o empreendedor da aldeia 34ª edição

28

Upload: acigra

Post on 29-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Revista O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

TRANSCRIPT

Page 1: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição
Page 2: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição
Page 3: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia 03

Índice

NESTA EDIÇÃO

05

06

10

12

15

18

26

ANIVERSÁRIO SINDILOJAS49 anos de fundação lembrados com festa

MATÉRIA DA CAPARaio Som tem origem na tenacidade dos Terra Lucas

AGENDACursos, palestras e eventos do Sindilojas e da Acigra

PARA ANUNCIAREntre em contato com o Departamento Comercial das entidades

Sindilojas de Gravataí: (51) 3488.4586Elísia Lucca - [email protected]

Acigra: (51)3488.5566Jader Maciel - [email protected]

A Revista O Empreendedor da Aldeia é uma publicação da Acigra e do SindilojasEdição nº 343 - Novembro de 2011 - Distribuição direta e dirigida

Edição e Arte: Luís Antônio Cardoso e Micael RodriguesReportagens: Equipes de comunicação da Acigra e do SindilojasFotos: LM Produções, Denison Fagundes Fotografia e arquivos da Acigra e do SindilojasRevisão linguística: Teresa AzambuyaJornalista responsável: Silvia Fernandes- MTb/RS 11137Tiragem: 5 mil exemplares Impressão: Gráfica Datacerta

EXPEDIENTE

SOLIDARIEDADEBanco de Alimentos recebe doação recorde

POR DENTRO DA LEI

MARCAS & LÍDERESNoite de festa para os vencedores

22 GASTRONOMIASucesso na primeira edição do Chef na Cozinha

COMPRE E CONCORRASindilojas entrega prêmios aos vencedores

20 TECNOLOGIAAcigra conhece Tecnopuc Viamão

18

22

15

05

Fique atendo à nova Lei do Aviso Prévio

Page 4: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia04

Fala, presidente

ACIGRA - Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 1299 - Centro - Gravataí/RS - Fone [email protected] - [email protected] -

Diretoria da Acigra - Gestão 2011/2012Presidente: José Luis Silveira; Vice-presidente da Indústria: Régis Albino Marques Gomes; Vice-presidente do Comércio: José Gattiboni Pacheco;

Vice-presidente de Serviços: Edson Cunha; Vice-presidente de Finanças e Patrimônio: Roberto Bastiani; Vice-presidentes: Ana Cristina Pereira, Candido Assis, Lairton Zagonel.

SINDILOJAS DE GRAVATAÍ - Av. Dorival de Oliveira, 343, sala 302 - Centro - Gravataí/RS - Fone [email protected] - www.sindilojasgravatai.com.br

Diretoria do Sindilojas de Gravataí - Gestão 2010/2013Presidente: José Nilvaldo da Rosa; Vice-Presidente: Cláudio Fernandes; Vice-Presidente de Finanças e Patrimônio: Albrecht Schott

Vice-Presidentes: Airton Duarte, Cerli Dulce Dal Santo, Ivete Maria Medeiros de Amorim e Sílvio Valmor Moller.

www.acigra.com.br

Tenho o privilégio e a grande responsa-bilidade em ser o pre-sidente da Acigra quando a entidade completa 83 anos de fundação.

Responsabilidade porque estou suceden-do grandes empresári-os de Gravataí que se dedicaram a esta cau-sa ao longo destes anos e defenderam sempre os interesses dos associados, forta-lecendo a Acigra.

E privilégio por-que posso contribuir de maneira voluntá-ria para a comunidade empresarial de nossa cidade, buscando novas parcerias, disponibilizando novas soluções, produtos e serviços que aju-dam a facilitar o dia a dia das empresas associadas.

Mantendo a linha de atuação de nossa gestão, promovemos, no mês de setembro, a quarta edição do Prêmio Marcas & Líderes, em parce-ria com a Ulbra Gravataí, através da qual tivemos a oportunidade de homenagear as marcas mais lembradas em 56 categorias pesquisadas.

Acreditamos que ainda neste segundo semestre estaremos anunci-ando grandes novidades para as empresas usuárias de SPC, além das novas parcerias que foram firmadas com instituições financeiras.

Todo este trabalho só é possível com o envolvimento de nossa direto-ria e com o trabalho de nossos colaboradores. A esta grande equipe, fica o meu agradecimento especial.

José Luís Silveirapresidente da Acigra / CDL Gravataí

Tenho muito respeito e dedicação pelo Sindilojas. Não é heroísmo ou um feito impressionante. Também, não é difícil desvendar o motivo. É necessário ter consciência com o poder que se tem e o que fazer com ele. Reconheço que para presidir uma entidade é im-prescindível ter uma atitude exemplar. E não descuidar da visão e da missão que há 49 anos vem sendo construída pelos meus antecessores. Olhando para o legado deles, tenho sido inspirado a confiar e a acreditar cada vez mais em honestidade. O exemplo des-ses líderes em trabalhar pela sociedade, me leva a buscar re-petir seus esforços e dedicação um dia atrás do outro, sem cansar. Procurando seguir os ensinamentos des-ses mestres, descobri uma coragem que nunca pensei que tivesse. Aprendi com eles a não temer nenhum desafio.

Na verdade, me rendo a este trabalho. Nesse momento de confraterni-zação, em que comemoramos mais um aniversário do Sindilojas, reconheço que nada seria como é sem o exemplo do seu Albrecht Schott, valoroso fun-dador, dos saudosos Flávio Sabbadini e Maria Goreti Cornelly, do Sérgio Largura e, por último, do Itamar de Oliveira, diretores e colaboradores. Sou grato à minha família e aos parceiros importantíssimos na realização de eventos e promoções. O empenho de tantas pessoas, que me faz ver que nunca estive nem estarei sozinho nesta empreitada, é a inspiração e o com-bustível para que juntos continuemos buscando cumprir cada vez mais e me-lhor a missão do Sindilojas, para continuar merecendo a credibilidade de to-dos os nossos representados e de toda a comunidade gravataiense. Que pos-samos seguir em frente, movidos por essa mesma vontade.

