o espaÇo definitivo de divulgaÇÃo da … · célia gevartoski praeclarus/piracicaba/sp...

23
270 O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA ANO XXIII Maio 2017 ESCRITORES Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SP Fone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia) (19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554 URL: www .copiascia.com.br * E-Mail: [email protected] DEZESSETE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO Cadeira 011 - Luiz Eduardo Caminha - Patrono: Ermor Zamebello ACADEMICUS PRAECLARUS ELEIÇÃO E PERDA DE CADEIRAS

Upload: truongtuyen

Post on 16-May-2018

234 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

270

O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA LITERATURA

ANO XXIII Maio 2017

ESCRITORES

Avenida Independência, 3075/Alemães – Piracicaba/SPFone: (19)3422-7191 (Cópias) * (19)3422-1200 (Engenharia)

(19)3434-6622 (Impressão) * Fone/Fax: (019)3434-0554URL: www.copiascia.com.br * E-Mail: [email protected]

DEZESSETE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO

Cadeira 011 - Luiz Eduardo Caminha - Patrono: Ermor Zamebello

ACADEMICUSPRAECLARUS

ELEIÇÃO E PERDA DE CADEIRAS

Page 2: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

2 3

Revista Literária mensal do Clube dos Escritores Piracicaba.Diagramação e ArteFinal, Administração,Publicidade e Correspondência: Coopia Digitação e ServiçosEditoriais, Rua Jacob Diehl, 77, Bairro Morumbi, CEP 13420-410, Piracicaba/SP.Não fornecemos números atrasados. Matérias assinadas são de exclusiva responsa-bilidade de seus autores.CNPJ: 01.061395/0001-03. Fonefax: (0xx19) 3426-8568. EditorResponsável: Carlos Moraes Júnior, Mtb20.836. E-mail: [email protected] Site:www.clubedosescritores.com Para Pagamentos: Conta 8013-6, Agência 4252-8, Bancodo Brasil. Site:

REVISTA “ESCRITORES”

--------------------2 3 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA

----------------EDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIAL

ELEIÇÃO E PERDA DE CADEIRAS TRÊMULOS COM OS AUGÚRIOS

Assistindo na televisão sobre o futuro da Terra tem-se a impressãoque o povo que a habita é alienado, não se alerta facilmente, despreza toda e qualquerprevisão do caos que virá com a falta de água, enchentes destruidoras, degelo, devastação.O povo está preocupado com outras coisas que incitam uma avalanche de desejos deconsumo exorbitante, de viver de aparências, de querer ser mais importante que os amigose vizinhos, no mais das vezes, teleguiado pela propaganda troca o carro, os aparelhoseletrônicos, tudo para ter poder e aparência e que se torna obsoleto rapidamente, porqueo novo é melhor, mais possante e mais bonito. Todo mundo enfrenta um gasto, por maiorque seja e compra tudo no crediário e no cartão de crédito. Aparentemente, é fácil comprarassim, porque tem-se a ilusão de que o que se gasta é pouco. E o que parecia ser um gastoirrisório, em pouco tempo, leva o comprador a um comportamento falaz, que o traz preso auma corrente de dívidas.Tudo bem, porque tempos atrás não se comprava coisas comtanta facilidade, em primeiro lugar porque tudo era feito para durar, não para ser trocado.Hoje, tudo é descartável e tem um prazo de validade de no máximo três anos, que é mais oumenos o prazo de pagamento concedido pelo vendedor.

Quando se está terminando de pagar já é preciso comprar outro! E amídia instiga essa compra! E tudo o que não tem mais uso, tudo o que é obsoleto, vai parao lixão, que é no que a Terra está se tornando.

A humanidade poluiu tanto esse mundo que tudo o que comemos,bebemos e usamos para a sobrevivência é um coquetel de produtos químicos. A fauna e aflora do planeta se extinguem enquanto compramos bugigangas chinesas baratas edescartáveis somente para saciar nossa compulsão pelo consumo ilusório e efêmero. Eassim o lixão em que a Terra se tornou vai sendo entupido pelo descarte daquilo que o serhumano carimba como supérfluo. Desde muito tempo a mídia augura que em 2040, mais oumenos, nossos descendentes enfrentarão desastres inomináveis e irreversíveis. Quemsomos nós se não nos sentirmos culpados com o que deixamos de herança para eles?

Mas a humanidade já está bebendo desse cálice, basta estar ligadonos acontecimentos que a mídia explora, e bem explorado! Devemos ficar trêmulos demedo, pois só assim teremos o impulso de salvaguardar a humanidade insana, que desprezaos conceitos e princípios daqueles mais sábios, que sabem o valor que a Terra tem.

O pós-guerra repercutiu não só no exterior mas também aqui noBrasil com a carestia. Naquela época todo mundo achava importante economizar! A gasolinafoi substituída pelo gasogênio, já que os carros estavam na garagem por falta decombustível. O trigo não vinha para as padarias e muitos alimentos eram comprados nocâmbio negro! Foi uma época de dificuldades...

O Brasil dependia da importação de muitos produtos, inclusive opetróleo que depois de industrializado, abastecia de gasolina nossos carros.A época primou pela economia de tudo e isso foi uma verdadeira lição para um povo que

se levantou e progrediu porque conheceu a carência.Devemos mesmo ficartrêmulos com os dias que virão, se não tivermos inteligência para percebero óbvio.

Elda Nympha Cobra SilveiraColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

Carlos Moraes JúniorPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

Com nova Diretoria, o Clube dos Escritores se estrutura paraenfrentar novos desafios e novos tempos. Mudanças ocorrem a todo momento e temosque acompanhar para não perecer. A Revista continua buscando as 60 páginas, e continuanecessitando da benesse dos amigos poetas, que deveriam se interessar em publicarseus versos. Já que o fazem em outras publicações e na Internet, por que não na Revistada sua Academia?

Como sempre, a peça mais importante de todo esse processo é oAcadêmico, pois é para ele que tudo é feito, que tudo é planejado e tudo é levado a efeito.

A Chapa foi eleita, mas agora estamos em guerra com o Cartóriopara aprovar a Ata da Eleição e das Modificações no Estatuto.

É um trabalho árduo e de paciência, mas que precisa ser pago, entãose uma meia dúzia de inadimplentes não recolherem as anuidade já atrasadas, ficará tudosó na vontade de fazer. Porque o Clube só tem uma fonte de renda: a anuidade que vocêpaga. Se você não paga por demonstração de desinteresse e de falta de consideração, ousei lá por que, dependemos da boa vontade de vocês.

Na minha opinião, pelo que tenho assistido nestes últimos 27 anose pelo balanço de 2016, não falta muito para o Clube morrer na falta de interesse dosAcadêmicos, ou na maldade das pessoas que não querem somente sugar e tirar proveitosem jamais dar nada em troca. E todo mundo pensa que pagar uma anuidade que faz 27anos que não se altera dá ao Clube uma fortuna para fazer o que quiser.

E Nós fazemos o que?Não fazemos mais nada porque tudo custa,tudo tem valor, tudo é caríssimo. A Revista custa e só é feita porque eu faço a revistasozinho, porque quase não tenho matéria para colocar, então toca copiar. E quase nuncatemos dinheiro para fazer nada, porque todo mundo paga quando der, quando puder,quando quer. O Clube sempre fica para o último plano. Se um dia alguém tiver vontade deajudar. Não é engajamento ou obrigação. É piedade, é pena. Mas não se enganem: oClube não precisa de caridade e eu não preciso de esmola.

Quem não pagar até 30 de maio corre o risco de perdera Cadeira porque o último prazo para pagamento de todas as categorias é30 de junho. Fiquem atentos e façam um esforço paras ficar em dia com oClube dos Escritores!

Page 3: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

4 5-----------------------------------------

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL---------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA

RÁPIDO BALANÇO DA MINHA VIDA...

POR QUE ESCREVO?

Este é mais um E-book prestes a sair do forno pronto para edição epublicação: “Será o nosso cotidiano recheado de Psicanálise?” Fiz uma Coletânea de 50Artigos meus publicados, os 49 últimos e o 1º publicado em 1983, quando ainda nãoconhecia nada de teoria psicanalítica. Apenas tinha sido psicanalisada desde os meus 18anos... Mas, que penso ter muito de psicanálise relendo recentemente:muitas pessoaspassam pela vida, sem tê-la vivido...(meu primeiro artigo escrito e publicado em 1983)

A capa do e-book é uma Mandala feita por mim em 2013, com ascores do Arco Iris. Espero que gostem! Meu lado artista.

2014 foi um ano de muitas perdas para mim. Fiquei sem chão, semorigens, muitas dores espirituais, emocionais e físicas. Tudo pertence ao passado;lembranças e lições boas em minha vida, crescimento.

2015 foi um ano de plena latência, de muita produção no anonimato,praticamente. Prioridade foi a volta do meu braço direito, minha mais preciosa ferramentade trabalho.2016 mais um ano de crise.

Mas, de mudanças, transformações e transcendências... Onde tudodeixará de ser mais racional e lógico, para transcender.

Apenas aqueles, que sabem simbolizar e usar de metáforas vencerá!Pretendo começar a poder desovar tudo que produzi em 2015... Feliz Natal!Feliz Ano Novo!

Célia GevartoskiPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar aprópria razão, seja ela qual for.Também escrevo, porque espero que meus escritospossam levar o leitor a uma viagem fascinante no mundo encantado da literatura; etambém, quem sabe, através de meus escritos o leitor possa refletir cada termo, linha ouverso, e que, esta reflexão possa contribuir para sua vida de forma positiva e benéfica.

Enfim, escrevo para espantar os males silenciosos e invisíveis quenos atormentam no dia a dia, para desabafar, falar do meu mundo e do mundo ao mundo,os sentimentos, emoções, raivas, alegrias e tristezas, mas também, escrevo para emocionar,divertir e extravasar toda a sensibilidade que grita no meu ser para sair e sensibilizar o

mundo que escrever é viver, é crescer; escrever é belo, é mágico e divino.

Emiliana Souza TeixeiraTitular Emérita/Itapipoca/CE

[email protected]

Adélia de Lourdes Klaus ElnsfeldtPraeclarus/Porto Alegre/ES

[email protected]

NÁUFRAGO Pela rua caminhaindiferente na madrugada sem destino na angústia da solidão nem sente a chuva que cai cabelos escorridos náufragoà espera do acontecer ao alvorecer.

BUSCO

busco o quadrinhodo professor pardalque convertia tudo em tudo:do nada a terra o alimentoa natureza já faz

e ele também

busco o filmedo assalto ao bancoque passa por campo minadocom chapéu voandoe tomada de quatro pinos

sim, insano

busco a senhoraque dirigia aos 80(anos)sem enxergarmas ainda diferenciava

o verde do vermelho

busco as ligaçõesliterárias entre ciência&euclydes da cunhaque poetou um poucoem ondas esparsas

e (se) matou

CIDADE EM SOMBRAS

Lindamente coloridoO crepúsculo despede-sePelos fiapos do dia...No portão entreabertoPercebo a noiteDescer de mansinho.E antevejo as sombrasInvadirem teimosas,As ruas e as calçadasDa cidade em penumbra.No palco do céu,A lua já brilhaIluminando as esquinasDas avenidas vazias...Onde apenas ouve-seO ruflar das aves noturnasE o som do ventoGritando louco!

Alais Monteiro PickersgillPraeclarus/Rio Grande/[email protected]

Adilson Roberto GonçalvesColegiado/Campinas/[email protected]

Ana Maria OsórioTitular Enperito/Pelotas/RS

[email protected]

SilêncioQueDizTudoCriançaDormindo.

Page 4: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

6 7POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL----------------------------------------- POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL-----------------------------------------

O escritor Antonio Celso Rizzi, de São Paulo/SP, Cadeira Lino Vitti, da Áreade Letras, da Galeria dos Academicus Praeclarus do Clube dos EscritoresPiracicaba, lança seu livro “ O Chorinho através dos Tempos”, E-book quepode ser adquirido nas livrarias virtuais: Amazon, Apple, Cultura, Google,Kobo book e Saraiva. Preço: R$ 10,00.

