o É trabalho pioneiro. anglo resolve a prova de...

38
É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Exami- nadoras em sua tarefa árdua de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o es- tudante em seu processo de aprendizagem. O vestibular da Fuvest reúne candidatos que aspiram a ocupar vagas oferecidas pela USP, a Faculdade de Medi- cina da Santa Casa e a Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Publicidade e Propaganda, Turismo, Letras, Jornalismo, Enfermagem, Engenharia, Geologia, Peda- gogia, Relações Internacionais, Medicina, Direito, Agro- nomia, Arquitetura e Administração são algumas das de- zenas de carreiras envolvidas. Trata-se do maior vestibu- lar do país, tanto pelo número de candidatos e de vagas como pelo excelente nível das escolas congregadas. Esta prova é constituída de 80 testes, assim distribuídos: 20 de Geografia, 20 de Biologia, 20 de Matemática e 20 de História. Os resultados nela obtidos pelos candidatos serão consi- derados duplamente: na seleção dos participantes de uma 2ª fase de provas e na classificação final. Apresentamos, neste fascí culo de O ANGLO RESOLVE, após a reprodução de cada questão, a resolução feita pelos professores do Anglo Vestibulares. No final, um co- ment ário sobre as disciplinas. O ANGLO RESOLVE A PROVA DE GEOGRAFIA, BIOLOGIA, MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA 1ª FASE DA FUVEST 2002

Upload: dangduong

Post on 19-Nov-2018

261 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

É trabalho pioneiro.Prestação de serviços com tradição de confiabilidade.Construtivo, procura colaborar com as Bancas Exami-nadoras em sua tarefa árdua de não cometer injustiças.Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o es-tudante em seu processo de aprendizagem.

O vestibular da Fuvest reúne candidatos que aspiram aocupar vagas oferecidas pela USP, a Faculdade de Medi-cina da Santa Casa e a Academia da Polícia Militar doBarro Branco. Publicidade e Propaganda, Turismo, Letras,Jornalismo, Enfermagem, Engenharia, Geologia, Peda-gogia, Relações Internacionais, Medicina, Direito, Agro-nomia, Arquitetura e Administração são algumas das de-zenas de carreiras envolvidas. Trata-se do maior vestibu-lar do país, tanto pelo número de candidatos e de vagascomo pelo excelente nível das escolas congregadas.

Esta prova é constituída de 80 testes, assim distribuídos:20 de Geografia, 20 de Biologia, 20 de Matemática e 20de História.

Os resultados nela obtidos pelos candidatos serão consi-derados duplamente: na seleção dos participantes deuma 2ª fase de provas e na classificação final.

Apresentamos, neste fascículo de O ANGLO RESOLVE,após a reprodução de cada questão, a resolução feitapelos professores do Anglo Vestibulares. No final, um co-mentário sobre as disciplinas.

OANGLO

RESOLVE

APROVA DE

GEOGRAFIA,BIOLOGIA,

MATEMÁTICAE HISTÓRIADA 1ª FASEDA FUVEST

2002

Esta prova foi apresentada aos candidatos em cinco versões, designadas T, J,H, P e M. Diferem entre si pela ordem das matérias e também pela ordem dasquestões. Estamos considerando a versão T.

GeografiaIdentifique, entre as fotos abaixo, aquela que melhor corresponde a aspectos relativos à vegetação,na paisagem descrita por Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas.“Entre os currais e o céu, tinha só um gramado limpo e uma restinga de cerrado, de onde descemborboletas brancas...”.

A foto que melhor descreve a paisagem proposta por Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredasé a a — o complexo do cerrado.Trata-se do domínio vegetal que predomina no Brasil Central, com clima tropical típico, recobrindograndes áreas de solos ácidos.Apresenta principalmente arbustos retorcidos, recobertos por cortiça espessa, entremeados porvegetação rasteira herbácea.

Considere as afirmações abaixo sobre os pólos tecnológicos no Brasil.I. Os pólos tecnológicos concentram as atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias

de ponta.II. Os pólos tecnológicos concentram atividades industriais que independem de outros setores da

economia.III. O principal pólo tecnológico do país é a Zona Franca de Manaus, devido à presença de várias

incubadoras tecnológicas.IV. Os principais pólos tecnológicos do Estado de São Paulo se localizam na Capital, em São José

dos Campos, Campinas e São Carlos.