Legado de construçãocoletiva

José RosaPresidente do Sindilojas Gravataí e Glorinha

Uma trajetória deempreendedorismo

Page 5: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia 05

Entidade

Sindilojas: uma história de 49 anosTrajetória de avanços e conquistas é mote das comemorações de aniversário

O Sindilojas completou 49 anos de fundação no dia 16 de setembro. A entidade, que tem o poder legal de represen-tar as empresas do comércio de produtos e serviços de Gravataí e Glorinha, come-morou o seu aniversário em um show realizado no teatro do SESC, onde o cantor Vitor Hugo e sua banda interpreta-ram as canções de Gonza-guinha. O sindicato aprovei-tou a ocasião para apresentar um balanço das realizações do último ano, destacando a inau-guração da subsede Morada do Vale, o inícios da constru-ção da nova sede, as premia-ções recebidas e as campa-nhas promocionais que servi-ram de incentivo às vendas do comércio.

As comemorações encer-raram com uma chuva de ba-lões, confetes e serpentinas, que animou a plateia ao som do parabéns.

ANIVERSÁRIO

Show emocionante de Vitor Hugo lembrando Gonzaguinha

Chuva de balões, confetes e serpentinas animou a plateia

Presidente José Rosa fezprestação de contas

O Dia da Coleta, realizado em agos-to, contou com a adesão de Gravataí e Glorinha. A comunidade pôde partici-par gratuitamente, trazendo monitores, CPU's, máquinas fotográficas digitais, telefones celulares, baterias, cabos, fon-tes, notebooks e outros equipamentos eletrônicos sem uso. A ação é uma inici-ativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/ Senac, com a meta de retirar de circula-ção 100 toneladas de resíduos e 20 mil celulares e baterias em todo o Estado.

Projeto Fecomércio Dia da Coleta

Comunidade atendeu ao chamado da entidades

Na Subsede Morada do Vale, as colaboradoras Cristina e Imgart estão pro-movendo visitas ao empre-sariado, em busca de parcei-ros para a publicação do Guia da Morada do Vale. O importante instrumento de negócios terá uma relação completa de todos os par-ceiros que operam com o Cartão Sindilojas de des-contos e vantagens.

Subsede reforçaparcerias

t

t

t

t

t

t

Ingresso no Programa Gaú-cho de Qualidade e Produtivi-dade, em outubro de 2010;

Subsede Morada do Vale, em abril de 2011;

Início da construção da nova sede, em maio de 2011;

Troféu Drª Lair Montenegro de melhor projeto com o Ami-gos do Planeta no 27º Encontro de Sindicatos Patronais, em ma-io de 2011;

Medalha de bronze do PGQP pelo compromisso pela quali-dade, em junho de 2011;

prêmio de melhor projeto es-critórios médio porte no VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa da América Latina.

Destaques do 49º ano:

Page 6: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia06

Por Dentro da Lei

Novas Regrasdo Aviso Prévio

Durante o mês de outu-bro a Óticas Gravataí come-mora seu aniversário de 30 anos esbanjando vitalidade e atitude! Neste mercado cada vez mais disputado, onde grandes redes estão presentes e buscando a atenção do con-sumidor, a Ótica Gravataí, apesar de ter uma administra-ção basicamente familiar, aposta na excelência do pa-

Proprietários e equipe comemoram 30 anos de bons negócios

Aniversário daÓtica Gravataí

Empreendendo

VITALIDADE

drão dos seus produtos e ser-viços.

Ao longo de três décadas, a empresa sempre se destacou pela ousadia empreendedora e confiança no mercado gra-vataiense. Segundo Roberta, filha de Jorge Schafer, pro-prietário da loja, a qualifica-ção dos colaboradores, alguns deles com formação na pró-pria loja, é um dos segredos de tantos anos de sucesso. Ela afirma também que produtos diferenciados e de alta quali-dade são a garantia de que es-tão no caminho certo para atender bem e para manter a fi-delidade dos clientes.

Qualidade, bom atendimento e produtos diferenciados mantém a fidelidade de seus clientes.

Jorge Schafer comanda a empresa junto com a família

Desde o dia 13 de outubro, está em vigor a Lei Complementar n° 12.506/2011, que institui novas regras para a concessão do aviso prévio, o qual poderá ser de até 90 dias para demissões sem justa causa, dependendo do tempo de trabalho.

Assim dispõe referida Lei:

Até então, os trabalhadores tinham direito a, no máxi-mo, 30 dias de aviso prévio. Com a vigência da nova lei, o aviso prévio que o empregador deve conceder em caso de demissão passa a ser proporcional ao tempo de trabalho na empresa. Para quem tem até um ano de trabalho, nada mu-da, continuando os 30 dias até então previstos na Constituição.

Depois que completar um ano no emprego, o trabalha-dor ganha três dias a mais de aviso prévio para cada ano de serviço, podendo chegar a até 90 dias. Para isso, deverá con-tar com pelo menos 20 anos de serviço para o mesmo em-pregador.

Tendo em vista que o período do aviso prévio conta co-mo tempo de serviço, além do valor do aviso em si, irá au-mentar também os custos com outras despesas, como INSS, FGTS, 13º salário, férias. A grosso modo, um em-pregado custa o dobro do que recebe como salário. Sendo assim, o custo geral da ampliação do aviso prévio será de 06 dias de trabalho para cada ano trabalhado.

Infelizmente, no Brasil, é comum a apresentação de me-didas eleitoreiras, cuja responsabilidade financeira normal-mente é atribuída ao contribuinte. Ao aumentar o tempo do aviso prévio, atribuindo ao empresário a responsabili-dade por mais este custo, certamente haverá um desestí-mulo à abertura de novas empresas, e um incentivo à infor-malidade.