CELSO RIZZI FALA SOBRE O CHORINHO

Amália Gerda BomheimDecana/Caxias do Sul/RS

Antonio Augusto Alves AlmozaraConselho/São Pedro/SP

Alceu Brito CorreaPraeclarus/Brasília/DF

[email protected]

Almir Diniz de CarvalhoColegiado/Manaus/[email protected]

ANIVERSÁRIO

o sopro na velao vento e a vida

o barco na praiaa morena sem saia

nos sopros das velaso vento, a vida e a meninamais velha

CONSULTA AO ESPELHO

Postou-se junto ao espelho, viu-se bela,bela era a outra também - iguais, as duas-ternas e mansas, como duas luas,ela própria discreta, a outra singela.

Admirou na outra tudo que era dela,os gestos, a postura, as coisas suas...e, estando, como estavam, ambas nuasa do espelho era, em tudo, igual a ela.

Mas não viu, refletida, infelizmente,no seu espelho d’alma, inteligente,o retrato do próprio interior...

Daí, não conseguia compreenderporque sofria tanto um vão sofrer,fruto, da solidão, de falto amor.

Neblina na serraDesaparece o horizontemas brilha uma estrela

A FORÇA DO BEM

Para o seu bem viverE preciso na vida saber:O caminho que tens a percorrer,Para mais tarde nada sofrer!

Para seguir o caminho da paz,Sinta o que nos apraz,Transmita alegria e felicidade, também,Reunindo todas as forças do bem!

A semente da felicidadeDesabrocha em nosso coração e se abre,E agindo com a força do bem,Sempre agradará a alguém!

Tudo o que se faz na vidaÉ uma missão que deve ser cumprida.A força do bem tem uma razão de ser,Procure fazer o bem e nunca se arrepender!

Esse é o caminho certo da vida,Onde encontramos sempre guarida.E mantenha alegre o seu semblante:Para receber de Deus a bênção constante!

BeatrizFez o que quisTomou no nariz

Clóvis Rolim da SilveiraConselho/Piracicaba/SP

[email protected]

SER MÃE

Ser mãe é a poesia,que dá vida à mais harmoniosa poesia.Assim, de toda união quando bem nascida,surge para o mundo, crianças mui queridas.

Criança tem a beleza d’um poema,e a candura divinal.Tenra flor, alma serena,

abençoada obra-prima angelical.

Ser mãe é poesia,é vida gerando vida!Qual nota procurando nota,pra harmonizar uma melodia.

Gerar vida é semente, é como gota d’orvalho,mostrando toda grandeza do Criador.Qual rubra rosa a florir num vaso,mãe é: um símbolo de amor!

Ser mãe é, tarefa interminável,é perder horas de sono, é dedicação e calor.É abelha que produz amor,mais doce que favo de mel.

Ser mãe é Maria,em pé frente à cruz.A mater dolorosa, toda lacrimosa,olhando o Filho que pendia!...

ACRÓSTICO

Tão dentro do meu peito e tão ausenteaos olhos que a cegueira escondeu;nos anos dessa busca enlouquecida

irrompes tão fugaz e tão queridaa acender de novo o sonho meu

Ressurgem as canções e os sentimentosem fortes emoções e batimentos

gerando um novo tom aos meus ouvidos;inda que eu não quisesse acreditar

não posso, não consigo me esquivara crer que estão de volta os meus sentidos.

Antonio Carlos FusattoPraeclarus/Piracicaba/SP

INDEPEPENDENTEMENTE DE...

Você,Cuja existênciaEu desconhecia,Pleno de sonho,Alhures eu vivia.Sem toque de mágica,Nada eu sentia.À espera de quê?Não sabia.Pouco importando,Se errado ou certo,As tontas eu vivia,Num mundo qual deserto.Você,Embora ausente,Fez-se meiga,Suave, presente!

Antonio MoreiraPraeclarus/Rio de Janeiro/RJ

Antonio Benedito GalloConselho/Ribeirão Preto/SP

[email protected]

Page 5: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

8 9POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

Areoaldo de PaulaTitular Emérito/Brasília/DF

[email protected]

Antonio Araújo LoiolaPraeclarus/Campo Maior/PI

Aracy Duarte FerrariColegiado/Piracicaba/[email protected]

CAMPO MAIOR

Campo Maior ou campo grandeCidade quente, de gente quenteOnde o amor o vapor se expandeE faz a gente ser mais gente.

Seu pôr-do-sol é radianteSuas manhãs acolhedorasSeu futuro é mais brilhanteSua cultura, morredora.

Da flores ao caririDe santa cruz ao São JoãoCampo Maior tu és para mimUma balada, uma canção

São verdes os seus camposSeu céu é azul anilUm azul de muitos encantosO mais azul céu do Brasil

Milhares de carnaúbasTem babaçu e tucumDa ciriguela a cipaubaDo oiti ao araticum

Tem piau e traíraJiboia, sucuruiu e surubimMel de cana e de jandairaMilho, arroz e amendoim

São muitos os seus colégiosHospitais, tem de verdade,tem tudo e por privilegioSanto Antônio tem por bondade.

A TERRA VAI PARAR

Telhado envelhecido, vivido, sensível,Que o tempo desgastou, mas contudopermanece firme!Se falasse convidaria: “juntos ao terceiromilênio!”Ele resistirá ao desgaste do tempo,Mas a natureza clamará seu verdeE o verde pertencerá ao passado.A flor não terá perfumeO rio poluído esquecerá sua água cristalinaA atmosfera alterada perderá suaqualidadeA chuva será fria e ácidaO homem sucumbirá, ou se adaptaráÀs exigências ambientais degradantes.Não! Não! Reverteremos este quadro!O “homo sapiens” acordaráUrgente, em tempo exíguo...Então estaremos todos a postos!Assumiremos o controle do planeta!A guerra será vitoriosa.

AMOR DE VERDADE

Agora, nosso já enfraquecidocasamento acabou de vez!Vítima de seu ciúme doentio,incompreensão e insensatez!

Para ti, nada fui ou serei agora,apenas fui sua prenda de leilão!Ingenuamente acreditei no seu amor,entregando-te meu coração!

Para permanecer contigo, renuncieia mim e a minha liberdade!Queria viver um belo amorpara não amargar uma saudade!

Agora, guardarei de ti, na memória,nossos melhores momentos vividos!Malogrando nossa sorte e destino,que nos legará os tempos idos!

Rompi, hoje, as trancas de seus grilhões,para, enfim, ganhar a liberdade!Livrando-me de sua gaiola de ouro,para buscar, um amor de verdade!

AMOR

Amo você tanto, tanto,E nem sei por quê...Mas o poder deste amorÉ bem mais forte que eu...

Amo seu sorriso e olhar,Este seu jeito de ser...Como é imenso e beloTodo este meu querer.

Meu carinho e franquezaNão sei se chega a entender,Porém, tenho plena certeza,Isto tudo se chama você.

Arlete Mari RaminaColegiado/Curitiba/[email protected]

Augusto Barbosa Coura NetoPraeclarus/Florianópolis/[email protected]

CARNAVAL

É carnaval...Arroubo dos foliões,Confetes e serpentinas.Rodopiam nos salõesPiratas, colombinas e arlequins,Misturam-se com palhaçosE mascarados.E no lugar de tristezas e queixumes,A alegria do casal de namorados.Domingo, segunda e terça-feira,Tríduo dedicado à bebedeira.Purpurina, pés doídos e suadeiraSerão as doces lembrançasNas cinzas da quarta-feira.

FOGO DE PAIXÕES

Paixões existiam,pensamentos impuros permaneciam,carícias aconteciam.

Promessas nos olhares,explosões de amores,furacões de prazeres.

O amor nos atraia,o amor nos envolvia,mexia com os nossos corações...

Benedito Carceles TavaresTitular Emérito/Mogi das Cruzes/SP

[email protected]

VOLTE, MEU BEM, VOLTE

Mesmo se um dia eu voltar a ficar com vocêEu não vou querer nãoEu posso até te amar

Te fazer felizMas eu não vou me entregar

Nem fazer o que dizEu fui uma pessoa boa, tolaTe permiti o que não quisAgora eu vejo a vida todaEu vou fazer o que não fiz

O brilho do Sol batendo na LuaIlumina a noite, se esconde no dia

É como nossa vida soaNessa canção à toa

Eu te iluminavaE você se escondia

Fechei os meus olhos e me distancieiNo pico da montanha pra você olhei e vi

Tudo mudou, você me olhouMas, você não me viu

Noite nubladaPessoa errada

Bruno Nascimento AlleoniConselho/Rio Claro/SP

[email protected]

Page 6: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

10 11-----------------CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA-----------------

Maria Valeska L. CabralConselho/Rio de Janeiro/[email protected]

O AMOR E O TEMPO O SIMBOLISMO REPUBLICANO DE PRUDENTE DE MORAESO tempo não passa. Nos leva com ele e nos envolve em situações

quase sempre dinâmicas, emotivas... Para o bem ou para mal. Quanto ao bem e ao mal,depende da maneira que utilizamos o tempo para obter o objeto desejado. Milhões de meiosnos levam ao bem e ao mal. Engana-se aquele que atribui o bem somente ao sorriso e ao malsomente a dor. O tempo diminui e aumenta as sensações.

Então dentro desse tempo cultivamos tudo. Dada a largada... Começaa vida! É o tempo que temos para descobrir, construir e desvendar amor. Eis o grandemistério. amor! Amor não é singular, é uma trama de valores, de buscas, de afirmação e temnecessidades de avaliações finais. Tenho dúvidas se deveria ser assim.

Então só deu certo enquanto ninguém sofreu? Se acabar em palmas?E todo o percurso até a avaliação? Nada valeu? Acho que o amor é uma eterna semente.Pense! Ele é o motivo para iniciar tudo quando pensamos em fazer bem.

Depois ele precisa ser alimentado diariamente dentro do propósito equando chegamos ao objetivo, brota uma alegria tão grande, um prazer enorme, que agimoscomo criança em manifesto de felicidade, sem limite, sem espaço... Mas com tempo por si sócronometrado... Porque o tempo não para e ele nos leva com ele. Valorizemos o nosso tempoe façamos dele o espaço onde se revele o amor em todos os milésimos desegundos que ele nos dá.

Foi um acontecimento em Piracicaba a visita oficial feita àquelacidade, nos dias 11 e 12 de agosto de 1917 (sábado e domingo), pelo então Presidentedo Estado de São Paulo, Dr. Altino Arantes. O motivo daquela visita foi a inauguraçãodas novas instalações da Escola Normal.

Às dez horas, quando chegou a comitiva, pela estrada de ferro,houve cerimônia na Estação da Sorocabana, com a presença de todas as autoridadeslocais, inclusive a Diretoria do Sport Club XV de Novembro. Ao som da banda demúsica da Força Pública, “gentis senhoritas” cobriram o Dr. Altino Arantes de flores.

Organizou-se um préstito que seguiu até o Palacete Arethusina,pertencente ao Capitão Rodolpho Miranda, onde o visitante ilustre ficaria hospedado.Ao meio dia, houve banquete na requintada Chácara Nazareth, pertencente a JoãoConceição. Às dezesseis horas, inauguração do prédio da Escola Normal.

Depois, sessão solene no Paço Municipal, seguida de banqueteoferecido pelos vereadores. Após o banquete, marche-aux-flambeaux e concerto naPraça da Matriz. Na manhã seguinte, visita da comitiva à Escola de Agricultura Luizde Queiroz, como se chamava então a ESALQ. A seguir, missa.

À tarde, visita à fábrica de tecidos Arethusina. À noite, espetáculode gala no Polytheama. Na segunda-feira, pela manhã, a comitiva partiu pelo trem daSucrerie. Ao longo de toda a programação, minuciosamente descrita pelo “Estadão”,edições de 12 e 13 daquele mês, houve pelo menos sete discursos e respectivosagradecimentos. Em meio a tudo isso, entre o almoço na Chácara Nazareth e ainauguração do prédio da Escola Normal, houve uma visita ao Cemitério, onde Dr.Altino Arantes depositou flores no túmulo de Prudente de Moraes. Essa cerimônia,que hoje pode parecer um episódio menor no conjunto da programação, tinha, nocontexto da época, um significado político grande.

