o evangelizador 198 - julho 2015

8
Nº 198•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•JULHO/2015•ANO 17 O Evangelizador O Evangelizador “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria” (Santa Terezinha do Menino Jesus) de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria” (Santa Terezinha do Menino Jesus) “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria” (Santa Terezinha do Menino Jesus) Para Dom Vicente, Santas Missões Populares darão uma “sacudida” na Diocese de Jundiaí ara o bispo diocesano, Dom Vicente Costa, as Santas P Missões Populares (SMP) darão uma verdadeira “sacudida” na Diocese de Jundiaí, que vê nesse evento o ponto alto das suas comemorações pelo Jubileu de Ouro, a ser completado em janeiro de 2017. Nesse caso, “sacudida” seria uma nova tomada de consciência da fé e um profundo despertar de novas energias no seguimento a Jesus Cristo. O desafio agora é preparar os missionários visando a aplicação prática das SMP. Neste sentido, a largada foi dada nos dias 26 a 28 de junho, quando aconteceu o 1º Retiro Missionário Diocesano, na Comunidade Santo Antonio, em Itupeva. Deste evento participaram cerca de 2 mil missionários leigos, indicados pelos párocos das 66 paróquias da diocese, entre seminaristas, diá- conos, presbíteros, religiosos e religiosas. Os três dias de trabalhos foram acompanhados de perto pelo Bispo Diocesano, assessorado pelo padre Luiz Mosconi, italiano radicado no Brasil que atualmente pertence à Arquidiocese de Belém (PA), com coordenação do padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evan- gelizadora; e animação do padre Silvio Andrei, pároco do Santuário do Bom Jesus de Pirapora. Após a entrada das bandeiras de todas as paróquias e também do Espírito Santo – um dos pontos altos do Retiro – o padre Luiz Mosconi enfatizou aos presentes: “sintam a alegria de serem protagonistas neste retiro e, por consequência, nas Santas Missões Populares”, disse. Antes de celebrar a missa de encerramento, que começou com a bênção da Cruz Missionária, que se fará pre- sente nos chamados “Retiros Paroquiais”, Dom Vicente ainda presidiu a Vigília de Oração, na qual cada participante assumiu o “Compromisso Missionário”, assinado diante de Jesus Eucarístico. Os presentes elogiaram a organização do Retiro, que ficou a cargo da Paróquia de São Sebastião, de Itupeva, sob a coordenação do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI). Agora as atenções se voltam para os Retiros Missionários Paro- quiais, que acontecem neste segundo semestre e durante o ano de 2016. Participaram 38 leigos da paróquia, representado as 6 comunidades, os diáconos Antonio, Palagi e Pascoal e os padres Marcílio e José Luiz. (Valdir Líbero, PasCom São Benedito) 16 Anos

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 22-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 198 - Julho 2015

N º 1 9 8 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • J U L H O / 2 0 1 5 • A N O 1 7

O EvangelizadorO Evangelizador

“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um gritode reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria” (Santa Terezinha do Menino Jesus) de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria” (Santa Terezinha do Menino Jesus)

“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um gritode reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria” (Santa Terezinha do Menino Jesus)

Para Dom Vicente, Santas Missões Populares darãouma “sacudida” na Diocese de Jundiaí

ara o bispo diocesano, Dom Vicente Costa, as Santas

PMissões Populares (SMP) darão uma verdadeira “sacudida” na Diocese de Jundiaí, que vê nesse evento o

ponto alto das suas comemorações pelo Jubileu de Ouro, a ser completado em janeiro de 2017. Nesse caso, “sacudida” seria uma nova tomada de consciência da fé e um profundo despertar de novas energias no seguimento a Jesus Cristo. O desafio agora é preparar os missionários visando a aplicação prática das SMP. Neste sentido, a largada foi dada nos dias 26 a 28 de junho, quando aconteceu o 1º Retiro Missionário Diocesano, na Comunidade Santo Antonio, em Itupeva. Deste evento participaram cerca de 2 mil missionários leigos, indicados pelos párocos das 66 paróquias da diocese, entre seminaristas, diá-conos, presbíteros, religiosos e religiosas. Os três dias de trabalhos foram acompanhados de perto pelo Bispo Diocesano, assessorado pelo padre Luiz Mosconi, italiano radicado no Brasil que atualmente pertence à Arquidiocese de Belém (PA), com coordenação do padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evan-gelizadora; e animação do padre Silvio Andrei, pároco do

