o evangelizador 195 - abril 2015

8
Nº 195•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•ABRIL/2015•ANO 16 O Evangelizador O Evangelizador Cristo ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia! Cristo ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia! Cristo ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia! CRISTO HOJE RESTAURA NOSSA ESPERANÇA, DIZ PADRE MARCÍLIO NA VIGÍLIA PASCAL vigília Pascal de 2015 foi celebrada no dia 4 de A abril às 19h, no Espaço Missionário Festivo da Paróquia São Benedito, com intensa participação das seis comunidades, tendo como presidente o pároco Padre Marcílio Grafege, com participação dos diáconos permanentes Antonio Barcelides Cruchello e Edison da Silva Palagi. A cerimônia teve início com a benção do fogo novo no palco do Espaço Festivo, seguida pela procissão do círio pascal e a proclamação da Páscoa, por Fernando Marzullo, concluindo a primeira parte, Celebração da Luz. Na sequência tivemos a Liturgia da Palavra, uma sequência de leituras, onde todos puderam recordar as maravilhas de Deus na história, renovar e fortalecer a fé, culminando em uma bela homilia do pároco, onde deixou uma clara mensagem a todos: “Temos que ter consciência que Deus nos criou para vida. O único problema na vida é a morte, e por meio desta cometemos tantos pecados, e assim como aquelas mulheres, ficamos esperando quem tirará a pedra do nosso túmulo para que saiamos e tornemos à vida. Jesus restaurou a esperança dos apóstolos e restaura também a nossa. Ele te trouxe à comunidade hoje, para que conheças os mistérios da vida, e saiba que você vale muito, tem muita dignidade e precisa recuperar essa dignidade em Cristo ressuscitado. Cristo hoje restaura nossa esperança, abre para nós caminhos de salvação, através desta noite santa, tirando- nos das trevas da escuridão e dando-nos a luz”. A última parte da vigília foi a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística. A comunidade acolheu 7 novos membros: Arthur, Sara Cristina, Guilherme, Lara, Isabelle, Arthur e Ana Clara, alegrando-se juntamente com as famílias durante o batismo. Ana Lúcia M. Pazini

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 21-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 195 - Abril 2015

N º 1 9 5 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • A B R I L / 2 0 1 5 • A N O 1 6

O EvangelizadorO Evangelizador

Cristo ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia!Cristo ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia!Cristo ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia!

�CRISTO HOJE RESTAURA NOSSA ESPERANÇA�,DIZ PADRE MARCÍLIO NA VIGÍLIA PASCAL

vigília Pascal de 2015 foi celebrada no dia 4 de

Aabril às 19h, no Espaço Missionário Festivo da Paróquia São Benedito, com intensa participação

das seis comunidades, tendo como presidente o pároco Padre Marcílio Grafege, com participação dos diáconos permanentes Antonio Barcelides Cruchello e Edison da Silva Palagi. A cerimônia teve início com a benção do fogo novo no palco do Espaço Festivo, seguida pela procissão do círio pascal e a proclamação da Páscoa, por Fernando Marzullo, concluindo a primeira parte, Celebração da Luz. Na sequência tivemos a Liturgia da Palavra, uma sequência de leituras, onde todos puderam recordar as maravilhas de Deus na história, renovar e fortalecer a fé, culminando em uma bela homilia do pároco, onde deixou uma clara mensagem a todos: “Temos que ter consciência que Deus nos criou para vida. O único problema na vida é a morte, e por meio desta

cometemos tantos pecados, e assim como aquelas mulheres, ficamos esperando quem tirará a pedra do nosso túmulo para que saiamos e tornemos à vida. Jesus restaurou a esperança dos apóstolos e restaura também a nossa. Ele te trouxe à comunidade hoje, para que conheças os mistérios da vida, e saiba que você vale muito, tem muita dignidade e precisa recuperar essa dignidade em Cristo ressuscitado. Cristo hoje restaura nossa esperança, abre para nós caminhos de salvação, através desta noite santa, tirando-nos das trevas da escuridão e dando-nos a luz”. A última parte da vigília foi a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística. A comunidade acolheu 7 novos membros: Arthur, Sara Cristina, Guilherme, Lara, Isabelle, Arthur e Ana Clara, alegrando-se juntamente com as famílias durante o batismo.

