o empreendedor da aldeia 33ª edição

28
Ano 7 | nº 33 | Julho 2011 A Jackwal do seu Francisco A Jackwal do seu Francisco é feita de pessoas é feita de pessoas Parceiros Voluntários premia projetos. Parceiros Voluntários premia projetos. Sindilojas conquista Medalha de Bronze no PGQP.

Upload: acigra

Post on 24-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

TRANSCRIPT

Page 1: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

Ano 7 | nº 33 | Julho 2011

A Jackwal do seu Francisco A Jackwal do seu Francisco A Jackwal do seu Francisco é feita de pessoasé feita de pessoasé feita de pessoas

Parceiros Voluntáriospremia projetos.

Parceiros Voluntáriospremia projetos.

S i n d i l o j a s c o n q u i s t a M e d a l h a d e B r o n z e n o P G Q P.

Page 2: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia02

Page 3: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia

PARA ANUNCIAREntre em contato com o Departamento Comercial das entidades

Sindilojas de Gravataí: Fone 3488.4586Elísia Lucca - [email protected]

Acigra: 3488.5566Jader Maciel - [email protected]

A simplicidade é o máximo da sofisticação

John Sculley

EXPEDIENTEA Revista O Empreendedor da Aldeia é uma publicação da Acigra e do SindilojasEdição nº 32 - Abril de 2011 - Distribuição direta e dirigida

Edição e Arte: Luís Antônio Cardoso e Micael RodriguesReportagens: Equipes de comunicação da Acigra e do SindilojasFotos: Arquivos da Acigra e do Sindilojas, Prefeitura de Gravataí, LM ProduçõesImpressão: Gráfica DatacertaTiragem: 5 mil exemplaresJornalista responsável: Claudio Oliveira - MTb/RS 13197

03

Índice

Nesta Edição

060910121518232526

GESTÃOSindilojas é medalha de prata no PGQP

CARTÃO ACIGRACase da entidade no Congresso da Federasul

CURSOCoaching: arte de valorizar e motivar colaboradores

MATÉRIA DA CAPASeu Francisco, as pessoas e a Jackwal

ARQUITETURAProjeto da nova sede do Sindilojas é premiado

RESPONSABILIDADE AMBIENTALAmigos do Planeta recebe prêmio nacional

FRANCHISINGRainha das Noivas duplamente premiada

PARCEIROS VOLUNTÁRIOSHomenagem para onze projetos no Estado

AGENDACurso, palestras e eventos do Sindilojas e da Acigra

09

06

15

23

Page 4: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia04

ACIGRA - Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 1299 - Centro - Gravataí/RS - Fone [email protected] - [email protected] - www.acigra.com.br

Diretoria da Acigra - Gestão 2011/2012Presidente: José Luis Silveira; Vice-presidente da Indústria: Régis Albino Marques Gomes; Vice-presidente do Comércio: José Gattiboni Pacheco; Vice-presidente de Serviços: Edson

Cunha; Vice-presidente de Finanças e Patrimônio: Roberto Bastiani; Vice-presidentes: Ana Cristina Pereira, Candido Assis, Lairton Zagonel.

SINDILOJAS DE GRAVATAÍ - Av. Dorival de Oliveira, 343, sala 302 - Centro - Gravataí/RS - Fone [email protected] - www.sindilojasgravatai.com.br

Diretoria do Sindilojas de Gravataí - Gestão 2010/2013Presidente: José Nilvaldo da Rosa Vice-Presidente: Cláudio Fernandes; Vice-Presidente de Finanças e Patrimônio: Albrecht Schott

Vice-Presidentes: Airton Duarte - Cerli Dulce Dal Santo - Ivete Maria Medeiros de Amorim - Sílvio Valmor Moller

Fala, presidente

AS DIFERENÇASVivemos divididos, esta é

a realidade. Preto e branco, gremistas e colorados, direi-ta e esquerda, e aí por diante. Na economia, de uma lado temos o setor privado, que através do empreendedoris-mo gera emprego e renda , progresso social e desen-volvimento. Do outro, temos a administração pública, que atra-vés de sua estrutura, consome vorazmente a receita tributária gerada pelo setor produtivo, tendo insistentes garga-los de ineficiência qualitativa nos in-vestimentos sociais. Recebe muito para fazer pou-co, ou será que ganhar perto de 40% do PIB não é suficiente para sequer ser considerado um padrão de administração modelar?

Sem generalizar, deve ser destacado que existem funcio-nários públicos competentes e órgãos dignos, que honram com brio a atividade que exer-cem. Da mesma forma, não po-demos esquecer que, no setor privado, também existe gente transgredindo normas e leis. Para a noção de responsabili-dade, não importa se a seara é pública ou privada. O fundamental é não ser tolerante com a incompetência e a desonestidade. O sistema precisa punir com celeridade e rigor as transgressões de conduta. Mas o que signi-fica tudo isso? Ora, fica a certeza de que uma sociedade triunfa quando há equilíbrio entre forças do mercado e as estruturas públicas. E quando há desequilíbrio, seja para um lado ou para o outro, quem sofre é a sociedade.

Os homens públicos devem ser os primeiros a zelar para que as verbas governamentais, sempre escassas, não sejam desperdi-çadas nas rotinas da própria máquina administrativa. Em favor desses "pobres", tão defendidos por todos, será pedir muito, ou teremos ainda mais diferenças?

O fundamental é não ser

tolerante com a incompetência e a desonestidade. O sistema precisa punir com rigor as

transgressões

José Rosapresidente do Sindilojas de Gravataí

CARTA DE BENTO A Federasul, em seu 9º

Congresso das Entidades Filia-das, vem a público manifestar posição sobre o momento que vive o País e o Rio Grande do Sul.

Vivemos num cenário pre-ocupante com o risco da volta da inflação. Nesse contexto, o crescimento do PIB no primeiro trimestre a uma taxa de 4,2% foi uma ótima notícia. Para não desperdiçar esse momento, é preciso avançar e dar o salto necessário para um

ciclo de desenvolvimento sólido, implementando a agen-da de mudanças que o País ain-da precisa fazer:

- Reduzir os gastos públi-cos, limitando-os a um percentual do crescimento da receita corrente;

- Diminuir a carga tributária, que atualmente atinge 35% do PIB, a mais alta entre os países emergentes, levando a arrecadação do governo a aumentar nesse primeiro quadrimestre impressionantes 17%.

- Atingindo o equilíbrio fiscal, será possível reduzir a taxa de juros, que atualmente é a maior entre as principais economias desenvolvidas e emergen-tes, e que se constitui em um dos maiores entraves ao crescimento econômico do País.