Santuário do Bom Jesus de Pirapora. Após a entrada das bandeiras de todas as paróquias e também do Espírito Santo – um dos pontos altos do Retiro – o padre Luiz Mosconi enfatizou aos presentes: “sintam a alegria de serem protagonistas neste retiro e, por consequência, nas Santas Missões Populares”, disse. Antes de celebrar a missa de encerramento, que começou com a bênção da Cruz Missionária, que se fará pre-sente nos chamados “Retiros Paroquiais”, Dom Vicente ainda presidiu a Vigília de Oração, na qual cada participante assumiu o “Compromisso Missionário”, assinado diante de Jesus Eucarístico. Os presentes elogiaram a organização do Retiro, que ficou a cargo da Paróquia de São Sebastião, de Itupeva, sob a coordenação do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI). Agora as atenções se voltam para os Retiros Missionários Paro-quiais, que acontecem neste segundo semestre e durante o ano de 2016. Participaram 38 leigos da paróquia, representado as 6 comunidades, os diáconos Antonio, Palagi e Pascoal e os padres Marcílio e José Luiz.

(Valdir Líbero, PasCom São Benedito)

16 Anos

Page 2: O Evangelizador 198 - Julho 2015

e-mails: [email protected] / [email protected]

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 9 8D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / J U L H O2 0 1 5 • A N O 1 7

2O EvangelizadorO Evangelizador

Diretor Responsável: Pe. Marcilio GragefeJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla Vecchia (Coordenadora)Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Evelyn Pacheco / André Luis Santos / Ana Lucia M. Pazinie Rogério Pazini - Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

E X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I T O

e-mails: [email protected] / [email protected]

E d i t o r i a l

EditorialEditorialEditorial Foi dado o primeiro passo para as

Santas Missões Populares na diocese de Jundiaí. Mas de 2300 pessoas, entre missionários e equipes de serviço participa-ram do grandioso evento nos dias 26 a 28 de junho na Comunidade Santo Antonio da paróquia São Sebastião de Itupeva.

A paróquia São Benedito foi repre-sentada por 38 leigos e leigas, os diáconos e os presbíteros, coordenados pelo pároco padre Marcílio Gragefe. Com os subsídios obtidos e tendo em vista a realidade da paró-quia, o pároco realizou reunião de serviço para programar as atividades nas comu-nidades. As festas dos padroeiros darão grande impulso às Santas Missões Populares.

Mais de 80 crianças, preparadas na

Catequese de Primeira Eucaristia receberam a Sagrada Comunhão em celebrações nas comunidades durante o mês de junho. Momentos marcantes de fé e alegria por parte das crianças, pais, catequistas e fiéis das comunidades. Agora em agosto de 2015, iniciarão novas turmas, além das catequeses da Crisma e de Adultos. É a paróquia missionária e catequética em movimento.

O mês de julho marca também as festas de Santa Ana e São Joaquim na Vila Progresso, e Santo Inácio de Loyola, no Jardim Santo Inácio. Ação missionária com as novenas s nas casas, tríduos preparatórios nas igrejas e missas solenes.

Essas atividades nos remetem ao

esperado momento de comemorarmos 50 anos da instalação da Paróquia São Benedito, que ocorrerá no dia 27 de fevereiro de 2016. O pároco está preparando, com o Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora, uma programação condizente com a grande data: o Jubileu de Ouro da paróquia.

Nosso informativo paroquial espera contribuir com essa grande efeméride. Notícias, fotos, artigos estão à disposição dos leitores. Leia, divulgue nosso informativo, acesse nosso site: www.sbenedito.dj.org.br, bem como nossa página no Facebook: www.facebook.com/SaoBeneditoSalto, e no Twitter: www.twitter.com/sbeneditosalto.