Ana Lúcia M. Pazini

Page 2: O Evangelizador 195 - Abril 2015

e-mails: [email protected] / [email protected]

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 9 5D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / A B R I L2 0 1 5 • A N O 1 6

2O EvangelizadorO Evangelizador

Diretor Responsável: Pe. Marcilio GragefeJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla Vecchia (Coordenadora)Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Evelyn Pacheco / André Luis Santos / Ana Lucia M. Pazinie Rogério Pazini - Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

E X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I T O

e-mails: [email protected] / [email protected]

E d i t o r i a l

www.saltoluz.com.br

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

EstacionamentoEstacionamentoEstacionamentográtis p/ clientesgrátis p/ clientesgrátis p/ clientes

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua Guanabara, 67 - Jardim Maria José - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

EditorialEditorialEditorialA espiritualidade leva à Missão;

a Missão promove o anúncio e a Cari-dade; a Caridade se coloca em socorro aos pobres e excluídos.

A Campanha da Fraternidade de 2015 com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e o lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45) nos oferece pistas de ação para promover e defender a justiça social neste País tão atribulado do ponto de vista político, social e econômico. É momento propício de refletir como nós, os cristãos, estamos agindo como cidadãs e cidadãos.

“A fé cristã deve incidir em todas as dimensões da vida, e não só no âmbito privado. Ela deve chegar à expressão política, que apresenta entre suas finalidades principais a promoção do bem comum e da justiça social. O próprio Concílio Vaticano II afirma que a fé obriga os fiéis a cumprirem seus deveres terrenos e a colaborar com boa vontade e competência, nos mais variados campos da vida social” (CF 2015, 229).

Vivemos na Igreja um tempo forte de missão. Para ser missionário é preciso ter a espiritualidade que se exige de um cristão.

Espiritualidade que leva a viver plenamente a fé e a ter a disposição necessária para desempe-nhar a missão. O Papa Francisco chama todos os batizados a uma conversão missionária. O mandato missionário recebido de Jesus Cristo (cf. Mt28,19-20) pede uma Igreja em saída para testemunhar a alegria do Evangelho, da vida em Jesus Cristo. Diz o Papa: “Não quero uma Igreja preocupada em ser o centro; e ainda: Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o medo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção” (CF 2015, 231).

Se a espiritualidade nos leva à missão, entendamos que não basta bater às portas das casas e apartamentos e ler trechos bíblicos: é preciso encarnar a missão como um processo de conversão pessoal e comunitária, um exercício eficaz de testemunho e uma abertura à Caridade. A missão que nos leva a ter um diálogo com as pessoas, ajuda-las em seus problemas, ter uma visão clara da situação em que vivem. Eis uma pista para ações concretas: “Promover momentos para exercer o discernimento evangélico acerca do que ocorre na comunidade, bairro, cidade, e identificar

ameaças à vida (pontos de vendas de entorpecentes, prostituição, tráfico de pessoas, pessoas em situação de miséria, fatos ocorridos com pessoas, famílias e outros)” (cf. CF, 232).

Missão sem espiritualidade é missão sem poder; missão sem caridade é missão sem dever. Praticar a missionariedade por imposição ou para “seguir a onda” é desperdício de tempo e falso testemunho. A missão se completa pelo exercício espiritual e pela prática da caridade. Recorramos a São Tiago ((2,14-17): “De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? ...Se a um irmão ou irmã faltarem roupas e o alimento e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhe aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma”

Presbíteros, diáconos, religiosos e leigos: a hora é agora. Com espiritualidade, sejamos missionários; como missionários, pratiquemos a caridade. Com a caridade, exerceremos a missão no Espírito de Jesus, conforme seu Evangelho.

