o espaço rural e o espaço urbano

3
http://geografiaprofessoraalessandraoliveira.blogspot.com.br/ 2010/08/o-espaco-rural-e-o-espaco-urbano.html O Espaço Rural e o Espaço Urbano O Espaço Rural O meio rural compreende o espaço que não é urbano, portanto diferencia as suas atividades produtivas. Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.) e Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.). Embora atualmente outras atividades, principalmente no ramo turístico, hotéis fazenda, Spas, clínicas de recuperação entre outras, tem modificado a configuração da utilização do espaço agrário. Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura. O espaço agrário é dividido em glebas de terras, que seriam as propriedades rurais, e essas podem variar de tamanho, no Brasil existe a estrutura fundiária (forma como estão distribuídas as propriedades rurais conforme o tamanho). Na configuração fundiária brasileira as propriedades rurais estão classificadas em: Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares. Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares. As desigualdades na distribuição de terras é um problema extremamente polêmico, que apresenta constantemente a necessidade de reforma agrária. Mas o que é reforma agrária? De maneira simplificada é a redistribuição mais justa da terra. Relação de trabalho no campo Pequenos proprietários: Trabalhadores de base familiar, com

Upload: obala666

Post on 23-Jan-2016

4 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Zona Urbana e Rural

TRANSCRIPT

Page 1: O Espaço Rural e o Espaço Urbano

http://geografiaprofessoraalessandraoliveira.blogspot.com.br/2010/08/o-espaco-rural-e-o-espaco-urbano.html

O Espaço Rural e o Espaço UrbanoO Espaço Rural

O meio rural compreende o espaço que não é urbano, portanto diferencia as suas atividades produtivas. Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.) e Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.). 

Embora atualmente outras atividades, principalmente no ramo turístico, hotéis fazenda, Spas, clínicas de recuperação entre outras, tem modificado a configuração da utilização do espaço agrário. 

Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura. 

O espaço agrário é dividido em glebas de terras, que seriam as propriedades rurais, e essas podem variar de tamanho, no Brasil existe a estrutura fundiária (forma como estão distribuídas as propriedades rurais conforme o tamanho). 

Na configuração fundiária brasileira as propriedades rurais estão classificadas em: 

Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares. 

Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares. 

As desigualdades na distribuição de terras é um problema extremamente polêmico, que apresenta constantemente a necessidade de reforma agrária. Mas o que é reforma agrária? De maneira simplificada é a redistribuição mais justa da terra. 

Relação de trabalho no campo 

Pequenos proprietários: Trabalhadores de base familiar, com pouca ou nenhuma utilização de tecnologias. 

Parceria: é uma espécie de “sociedade” onde um entra com o trabalho e o outro cede parte de sua terra, o lucro é dividido conforme acordo pré-estabelecido. 

Arrendatários: São produtores rurais que pagam para utilizar a terra, como se fosse um “aluguel” da terra, nesse período ele poderá utilizá-la na agricultura ou pecuária. 

Assalariado Permanente: São trabalhadores rurais que recebem salários permanentes, são amparados por todos direitos trabalhistas estipulados nas

Page 2: O Espaço Rural e o Espaço Urbano

leis brasileiras. 

Assalariado temporário ou sazonal: São trabalhadores que recebem salários, mas o seu trabalho é realizado em apenas uma parte do ano, um exemplo disso são os períodos de colheita.Veja links relacionados:Meuartigo - Os aspectos do campo.Brasil Escola - A polêmica questão da terra.EMBRAPA - O site oficial do governo para o produtor rural.Essa pesquisa foi retirada do site alunosonline.com.br

O Espaço UrbanoO espaço urbano se caracteriza pela aglomeração de pessoas, atividades e edificações, as cidades são sedes de municípios, independentemente do número de habitantes que possam ter. As cidades trazem consigo todas as transformações históricas, pois elas passam por vários momentos determinantes na arquitetura, na cultura, na composição paisagística etc. 

As cidades podem variar de tamanho, de momento histórico, de formação urbana entre outros. As cidades brasileiras podem ser classificadas segundo a sua função, podem ser: 

Cidades turísticas: São cidades em que a principal atividade econômica está no setor de turismo. Nessa categoria podemos citar Rio de Janeiro, Caldas Novas, Salvador entre várias outras. Cidades industriais: Corresponde à cidade na qual a atividade econômica está no setor industrial, ou seja, há grande concentração de indústrias, independente do que é produzido. São exemplos de cidades industriais São Paulo, São José dos Campos e ABC paulista. Cidades portuárias: São cidades próximas a portos e que sofrem influência dessa atividade. Exemplo: Santos. Cidades comerciais e prestadoras de serviços:  Cidades que têm como principal atividade o comércio varejista e a prestação de serviços. Exemplo: Uberlândia e Goiânia.

Mundo Educação » Geografia » Geografia humana » O Espaço Urbano BrasileiroEssa pesquisa foi retirada do site mundoeducação.com.br