o egito atual

2
O Egito é um país do norte da  África que inclui também a península do Sinai , na Ásia, o que o torna um estado transcontinental . O Egito é um dos países mais populosos de África. A grande maioria da população, estimada em 80 milhões de habitantes (2007), vive nas margens do rio Nilo , praticamente a única área não desértica do país, com cerca de 40000 km 2 . Os desertos têm muito pouca população. Cerca de metade da população egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em  Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo , de maior densidade demográfica . O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. Ao sul, a cidade de Luxor abriga diversos sítios antigos, como o templo de Karnak  e o vale dos Reis. O Egito é reconhecido como um país política e culturalmente importante do Médio Oriente e do Norte de África . Localização O Egito faz fronteira com a Líbia a oeste, o Sudão a sul e Israel e a Faixa de Gaza a nordeste. O país controla o canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e, por conseguinte, ao oceano Índico . Também pertence ao Egito a península do Sinai , na Ásia, a qual, ligada ao restante do país pelo istmo de Suez, caracteriza-o como um Estado transcontinental . Economia  A economia do Egito baseia-se principalmente na agricultura , exportações de petróleo e turismo. Mais de três milhões de egípcios trabalham no exterior, em especial na  Arábia Saudita , no golfo Pérsico e na Europa.  A construção da barragem de Assuão e do lago Nasser , em 1971, alterou a influência histórica do rio Nilo sobre a agricultura e a ecologia do país. O rápido crescimento populacional, a quantidade l imitada de terra cultivável e a dependência do rio Nilo continuam a sobrecarregar os recursos e a economia. Sua principal fonte de renda, porém, é o turismo, bem como o tráfego do canal de Suez.

Upload: marcelo-diniz

Post on 07-Apr-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Egito atual

8/6/2019 O Egito atual

http://slidepdf.com/reader/full/o-egito-atual 1/2

O Egito é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai,na Ásia, o que o torna um estado transcontinental.

O Egito é um dos países mais populosos de África. A grande maioria dapopulação, estimada em 80 milhões de habitantes (2007), vive nas margens dorio Nilo, praticamente a única área não desértica do país, com cerca de40000 km2. Os desertos têm muito pouca população. Cerca de metade dapopulação egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo, de maior densidadedemográfica.

O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentosmais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. Aosul, a cidade de Luxor abriga diversos sítios antigos, como o templo de Karnak e o vale dos Reis. O Egito é reconhecido como um país política e culturalmenteimportante do Médio Oriente e do Norte de África.

Localização

O Egito faz fronteira com a Líbia a oeste, o Sudão a sul e Israel e a Faixa deGaza a nordeste. O país controla o canal de Suez, que liga o Mediterrâneo aoMar Vermelho e, por conseguinte, ao oceano Índico.

Também pertence ao Egito a península do Sinai, na Ásia, a qual, ligada aorestante do país pelo istmo de Suez, caracteriza-o como um Estadotranscontinental.

Economia

 A economia do Egito baseia-se principalmente na agricultura, exportações depetróleo e turismo. Mais de três milhões de egípcios trabalham no exterior, emespecial na Arábia Saudita, no golfo Pérsico e na Europa.

 A construção da barragem de Assuão e do lago Nasser , em 1971, alterou ainfluência histórica do rio Nilo sobre a agricultura e a ecologia do país. O rápido

crescimento populacional, a quantidade limitada de terra cultivável e adependência do rio Nilo continuam a sobrecarregar os recursos e a economia.

Sua principal fonte de renda, porém, é o turismo, bem como o tráfego do canalde Suez.

Page 2: O Egito atual

8/6/2019 O Egito atual

http://slidepdf.com/reader/full/o-egito-atual 2/2

Religião

 A religião maioritária do Egito é o islã sunita, aproximadamente 90% dapopulação . A maior minoria religiosa são os coptas (9% da população). Outrasminorias religiosas são os ortodoxos gregos e armênios, tanto católicos quantoprotestantes.

Nesta zona viviam os judeus, ainda que em pequeno número de importânciaeconômica. Eles abandonaram o país em 1956, quando forças armadas deIsrael, França e Grã-Bretanha atacaram o Egito.

Em 1992 começou uma campanha de violência armada, concentrado em Cairo e no Alto Egito, cujo principal objetivo era estabelecer um governo baseado emuma lei islâmica escrita. As principais vítimas da violência foram funcionários governamentais e turistas. A Organização de Direitos Humanos determinouque o governo egípcio parasse a discriminação contra as vítimas. As leisrelativas à construção das igrejas e a prática aberta da religião têmrecentemente diminuído, mas o importante trabalho de construção nas igrejasainda requerem a permissão do governo.

Musica e Dança

 A primeira grande cultura a infundir a música em sua sociedade foi o Egito Antigo. Todos os tipos de celebrações eram cheios com música e dança. Comoem qualquer festa haviam dançarinas, cantores e músicos tocando flautas ,harpas, tambores, símbalos e tamborins. Durante os festivais e festasreligiosas a dança e a música eram uma prática bastante difundida.  

 A Dança foi muito mais do que um passatempo divertido no Antigo Egito.Durante o Período Pré-Dinástico encontramos figuras femininas de Deusas eSacerdotisas dançando com seus braços no alto da cabeça. O ato da dançateve sem dúvida um carácter de muita importância no Antigo Egito no que dizrespeito a rituais religiosos e celebrações. As mulheres dançavam geralmentereverenciando deuses da inundação como o deus Hapy, a fim de garantir umaboa cheia e uma boa colheita.

Conclusão

Dotada de civilização e cultura milenares, apreciadas em todo o mundo, a República Árabe doEgito ocupa superfície de quase 1 milhão de km2 e tem, como países lindeiros na África, aLíbia, a Oeste, e o Sudão, ao Sul. A posição geográfica estratégica, no encontro do continenteafricano com o asiático, soma-se ao patrimônio histórico-cultural do país para conferir particular importância ao Egito tanto no Norte da África quanto no Oriente Médio.