Espiritualidade, Missionariedade e CaridadeEspiritualidade, Missionariedade e CaridadeEspiritualidade, Missionariedade e Caridade

Diácono José Carlos Pascoal.

A celebração ocorreu no dia 27 de março, sexta-feira, as 19h30, no Salão “Dom Gabriel” do Centro Comunitário São Be-nedito e contou com a parti-cipação dos diáconos Antonio Barcelides Cruchello e Edison da Silva Palagi.

PREPARAÇÃO PARA O BATISMO DE CRIANÇAS NA PÁSCOA

Colaboração: Edson Souza -Coordenador Paroquial da Pastoral do Batismo

Page 3: O Evangelizador 195 - Abril 2015

3O EvangelizadorO Evangelizador A r t i g o d o M ê s

ARTIGO DO MÊS: Mensagem Urbi et Orbi do Papa Francisco

Por RedaçãoCIDADE DO VATICANO, 05 de Abril de 2015 (Zenit.org) Após a celebração Eucarística da Ressurreição do Senhor, o Papa Francisco se dirigiu ao balcão da Basílica Vaticana de onde dirigiu aos fiéis, suas felicitações de Santa Páscoa e concedeu a Bênção “Urbi et Orbi” à Cidade de Roma e ao mundo inteiro. Por isso, não houve homilia durante a Santa Missa. Apresentamos as palavras pronuncia-das pelo Santo Padre: Queridos irmãos e irmãs, Feliz Páscoa. Jesus Cristo ressuscitou! O amor venceu o ódio, a vida venceu a morte, a luz afugentou as trevas! Por nosso amor, Jesus Cristo despojou-Se da sua glória divina; esvaziou-Se a Si próprio, assumiu a forma de servo e humilhou-Se até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou e fê-Lo Senhor do universo. Jesus é Senhor! Com a sua morte e ressurreição, Jesus indica a todos o caminho da vida e da felicidade: este caminho é a humildade, que inclui a humilhação. Esta é a estrada que leva à glória. Somente quem se humilha pode caminhar para as “coisas do alto”, para Deus (cf. Col 3,1-4). O orgulhoso olha “de cima para baixo”, o humilde olha “de baixo para cima”. Na manhã de Páscoa, informados pelas mulheres, Pedro e João correram até ao sepulcro e encontraram-no aberto e vazio. Então se aproximaram e “inclinaram-se” para entrar no sepulcro. Para entrar no mistério, é preciso “inclinar-se”, abaixar-se. Somente quem se abaixa compreende a glorificação de Jesus e pode segui-Lo na sua estrada. A proposta do mundo é impor-se a todo o custo, competir, fazer-se valer… Mas os cristãos, pela graça de Cristo morto e ressuscitado, são os rebentos duma outra humanidade, em que se procura viver ao

serviço uns dos outros, ser não arrogantes, mas disponíveis e respeitadores. Isto não é fraqueza, mas verdadei-ra força! Quem traz dentro de si a força de Deus, o seu amor e a sua justiça, não precisa de usar violência, mas fala e age com a força da verdade, da beleza e do amor. Do Senhor ressuscitado implora-mos hoje a graça de não cedermos ao orgulho que alimenta a violência e as guerras, mas termos a coragem humilde do perdão e da paz. A Jesus vitorioso pedimos que alivie os sofrimentos de tantos irmãos nossos perseguidos por causa do seu nome, bem como de todos aqueles que sofrem injustamente as consequências dos conflitos e das violências em curso, e que são tantas. Pedimos paz, antes de tudo, para a amada Síria e o Iraque, para que cesse o fragor das armas e se restabeleça a boa convivência entre os diferentes grupos que compõem estes amados países. Que a comunidade internacional não permaneça inerte perante a imensa tragédia humanitá-ria no interior destes países e o drama dos numerosos refugiados. Imploramos paz para todos os habitantes da Terra Santa. Possa crescer entre israelitas e palestinenses a cultura do encontro e se retome o processo de paz a fim de pôr termo a tantos anos de sofrimentos e divisões. Suplicamos paz para a Líbia a fim de que cesse o absurdo derramamento de sangue em curso e toda a bárbara violência, e aqueles que têm a peito o destino do país se esforcem por favorecer a reconciliação e construir uma sociedade fraterna que respeite a dignidade da pessoa. E alme-jamos que, também no Iémen, prevaleça uma vontade comum de pacificação a bem de toda a população. Ao mesmo tempo, confiamos esperançosos ao Senhor, que é