Adotando o tema “A Comu-nidade e as Santas Missões Populares”, está sendo realizada durante este mês a festa de Santa Ana e São Joaquim na Igreja do mesmo nome, na Vila Pro-gresso. No feriado estadual do dia 9, por exemplo, o diácono José Carlos Pascoal presidiu a celebração de início da novena. Agora as atenções se voltam para o Tríduo Preparatório. Ele está com a seguinte progra-mação no mesmo local, sempre às 19h30: dia 22 - quarta-feira - Celebra-ção da Palavra, presidida pelo diácono

Vandelino Sampaio Monteiro, da paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat; dia 23 - Missa presidida pelo padre Adriano Luiz Zucullin, Administrador Paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Salto; dia 24 - Missa presidida pelo padre José Luiz Nascibem, Vigário Paroquial da paróquia de São Benedito. Já no sábado, dia 25, às 18h30, haverá a Celebração da Palavra, presidida pelo diácono Antonio Barcelides Cruchello, da paróquia de São Benedito, com a tradicional homenagem aos avós, em alusão aos padroeiros Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Exatamente no dia da festa, 26 de julho, às 9h, haverá a Missa presidida pelo padre Marcílio Gragefe, pároco da São Benedito. Após a celebração, haverá procissão pelas ruas próximas à Igreja. A Igreja de Santa Ana e São Joaquim fica à Rua Vicente de Carvalho, 179 - Vila Progresso.

FESTA DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM DESTACA O TEMA“A COMUNIDADE E AS SANTAS MISSÕES POPULARES”

A tradicional Festa de Santo Inácio de Loyola, no Jardim Santo Inácio, terá início no dia 16 de julho, quinta-feira, com a Nove-na nas casas. A novena se encerrará no dia 28 de julho, terça-feira.• No dia 29 será iniciado o Tríduo preparatório, com celebrações na Igreja da Comunidade com a seguinte programação:• 29 de julho, quarta-feira, 19h30: Celebração da Palavra presidida pelo

diácono Edison da Silva Palagi.• 30 de julho, quinta-feira, 19h30: Missa presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe.• 31 de julho, sexta-feira, 19h30: Missa presidida pelo vigário paroquial padre José Luiz Nascibem. A Missa solene da festa será celebrada no sábado, 31º de agosto, as 18h30, presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe. A Igreja de Santo Inácio de Loyola fica à Rua Melvin Jones, 749 - Jardim Santo Inácio.

FESTA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Colaboração: Célia Escano

Page 3: O Evangelizador 198 - Julho 2015

3O EvangelizadorO Evangelizador A r t i g o d o M ê s

ARTIGO DO MÊS: Carta aos Missionários do 1º Retiro Missionário Diocesano

“Ide fazer discípulos meus” na Diocese de Jundiaí (cf. Mt 28,19). Queridos missionários e queridas missionárias: Desta vez quero dirigir-me especi-almente a cada um e a cada uma de vocês que tiveram a grande graça de Deus de participarem do 1º Retiro Missionário Dioce-sano, realizado na Comunidade Santo Antônio, Paróquia de Itupeva (26 a 28 de junho). Em primeiro lugar, como não elevarmos nossa sincera e profunda ação de graças pelas grandes maravilhas que o Senhor operou conosco naqueles dias (cf. Lc 1,49a)? Como no dia de Pentecostes (cf. At 2,1-13), tenho certeza de que este 1º Retiro Missionário Diocesano foi um verdadeiro “ruído” forte para despertar nossa Igreja Particular de Jundiaí da tentação da indiferença e do comodismo que pode tomar conta de nós. Nos dias do Retiro todos podíamos sentir “um vento forte” que vem do Espírito, impulsionando-nos para a Missão. Forte foi a experiência do “fogo” do Espírito que queimava dentro dos nossos corações, pois fomos seduzidos, como o profeta Jeremias (cf. Jr 20,7), pela Palavra de Deus para testemunharmos as maravilhas do amor de Deus para todos aqueles que ainda não

experimentaram a presença do Senhor em suas vidas. Deus seja louvado por tudo isto! Foram, aproximadamente, 2.300 participantes neste 1º Retiro Missionário Diocesano, entre participantes e equipes de serviços: agradeço a cada um e cada uma de vocês, de coração! Meus sinceros agrade-cimentos também ao Pe. Luis Mosconi – o grande inspirador desta extraordinária expe-riência missionária −, aos membros do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), à Coordenação Diocesana da Ação Evange-lizadora, aos Presbíteros, Diácono, Semina-ristas e Paroquianos da Paróquia São Sebastião, em Itupeva, enfim, a cada pessoa que, de uma maneira ou de outra, possibilitou a realização deste evento. Deus recompense a todos! Queridos missionários e queridas missionárias: agora, após a bonita experiência do 1º Retiro Missionário Diocesano, é preciso que a chama da Missão permaneça acesa: como gostaria que este fogo da Missão continuasse aceso e se espalhasse em cada canto da querida e amada Diocese de Jundiaí (cf. Lc 12,49)! Deste modo, é preciso perseverança na unidade da mesma fé, da mesma esperança

