o evangelizador 202 - novembro 2015

8
Nº 202•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•NOVEMBRO/2015•ANO 17 O Evangelizador O Evangelizador "Uma fé que não sabe radicar-se na vida das pessoas, permanece árida" "Uma fé que não sabe radicar-se na vida das pessoas, permanece árida" Papa Francisco Papa Francisco "Uma fé que não sabe radicar-se na vida das pessoas, permanece árida" Papa Francisco 16 Anos oi realizada nos dias 16, 17 e 18 de Outubro a tradicional F Festa Social, encerrando as festividades em louvor à São Benedito. Grande número de paroquianos, amigos e convidados lotaram o Espaço Festivo Missionário nos três dias da festa, em especial no domingo onde todos aguardavam ansiosamente o sorteio do prêmio maior. Aqueles que prestigiaram puderam contar com serviço de lanchonete, com churrasco, pastéis, mini-pizza, tapioca e cuzcuz, sempre preparados com muito carinho por membros da Comunidade. A festa foi encerrada com o sorteio do automóvel Hyundai HB20 zero quilômetro onde o grande felizardo da noite foi Oscar Zuim Birello, com o carnê de número 420, representado pela sua tia, Fátima Birello. Por Rogério Pazini - PASCOM São Benedito FESTA DE SÃO BENEDITO ENCERRADA COM EVENTO SOCIAL Vencedor retira o carro sorteado na Festa de São Benedito Colaboração: Secretaria Paroquial São Benedito No encerramento da parte social de Festa de São Benedito, no domingo, 18 de outubro, foi feito o sor- teio do carro Hyundai HB20 zero quilômetro. O grande felizardo da noite foi o ga- roto Oscar Zuim Birello, com o carnê de número 420, repre-sentado na ocasião por sua tia, Fátima Birello. O carro foi retirado na manhã de segunda-feira, 19 de outubro, pelo pai, Pedro Birello. A chave foi entregue pelo secretário pa- roquial Antonio Carlos Lorençon, representando o pároco padre Marcílio Gragefe, que se encontrava em Retiro de Atualização do Clero da diocese de Jundiaí. Parabéns, à família Birello. Nossos agradeci- mentos a todos os que colaboraram adquirindo os carnês. O resultado finan- ceiro será aplicado na re- forma e pintura da Matriz São Benedito e acabamento do Espaço Missionário Festivo.

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 24-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 202 - Novembro 2015

N º 2 0 2 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • N O V E M B R O / 2 0 1 5 • A N O 1 7

O EvangelizadorO Evangelizador

"Uma fé que não sabe radicar-se na vida das pessoas, permanece árida""Uma fé que não sabe radicar-se na vida das pessoas, permanece árida"Papa FranciscoPapa Francisco

"Uma fé que não sabe radicar-se na vida das pessoas, permanece árida"Papa Francisco

16 Anos

oi realizada nos dias 16, 17 e 18 de Outubro a tradicional

FFesta Social, encerrando as festividades em louvor à São Benedito. Grande número de paroquianos, amigos e

convidados lotaram o Espaço Festivo Missionário nos três dias da festa, em especial no domingo onde todos aguardavam ansiosamente o sorteio do prêmio maior. Aqueles que prestigiaram puderam contar com serviço

de lanchonete, com churrasco, pastéis, mini-pizza, tapioca e cuzcuz, sempre preparados com muito carinho por membros da Comunidade. A festa foi encerrada com o sorteio do automóvel Hyundai HB20 zero quilômetro onde o grande felizardo da noite foi Oscar Zuim Birello, com o carnê de número 420, representado pela sua tia, Fátima Birello.

Por Rogério Pazini - PASCOM São Benedito

FESTA DE SÃO BENEDITO ENCERRADACOM EVENTO SOCIAL

Vencedor retira o carro sorteado na Festa de São Benedito

Colaboração:Secretaria Paroquial São Benedito

No encerramento

da parte social de Festa de

São Benedito, no domingo,

18 de outubro, foi feito o sor-

teio do carro Hyundai HB20

zero quilômetro. O grande

felizardo da noite foi o ga-

roto Oscar Zuim Birello, com

o carnê de número 420,

repre-sentado na ocasião

por sua tia, Fátima Birello.

O carro foi retirado

na manhã de segunda-feira,

19 de outubro, pelo pai,

Pedro Birello. A chave foi

entregue pelo secretário pa-

roquial Antonio Carlos

Lorençon, representando o

pároco padre Marcíl io

Gragefe, que se encontrava

em Retiro de Atualização do

Clero da diocese de Jundiaí.

Parabéns, à família

Birello. Nossos agradeci-

mentos a todos os que

colaboraram adquirindo os

carnês. O resultado finan-

ceiro será aplicado na re-

forma e pintura da Matriz

São Benedito e acabamento

do Espaço Missionário

Festivo.