tão misericordioso, o acordo alcançado nestes dias em Lausanne, a fim de que seja um passo definitivo para um mundo mais seguro e fraterno. Do Senhor Ressuscitado implora-mos o dom da paz para a Nigéria, o Sudão do Sul e as várias regiões do Sudão e da República Democrática do Congo. De todas as pessoas de boa vontade se eleve incessante oração por aqueles que per-deram a vida assassinados na quinta-feira passada numa Universidade de Garissa, no Quénia, por quantos foram raptados, por quem teve de abandonar a própria casa e os seus entes queridos. A Ressurreição do Senhor leve luz à amada Ucrânia, sobretudo àqueles que sofreram as violências do conflito nos últimos meses. Possa o país reencontrar paz e esperança, graças ao empenho de todas as partes interessadas. Paz e liberdade, pe-dimos para tantos homens e mulheres, sujeitos a formas novas e antigas de escra-vidão por parte de indivíduos e organizações criminosas. Paz e liberdade para as vítimas dos traficantes de droga, muitas vezes aliados com os poderes que deveriam defen-der a paz e a harmonia na família humana. E paz pedimos para este mundo sujeito aos traficantes de armas, que lucram com o sangue dos homens e das mulheres. Aos marginalizados, aos encarce-rados, aos pobres e aos migrantes que tantas vezes são rejeitados, maltratados e descartados; aos doentes e atribulados; às crianças, especialmente as vítimas de violência; a quantos estão hoje de luto; a todos os homens e mulheres de boa vontade chegue a voz consoladora e curativa do Senhor Jesus: “A paz esteja convosco!” (Lc 24,36). “Não temais! Ressuscitei e estou convosco para sempre!” (cf. Missal Romano, Antífona de Entrada no dia de Páscoa).

O Papa recorda que somente quem se abaixa compreende a glorificação de Jesus. Pede paz e que cesse o absurdo derramamento de sangue

Batizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaMATRIZ SÃO BENEDITO

15 DE MARÇO:� WELYSON KLEISON CUNHA MIRANDA

� MIGUEL DE CASTRO CARVALHO

Parabéns às crianças, pais e padrinhos. Todas as nossas esperançasTodas as nossas esperanças

na eternidade estão na eternidade estão

contidas nesta simplescontidas nesta simples

expressão de triunfo.expressão de triunfo.

Todas as nossas esperanças

na eternidade estão

contidas nesta simples

expressão de triunfo.

Jesus ressuscitou!Jesus ressuscitou!Jesus ressuscitou!

JM Auto Peças

COMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇAS

Rua 24 de Outubro, 1297 - Vila Henrique - Salto/SP

Peças deInjeção Eletrônica

VW - FIAT - FORD - GM

Page 4: O Evangelizador 195 - Abril 2015

Rua Palma de Ouro, 15 - Vila Progresso - Salto - SP

• Bicicletas Novas• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço• Peças • Serviço

• Qualidade• Qualidade

• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço

• Qualidade

MONTAMOS SUA BIKE A SEU GOSTO

Vigília Pascal: Padre Marcílio introduz os cravosno Círio Pascal, na celebração da Vigília Pascal