QUESTÃO 01

Resposta: a

QUESTÃO 02

Resposta: c

a)

b)

d)

e)

c)

Fonte: Adap. Romariz, 1996.

RESOLUÇÃO:

3FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

Está correto o que se afirma ema) I e II. d) II e III.b) I e III. e) II e IV.c) I e IV.

A alternativa correta é a c, pois os pólos tecnológicos, também conhecidos como tecnopólos, concen-tram as atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de ponta, como as encontradas em:• Campinas – centro de pesquisa baseado na Unicamp, gerando possibilidades de desenvolvi-

mento científico muito ligado à informática em toda a região;• São José dos Campos – ITA e CTA, desenvolvendo tecnologia de ponta para a indústria

aeronáutica (EMBRAER);• São Carlos – USP e Federal de São Carlos, desenvolvendo tecnologia mecânica;• São Paulo – USP, integrando-se em pesquisa e serviços com esse centro.

Analise o mapa e assinale a alternativa que completa corretamente a frase:

O estratégico reservatório de água subterrânea, denominado aqüífero Guarani, ocorre em áreas de, e se estende .

a) terrenos cristalinos; pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.b) dobramentos antigos; pelos países do Cone Sul.c) planícies; pelos países do Cone Sul.d) sedimentação; pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.e) terrenos arqueados; pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

O aqüífero Guarani, principal reserva subterrânea de água doce conhecida da América do Sul, estálocalizado em áreas onde ocorreu grande sedimentação, na região da Bacia do Paraná. Sua posiçãoé estratégica em decorrência de ocupar áreas do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai)próximas a regiões populosas, como o litoral do Sudeste.

Quanto à formação do território brasileiro, podemos afirmar quea) a mineração, no século XVIII, foi importante na integração do território devido às relações com

o Sul, provedor de charque e mulas, e com o Rio de Janeiro, por onde escoava o ouro.b) a pecuária no rio São Francisco, desenvolvida a partir das numerosas vilas da Zona da Mata,

foi um elemento importante na integração do território nacional.c) a economia baseada, no século XVI, na exploração das drogas do sertão integrou a porção

Centro-Oeste à região Sul.

4 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 03

Resposta: d

QUESTÃO 04

Resposta: a

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

d) a economia açucareira do Nordeste brasileiro, baseada no binômio plantation e escravidão, foi aresponsável pela incorporação, ao Brasil, de territórios pertencentes à Espanha.

e) a extração do pau-brasil, promovida pelos paulistas, por meio das entradas e bandeiras, foiimportante na expansão das fronteiras do território brasileiro.

O desenvolvimento da mineração no século XVIII, especialmente no que denominamos hojeQuadrilátero Central de Minas Gerais, transformou essa região em grande pólo de atração popu-lacional do Brasil Colônia. Esse fato determinou a formação de um mercado consumidor, que neces-sitava do charque para abastecer os habitantes e das mulas para o transporte, sobretudo do ouro,até o Rio de Janeiro. Dessa forma essa região central servia como fator de integração entre o Sul(fornecedor de mercadorias), o interior do atual estado de Minas Gerais (as minas de ouro) e olitoral do Rio de Janeiro (portos exportadores).

No Brasil, a atuação de empresas transnacionais no setor agroindustrial apresentaI. investimentos no plantio e na aquisição de terras.

II. participação na produção vinícola que integra a base alimentar da população brasileira.III. investimentos no beneficiamento de produtos agrícolas.IV. associação e fusão com empresas de capital nacional do setor.Está correto o que se afirma ema) apenas I.b) I e II.c) I, III e IV.d) II, III e IV.e) apenas IV.

Uma das características da economia brasileira nas últimas décadas foi a apropriação do campopela cidade. Nesse sentido, o setor agroindustrial desempenhou um papel fundamental, já que eleinvestiu na:1) produção de matérias-primas de natureza agrícola, adquirindo terras e financiando o plantio,

dentre outras ações.2) transformação industrial dessas matérias-primas.Paralelamente a esse processo, verificou-se nesse período a intensificação da internacionalizaçãodo parque industrial brasileiro, inclusive o agroindustrial. Isso ocorreu por meio de fusões comempresas nacionais do setor, ou pela sua aquisição por empresas transnacionais.