Em 1917, o regime republicano não havia ainda completado trêsdécadas no Brasil. Não havia ainda completado um quarto de século se descontado operíodo ditatorial (1889-1894) conhecido depreciativamente como “A República dasEspadas”. Essa denominação é apropriada, pois até mesmo os integrantes civis dogoverno provisório de 1889 receberam a patente de generais de brigada.

Em suas “Reminiscências”, publicadas em 1894, o Padre JoãoManoel de Carvalho, sempre sarcástico, refere-se a esses generais civis como osgenerais de bobagem. O ponto a destacar é que foi com a eleição direta de Prudentede Moraes que teve início realmente o período conhecido como “República Velha”,que durou até 1930. Esse o significado político daquela visita oficial de Altino Arantes

ao túmulo de Prudente.

Luiz Haroldo G. de SoutelloColegiado/Jundiaí/[email protected]

LIBERDADE PARA A BORBOLETA

Tanto tempo estive à sombraE à margem da vidaComo lagarta no casulo,Sob a folhagem escondidaO que eu queria mesmo terEra o dom da palavraPara dizer em prosa ou versosO que eu já conheciaBuscava o dicionário, abria o relicárioAli ia colocando tudo o que eu sabiaPara que no fim de tudo,Depois de tudo ditoO segredo desvendado,Segredo já não mais seria.

MÁSCARAS

DefesasSem mostrar o que senteE o que pensaSem diálogoRestritoNão mostra o que querFalta de comunicação

Máscara socialRelações baseadasNos papéis sociaisFriasSem espontaneidadeRede socialTipificação socialSem originalidadeE individualidade.

Carmen Elza Straub de AbreuConselho/Itapetininga/SP

Carmen Lúcia HusseinColegiado/São Paulo/[email protected]

Page 7: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

12 13POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Carlos de MoraisPraeclarus/Ribeirão Preto/SP

[email protected]

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

ESPERANJÇA

Enquanto o inverno vai se indo emboraas flores que o jacarandá venerase espalham pelas ruas e agoraanunciam o alvor da primavera.

A vida também não tem demoravai enfim se exaurindo na quimerada rua umedecida de auroracomo felicidade que se espera.

Tudo vai morrendo devagarcomo o inverno escondido no luarem busca de alguma fantasia.

Até que uma inusitada harmoniadocemente se põe a apascentara saudade e o amor em sintonia.

Carmelinda Rodrigues da CunhaPraeclarus/Campinas/SP

[email protected]

Carmen Maria F. PilottoTitular Emérita/Piracicaba/[email protected]

EU MUDEI

De repente, eu me perguntei:“O que acontece comigo?”Fito o vazio do espaçotentando achar a resposta

De repente, eu me rebelei:“Será que não penso por mim?”Olho a criança brincandotentando me acalmar

De repente, eu gritei à mim mesma:“Onde estão seus ideais mais belos?”Cheiro a rosa vermelhaprocurando não pensar muito

De repente, ordenei para mim:“Vá!Seja o que antes era!”Caminho solitária na calçadaprocurando alguém para sorrir...

A FILHA DA FLORESTA(descobrindo Thales de Andrade)

No peito de um sonhador cabem florestasora fechadas em arboretos pesados,ora explícitas em clareiras rasgadasque de verde vivo alimentam almas

Andando, andando, rumo a oesteThales atravessou cidades, vilas e povoadosdeparou-se com a mata devastadae seus olhos se apavoraram em pranto

Uma velha árvore permaneceu altaneiraamparando a deusa protetora da selva resquício do saudoso recanto tranquiloúltima aragem de uma esperança revitalizada

Cecília Rodrigues de SouzaConselho/Manaus/[email protected]

O SORRISO

O sorriso estava repleto de angústiaE cada vez que sorria,Sentia como se dolorosas lágrimasBanhassem-lhe o rosto.Mesmo assim, continuava sorrindo!

Sorri ontem,Sorrirei hoje, amanhãE sempre. Simplesmente,Porque te amo!

TRABALHO INFANTIL

Criança é sempre esperança.Precisa ser educada.Somente pra o bom caminhoQue tenha a mente formada.Da maldade que há no mundoQue seja sempre afastada.

Tanto o crime quanto o vícioNão encontrem nela abrigo.Seja um celeiro de bem,Não desafie o perigo,E tenha constantementeGrande bondade consigo.

Toda criança precisaDesfrutar a sua infância.E a esse seu direitoDevemos dar importância.A quem não apóia issoNão deve haver tolerância.

O tempo passa e não volta,Que seja bem aplicado.Então ele pra criançaSó deverá ser usadoDo melhor modo possívelE nunca desperdiçado.

Só brincando e estudandoQue toda criança viva.Seja portanto punidoQuem disso acaso lhe priva.Não seja, pois, do trabalhoCovardemente cativa. Seja o trabalho infantilSem mais demora excluídoE o bom tempo de criança

Seja por ela vividoEm brincadeira e estudo,Não em trabalho mantido.

Cícero Pedro de AssisConselho/São Paulo/SP

[email protected]

DEUSA

Se tal fora mudaria o mundocom o pó do pirlimpimpimdistribuindo aos que amama terra, as flores, as pessoas.E o mundo seriaum grande pequeno paraísode amar sem fim.

Deusa?me mudaria em energiapara visitar seu corpotransformá-lo num giganteque sempre me protegeria.E os meus momentos seriampequenos grandes momentosem sua companhia.

Célia Lamounier de AraújoPraeclarus/Itapecerica/[email protected]

Cecy Barbosa CamposPraeclarus/Juiz de Fora/[email protected]

DESEJO

Partir na cauda do Cometa Halleye conhecer a imensidão.Passear de mãos dadas com as estrelase, qual verdadeira selenita,nadar nas crateras da luainundadas de luz.

Page 8: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

14 15----------------CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA

CONTROLE DAS ENERGIASTudo o quanto existe no Universo é energia. A física quântica ensina

que tudo é energia vibrante em constante mutação.O Universo porta as mais diversasformas de energias, e nós aqui na Terra estamos sujeitos às emanações que circulam nesseimenso Jardim do Cosmo.Nossos “Chakras” captam as energias oriundas dos sistemasestelares distantes, do nosso Sistema Solar, das geradas pela Terra e também as energiasde nossos semelhantes no plano material e espiritual.Nas remotas eras, os seres primitivoscomeçaram a perceber as diversas vibrações existentes, sentindo que algumas eram boase outras eram nefastas. Desconhecendo as fontes que emitiam as energias da Terra, emalguns lugares se sentiam bem, rendendo cultos e considerando como lugares sagrados.

Nos lugares em que se sentiam mal, fugiam amedrontados,consideravam tais lugares como assombrados.Intuitivamente procuravam os melhoreslugares para as habitações, sendo em primeiro plano as cavernas e montanhas. Fugiamdos lugares côncavos, pois desconheciam que em tais locais havia um grande número derios subterrâneos se movimentando e emitindo ondas vibratórias negativas.

A história faz inúmeras referências às cavernas e montanhas,vejamos:Conforme os relatos de Eusébio (Bispo de Vercelli) em 348 de nossa era sobre avida do Imperador Constantino, há menção ao nascimento de Jesus em uma gruta napresença de animais. Também relatou que da mesma forma em que Jesus se revestiu de umcorpo carnal em uma gruta, terminou a sua vida em uma caverna, onde o Anjo após trêsdias retirou a pedra que bloqueava o sepulcro para que houvesse a ressurreição.

Com a morte de Jesus e sua ressurreição, nasceu o Cristianismo, eem sua forma primitiva, os primeiros adeptos se reuniam nas cavernas como esconderijos– as catacumbas.Também podemos citar que as cavernas portam uma energia telúricabenéfica que induz o consciente filosófico, místico e iniciático às dimensões pouco comuns;mencionamos como exemplo o que ocorreu com Santa Bernadette de Soubirou.

Outros pontos mencionados pela história são as montanhas.OsLivros Sagrados fazem menções aos grandes contatos com as Divindades, vejamosalguns:- Noé no Monte Ararat.- Moisés no Monte Sinai.- Jesus no Monte Tabor.A históriaestá repleta de citações de lugares que possuem vibrações positivas e negativas.Ofenômeno do Triângulo da Bermudas...Hoje, início do Terceiro Milênio, a ciência estudaas causas e efeitos das energias, buscando uma forma de harmonização para o bem estarda humanidade.Sempre existiram pessoas sensíveis às formas de energias que a Terraporta, os quais, na antiguidade, eram tachados de feiticeiros.Na realidade, essas pessoas apenas empregavam uma sensibilidade nata que possuíam.Com o passar do tempo, graças às pesquisas dos sábios da época, esse dom passou a serchamado Radiestesia, palavra composta por Radius – do latim que quer dizer radiação eAesthesis – do grego que quer dizer sensibilidade.A história cita vários fatos relativos àradiestesia empregando os instrumentos maisconhecidos como a forquilha e o pêndulo.Hojecom o avanço da ciência e o emprego da física quântica, a Radiestesia está em alta. Ela éusada para a prospecção de petróleo, detecção de minérios, veios de água, fendas nosubsolo, energias negativas geradas em determinados ambientes, verificação de alimentos

que se harmonizam com o indivíduo, e outros.Como a Radiestesia detectava energias,surgiu no final do século XIX a forma de se corrigir tais vibrações negativas. Com asexperiências do Dr. Albert Abrams (1863 – 1924), médico Norte-Americano pesquisador daUniversidade de Stanford de San Francisco, Califórnia, nasceu a Radiônica.

Através de seus experimentos, detectou que cada órgão do corpohumano emitia uma vibração característica, detectada através do exame de percussão.Seus ensaios revolucionaram na época a forma de diagnóstico e para se certificar de queestavam corretos, ele conectava com fios de cobre os pulsos da pessoa doente, aospulsos da pessoa sã. Os exames de percussão eram feitos na pessoa sã, cujos resultadoseram similares aos do doente. Com o tempo, aperfeiçoou seus exames passando a empregara eletricidade e o uso de reostatos com graduações ligados através de fio ao corpo dodoente, que determinavam a freqüência emitida pela enfermidade presente.

Dr. Abrams enfrentou perseguições dos colegas que tudo fizerampara colocar as suas pesquisas em descrédito. Após sua morte houve uma perseguição àRadiônica.Em 1935 novamente a Radiônica retorna com novos pesquisadores em váriaspartes da Terra. Hoje a Radiônica tem o seu lugar de destaque e serve para a harmonizaçãode ambientes, como coadjuvante no tratamento de doenças e acima de tudo, é umneutralizador de energias negativas.

Como se vê, no universo nada está parado, tudo se move, tudovibra. Portanto, somos energia em eterna renovação.Se desejar conhecer mais sobre esseuniverso fantástico das energias e seu controle, teremos prazer em compartilhar os nossos

conhecimentos e demonstrar os aparelhos de Radiônica que temosdesenvolvido como pesquisador da área holística.

CRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICACRÔNICA

José Vicente CamposPraeclarus/Jaguariúna/SP

[email protected]

Carlos Eduardo PompeuConselho/Limeira/SP

[email protected]

FENDAS TALHADAS

Pr a secar cobras molhadas,mesmo o sol pode ser vil,quando por fendas talhadaslança raios no covil.

----------------

Page 9: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

16 17------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

Condorcet AranhaJoinville/SC/In [email protected]

Cosme Custódio da SilvaConselho/Salvador/BA

[email protected]

EU VI A PAZ

Eram muitos, muitos mesmo,Homens, mulheres, criançasChegados de toda a parteNuma perfeita união.Sem inveja nem ciúmesEra uma grande família,Que a cada dia crescia.Crescia sem preconceitos:Brancos, negros, amarelos,Poucos ricos muitos pobres;Até mesmo os miseráveis.Analfabetos ou cultosDe ignorantes aos sábios,Indiferente.Tratados iguais,Nada importava,Sem objetivos,Sem ilusões.Amor e ódio?Também não existiam,Ali imperava a lei do silêncioPara a comprovação da vida,Apenas mortos.Eu vi a pazNo cemitério.