Vigília Pascal: Diácono Antonio Cruchellobatiza criança na Vigília Pascal

Domingo de Ramos: Presbitério no Domingo de Ramos

Lava-pés: Padre Marcílio lavando os pés de umfiel na Quinta-feira Santa

Ceia do Senhor: Traslado do Santíssimo Sacramentodo Espaço Festivo para a Matriz São Benedito

Vigília Pascal: Salmistas animando o canto na Vigília Pascal

4O EvangelizadorO Evangelizador S e m a n a S a n t a 2 0 1 5

FOTOS DESTA EDIÇÃO: CIDINHA DALLA VECCHIA, VALDIR LÍBERO, ROGÉRIO PAZINI � PASCOM SÃO BENEDITO.

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Fone: (11) 4029-1046

Rua Dr. Barros Júnior, 435 - Centro - Salto / SP

Page 5: O Evangelizador 195 - Abril 2015

BÍBLIAS, LIVROSARTIGOS RELIGIOSOS,

PARAMENTOS EOBJETOS LITÚRGICOS

Tel.: (11) 4022-0415

Desde1985

Rua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPRua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected] - [email protected] Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected]

MARANATHAVem Senhor Jesus !

LIVRARIA

Adoração da Cruz: Adoração da Cruz na MatrizSão Benedito na Sexta-feira Santa

Domingo de Páscoa: Padre José Luiz presidiu a missa doDomingo de Páscoa na Matriz São Benedito

Adoração da Cruz: Adoração da Cruz naComunidade São José Operário

Adoração da Cruz: Adoração da Cruz naComunidade Divino Espírito Santo

Via Sacra: Via-sacra na Sexta-feira Santa,após sair da Comunidade Santa Ana e São Joaquim

5O EvangelizadorO Evangelizador S e m a n a S a n t a 2 0 1 5

FOTOS DESTA EDIÇÃO: CIDINHA DALLA VECCHIA, VALDIR LÍBERO, ROGÉRIO PAZINI � PASCOM SÃO BENEDITO.

Adoração da Cruz: Adoração da Cruz naComunidade Santo Inácio de Loyola.

Page 6: O Evangelizador 195 - Abril 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 6N o t í c i a s

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2015Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

O COMIJU (Comunidade Mis-sionária da Juventude) convida os paro-quianos de São Benedito e todo o povo de Deus a participar do show de prêmios em prol do envio de jovens para a Jornada Mundial da Juventude que se realizará no mês de julho de 2016, em Cracóvia, Polônia. Além do show de prêmios, convi-damos você e sua família para confra-

ternizar e provar bons quitutes em três noites de muita alegria! O evento acon-tecerá no Espaço Missionário Festivo da Paróquia de São Benedito, nos dias 17,18 e 19 de abril, as 19h. O Espaço Missionário Festivo São Benedito fica na Rua General Gli-cério, 589, Vila Nova - Salto/SP.

COMIJU promove eventos em vistas da JMJ de 2016

Colaboração: Fernando Gomes

A Pastoral Fé e Política e o Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Jundiaí organiza a IV Caminhada dos Mártires da diocese, que será realizada na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antonio de Pádua de Louveira, no dia 21 de abril, terça-feira, Feriado Nacional do dia de Tiradentes. No dia 28 de março, na sede da Caritas Paroquial de Louveira, os agentes coorde-nadores fizeram uma exposição do que é e como realizar a Caminhada dos Mártires. Ficou definido tam-bém o roteiro. A Caminhada terá início às 08h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens e terá as seguintes paradas: •1ª Parada: será ao lado do Córrego Santo Antonio, sendo responsável a Pastoral da Ecologia;•2ª Parada: será sobre moradia, na Terra da Uva, sendo responsável a