- Juros mais baixos, por sua vez, levarão a uma menor pressão sobre o câmbio, permitindo uma desvalorização cambial. Essa atuação sugerida sobre o trinômio gastos públicos-juros-câmbio permitirá uma maior competitividade para as empresas brasileiras.

- Direcionar os investimentos públicos com prioridade absoluta para a re-cuperação da infraestrutura do País, que hoje é um dos grandes gargalos para o nosso crescimento econômico, com a adoção de parcerias público-privadas.

No âmbito estadual, o novo governo que se inicia conta com ampla maio-ria na Assembléia e boas relações com o governo federal. O que a sociedade espera é que ele use essas condições políticas excepcionais para realizar as mudanças estruturais que o Rio Grande precisa para se desenvolver, como:

- A retomada de investimentos em infraestrutura, seja com recursos pró-prios, seja em parceria com a União e com a iniciativa privada. Hoje o Rio Grande tem um dos maiores custos logísticos do país, e esse é um grande en-trave para o nosso desenvolvimento.

- Não ceder às pressões corporativas, e efetivamente realizar a reforma da previdência pública no Estado.

- Dar mais apoio aos setores intensivos em tecnologia e mão de obra, vi-sando a atração de novos investimentos que permitirão a diversificação de nos-sa economia, o desenvolvimento e a geração de empregos.

- Implementar medidas que melhorem a qualidade do ensino publico, me-dida fundamental para preparar nossas gerações para o mercado de trabalho no futuro.

O que todos nós queremos é um Brasil e um Rio Grande cada vez mais desenvolvidos, e um setor público eficiente, que sirva a sociedade ao invés de servir-se dela.

Bento Gonçalves, 04 de junho de 2011.

José Luis Silveirapresidente da Acigra

Page 5: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

Jantar-baile realizado pelo Paladino Tênis Clube para o seu aniversário de 84 anos surpreendeu os convidados com um cená-rio de uma grande nuvem.

Além do delicioso jan-tar e do emocionante mo-mento do parabéns, com a reunião da atual diretoria do Clube, ex-presidentes e associados, a recepção contou com a animação do Grupo Latino. A festivi-dade, realizada no dia 30 de abril também inaugurou mais um espaço para realização de eventos e festas na cidade, o Ginásio do Paladino, com ca-pacidade para recepções de 300 até 3 mil pessoas.

“Ao saudar esta comemo-

ração dos 84 anos do Paladino é necessário lembrar o grupo de jovens amigos que, no dis-tante abril de 1927, sonhou com um Clube, e organizou-se para fundar uma sociedade que pudesse agregar a comu-nidade gravataiense. Graças a estas pessoas e à sequência de presidentes e diretores do

Paladino, cada um agregando seu conhecimento, seu esfor-ço e dedicação, hoje desfruta-mos de um Clube moderno e estruturado para oferecer aos associados condições de lazer, convívio social e práti-ca de esportes”, disse o atual presidente do Clube, Claudio Fonseca.

O Empreendedor da Aldeia 05

Entidade

Paladino comemora 84 anos com “Noite nas Nuvens”Festa foi marcada pelo bom gosto da decora-ção e pela inauguração do ginásio de esportes

EVENTO DEPOIMENTO

Hércules Perrone Ramão: “MBAsupera todas as expectativas”

“A chegada histórica do primeiro MBA em Gestão Empresarial da Unisinos, em Gravataí, vem superando to-das as expectativas”. A avalia-ção é do advogado Hércules Perrone Ramão. Ele explica os motivos:

“O conhecimento adqui-rido nas aulas ministradas por professores doutores em Ges-tão Empresarial, de excepcional qualificação, pode ser aplicado imediatamente no trabalho do dia-a-dia, com práticas e possi-bilidades inovadoras e extrema-mente eficientes. As amizades e o network no ambiente das aulas, também contribuem e auxiliam na prática do conhecimento obtido no desenvolvimento das práticas de gestão, na empresa e na comunidade. Certamente esse MBA Unisinos/Acigra produzi-rá muitos frutos e boas sementes para a cidade. Por isso, sugiro a todos que se mantenham infor-mados sobre os que virão, sob a batuta da Acigra, e se preparem para se transformar em agentes da transformação que a cidade precisa. Parabéns a toda Equipe Acigra”.

Diretoria e associados cantam o parabéns diante do bolo dos 84 anos

Page 6: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia06

Por Dentro da Lei

O que pode ser penhorado para pagar dívidas

Os credores costumam utilizar técnicas de ameaça para “apavorar” os devedores. É comum o devedor receber ligações telefônicas grosseiras com ameaças de que acaso não seja paga a dívida “um oficial de justiça irá até sua casa e vai penhorar seus bens e até sua casa que serão vendidos em leilão para pa-gamento da dívida”. Muitas pessoas ficam realmente apavora-das, porque não conhecem os seus direitos, muito menos quais os bens não podem ser penhorados para pagamento de dívidas, e pensam que na manhã seguinte haverá um oficial de justiça com dois policiais para levar todos os seus bens e lhe retirar da casa que será vendida na parte da tarde. Fique calmo, não é bem as-sim que funciona!

Não é crime passar por difi-culdades e não ter como honrar uma dívida dentro dos prazos estabeleci-dos. É importante para quem está devendo saber quais os bens po-dem ser penho-rados em caso de ação judicial.

Primeiro, vale ressaltar que sen-do os credores instituições finan-ceiras (bancos, cartões de cré-dito, financeiras, etc) eles não costumam entrar com ações de cobrança na justi-ça, somente em casos de dívidas de financiamentos de imóveis, veículos e outros bens – que podem ser penhorados pois estão em garantia da dívida. Assim eles podem entrar com ações de busca e apreensão destes bens. Se não for este caso, somente se as dívidas forem altas e quando os credores têm certeza que o devedor tem dinheiro ou bens suficientes para saldar a dívida, a cobrança costuma ser judicial.

Se você não se enquadra em nenhuma destas situações, as chances de receber a visita de um oficial de justiça em sua porta é muito pequena.

Assim, é muito mais eficiente e econômico para estes cre-dores contratar empresas de cobrança que ficam ligando dia e noite para o devedor, fazendo ameaças de penhora e venda de bens, apavorando-os e fazendo com que muitos, que desconhe-cem seus direitos, corram para vender bens, pegar outros em-préstimos e fazer todo o tipo de negócio para quitar a dívida, com medo do que pode acontecer.

No caso do credor realmente mover uma ação judicial de cobrança ou execução da dívida, vamos deixar bem claro o que não pode ser penhorado para pagar dívidas. Primeiro de tudo é o salário – toda renda que venha do trabalho. O salário não pode ser penhorado para o pagamento de dívidas, salvo em caso de pensão alimentícia.

Também não pode ser penhorado o imóvel único de família, conforme determina a Lei nº 8.009, de 29 de março de 1990.

“Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da

entidade familiar, é impenhorável e não

responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial,

fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída

pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus

proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei. Lei nº 8.009/1990

Site www.SOSConsumidor.com.br

Empreendendo

O que era conhecido ago-ra é reconhecido. Muito além da performance da gestão, o slogan engloba um conceito de melhorias focadas no asso-ciado. O Sindilojas Gravataí conquistou a Medalha Bron-ze no Prêmio Qualidade RS 2011, promovido durante o 12º Congresso Internacional da Gestão, em Porto Alegre, considerado o maior evento na área da qualidade do mun-do. A 16ª edição de entrega da premiação, promovida

pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) aconteceu dia 5 de julho na Fiergs, e contemplou 147 organizações.

O Prêmio Qualidade RS foi criado em 1996 pelo PGQP e abrange a avaliação da gestão das organizações em oito critérios – Liderança, Estratégias e Planos, Clien-tes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Es-ses critérios são desenvolvi-dos dentro da entidade por grupos de trabalho, com a participação de todos os cola-boradores, diretoria e o presi-dente. Viabiliza às vencedoras um reconhecimento e visibi-lidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade,

A qualidade que era conhecida agora é reconhecidaSindilojas Gravataí conquista a Medalha de Bronze do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade

PREMIAÇÃO

A bandeira do Sindilojas é erguida no momento da premiação

Page 7: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

reconhecimento da força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores. Além dis-so, foca o reconhecimento da comunidade com informa-ções sobre práticas bem-suce-didas de gestão, preconizadas no Modelo de Excelência da Gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). O Sin-dilojas Gravataí está inserido neste modelo de gestão desde 2010 – em 2006 pelo Sistema de Excelência em Gestão Sin-dical Fecomércio RS (Segs).

– A conquista da Medalha Bronze reforça nossa convic-ção de que estamos no cami-nho certo para a excelência em gestão. Com esta conquis-ta também nos aproximamos mais da meta definida na vi-são do Sindilojas Gravataí, de ser referência nacional no

O Empreendedor da Aldeia 07

Entre em contato conosco e sugira assuntos para a Seção [email protected] ou [email protected]

O presidente José Rosa comemora a conquista da Medalha de Bronze

CONSUMIDOR

SPC informaO Serviço de Prote-

ção ao Crédito de Gra-vataí vem informar que a comunicação aos consu-midores inadimplentes se dá única e exclusivamente através de Cartas de No-tificação emitidas auto-maticamente no momen-to do registro do débito ao endereço cadastrado na hora da compra. Tor-pedos, emails ou boletos enviados aos endereços do consumidores não ca-racterizam o registro no Sistema SPC.

Esta medida contem-pla o Código de De-fesa do Consumidor e respeita o prazo de 10 dias, a contar da data de emissão da carta, para que o mesmo possa re-gularizar suas dívidas juntamente as empresas credoras antes que seus nomes sejam inclusos no cadastro nacional.

As consultas ao SPC para pessoa física são gratuitas e podem ser re-alizadas na sede da Aci-gra, em horário comer-cial, com a apresentação de CPF e documento com foto. Consultas para terceiros somente com apresentação de procura-ção reconhecida em car-tório.

O diretor de Qualidade do Sindilojas, Itamar Oliveira (à esquerda) também festejou

meio sindical até 2013, sendo decisivo no desenvolvimento do comércio varejista de Gra-vataí e Glorinha – avaliou o presidente do Sindicato, José Rosa. A conquista da Meda-

lha de Bronze no PGQP não é o fim do trabalho do Sindi-lojas na busca da excelência na gestão de seus processos, produtos e serviços. É apenas o começo.

Page 8: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

Exercendo sua missão, de agente facilitador dos interes-ses de seus associados, a Acigra promoveu no dia 20 de maio, em seu auditório, um encontro entre a Prefeitura Gravataí, a Câmara de Vereadores, o Ban-risul, o Sindilojas e as direto-rias das entidades. O objetivo foi possibilitar às partes uma oportunidade de entender o histórico da dívida que o muni-cípio possui com o banco e as

possibilidades de negociação.Segundo o presidente José

Luis, este encontro foi a me-lhor maneira encontrada pela entidade para colaborar com a resolução deste assunto, opor-tunizando acesso às informa-ções importantes para o enten-

dimento da questão. Durante o encontro, a supe-

rintendente executiva do Banri-sul, Marinês Bilhar, apresentou o histórico da dívida e relatou como ocorreu a negociação com a Prefeitura, originando a proposta de parcelamento

encaminhada a Câmara de Ve-readores. O secretário muni-cipal da Fazenda, Alex Borba, destacou o estudo feito pela Prefeitura e afirma que tem li-quidez para saldar as parcelas do financiamento proposto ao banco. Também se manifesta-ram o presidente do Sindilojas, José Rosa e o presidente da Câ-mara de Vereadores, Nadir Ro-cha, destacando a iniciativa da promoção desta reunião.

Vereadores, assessores, representantes da Prefeitura e membros das diretorias da Acigra e do Sindilojas, e outras entidades puderam fazer seus questionamentos para ter um melhor entendimento. Segun-do o presidente da Câmara de Vereadores, Nadir Rocha, no-vos debates serão promovidos a fim de elucidar o assunto para que a melhor decisão para a po-pulação seja tomada. A Acigra continuará acompanhando este assunto.

O Empreendedor da Aldeia08

Entidade

Acigra promove encontro entre Prefeitura e BanrisulEntidade promove evento para que banco e administração municipal expliquem à sociedade a dívida histórica que está sendo renegociada

CONTAS PÚBLICAS

O presidente José Luis com representantes da Prefeitura, Banrisul e Sindilojas

Page 9: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia 09

Rua Alberto Pasqualine, 764 - V. Marcos - CEP: 94040-550 - Gravataí - RS

3431.1165

Entidade

Acigra presente no 9º Congresso da Federasul

EVENTO

Ocorreu nos dias 3 e 4 de junho, em Bento Gonçalves, o 9º Congresso das Entidades Filiadas a Federasul. O evento reuniu associações comerciais de todo o Estado. No primeiro dia do congresso seis entidades apresentaram cases de suces-so, entre elas a Acigra, com o Cartão Desconto. O presiden-te da Acigra, José Luis Silveira, entregou um exemplar do Car-tão Desconto ao presidente da Federasul, José Paulo Dornel-les Cairoli, e respondeu às per-guntas dos participantes. José Luis ainda foi questionado por Cairoli, sobre a possibilidade

de replicação do programa do Cartão Desconto Acigra, via Federasul, em todo o Estado.