“Quando vim de minha terra,se é que vim de minha terra(não estou morto por lá?),a correnteza do riome sussurrou vagamenteque eu havia de quedarlá donde me despedia.(…) Quando vim de minha terranão vim, perdi-me no espaçona ilusão de ter saído.Ai de mim, nunca saí.”

Nesse poema, Carlos Drummond de Andradea) discute a permanente frustração do desejo de migrar do campo para a cidade.b) reflete sobre o sentimento paradoxal do migrante em face de sua identidade regional.c) expõe a tragédia familiar do migrante quando se desloca do interior para a cidade.d) aborda o problema das migrações originárias das regiões ribeirinhas para as grandes cidades.e) comenta as expectativas e esperanças do migrante em relação ao lugar de destino.

Muitas são as questões que se colocam para as pessoas que migram, sejam elas de ordem econômi-ca, cultural, psicológica ou a que se destaca no poema: a da identidade regional, pois o migrantemuda de lugar, mas seus valores permanecem, como permanece a sua ligação com o lugar do seupassado.O conflito aparece em todo o poema, mas está especialmente colocada nos dois primeiros versos:“Quando vim de minha terra, se é que vim de minha terra”; e mais ainda no último: “Ai de mim,nunca saí.”

5FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

QUESTÃO 05

Resposta: c

QUESTÃO 06

Resposta: b

Considere o mapa e o texto abaixo.“A alternância de períodos chuvosos ao Sul eao Norte da Bacia, garante uma alimentaçãofarta e permanente do rio o anointeiro, fazendo com que as oscilações do níveldas águas apresentem uma amplitude bemmenor do que ocorreria se ele fosse subordina-do a um único regime pluvial. Esse relativoequilíbrio hidrológico decorre do deslocamen-to anual da massa .”

Fonte: Adap. IBGE, 1977.

Assinale a alternativa que completa correta-mente o texto.

O relativo “equilíbrio hidrológico” existente na Bacia Amazônica é decorrente das característicasgeográficas da rede hidrográfica e do deslocamento norte-sul da massa Equatorial Continentalsobre ela.Tal massa, que se caracteriza pela elevada umidade, descarrega chuvas nos afluentes da margemesquerda (porção norte) no verão do Hemisfério Norte e nos afluentes da margem direita (porção sul)no verão do Hemisfério Sul, mantendo um relativo equilíbrio no fluxo hídrico do rio Amazonas.

Analise as pirâmides etárias do Brasil, considerando os itens abaixo sobre a estrutura populacionalbrasileira.

I. O aumento significativo, na faixa de 15-19 anos, nesse período, foi decorrente do milagre econômicobrasileiro.

II. A base mais estreita da pirâmide de 2000, quando comparada com a de 1960, indica uma reduçãona taxa de natalidade.

III. O alargamento do topo da pirâmide de 2000 indica um decréscimo da expectativa de vida da popu-lação brasileira.

IV. Nos últimos 40 anos, há evidências de que o país passa por processo de transição demográfica.Estão corretas todas as afirmações da alternativaa) I e II. d) II e IV.b) I e III. e) III e IV.c) II e III.

a) Amazonas Equatorial Atlântica

b) Paraguai Tropical Continental

c) Paraguai Equatorial Atlântica

d) Amazonas Equatorial Continental

e) Amazonas Tropical Continental

6 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 07

Resposta: d

QUESTÃO 08

Resposta: d

RESOLUÇÃO:

Na análise das pirâmides etárias do Brasil, os itens corretos são II e IV. Comparando-se as basesdas pirâmides de 1960 e 2000, observa-se que nessa última houve o estreitamento da base. Issoocorreu especialmente a partir de 1970, como resultado da redução das taxas de natalidade. Essefato, aliado à crescente elevação da esperança de vida, determinou que o país apresentasse, em2000, uma típica situação de transição demográfica, marcada pela diminuição relativa de jovens epelo aumento de adultos e idosos.

A construção de um conjunto habitacional, em área outrora usada como depósito de lixo industrial,pode ocasionara) inversão térmica causada pela liberação de gases, nos meses mais quentes do ano.b) rachaduras nos edifícios, pela acomodação das camadas de lixo.c) fim do escoamento superficial, devido à impermeabilização do solo, provocada pela construção.d) refluxo do chorume, devido ao rebaixamento do lençol freático.e) aumento do processo erosivo, devido à elevação do lençol freático.