Vitaminas, minerais e Linha Sidney Oliveira.Quem se interessar entre em contato:

[email protected]

Cuidar da saúde é a coisa mais importante,porque a longevidade depende de uma

vida saudável. Pense nisso quando fizer reposiçãode vitaminas e sais minerais

VERSOS ELEMENTAIS

Versos aquáticosCompostos em alto-marSuperportos em cada praiaAnsiados pelo solDeclamados pela Lua

Versos fogososDe amor em greveEm busca da razãoOu de sexo plenoFertilizando o coração

Versos aéreosSendo jogados dos céusEspalhando sementesDomando serpenteEm cada um de nós.

Versos terráqueosAquecedores da ternuraDoces que nem frutamaduraRetratando o serEmoldurando a vida.

BROCADOS E RAMOS

EntreRamos de manacásEBrocados de rosasEncontram-seEscondidosAparentesCarcarásOndulantesProsas!Em fitas, arabescos, fintas,CamaleõesMulticores!RevelandoAcobertandoO universoSedutorConspirando!Inspirando!EnergiaMotorArco íris de TintasNas mãosDe um pintorTomado de alegriaNa sua criaçãoCompletamenteImerso!

Daniel PresotoColegiado/Piracicaba/[email protected]

TRANQUILIDADE...

Serenidade...Entrando pelas narinas,Qual musgo vestindo pedras...A mente ferida, insegura,Absorvendo, apenas,A beleza magna do momento extáticoSem se surpreender, agradecida...

Do estojo prateadoO som do amor alcançando-me,Na súplica egoísta,Do amante que apenas pede...

Como respostaUma gota dourada esvoaça,À minha frente,Pousa suas asas diáfanas, em meu joelho,Como cataplasma divinoA ensaiar bulas sanatoriaisContemplação... Tempo imedido,Anos em horas,Horas em segundos,A ampulheta escoando,A dor esvaindo,Serenidade...Tranquilidade...

Ideias perdidas,Sonhos cansadosDe tanto veranear...Jorram gostosamenteNa fonte lancetadaPela dor gêmea do poeta solitário...

Estou plenaCheia de fluido vital,É hora de recomeço,O extra Santiago caminhoSerenidade desenhaA complementaçãoDa estrada da musa perdida...Serenidade crescendo sua derradeira.

Darcy Reis RossiColegiado/São Paulo/[email protected]

Page 10: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

18 19POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

FINAIS FELIZES

Ontem eu tinha dúvidas, hojedesisti de tentar entender;A manhã será a resposta,mas sei que amanhãnada saberei.Afinal, só se vive uma vezde cada vez.Todo caminho tem voltaquando a arrogância se solta.O melhor sempre está por vir, poisa poesia está no último verso.Finais felizes não mais me convenceme o último beijo é só o início.O drama começa agora.

Denivaldo PiaiaConselho/Campinas/[email protected]

Djanira PioAssinante/São Paulo/[email protected]

RAZÕES

Amanheci triste,sem razões.Tudo estavaem seus lugares,o caos se ordenara,e os astros mantinhama ordem do universo.Ainda assim,amanheci triste.

EMPÁFIAEntre s sucatas de Apolo

Apareceu solto feito loucoComo em aventuras sem voltaDe um continente marrento de

lamaAos gritos e em alto proclama:

“Morte aos Gentios!”Pudera ao vento adentrar e lutar

Mas tudo se transforma emignóbil

Sem o por quêMuito menos no quê...

Edielson José GroppoTitular Emérito /Iguape/[email protected]

CONTINUE ME AMANDO

Continue me amando...E plantando com as tuasPalavras a minha vida...Eu certamente colherei maravilhadoOs diferentes sentidos delas...As tuas palavras escritas com amorEm meu coração,Em minha alma,Trazem-me serenidade e calma,Fazem-me feliz!Continue me amando,E plantando com as tuasPalavras a nossa vida...Os frutos de nosso amor,Certamente colherão maravilhados,Nos diferentes sentidos delas,A essência do que é viverAmando e ser amado!Continue me amando...Meu grande e lindo amor!

Edvaldo RosaConselho/São Paulo/[email protected]

Eloísa Antunes MacielDecana/Santa Maria/[email protected]

Eliseu OroConselho/Descanso/SC

NA CONTRAMÃO...

Há tanta contramãoQue problemas nos dão,Ora aqui ou ali,Ocorrendo por aí...

Na trajetória da HistóriaQuantos fatos que ilusóriaSolução pareciam tomarEm todo ou qualquer lugar...

No Mundo há gente teimosa,Esperta e até mesmo vaidosaQue segue a própria direção,Não raro, inclusive na contramão...

Existem pessoas esquisitasQue perturbam as visitasE andam pelos caminhosMaus, seguindo descaminhos...

Alguém destrói o meio ambienteOutrem usa e abusa da genteQue defende a mãe NaturezaCom firmeza em sua defesa...

Em sua peregrinação terrenaO Cristo na pregação serenaNa Contramão da História ensinou,Defendeu a Humanidade e lutou...

BUSCA... ENCONTRO

Em minha juventude, eu perseguiaUma esperança, permanentemente...Uma esperança que eu presumiaSer alvo de uma busca persistente...

Na luta pelos bens que eu almejava{Trabalho, independência, formação),Eu fui em busca do que idealizava,Com persistência e obstinação...

Ao apoiar-me na perseverança,Alhures procurava uma esperançaQue desse novo impulso à minha vida...

No entanto, nessa busca eu descobriaQue essa esperança em mim subsistia,Pois ela era meu ponto de partida!

ASSIM PENSO

É na meditação, nosilêncio de nossasolidão que nosencontramos epercebemos queexiste uma forçamaior que comandatudo o que existena imensidão douniverso.

Impossível negara existência deDeus, tudo éobra dele.a vida seu maiormilagre.viver é umadádiva para serlembrada acada segundo.viver vem dedeus.

A QUEDA DO JUSTO

Eu me considerava um homem justoPorque os pequenos erros que erreiE os pequenos pecados que pequeiA todos reparei, a qualquer custo.

Digo, além disso, nunca fui injusto.E se furtar é crime, eu não furtei.Se o trabalho enobrece, eu trabalheiMesmo que atado a um leito de Procusto.

Um dia entrei no templo da consciênciaE, analisando ali minha existência,Um juiz severo, iluminado, em chama,

Criticou ferozmente o meu passado.E eu, que sempre me julguei honrado,Saí do templo todo envolto em lama.

Felícia Terezinha Soares LopesPraeclarus/Caçapava do Sul/RS

[email protected]

Francisco de Assis F. MelloColegiado/Botucatu/[email protected]

Page 11: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

20 21 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

Já faz um tempo que comecei a prestar mais atenção nasárvores que aparecem desenhadas no meu caminho. Cada uma diferente da outra. Umasplantadas lado a lado, outras com uma certa distância, umas solitárias, outras estão tãopróximas que formam um verdadeiro tapete verde suspenso! Algumas dão frutos, outrasflores, mas não há a que não tenha algo a oferecer!

Geralmente quando vemos uma árvore conseguimos enxergarapenas parte dela. Esquecemos que o que a mantém não é visível aos olhos, o seu coraçãofica soterrado, praticamente enterrado no fundo do baú, embaixo da terra, e é comumenteconhecido como raiz! São as raízes que fixam a árvore, que lhe dão sustentação, queabsorvem água e minerais para alimentá-la e também deve-se destacar que são meninasprevenidas, pois se preocupam em criar uma reserva, estocar alimento para quando vieramtempos difíceis! O que me leva a refletir também sobre as raízes que cada um de nósindividualmente possui. Se formos parar pra pensar temos muito mais dos nossos pais doque imaginamos! Parte do principio que o amor deles foi tão grande que por não cabermais dentro um do outro acabou se multiplicando e virou semente que caiu em solo fértil,germinou e de uma forma incompreensível nós nascemos.

E nos nossos primeiros anos de vida foram eles quealimentaram nossas “raízes”, que nos traziam alimento e água. Que nos protegiam dovento para que nossos frágeis galhos não quebrassem, que faziam sombra de dia para queo sol não ressecasse nosso solo e que nos cobriam quando a fria geada caia sobre nossasfolhas nas noites de inverno.O tempo foi passando, fomos crescendo, e conformecomemorávamos aniversários muitas coisas dos nossos pais iam de enraizando em nós...Coisas simples como: alcançar o chimarrão com a mão direita, encher nossa estante comporta-retratos, fazer uma prece antes da refeição, engraxar os sapatos, forrar os armárioscom papel de presente, e tantas outras coisas que eles faziam e que a gente pensava queiria fazer diferente, mas nos pegamos fazendo igual. Mantemos a tradição!

O interessando é que com o passar dos anos, acabamosvizinhando com outras arvores que embora não sejam da nossa família vão crescendo aonosso redor, e que também nos acrescentam à bagagem, são amigos queridos que nosfazem companhia faça chuva ou faça sol. E como já é sabido, árvores passam muitos anosno mesmo lugar, e por isso são ótimas observadoras e mesmo estando imóveis conseguemexperimentar diversas emoções. Sentem-se felizes quando uma criança com sua“molecagem” escala seu tronco e se balança em seus galhos, quando servem de sombrapara um fadigado trabalhador que precisa descansar por um minuto.

Sentem-se vivas quando a chuva cai e lava a alma, levandoembora a poeira que o vento trouxe e por algum motivo foi absorvida, mas que a águalímpida e pura lubrifica deixando ainda um aroma de lavanda. Sentem-se vivas quando osol brilha pela manhã trazendo um novo dia, quando o sol brilha ao meio dia, pois nessahora sua luz ilumina até mesmo o cantinho mais escuro da alma, e sentem-se vivas tambémquando o sol se despede, porque nesse momento seus raios são tão suaves que parecembeijar, e não existe uma casca que seja tão grossa a ponto de não se sensibilizar.

E ao mudarem as estações as árvores sentem-se tristestambém, pois assim como nós, elas sempre têm que passar pelo período das podas, que érealmente doloroso porque nesse momento são praticamente obrigadas a deixar partir

ESSÊNCIA OU APARÊNCIA parte de si, porém ao mesmo tempo é extremamente necessário, pois para que venhamcoisas novas requer que se percam outras.

E como tudo é imprevisível, às vezes vem um vendaval e levadas árvores muitas folhas, arranca galhos, e torce seu troco impetuosamente como se elefosse feito de mola, mas não é. Espere! J

á percebeu que nós também não somos de mola? E de igualforma esse mesmo vendaval nos leva coisas que provavelmente não voltarão mais, e osentimento de perda, saudade e impotência nos invade, porque assim como uma árvorenão pode sair do lugar, não tem pernas que consigam correr para alcançar o que os ventosda vida levam pra longe. Agora, o pior que pode nos acontecer é quando uma arvorequerida é cortada, a dor que nos invade é tão grande que é como se sentíssemos os nossospróprios ossos sendo estraçalhados, é como perder o chão por um espaço de tempo, ésentir a dor dilacerante dos cortes e por ser uma “árvore” que está plantada no chão nãopoder correr ou fugir pra outro lugar e ter que se manter esguio enquanto uma hemorragiainterna nos toma. E quando esses tornados da vida passam varrendo o solo podem levartudo da gente, mas se as nossas raízes estiverem bem fixadas será difícil de arrancá-las.Embora o nosso corpo fique totalmente dilacerado o que enraizou na mente e coraçãoninguém poderá tocar, pois é nas raízes que está a nossa essência, e enquanto às tivermospoderemos recomeçar. Por isso é importante nos apercebermos hoje, enquanto é tempo debonança, com o que estamos alimentando nossas raízes.

Conforme já dizia um velho e manjado ditado da minha vó émelhor prevenir do que remediar, então vamos estocar tudo de bom que pudermos: amor,amizade, afeto, força, fé, carinho, coragem, humildade, mansidão, discernimento, empatia,solidariedade, pois essas são as legitimas coisas que nunca são demais.