“Art. 1º O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, será concedido na proporção de 30 (trinta) dias aos emprega-dos que contem até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa. Parágrafo único. Ao aviso prévio previsto nes-te artigo serão acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de até 90 (noventa) dias.”

Gilmar Brum - Advogado, Diretor do Sindilojas Gravataí

Page 7: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia 07

Serviços multidisciplinares em belezachegam a Gravataí

Pioneira na oferta de ser-viços multidisciplinares espe-cializados, a Clínica Blza che-ga a Gravataí para proporcio-nar atendimento com profis-sionais qualificados e reno-mados nas áreas de cirurgia plástica, dermatologia, trata-mentos vasculares, fisiotera-pia, nutrição e educador físi-co. Com o objetivo de ofere-cer tratamentos modernos e tecnologias de última geração, a clínica conta com uma equi-pe de profissionais reconheci-dos, como o cirurgião plástico Alberto Goldman, membro ti-tular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery.

Localizada no centro da ci-dade, a clínica possui amplo es-paço, com consultórios médi-cos, salas personalizadas para tratamentos faciais e corpo-rais e os mais variados proce-

O empreendimento é uma iniciativa do empresário Toni Gisch, que possui larga experiência na área médica e estética

CLÍNICA

A população de Gravataí ganha uma nova aliada para os cuidados com a beleza, saúde e o bem-estar

dimentos estéticos, como: Toxina Botulínica, Preenchi-mentos, Peelings e lasers. A clí-nica investiu em um centro de tratamento a laser exclusivo, equipado com tecnologia de ponta, além de produtos para os mais diferentes tratamen-tos faciais e corporais.

EXPERIÊNCIAO empreendimento é uma

iniciativa do empresário Toni Gisch, que possui larga expe-riência na área médica e estéti-ca e na comercialização de produtos voltados para trata-mentos e cirurgias. Há 18 anos no mercado, o empresá-rio percebeu que havia uma ca-rência desses setores no muni-cípio e na região. “Gravataí é classificada como uma das ci-dades que mais cresce no país, destacando-se no cenário eco-nômico por combinar desen-volvimento e ampliação da qualidade de vida”, diz Gisch. Segundo ele, o perfil dos con-sumidores aponta que o muni-cípio e região têm um grande potencial no segmento de be-leza. “Por ser uma cidade em franca expansão, alguns seto-res ainda carecem de oferta es-

pecializada e tecnologias de ponta”.

Gisch acredita no retorno dos investimentos já no curto ou médio prazo. “Atualmen-te, o Brasil é o segundo maior

mercado na área da beleza e o terceiro país em realização de cirurgias plásticas e procedi-mentos estéticos. O futuro é muito promissor nesses seg-mentos”, prevê o empresário.

Toda a clínica foi plane-jada considerando o con-forto, a tecnologia, a como-didade e a privacidade dos clientes. Composto por am-bientes climatizados, ampla sala de espera, entrada e es-trutura que contemplam acesso a cadeirante com ele-

vador e estacionamento pri-vativo.

Foco no conforto dos clientes

Page 8: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia08

Telefone: (51) 3484-3400www.candidoasses.com.br

Page 9: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia 09

Entidade

Formas de prevenir e combater o fogorança do trabalho e cadastra-do no Corpo de Bombeiros. Na ocasião, 11 pessoas for-maram-se Brigadistas e tive-ram noções de como agir em diversas situações de risco.

Como atividade final do treinamento, os alunos apren-dem a utilizar extintores de in-cêndio em uma simulação sem fogo. O treinamento é re-alizado todas as semanas, às quartas-feiras no período da manhã.

Professor Daniel Duarte Borges em aula prática com extintores

Curso segue as normasda Resolução Técnica emitida pelo Corpode Bombeiros do RS

Temas trabalhados:Responsabilidades, teoria do fogo e sua propagação, classes de in-cêndio, técnicas de prevenção, agentes extintores, equipamentos de proteção individual, equipamentos de combate a incêndio, equi-pamentos de detecção, abandono de área e noções de primeiros socorros.

A Acigra/CDL Gravataí promoveu mais uma edição do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio, de acor-do com a Resolução Técnica nº 14/2009. As aulas são mi-nistradas por profissional ha-bilitado, formado em segu-

FORMAÇÃO

Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Glorinha, Rolante,

Riozinho, Igrejinha, Taquara e Três Coroas.

Base logística: Rua Santa Clara, 248 - Vila Central - Gravataí - RSAtendimento: Atacadista/Varejista - Fone: (51) 3490.1315

Consumidor - Fone: (51) 3042.1315

Page 10: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia10

Entidade

O Banco de Alimentos de Gravataí, uma ação empresa-rial da cidade, recebeu mais de 20 toneladas de alimentos, en-tre os dias 27 de julho e 16 de agosto, da Rede de Bancos de Alimentos do RS, coordenada pela Fiergs.

A doação reforçou o esto-que do Banco de Alimentos, que hoje atende mais de 30 en-tidades, beneficiando mais de 1.600 pessoas entre crianças, jovens e idosos. A política de atuação do Banco de Alimen-tos prevê a doação e acompa-nhamento sistemático das ins-

Banco de Alimentos de Gravataírecebe recorde de doaçõesMais de 20 toneladas foram arrecadadas em 20 dias.

tituições que recebem manti-mentos perecíveis e não pere-cíveis.

Para entrar em contato e tornar-se um doador ou co-nhecer melhor este trabalho, visite a sede do Banco de Alimentos (Av. Centenário, 87 - Gravataí/RS - Fone 51 3042.7443) ou acesse o site www.acigra.com.br.

Itens recebidos:12 toneladas de leite em pó,04 toneladas de arroz, 04 toneladas de feijão960 latas de pêssego.

Luiz Paulo Ferrugem, Romeu Pessato, Renato Rosa de Oliveirae Milton Sonza Dri

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Gravataí (Asa-peg) é a mais no-va conveniada do Cartão Des-conto Acigra, na categoria usuário. A par-

Acigra e Asapeg firmam convêniotir de agora, os aposentados e pensionistas associados da Asapeg receberão o Cartão e terão acesso às vantagens ofe-recidas pelos associados da Acigra.