Page 2: O Evangelizador 202 - Novembro 2015

e-mails: [email protected] / [email protected]

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 2 0 2D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / N O V E M B R O2 0 1 5 • A N O 1 7

2O EvangelizadorO Evangelizador

Diretor Responsável: Pe. Marcilio GragefeJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla Vecchia (Coordenadora)Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Evelyn Pacheco / André Luis Santos / Ana Lucia M. Pazinie Rogério Pazini - Tiragem: 1.300 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

E X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I T O

e-mails: [email protected] / [email protected]

E d i t o r i a l

EditorialEditorialEditorialAs Santas Missões Populares estão

promovendo uma forte conscientização missionária em toda a diocese de Jundiaí. Animados pelo bispo diocesano dom Vicente Costa, os párocos, vigários paroquiais, diáconos, seminaristas, religiosos, os leigos e as leigas estão se empenhando para fazer acontecer esse grande momento espiritual, pastoral e missionário nas paróquias e comunidades.

A paróquia São Benedito prepara com esmero seu primeiro Retiro Paroquial Missionário, que será realizado nos dias 13 e 14 de novembro. Há entusiasmo e dedicação por parte dos missionários e das missionárias que participaram do Retiro Diocesano e estão compenetrados na realização do retiro paro-

quial, sendo convidados paroquianos de todas as comunidades.

As Santas Missões Populares da Diocese de Jundiaí tem como objetivos gerais 3 eixos de ação: Pessoal, Eclesial e Social. Um não pode se desvencilhar do outro, para que a missão ocorra de forma correta e dinâmica. Não se pode “pensar” em missão, muito menos em “realizar” missão deixando de lado um dos eixos de ação.

• O eixo Pessoal tem como objetivo dar sentido à vida. Dar sentido verdadeiro à vida como discípulos de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, e como profetas missionários do Reino de Deus em nossa diocese.

• O eixo Eclesial tem como objetivo a Paróquia como casa de todos. Transformar

cada vez mais a diocese em “Casa da Iniciação à Vida Cristã” e cada paróquia em verdadeira comunidade acolhedora, atuante e missioná-ria e que saiba agir em comunhão na diver-sidade.

• O eixo Social tem por objetivo dar Vida e Cidadania para todos. Trabalhar juntos com as forças vivas da sociedade para construir vida e cidadania em favor de todos, valorizando dons e capacidades, incentivando a participação corresponsável; combatendo males e vícios e cuidando do Planeta Terra, casa de todos.

• Este é o momento propício, é tempo do Kairós. Coragem! Em frente! A missão é para todos os batizados. São Benedito, rogai por nós!

PasCom São Benedito

A PARÓQUIA MISSIONÁRIA

Doze de outubro é dia de render graças à mãe Aparecida, padroeira do Brasil. Em centenas de igrejas em todo o país, os brasileiros se reúnem para bendizer tão grandiosa intercessora, e não foi diferente na Paróquia São Benedito, onde a igreja Matriz ficou lotada para a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, às 9h30, tendo como presidente o pároco padre Marcílio

Gragefe, com participação dos diáconos Antonio Barcelides Cruchello, Edison da Silva Palagi e José Carlos Pascoal. Em 16 de julho de 1930, o papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, "para promover o bem espiritual dos fiéis e aumentar cada vez mais a devoção à Imaculada Mãe de Deus". Em 04 de julho de 1980 o papa João Paulo II dedicou solenemente a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Institui-se feriado neste dia, 12 de outubro, para que o povo possa venerar e celebrar louvores à Maria, que transforma a vida dos devotos através do dom da fé, conduzindo-os à Jesus. “Maria é invocada em toda a escritura, como aquela que diante da obediência da Palavra, tem a experiência do amor de Deus, e junto a Ele intercede por seus filhos, assim como nas Bodas em Caná da Galileia. E assim como foi naquela festa, não é hoje, nem amanhã, mas no final, que tudo será revelado aos que aceitaram a sua história, aprenderam amar a Cristo, e viveram na alegria de serem filhos de Deus”, lembrou o pároco em sua homilia. No final da celebração o padre incensou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que fica exposta próxima a capela do Santíssimo, enquanto os salmistas cantavam lindas canções em louvor à Maria. Viva Nossa Senhora Aparecida!

MISSA SOLENE EM LOUVORÀ PADROEIRA DO BRASIL

Por Ana Lucia Moreli Pazini - Foto: Rogério Pazini

A paróquia São Benedito realizará o primeiro Retiro Missionário em vista das Santas Missões Populares nos dias 13 (sexta-feira) e 14 (sábado) de novembro, com celebrações, dinâmicas e palestras de formação. O Retiro terá início no dia 13 com missa às 19h30, na Matriz São Be-nedito, seguida de formação e dinâmica no Espaço Missionário Festivo. No sábado, 14, formação, espi-ritualidade e dinâmicas das 13h as 17h, no Espaço Mis-sionário Festivo.

O evento tem a direção do pároco padre Marcílio Gragefe e conta com uma equipe de coordenação formada por Genivaldo e Se lma A lme ida , Cé l ia Escano, Antonio Carlos Lorençon, Rita de Cássia Vilela, diácono Edison da Silva Palagi e padre José Luiz Nascibem, vigário paroquial. Os representantes das comunidades, que par-ticiparam do Retiro Dioce-sano em Itupeva, em junho deste ano, prepararam com os coordenadores o Retiro e designaram funções.