Pastoral Fé e Política de Louveira;•3ª Parada: será sobre a criança e adolescente, no CCJ, sendo responsáve l a Pas tora l da Juventude;•4ª Parada: será sobre a Unidade, na Praça da Bica, sendo responsá-vel a Pastoral Fé e Politica de Lou-veira;•5ª Parada: será sobre a Reforma Política, na Secretaria de Cultura, sendo responsável a Pastoral Fé e Política Diocesana;•6ª Parada: será sobre a Cam-panha da Fraternidade de 2015, na Praça da Matriz, sendo responsável a coordenação paroquial da CF. O encerramento da Ca-minha dos Mártires será com a Missa na Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

IV Caminhada dos Mártires em Louveira Na Quinta-feira Santa, 1º de abril, ao cele-brar a Missa do Santo Crisma na Catedral Nossa Senhora do Desterro, o Bispo Dio-cesano, Dom Vicente Costa, abençoou o óleo dos enfer-mos e dos catecúmenos e consagrou o óleo do crisma, óleos estes que serão usados, durante o ano, nas paró-

quias. Dom Vicente recordou aos sacerdotes que “o Senhor nos ungiu em Cristo com óleo de alegria” e destacou que esta alegria tem três pontos significativos, pois “é uma alegria que nos unge, é uma alegria incorruptível e é uma alegria missionária que irradia e atrai a todos”. Os padres renovaram suas promessas sacerdotais feitas na sua Ordenação. Outro momento importante desta celebração de Ação de Graças foi a entrega da 1ª Carta Pastoral de Dom Vicente aos presbíteros. Além das centenas de fiéis que celebraram na Catedral, os fiéis católicos internautas puderam acompanhar a Missa dos Santos Óleos pela TV Arca da Aliança, de Várzea Paulista.

Missa do Crisma reúne clero

Por: Jussane Cristina � O Verbo, Diocese de Jundiaí

Claudinho Nascimento -Fé e Política

Page 7: O Evangelizador 195 - Abril 2015

N o t a s d a Pa s c o m 7O EvangelizadorO EvangelizadorAniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

S

·01: Matilde Gaspar Gibin – Pastoral da Criança.·01: Maria Cristina A. Buzo – Leitora – Santa Teresinha.·01: José Carlos M. Caldeira – Comunidade Matriz.·02: Suzete A. T. Bagdonavicius – Ministra da

Comunhão – Santa Ana e São Joaquim.·03: Antonia Alves Franck – Leitora – São José Operário.·03: Sonia Aparecida Teixeira – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.·03: Rosângela T. de Carvalho – Pastoral Matrimonial.·04: Edson B. Souza – Pastoral do Batismo – Santa Ana e São Joaquim.·05: Maria do Carmo C. Lui – Santa Ana e São Joaquim.·06: Célia Cristina E. S. Loate – Santa Ana e São Joaquim.·07: Maria Izabel Nascimento – Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.·07: Kellen R. R. Fernandes - Pastoral de Casais em 2ª União.·08: Luiz Carlos Aguiari – Canto Litúrgico – Divino.·09: Genivaldo S. Almeida – Ministro extraordinário da Comunhão – Matriz.·10: João Luiz Anhaia – Santa Teresinha.·10: Márcia Godoy – Catequese de Adultos.·11: Vera Aparecida T. Souza – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.·11: Miriam Jesus dos Santos - Canto Litúrgico – Santo Inácio.·12: Fabiana Aparecida Gaspar – Canto Litúrgico – São José Operário.·12: José Galvão – Pastoral da Acolhida – Matriz.·14: Maria Valdeci B. Poiani – Pastoral da Liturgia – Matriz.·15: Vitória Batista Marques – Ostiária – Santa Teresinha.·15: Jacy Lino Alves Júnior – Ministro extraordinário da Comunhão – Divino.·16: Maria Cleide Alves – Ostiária – Santo Inácio. ·17: Messias Maciel Romão – Ministro extraordinário da Palavra – Santa Teresinha.·18: Maria de Fátima P. Aguiar – Pastoral da Liturgia – Matriz.