A construção de um conjunto habitacional em antigas áreas de depósito de lixo (não só o industrial)pode trazer sérios problemas de ordem estrutural, ambiental e na qualidade de vida da populaçãoque ali residir.Com relação ao aspecto estrutural, verifica-se que, com o passar do tempo, ocorrem acomodaçõesnas camadas de lixo, levando a deslocamentos superficiais que acabam atingindo as obras exis-tentes. Isso pode provocar desde simples rachaduras até o desabamento da construção.

Considerando-se as regiões assinaladas, indique a alternativa que apresenta suas principais carac-terísticas.

A alternativa que indica as características corretas éa) I e II.b) I e III.c) II e III.d) II e IV.e) III e IV.

A região I corresponde ao Pontal do Paranapanema, área que sofreu grande processo de devastaçãoda Mata Atlântica (de interior), o que gerou problemas ambientais, como a intensificação dosprocessos erosivos. Nesta região, vem ocorrendo a transformação da exploração econômica, já quea pecuária extensiva tem sido substituída pela semi-intensiva.

7FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

Vegetação Exploração Problemaoriginal econômica ambiental

IMata Pecuária Intensificação

Atlântica semi-intensiva dos processoserosivos

II CerradoAgroindústria Poluição hídrica

canavieira e do solo

III CerradoPecuária

Chuvas ácidasintensiva

IV Mata EcoturismoPerda da

Atlânticadiversidade

biológica

QUESTÃO 09

Resposta: b

QUESTÃO 10

Resposta: a

A área indicada com o número II corresponde à região de Ribeirão Preto, onde manchas de cerra-do foram desmatadas para o desenvolvimento da monocultura da cana-de-açúcar, que se integra àagroindústria.Entre os problemas ambientais encontrados nessa área, estão a poluição hídrica por dejetos indus-triais e domésticos e a poluição do solo por agrotóxicos.

Considerando os mapas, assinale a alternativa correta.

O potencial hidrelétrico brasileiroa) está esgotado na Bacia do Paraná, localizada numa área de média densidade demográfica.b) está esgotado na Bacia do São Francisco, localizada numa área de baixa densidade demográfica.c) é pouco explorado na Bacia Leste, localizada numa área de baixa densidade demográfica.d) está esgotado na Bacia do Uruguai, localizada numa área de alta densidade demográfica.e) é pouco explorado na Bacia do Tocantins, localizada numa área de baixa densidade demográfica.

Considerando os mapas, verificamos que a Bacia do Tocantins se localiza em área de baixa densi-dade demográfica, o que em parte explica a pouca exploração do seu potencial hidroelétrico.

O Estatuto da Cidade, Lei nº 10257, de 10 de julho de 2001, chega com atraso de 37 anos, em relaçãoao Estatuto da Terra, e dispõe, entre outros pontos, sobrea) as metas de financiamento habitacional para a população de baixa renda.b) o direito dos consumidores na cidade.c) o estabelecimento do IPTU progressivo, de acordo com regulamentação municipal.d) os gastos públicos, controlando o endividamento das prefeituras.e) as metas de consumo energético urbano, estabelecidas pelo governo federal.

O Estatuto da Cidade busca organizar a expansão das cidades de forma a harmonizá-las com odesenvolvimento das atividades nelas realizadas e, em especial, com a melhoria da qualidade devida de seus habitantes.Um dos pontos abordados por esse Estatuto é o estabelecimento do IPTU progressivo, pelo qual osproprietários de imóveis em áreas mais valorizadas pagariam valores mais elevados por m2 do queos proprietários de imóveis das áreas da periferia, que pagariam muito menos ou até obteriam aisenção desse imposto.