1º Retiro Paroquial Missionário

Page 3: O Evangelizador 202 - Novembro 2015

3O EvangelizadorO Evangelizador A r t i g o d o M ê s

ARTIGO DO MÊS:

Apresentamos as palavras pro-nunciadas pelo Papa Francisco antes de rezar o Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro no domingo, 01 de novembro, Solenidade de Todos os Santos. Queridos irmãos e irmãs, bom dia e boa festa! Na celebração de hoje, Festa de Todos os Santos, sentimos particularmente viva a realidade da comunhão dos santos, nossa grande família, composta por todos os membros da Igreja, tanto aqueles que ainda peregrinam na terra, seja por aqueles – muito mais - que já a deixaram e foram para o céu. Estamos todos unidos e isso se chama "comunhão dos santos", que é a comunidade de todos os batizados. Na liturgia, o livro do Apocalipse recorda uma característica essencial dos santos: São pessoas que pertencem to-talmente a Deus. Os apresenta como uma multidão de "eleitos", vestida de branco e marcada pelo "sigilo de Deus" (veja 7,2-4.9-14). Através deste último detalhe, com linguagem alegórica é enfatizado que os santos pertencem a Deus de maneira plena e exclusiva, são sua propriedade. E o que significa levar o sigilo de Deus na própria vida e na própria pessoa? Nos diz o apóstolo

João: significa que em Jesus Cristo nós nos tornamos verdadeiramente filhos de Deus (cf. 1 Jo 3,1-3). Estamos conscientes deste grande dom? Somos todos filhos de Deus! Lembramos que no Baptismo recebemos o "sigilo" de nosso Pai Celestial e nos tornamos Seus filhos? Para colocá-lo de uma forma simples: Trazemos o sobrenome de Deus, nosso sobrenome é Deus, porque somos filhos de Deus. Aqui está a raiz da vocação à santidade! Os santos que hoje recordamos são aqueles que viveram na graça de seu Batismo, mantiveram intacto o "sigilo" se comportando como filhos de Deus, buscando imitar Jesus; e agora alcançaram a meta, porque finalmente, "veem a Deus como Ele é." A segunda característica é que os santos são exemplos a imitar. Mas atenção: não somente aqueles canonizados, mas os santos, podemos assim dizer, "da porta ao lado", que, com a graça de Deus es-forçaram-se para praticar o Evangelho na vida cotidiana. Estes santos também nós os encontramos, talvez tivemos alguém na família ou entre os amigos e conhecidos. Devemos ser gratos a eles e, sobretudo, devemos ser gratos a Deus que os deu essas pessoas, que os colocou ao nosso lado,

como exemplos vivos e contagiosos de viver e morrer na fidelidade ao Senhor Jesus e ao seu Evangelho. Quantas pessoas boas conhecemos e dizemos: "Mas essa pessoa é santa", dizemos espontaneamente. Estes são os santos ao lado, ainda não canonizados, mas que vivem conosco. Imitar os seus gestos de amor e misericórdia é um pouco 'como a perpetuar a presença deles neste mundo. De fato aqueles gestos evangélicos são os únicos que resistem à destruição da morte: um ato de ternura, uma ajuda generosa, um tempo gasto na escuta, uma visita, uma palavra gentil, um sorriso... Aos nossos olhos, estes gestos podem parecer insignificantes, mas aos olhos de Deus são eternos, porque o amor e a compaixão são mais fortes do que a morte. A Virgem Maria, Rainha de Todos os Santos, nos ajude a confiar mais na graça de Deus, a fim de caminhar com alegria na estrada para a santidade. À nossa Mãe confiamos o nosso empenho cotidiano e pedimos por nossos entes queridos falecidos, na esperança de nos reencontrar um dia, todos juntos, na comunhão gloriosa do Céu.

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua Guanabara, 67 - Jardim Maria José - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2016Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiaí

PAPA NO ANGELUS: O AMOR E A COMPAIXÃO SÃO MAIS FORTES DO QUE A MORTE

"Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem,

são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da

caridade." Todos são chamados à santidade:

"Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é

perfeito".(Mt 5,48) (CIC 2013).

1º de NovembroDia de Todos os Santos

A Pastoral da Moradia celebrou no sábado,

31 de outubro, as 18h30, na Igreja da Comunidade

Nossa Senhora do Cenáculo, paróquia Nossa

Senhora Aparecida, a memória de seu padroeiro,

Santo Antonio de Sant'Anna Galvão, cuja data

original é celebrada no dia 25 de outubro.

A celebração foi presidida pelo diácono

José Carlos Pascoal, e contou com a presença de

agentes da Pastoral.