E tal qual uma árvore mantenha-se em pé orgulhoso de si,valorize tudo que você conquistar, não se sinta pequeno quando outra arvore se sobrepujar,ao contrário, aproveite a sombra e aprecie a vista da sua janela e não da janela do vizinho.

E também não nutra nenhuma vaidade caso você seja a árvoremais frondosa do bosque, pois independentemente das aparências não devemos esquecer

que, todas as raízes estão embaixo do mesmo solo. E é de lá que procede oessencial para que você não se perca.

CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

Juliani Gomes dos SantosPraeclarus/Alegrete/RS

[email protected]

Rua Lima Barreto, 212/São Paulo/SP

TEMOS SEMPRE UMA SOLUÇÃO PARA VOCÊ

Medalhas, Troféus, Placas, Gravação em laser, crachás,chaveiros,e outros produtos em metal, vidro, acrílico e pedra.

Contato: (11) 2215-1133/[email protected]

Page 12: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

2322 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Francisco Evandro de OliveiraColegiado/Belford Roxo/RJ

[email protected]

Francisco FerreiraPraeclarus/Conceição do Mato Dentro/MG

[email protected]

O MAR DE LAMA

Fétido, podre e cancerosoé o sistema penitenciário no Brasil.Imunda são as ações que ocorremdentro e fora dele envolvendo-o.

Podres são as maçãsjogadas lá pela sociedade injustaque o dia-a-dia as cria.Cancerosa é a corrupção

Que reina descabidaentre os componentes do sistema,que os protege do nosso mundo social.Contudo, o mar de lama maior

E sem sombra de dúvidas as negociatasfeitas pelas maçãs podres e cancerosasQue dominam as leis e o sistema.“A Justiça “.

GAIOLAS

Ouço ecoar minha tristezana preciosidade repetitivae triste voz do sabiá.

Meu luto se refletenas pretas vestes de galado acrobático tiziu.

E a suindara agourentaestrala de vingança minha gargalhadalouca como eu, noite adentro.

Se bem me lembro é sempre assimque sou e fui, hibrido de ave e vegetalcoração de pássaro com raiz.

E, uma vez que numa noitede junho gelado caí feito papa-arrozno alçapão da vidaem cada queda, tentei voar.

SONHOS COLORIDOS

em psicodélicos movimentoscaracóis namoram zebras madrepérolasno gramado multicolorido dos meus sonhosflores desabrocham escarlatesem perfumes quentes e inaudíveissinto o dourado ventoem minhas narinas ofegantesacaricio a pelagem crespa da maçãe saboreio o azul intenso da alegriaauras coloridas desfilam em corpos opacose as turmalinasantes tão translúcidas acendem estrelasno céu da minha boca.

CENÁRIOS

Amanhã é outro diaQue se segue do hojeNa mesma inconsciência do ontemTragado por mim mesmoNo turbilhão em que deixo me levar

Alimento o cenário que desejo viverRestauro, insistentemente, a paisagemQue esculpiQue teciQue modelei a tinta óleo

Na insana ilusão do controle.

AURORAS DE UMA NOVA VIDA

Certo dianossos caminhos se cruzaramatravés dum terno e alegre olhar.Teus olhos verdes -nobres esmeraldas -me enfeitiçaram,me fizeram a luz voltar.

Daquele diaaté hoje, minha linda,em minha almapassastes a habitartransformastes o meucoração tão duroem leveza pura,aberto para amar.

Ao dizer-te uma palavra,já basta para que me entendas.Diferenças não existemna comunicação.A harmonia nos faz tão pertoembora os olharesde há muito não se encontrem,mas os interiores, sempre tãojuntos,comungam do mesmo sentimento,de aconchego e carinhoHoje navegomeus pensamentosnas asas da imaginação de tite sinto perto quando te pensonas luzidias auroras da nova vida

Gilberto Peter Caramão Titular/São Sepé/[email protected]

ÓRBITA

Filtra-se em mimuma fórmula de esquecimento.Em minha face descoloridacomprime-se uma radiação.Memórias desligam-sedo cérebro enfraquecido,distante de mil coisas,numa sentença rítmica.

Entre lágrimasdo meu olhar perdido,e com meus passos doloridos,rumo a outra dimensão.Essa forma estranha estala.Pareço estar distante,numa grande velocidade.Sem limitesLiberta

Em meu retorno percebo,na órbita dessa longa viagem,de tantas, e quantas coisasdeixei de fazer.

Inês Tafarelo TuonPraeclarus/Piracicaba/[email protected]

Geraldo Gabriel BossiniColegiado/São José do Rio Preto/SP

[email protected] José Sant’Anna

Colegiado/São José Rio Preto/[email protected]

Gabriele Loureiro BruschiPraeclarus/Porto Alegre/[email protected]

GESTOS IMPROVISOS

Ao realizarmos uma travessia,atenção é pré-requisito.Não aja com hipocrisia;tenha claro propósito.

Uma trajetória para a felicidadedeve ser bem direcionada;focar na verdadee estar sempre revigorada.

Alegrias e sorrisossão vivenciados no nosso dia-a-diaatravés de gestos improvisose intensa melodia.

Page 13: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

24 25POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Ilda Maria Costa BrasilPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

Hazel de São FranciscoPraeclarus/São Paulo/SP

[email protected]

MARIANNA

Nome de SantaMaria e AnnaMariAnnaVirgem e SantaMaria e AnnaMariAnna.

Em tempo de QuaresmaA nostalgia vem a mimLembranças do passado Velhos sobrados e igrejasDo roxo da PaixãoHá sombra do roxoNas ladeiras floridasAte o Largo da MatrizCaminham em procissãoEnvoltas em roxos véusMarias e AnnasMariAnnasO roxo das floresCobrem as pedras da ruaQuaresmeiras de Marianna.

VIVER! O aroma das árvores e o meu coração orvalhadopor gotas de afeto,ternura, emoções,desejos e amor,levaram-me a desenrolaro novelo da vidae avaliar o trabalhoque já tecide minha existência.Sinto-o brilhantecomo estrelas,numa belíssima noitede primavera,a admirarem o bailadodos vaga-lumes.No entanto, verifiqueique há emoções a vivenciar,desejos a desvendar,escolhas a fazere revelações a serem feitas;para enfim,realmente viver!

Irenilda Paranhos,de São José do Norte/RS, Cadeira 00, patronoElias Boaventura, da Áea de letras do Conselho Acadêmico doClube dos Escritores Piracicaba,tem representado o Brasil, oseu Estado e a sua Cidade em vários países da América do Sul,etambém da Europa. Fez a Integração Cultural, Brasil e, Uruguai,quer dizer:,através da união das bandeiras de São José do Norte,no Brasil e de São José Mayo.Parabéns a esta lutadora.

IRENILDA UNE BANDEIRAS DE CIDADES DE DOIS PAÍSES

DANÇA DO CÉU

Enfim, vence o cansaçoDeitam no chão os escravosDepois na relva descansam

No cansaço das avenidasNos entreveros, nas calçadasAguçam dores, incertezasQue jamais cicatrizam

Olhos semicerradosDivagam no firmamentoFolhas tremulam ao ventoErguem-se troncos esguiosHá rachuras de sol

Por entre os ramosIlumina a gramaO mundo passa lento

PazFesteja a naturezaDescanso...Danças bailam no céu

Iolanda Martha BeltrameColegiado/Santa Maria/[email protected]

GRAÇAEnquanto sonhava...Tramavam maldades...Sem contestar teve que obedecerPor respeito se submeterEsqueceu quem era... de tanto sofrer!Mas Deus em sua infinita bondade...Para vida, à fez renascer.

Borbulhantes vertentes em filetesSerpenteiam colinas, vales, campinas e pradosTornam-se poços, lagos e riosO sentimento de amor que trago,Transbordando deságua em mim lagoa.

Iva da SilvaColegiado/Francisco de Paula/RS

[email protected]

Irenilda Paranhos de CastroConselho/S. José do Norte/[email protected]

AINDA EXISTE ALVORADA

Ainda é alta madrugada,Mas os pássaros já estão cantando,No silêncio do meu quarto,Fico acordada escutando.

É assim na minha terra,Quando o verão se anuncia,A passarada nos desperta,No nascer de cada dia.

As alvoradas são festivasE isso nos contagia,O cantar dos passarinhos,Nos traz grande alegria.

ILUMINADO

Lampejos de lirismo,emotivas fantasias,recalque, bizarríssimo,se confundem na poesia.Assim sobrevive o poeta,no seu dia a dia.Sua mente sempre repleta,de rimas e fantasias,vê brilho refulgenteem olhares frios.Canta paixão dementeem corações tímidos.O poeta sente o abstrato,que circunda o ambiente.Escreve sobre visões,de maneira eloquente.Causa admiração,espanto e emoçõesé um ser sobranceiro,habita em outra dimensão.

José Airton MellegaConselho/Piracicaba/[email protected]

Page 14: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

26 27 ARTIGO ARTIGO ARTIGO ARTIGO ARTIGO-------------

José Otávio Machado MentenPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

João Riél Nunes de Oliveira BritoPraeclarus/Tunas/ES

[email protected]

José Keitel RibeiroDecano/Tres Corações/MG

[email protected]

ENSINO DA FITOPATOLOGIA NO BRASIL

A fitopatologia é uma das áreas de conhecimentoprofissionalizante dos engenheiros agrônomo e florestal. Existem diversos dispositivoslegais (Dec. Fed. 23.196/33, Resolução CONFEA 218/73 e Resolução MEC 01/2006) quedestacam a fitopatologia como atribuição profissional (competência/campo de atuação)do engenheiro agrônomo.Trata-se de uma entre as 87 áreas de conhecimento destesprofissionais. Essa área é constituída dos conteúdos: história da fitopatologia, importânciadas doenças de plantas, conceito de doença, agentes causais da doença de plantas(fungos, bactérias, vírus/viróides, fitoplasmas/espiroplasmas e nematóides), diagnose dedoenças infecciosas e não infecciosas, sintomas, quantificação de doenças e danos, ciclode relação patógeno-hospedeiro, fisiologia do parasitismo (mecanismos de ataque e defesa),epidemiologia/progresso da doença, ambiente e doenças, princípios gerais de controle,métodos de controle (legislativo/patógenos quarentenários, genético/variabilidade dospatógenos/resistência das plantas e químico/fungicidas/receita agronômica, cultural,biológico e físico), manejo integrado de doenças, previsão de doenças de plantas,classificações de doenças, principais doenças de planta de importância econômica e seumanejo.Para abordar esse conteúdo são oferecidas uma ou duas disciplinas com cargahorária de 60 a 120 horas/aula. O método utilizado envolve aulas teóricas e práticas,leituras e estágios. Há a necessidade de aprimorar os métodos de ensino utilizandoprocedimentos inovadores. Como os cursos de Engenharia Agronômica dispõem de cargahorária de 3600 a 4300 horas, dedica-se a fitopatologia de 1,4% a 7,3% da carga total.

Dados do MEC de 2012 mostram que existiam, no Brasil, 262cursos de Engenharia Agronômica, oferecendo mais de 20.000 vagas e formando cerca de10.000 engenheiros agrônomos por ano. Atualmente, são mais de 300 cursos.Está sendoelaborado um Diretório de Professores de Fitopatologia do Brasil pelos professores SamiMichereff e Riccely Ávila, que já conta com 326 professores de 163 cursos cadastrados.Muitos cursos contam com apenas um professor da área. Quatro dos cursos já catalogadoscontam com 10 ou mais professores da área: Universidade Federal de Viçosa (UFV),Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade de São Paulo (USP), UniversidadeFederal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Brasília (UnB). Existem estadoscom apenas um curso de Engenharia Agronômica ou Florestal e estados com 10 ou maiscursos: Minas Gerais, Goiás, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Alguns estados têmapenas um professor de fitopatologia e outros tem mais de 30 (Minas Gerais, Goiás,Pernambuco e São Paulo). É importante que todos os professores de fitopatologia colaborempara que o Diretório represente a realidade atual do ensino. Informações dever seencaminhadas aos organizadores([email protected] e [email protected]).

