o estudo da biogeografia - ecologia

2
5.CLASSIFICAÇÃO O estudo da biogeografia está ligado a áreas como a geografia, biologia, ciência do solo, geologia, climatologia, ecologia e evolução. Dentre seus conceitos destaca-se a evolução, extinção, dispersão, áreas endêmicas, geodispersão, alcance e distribuição e vicariância. O padrão de distribuição dos organismos é decorrente da interação entre dois tipos de processos espaço-temporais dos organismos vivos (bióticos) e do planeta (abióticos). Dentre eles, existem três tipos principais: a extinção, a dispersão e a vicariância. A extinção é o processo em que divide-se a população devido à um processo de extinção central que manterá isoladas as populações restantes de tal forma que estas vão acabar sofrendo especiação devido à quebra de fluxo gênico. A dispersão, é tida como o conjunto de processos que tornará possível a fixação de indivíduos de uma determinada espécie em locais diferentes daqueles em que seus progenitores abitavam. Isso se dá por meio da colonização de áreas afastadas e será uma especiação por quebra de fluxo gênico. Já a vicariância será o processo de evolução desencadeado p or eventos geológicos em determinada área que fora habitada por um determinado grupo. Esse grupo poderá sofrer especiação se este habitat for dividido ou se ele perder o total contato genético. Biogeografia. Disponível em:< http://www.estudopratico.com.br/biogeografia/ >. Acesso em:28 nov.2015. RABELLOS, C. Biogeografia. Disponível em: http://carlosrabello.org/geografia/biogeografia/. Acesso em: 28 nov.2015.

Upload: alick-sulliman

Post on 26-Jan-2017

87 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O estudo da biogeografia - Ecologia

5.CLASSIFICAÇÃO

O estudo da biogeografia está ligado a áreas como a geografia, biologia, ciência do solo, geologia, climatologia, ecologia e evolução. Dentre seus conceitos destaca-se a evolução, extinção, dispersão, áreas endêmicas, geodispersão, alcance e distribuição e vicariância.

O padrão de distribuição dos organismos é decorrente da interação entre dois tipos de processos espaço-temporais dos organismos vivos (bióticos) e do planeta (abióticos). Dentre eles, existem três tipos principais: a extinção, a dispersão e a vicariância.

A extinção é o processo em que divide-se a população devido à um processo de extinção central que manterá isoladas as populações restantes de tal forma que estas vão acabar sofrendo especiação devido à quebra de fluxo gênico.

A dispersão, é tida como o conjunto de processos que tornará possível a fixação de indivíduos de uma determinada espécie em locais diferentes daqueles em que seus progenitores abitavam. Isso se dá por meio da colonização de áreas afastadas e será uma especiação por quebra de fluxo gênico.

Já a vicariância será o processo de evolução desencadeado por eventos geológicos em determinada área que fora habitada por um determinado grupo. Esse grupo poderá sofrer especiação se este habitat for dividido ou se ele perder o total contato genético.

Biogeografia. Disponível em:< http://www.estudopratico.com.br/biogeografia/>. Acesso em:28 nov.2015.

RABELLOS, C. Biogeografia.  Disponível em: http://carlosrabello.org/geografia/biogeografia/. Acesso em: 28 nov.2015.

Biogeografia. Disponível em: http://www.infoescola.com/ciencias/biogeografia/. Acesso em: 28 nov.2015.

Tópicos para slide.

1. Áreas interligadas;2. Padrão de distribuição;

2.1. Extinção;

Page 2: O estudo da biogeografia - Ecologia

2.2. Dispersão;2.3. Vicariância.