o evangelizador 149 - junho 2011

8

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 23-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 149 - Junho 2011
Page 2: O Evangelizador 149 - Junho 2011

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. João Benedito Pires das Neves

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha D. V. Alves

Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Claudimara Torres

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 4 9D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / J U N H O2 0 1 1 • A N O 1 3

E d i t o r i a l 2O Evangelizador

Mensagem do Padre

Solenidade de Corpus Christi

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2011Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Pe. João Benedito Pires das Neves

A Solenidade do Santíssimo Corpo e do Santíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo será celebrada em cada Paróquia da cidade. A medida é muito prática, pois possibilita maior participação de fiéis de suas próprias comunidades nos tríduos preparatórios e ornamentação de ruas, quando necessárias.Por outro lado, quebra uma tradição da cidade de se ter a procissão por boa parte da Rua 9 de julho, da Igreja São Benedito até o Pavilhão das Artes (antiga Concha Acústica), com a Missa solene sendo celebrada nesse local. Durante muitos anos foi organizada somente pela Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, passando depois do ano 2000 a ser organizada pelas demais paróquias em revezamento. Mais de 12 mil pessoas participavam do grande evento.A Pastoral Litúrgica da Paróquia São Benedito, tendo à frente Edison Palagi e Marcelino Nicolau, prepara com muito zelo e carinho essa solenidade. Trata-se de importante momento eucarístico, de oportunidade para que os católicos testemunhem sua fé e adorem a Cristo Pão Vivo descido dos céus.São Benedito, nosso padroeiro, nos deixou um legado muito grande de fervor eucarístico, sempre foi adorador por excelência. Muitos momentos do seu dia e da sua semana eram vividos diante do Santíssimo Sacramento. Que esse testemunho do padroeiro nos incentive a viver cada vez mais o ardor e fervor de adoradores, para que o Espírito do Senhor nos capacite para sermos autênticos missionários e próximos dos mais necessitados.

Já passamos o Tempo da Páscoa, es-tamos cele-

brando com fé a vinda do Espírito Santo em Pentecostes. Estamos pedindo ao Senhor que envie sobre nós as graças do Espírito Santo para que possamos ter a força de Deus para termos a vitória em nossa vida. No Tempo Pascal a Palavra de Deus nos motiva à perseverança e a reavivarmos o nosso Batismo. Com certeza o B a t i s m o n o s c o n c e d e o Pr imeiro Dom de Deus derramado no Coração do Cristão: O Espírito Santo. Por isso todas as comunidades celebram o dia de Pentecostes com fervorosa Piedade porque Ele é para nós fonte de todas as bênçãos. Em nossa profissão de fé Cristã, nós aclamamos: Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a Vida e procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Nossa fé afirma que o Espírito Santo é Senhor da Vida e que dá a Vida. Todo ser que respira tem seu sopro vivificante pela graça do Espírito. Ao aproximarmos da Solenidade de Pentecostes as comunidades cristãs, pie-dosamente, fazem exercícios espirituais e orações para suplicar ao Pai e ao Filho que envie do Céu o Espírito Santo de Deus. Sabemos que Ele é fundamental à vida eclesial, pois é Ele que santifica todas as pessoas para que vivam a fé Trinitária (Santíssima Trin-dade). Ele capacita nossa mente e nosso coração para o

aprendizado dos valores fundamentais da fé. Sem o Espírito Santo dificilmente alguém é capaz de acreditar e viver a fé. E por isso somos batizados para entrar na Igreja e fazer parte do Corpo Místico de Cristo. Pelo Dom do Espírito Santo formamos a unidade e a comunhão no Corpo de Cristo, que é a Igreja. Pela graça santificante do Espírito Santo todas as coisas podem ser santificadas, pela benção e oração da Igreja, para que a nossa vida seja mais santa e agradável diante de Deus e da comunidade. Pela mesma graça santificante do Espírito Santo a Igreja a d m i n i s t r a t o d o s o s Sacramentos para que se-j a m o s s a n t i f i c a d o s e fortalecidos durante a nossa peregr inação te r res t re . Também acreditamos que pela vinda do Espírito Santo recebemos os sete Dons: Fortaleza, Piedade, Temor de D e u s , E n t e n d i m e n t o , Conselho, Ciência e Sabe-doria. Eles edificam os Cristãos para que possam viver neste mundo com justiça, equilíbrio e santidade, construindo a cultura da Caritas Christis (Caridade de Cristo) e da Paz. O Espírito Santo transcende nosso Ser para a certeza da Ressurreição e da participação no Reino Celestial de Cristo, Ele Santifica nossos corpos para descansarmos, com Cristo, em paz.