A iniciativa permite que os associados da Asapeg tenham acesso a descontos de até 50% em consultas médicas, 10%

AÇÃO EMPRESARIAL

CONVÊNIO

para graduação na Ulbra, Unisinos e Facensa, entre ou-tros. Em contrapartida, as em-presas associadas da Acigra serão indicadas aos sete mil associados da entidade.

O Cartão Desconto da Acigra gera negócios para as empresas locais e beneficia os usuários com descontos.

Page 11: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição
Page 12: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia12

Especial

Vidas modificadas pela educação

A luta é que forja os ho-mens. Hoje, administrando o maior serviço de medicina por imagem da cidade, o médico radiologista Rubens Manoel Terra Lucas, 73 anos, sabe mui-to bem disso. Ele nasceu na fai-xa de terra entre a Lagoa dos Patos e o Atlântico, que na época pertencia a São José do Norte, mas hoje é do municí-pio de Mostardas, longe de tu-do. Foi lá que a família forma-da pelo casal de agricultores Dorval e Anna Terra come-çou a vida e teve dez de seus 11 filhos. Também foi lá, mo-rando no interior, que os fi-lhos começaram seus estudos e completaram o ensino pri-mário. Continuar era agora o maior desafio. Seu Dorval era homem simples, do campo, mas não via outro futuro para sua prole numerosa que não passasse pelos estudos. Foi por isso que, mesmo sendo chamado de “louco” pelos vi-zinhos, vendeu os 80 hectares da propriedade e foi embora com a família para Santo Antônio da Patrulha.

Comprou um terreno e uma casa modesta e acomo-dou os filhos o melhor possí-vel. Enquanto o pai trabalha-va para manter a família, a en-tusiasmada mãe, Anna Terra, incentivava os filhos a conti-nuarem estudando e foi assim que fizeram o ginásio. Agora sim, continuar era uma gran-de dificuldade. Nessa parte da

Quatro décadas acompanhando o desenvolvimento tecnológico no diagnóstico por imagem

PIONEIRISMO

Família Terra Lucas saiu do interior para estudar e deu origem à Raio Som Diagnóstico por Imagem, o primeiro serviço do gênero na cidade

história, entram em cena tio Napoleão e tia Terezinha Leirias, que por um bom tem-po representaram tudo o que os Terra Lucas precisavam pa-ra seguir em frente. O casal, que morava em Porto Alegre, acolheu Rubens, a irmã Miguelina – que se formou professora – e o mano José Acursio, que hoje também é médico. Os dois rapazes fize-ram vestibular para Medicina em 1963, na Ufrgs, e não pas-saram. No ano seguinte, Rubens conseguiu ingressar na instituição onde mais tarde se especializou em Radio-logia. José conseguiu tam-bém, só que na Universidade Federal de Pelotas, onde se es-pecializou em Anestesiologia. A irmã caçula, Ana Marisa, se-guiu tempos depois os passos dos dois irmãos e hoje é gine-cologista.

Rubens fez dois anos de residência em Radiologia no Hospital Lazarotto, em Porto Alegre, entre 1970 e 1971, e foi lá que recebeu um convite para trabalhar em Gravataí, onde viria a instalar o Serviço de Radiologia do Hospital Dom João Becker. O convite partiu do diretor do hospital na época, o médico Mário Berlitz. Foi assim que tudo co-meçou. Morava em Porto Alegre, de onde saia de madru-gada para atender no HDJB das 7h às 13h. Com a ajuda de uma religiosa e de uma secretária, na época atendia no míni-mo sete pacientes por dia.

No meio de tanto trabalho, veio o casamento com Gislaine Bichinho Lucas. O casal teve os filhos Cesar, Alisson e Jarbas. Enquanto a família crescia, em 1978, Lucas conseguiu um sócio para dar melhor suporte ao ser-viço, o também radiologista Paulo Augusto Santos Silva, que está na Raio Som até hoje. Os dois sócios adquiriram o primeiro aparelho de ecografia em 1984 e o segundo, con-siderado de ponta na época, em 1986. Era tudo importado, mas, desde aquela época, a Raio Som tinha uma regra: só comprava equipamentos que tivessem assistência técnica em Porto Alegre. É uma questão de cultura empresarial, que prima pela comodidade e segurança dos serviços para os pacientes e colaboradores.

O caminho para Gravataí

Page 13: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia 13

Especial

A história da Raio Som te-ve sua culminância em abril deste ano, com a inauguração de sua nova sede, na esquina da Coronel Fonseca com a Dr. Luiz Bastos do Prado, no Centro. As instalações mo-dernas, com projeto dentro das normas técnicas da área de atuação, tem 3 mil metros

quadrados, distribuídos em cinco pavimentos, mais salão de festas e garagem.

Além dos serviços da Raio Som, o prédio tem capacida-de para 18 consultórios, do terceiro ao quinto andar, on-de outros profissionais da área de saúde estão se insta-lando.

Uma nova e moderna sede

Page 14: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia14

Especial

O doutor Lucas não con-segue responder a esta per-gunta sem se emocionar. Ele explica as mudanças no setor de Radiologia e Medicina por Imagem nas últimas quatro décadas com uma história pes-soal. Em 1977, um familiar seu necessitou de exames de tomografia computadoriza-da, algo que não existia no Brasil na época. A luta pela vi-da levou a família à Inglaterra, onde o exame e a cirurgia ne-cessária foram realizados com sucesso. O resultado só não foi melhor porque o diag-nóstico não foi feito antes.

– Naquela ocasião, eu pro-meti para mim mesmo que compraria um tomógrafo computadorizado, para aju-dar pessoas que precisassem do mesmo exame – conta o ra-diologista.