e do mesmo amor. O Senhor Jesus nos adverte: “É pela perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!” (Lc 21,19). Não podemos permitir, de forma alguma, que este 1º Retiro Missionário Diocesano não passe de um fogo de palha! Agora partiremos para a realização do 1º Retiro Missionário Paroquial ou da Região Pastoral. Contando com a assessoria valiosa e insubstituível do(s) Padre(s) e do(s) Diácono(s) Permanente(s) da sua Paróquia ou Região Pastoral, os primeiro(s) missionário(s). É preciso agora repassar o conteúdo do 1º Retiro Missionário Diocesano e contagiar os(as) paro-quianos(as) que realizarão as Santas Missas Populares nas Paróquias com o mesmo ardor missionário que experimentamos naqueles inesquecíveis dias do final de semana de junho. Para que esta experiência maravilho-sa permaneça viva e acesa dentro de nós, foram necessárias algumas alterações na programação já divulgada em nossa Diocese. Assim, está cancelado o 2º Retiro Missionário Diocesano, previsto para outubro de 2015. Deste modo, as Paróquias ou Regiões Pastorais podem ter mais tempo de preparação para o 1º Retiro Missionário Paroquial ou Regional.

Dom Vicente Costa -Bispo Diocesano de Jundiaí

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua Guanabara, 67 - Jardim Maria José - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

A Pastoral da Moradia, que comemora 20 anos de serviços aos pobres, foi uma das homenageadas pela Prefeitura da Estância Turística de Salto nesta terça-feira, 16 de junho, aniversário da cidade.

O Ato Solene ocorreu na Sala Palma de Ouro do CEC, às 19h, com participação de vários agentes da Pastoral.

Pastoral da Moradia de recebe homenagem da PrefeituraMunicipal da Estância Turística de Salto

Mais uma vez, a Pastoral da Moradia recebeu doação do Rotary Club Moutonnée. “Um clube que sempre nos amparou e temos muito orgulho disso, obrigado Hélio Steffen Filho (in memorian), Deus o tenha na Luz Eterna, e Silvia Steffen, incansáveis batalhadores! Fernando Aparecido dos Santos, novo presidente, tenha um Feliz mandato frente ao Rotary Moutonnée e obrigado por tudo”, disse a coordenadora da Pastoral Marli Nadir Belardi Bergantin, ao receber a doação.

DOAÇÃO DO ROTARY CLUB MOUTONEÉ DE SALTO

Page 4: O Evangelizador 198 - Julho 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 4N o t í c i a s

www.saltoluz.com.br

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

EstacionamentoEstacionamentoEstacionamentográtis p/ clientesgrátis p/ clientesgrátis p/ clientes

Enio Vitor de MesquitaCROSP 64627

11 4029-7494 - [email protected] Prudente de Moraes, n° 739 - Centro - Salto - SP

Cirurgião DentistaOrtodontista

CASAMENTOS CASAMENTOS CASAMENTOS 04 de setembro, 20h, na Matriz São Benedito:

Alexandre R. A. Rodrigues e Simone do Carmo Rodrigues.05 de setembro, 15h30, na Matriz São Benedito:Anderson Vieira do Nascimento e Ana Paula de Matos.12 de setembro, 15h30, na Matriz São Benedito:

Felipe Luiz de Oliveira e Suelen Aparecida Gomes da Silva 18 de setembro, 20h, na Matriz São Benedito:Jonas Emanuel Lohn e Brenda Cristina de Oliveira.

19 de setembro, 15h30, na Matriz São Benedito:Felipe Stefani dos Santos e Aline Lopes Rodrigues.19 de setembro, 20h, na Igreja do Divino:

Edilton Vicente de Figueiredo e Angela Divina Estevan.19 de setembro, 20h30, Santa Ana e São Joaquim:

Rodrigo Antonio de Araujo e Larissa L. Bagdonavicius.

proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO,MANIFESTE-SE DE ACORDO COM A LEI.