Já está sendo realizada uma pesquisa para traçar o perfil doensino no Brasil, abordando aspectos do conteúdo, métodos de ensino e materiaisdidáticos disponíveis. Através deste Diretório será possível intensificar a troca deinformações entre professores, possibilitando a utilização de métodos pedagógicosinovadores, contribuindo para o aprimoramento da formação dos profissionais egressos.Com os avanços nas mídias e a disponibilização dos contatos de todos os professores,

deverá facilitar o intercâmbio e aperfeiçoamento dos profissionais de ensino.

EU BUSCAREI VENCER Eu buscarei vencer no mundo e acharei meu jeito;Vou vencer até a saudade já que ela não ressuscita.Trocarei o labutar que hoje mora neste meu peito...Pelo Direito que também no meu peito habita. Vou correr atrás dos meus sonhos no tempo estreitoSem ter a desconfiança que em meu olhar suscitaNão serei corrupto, lutarei sempre pelo Direito...E assim logo eu verei a minha estrada mais bonita. Mas se tão perfeito o meu destino não buscar ser.Eu tenho outros longos e bons planos a fazer...Que com certeza estes me darão o gosto do sorriso! Buscando estes meus ideais eu irei sempre vencerE alcançarei um bom, calmo e descansado viver...Pois isto é o que verdadeiramente eu mais preciso.

ABSTRATA

Como sentir tanta saudadeDe quem nada merece?

Como tanto meditar,Tanto escrever,Tanto compor?

Como sofrer por algoQue nunca foi concreto,Nunca teve medidas,Nunca esteve presente?

Como gostar de algo vacante,Idolatrar uma musa abstrata,Amar uma coisa irreal...Sem matéria,Sem carne,Sem sentimento,Sem presença...Sem nada?

CONSTATAÇÃO

Amor,Quando estivermos juntos na cama,Não quero saber,De seu grau de instrução,O que sabe ou não sabe do mundo inteiro!Quero saber de teu Eu interior,Que eu amo,Sentir e ouvir apenas a voz do seu coração,Não me pergunteO que sou ou não na vida!Constate apenas,O que há tão bem guardado,

Dentro do meu coração!

José AraújoPraeclarus/São Paulo/SP

[email protected]

Maria de Lourdes S. Rossi MachadoPraeclarus/Porto Alegre/[email protected]

mãosdiferentesfacesmusicalidadebelezaencanto.

Page 15: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

28 29POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

José Donizetti Nicolini GonçalesColegiado/Osasco/[email protected]

DESEJOSO

Selaste meu coraçãoCalaste minha vozMeu coraçãoContinua em chamasPois é a tu que amas.Ainda que cego e surdoNos meus pensamentosAlojo os meus sentimentosCom toda aquelaGostosa sensaçãoDe quem carregaQuem ama no coraçãoPor mim escolhidaPara viver uma paixãoDe quem não ama em vão.Com o meu coração seladoE mesmo tendo sido silenciadoSempre fui muito amadoTenho esperançasDe que ainda esse amorPossa ser resgatado.

O JARDIM DA VIDA!

Temos flores,Mas também temos espinhos,Temos cheiro do orvalho,Mas também temos o molhado.

Temos a beleza das cores,Mas temos quem não goste das cores.Temos quem gosta da beleza do ar,Mas temos quem o polui.

Temos a beleza do amor,Mas têm quem não gosta de amar os outros.

Como é bom gostar,Como é bom amar,Vamos amar uns aos outros.

José Paulo Castro SouzaConselho/Blumenau/[email protected]

José Roberto PanaiaPraeclarus/Piracicaba/SP

ESPELHO – REFLEXO

Quando olho no espelhoÉ minha imagemQue eu quero ver.

Não você, imagem,Olhando para mimSou eu que olho para você.

Mas fixando meus olhosNa imagem do espelhoÉ ela que me vê.

Afinal imagemO que você viu em mim?

CANDIDA LOUCURA

O meu mundoDança.As vezesEu saio voando

Agora, estou no marNo meio do marComo peixesEstou no fundo do mar.

Fazemos artePasseio por entre nuvensE fofo, gostoso...Há temposQue brinco com os anjosMinha menteDá gargalhadas.

As vezes me sintoLoucaCom uma loucuraadmirávelQue me faz bemQue me deixa feliz.

Me sinto assim...Meu coração cantaCanta marchinhas decarnaval.Vejo flores sorrindoE belo...Essa loucura émaravilhosa!

VIAJANTE

Soltei no espaço, nas próprias emoções,buscando caminhos felizes,pelos rumos, pelos ares,sou viajante.

Solta no espaço,sentindo, na harmonia,a beleza e a luzque inundam meu ser,ou um ser-viajante.

Solta no espaço,olhando os homens vivendoo bem e o mal,livre no tempo,sou viajante.

Solta no espaço,bem longe, neste lugaronde a alma é purezaeu, em plena liberdade,sou um ser-viajante

Juliana Diniz JoséConselho/Londrina/[email protected]

Leda Mendes JorgeColegiado/Niterói/[email protected]

MUDANÇAS

As mudanças são necessáriasna busca de um caminho felizpor fortes e agradáveis emoções.

Marco Maurer Dalla VecchiaPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]úcia Martins

Conselho/Ituporanga/[email protected]

APROXIMAÇÃO

Ouço teus passos de mansinhoE meu coração bate contenteSussurros se perdem no caminhoE o riso inconfundível... Tão da gente

Meus olhos se encontram com os teusMinhas mãos se perdem docementeQueria confundir nos braços meusTeu corpo que abraço fortemente

Quisera que tu fosses só presençaQue eu te sentisse infinitamenteSentir teu afago até na tua ausência

Viver no teu pensar... No teu sonharSaber que voltarás eternamenteTão próximo de mim...do meu gostar

Page 16: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

30 31POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------

Marcelo de Oliveira SouzaConselho/Salvador/BA

[email protected]

ANJOS E DEMÔNIOS(Para Augusto dos Anjos)

Entre anjos e demôniosAugusto tinha a arte de rimarTransformava o pútridoNuma poesia de admirar. O mal do séculoCopiava sem parar...Gritava em linhasSobre a morteAté se saciar. O Augusto era dos AnjosPunha seus demôniosA espantarNuma escritaQue ficou impregnadaNa beleza horrendaDe se expressar.

O BEIJO

Diziam antigamente queBeijar era pecadoMas enfim, o que é um beijo?O que há nele de errado?

Que pode haver de mais santoQue o leve roçar dos lábiosQue a mãe, com amor incontidoTernamente deposita no filhoRecém-nascido?

Quem sabe, o encontro de lábiosDe um pequeno travessoCom a meiga menininhaGraciosa e linda que estudaCom ele, na mesma escolinha?

Será pecado talvez, o beijo apaixonado?Lábios sedentos e ardentesQue juram amor eternoDos jovens adolescentes?

Ou o beijo mais profundoDos que estão enamorados?Lábios que se exploramEntreabrem-se exigentesE entre os lençóis terminam?

Não o serão, com certezaOs beijos da maturidade,Lábios acariciantesQue mil sentimentos traduzemCarregados de lembranças,Que ainda fazem sonhar.

Muito menos o seráO afetuoso e sincero queTrago hoje comigoE agradecido dedicoA todos vocês, meus amigos.

Maria Antonina de Lima SoldáConselho/São Paulo/SP

[email protected]

PÁTRIA AMADA

Com a derrota na copamuitas casas recolheramsuas bandeiras Nossas crianças constróemo conceito de que Brasilé só um time de futebol

Maria Gema MartinsConselho/São Paulo/SP

[email protected]

Maria Angélica B. dos SantosPraeclarus/Belo Horizonte/[email protected]

PEQUENO APRENDIZ

Tens um segredo não sabes qualé um rodearum tatearbuscare nada encontrar

o que busca pequeno?

o calor do úteroo olhar cuidadosoe amanteo embalar aconcheganteem colo farto

farto, num mundo gigante. .de onde vieste pequeno?

caminhos escurossombriossem perguntas, sem respostas

pequeno aprendiz, o que esperaencontrar?

o alívio do silêncioque domina e fere

o alívio do silêncio!

(Publicada novamente por ter saídocom o nome do autor errado)

MINHA ALMA CHORA

Minha alma chora de saudades de você,A noite em silêncio eu penso em nós,

Os pensamentos são torturas em minha almaE ela chora, mas uma vez de saudades de você.

Porque eu lhe amo,Eu não sei quem morre o que leva ou o que sente,

Mas sei que o que fica morre aos poucos,Estou morrendo de saudades de você,

Minha mãezinha,De onde estiveres pense em mim,

Ore por mim, porque eu vou estar semprePensando em você.

A noite eu abro a janela e deixo entrar o vento,Limpando as lagrimas.

A dor é muito forte.Respiro fundo e deixo que o vento me leve,

Para algum lugar, onde eu possa lhe encontrar.Vou sempre como o vento me leva,

Sem perder o rumo, sem mudar o curso.Viajando sempre no espaço.

Vou de um lado para o outro, Mas sempre pensando em você.

Minha alma chora de saudades de você,Porque eu lhe amo.Minha alma chora,

Mais uma vez de saudades de você.

Maria Helena GuedesPraeclarus/Vitória/ES

[email protected]

Page 17: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

32 33 ------------------- CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA -------------------

Maria Luiza Vargas RamosConselho/Florianópolis/SC

[email protected]

Maria Helena CorazzaPraeclarus/Piracicaba/SP

[email protected]

A NECESSIDADE DE ELEGER DIAS MELHORES

Então é isso, queridos leitores, em meio a turbulências edescompassos, a ideia de abandonar o que já saturou as ideias, um mal ou passado, eprocurar alternativas e subterfúgios que tirem do desânimo cansado de tanto desanimar e,da feiura de tanto enfear, sempre com mau gosto, para se deixar embrenhar bem dentro dointerior de cada um e retirar de lá novos valores que existem, mas, que apenas aguardam avez de quem tiver a coragem de “virar o jogo” e criar novos momentos e incentivos queprecisam vir e desabrochar vezes sem limites, mais amadurecidos e emocionantes, até maisromânticos e apaixonados, com novas descobertas e nova luz!

Inteligente deixar descrenças, desconfianças e dificuldadespara trás, e cultivar, sobretudo a amizade sincera, as manifestações calorosas de afeto eprincipalmente, os abraços bem apertados, virtudes que parecem esquecidas hoje em diana distração e correria que vem com os tempos virtuais e com a própria “falta de tempo”, naimpaciência e no estresse acelerado e, como consequência, o mau-humor que atrapalhammuito os relacionamentos desde os mais íntimos e amorosos, até nas situações deconvivência social do cotidiano (quanta gente de cara feia e mal amada, meu Deus!).

Eleger dias melhores que virão significa enxergar o “outro”como ser humano que é, levando mensagens de carinho e confiança nos atos e nas palavrase, na dedicação ante as necessidades que forem encontradas, apurando assim, a alma e osespíritos em prol de um alívio tantas vezes almejado e nem sempre conseguido por situaçõesque massacram e inutilizam instantes que poderiam ser de grande valia e crescimento, sepudesse acontecer. Eleger dias melhores significa inovar sem precisar de grande esforço,mesmo não sendo tarefa fácil, sempre será útil e de bom-tom lembrar-se de grandespensadores ou conselheiros e poetas, como Cora Coralina, por exemplo, quando disse umavez: “Eu me esforço para ser cada vez melhor: bondade se aprende”.

É preciso sim e muitas vezes aprender a “ser bom e lidar coma bondade”, com sinceridade e simplicidade, com paz e amor! Enfim aprender tudo o quefor preciso aprender, a fim de serem valorizadas e acrescentadas mais atitudes benéficas àVida, virtudes e inovações a toda gente!

A bondade que é um dom de Deus traz em si, uma força que tira dochão e da lama, do infortúnio e da infelicidade, ergue e joga para cima, eleva e empurra parafrente e para novos horizontes mais claros e mais delineados e definidos também.