Podemos afirmar que a rede urbana no Brasil éa) pouco densa no Sul, devido ao desenvolvimento agrícola baseado no minifundo familiar, volta-

do à produção de trigo para o consumo interno.b) densa no Centro-Oeste, devido ao desenvolvimento agrícola baseado na produção de soja e trigo,

constituindo uma hierarquia urbana completa.c) rarefeita no Nordeste, devido à migração da população para outras regiões do país, que oferecem

oportunidades de trabalho.d) pouco densa no Norte, apresentando uma estrutura hierárquica incompleta, apesar dos investi-

mentos estrangeiros em infra-estrutura urbana, a partir de 1970.e) densa no Sudeste, devido à bem desenvolvida infra-estrutura de transporte e ao número de

cidades, viabilizando um sistema de fluxos de mercadorias e de pessoas.

8 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 11

Resposta: e

QUESTÃO 12

Resposta: c

QUESTÃO 13

Resposta: e

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

A concentração de um grande número de cidades e a alta densidade da rede urbana do Sudeste sãoproduto de sua história econômica, que fixou na região uma grande massa de população e capitais,acelerando o seu desenvolvimento e facilitando a criação de uma variada infra-estrutura de trans-portes e energia.

Devido ao processo de mundialização da economia, podemos afirmar que as empresas transnacionaisa) investem apenas em países que praticam baixas taxas de juros, aproveitando facilidades na

obtenção de crédito.b) investem apenas em países que oferecem um mercado consumidor expressivo, já que a produção

destina-se ao mercado interno.c) dispõem de grande mobilidade territorial, sendo que seus investimentos restringem-se a países

que integram blocos econômicos comerciais.d) investem em países aliados aos Estados Unidos, por determinação do Conselho de Segurança da

ONU.e) dispõem de grande mobilidade territorial, sendo que seus investimentos migram para países que

oferecem vantagens fiscais.

As empresas transnacionais são hoje um dos principais agentes do processo de mundialização daeconomia. Buscando a maximização dos lucros, elas realizam investimentos em países que lhesoferecem boas condições para atingir esse objetivo, como, por exemplo, vantagens fiscais, quediminuem sua carga de impostos. Assim, as transnacionais disseminam suas bases produtoraspelos mais variados espaços possíveis, dispondo de grande mobilidade territorial.

A Terra gira sobre ela mesma de Oeste para Leste. Assim, teoricamente, todos os pontos, no mesmofuso horário, têm a mesma hora. Com base nessas informações e no mapa, podemos afirmar quea) há três horários diferentes, aumentando para leste; sendo o primeiro fuso horário até 5°E, o segun-

do de 5° a 30°E e o terceiro depois de 30°E.b) as horas serão exatamente as mesmas em todas essas cidades, porque elas se situam na linha ima-

ginária de 50°N.c) as horas se apresentam com acréscimo, de Berlim para Astana, devido ao sentido de rotação da Ter-

ra e à incidência dos raios solares.d) as horas se apresentam em decréscimo, de Londres para Kiev, devido ao sentido de rotação da Ter-

ra e à incidência dos raios solares.e) há dois horários diferentes, diminuindo para leste; sendo o primeiro até Kiev e o segundo até

Novosibirsk.

Para responder a questão, o candidato deveria saber alguns conceitos básicos sobre o assunto, comdestaque para:— o meridiano de Greenwich (0º) é usado como marco inicial para a contagem dos fusos horários;— cada fuso horário mede, teoricamente, 15º (quinze graus);— o sentido do movimento de rotação da Terra tem influência sobre a convenção internacional das

horas (variação do grau de luminosidade por causa da inclinação dos raios solares);— as horas aumentam (sofrem um acréscimo) no sentido Leste e diminuem (decréscimo) no senti-

do Oeste.Com base nesses conceitos, podemos ter certeza de que as horas sofrem um acréscimo (aumentam)de Berlim para Astana, já que essa última cidade está a leste da primeira, e entre elas há umavariação de longitude muito superior a 15º graus.

A alternativa considerada correta afirma que as horas variam de Berlim para Astana devido àincidência dos raios solares, quando o correto seria que as horas variam em razão dos diferentesgraus de inclinação dos raios solares.

9FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

Comentário:

QUESTÃO 14

Resposta: e

QUESTÃO 15

Resposta: c

Analise a charge abaixo e assinale a alternativa que melhor expressa seu conteúdo.

a) O desemprego estrutural nos países ricos e o pleno emprego nos países pobres.b) A mundialização da economia e a exploração do trabalho nos países pobres.c) A divisão internacional e sexual do trabalho, decorrente do padrão produtivo nos dias atuais.d) O desemprego em países ricos e as condições de trabalho do setor terciário em países pobres.e) O desenvolvimento desigual entre os países e a exportação de manufaturados, produzidos por

mão-de-obra qualificada.