José Luis, que também é vi-

ce-presidente da Federasul, para a Região Metropolitana Delta do Jacuí, mobilizou a partici-pação de cinco outras entida-

des da região, sendo a segunda maior região representada. No final do evento foi elaborada a Carta de Bento Gonçalves com os posicionamentos da Federa-sul e de suas entidades filiadas. A Acigra recebeu uma placa em homenagem e uma impressora multifuncional pela apresenta-ção do case.

Presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, recebeu exemplar do Cartão Desconto Acigra

Case sobre o Cartão Desconto Acigra foi apresentado pelo presidente José Luis

Page 10: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia10

ATITUDE

Entidade

A palavra inglesa coach em tradução literal significa treinador. É dela que deri-va o termo coaching, de-finido atualmente como a ferramenta de gestão capaz de transformar pessoas em líderes capazes de inspirar equipes e levá-las a desem-penhos cada vez melhores no mundo corporativo. Para melhorar a qualificação de seus associados e colabora-dores, o Sindilojas Grava-taí firmou parceria com a Sociedade Gaúcha de Coa-ching (SCG). A iniciativa da entidade trouxe para a cida-de palestras, treinamentos e cursos nesta área, valorizan-do o maior patrimônio das empresas, que é o capital humano. O último curso foi realizado nos dias 16 e 17 de julho, no Sindilojas.

Com uma equipe forma-da pelos especialistas Ronald Dennis Pantin Filho, Bruno Juliani e João Alexandre C.

Borba, a SCG trabalha para difundir uma visão estraté-gica e aprofundada sobre as práticas de coaching no ce-nário empresarial.

Neste sentido, o curso Lí-der Coach oferece uma base completa para desenvolver a competência de lidar com pessoas, tratar questões de performance, otimizar e aperfeiçoar o diálogo aber-to, bem como o feedback, se fazendo de forma mais pro-dutiva e positiva para ambas as partes, compreendendo e exaltando sempre a posição do próximo, com o objetivo de apoiá-lo em seu desen-volvimento profissional. O curso se destina a RHs que

queiram aprender e repas-sar novas formas de gestão de pessoas para sua organi-zação; líderes que desejam potencializar, preparar, en-corajar e dar suporte a ou-tras pessoas; indivíduos que assumirão o papel de líder em suas organizações; líde-res de times; diretores, ges-tores, gerentes, supervisores e coordenadores. Além dis-so tem o papel de enrique-cer a bagagem e qualificação de profissionais de todas as áreas.

Coaching: aprendendo a valorizar, motivar e potencializar pessoasParceria do Sindilojas com a Sociedade Gaúcha de Coaching traz palestras, treinamentos e cursos sobre o tema para a comunidade

CAPACITAÇÃO

Ronald Pantin Filho, durante um dos eventos no Sindilojas

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTOtUso pleno de potencialida-des e habilidades.tAceleração do desenvolvi-mento pessoal e profissional.t Aumento de performance.t Realização, sucesso e equilíbrio.t Clareza nos objetivos de vida.t Acesso a poderosos recursos emocionais.t Transformação de sonhos em planos realizáveis.t Melhoria na capacidade em produzir resultados.

OPINIÕES DE ALGUNS PARTICIPANTES DO CURSO“Obtive grandes aprendiza-dos, os quais pude enqua-drar tanto em minha vida pessoal quanto profissional. O curso me mostrou áreas e habilidades que não havia percebido em mim mesmo. Recomendo a todos”.Ezequiel Montevani Ferreira – Medicone

“Um curso ótimo com ampla capacidade de desenvolver idéias e capaz de trazer compreensão plena sobre nossa vida”.Anderson Lima – IPA/GM

De 10/08 a 22/09, 16 aulas, das 19h às 23h, na Acigra. Parceria Banco do Brasil

Curso de Prevenção e Combate a IncêndioCurso de Prevenção e Combate a Incêndio

Cursos todas as QUARTAS-FEIRAS, às 8h, na ACIGRA

Atendendo a RT nº 14 CCB/ BM 2009

Curso de capacitação de colaboradores de empresas classificadas com risco pequeno e médio nos segmentos da indústria, comércio e serviços.

R$ 70,00 associados da Acigra - R$ 80,00 demais participantes

De 26/09 a 01/10, das 8h às 18h, na Acigra. Parceria Sebrae

O EMPRETEC é um seminário desenvolvido pelas Nações Unidas e realizado no Brasil em parceria com o SEBRAE.

Ao longo de uma década, o EMPRETEC possibilitou a milhares de pessoas uma visão mais clara de suas atividades,

gerando mudanças de comportamento e sobretudo autoconfiança.

Público-alvo: empreendedores (com ou sem empresa constituída), de qualquer segmento/setor empresarial.

Objetivos: estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, de forma a propiciar sua

competitividade e permanência no mercado, por meio de metodologia vivencial especialmente desenvolvida para

este fim, cuja abordagem se dá pelas 10 características empreendedoras.

Etapas: Palestra de Sensibilização / Entrevista de Seleção / Seminário.

Palestra Gratuita: 25/08, às 19h 30 min

Entrevistas Gratuitas: sob agendamento

Investimento Seminário: R$ 400,00

Público Alvo: Empresas exportadoras ou importadoras de Gravataí (ou interessados), Estudantes de COMEX.

Módulos de 8h cada: 1-Práticas Cambiais - Dias 10 e 11/08, 2-Importação - Dias 17 e 18/08, 3-Drawback -

Dias 24 e 25/08, 4-Carta de Crédito - UCP 600 - Dias 31/08 e 01/09, 5-Fundamentos de Câmbio financeiro -

Dias 17 e 18/08, 6-Exportação I e Exportação de Serviços - Dias 08 e 09/09, 7-Exportação II e

Financiamentos a Exportação - Dias 21 e 22/09.

Investimento: R$ 2.100,00 Associados da Acigra. R$ 2.300,00 Demais participantes.

Page 11: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia 11

ANÚNCIO ACIGRA

De 10/08 a 22/09, 16 aulas, das 19h às 23h, na Acigra. Parceria Banco do Brasil

Curso de Prevenção e Combate a IncêndioCurso de Prevenção e Combate a Incêndio

Cursos todas as QUARTAS-FEIRAS, às 8h, na ACIGRA

Atendendo a RT nº 14 CCB/ BM 2009

Curso de capacitação de colaboradores de empresas classificadas com risco pequeno e médio nos segmentos da indústria, comércio e serviços.

R$ 70,00 associados da Acigra - R$ 80,00 demais participantes

De 26/09 a 01/10, das 8h às 18h, na Acigra. Parceria Sebrae

O EMPRETEC é um seminário desenvolvido pelas Nações Unidas e realizado no Brasil em parceria com o SEBRAE.

