir, de forma simples,verdades importantes: nunca estamossozinhos...

01/10 DAVI APARECIDO TREVIZOLLI

01/10 GLAUCO DE SOUZA ROLIM

02/10 NEWTON KYOTO OGASSAHARA JUNIOR

03/10 SIDNEY APARECIDO QUINTINO

04/10 JOVENTINO RODRIGUES DA MATA

04/10 ROSINDA FRAGOSO DE O. SOUZA

06/10 MARCOS TULIO DE OLIVEIRA

07/10 CLAUDINEI SOARES FIGUEIREDO

07/10 JULIO CESAR MÁSSIMO

07/10 ROGÉRIO FALLEIROS CARVALHO

08/10 JULIO CESAR FACCO

09/10 RICARDO ANTONIO POLANCZYK

10/10 MARCEL BRITTO

12/10 SUELI APARECIDA BATISTA

14/10 SAMUEL HENRIQUE BALA

14/10 ROBSON FERNANDO SANTOS

14/10 SAUL NETO PEREIRA

15/10 JOSÉ ROBERTO S. DE OLIVEIRA

15/10 DAGOBERTO MARTINS

15/10 VLADEMIR ANTONIO MÁSSIMO

16/10 ANA CARLA COLEONE DE CARVALHO

16/10 HIRASILVA BORBA

16/10 AUREO EVANGELISTA SANTANA

18/10 ADEMIR DONIZETE GOMES

18/10 ADEVAIR JOSÉ PUGLIANO

19/10 SILVANO BIANCO

20/10 RITA DE CÁSSIA FLORÊNCIO

20/10 MAURICIO PAVANELLI

20/10 JANE MARIA BERTOCCO EZEQUIEL

21/10 FABRICIO MACIEL DE SOUSA

21/10 FLAVIO ENGRACIA DE MORAES

22/10 MARIA EMILIA FRANCO OLIVEIRA

22/10 ANA TEREZA E. DA S. MARQUES

22/10 MARISA FERREIRA BARBIERI

22/10 ALDO ANTONIO DE SOUZA

23/10 JOSY CARLA DE ALMEIDA DA SILVA

24/10 LAERCIO FERNANDES

25/10 ADRIANA ELISABETE TAKAKURA

25/10 ROBERVAL JESUS NAKA

26/10 WILSON CARLOS PAZINI

27/10 RICARDO ANDRADE REIS

27/10 MAURÍLIO AMARAL DIAS

28/10 EUCLIDES ROBERTO SECATO

29/10 APARECIDO ANTONIO CAMACHO

30/10 LEILA TREVISAN BRAZ

30/10 VICTOR SENA ICOMA

OUTUBRO