CELEBRAÇÃO DO PADROEIRO DA PASTORAL DA MORADIA

Page 4: O Evangelizador 202 - Novembro 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 4A n i v e r s á r i o s d e O r d e n a ç ã o

No dia 9 de dezembro, também come-mora mais um ano de Ordenação Presbiteral, o Padre João Baptista Mezzalira Filho, atualmente em Brasília DF, onde está como formador no Seminário Arquidiocesano “Redemptoris Mater”. São nove anos de Ordenação Sa-cerdotal, três dos quais como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Lago Sul DF. Depois, foi enviado a Roma para os estudos de Mestrado e Doutorado em Teologia Moral Familiar onde permaneceu de janeiro de 2009 a janeiro de 2013. De volta ao Brasil, assumiu como formador e professor no Se-minário de Brasília, integrando também equipes da Nova Evangelização das Comunidades Neo-

catecumenais e celebrando nas paróquias conforme solicitado. Recentemente, a convite do Arcebispo metropolitano de Brasília dom Sérgio da Rocha, assumiu a presidência da Comissão de Bioética da Arquidiocese de Brasília e também como Consultor Eclesiástico na Associação dos Mé-dicos Católicos de Brasília. Devido aos seus estudos musicais, também é Regente do Coral do Seminário o qual tem abrilhantado as festividades e comemorações daquela ins-tituição. Padre João Baptista iniciou sua cami-nhada pastoral e vocacional na paróquia São Benedito. Parabéns ao Padre João Baptista e que Deus continue abençoando o seu ministério.

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL

Há 25 anos, mais precisamente, no dia 9 de dezembro de 1990, uma celebração majestosa no Ginásio do Bolão em Jundiaí, marcava defini-tivamente a vida de vários católicos que aceitando o convite do Sr Bispo Diocesano, após cursarem a Escola Diaconal, recebiam naquela tarde memorável a Ordem do Diaconato Permanente, colocando-se a serviço da Igreja de um modo mais intenso e comprometido. Entre eles se encontrava Mario Vicente, que tendo dedicado muito de sua vida nas associações religi-

osas como Legião de Maria, Congregação Mariana, Círculo Católico, Sociedade São Vicente de Paulo, Comunidade Neo-catecumenal, e também nas celebrações como Ministro da Palavra, da Eucaristia e Ministro Extraordinário do Sacramento do Batismo e do Matrimônio, agora iniciava uma nova caminhada a serviço da Igreja e da Evangelização através do Ministério Diaconal. Foi designado inicialmente à Paróquia São Benedito, na época com o pároco padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida e, além de auxiliar nas celebrações semanais e dominicais, também

levava seus serviços às Capelas de São Roque (hoje Paróquia São Roque), Nossa Senhora de Lourdes no Bairro do Lajeado, e outras periferias como a Capela do antigo “loteamento do Tino” (hoje Santa Terezinha), da Cerâmica Igaçaba, quase na divisa com a cidade de Indaiatuba e do Sítio do Halter na Capela São Pedro. Presidia também para as comunidades neocatecumenais, dava palestras nos cursos de Batismo e de Noivos, e fazia atendimento na secretaria da Igreja. Mais tarde, aconteceram mudanças e outras necessidades surgiram. Foi designado para a Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, onde continuou sua missão auxiliando ao Padre José Raimundo Lucas Prazer, e mais tarde, ao Padre Paulo André Labrosse. Além das celebrações semanais, dominicais, casamentos e batizados continuou com os atendimentos e servia nas Comunidades Santo Antonio, no Bairro do Conte, São Pedro e São Paulo e São Francisco. Esteve sempre à disposição da Igreja até, que com sérios problemas de saúde, necessitou reduzir suas atividades. Mesmo com dificuldades, ainda continuou auxiliando nas missas dos doentes, o que fez até o dia 12 de agosto de 2008. No dia seguinte, sofreu um A.V.C. e afastou-se definitivamente de seu Ministério. O Diácono Mario completou 87 anos em março de 2015. Atualmente se encontra acamado recebendo semanalmente a Sagrada Eucaristia.

DIÁCONO MARIO VICENTE – 25 ANOS A SERVIÇO DA IGREJA!

Page 5: O Evangelizador 202 - Novembro 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 5

O próximo dia 9 de dezembro marca os 25 anos de diaconado de Antonio Barcelides Cruchello, ou simplesmente Diá-cono Toninho, que aos 73 anos de vida ainda esbanja disposição em suas funções desempenhadas na Paróquia de São Benedito. Para falar desta data marcante na sua vida religiosa, ele concedeu entrevista a “O Evangelizador”, na qual aborda vários temas rela-

cionados e, principalmente, às transformações que acompanhou neste período na vida da Igreja e da sociedade. Confira os principais trechos:

O Evangelizador: Como foi sua trajetória na Igreja, até chegar a estes 25 anos diaconado? Diácono Cruchello: Eu sempre fui ligado à Igreja. Antes mesmo de ser ordenado Diácono, no dia 9 de dezembro de 1990, pelo então Bispo Diocesano, Dom Roberto Pinarello de Almeida, já vinha atuando há uns 5 anos como Ministro da Palavra e Ministro Extraordinário do Matrimônio. Em 1986, atendendo convite do Padre Geraldo Bicudo, eu fiz o curso de formação, durante 4 anos no Seminário Diocesano de Jundiaí, de 1987 a 1990.

O Evangelizador: Já como diácono ordenado, em quais pastorais encontrou mais identificação para o trabalho na Igreja? Diácono Cruchello: Uma delas, logo no começo, foi a Pastoral do Batismo. Com aval do Padre João Estevão, pudemos introduzir uma preparação mais intensa, com base no RICA – Ritual de Iniciação Cristã para Adultos, que exigiu uma preparação com o Padre Genival Antonio Pessotto. Um dos objetivos era fazer com que o chamado “tempo forte” acontecesse durante a Quaresma, culminando com o Batismo na Páscoa. Esse trabalho foi feito em parceria com a Catequese de Adultos. Outra pastoral que me dediquei bastante foi a Pré-Matrimonial, por quase 8 anos seguidos.