A charge ilustra claramente a assimetria entre países ricos e pobres, acentuada pela atual mundia-lização da economia. As empresas transnacionais, grandes agentes da globalização, encontram umimportante fator de redução de seus custos de produção: a mão-de-obra mais barata dos países pobres.No entanto, seus principais mercados consumidores estão, mais do que nunca, concentrados nos paísesricos.Como exemplo dessa exploração do trabalho nos países pobres, a questão utiliza a indústriacalçadista, que geralmente oferece remuneração bastante precária aos trabalhadores, sobretudomulheres dos países do Sudeste Asiático.

No ano 2000, foi firmado um acordo entre os Estados Unidos e a China, visando facilitar investi-mentos de empresas norte-americanas no território chinês. No entanto, o acordo gerou protestosa) da União Européia, pois ela perderia oportunidades de comércio com a China, principal expotador

de cereais para o bloco.b) de países da América Latina, pois desviaria investimentos destinados a essa região para a Ásia,

dificultando as futuras relações comerciais na ALCA, em 2005.c) de trabalhadores chineses, pois a chegada de capital externo não seria condizente com o modelo

de desenvolvimento adotado na China desde a Revolução.d) da Organização Mundial do Comércio, pois não incluía garantia de respeito aos direitos humanos

entre as partes envolvidas nas negociações comerciais.e) de trabalhadores sindicalizados dos Estados Unidos, por se sentirem ameaçados de perder postos

de trabalho, devido à migração de capitais para a China.

O acordo firmado entre os Estados Unidos e a China facilita os investimentos de empresas norte-americanas no território chinês. Essas empresas, submetidas à acirrada concorrência, frutoda globalização, buscam reduzir seus custos de produção recorrendo a várias estratégias, como autilização de mão-de-obra mais barata, muito abundante em países com grandes contingentes depobres, como a China. Por outro lado, a transferência de unidades de produção inteiras para ou-tros países significa menos oportunidade de emprego em seus países de origem, e no caso dos Es-tados Unidos isso gerou os protestos organizados pelos sindicatos em 2000.

O processo de descolonização na África foi acompanhado pora) elevação nas taxas de crescimento da população do campo, que foi modernizado para produzir

alimentos para o mercado interno.b) abertura da economia dos países africanos, devido à dimensão do seu mercado consumidor,

aumentando significativamente sua participação no comércio mundial.c) democratização do continente, que se livrou das ditaduras nele instaladas nos anos noventa do

século XX, com apoio das antigas metrópoles.d) imposição política externa de limites fronteiriços, que gerou uma série de lutas políticas internas em

vários países.e) migração controlada da população africana, decorrente dos conflitos tribais, para países que

anteriormente dominaram o continente.

10 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 16

Resposta: b

QUESTÃO 17

Resposta: e

QUESTÃO 18

Resposta: d

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

Fonte: Adap. Pitte, 1998.

Descolonização é o termo usado para denominar a emancipação das colônias européias nos conti-nentes africano e asiático, intensificada após a Segunda Guerra Mundial.O fim dos impérios coloniais na África resultou no aparecimento de muitos países independentesna esfera política, porém com grande dependência tecnológica e econômica dos mercados externos.Além disso, como praticamente foram conservados os mesmos limites fronteiriços impostos noperíodo colonial, esses países abrigam populações com grande diversidade étnica — fato que geravários conflitos sociais, políticos e econômicos.

Relacione os itens apresentados com a foto,assinalando a alternativa que indica carac-terísticas presentes no baixo vale do rioGanges.a) I, II e III.b) I, III e V.c) I, IV e V.d) II, III e IV.e) II, IV e V.

A foto apresenta o baixo vale do rio Ganges, ou seja, a parte da bacia hidrográfica próxima à foz,que fica na fronteira da Índia com Bangladesh. Essa região apresenta um terreno plano, o quefavorece a formação de meandros (semicírculos do leito de um rio), como aparece no alto da foto.Além disso, por estar localizada próxima da foz (oceano Índico), as águas das grandes inundaçõesdecorrentes do clima monçônico têm dificuldade de escoamento, formando terrenos hidromórficos(solo encharcado e carregado de água). A conjunção desses fatores naturais favorece a produção dearroz (a rizicultura de inundação), típica da Ásia Meridional.