Os agentes da Pastoral da Saúde se mobilizaram para a Páscoa dos Enfermos, que foi celebrada na Matriz São Benedito no dia 28 de maio, às 09h30. Padre João Benedito presidiu a Missa, concelebrada pelo Padre Edmilson. Ambos minis-traram o Sacramento da Unção dos Enfermos aos doentes e idosos preparados. “Cada um tem suas dores e

enfermidades, ela é pessoal e deve ser suportada como sacrifício de conversão”, disse Padre João Benedito na homilia. Após a Celebração foi servido almoço aos participantes, no Espaço Missionário Festivo. A orquestra de Violeiros “Família Caipira” animou a Liturgia da Missa e também o almoço. A Pastoral da Saúde ofereceu lembranças da Páscoa dos Enfermos a todos os participantes.

PÁSCOA DOS ENFERMOS NAMATRIZ SÃO BENEDITO

Claudimara Torres - Pascom São Benedito

Page 3: O Evangelizador 149 - Junho 2011

A r t i g o d o M ê s 3O Evangelizador

ARTIGO DO MÊS:ENVIA TEU ESPÍRITO, SENHOR, E RENOVE A FACE DA TERRA

Antonia Inácia A. LeopoldinoComunidade 1

Caminho Neocatecumenal.

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

UA RE E E GA Ã COM C FLS D D LI Ç O A P

REDE fác li CPFL

www.saltoluz.com.br

Tel.: (11) 4029.5009 - Fax: (11) 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Indústria Mecânica Ltda

O Salmo 103 (104), 30, diz que o ESPÍRITO DE DEUS está na origem do SER e da VIDA. E o convite do Senhor na solenidade de PENTECOSTES, é per-cebermos o amor que DEUS PAI tem ao FILHO, e este amor chama-se ESPÍRITO SANTO. Todas as vezes que nos reunimos para preparar ou celebrar, qualquer que seja a ocasião na nossa Igreja, sempre iniciamos com a invocação do Espírito Santo, porque conhecemos vem a palavra de Jesus: “SEM MIM NADA PODEIS FAZER”.

Humanamen t e a t é podemos tentar por nós mesmos sermos bons, a tenc iosos , educados, compreensivos, amar o esposo, a esposa, os nossos

pais, filhos, parentes, amigos etc. mas até o ponto em que eles não nos contrariem, até que não nos façam sofrer e nos coloquem na morte, na morte do nosso SER. Aí então é que precisamos da FÉ, do ESPÍRITO SANTO que recebemos no dia do nosso BATISMO.

A FÉ que recebemos da IGREJA é um dom de Deus que vem colaborar conosco na medida que correspondermos a sua ação na nossa vida, o nosso compromisso de renovar a face da Terra. E o que precisa ser renovado hoje na terra? A natureza bela, útil, protetora, criada por Deus para servir o homem? Mas este mesmo homem a vem destruindo

cont inuamente com des-matamentos, matança de animais, queimadas, lixo etc. E aí se fazem campanhas de reciclagem, gastam-se fortunas para limpar a poluição dos rios, do ar, os efeitos da radiação atômica, que causam doenças e mortes.

O mais urgente hoje na terra é renovar o coração do homem. Como se encontra ele hoje? Vivendo na morte do pecado, este que tem um efeito devastador como um tsunami que arrasta e destrói tudo e todos que apareçam à sua frente, daí vêm as violências, os roubos, os assassinatos, o abandono, a corrupção (não só dos outros ou como notícia de

jornal ou TV, mas na nossa própria vida, dentro da nossa casa).