Pretendem casar na Paróquia São Benedito:

Presidida pelo pároco padre Marcílio Grageffe, o Con-selho Paroquial da Ação Evange-lizadora da Paróquia São Benedito reuniu os conselheiros na noite do dia 17 de junho para informações sobre as Santas Missões Populares. Após a oração inicial, padre Marcílio acolheu os participantes e apresentou nominalmente ao vigá-rio paroquial padre José Luiz Nascibem os coordenadores de comunidades, pastorais e movi-mentos da paróquia, especi-almente os novos. Padre Marcílio apresen-tou a bandeira missionária da paróquia São Benedito e convocou a todos para a Missa e Vigília de Envio Regional, que foi celebrada na Matriz da paróquia Cristo Rei no

dia 20 de junho, as 20h30. Padre José Luiz falou sobre o Ano da Paz e as propostas de eventos sobre o tema nas paróquias e comunida-des. Será realizado um grande evento paroquial pela paz na Praça da Saudade, que será organizado sob a orientação do pároco. O coordenador da Cate-quese Sacramental de Adultos, Adauto Fortunato dos Santos comunicou que a Catequese terá início no dia 2 de agosto em novo horário: 9h. Foi apresentada pelo pároco a nova coordenadora da Pastoral da Sobriedade da paró-quia, Lanira Souza Gianotto, bem como a nova coordenadora da Catequese de Primeira Eucaristia, Alenisa Augusto Silva.

Reunião do CPAE São Benedito destaca Missões Populares

A Pastoral da Criança, ligada à Paróquia de São Benedito, promove todo mês a chamada Celebração da Vida, momento em que é feito todo o acompanhamen-to das crianças assistidas, além de orientações e avaliações com os pais. Na de junho, realizada no dia 27 na Comunidade do Divino Espírito Santo, no Parque Bela Vista, a parte

descontraída do encontro foi marcada no melhor estilo “festa junina”, com direito a comidas e bebidas típicas e até a tradicional quadrilha.

Celebração da Vida da Pastoral daCriança foi em ritmo de festa junina

Valdir Líbero – PasCom São Benedito. Com colaboração de Luiza Gentile de Aguiar, coordenadora.

Page 5: O Evangelizador 198 - Julho 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 5N o t í c i a s

Os agentes da PasCom (Pastoral da Comunicação) da Região VIII de Pastoral da Diocese de Jundiaí, participaram de uma Formação baseada na Carta do Papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, realizada na tarde no dia 13 de junho de 2015, no Auditório da Paróquia São Roque, no Jardim das Nações em Salto. O encontro foi assessorado pelo jornalista e também diácono, Pedro Fávaro da cidade de Jundiaí, com a presença do Diácono José Carlos Pascoal, da Paróquia São Benedito. A vice-coordenadora Mazzé Nascimento, deu início, exibindo um vídeo que levou todos a refletir sobre a falsa liberdade do ser humano, que todos os dias é massacrado pela grande mídia que tenta impor seus valores à sociedade, e sobre a importância dos comunicadores em abrir novos horizontes para as comunidades. O Diácono Pedro sintetizou a Carta do Papa em dez tópicos, e conduziu o encontro refletindo a riqueza do texto e dividindo suas experiências com os presentes. Ressaltou como o Papa foi feliz ao escolher a família como modelo de comunicação: "Na família existem diferenças de gêneros e gerações, mas que se comunicam através da palavra, acolhendo-se mutuamente porque existe um vínculo entre elas. Não existe família perfeita, mas não é preciso ter medo da imperfeição, da fragilidade, nem mesmo dos conflitos, é preciso aprender a enfrentá-los de forma construtiva, e apesar das limitações, amar e perdoar. Na família, exercita-se a capacidade de abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e

silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se esco-lheram e, todavia, são importantes umas para as outras, e é, sobretudo, essa capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade”. No encerramento, os agentes participaram de uma dinâmica, e os coordenadores Elvis Santos, da Paróquia São Roque e Mazzé Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, agradeceram o diácono pela presença, convidando a todos para se confraternizarem em um ágape.