O sonho só foi realizado em 2002, quando a Raio Som já oferecia serviços de mamo-grafia e densitometria óssea. Hoje, são dois equipamentos de tomografia computadori-zada instalados e outros dois

de ressonância magnética.A Raio Som conta atual-

mente com um grupo de 40 colaboradores e 12 médicos, entre eles o diretor executivo, Jarbas Terra Lucas. A empre-sa não para de crescer. Já assu-miu o serviço de Radiologia do Hospital Dom João Becker e em breve estará dis-ponibilizando os serviços de Radiologia Odontológica e Raio-X Digital.

O radiologista conta que faz questão de operar, ele pró-prio, um aparelho de ecogra-

OS EXAMES- Ecografia Geral- Ecografia vascular- Ecocardiografia- Ecografia 3D/4D- Densitometria Óssea- Mamografia Digitalizada- Ressonância Magnética- Tomografia Computadorizada

1984 - Pioneira na área de diagnóstico por imagem em Gravataí, a Raio Som ini-ciou suas atividades em 1984, com um aparelho de ecografia.

1996 - A atução exclusi-va na área da ultrasonogra-fia foi ampliada, com a aqui-sição de um mamógrafo, ini-ciando também a investiga-ção de lesões mamárias.

1999 - Acompanhado a evolução da Medicina por Imagem, a Clínica instalou o primeiro aparelho de Densitometria Óssea da ci-dade, imprescindível para o diagnóstico e controle de tratamento da osteoporose.

2004 - Seguindo o de-senvolvimento tecnológico, a Raio Som importou um to-mógrafo computadorizado helicoidal em maio de 2004 (japonês), instalado junto ao Serviço de Radiologia do HDJB.

2006 - No ano de 2006, outra inovação. Instalou dentro do HDJB, a primeira Ressonância Magnética. Um avanço para o diagnós-tico de seus pacientes.

2011 - Inaugura sua no-va sede, proporcionando atendimento mais rápido, com mais conforto e como-didade à população de Gravataí e grande Porto Alegre.

LINHA DO TEMPO

Equipamentos de última geração qualificam os diagnósticos por imagem realizados pela Raio Som

Doutor Lucas opera aparelho de ecografia colorida 3D/4D

O que mudou em quase 40 anos?

fia volumétrica colorida 3D/4D. Esse equipamento, único na cidade, permite re-produzir imagens de alta reso-lução do bebê no útero ma-terno entre a 27ª e a 30ª sema-nas de gestação. A satisfação do médico é ver pais e mães saírem da Raio Som com um sorriso no rosto, depois de ve-rem detalhes do desenvolvi-mento de seu bebê.

– Eu não me sinto velho. Penso sempre em continuar buscando e fazendo mais – re-sume Lucas.

Page 15: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia 15

Entidade

Representantes das 167 empresas indicadas nas 56 ca-tegorias do prêmio deste ano participaram de um grande evento, que reuniu 360 pesso-a s n o S a l ã o A d r i a n e Kronhardt Festas & Eventos para conhecer os vencedores do Marcas & Líderes 2011. Como ocorre desde a primei-ra edição, os indicados ao prê-mio são convidados a partici-par da premiação e conhecem as marcas mais lembradas so-mente no evento.

A noite foi conduzida pelo cantor e apresentador Neto Fagundes, que comandou a apresentação das empresas mais lembradas e cantou algu-mas músicas de seu repertó-rio.

O presidente da Acigra e CDL Gravataí, José Luis Silveira, agradeceu a partici-pação dos empresários na pre-

A entrega da premiaçãomovimentou Gravataí no dia 29 de setembro.

miação e ressaltou a parceria com a Ulbra, que desde 2007 realiza a pesquisa.

O vice-Reitor da Ulbra, Valter Kuchenbecker e o dire-tor da Ulbra Gravataí, Orlando Konrad, também fa-laram da importância da pes-quisa para a cidade e para as empresas indicadas.

A pesquisa Marcas & Líderes é realizada pelos alu-nos do curso de Adminis-tração da Ulbra, sob a coor-denação da professora Adi Kaercher. Em 2011, foram re-alizadas 1200 pesquisas com a população de Gravataí nos bairros: Centro, Morada do Vale, Parque dos Anjos e Vila Branca.

O evento de premiação e reconhecimentos destas em-presas foi uma realização da Acigra e CDL Gravataí e con-tou com o patrocínio de: CDL Porto Alegre, Banrisul, Chevrolet - Gaúcho Conte Comigo, RGE, CIEE-RS, P i re l l i e E le t robrás - Eletrosul. Neto Fagundes abre evento interpretando Céu Sol Sul

Parceria com a Ulbra Gravataí desde a primeira edição

PRÊMIO

A noite do Marcas & Líderes 2011

Page 16: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia16

Entidade

Academia - Academia PerfilAlarme, Monitoramento e Segurança - Alerta AlarmesAuto Escola - CFC Rumo CertoAuto Peças - MagrãoBanco - BradescoBoliche - Arena Cafeteria - Mount CaféCasas de Madeira Pré-Fabricadas - PampaCliníca Médica - SolarisCliníca Odontológica - Girardi e YmaiClube Social - PaladinoConcessionária de Automóveis - GravelConcessionária de Motos - Grava MotosCorretora de Seguros - SchmitzDanceteria - W HallEmpresa de Transporte - SogilEscola de Ens. Fund. e Médio - Dom FelicianoEscola de Idiomas - YázigiEscola Téc. e Profissionalizante - QIFarmácia - PanvelFerragem - Vila BrancaFinanceiras - BVFloricultura e Paisagismo - Flor de LizHotel - InterCityImobiliária - PessatoIndústria - GMInstituição de Ensino Superior - UlbraJoalheria, Ótica e Relojoaria - FialhoJornal - Correio de GravataíLaboratório de Análises Clínicas - FaillaceLanchonete, Fastfood e Pastelaria - Mc Donald'sLivraria e Papelaria - IvoneLoja de Art. de Cama, Mesa e Banho - Rainha das NoivasLoja de Artigos Esportivos - PaquetáLoja de Calçados - GastonLoja de Eletro e Eletrônicos - ColomboLoja de Materiais de Construção - TumeleroLoja de Moda Feminina - Gatus & GatasLoja de Moda Infantil - PicorruchoLoja de Moda Jovem - The SurfLoja de Moda Masculina - TevahLoja de Móveis e Decoração - MarkatiLoja de Móveis Planejados - TodeschiniLoja de Perfumes e Cosméticos - O Boticário