Mas , Jesus pagou gratuitamente com seu sangue na Cruz todos esses nossos pecados, dá-nos VIDA novamente, renova nosso SER, envia seu ESPÍRITO, e aque les que o recebem, encontram forças para renovar a face da terra com serenidade e tranquilidade, na confiança de que não estamos sós, mas podemos viver a PAZ, que nesse dia de PENTECOSTES Ele também enviou a seus discípulos.

PAZ“Como discípulosde Jesus, caminhamos

para a paz”

Mt 10,37-42. Com Jesus chegou o juízo de Deus (vv.34-36). Ora, este juízo é a tentativa de salvar o homem. A salvação é um amor por ele maior do que qualquer afeto: quem recebe a vida em dom deve fazer dela um dom, assim a vida tem sentido (vv.37-39); este amor torna o discípulo missionário semelhante a Ele, que é o Filho entregue nas mãos dos irmãos como Ele se entrega nas mãos do Pai. Quem acolhe o discípulo missionário, acolhe, portanto, o Filho, e ele próprio se torna filho que acolhe o Pai.

Mt 11,25-30. Jesus vive num contexto de desprezo e incredulidade. Somente os simples são capazes de acolher a revelação do Pai, revelada nas ações e palavras de Jesus (v.25). Os sábios e entendidos são, no contexto deste Evangelho, o mestres da Lei e os fariseus, que conhecem a Lei de Moisés, mas desprezaram a Jesus. Por isso Jesus convida os simples a se tornarem seus discípulos, seguindo os seus passos como modelo de Mestre, em obediência à vontade do Pai. Assim, o Reino de Deus é revelado aos simples.

Mt 13,1-23 A parábola do semeador. Esta parábola pronunciada por Jesus é para responder às objeções de quem não viu chegar o Reino que ele anunciava. A parábola coloca diante dos olhos de seus discípulos a grandiosa colheita final, dizendo-lhes: animo! Não devem desanimar! Apesar do fracasso aparente e de sua presença oculta, a chegada do Reino é incomparável e o resultado final será maravilhoso. O sentido das parábolas: as palavras Mt 13,12 são a chave para entender o mistério do acolhimento e do desprezo do Reino. Jesus aplica este refrão à acolhida do Reino: aqueles que acolhem o Reino com fé, cada vez mais profundamente descobrirão o seu mistério, enquanto que aqueles que somente o acolhem superficialmente acabarão por abandoná-lo. Explicação das parábolas: é uma exortação aos cristãos da comunidade para que a primeira adesão ao Evangelho não seja sufocada pelas dificuldades com que se encontram. Todos são chamados a entender, isto é, conhecer e colocar em prática os ensinamentos de Jesus.

O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS - CONTINUAÇÃO

Padre Edmilson de Abreu Silva

Page 4: O Evangelizador 149 - Junho 2011

1 ª E u c a r i s t i a 4O Evangelizador

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

Lojas Plaza Shopping (Itu) e Polo Shopping (Indaiatuba)

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

Em Missa presidida pelo Padre Edmilson de Abreu Silva, Vigário Paroquial, 24 crianças, preparadas pelas c a t e q u i s t a s J a n i c e e Rosângela receberam pela primeira vez a Eucaristia. A Missa foi celebrada no dia 14 de maio, sábado, às 18h30, na be la Igre ja Santa Teresinha, Jardim Santa Teresinha e Vila Flora. Na

homília Pe. Edimilson disse que o mais importante que eles receberam e que devem praticar é o amor ao próximo, participar da missa aos domingos e serem obedientes aos seus pais.

COMUNIDADE SANTA TERESINHA

Claudimara Torres - Pascom São Benedito

Padre João Benedito Pires das Neves, Adminis-trador Paroquial, presidiu a Missa e ministrou a 1ª Eucaristia a 35 crianças da Com-unidade Santana e São Joaquim. As mesmas fo ram preparadas du-

rante dois anos pelos catequistas coordenados por Cesário Loatti Neto, Sônia Aparecida C. de Souza e Tereza Onória Guilger Palhardi.