PASCOM REGIONAL REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO

Por Ana Lucia Moreli Pazini - PASCOM São BeneditoFoto: Rogério Pazini - PASCOM São Benedito

SOLENIDADE DO SAGRADOCORAÇÃO DE JESUS

Por Rogério Pazini - PASCOM São Benedito

Na noite do dia 12 de junho, foi celebrada na Matriz de São Benedito a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, com santa missa pre-sidida pelo pároco, Padre Marcílio Gragefe auxiliado pelos ministros da Comunhão Eucarística. Na homilia, Padre Marcílio mencionou que na pregação de alguns teólogos a Igreja nasce no momento em que os soldados perfuram o coração de Jesus com a lança, fazendo jorrar água e sangue. A água simboliza o Batismo, ela nos torna ho-

mens novos. O sangue é o símbolo da Eucaristia, ele nos sustenta e nos dá a vida eterna. Esta é a maior manifestação do amor de Deus para com todos nós. Logo após, o pároco fez a benção das fitas e as entregou para duas novas integrantes, juntamente com a presença dos coordenadores, eladores e zelados do Apostolado da Oração.

“DOADOR ANÔNIMO” DEUS ABENÇOE A SUA

CONTRIBUIÇÃO.

Page 6: O Evangelizador 198 - Julho 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 6N o t í c i a s

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2015Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Batizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaA Secretaria Paroquial e a Pastoral do Batismo informam os batismos celebrados em junho na Paróquia São Benedito:

* 21 de Junho - Comunidade do Divino Espirito SantoMARYA GABRIELLY DA C. BERNARDOANNA BEATRIZ SANTOS FERNANDES

ISABELLE FRANCO EUGENIO

* 27 de Junho - Comunidade Santo Inácio de LoyolaHENRIQUE MARTINELLI DE OLIVEIRA

GABRIELLY VICTORIA SANTOS FERREIRA

Parabéns às crianças, adolescentes, pais e padrinhos.

RETIRO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Page 7: O Evangelizador 198 - Julho 2015

N o t a s d a Pa s c o m 7O EvangelizadorO EvangelizadorAniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

S

·01: Telmo Dias de Souza - Canto Litúrgico - São José Operário.·01: Daniel Causo - Graf Salto.·01: Benedito de Carvalho – Pastoral Matrimonial.

·01: Carla Denise L. S. Ribeiro – Leitora – Matriz.·01: Claudete Aparecida Matias - Past. Saúde - Santa Teresinha.·01: Ana Donizete Ferreira – Mãe Peregrina – Santo Inácio.·01: Emanuelle Bianca Dallara – Leitora – Santana e São Joaquim.·03: Diomar Cirelli – Pastoral Matrimonial.·03: José A. Carriel – Min. extraordinário da Comunhão – Matriz.·03: Maria Salete D. Zacharias – Ministra da Palavra – Divino.·04: Margarida G. de Campos – São José Operário.·05: Letícia C. Camargo – Canto Litúrgico – Sto Inácio de Loyola.·05: Rita de Cássia D. Cirelli – Divino.·05: Vanderlei Lázaro – Pastoral Matrimonial.·06: Vitor dos Santos – Pastoral do Batismo – Santa Teresinha.·06: Claudir Benedito Ribeiro – Pastoral da Liturgia – Matriz.·08: Ana Clara da Silva - Divino.·08: Maria José Santos Moreira - Past. da Saúde - Santa Teresinha.·08: Maria Camargo – Pastoral da Saúde – Matriz.·11: Suzete P. do Carmo – Caminho Neocatecumenal.·11: Emanuelle Bianca Dallara – Pastoral da Liturgia – Matriz.·11: Maria Maisla da Costa Tavares – Divino.·11: Célia Regina M. Bergantin – Cáritas.·11: Valdir Líbero – jornalista – “O Evangelizador”.·11: Maria Lúcia Alves – Santana e São Joaquim.·11: Celiane Ap. R. de Freitas – Leitora – Santana e São Joaquim.·12: José Valmir da Silva - Past. Acolhida - Santana e São Joaquim.·13: Simone de Freitas Damasceno – Pastoral da Liturgia – São José Operário.·13: Ana Maria R. Silva Mariano - Past. Acolhida - Santo Inácio.·13: Odete Barnabé Rodrigues – Pastoral da Liturgia – Divino.·13: Maria Cândida de Souza – Pastoral da Acolhida – Divino.·14: Amanda Antunes – Pastoral da Liturgia – São José Operário.·14: Maria Guinodice C. de Lima – Ministra extraordinária da Comunhão – Divino.·15: Jaime G. dos Santos - Past. Saúde - Santo Inácio de Loyola.·16: Maria do Carmo Toaliari Merchiol - Past. Acolhida - Santana.·16: Aparecido Buzo – Caminho Neocatecumenal.·17: Janice B. Salvadori – Pastoral da Acolhida – São José Operário.·18: Maria de Fátima L. Buzo – Caminho Neocatecumenal.