Loja de Tintas - Caio TintasMotel - FarolOperadora Cartão de Crédito - VisaPadaria e Confeitaria - Bia & CiaPizzaria - RodapizzaPlano de Saúde - UnimedRestaurante - RodapizzaRevenda de Automóveis - Rom's CarSalão de Beleza - TerezinhaSom Automotivo - CacildoSupermercado - Big

Confira ospremiados 2011nas categorias:

Mais de 360 convidados para jantar especial

Peça exclusiva para homenagear vencedores da premiação

Page 17: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição
Page 18: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia18

Empreendendo

Aniversário daDiletto Colchões

A Diletto Colchões Store comemora o primeiro aniver-sário de sua instalação em Gravataí. A empresa iniciou suas atividades em 22 de julho de 2010 e de lá para cá trouxe para a cidade um diferencial competitivo, através da confi-ança, bom relacionamento com seus clientes e amigos e produtos de alta qualidade com preços justos, gerando su-cesso de vendas para a loja franqueada.

Os colchões Diletto são produzidos pela Multispuma Indústria e Comércio Ltda. A empresa, situada em Caxias

FRANQUIA

do Sul. A indústria conta com mais de 27 anos de experiên-cia no mercado gaúcho e pos-sui parque fabril moderno. Seu objetivo é focado na qua-lidade de seus produtos e no conforto e bem-estar de seus clientes.

FRANQUIAA partir de 2009, a empre-

sa adotou nova estratégia de expansão de mercado, partin-do para o modelo de franqui-as. Atualmente, são sete lojas franqueadas concentradas na região de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. O pro-jeto inicial prevê um total de 20 lojas espalhadas pela Região Metropolitana. A loja de Gravataí está instalada na rua Ánapio Gomes, 1419, loja 01.

Na loja, Alexandre Simionato, diretor comercial, Marcio Mazzotti, gerente de franquias, Renato Ferrari, franqueado de Porto Alegre, Adriano Komorowski e sua esposa Fabiane, da franquia local, e o consultor de vendas Alan

Loja aposta na oferta de produtos de qualidade e com tecnologia voltada ao bem-estar do consumidor

Entidade

COMPRE E CONCORRA

Os ganhadores do Celta e da moto Honda Pop 100 0km da campanha Compre e Concorra, do Sindilojas Gravataí, já receberam as cha-ves dos veículos. Nas duas oca-siões, fizeram-se presentes o presidente do Sindilojas, José Rosa, e Antônio Fellini, presi-dente do Sindicato dos Comerciários, parceiro da pro-moção.

Vera Regina Inácio recebeu as chaves do Celta na concessionária Brozauto Gravataí. As chaves da Honda foram entregues na concessionária Motos Honda, para a vendedora Elizandra Amorim, que atendeu Vera na loja Manlec.

Mais uma campanha desucesso do Sindilojas

Com as chaves na mão

Page 19: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia 19

Empreendedor

Cirurgia plástica ganha com tratamento pós-operatório de qualidade

Bitencourt e Lodeiro atuam em áreas complementares

PARCERIA

A combinação criativa deestética, técnica e ética

da medicina estética em situa-ções não invasivas.

O trabalho interligado já existe há quatro anos, mas an-tes era realizado em locais se-parados. A integração permi-te que o cirurgião acompanhe os resultados obtidos com as medidas pós-operatórias e a resposta dos pacientes ao tra-tamento. “Combinamos dois universos em um mesmo es-paço, ampliando resultados de sucesso e a satisfação dos nossos clientes.”

Atendendo na cidade desde 2005, a Clínica Bitencourt oferece diversos tratamentos com atendimento personalizado, equipa-mentos de alta tecnologia, em salas individuais climatizadas. Botox, carboxiterapia, depilação a laser, DMAE, drenagem linfática, ender-mologia, esfoliação corporal e facial, revitalização facial, intrader-moterapia, lifting facial, limpeza de pele com hidrossucção, luz in-tensa pulsada, manthus, massagem relaxante, peeling químico, phydias, termoterapia, tratamentos pré e pós-operatórios, trata-mento de controle da acne e ultra-som, são procedimentos que unem-se à realização de cirurgias plásticas.

Tratamentos estéticos

CRIATIVIDADECom o toque de criativi-

dade e bom gosto da admi-nistradora Thirzah Kitz-mann Bitencourt, o Spa Dia permite a elaboração de rote-iros personalizados de trata-mento de beleza, para uso próprio ou para presentes. A novidade dos kits presenteá-veis movimenta a Clínica, que também disponibiliza uma completa linha de cosméti-cos.

O Sindilojas Gravataí re-cebeu a visita do assessor do Departamento de Plane-jamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Rodrigo Timm Wepster, e da gerente admi-nistrativa e financeira da Fecomércio, Neusa Macha-do. Rodrigo veio conhecer de perto o case do Cartão Sindilojas, que vai servir de modelo para a implementa-ção de um sistema seme-lhante nos Sindicatos Varejistas de todo o País.

Visita da CNC

NOTÍCIAS SINDILOJAS

O Sindilojas Subsede Morada do Vale promoveu palestra com o gerente re-gional do Inmetro, Eduar-do Costa Almeida. O even-to reuniu empresários da Região, que puderam escla-recer dúvidas sobre o siste-ma de fiscalização do órgão e sobre como o Inmetro po-de ajudar a proteger os inte-resses dos associados do co-mércio e serviços.