ANIVERSARIANTES ABRILANIVERSARIANTES ABRILANIVERSARIANTES ABRIL

Ele ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou! Passamos pelo tempo da espera, da reflexão, da experiência de se estar em um deserto, porém com a oportunidade de conversar, dialogar com o Pai por meio da Palavra, da Eucaristia, da Comunidade e mais ainda ao se colocar a disposição do próximo para servi-lo, afinal essa é a missão do cristão. Cristo veio cumprir a vontade do Pai, sua missão maior colocar-se a serviço e dar a vida pelo irmão e Ele assim o fez no madeiro. Assim Ele nos resgatou e nos deu a possibilidade de experimentar concretamente na própria história, que somos de Deus. Somos imagem e semelhança de Deus, assim sendo ao fazermos a passagem temos a oportunidade de nos redimir e viver nossa missão de cristãos, ainda nesse mundo. Que saibamos dizer: “Eis-me aqui Senhor... prá fazer Tua vontade e viver no Teu amor”. Neste mês de ABRIL, alguns eventos se destacam, conforme segue: 02, Instituição da Santa Ceia e Lavapés; 03, Paixão do Senhor; 04 VÍGILIA PASCAL; 05, PÁSCOA DO SENHOR; 07, São João Batista de La Salle, Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional do Jornalista; 08, Dia Mundial da Luta contra o Câncer; 09, Maria de Cleófas; 10, São Miguel dos Santos; 12, Festa da DIVINA MISERICÓRDIA; 13, Nossa Senhora da Penha e Dia do Hino Nacional Brasileiro; 14, Dia do Pan-Americanismo; 15, Santa Anastácia, Dia do Desenhista e Dia da Conservação do Solo; 16, Dia Mundial da Voz; 17, Santo Hermógenes e Dia Mundial do Portador de Hemofilia ; 18, Santa Faustina e Dia Nacional do Livro; 19, Santo Expedito, Dia do Indio e Dia do Exército; 20, Santo Antonino e Dia do Diplomata; 21, Santo Anselmo, Dia de Tiradentes, Dia do Metalúrgico e Dia do Policial Civil e Policial Militar; 22, Descobrimento do Brasil (515º ano), Dia Internacional da Terra e Dia da Aviação de Caça; 23, São Jorge , Dia Mundial do Livro, Dia do Direito Autoral e Dia Mundial do Escoteiro; 24, São Fidélis de

·19: José Venâncio – Ministro da Comunhão – Matriz.·19: Maria José César – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.·20: Wanda Micai Imene – Caminho Neocatecumenal.·20: Antonio Jair R. Vilela – Ministro da Palavra – Santa Ana.·20: Rosa Celeste Z. Stringhi – Pastoral da Mãe Peregrina – Santana.·21: José Valentim Piloto – Pastoral do Canto Litúrgico – Santa Terezinha.·23: Vera Lúcia Lopes de Souza – Pastoral da Liturgia – Matriz.·24: Teresa Onória G. Palhardi – Catequese de Primeira Eucaristia – Santa Ana.·24: Terezinha de Jesus de Souza – Apostolado da Oração – Divino.·24: Maria José F. R. Teodorach – Pastoral Matrimonial.·25: Ana Leonilda Garletti Quarcioni – Pastoral da Moradia.·26: Maria Silvestre – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.·26: Aparecido Odival Alves Lima – Canto Litúrgico – Divino.·26: Dalmo Bergantin – Pastoral da Moradia.·29: Diácono José Carlos Pascoal.·29: Maria Lúcia Marinho – Leitora – Divino.·29: Marilda Rinck da Silva – Leitora – Divino.·30: Márcia Regina S. Reis – Leitora – Santa Teresinha.·30: Beatriz Pianucci – Apostolado da Oração – Divino.·30: Rute R. M. Martinelli - Pastoral de Casais em Segunda União.·30: Antonia Sombini da Silva – Ministra extraordinária da Comunhão – Matriz.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - ABRIL:· 14: Jair e Julita Hernandez Vieira – Divino.·14: José Angelo e Regina Martins Gianotto – Santana e São Joaquim.·15: Diácono José Carlos e Maria Ester S. Pascoal.·15: Gumercindo e Maria Madalena Tomezani de Oliveira – Divino.·16: Amaro Luiz e Rizonete dos Santos Ferreira – Divino.·17: Roberto e Lurdes Vieira Cecílio – Matriz.·17: Moacir e Lucilene P. Cunha Santos – Santana e São Joaquim.·22: Romeu e Laide A. Jesus Leal – Santa Teresinha.·24: José Norberto e Maria Izabel da Silva.·26: José Willians e Gisele Zanoni Garcia - Divino.