O Evangelizador: Após superar algumas enfermidades, hoje quais são suas principais atividades na Paróquia de São Benedito? Diácono Cruchello: De fato, há 5 anos tive um infarto e logo em seguida foi detectado um câncer na garganta. Graças a Deus, consegui me recuperar, e hoje estou me sentindo muito bem, disposto, apenas fazendo alguns exames de rotina. Às vezes, sinto que sou até poupado

de algumas atividades, mas, além das celebrações, participo da preparação visando as Santas Missões Populares, ajudo na visita aos doentes, participo de entrevistas para os sacramentos do Batizado e Casamento e aconselhamentos, e auxilio nas Exéquias.

O Evangelizador: Nesse período, como diácono princi-palmente, quais as principais mudanças percebidas, na Igreja e na sociedade cristã? Diácono Cruchello: As mudanças foram muito grandes. Hoje os cristãos são mais conscientes, participativos. Percebo também que o número de casamentos caiu muito neste período. No início da década de 90, chegamos a celebrar uma média de 3 a 4 por fim de semana. Neste último setembro, por exemplo, foram apenas 5 casamentos na Paróquia.

O Evangelizador: A que pode ser atribuído esse fato? Diácono Cruchello: Hoje, a impressão é de que a juventude prefere ficar junto primeiro, para depois assumir compromisso perante Deus e a Igreja. E a educação, dentro da própria família, já não é tão rígida como era naquela sociedade dos anos 90. Mas a Igreja, que para mim é o símbolo da misericórdia de Deus, tem que acompanhar e estar sempre pronta para acolher seus fiéis. Hoje, o que tem atraído muitas pessoas para a Igreja é o trabalho de preparação catequética para os sacramentos, como a Primeira Eucaristia, a Crisma, Catequese de Adultos.

O Evangelizador: Particularmente, como tem sido o apoio da família nesta caminhada dentro da Igreja? Diácono Cruchello: Sempre tive muito apoio, principalmente da minha esposa Alice. Desde os tempos de Ministro e também como Diácono tive o privilégio de celebrar casamentos de 4 sobrinhos e até o batizado de um neto. Sem dúvida, alguns dos momentos marcantes da minha vida religiosa.

“A IGREJA É O SÍMBOLO DA MISERICÓRDIA DE DEUS”, AFIRMAANTONIO CRUCHELLO, AOS 25 ANOS DE DIACONADO.

PADRE MARCÍLIO, 41 ANOSDE ORDENAÇÃO PRESBITERAL

O pároco da paróquia São

Benedito padre Marcílio Gragefe

comemora 41 anos de Ordenação

Presbiteral no dia 09 de dezembro.

A Comunidade paroquial para-

beniza nosso pastor. Padre Marcílio

Gragefe, ordenado em 09 de de-

zembro de 1984, tomou posse na

paróquia São Benedito no dia 29 de

dezembro de 2011, em Missa So-

lene presidida pelo bispo diocesano

Dom Vicente Costa. Veio transferido

da Paróquia N. Senhora de Fátima,

da Vila Hortolândia de Jundiaí.

Batizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaA Secretaria Paroquial e a Pastoral do Batismo informam os batismos celebrados em outubro na Paróquia São Benedito:

Comunidade Divino Espírito Santo, 25 de outubro:·MIGUEL GREVISIRSKY DOS SANTOS

·BRENO MIGUEL TANCREDO·YASMIM GABRIELA TANCREDO

A n i v e r s á r i o s d e O r d e n a ç ã o

Page 6: O Evangelizador 202 - Novembro 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 6N o t í c i a s

A Pastoral da Moradia da Região 8 de Pastoral, em conjunto com a Associação Habitacional de Salto, realizou reunião nesta segunda-feira, 26 de outubro de 2015, as 17h30, com extensa pauta. A reunião, presidida pela coordenadora Marli Nadir Belardi Bergantin, contou com a participação dos agentes: Eduardo, Edna, Toni, Pascoal, Edna, Landi e Sidney. Após a oração inicial, foi dada a palavra ao convidado dr. Fernando Aparecido dos Santos, presidente do Rotary Club Moutonnée de Salto, que falou sobre a oferta de parceria numa promoção beneficente do clube de serviço junto à população e comércio. “A promoção se intitula “Caixa do Bem” e visa distribuir caixas em setores da sociedade para arrecadar roupas, materiais, utensílios domésticos para a Pastoral”, disse dr. Fernando. Em outro item da pauta, foi apresentada pela coordenadora a relação de fichas de pedidos para reformas ou ampliação de moradias de famílias carentes. As visitas técnicas são feitas durante a semana, e as visitas pastorais serão retomadas a partir de 7 de novembro, sábado, pela manhã. “Há várias obras finalizadas e é necessário que na visita pastoral reunamos as