COMUNIDADE SANTANA E SÃO JOAQUIM

CRIANÇAS CELEBRAM 1ª EUCARISTIA

Colaboração: Wellington Gessoli

Pad re Ed -milson de Abreu Silva, Vigário Paroquial, presidiu a Santa Missa e ministrou a Primeira Eucaristia a 54 crianças prepa-radas pelos cate-quistas da Comu-nidade em 3 turmas. Esse é o segundo maior número de crianças da Paróquia,

superada apenas pela Comunidade Matriz. A Celebração aconteceu no sábado, 21 de maio. Grande número de fiéis da comunidade, além de convidados das famílias superlotou a Igreja de Santo Inácio de Loyola.

Célia Escano - Comunidade Santo Inácio

COMUNIDADE SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Page 5: O Evangelizador 149 - Junho 2011

1 ª E u c a r i s t i a 5O Evangelizador

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

No dia 22 de maio, 58 crianças r e c e b e r a m p e l a primeira vez a Sa-grada Comunhão, em Missa presidida pelo Padre João Benedito Pires das Neves, as 09h, na Matriz São Benedito. Foram 2 anos de caminhada, com muita colaboração

dos pais, auxiliando o trabalho das catequistas. A Igreja Matriz esteve completamente lotada pelos pais, familiares e convidados das crianças.

MATRIZ DE SÃO BENEDITO

Cidinha Dalla Vecchia - Pascom São Benedito

Dia 29 de maio foi um dia de festa para a comunidade de São José Operário. Nesse dia, 27 crianças receberam a sua primeira Eucaristia das mãos do Vigário Paroquial, Padre Edmilson de Abreu Silva. O Salão de Cele-bração estava comple-tamente tomada pelas crianças, pais, parentes e

convidados, que se juntaram às pessoas da Comunidade para celebrar a grande festa eucarística. Padre Edmilson salientou em sua homília que a obediência à Palavra, o convívio em comunidade e o amor ao próximo são alguns dos frutos da comunhão Eucarística. Foi um domingo certamente inesquecível para todas as crianças que receberam pela primeira vez o Corpo e o Sangue de Cristo na Eucaristia.

COMUNIDADE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Edison Palagi - Comunidade São José Operário

Na Comunidade Divino Espírito Santo 36 crianças re-c e b e r a m a 1 ª Eucar i s t ia . E las foram preparadas pelos catequistas durante o período de 2 anos. Entraram r a d i a n t e s p e l o corredor da Igreja, t ra jadas d igna-mente para receber pela primeira vez o

Corpo Santo de Cristo. Padre Edmilson presidiu a Celebração, auxiliado pelos diáconos Pascoal, assessor da Comunidade, e Carlos Tomás Lamas, de Cuba. A esposa do Diác. Carlos, Carmen María Beltran também participou da Missa. O sacerdote exortou aos pais sobre a necessidade de se aproximarem mais do Senhor, já que eles são exemplo para seus filhos. “Os catequistas, durante todo esse

tempo, prepararam o coraçãozinho das crianças, plantaram a sementinha do amor de Deus, mas a partir de agora os pais são responsáveis pelo anúncio contínuo do amor de Deus”.

Maria Angélica Gonçalves - Pascom São Benedito

COMUNIDADE DO DIVINO

Page 6: O Evangelizador 149 - Junho 2011

F e s t a d o Pa d r o e i r o 6O Evangelizador

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

Dízimo é a devolução da décima parte do salário, mas, mais que isso, significa desapego, desprendimento, doação, agradecimento, reconhecimento e prova de se arriscar em Deus, acreditar que Deus sabe o que e o quanto necessitamos. Arriscar-se em Deus é crer em dois trechos dos Evangelhos: "Deus proverá" e "para cada dia basta o seu mal".

O Dízimo vai além de dar o dinheiro, mas a oração, o trabalho voluntário na Igreja também são formas de dar o Dízimo, mas a mais difícil é se desprender do dinheiro, que muitas vezes achamos que fará falta. Agora, quem já fez esta experiência e hoje é dizimista, sabe da sua importância e que não falta.

O SIGNIFICADO DO DÍZIMO

Aparecida Martimbianco dos Santos - Com. de Santo Inácio de Loyola.

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

COMUNIDADE DIVINO RESGATA TRADIÇÃO NA FESTA DO PADROEIRO A Festa do Divino na

Comunidade Divino

Espír i to Santo da

paróquia São Benedito

procura, a cada ano,

resgatar uma das

tradições da Festa, Este

ano, além da Setena

do Espírito Santo em

preparação à Festa,

com celebrações nas

casas, também res-

gatou a “Coroa do Espírito Santo” durante a procissão.