ANIVERSARIANTES JULHOANIVERSARIANTES JULHOANIVERSARIANTES JULHO

“...Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto.” (Jo, 20,29) Palavra de Jesus Cristo a Tomé, após sua profissão de fé. Assim caminha o Cristão, ou seja, pode até não ver e diante da incredulidade mundana passar por alguém que é visionário, mas Jesus está aqui. Ele se encarnou, habitou entre nós, nos mostrou o caminho para que possamos retornar ao Pai e não nos deixa órfãos, pois conosco ficou o Espirito Santo após Sua ressurreição e subida ao céu. Portanto, caminhemos na fé não deixemos nos levar pelas coisas que passam e apenas nos conduzem para a morte. Neste mês de julho celebramos mais algumas datas, conforme segue: 02, São Pedro de Luxemburgo, dia da Independência da Bahia e dia do Bombeiro; 03, SÃO TOMÉ, Apóstolo; 04, Santa Isabel de Portugal, dia Internacional do Cooperativismo; 05, Santo Antônio Maria Zaccarias; 06, Santa Maria Goretti; 08, São Procópio e dia do Panificador; 09, Santa Paulina e Dia da Revolução Constitucionalista (Estado de São Paulo); 10, Bem Aventurados Francisco, Abdul-Muti e Rafael Massabki e Dia Internacional da Pizza; 11, São Bento, e Dia Mundial da População; 12, Dia do Engenheiro Florestal; 13, São Joel, dia do Engenheiro Sanitarista e dia Internacional do Rock; 14, São Camilo de Lellis, dia Mundial do Hospital, dia Internacional da Liberdade e dia do Propagandista; 15, São Boaventura e dia Nacional do Homem; 16, Santa Maria Madalena e dia do Comerciante; 17, Bem Aventurado Inácio de Azevedo e Dia do Protetor da Floresta; 19, Dia do Futebol; 20, Dia Internacional da Amizade; 22, Santa Maria Madalena e São José da Palestina; 23, Santa Brígida e dia do Policial Rodoviário Federal; 25, São Tiago Maior, Apóstolo, São Cristóvão, Dia do Motorista, dia do Escritor e dia do Trabalhador Rural; 26, São Joaquim e