famílias para oração de agradecimento”, disse Marli. As visitas pastorais são acompanhadas pelo diácono Pascoal. A coordenadora exortou os agentes para participação na celebração em louvor ao padroeiro Santo Antonio de Santanna Galvão, que será realizada neste sábado, 31 de outubro, as 18h30, na Igreja da Comunidade Nossa Senhora do Cenáculo no Jardim Marília. Foram convidadas as famílias assistidas nos bairros próximos. Outra decisão importante tomada na reunião foi a da criação de um Banco de Dados da Pastoral, para organizar os atendimentos feitos ou a fazer. “Com isso, teremos condições de apresentar não apenas números, mas a promoção social realizada pela Pastoral da Moradia ao longo dos anos”, disse o diácono, que será o responsável pela criação do mesmo. A próxima reunião será realizada no dia 07 de dezembro, segunda-feira, as 17h30, na sede da Pastoral, que fica à Rua Atibaia, 203, Jardim Marília, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Salto/SP.

PASTORAL DA MORADIA TERÁ BANCO DE DADOS

CASAMENTOS CASAMENTOS CASAMENTOS 09 de janeiro de 2016, 16h, Comunidade Sta Teresinha:

ANDREW W. LIMA e WALQUÍRIA APARECIDA SILVA LIMA

proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO,MANIFESTE-SE DE ACORDO COM A LEI.

Pretendem casar na Paróquia São Benedito:

A Feira dos Guardanapos e Toalhas do Natal, da Pastoral da Moradia, será realizada nos dias 15 a 24 de dezembro, na loja Mil Coisas, Rua 9 de Julho, 718, Centro, no horário comercial. Colabore com a Pastoral, adquirindo guardanapos, toalhas de mesa e outros artigos confeccionados por voluntárias. O valor arrecadado será revertido para compra de material para reforma ou construção de moradia para famílias carentes assistidas pela Pastoral da Moradia.

Feira do Guardanapo e Toalhas no Natal:

Page 7: O Evangelizador 202 - Novembro 2015

O EvangelizadorO EvangelizadorAniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

S

·02: Regina Cél ia C. Venâncio – Caminho Neocatecumenal.·02: Aparecida Almeida Rossi – Pastoral da Liturgia – Santa

Teresinha.·02: Darlene Aparecida Limas da Rocha – Leitora – Santo Inácio de Loyola.·02: Priscila Destefini – Canto Litúrgico.·03: Fabíola M. Oliveira – Pastoral da Criança.·03: Henriete Grando Trugilo – Pastoral da Saúde – Matriz.·04: Evelyn Pacheco – Pascom São Benedito.·04: José Carlos Teixeira de Morais – Pastoral da Liturgia – Matriz.·07: Janice M. B. Gonçalves – Catequese de Primeira Eucaristia – Divino.·07: José Paulino da Silva Filho – Pastoral da Acolhida – Matriz. ·08: Maria de Lourdes P. Martoni – São José Operário.·09: Maria Ivanilda Alves Cordeiro – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio de Loyola.·10: Rizonete dos Santos Ferreira – Catequese de Primeira Eucaristia – Divino.·10: Vitor das Graças Valério – Canto Litúrgico – Matriz.·10: Cláudio dos Santos – Canto Litúrgico – Santa Ana e São Joaquim.·11: Lauriséia Maria P. Pedrina – Leitora - Matriz.·11: Roseli Rosângela A. Tognio – Pastoral da Acolhida paroquial.·12: Maria Inês M. Teixeira – Divino.·13: Iracema Pereira Saudino – Pastoral da Saúde – São José Operário.·14: Antonia Rossato Guerra – Pastoral da Liturgia – Matriz.·14: Fernanda Maria Begossi – Pastoral da Criança.·15: Juliana Fernanda do Amaral Meriani – Santa Teresinha.·17: Maria Inês Fontana Pravatta – Pastoral da Criança.·17: Leonil Benedito de Oliveira – Pastoral da Acolhida – Divino.·17: Elza Aparecida Mendes – Pastoral da Acolhida – Divino.·18: Antonio Araújo – Pastoral da Saúde – Matriz.·19: Meris Gibin – Pastoral da Saúde – Divino.