A Setena teve início no dia 31 de maio e terminou no dia 09

de junho, visitando casas da comunidade. No dia 02 de junho

houve Celebração da Palavra presidida pelo Diác. Pascoal, que

esteve acompanhado do Diácono Miguel Angel, de Cuba. Foi

encerrada com Missa, presidida pelo Padre Edmilson de Abreu

Silva, também numa casa.

Nos dias 03 e 04 de junho aconteceu a parte festiva, com

quermesse e show de prêmios no Salão Comunitário. A Vigília foi

celebrada no dia 11 de junho, com Celebração presidida pelo

diácono Pascoal. Após a Celebração, houve o ágape no Salão

Comunitário.

O ponto alto da Festa aconteceu no domingo, 12 de junho,

com a Missa presidida pelo Padre João Benedito Pires das Neves,

Administrador Paroquial. Na homilia, Padre João Benedito falou

sobre os efeitos da ação do Espírito na Comunidade: “Pentecostes é

uma das ações nascentes da Igreja. Deus não faz tudo

apressadamente. No dia de Pentecostes soprou um vento

impetuoso que veio para mudar as coisas de lugar, isto é, provocar

uma mudança de atitudes. Depois, o Espírito se manifestou em

forma de línguas de fogo para mostrar a comunicação de Deus, do

seu Amor através do Espírito Santo, para que também, a exemplo

de Maria e dos Apóstolos, comuniquemos, à luz do Espírito, a Paz e

o Amor de Deus a todos”.

A procissão resgatou uma tradição da Comunidade: as

dinâmicas da Coroa do Espírito Santo. O cortejo parou em 7 casas

no percurso para rezar a Coroa com oração e cânticos, Ao final de

cada oração Padre João Benedito abençoou a casa e a família e

entregou uma lembrança da Comunidade. Também foram

homenageados e abençoados idosos de uma casa de repouso

próximo à Igreja do Divino.

Antes da bênção final Padre João Benedito apagou o Círio

Pascal, recolhido à Sacristia. Após o final da Missa Solene, foram

entregues ao povo as tradicionais rosquinhas.

Conforme calendário estabelecido entre a Região Pastoral 08 e a Secretaria de Cultura e Turismo da Estância Turística de Salto, no primeiro sábado de cada mês é celebrada Missa na Capela do Monumento da Padroeira, no Parque das Lavras.

No dia 04 de junho, a Missa foi presidida pelo Vigário

Paroquial de São Benedito Padre Edmilson de Abreu Silva e a liturgia ficou por conta da Pastoral Litúrgica da paróquia.

oooooooo

MISSA NO MONUMENTO

Page 7: O Evangelizador 149 - Junho 2011

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o m 7O Evangelizador

NA ESCOLA DA FÉ A BÍBLIA E A EUCARISTIA

Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

Junho, mês que celebramos o Dia do Meio Ambiente (05) e que nos relembra a Campanha da Fraternidade. Acontecem também as tradicionais Festas Juninas. Temos a Ascensão do Senhor e Dia Mundial da Comunicação Social (05), Pentecostes (12) e a Solenidade de Corpus Christis (23). Celebramos também: dia 09, Beato José de Anchieta; dia 13, Santo Antonio de Pádua; dia 21, São Luiz Gonzaga; dia 24, Nascimento de São João Batista.

• PASTORAL DE CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO: Foi realizada uma “Noite de Oração”, na Paróquia de São Roque (Jardim das Nações), no dia 18 de junho, às 19h30, para os casais da Pastoral da Segunda União;

• MISSA DA BÊNÇÃO: Será celebrada às 15h no dia 24 de junho, sexta-feira, na Matriz de São Benedito, com bênção de pessoas e objetos e distribuição do pãozinho de São Benedito.

• INTEGRAÇÃO DAS PASTORAIS: No dia 25 de junho, na Comunidade de Santana e São Joaquim, haverá celebração às 18h30 e a 1ª Festa da Integração das Pastorais da Comunidade, que comemora 40 anos de Evangelização.