Reunião com o Inmetro

O Sindilojas Gravataí re-cebeu a visita do presidente do Sindilojas de Arapiraca, no estado de Alagoas, Wilton Malta, que também preside a Fecomércio AL. Malta veio conhecer os pro-jetos, produtos e serviços do Sindilojas Gravataí e foi recepcionado pelo presi-dente José Rosa e pela equi-pe de atendimento. Na vol-ta, levou um cartão de asso-ciado do Sindicato, feito es-pecialmente para ele como recordação da visita, que também serviu para refor-çar o intercâmbio entre as organizações coirmãs.

Intercâmbio com Arapiraca

A união entre a Clínica Bitencourt Medicina Estética e o médico cirurgião plástico Ricardo Lodeiro é comemo-rada em Gravataí. Agora, os pacientes que realizam cirur-gias estéticas podem contar com um qualificado atendi-mento pós-operatório, em um ambiente que combina bem-estar e biossegurança em bene-fício da saúde.

O respeito à técnica e à éti-ca são as bases da parceria en-tre os médicos Lodeiro e Bitencourt. Rompendo estig-mas profissionais, aliam as po-tencialidades das duas áreas da medicina estética. “A mi-nha aptidão é para cirurgias de grande porte e tenho confian-ça em repassar casos menos in-vasivos ao colega, porque co-nheço o seu trabalho”, argu-mentou Lodeiro. Na Clínica, todos os procedimentos são aval izados pelo doutor Bitencourt, que atua na área

Page 20: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia20

Entidade

Interação entre universidade, empresa e governo une forças para o fomento de novas tecnologias

O presidente da Acigra, José Luis Silveira, recebeu o administrador do Tecnopuc - Viamão, Julio César Ferst. Na reunião, foi apresentada a fase III do Tecnopuc, agora em Viamão – situado a 12 km do campus de Porto Alegre, com uma área de 33 mil m² e com estrutura para o desenvolvi-mento de iniciativas de inova-ção e empreendedorismo nos mais diversos segmentos de atuação.

NOVAS TECNOLOGIASUm dos destaques é a con-

tribuição do Parque Científico para o desenvolvimento da ci-dade de Viamão e seu entor-no, sendo local ideal para pe-quenas, médias e grandes em-presas inovadoras na área de biotecnologia, tecnologia bio-médica, tecnologias da infor-mação e comunicação.

O Tecnopuc é abrigo natu-ral de laboratórios de P&D de empresas de tecnologias de ponta, bem como de servi-ços, voltadas para as deman-das do parque, incluindo in-fra-estrutura hoteleira, centro de convenções, centro de fei-ras e centro de negócios.

Além da estrutura, propi-cia a aproximação necessária para que projetos com a uni-versidade venham a se forma-lizar. De forma inteligente, os investimos realizados em P,D&I devem retornar para a empresa, agregando valor aos

PARQUE CIENTÍFICO

Acigra conhece Tecnopuc Viamão

Espaço ideal para pequenas, médias e grandes empresas inovadoras em tecnologia de ponta

produtos ou serviços. E os projetos podem ainda ser sub-vencionados por recursos pú-blicos através de agentes de fo-mento.

Na apresentação, foi destacadaa estrutura oferecida aosetor empresarial industriale de serviços, tanto parapequenas, médias e grandes empresas

A Acigra / CDL Gravataí, em parceria com o Sebrae, for-mou mais uma turma de Empretec em Gravataí no mês de outubro. O seminário mundialmente conhecido, criado pela ONU, é uma oportunidade para empreendedores conhece-rem seu potencial sob a ótica de dez características empreen-dedoras. Seguindo metodologia diferenciada, os participan-tes passam por uma imersão de seis dias onde desenvolvem atividades práticas e aulas teóricas.

Esta foi a segunda edição do curso em Gravataí em 2011. Outras edições do Empretec estão programadas para o iní-cio de 2012. Fique atento às divulgações no site da entidade.

Empretec GravataíFORMAÇÃO

Aulas reforçam características empreendedoras

Page 21: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição
Page 22: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia22

Entidade

1º Chef na CozinhaGASTRONOMIA

Superou todas as expecta-tivas do Sindilojas Gravataí e dos convidados a realização do 1° Chef na Cozinha, no dia 6 de agosto, no Ginásio de Esportes do Paladino Tênis

Maior evento gastronômico do ano na Aldeia dos Anjos mobilizou empresas e instituições. Renda foi distribuída à entidades assistenciaisdo município

Clube. O evento reuniu cerca de 700 pessoas em suas 21 co-zinhas. Além da proposta gas-tronômica rica e variada, a pri-meira edição do Chef na Cozinha proporcionou a to-dos momentos agradáveis de convívio social, com a boa música de Cleiton Amorim, seguida de hits dos anos 80 e 90, um convite para dançar quase até o amanhecer na Alameda das Palmeiras, estra-tegicamente montada no cen-tro do ginásio.

Mais de 700 convidados

O cantor e instrumentista Claiton Amorim animou a festa

21 deliciosas opções Equipe do SindilojasAnonymus Gourmet e Alarico visitaram todas as cozinhas

José Rosa e presidente da Asapeg, Ivo JoséParlamentares prestigiaram o eventoPresidente da Acigra, José Luis

Page 23: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

Rua João Maria da Fonseca, 1000 - Gravataí/RS www.paladinotenisclube.com.br 51| 3488-1522 / 3488-3823

Agora com aulas

de PATINAÇÃO

Page 24: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia24

Notícias

Para coroar mais um ano de sucesso, a Dança Arte Celícia Santos reali-zará no dia 26 de novem-bro de 2011, às 19 horas, o espetáculo O Mágico de Oz, no Teatro do SESC-Gravataí. Estrelado pelos alunos, professores e bai-larinos convidados, o espe-táculo de dança é baseado no livro infantil O Mágico de Oz, do escritor norte-americano L. Frank Baum. A obra tornou-se um clássico do cinema mundial em 1939 – em fil-me produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) – e imortalizou a atriz Judy Gar land , no pape l de Dorothy. A história começa quando a pequena Dorothy é surpreendida por um tornado no Kansas e levada a uma ter-ra fantástica de bruxas, do leão covarde, do espantalho fa-lante, do homem de lata e mui-to mais.