Ao longo de uma década, o EMPRETEC possibilitou a milhares de pessoas uma visão mais clara de suas atividades,

gerando mudanças de comportamento e sobretudo autoconfiança.

Público-alvo: empreendedores (com ou sem empresa constituída), de qualquer segmento/setor empresarial.

Objetivos: estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, de forma a propiciar sua

competitividade e permanência no mercado, por meio de metodologia vivencial especialmente desenvolvida para

este fim, cuja abordagem se dá pelas 10 características empreendedoras.

Etapas: Palestra de Sensibilização / Entrevista de Seleção / Seminário.

Palestra Gratuita: 25/08, às 19h 30 min

Entrevistas Gratuitas: sob agendamento

Investimento Seminário: R$ 400,00

Público Alvo: Empresas exportadoras ou importadoras de Gravataí (ou interessados), Estudantes de COMEX.

Módulos de 8h cada: 1-Práticas Cambiais - Dias 10 e 11/08, 2-Importação - Dias 17 e 18/08, 3-Drawback -

Dias 24 e 25/08, 4-Carta de Crédito - UCP 600 - Dias 31/08 e 01/09, 5-Fundamentos de Câmbio financeiro -

Dias 17 e 18/08, 6-Exportação I e Exportação de Serviços - Dias 08 e 09/09, 7-Exportação II e

Financiamentos a Exportação - Dias 21 e 22/09.

Investimento: R$ 2.100,00 Associados da Acigra. R$ 2.300,00 Demais participantes.

Page 12: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia12

Especial

A Jackwal do “seu” FranciscoA história de Francisco Oderich na Jackwal come-çou em 1962. Casado com Renate Lory, ingressou na empresa, vindo a somar esforços na área fabril, comercial e administrativa. Na ocasião a empresa contava com 35 funcioná-rios.

PERSONALIDADE

Francisco Oderich assu-miu a direção da Jackwal, uma empresa metalúrgica fa-miliar, que nasceu em 1949 com a fabricação de aquece-dores de água a lenha e foga-reiros e maçaricos de pressão a querosene. Hoje, em Gra-vataí, a Jackwal é sinônimo de responsabilidade social e ambiental.

O que era para ser apenas uma entrevista sobre a em-presa e suas atividades, logo se transformou em muito mais do que isso.

Revelada em cada deta-lhe, a Jackwal emociona.

Comprometida com a responsabilidade social e ambiental, a empresa faz de cada espaço dos jardins aos pavilhões de trabalho um tri-buto à beleza, à limpeza e à importância da valorização humana.

Francisco Oderich adota uma filosofia peculiar: o ambiente de trabalho precisa ser agradável, para que o funcionário se sinta tratado como pessoa, sejam quais forem suas atribuições

Page 13: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

Francisco, ao ingressar na empre-sa, percebeu que os produtos de que-rosene vinham caindo rapidamente de uso no mercado. Numa viagem à Argentina, conheceu produtos simila-res para o uso de GLP (gás liquefeito de petróleo), fornecido em botijas de 2 kg de gás. Dali surgiram fogareiros, maçaricos, lampiões e queimadores de infra-vermelho a gás.

– A Jackwal crescia, conquistáva-mos o mercado nacional e efetuáva-

mos as primeiras exportações para a América do Sul . Sempre buscando novas oportunidades comerciais, per-cebemos que, para a fabricação de acessórios para banheiro, havia coin-cidência de matérias-primas, equipa-mento industrial e comercialização com os produtos que então produzí-amos. Primeiros modelos de porta-toalhas, cabides, saboneteiras e outros acessórios passaram a ser fabricados – relembra Francisco.

O empresário conta que a empresa veio para Gravataí em 1979, me-diante um empréstimo contraído no BNDES para a construção da fá-

brica. – Dos cuidados para a ousadia do

empreendimento, oferecemos facili-dade para transferências de moradia a funcionários-chave, transporte geral para a fábrica, projetamos layouts de linhas de produção e montagem, es-maltaria, etc. Plantávamos os primei-ros pés de capim e vegetação, já que a área fabril era resultado do aterro de um banhado. Gravataí nos recebeu de

O Empreendedor da Aldeia 13

Especial

– Das minhas viagens, es-pecialmente pelo Brasil, co-lecionei trabalhos de artesa-nato regional para trazer ao ambiente da empresa. Essas características da identidade nacional , meu gosto pela jardinagem, e contribuições de terceiros, formaram o am-biente agradável que temos na fábrica.

A empresa foi fundada em 1949, em Porto Alegre pelo casal J.Aloys Griebe-ler e Ilka Marquardt Griebe-ler. Fabricavam aquecedores a lenha para água quente de uso doméstico e também fo-gareiros e maçaricos de pres-são a querosene. Em 1956, por falecimento do titular, a viúva e a filha Renate Lory deram continuidade ao negó-cio. Foram tempos difíceis.

A história de Francisco Oderich na Jackwal começou em 1962. Casado com Rena-te Lory, ingressou na empre-sa, vindo a somar esforços na área fabril, comercial e administrativa. Na ocasião a empresa contava com 35 funcionários.

Na condução dos negó-cios, sempre teve ao lado a esposa, cuja Inteligência, vida dupla de trabalho e fa-

mília, sensibilidade femini-na, temperou as decisões, para um maior acerto. Hou-ve outras situações, onde, de sua equipe administrativa e fabril, soube ouvir e respeitar idéias e sugestões.

Em 1971, Francisco teve conhecimento de que diver-sas indústrias de prestígio compravam áreas vizinhas umas às outras, em Gravataí, onde posteriormente surgiu o

Distrito Industrial. Resolveu então apostar nessa “coinci-dência” e adquiriu o “pedaço de campo”, onde a empresa hoje está instalada.

A Panatlântica foi pionei-ra no Distrito Industrial, hon-ra ao mérito. Ela lutou pela conclusão do sistema viário, transporte, água, luz e tele-fone. Francisco apelidou-a de “Quero-Quero”, por ser a sentinela avançada dos in-

teresses maiores que foram disponibilizados para as ou-tras indústrias que aqui se estabeleceram.

A Jackwal, instalada numa área de 100 mil me-tros quadrados e com 16 mil metros quadrados de área construída, é referência em empregabilidade e responsa-bilidade ambiental para Gra-vataí e todo o Rio Grande do Sul.

DOS FOGAREIROS A QUEROSENE AOS ACESSÓRIOS PARA BANHEIRO

No ambiente de trabalho frases buscam criar um ambiente favorável a todos os colaboradores

Page 14: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia14

Especial

braços abertos. Que gente amiga! – destaca Francisco.