• PASTORAL DA SAÚDE: Dia 14 de julho celebrou-se São Camilo de Lellis, Padroeiro dos Enfermos, com Missa na Matriz de São Benedito, às 19h.

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

Pretendem casar nesta Paróquia de São Benedito:• 25 de junho de 2011, 15h, Matriz São Benedito: LUIS PAULO GOMES ISAIAS e ANDRESSA AMGARTEN ANDRETO.• 01 de julho de 2011, 20h, Matriz São Benedito: ELTON LUIS GUEDES ROSA e VIVIANE PAULA ANHOLETTO. • 08 de julho de 2011, 20h, Matriz São Benedito: ANTONIO DANILO TEODORO e CRISTIANE DA SILVA SILVERIO. • 22 de julho de 2011, 20h, Igreja Divino Espírito Santo: JOSIVALDO SOUZA DA SILVA e MARCIA APARECIDA CARDOSO.• 29 de julho de 2011, 20h, Matriz São Benedito: RAFAEL CARVALHO DA SILVA e DRIELLE APARECIDA DA SILVA.• 26 de agosto de 2011, 20h, Matriz São Benedito: PAULO ROBERTO SANCHES e SILMARA ROSSI.• 27 de agosto de 2011, 15h, Matriz São Benedito: MARCOS PAULO GONÇALVES DA PAZ e TATIANE APARECIDA LOPES ALVES.

Se alguém souber de algum impedimento,manifeste-se de acordo com a Lei.

PROCLAMAS DE CASAMENTO

O Concílio Vaticano II nos

lembra que a Eucaristia contém

todo o tesouro espiritual da

Igreja, a saber, o próprio Cristo

nossa Páscoa e Pão Vivo, dando

vida aos homens através de Sua

Carne vivificada e vivificante pelo Espírito Santo

(PO, 5).

Ao longo da história, a Igreja sempre professou a

doutrina bíblica sobre a presença real de Cristo na Eucaristia.

E assim procedeu porque Jesus lhe confiou a missão de

atualizar e perpetuar o Seu Mistério Pascal até que Ele venha

(cf. Mateus 26, 20ss; Mc 14, 17ss; Lc 22, 14ss).

De fato, Jesus Cristo celebrou pela primeira vez a

eucaristia, reunido com os apóstolos, na véspera de sua

Paixão e Morte, conforme nos narra São Paulo (cf. 1Cor,

11,23). Mas, a Ceia Eucarística tem sua fonte no AT; e a

teologia católica reconhece que Deus preparou o povo da

Antiga Aliança, por meio de acontecimentos, imagens,

pessoas e símbolos, para receber, “na plenitude dos

tempos”, esse maravilhoso dom. Dessa forma, os Santos

Padres entenderam como que uma prefiguração da

Eucaristia, por exemplo, o sacrifício de “pão e vinho”,

oferecido por Melquisedec (Gn 14,18); o “maná caído do

céu” (Ex 16,4); o pão que nutriu Elias (1Rs 19,6); o sangue de

Abel, injustamente derramado (Gn 4,10); o sangue do

cordeiro, passado nas portas dos hebreus, que os poupou da

matança de seus primogênitos (Ex 12,7s); o cordeiro,

providenciado por Deus para ser sacrificado por Abraão, no

lugar de Isaac (Gn 22,8); e, principalmente, “o cordeiro

pascal” dos antigos hebreus (Ex 12,5). (Continua)

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vechia

FUGA PERFEITA: Um homem liga para um hospital psiquiátrico:- Eu gostaria de falar com o paciente do quarto 27. A recepcionista vai até lá, mas não encontra ninguém e informa: - Desculpe, senhor, mas este quarto está vazio. – Ótimo! – respondeu ele – Isso significa que eu administrei

bem a minha fuga.

PEDIDO ESPECIAL: Um homem está no tribunal, com os nervos à flor da pele. Ele vai ser julgado por assalto à mão armada. Após uma longa reunião, o júri volta com o veredito.O juiz limpa a garganta e anuncia:- “Inocente”. O réu se levanta e diz: - Que maravilha! Então, isso significa que eu posso ficar com o dinheiro?

Page 8: O Evangelizador 149 - Junho 2011