ESCOLAEm seu segundo ano de ati-

vidades em Gravataí, a Dança Arte Celícia Santos firma-se como referência na área da educação artística e cultural da cidade. De abril de 2010, quando abriu suas portas, até agora, a escola vem conquis-tando espaços importantes na sociedade gravataiense, com a adesão maciça de crianças, jo-vens e adultos nos diferentes cursos de dança oferecidos: Ballet Clássico, Ballet Baby Class, Ballet Clássico e Alongamento para a Melhor Idade, Hip Hop, Boys Dance Hip Hop, Jazz Dance, Dança de Salão, Dança do Ventre, Ioga e Alongamento.

CULTURA

O Mágico de Oz

Nesse período, a Dança Arte realizou diversos even-tos nas dependências da esco-la, reunindo alunos e pais em aulas demonstrativas, ofici-nas de técnicas especiais de Ballet Clássico, e organizou a I Mostra de Talentos, uma di-versidade de estilos de dança. Participou também de signifi-cativos encontros de dança, como o Galla Ballet 2011, no Teatro do CIEE, de Porto Alegre.

O Mágico de Oz é o se-gundo evento apresentado pe-la Dança Arte no SESC -Gravataí. Em dezembro de 2010, o público aplaudiu e consagrou o espetáculo Construir, que contou, por meio da dança, o nascimento da escola na cidade. Reveja os melhores momentos no site www.dancaarte.com.br

Os ingressos para o espetá-culo estarão disponíveis a partir de 4 de novembro pró-ximo, na Secretaria da esco-la, rua Cel. Sarmento, 1.215 - Centro. Mais informações no telefone 3043-3590.

INGRESSOS

ECONOMIA

Está em vigor a lei que esta-belece aviso prévio de até 90 dias em caso de demissão. Com a mudança, o aviso será proporcional. O trabalhador com um ano de emprego man-tém os 30 dias, mas para cada ano adicional de serviço, o avi-so prévio aumenta em três di-

as, até o limite de 90, no total.O novo prazo vale para de-

missões que ocorrerem a par-tir da publicação da lei no Diário Oficial, efetivada no dia 13 de outubro. Não retroa-ge para quem pediu demissão ou foi demitido antes da vi-gência da nova regra.

Aviso prévio deaté 90 dias

Page 25: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia 25

Entidade

Os alunos integrantes da Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania (Tribo Morro do Tigre), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Murialdo, comemoraram o “Dia do Amigo” com muita solidariedade e alegria no Asilo Nossa Senhora Media-neira. A tarde, cheia de emo-ção e alegria, contou com a en-cenação de um casamento cai-pira, momento do lanche e a entrega de uma lembrança pa-ra cada um dos idosos.

Os presentes foram con-feccionados pelos estudantes durante uma das atividades do programa Escola Aberta, a ofi-cina de fuxico ministrada por Sonia Correia. Os bolos e sal-gadinhos do lanche foram doa-

PROJETO TRIBOS

Dia do Amigo no Asilo MedianeiraAlunos da escola Murialdo, que integram a Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, festejaram a data com os idosos

dos pela proprietária da Malharia Barros, Célia Rocha. A ação contou ainda com o apoio da equipe diretiva e de funcionários da Escola Murialdo, da Coordenadora da Smed (NAE-6), Rosa Nilda, de mães dos alunos que integram as tribos, da Uni-dade Parceiros Voluntários, através da coordenadora Shirlei Crispim.

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania é coor-denado pela professora Nádia Helfensteller com o apoio de Shirlei de Ávila. “Acredita-mos que o trabalho voluntário transforma a vida de crianças, jovens e adultos, bem como possibilita a disseminação de práticas e valores fundamen-tais aos indivíduos para o ple-no exercício da cidadania”, destacou Shirlei.

A escola Murialdo agradeceram à Tânia da Silva Vargas pela acolhida no Asilo Nossa Senhora Medianeira

Apoio

Page 26: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição

O Empreendedor da Aldeia26

Entidade

Agende-seAgende-se

Para saber mais sobre os cursos, eventose atividades do Sindilojas, ligue 3488.4586, visite o

site www.sindilojas gravatai.com.br ou váaté a sede da entidade, na avenida Dorival

de Oliveira, 343/203 - Centro.

Confira a agenda de cursos, eventos e atividades que a Acigra e oSindilojas promovem para seus associados e compareça!

Para colaborar com a agenda de cursos, eventos e atividades da Acigra e do Sindilojas, entre em contato com as entidades através dos e-mails [email protected] ou [email protected]

Para saber mais sobre os cursos, eventose atividades da Acigra, ligue 3488.5566, visite o

site www.acigra.com.br ou vá até asede da entidade, na rua Dr. Luiz Bastos

do Prado, 1299 - Centro.

01/11Reunião Geral de Diretoria Acigra e

CDL Gravataí,12h, Acigra.

09/11Curso de prevenção

e combate à incêndios, 8h,

Acigra.

21 a 25/11 Curso de formação

de CIPA,13h às 18h,

Acigra.

29/11 Reunião Geral de Diretoria Acigra e

CDL Gravataí, 12h, Acigra.

08/11Final de ano e

segurança - palestra com a BM, 20h,

Subsede Sindilojas Morada do Vale.

10/11Final de ano e

segurança - palestra com a BM, 19h30,

Sede Sindilojas.

17 a 29/11Curso de vitrinismo(quatro dias), 12h,

Sede Sindilojas.

13/12Reunião Geral de

encerramento do ano com a Diretoria da

Acigra e CDL Gravataí, 12h, Acigra.

14/11Combate e prevenção à

incêndios, 20h, Sede Sindilojas.

Page 27: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição
Page 28: O Empreendedor da Aldeia 34ª edição