ANIVERSARIANTES NOVEMBROANIVERSARIANTES NOVEMBROANIVERSARIANTES NOVEMBRO

Novembro. Ainda estamos no Tempo Comum, onde algumas datas se sobressaem em especial por rememorar pessoas que fizeram a diferença em um universo onde o capital prevalece ao social, a solidariedade e a partilha. Outubro foi rosa e novembro chega azul, num mundo onde não deveria ser necessário enfatizar os eventos, as datas lembrando a humanidade que nosso Deus é uno, porém trino devido a perfeita harmonia que existe quando impera o amor. Temos a solenidade de Todos os Santos, lembramos os fiéis falecidos, a Proclamação da República e as demais datas, conforme segue: 1, Solenidade de Todos os Santos e Dia da Prevenção contra Doenças do Coração; 2, Comemoração dos Fiéis Falecidos e Santo Tobias; 3, São Martinho de Lima; 4, São Carlos Borromeu; 5, Santos Isabel e Zacarias, Dia Nacional da Cultura, dia do Cinema Brasileiro e dia do Técnico Agrícola; 6, São Leonardo de Limoges; 7, Santa Carina e Dia do Radialista; 8, Dia Mundial do Urbanismo, dia da Radiologia e do Radiologista; 9, Dedicação da Basílica do Latrão e dia do Hoteleiro; 10- São Leão Magno e dia do Trigo; 11, São Martinho de Tours e Dia do Diretor de Escola; 12, São Josafá, Dia do Psicopedagogo, dia Nacional do Inventor e Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita; 13, São Diogo de Alcalá; 14, Santa Veneranda, Dia dos Bandeirantes e Dia Mundial do Diabetes; 15, Nossa Senhora da Saúde, Dia da Proclamação da República (126º ano), Dia Mundial em Memória às Vitimas de Trânsito e dia Nacional de Combate ao Racismo; 16, Santa Margarida da Escócia e Dia Internacional para a Intolerância; 17, Santa Isabel da Hungria; 18, Santa Salomé da Cracóvia, Dia do Conselheiro Tutelar e dia Nacional do Notário e do Registrador; 19, Santos Roque Gonzalez, Afonso Rodrigues e João del Castilho e Dia da Bandeira;

·19: Juliana Mattiucci Palagi – COMIJU.·20: Jesuína S. dos Santos – Ministra extraordinária da Comunhão – Santa Teresinha.·20: Maria Ines Bombonarti – Pastoral da Liturgia – Matriz.·21: Marli Nadir B. Bergantin – Pastoral da Moradia.·22: Amilcar Antonio Buldrim Sontag – Pastoral da Moradia.·23: Jéferson dos Santos – Canto Litúrgico – Matriz.·23: Claydes Mano Palmeira – Matriz.·23: Claudemir Quadros – Caminho Neocatecumenal.·23: Marcos Antonio Merchiol – Canto Liturgico – Santa Ana e São Joaquim.·24: Luzanira Apolinário Gomes – Leitora – Divino.·25: Mercedes Tarosso Tiobaldo – Santa Ana e São Joaquim.·26: Selma Aparecida S. Almeida – Canto Litúrgico – Matriz.·26: Eduardo Bispo dos Santos – Canto Litúrgico – Santa Ana e São Joaquim.·26: Francisca Bruno Cabral – Pastoral da Liturgia – São José Operário.·26: Maira Sanches de Souza – Pastoral da Liturgia – Santa Ana.·26: Solange Santos – Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.·26: Taís Ferreira de Farias – Pastoral da Liturgia – Matriz.·28: Regina Martins Gianotto – Ostiária – Santa Ana e São Joaquim.·29: Idione Zanoni de Oliveira – Mãe Peregrina - Matriz.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - NOVEMBRO:

·03: José Eduardo e Elisângela Nogueira Marchesani – Santa Ana e São Joaquim.·13: Carlos Alberto e Aparecida F. Andrade - Matriz.·16: Marcelino e Maria Sebastiana R. Nicolau – Santo Inácio de Loyola.·16: Geraldo Chaves e Maria Ivanilda A. Cordeiro – Santo Inácio de Loyola.·20: Vanderlei e Teresinha Lázaro – Matriz.·24: Antonio Donizete e Roseli Rosângela A. Tognio – Santo Inácio de Loyola.·25: Sérgio e Ana Maria Correa Domingues – Santa Ana e São Joaquim.·27: Fernando Tito e Suzana Aparecida N. Baldi – Matriz.

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

Bia Dalla Vecchia

BRECHAS: Um advogado, no leito da morte, pede

uma Bíblia e começa a lê-la avidamente. Todos se

surpreendem com a conversão daquele homem, e

uma pessoa pergunta o motivo. O advogado doente responde: Estou

procurando brechas na lei.

RESSURREIÇÃO: Zézinho voltou da aula de catecismo e perguntou

para o pai: - Pai, porque quando Jesus ressuscitou, apareceu primeiro

para as mulheres e não para os homens? – Sei não, meu filho! Vai ver

que é porque queria que a notícia se espalhasse mais depressa!

20, Santo Edmundo, Dia de Zumbi, dia Nacional da Consciência Negra, dia do Biomédico e dia Mundial dos Direitos da Criança; 21, Apresentação de Nossa Senhora, Dia Nacional da Homeopatia, dia da Vida Religiosa de Clausura e dia Nacional do Compromisso com a Criança e Adolescente e a Educação; 22, Solenidade de Cristo Rei, Santa Cecília, Dia da Música e do Músico, dia Nacional do Leigo e dia da Ação Católica; 23, São Clemente I, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil; 24, Santos André Dung-Lac, presbítero e Companheiros; 25, Santa Catarina de Alexandria, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher e dia internacional do Doador de Sangue; 26, Santa Belina e Dia Nacional de Ação de Graças; 27, Nossa Senhora das Graças, Dia do Técnico de Segurança do Trabalho e Dia Nacional de Combate ao Câncer; 28, Santo Estevão, o moço e Dia do Soldado Desconhecido; 29, 1º Domingo do Advento, Santa Iluminada; 30, Santo André, Apóstolo e dia Mundial contra a Pena de Morte.