Cultivar, abusar e aprimorar a plácida expressão no rosto, no modode olhar e no sorriso franco, nos acenos aos que estão distantes ou isolados mas, que sesentirão acolhidos, nos apertos de mãos e nos aplausos vibrantes que dizem de aceitaçãoe alegria.Tudo será válido quando se enxerga o outro como ser humano que é, sem inveja,egoísmo, orgulho, intrigas, julgamentos ou maldades, pois só assim, os dias passarãoencorpados e recheados de mais beleza, conteúdo e “suficiência”, e, não, apenas passando

á esmo, por passar...

DESCULPASAo longo da vida vamos semeando desculpas para tudo e

todos, principalmente para nós mesmos. Refiro-me aqui às desculpas como justificativas enão como pedido de perdão. Muitas vezes, as próprias famílias ensinam os pequenos aencontrar desculpas para ene coisas: atrasos, faltas, adiamentos, fracassos. E vamosfazendo uso dessa técnica ao longo da vida.

O preguiçoso torna-se mestre em desculpas, algumas bemcriativas, outras nem tanto.Muitas desculpas são benignas, visam apenas evitarconstrangimentos ou aborrecimentos; outras, todavia, beiram a falta de caráter e aproximam-se muito da mentira, da má fé. Algumas pessoas especializam-se em desculpas motivadaspela cobrança excessiva da família.

É sempre “para o nosso bem”, mas como cobram! Primeiroenchem o saco anos a fio para que larguemos o cigarro; quando, a duras penas, conseguimos,começam a nos torturar pelo fato dos quilos a mais, inerentes a todos os ex-fumantes. Daíintensificam as cobranças pelas academias, exigindo uma vida de atleta para quem gostamesmo é de ler e escrever. Haja saco!

Com isso, vamos nos especializando em desculpas: quandoesquentar, porque a piscina é fria; quando esfriar porque a musculação é quente; quandonão chover, porque caminhar na esteira é muito sem graça e na rua é mais divertido;quando não tiver outro compromisso; quando a netinha crescer; quando for lua cheia;quando for segunda-feira; quando começar o mês. E por aí vai. Não seria preciso inventartantas desculpas se as cobranças não fossem tão intensas!

Até que ponto essas exigências familiares dão resultado?Não serão contraproducentes? Sem elas, será que nos acomodaríamos? Teremos nostornado dependentes dessas admoestações? Desculpas para não ir ao dentista, para adiarum exame mais doloroso ou temido, para não estudar para um concurso, para não visitarum parente ou amigo do qual gostamos pouco, para não se mexer, para não fazer dieta, paranão largar um vício. Desculpas para tudo!

Eu cheguei a ter três empregos ao mesmo tempo, criei trêsmeninos, pósgraduei-me sem usá-los como desculpa e hoje me vejo adiando coisaspequenas, sem ânimo para retomar as rédeas da minha vida. Bruninha diz que colo de vótem que ser fofinho; acho mais bacana uma velha matrona, rechonchuda, do que magra epelancuda; cerveja e sorvete na praia não dá pra dispensar (ainda mais com a melhorsorveteria dos Ingleses na esquina da minha casa!), enfim... as desculpas são várias eválidas, como podem ver!

Claro que eu queria ter aquele corpinho que tive até oscinquenta anos! Claro que eu queria sentir todas aquelas coisas boas e fortes que sentianaquela época! Será que engordamos por não nos sentirmos desejadas, ou deixamos deser desejadas porque engordamos? Nelson Rodrigues dizia (em uma peça de teatro) queaté um câncer no seio de uma mulher é o desejo apodrecendo dentro dela..

Forte? Ou real?

Page 18: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

34 35POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Que Santo Expedito, Protetor dos Endividados, se apiede de todos aque-les que devem suas anuidades para o Clube dos Escritores e lhes façaaparecer recursos fiduciários, para que eles, enfim, após tanto e tantotempo discorrido, consigam colocar seus débitos em dia, para quecontinuem tudo dentro da normalidade como tem sido nestes últimosvinte e sete anos. Sabemso que sua missão será difícil, mas temos féem ti, ó Santo Guerreiro e valente, destemido e pertinaz. Que assimseja.

ORAÇÃO DE SANTO EXPEDITO A MINHA MANEIRA

TEMPORAL

o vento vira a esquinatraz folhas em redemoinho cria vida em rodopiodepois vem a calmaria

veio o vento só lembrarque o tempo é imprevistovou sair para dançar

Maria Luiza Bortoni NinisColegiado/Itajubá/[email protected]

DILEMAS

São temasPoemasQue escrevoAo lemaDa livre consciência,Coerência,Lisura,Até não poder mais.

Se penso, se faço,Repenso os passosQue antes andeiCom olhos futuros,No ontem,No hoje,No que está por vir.

Assim continuo,Vibrando,Vivendo,Neste mundo de Deus

Nadir Silveira DiasConselho/Porto Alegre/[email protected]

RIO TERRA DA MAGIA.

Rio, terra da magiaMorros verdejantesConstruções exuberantesChegar no Rio é pura poesiaNatureza deslumbranteTerra da alegriaCarnaval, futebol, praiaCéu azul, terra do solE do Cristo RedentorBraços abertos sobre a cidadeMostrando toda a sua capacidadeDe abençoarEsta beleza de cidadeRica em naturezaTorrão que me seduzCidade cheia de luzAmor, paz e alegria.

Nilza de July Costa e SilvaPraeclarus/Porto Alegre/RS

[email protected]

GRATO

O amor deve sempre prevalecerno seio da antiga humanidadeestá muito difícil no mundo viverhá muita violência e maldade.

Ser sempre amigo um do outroprocurar o próximo ajudarpois o semelhante não é potroprocurar eternamente amar.

Ser grato a quem com alegria ajudaque não haja nunca ingratidãoser agradecido a quem acudater para o filantrópico gratidão.

0 mundo pode ser muito melhorse ver o próximo como irmãodar ao semelhante o devido valorque haja tranquila paz no coração.

Paulo Dias NemePraeclarus/São Paulo/SP

MANHÃ DE CHUVA

Neste dia assim chuvoso,que me lembra de você,numa manhã que já vai longe,o teu sobretudo encharcadoteus cabelos tão molhados;vi você no meu portão,querendo tanto me ver,que apertou meu coração.

Tão quentinha no meu canto,pelo vão da minha janela,contemplava aquela chuvaque respingava a vidraça.

E você todo sem jeito,sem se importar com a águaque batia no teu rosto,escorrendo pelo peito,esticava o teu pescoço,procurando o meu olhar.

Parecia tão afoito,ali naquela hora,que eu, prevendo o teu desejo,antegozando,o sabor do teu doce beijo,abri logo a minha portae te mandei entrar.

Odila PlacênciaColegiado/Barueri/[email protected]

Pilar Reynes CasagrandePraeclarus/Rio Claro/SP

[email protected]

Othniel Fabelino de SouzaConselho/Ribeirão Preto/SP

BEIJO

Por mais que eu viva bem sei, aqui, ou seja, onde for,Nunca esquecerei daquele beijo de amor.Nem mesmo os poetas sonharam escrevendo osversos seus,O prazer com que tocaram meus lábios nos teus.

Jamais imaginei que soubesses beijar tão bem assim.E que esse beijo, estava tu guardando só para mim...Aquele teu beijo quente me enlouqueceu!Minha alma se alterou e meu corpo estremeceu.

Um beijo com sabor de pecado que me fez apaixonar,Mas naquele tão doce momento me fez delirar...A distancia que nos separa é apenas física,Beijo teus lábios quantas vezes quiser!

Basta que eu busque no passado, e aperte a teclaplay.Que beleza é o poder da mente, nós podemos tudo!Aquele beijo de amor ardente, incandescente,É o meu tesouro, a herança, a prova do nosso amor.

De jipe Noel vem vindodevidamente fardadotrazendo a você, sorrindoum belo soldo dobrado!

Page 19: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

3736 CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

Paulo Murilo Carneiro ValençaPraeclarus/Recife/PE

[email protected]

Zadir Campos da SilvaConselho/Caldas Novas/[email protected]

CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------NOSCE TE IPSUM

Terezinha de Jesus LopesAssinante/Juiz de Fora/MG

Milton Mariano de SouzaColegiado/Governador Valadares/[email protected]

Esta frase é tradução latina do grego que significa “Conhece-te a ti mesmo” Ela está gravada a milênios no frontispício do Templo de Delphos, naGrécia. Este é sem dúvida, o maior de todos os desafios para a busca do conhecimento dohomem e um alerta aos buscadores da Verdade.

Pois o homem possui um vasto conhecimento fora de si, écapaz de absorver vá-rias aptidões e de falar vários idiomas, mas não conhece a si próprio.É realmente um paradoxo. O homem é um ilustre desconhecido para si mesmo e, em muitoscasos, está a milhões de anos luz de seu “Verdadeiro Eu”.

Essa deve ser a premissa básica, seu ponto de partida dointerior para o exterior, mas, na realidade, as coisas foram invertidas, tudo isso porquehomem foi condicionado durante séculos e milênios a buscar fora dele a riqueza, o poder,o saber, a segurança material, os prazeres, etc.

Após mais de 2.000 anos a Humanidade ainda nãocompreendeu as palavras do Divino Mestre: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deuse tudo o mais vos será dado por acréscimo” Todavia muita gente acha esta promessa umaficção, porque não foi capaz de perceber que seu reino não é deste mundo.

Obviamente quem conquista um reino tem tudo o mais aoseu dispor, o que está implícito na conquista do reino.Apenas uma pequena parcela daHumanidade entendeu que o Reino prometido deve ser conquistado por cada um e estáno nosso interior, e não no nosso exterior. Daí surge uma grande confusão: somos ummundo de cegos guiados por cego.

Tal busca tem sido a meta dos Místicos e dos Iniciados detodos os tempos. Sempre houve na história humana as Fraternidades Ocultas, entre elas

a Fraternidade Branca, por exemplo, a fim de manterem aceso o Fogo doConhecimento Sagrado, que será sempre preservado para iluminar a almae o coração dos buscadores da Verdade. Este fogo jamais se extinguirá.

Não ligue para o sentidoDe mão leve, mão pesada.Desde que elas sejam limpasE de alguém não levem nada.

A dignidade do ser,Bênção de Deus concedida,Não está no seu saber,Mas, num exemplo de vida!

SOBRE AS PEDRAS

Não posso deixar de olhar as pedrasem sua aparente eternidade,à minha frente espalhadas.E perguntar por que poemas e cançõesforam nelas inspiradas.Material de misteriosas exedras,repositórios de ocultos saberes,que, silentes escondem verdades.Marcas de inexoráveis idades.Sinalizando duras realidadese outros ades.nos quais tropeço.

CANTO EXTERIOR

Paulo Alberto GarbusPraeclarus/Curitiba/[email protected]

---------------------------

AFAGO MATERNO

-- Rosa?Ela então responde:-- Tou aqui na cozinha.A figura alta se avizinha, no afago da ternura repetida, e

Amaro retorna a falar:-- O ônibus veio “lotado” e, com esses “engarrafamentos”...

É pra torar!Em gesto com a cabeça, a mulher aquiesce e, conveniente,

espera.-- Vou me banhar.-- Vá, enquanto esquento a janta.Nas demais residências circunvizinhas, há assim de repente,

o silêncio.No ventre, o filho se mexe, anunciando-se. E a mão espalmada

pousa sobre a barriga crescida, num afago que simboliza a proteçãomaterna.

Page 20: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

3938 POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------ ------------------------------------------

Pedro de Quadros Du BoisPraeclarus/Balneário Camboriú/SC

[email protected]

Reginaldo Costa de AlbuquerqueConselho/Campo Grande/MS

[email protected]

DESMERECER

Não merecea insignificânciado dinheiro contado em lendas pelo tempo

negligenciadono corpo estremecido pela idade

não me oferece a face(áspera) das descobertas sob cobertas entreabertas no verão que surge desabado em chuvas torrenciais de afogados

PAPEL DE CONFEITO

Vem a mim, entre dois livros na estante,um papel de confeito desbotado...O achado evoca um sonho inacabado,junto de ti, que agora estás distante.