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

Rir é muito bom!!!Bia Dalla Vecchia

ADVOGADOS: Dois advogados estão saindo do fórum, quando um vira para o outro e diz: - E então, vamos tomar alguma coisa? E o outro prontamente responde: – Vamos, de quem?

BÊBADO: O bêbado entrou na contramão e o guarda o deteve: – Onde o senhor pensa que vai? – Bom... eu ia pruma festa, mas parece que acabou... tá todo mundo voltando!

Sigmaringa, Dia Internacional do Jovem Trabalhador e Dia do Operador de Triagem e Transbordo; 25, São Marcos Evangelista e Dia do Contabilista; 26, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e Dia Mundial de Orações pela Vocações; 27, Santa Zita, Dia da Empregada Doméstica e Dia do Engraxate; 28, São Pedro Chanel, Dia da Educação, Dia da Sogra e Dia Mundial do Sorriso; 29, Santa Catarina de Sena e dia 30, São Pio V, Dia Nacional da Mulher e Dia do Ferroviário.

Page 8: O Evangelizador 195 - Abril 2015

8O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

A Festa do Padroeiro da Comunidade São José Ope-rário, da paróquia São Benedito terá início com a Novena Preparatória, que será celebrada em casas de fiéis da Comunidade. Terá a seguinte programação (sempre às 19h30): 14 de abril, terça-feira, residência de José e Alessandra Gil; 15 de abril, quarta-feira, residência de José James e Aparecida M. Nicácio; 16 de abril, quinta-feira, residência de Jorge e Rosângela Paixão Almeida: 17 de abril, sexta-feira, residência

de Jesus e Juraci Basso; 20 de abril, segunda-feira, residência de João e Marlene Lammoglia; 22 de abril, quarta-feira, residência de Paulo e Aparecida Lopes; 23 de abril, quinta-feira, residência de Eduardo e Jandira Baldini; 24 de abril, sexta-feira, residência de Rosana Paixão; 27 de abril, segunda-feira, residência de Pedro e Lourdes Bethiol. O Tríduo será celebrado na Igreja da Comunidade, as 19h30, com a seguinte programação: 28 de abril, terça-feira, missa presidida pelo padre Enéas de Camargo Bête, da paróquia Cristo Rei; 29 de abril, quarta-feira, missa presidida pelo padre José Luiz Nascibem, da paróquia São Benedito; 30 de abril, quinta-feira, missa presidida pelo padre Edélcio Francisco Ferreira Netto, da paróquia São Camilo de Itu. O ponto alto da Festa de São José Operário será no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, com missa e procissão às 09h, presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe. A Igreja da Comunidade São José Operário fica na Rua Paul Harris, 272 - Jardim Maria José. FESTA SOCIAL: Será realizada no dia 09 de maio, sábado, a partir das 19h, no Espaço Missionário Festivo São Benedito, situado à Rua General Glicério, 589 – Vila Nova, com sensacional Show de Prêmios e lanchonete completa no local. Adquiram suas cartelas e colaborem com a Comunidade.

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

FESTA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO NO JARDIM MARIA JOSÉ

Vigília Pascal com o Caminho Neocatecumenalcomeçou na praça do Largo São Benedito