– O tempo passou e , em março de 1993, uma nova decisão importantís-sima: a importação, a globalização. Damos os primeiros passos. Fomos para o outro lado do mundo. Que sen-sação estranha! Acertamos fornecedo-res, fizemos novas parcerias. A linha de Acessórios de banheiro ficou mais completa – segue o relato.

Francisco revela ainda que hoje o quadro funcional é de aproximada-mente 230 pessoas, às quais é propor-cionada participação dos resultados.

– Os colaboradores da Jackwal nos orgulham pela competência e pela contribuição além de suas obrigações - resume.

– Contamos com uma dedicada e competente equipe de representan-tes comerciais, espalhados por todo o território nacional. Possuímos apro-ximadamente 6 mil clientes, muitos dos quais de antigo relacionamento e amizade, sendo gratos a todos por sua preferência. Para com nossos fornece-dores procuramos fortalecer laços de leal cooperação – cita Francisco sobre os resultados de tanto empenho.

– Nos últimos anos alcançamos ex-traordinária melhoria de produtivida-de pela modernização do equipamento industrial e sua fantástica tecnologia. Amparamos nosso funcionamento na Informática e linguagem de código de barras. Respeitamos o meio ambien-te, independentemente de obrigação

legal, por entender que é necessário preservar o planeta para as futuras ge-rações. Trabalhamos em ações do in-teresse da comunidade, na convicção cristã de solidariedade – segue expli-cando o empresário.

– Nossa filha Cynthia e o marido Miguel Fayet Trein estão no comando da empresa, com nossa confiança e por merecimento. Nossas outras filhas Claudia e marido Evandro Rech Pe-reira da Costa e Heloisa e marido Bo Johanson, também trabalharam na Ja-ckwal deixando grandes contribuições à tecnologia e administração – conta.

Francisco reforça que a Jackwal é resultado do trabalho e empenho de todos os citados, sem mérito individu-al de alguém em particular.

Page 15: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia 15

Entidade

Projeto da nova sede do Sindilojas é premiado em São PauloPresidente da entidade recebeu em São Paulo o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, o maior do gênero na América Latina

OBRAS

As obras da nova sede do Sindilojas Gravataí estão ape-nas nas fundações, mas o pro-jeto já mereceu distinção em nível nacional. No último dia 6, em São Paulo, o Sindicato recebeu o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, justamente pelo projeto de sua nova sede. Promovido pela Flex Eventos, este é o maior prêmio do gênero na América Latina, entregue aos profissionais da arquitetura e a seus clientes, depois de um processo de seleção dos me-lhores projetos. O Sindilojas foi vencedor como o Melhor Projeto Corporativo do Ano, na categoria Criatividade e Inovação.

Nesta oitava edição, o Sindilojas foi um dos 1.523 projetos inscritos e concor-reu com o projeto da nova sede, assinado pelos arquite-tos Alberto Torres e Audrey Bello, da Torres & Bello. Para se ter uma ideia da dimensão do prêmio, o projeto do Sin-dilojas e da Torres & Bello ganhou o mesmo destaque de projetos como o Estádio

do Corinthians. Pela abran-gência, o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa é uma radiografia da arquite-tura contemporânea e retra-to do mercado atual. Entre os inscritos foram 300 pro-jetos selecionados pelo júri, que analisou principalmente os aspectos de relevância do projeto, o impacto, o desafio e a qualidade arquitetônica. Destes, 35 foram premiados.

– Esperamos que a satis-fação de nossos associados

cresça tanto quanto nossa galeria de troféus. Esta última distinção revela que estamos cada vez mais perto de nos

tornarmos uma referência na-cional no meio sindical, uma de nossas metas até 2013 – avalia o presidente José Rosa.

O presidente José Rosa recebeu o troféu junto com os arquitetos Alberto Torres e Audrey Bello

UM PASSEIO PELAS OBRAS DA NOVA SEDEO Sindilojas Gravataí selecionou uma série de fotos para o leitor

acompanhar como está ficando a nova sede, localizada na esquina da rua Adolfo Inácio Barcelos com a Antônio Donga, no Centro. O prédio terá mais de 1,8 mil metros quadrados distribuídos em cin-co pavimentos, com ampla área de atendimento, salas para cursos e reuniões, espaço social e garagem integrada. As obras estão a cargo da Finger Engenharia & Construções. A inauguração está pre-vista para 16 de setembro de 2012.

Page 16: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia16

Entidade

Assinatura do contrato com a Finger Engenharia & Construções

Obra está licenciada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente

Antes do início das obras a área era assim

Uma visita da diretoria para conhecer a propriedade recém-adquiridaComeça a limpeza do terreno As máquinas começaram a trabalhar

No tapume uma imagem de como ficará o prédio

O presidente e parte da equipe visitam o can-teiro de obras

Fundações estão em estágio adiantado

Page 17: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia 17

Page 18: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia18

Entidade

Amigos do Planeta do prêmio nacional e do “Dia da Coleta”

EVENTO

Crescer promovendo a sus-tentabilidade e a consciência da preservação já é algo integrado à cultura do Sindilojas Grava-taí, dono do Projeto Amigos do Planeta. O projeto de res-ponsabilidade ambiental ges-tado na Aldeia é referência em sustentabilidade para o resto do País. A iniciativa conquis-tou o primeiro lugar como o melhor dos cases apresentados durante o 27º Encontro Nacio-nal dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O evento, que teve a participação de uma equipe do Sindilojas, liderada pelo presi-dente José Rosa e o vice Albre-cht Schott, aconteceu entre os dias 25 e 27 de maio em Cuiabá – MT. O reconhecimento não diminuiu a intensidade e a pai-xão com que os colaboradores cuidam do projeto, que segue agregando novas ações. A mais nova é o “Dia da Coleta”, que tem sua primeira edição agen-dada para 28 de julho. A inicia-tiva, que se repetirá a cada dois meses, terá início com a coleta de celulares em desuso, sob o slogan “Chega de blá-blá-blá, recicle seu celular”.

O presidente do Sindilojas, José Rosa destaca o papel da nova ação e esclarece que o

consumo consciente e desti-nação correta de resíduos são questões que devem fazer par-te da rotina diária de qualquer cidadão.

– Com o objetivo de incen-tivar ações nestes dois campos em toda a comunidade, o Pro-jeto Amigos do Planeta está instituindo o Dia da Coleta. Ao mesmo tempo estaremos orientando as pessoas a vive-rem com uma consciência am-biental todos os dias – destaca José Rosa.

A gestora do Amigos do Planeta, Rose Mariah Ferreira, explica que o Dia da Coleta é aberto à participação de toda a comunidade, inclusive escolas, empresas, associações, etc. O material coletado será enca-minhado para reciclagem pela

Reverse Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos. Esta parceria nasceu em 2008, com a implantação da primeira urna coletora de celulares do proje-to.