·18: José Panegiotti Teodorach – Pastoral Matrimonial.·18: Maria de Lourdes M. Tonello – Pastoral da Moradia.·18: Marcio Cruchello – Ministro extraordinário da Comunhão – Divino.·19: Adriana Ribeiro Aguiari – Canto Litúrgico – Divino.·19: Juliana Palagi – Leitora – São José Operário.·19: Laudicéia R. Guedes - Pastoral de Casais em Segunda União.·19: José Norberto da Silva – Mãe Peregrina – Matriz.·19: Maria Valentina P. Citore – Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.·20: Maria de Fátima Pereira – Pastoral da Liturgia – Matriz.·21: Alice Campitelli Cruchello – esposa do Diácono Antonio.·21: Iraídes D. Longatti – Caminho Neocatecumenal.·21: Fátima Aparecida Vinitti – Mãe Peregrina.·22: Moacir Ferro – Pastoral Fé e Política.·22: Francisca (Rosa) Nascimento Costal – Ostiária – Divino.·23: Cristiano Aparecido Zacchi – Leitor – Santana e São Joaquim.·23: Elenir Torres – Catequese de Primeira Eucaristia – Matriz.·23: Maria Adelina Pouza - Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.·24: Maria Inês A. Leite – Ministra extraordinária da Comunhão – Matriz.·24: Marli Boff Grageffe – Catequese de Primeira Eucaristia – Matriz.·25: Regina Célia S. Pólo – Pastoral da Acolhida – São José Operário.·25: Isadora de Barros Palhardi - Past. Liturgia – Santana e São Joaquim.·25: Laide A. de Jesus Leal – Leitora – Santa Teresinha.·25: Jacira C. Packer – Pastoral da Liturgia – Matriz.·26: Suzana Aparecida N. Baldi – Pastoral da Liturgia – Matriz.·26: Thaís Rizzi – Pastoral da Criança.·28: Maria Izabel Caetano da Silva – Mãe Peregrina – Matriz.·28: Pedro Ramos da Silva Júnior – Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.·29: Sonia Cortez Ribeiro - Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.·30: Maria Cristina Pouza Sontag – Pastoral da Moradia.·31: Antonio Nobre – Pastoral da Moradia.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - JULHO:·11: Valmir e Antonia Frank – São José Operário.·12: Heraldo V. e Maria Cristina Almeida – Santana e São Joaquim.·12: Jaime Gomes e Aparecida Martimbianco dos Santos – Santo Inácio.·17: Rubens e Maria de Lourdes L. Cordeiro – Santo Inácio de Loyola.·18: Milton Paschoal e Maria Valdeci B. Poiani – Matriz.·23: Faustino e Deise Maria D. Oliveira – Matriz.·24: Reginaldo Wanderley e Eliane Aparecida C. Maciel – Santana e São Joaquim.·24: Geraldo José e Edna Malaman Alvarenga – Matriz.·28: João Pedro e Odete Barnabé Rodrigues – Divino.·28: Valmir Vitor e Francieli Pritini Vitor – Santo Inácio de Loyola.·29: Cícero Pereira e Maria Inês Ferreira da Silva – Divino.

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

Bia Dalla Vecchia

PORTUGUESES: Dois portugueses estavam jogando pedras há algum tempo em um pé de manga, quando José fala para Manoel: - Ora, pois, Manoel, já tem um tempão que estamos jogando

pedras e não derrubamos nem uma manga. Vá procurar uma escada. Manoel sobe na escada e lá de cima do pé de manga fala para José: - Essa aqui está madura. E o portuga que ficou segurando a escada, diz: - É mesmo, então desce pra gente poder jogar pedra!

CRIANÇAS: A professora pergunta para o Paulinho: – Onde fica a América? E o Paulinho responde apontando com o dedo no mapa. A professora, então, pergunta para o Pedro: – Quem descobriu a América, Pedro? E Pedro respondeu, sem pestanejar: – Foi o Paulinho, professora!

Sant'Ana, dia dos Avós e Bisavós; 27, Santo Pantaleão e dia do Motociclista; 28, Santo Sansão e dia do Agricultor; 29, Santa Marta e Santa Beatriz de Roma; 30, São Pedro Crisólogo e dia do Cartaz; 31, Santo Inácio de Loyola. •CATEQUESES: Continuam abertas as inscrições para as catequeses de 1ª Eucaristia para crianças (na Secretaria Paroquial e nas Comunidades), Crisma para os adolescentes (na Secretaria Paroquial e nas Comunidades), e Catequeses sacramental para os adultos (somente na Secretaria Paroquial). As catequeses terão início no primeiro final de semana de agosto de 2015.

Page 8: O Evangelizador 198 - Julho 2015

8O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

itenta e seis crianças preparadas na Catequese de Primeira

OEucaristia receberam a Sagrada Comunhão em celebrações ocorridas na Matriz São Benedito e mais 4 comunidades da

paróquia: na comunidade Santa Ana e São Joaquim, dia 7 de junho;

comunidade Santa Teresinha, dia 13 de junho; comunidade Divino Espírito Santo, 14 de junho; comunidade Santo Inácio de Loyola, 20 de junho; comunidade Matriz, 21 de junho.

PRIMEIRAS EUCARISTIAS NA PARÓQUIA SÃO BENEDITO

Fotos: Rogério Pazini e Cidinha Dalla Vecchia

Comunidade Divino Espírito Santo

Matriz

Matriz Matriz

Matriz Comunidade Santa Terezinha

Comunidade Sant’Ana e São Joaquim Comunidade Santo Inácio de Loyola