Triste cena que insiste em ser constante...Desdenha a jura falsa do passado,há tempos um só dia não me é dadoo gosto de esquecer o teu semblante...

Queima a saudade na lareira em chama...A lenha aviva enganos de quem amae exibe a tua imagem fugidia...

É um cupido bisonho urdindo males...Se o teu amor nem enche o minicálixde um papel de confeito sem valia...

Não temos onde ficarNão temos pra onde correrNão temos onde morarNão temos onde morrer.

Não temos o que comerNinguém nos dará de beberNão temos onde morarNão temos onde morrer.

Não temos ninguém no mundoQuem irá nos protegerNão temos onde morarNão temos onde morrer.

Não temos o que temerJá não há nada a perderNão temos onde morarNão temos onde morrer.

Não temos como comprarNão temos o que venderNão temos onde morarNão temos onde morrer.

Somos abandonadosNão temos do que viverNão temos onde morarNão temos onde morrer.

Abandonados pelo mundoNos resta agora cantarNão temos onde morrerNão temos onde morar.

Robinson TuonColegiado/Piracicaba/SP

[email protected]

Thais Mariane StenicoPraeclarus/Piracicaba/[email protected]

Selma Queiróz GradilDecana/São Paulo/[email protected]

Raymundo Farias de Oliveira Colegiado/São Paulo/SP [email protected]

APRESENTAÇÃO

Meu nome é saudade.Não tenho sobrenome,nem sei minha idade.

LEMBRANÇAS

Permeando as manhãs lembro-me de ti.O clarão matutino invade a janela.E luminoso raio acende em amarelosAs rosas no vaso de vidro da sala.

Pétalas de luz sobre a mesa escura de mogno.

Qual poderoso rastro denso nos aresTransporto-me à rios translúcidos.De águas cristalinas e transparentes.E me banho.No frescor do jade das florestas.

Musgos esverdeados escorrem de meus pés.

E sem saber onde tu te encontras.Comemoro minha solidão em águas rasas.De cheiros silvestres, sou enfeitiçado.De lembranças e devaneios, mergulhado.

CAMINHO PARA O SEU CORAÇÃO

Vamos ver o arco-íris no arVamos dançar uma valsa ao luar.Vamos brincar de correr, de pegar.Vamos acariciar o Sol e beijar o mar.

Quem sabe, nesse carinho,Eu encontre o caminhoPara chegar ao seu coraçãoE partilhar esta paixão.

Ouçamos o canto dos passarinhos,Que desfrutam de plena liberdade.Ainda assim, constroem ninhos.Enquanto vai me matando, a saudade.

FORÇA DE ATRAÇÃO

O Contraste sertão-cidadeO sertanejo labuta ao solO citadino se diverte comOs raios solares no litoral

Seca verde, vegetaçãoPastos, cancelas, curraisGado, capim, mugidoQueijo, manteiga, leite

O apanhador no campo de algodãoSemente, plantio, colheitaSolo, inverno, chuvasRegião, produção, safra

O Pau-de-arara cedinho levao camponês à capitalcomo aves de arribaçãoA migração campo-cidade

Rita Bernadete Sampaio VelosaColegiado/Américo Brasiliense/SP

[email protected]

PARA RIMARCOM AMOR

O poetasentado,pensando,suando,tentando,errando,uma rima,sentida,querida,dorida,que não sai,

Valdemar Alves JúniorConselho/Fortaleza/CE

não vai,e risca,rabisca,artista!Enfim!Prossegue,conseguea expressãoda sensaçãoquerida,sentida:uma flor!

Page 21: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

40 41POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL

------------------------------------------POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Valentina Kroeff SperbPraeclarus/Porto Alegre/[email protected]

LINDO CÂNTICO

Com muitas habilidades,eu pego este amorcom minhas qualidadese muito calor.

Com um sorriso,eu vou andando;e meu risovai se alegrando.

Com meu perfiltão poético e romântico,aprecio céu anile entoo meu lindo cântico.

QUERES?

Queres vencer as lutasDe teu próprio mundo interiorBusque em tua consciênciaAs raízes contidasEm outras vidasPassadas a beiraDe outros caminhosCertamente encontrarás Deus !

A NOVA ESTRADA

Se não voltar amanhãestarei no assombro da multidão,na solidão do silêncio Divino,no menino que canta esta canção.

Se não voltar amanhãestarei entre a morte e a estesia,levarei o desatino e um sorriso,e as asas indomáveis da poesia.

Se não voltar amanhãestarei em tempestades bravias,em meio à tragédia do abandono,pastoreando homens e palavras.

Se não voltar amanhãé porque finda a triste caminhada,e nós, rebeldes, loucos e poetas,inventaremos uma nova estrada...

Vera Regina de BarcellosConselho/Florianópolis/[email protected]

Frederico Eduardo WollmannTitular/Cachoeira do Sul/SP

Wagner Luiz AndrioteColegiado/São Paulo/[email protected]

ESCURIDÃO

Na escuridãotenho medo...

Do fim do túnel,de sua duração,do susto...

Posto que vivo na luz,de teus olhos,de meus sonhos,de nosso romance – idílio…

Força motriz,Que nos motiva a seguir em frente...Em todas as dimensões,Em direção ao hoje de todo dia

Lua que cobre o sol,E ilumina esta nossa noite...

Eliana Wissmann AlyanakConselho/São Paulo/[email protected]

HOMEM CHORA?

Lágrimas denunciam sensibilidadeQue tanto atinge homem ou mulher,Homem chorar... não é sinal de parvidadeSão comoções mais fortes do que se quer

Homem também é abrangido pela tristezaQue na vida é impossível evitar,Hora de tribulação é hora de fraquezaPerante Deus, podemos orar e chorar.

As lágrimas revelam sempre tristeza?Não. De alegria muitas vezes se chora,É evidente na humana naturezaNo sofrimento da alma, a dor aflora.

Jesus: “Bem-aventurados os que choramPorque eles serão consolados.”O rei David e Jesus lágrimas verteramE eram Homens de supremos predicados.

ÁGUA COM AÇÚCAR

Quando a noite te assustarE a coberta não te esquentarQuando teus olhos, no escuroNão conseguirem nada avistar...

Água com açúcar... garapa mágicaQue a alma viaja e trazA meninice num zás- trazAdoçando o adormecerE a dor que dá crescer...

Quando os fantasmas surgiremNa penumbra do teu quartoArrepiando tua pele num longoSuspiro frioA tua boca secando, te acordandoEm sobressalto...

Água com açúcar! Porém, mais doce,São as mãosQue chegam acendendo a noite eOs teus olhinhos de espantoAfastando teus fantasmas, teu medo,O pranto, o quanto...

Fecha agora os teus olhos eDescansa minha criançaAgora também é no tempo,A minha terna lembrançaMeu copo que adoço e beboCom amor e esperança!

Zeila Fátima GiangiácomoDecana/Sorocaba/[email protected]

ÁGUAS

As águas revoltas,como os teus cabelos,como a nossa camacomo o nosso amor...As águas paradas,como o nosso tempo,como a nossa vidacomo o nosso amor...As águas mansas,como os nossos sonhos,como os nossos filhos

como os nossos ideais...

Carlos Moraes JúniorPraeclarus/Piracicaba/[email protected]

Page 22: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar

42 43POETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASILPOETAS DE TODO BRASIL------------------------------------------

Yeda Araújo PereiraColegiado/Pelotas/[email protected]

Maria Gertrudes GrecoConselho/Guaratinguetá/SP

[email protected]

LEMBRANÇAS

Passos lentos,Leves,Cuidadosos,Pelos corredores do passado...

No silêncio das lembranças,Visito as emoções resguardadasNo tempo,Na memória...

Difíceis de esquecer!

A descoberta do amor,O enlevo,Os sonhos,As paixões...

O doce sabor das euforias,As secretas fantasias,As eternas ilusões...

A felicidade!Sim... Felicidade!

As surpresas...As perdas...

A saudade!Sim... Saudade!

OUTRO CAMINHO

E tão gostoso e tão bom assim sabermos...Quando podemos de alguém nos aproximar...Aqui na vida, já tão pouco obtemos,por que, então, o que ainda temos não usar?...

Um bom abraço, com carinho, quando temosnos faz sentir bem a ponto de elevar...De elevar o pensamento que contemos,em nossa vida pra poder tudo encarar...

Se é tão fácil, se é tão simples o que queremospor que então só queremos complicar,ao invés de tudo isso ajeitar?...

Por outro lado, outro caminho assim devemoscaminhar... Evitando tanta dor,procurando assim agir com mais amor!

Um livro infanto-juvenil, é este “Um Passarinho Linguarudo”, de Carlos deMorais, de Ribeirão Preto/SP, Cadeira Danilo Sancinetti, da Área de Letras,da Galeria dos Academicus Praeclarus do Clube dosa Escritores Piracicaba.Lançamento da Scortecci Esitora. Contato: [email protected]

A HISTÓRIA DO BEM-TE-VI

UM TÍTULO SOBRE A PAIXÃO

Poesias apaixonadas estão neste livro “Deliciosamente Apaixonada”, de ElianaWissmann Alyanak, de São Paulo/Sp, Cadeira Antonio Gomes de Escobar, daÁrea de letras, do Conselho Acadêmico do clube dos Escritores Piracicaba.Lançamento da Scortecci Editora. Contato: [email protected]

OS AMIGOS

Uma chuvinha insistente e fina caía encobrindo como uma peneiraos raios do Sol, que lutavam para vencer nuvens baixas. A terra bebia gulosamente a águada chuva deixando um cheiro gostoso de mato.

A criançada tagarelando caminhava em direção à escola.Ainda atravessavam a bonita praça em frente à escola, quando

ouviram tocar a campa. Foi uma carreira só. Era o sinal de que o portão ia fechar.— Calma, Cristina, vou avisar que você está chegando, gritou Tiago

“metendo o pé na carreira”.Cristina era a única das crianças que não podia correr, porque era

paraplégica. Mas, apesar disso, era uma menina alegre. Nunca perdia o bom humor, nemmesmo quando os colegas escondiam sua muleta. Era muito estudiosa, suas notas eram asmelhores da classe.

Lúcia sua professora desde a Alfabetização a tratava como criançanormal, sem diferença nenhuma das outras, o que a deixava feliz.

A aula corria normalmente, quando Dona Zuleide, diretora da escola,entrou na sala e conversou baixinho com a professora.

— Cristina, vá até a diretoria, há uma pessoa querendo falar comvocê — disse-lhe a professora com arde preocupação.

— É a mamãe?— Não sei, acho melhorirlá.— A menina seguiu em direção a diretoria. Enquanto isso, Lúcia

explicava às crianças que a mãe de Cristina havia sido atropelada e o caso parecia sergrave.

Ao final da aula, a classe orou pedindo a Jesus proteção para a mãeda coleguinha.

Ao chegar em casa, Tiago soube que sua mãe havia ido ao hospitalonde a mãe de Cristina estava internada.

Eram vizinhas e havia uma grande amizade entre ambas. Conheciam-se há muito tempo, porque suas residências eram próximas.

Ruth Prestes GonçalvesConselho/Manaus/[email protected]

Pedimos aos senhores Acadêmicos Poetas ou Cronistas, que mandem, sem que sejapreciso pedir, 10 textos para serem publicados na Revista, que está cada vez mais difícilde atingir as 60 páginas pretendidas, por falta de matérias. Como são poucos que mandameu copio dos livros que ainda tenho na estante que sobrou do ataque de cupim quesofremos há alguns anos. mas se a sua poesia não está sendo publicada é porque nãotenho mais o seu livro. Mãos à obra, então.

CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA CRÔNICA----------------

Page 23: O ESPAÇO DEFINITIVO DE DIVULGAÇÃO DA … · Célia Gevartoski Praeclarus/Piracicaba/SP celia_gevartoski@yahoo.com.br Escrevo porque acredito que escrever com o coração é desafiar