“Os participantes concor-rerão ao sorteio de celulares novos, aparelhos mp3, pen drives, um curso gratuito de Gestão Ambiental e sacolas retornáveis do Amigos do Pla-neta, entre outros. O Dia da Coleta tem como patrocinado-res a Acessotécnica Informáti-ca, Cened Cursos, Ivone Fest, Playcel Celulares, PontoCel In-formática e Recal Reciclagem de Cartuchos.

PRÊMIOPelo Projeto Amigos do

Planeta o Sindilojas Gravataí

recebeu o Prêmio Dra. Lair Montenegro, concedido ao melhor case, considerando criatividade, correspondência com a realidade do seu respec-tivo sindicato e apresentação de resultados.

Ao final foram distribuí-dos aos participantes do en-contro o Programa de Gestão Ambiental Amigos do Plane-ta e Rose Mariah, gestora do projeto, recebeu convites dos Sindilojas São Paulo, Fortaleza e Goiania para apresentação e auxílio na implantação da ges-tão ambiental. Outro convite que será atendido é o do Sin-dicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de São Paulo (Sincofarma-SP), no segundo semestre deste ano.

Iniciativa do Sindilojas Gravataí recebe o prêmio Dra. Lair Montenegro e segue agregando ações como a coleta de telefones celulares

“TODAS AS EMPRESAS QUE FORMALIZAM CONVÊNIO COM O PROJETO AMIGOS DO PLANETA, POSSUEM LICENÇA OPERACIONAL, EMITIDA PELA FEPAM E CERTIFICAÇÃO ISO. ISTO COMPROVA A CREDIBILIDADE NOS PROCESSOS DE DESCARTE DOS RESÍDUOS

COLETADOS. ISTO É SUSTENTABILIDADE”. Rose Mariah

Iniciativa do Sindilojas recebeu Prêmio Dra. Lair Montenegro

Page 19: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia 19

Entidade

O PROJETOO Projeto Amigos do

Planeta tem a função de promover conscientização e práticas de sustentabilidade ambiental para a entidade, associados e comunidade.

A iniciativa tomou forma em 2007, a partir da neces-sidade de destinar correta-mente resíduos não coleta-dos pelo sistema público de coleta. Desde de sua primei-ra ação, a coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado, já são 11 práticas estabelecidas com o público interno e ex-terno.

Além da citada coleta de

óleo, atualmente o proje-to dispõe à comunidade, a reciclagem de pilhas e ba-terias, celulares em desuso, computadores e periféricos, sacolas retornáveis, educa-ção ambiental, reciclagem de banners, lâmpadas fluo-

rescentes e auxílio no desen-volvimento de programa de gestão ambiental. Consulte mais pontos de coleta no blog - sindiamigosdoplane-ta.blogspot.com - e no site - www.sindilojasgravatai.com.br.

PONTOS DE COLETAColetor de Pilhas:Alerta AlarmesBazar da EletrônicaCentro de PinturasColégio GensaCreche Mamãe CorujaCurso UniversitárioFundarcHangar Car CenterMega Office ContabilidadeM M CastroPharma PresserThe Surf Shop Coleta de óleo:AcigraCerâmica Atlético ClubeGensaCoop. Morungavense de EducaçãoCreche Mamãe CorujaEscola Dora DimerEscola Josefina BeckerFundação BradescoFundarcMastertec EquipamentosNaturebaPadaria Miolo do PãoSecretaria da FazendaSenac GravataíSindilojas Centro e MVI Coleta de celulares:Cooperativa do Corpo; Acessotécnica InformáticaAcigra; CFC Rumo CertoGensa; Dani Bijux; Escola Dora Dimer; Esquina das Novidades; Cesuca; Ulbra Gravataí; Gravel Veículos; Ivone Fest; MM Castro;Playcel CelularesPontocel InformáticaRecalSecretaria da FazendaSindilojas Centro e MVI

Eletroeletrônico:Recal

Primeira edição do Dia da Coleta tem a parceria da Reverse

AS AÇÕES DO PROJETO1) Coleta de óleo2) Coleta de pilhas3) Coleta de celulares4) Coleta de eletroeletrônicos5) Coleta de lâmpadas fluorescentes6) Consultoria ambiental7) Educação Ambiental8) Uso de papel ecológico nas atividades do Sindicato9) Substituição do copo descartável por canecas10) Coleta Seletiva11) Palestras em empresas e organizações

Page 20: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia20

Page 21: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição
Page 22: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia22

Page 23: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia 23

Notícias

Neste ano, a Rainha das Noivas está colocando mais duas conquistas na sua co-leção de troféus. A empresa recebeu o Selo de Excelên-cia em Franchising entregue pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Prêmio Consumidor Moderno na ca-tegoria Varejo e Serviços.

O troféu do Selo de Exce-lência em Franchising foi en-tregue na cerimônia da ABF Destaque Franchising 2011, em São Paulo, ao vice-presi-dente da Rainha das Noivas, Rafael Wainberg. Considerada uma das noites mais espera-das do franchising brasileiro, o prêmio reflete marcas que são destaques no segmento. Atualmente a rede conta com 36 unidades no estado do Rio Grande do Sul e mantém seu plano de expansão prevendo a inauguração de seis unida-des nos próximos seis meses na região Metropolitana de Porto Alegre e norte do Es-tado.

A Rainha das Noivas tam-bém é vencedora da XII Edi-ção do Prêmio Consumidor Moderno na categoria Varejo e Serviços. O prêmio pro-movido pelo Grupo Padrão, entregue ao diretor de Ma-rketing da empresa, Fabiano Wainberg, identifica e difun-de as melhores práticas em serviços ao cliente no Brasil. Igualmente reconhece aque-

las empresas que privilegiam a excelência no atendimento, não só conquistando novos clientes, mas, principalmente, mantendo alto índice de satis-fação e fidelidade.

Esse é o prêmio que mais valoriza a transparência das ações das empresas com o cliente e o esforço delas pela satisfação do consumidor. Já está presente nas mais impor-tantes e vencedoras empresas brasileiras de diversos setores. Não por acaso, os resultados financeiros das empresas pre-miadas são um retrato fiel da qualidade de suas estratégias de relacionamento.

Rainha das Noivas duplamente premiadaRede da empresa recebeu o Selo de Excelência em Franchising e o prêmio Consumidor Moderno

NEGÓCIOS

Acigra apóia Movimento Brasil Eficiente

O Movimento Brasil Eficiente reúne o setor produtivo nacional, fe-derações empresariais, empresas de segmentos variados e a sociedade civil em torno de uma proposta de reformu-lação fiscal e tributária que garanta ao país um crescimento econômico sustentável, consistente, constante e acelerado.