7N o t í c i a s

Page 8: O Evangelizador 202 - Novembro 2015

8O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

PARÓQUIA SÃO ROQUE ACOLHEU REUNIÃODO CRAE DA REGIÃO 08 DE PASTORAL

Presidida pela primeira vez pelo novo coordenador padre José Luiz Nascibem, vigário paroquial da paróquia São Benedito, foi realizada no dia 29 de outubro, as 19h45, a reunião do CRAE – Conselho Regional da Ação Evangelizadora da Região 08 de Pastoral da diocese de Jundiaí, que compreende as paróquias da Estância Turística de Salto. A reunião foi realizada em sala da Matriz da Paróquia São Roque, no Jardim das Nações e contou com a presença dos coordenadores regionais das pastorais e movimentos, religiosas, diáconos e presbíteros. José Roberto Benedito, coordenador da Coordenadoria da Igualdade Racial, órgão da Secretaria de Ação Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Salto, acompanhado do diácono José Carlos Pascoal, fez uma breve apresentação do projeto da Equipe de Apoio aos Imigrantes em Salto, que está sendo criada no município para acolher e auxiliar em especial os imigrantes africanos e haitianos. “Essa Equipe de Apoio necessita da cooperação das forças vivas da sociedade saltense. Estamos aqui para pedir ajuda à força viva da Igreja Católica em Salto, através deste Conselho, para que nos apresente sugestões e, mais ainda, auxílio para podermos ajudar de maneira correta os nossos irmãos que deixam seus países por causa de catástrofes e guerras fraticidas”, disse José Roberto. “Estamos auxiliando na criação de uma Associação de Estrangeiros em Salto, formada no momento com maioria de haitianos, para que eles possam ir sendo incluídos em nossa cidade e vencer os

obstáculos. Os problemas maiores que enfrentam neste momento são: dificuldade com o idioma – falam o francês e o criole -; na questão da saúde – estão aos poucos sendo cadastrados no SUS; na questão da educação – O Instituto Federal de São Paulo está oferecendo curso de português para um grupo, e, principalmente, na questão do trabalho. Muitos vêm com formação média, técnica ou superior, mas aqui se oferecem para serviços gerais, especialmente na área da construção civil ou domésticas, para poderem exercer dignamente um trabalho remunerado, já que precisam enviar verbas para seus familiares no Haiti ou na África”, completou o coordenador. José Roberto e diácono Pascoal responderam a alguns questionamentos da assembleia. Foi solicitado principalmente, ajuda da Cáritas Interparoquial e das Pastorais Sociais para os problemas mais urgentes como: remédios, cestas básicas e oportunidades de trabalho, além do pedido de voluntários que falam o idioma francês. Padre Adriano Luiz Zucullin e padre Clóvis Wilson Fontenla falaram respectivamente dos retiros paroquiais missionários, realizados em suas paróquias: Nossa Senhora Aparecida e Cristo Rei. De maneira geral, falaram do sucesso do empreendimento, em preparação para as Santas Missões Populares, e da excelente participação dos paroquianos, que querem ser formados para a missão. Padre José Luiz apresentou a programação do Congresso Eucarístico Missionário, que será realizado nos dias 6 a 8 de novembro, no parque Terra da Uva de Jundiaí, exortando a todos para participarem. Falou ainda do jubileu do Ano Extraordinário da Misericórdia, proposto pelo papa Francisco, que será realizado no período de 08 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016. Na diocese de Jundiaí serão abertas as Portas Santas em três templos: Catedral Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí – 13 de dezembro de 2015; Santuário do Bom Jesus de Pirapora – 27 de dezembro de 2015; e Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Itu – 06 de janeiro de 2016. Em palavra livre, Célia Regina Mosca Bergantin falou sobre o trabalho da Cáritas Interparoquial de Salto, seus projetos e atendimentos. Padre José Luiz apresentou o calendário das reuniões do CRAE em 2016: 14 de abril, 02 de junho, 18 de agosto e 10 de novembro. A próxima reunião do CRAE será no dia 17 de dezembro, as 19h45, no Centro Comunitário da Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, com confraternização.

Foto: Joao Batista Martins

�CELEBRAMOS A VIDA, NÃO A MORTE�,diz padre José Luiz na Missa de Finados

O vigário paroquial da paróquia São Benedito padre José Luiz Nascibem, presidiu uma das missas do Dia de Finados, 02 de novembro, no Cemitério da Saudade de Salto. A missa foi celebrada às 16h (as outras celebrações ocorreram as 07h e 08h30). “Celebramos a vida, não a morte. Celebramos a esperança, não a tristeza e desconsolo. A Palavra de Deus nos conforta e nos anima em nossa vida para que nos preparemos para a nossa partida rumo ao Reino definitivo”, disse padre José Luiz. “Há pessoas aqui sepultadas que fizeram a opção por outros caminhos. Que este também seja um motivo forte de reflexão para que façamos a opção pelos caminhos do Senhor”, completou. Grande número de fiéis participou da missa, sob a responsabilidade da equipe de liturgia da paróquia São Bene-dito. Participaram os diáconos Antonio Barcelides Cruchello, Edison da Silva Palagi e José Carlos Pascoal.