Também apoiado pela Acigra, o Movi-mento Brasil Eficiente tem por objetivo, neste momento, sensibilizar a população, a classe po-lítica e, principalmente os governantes eleitos, sobre a importância de diminuir o peso da carga tributária sobre o setor produtivo, sim-plificar e racionalizar a complicada estrutura tributária, melhorando a gestão dos recursos públicos.

Sem qualquer vincula-ção político-partidária, o movimento traça para os brasileiros um ro-teiro de ação capaz de conduzir o crescimento econômico e a geração de empregos à média decenal de 6% ao ano, praticamente dobran-do a renda per capita da população em 2020. Isso será possível, des-de que a carga tributária caia para patamares de 30% do PIB ao fim da década. Veja mais em http://www.brasilefi-ciente.org.br.

ENTIDADE

O vice-presidente da Rainha, Rafael Wainberg, recebeu o troféu do Selo de Excelência em Franchising

Fabiano Wainberg, diretor de Marketing da empresa, recebeu o prêmio Consumi-dor Moderno

Page 24: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia24

Baile de Debutantesdo Paladino

INSCRIÇÕES ABERTAS

Noite de Gala 22 de outubro de 20 11

Rua João Maria da Fonseca, 1000 - Gravataí/RS 51| 3488-1522 / 3488-3823

9992-3699

www.paladinotenisclube.com.br

de um Clube

comprometido

com o social, o esporte e o lazer.

APROVEITE A CAMPANHA DE VENDA DE TÍTULOS

CALENDÁRIOInscrições: até 30/julho(para sócios e não sócios)Início da programação: em 15/agostoNoite de Gala: 22/outubro

O tradicional Baile de Debutantes do Paladino está de volta!

Uma grande Noite de Gala em ambiente especialmente

preparado será o palco da esperada apresentação social

das jovens debutantes. A programação conta com eventos

de integração: palestras, jogos, passeios, coquetel e balada.

Page 25: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Prêmio Parceiros Vo-luntários prestou reconheci-mento a 11 projetos gaúchos na área do voluntariado, na noite de 23 de maio. O even-to, no Teatro do Bourbon Country, celebrou a presen-ça dos 450 mil voluntários da ONG em 82 municípios gaúchos.

Foi uma noite concorri-da. Pelo menos 13 caravanas partiram do interior do Esta-do para prestigiar as home-nagens desta sexta edição do evento.

As entidades passaram por etapas locais e regionais de avaliação, e foram esco-lhidas por uma comissão final de avaliadores. Os cri-térios para escolha foram o impacto nas comunidades, o potencial de disseminação e

a influência nas políticas pú-blicas.

A presidente da ONG, Maria Elena Johannpeter, fez a abertura oficial da noi-te. Ela destacou os trabalhos escolhidos:

– São projetos que podem

ser replicados facilmente por outras pessoas e cidades – avaliou.

Durante a noite, apre-sentaram-se Hique Gomez, Neto Fagundes e Isabela Fogaça. O representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Fernando Carrillo, anunciou o aporte de US$ 1 milhão na Parceiros Voluntá-rios. Durante o encontro de lideranças, que ocorreu antes do Prêmio Parceiros Volun-tários, a Unidade de Gravataí, representada pelo presidente da Acigra, José Luis Silveira e pela coordenadora Shirlei Crispim, foi homenageada pelos 10 anos de atuação na cidade.

O Empreendedor da Aldeia 25

Notícias

Parceiros Voluntários premia 11 projetosUnidade de Gravataí, que funciona junto à Acigra, foi homenageada por seus dez anos de atuação na cidade

RECONHECIMENTO

Os 11 premiados com a presidente da ONG, Maria Elena Johannpeter

Baile de Debutantesdo Paladino

INSCRIÇÕES ABERTAS

Noite de Gala 22 de outubro de 20 11

Rua João Maria da Fonseca, 1000 - Gravataí/RS 51| 3488-1522 / 3488-3823

9992-3699

www.paladinotenisclube.com.br

de um Clube

comprometido

com o social, o esporte e o lazer.

APROVEITE A CAMPANHA DE VENDA DE TÍTULOS

CALENDÁRIOInscrições: até 30/julho(para sócios e não sócios)Início da programação: em 15/agostoNoite de Gala: 22/outubro

O tradicional Baile de Debutantes do Paladino está de volta!

Uma grande Noite de Gala em ambiente especialmente

preparado será o palco da esperada apresentação social

das jovens debutantes. A programação conta com eventos

de integração: palestras, jogos, passeios, coquetel e balada.

Page 26: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia26

Entidades

Confira a agenda de cursos, eventos e atividades que a Acigra e o Sindilojas promovem para seus associados e compareça!

Agende-seAgende-se

Palestra de Sensibilização

Seminário Empretec, 19h 30min, Acigra

09/08

Para saber mais sobre os cursos, eventos e atividades da Acigra, ligue 3488.5566, visite o

site www.acigra.com.br ou vá até a sede da entidade, na rua Dr. Luiz Bastos

do Prado, 1299 ___ Centro.

Para saber mais sobre os cursos, eventos e atividades do Sindilojas, ligue 3488.4586, visite o

site www.sindilojas gravatai.com.br ou vá até a sede da entidade, na avenida Dorival

de Oliveira, 343/203 ___ Centro.

Para colaborar com a agenda de cursos, eventos e atividades da Acigra e do Sindilojas, entre em contato comas entidades através dos e-mails [email protected] ou [email protected]

Treinamento em Negócios

Internacionais BB, 19h, Acigra

10 e 11/08Reunião de

Vice-Presidentes da Acigra, 12h,

Acigra

15/08

Curso de CIPA - Para Indústria, Comércio

e Prest. Serviços, 13h às 18h, Acigra

15 a 19/08Treinamento em Negócios

Internacionais BB, 19h, Acigra

17 e 18/08Almoçando com a Acigra - Marcelo

Aquino - Unisinos, 12h, Adriane

Kronhardt

18/08

Seminário Empretec, 8h às 18h,

Acigra

22 a 27/08Treinamento em

Negócios Internacionais BB,

19h, Acigra

24 e 25/08Reunião Geral

de Diretoria Acigra e CDL Gravataí,

12h, Acigra

29/08Treinamento em Negócios

Internacionais BB, 19h, Acigra

31/08

Atendimento, Vendas e Relações Interpessoais das, 19h30 às 22h.

Carga horária 15 horas. Informações

no Sindilojas

15 a 23 /08

Cálculo dos Custos com a Folha de Pagamento, das 19h30 às 22h.No Sindilojas

11 e 12/08

Page 27: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição

O Empreendedor da Aldeia 27

Agende-seAgende-se

2011

Page 28: O Empreendedor da Aldeia 33ª edição