O rali Paris-Dacar é a maior e mais difícil prova da categoria no mundo. Em 2001, teve sua largada nodia 1º de janeiro, em Paris (49°N), e terminou em 21 de janeiro, em Dacar (15°N). Os participantescruzaram a França, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal, em um percurso de 10.739km.Assinale a alternativa que representa características climáticas das regiões percorridas, durante aprova.

11FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

I. Produção de arroz.II. Produção de trigo.

III. Meandros.IV. Floresta equatorial.V. Terrenos hidromórficos.

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

QUESTÃO 19

Resposta: b

QUESTÃO 20

Resposta: a

a)

b)

c)

d)

e)

O rali mencionado partiu de Paris em janeiro (inverno no hemisfério Norte), onde as temperaturassão muito baixas, seguindo em direção à faixa tropical, onde se localiza Dacar, no Senegal, regiãocom temperaturas médias mais altas.Ao longo desse roteiro, os níveis pluviométricos também variam. A região de Paris está sob influênciado clima temperado oceânico, portanto apresenta uma média de chuvas mais elevada (1000mm).À medida que a prova segue em direção à África, os competidores passam por regiões de climamediterrâneo, até atingir o clima árido do Saara, com pluviosidade muito baixa (0mm). Na seqüên-cia, os participantes atingem as proximidades da região tropical semi-árida (100 a 200mm), pas-sando pela área de transição do Sahel, onde aumentam as chuvas.

12 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

RESOLUÇÃO:

BiologiaOs vírusa) possuem genes para os três tipos de RNA (ribossômico, mensageiro e transportador), pois utilizam

apenas aminoácidos e energia das células hospedeiras.b) possuem genes apenas para RNA ribossômico e para RNA mensageiro, pois utilizam RNA trans-

portador da célula hospedeira.c) possuem genes apenas para RNA mensageiro e para RNA transportador, pois utilizam ribossomos

da célula hospedeira.d) possuem genes apenas para RNA mensageiro, pois utilizam ribossomos e RNA transportador da célula

hospedeira.e) não possuem genes para qualquer um dos três tipos de RNA, pois utilizam toda a maquinaria de sín-

tese de proteínas da célula hospedeira.

Vírus que têm DNA como material genético possuem genes para a produção de RNA mensageiro, queparticipa da síntese das proteínas necessárias à sua reprodução. Para isso, os vírus utilizam ribosso-mos, RNA transportadores, aminoácidos e energia da célula hospedeira.

Em seu trabalho com ervilhas, publicado em 1866, Mendel representou os fatores hereditários determinantesdos estados amarelo e verde do caráter cor da semente pelas letras A e a, respectivamente. O conhecimentoatual a respeito da natureza do material hereditário permite dizer que a letra A usada por Mendel simbolizaa) um segmento de DNA com informação para uma cadeia polipeptídica.b) um segmento de DNA com informação para um RNA ribossômico.c) um aminoácido em uma proteína.d) uma trinca de bases do RNA mensageiro.e) uma trinca de bases do RNA transportador.

A letra A, utilizada por Mendel, representa um gene, segmento de DNA responsável pela produção deuma cadeia polipeptídica.

Os dois processos que ocorrem na meiose, responsáveis pela variabilidade genética dos organismos quese reproduzem sexuadamente, são:a) duplicação dos cromossomos e pareamento dos cromossomos homólogos.b) segregação independente dos pares de cromossomos homólogos e permutação entre os cromossomos

homólogos.c) separação da dupla-hélice da molécula de DNA e replicação de cada umas das fitas.d) duplicação dos cromossomos e segregação independente dos pares de cromossomos homólogos.e) replicação da dupla-hélice da molécula de DNA e permutação entre os cromossomos homólogos.

A variabilidade genética obtida por meiose é de responsabilidade de dois fenômenos distintos. Um delesé a segregação dos cromossomos homólogos, que pode ocorrer de vários modos, dependendo de sua dis-posição no equador da célula. O outro fenômeno é o da permutação, que resulta do crossing-over entrecromossomos homólogos, por ocasião de seu pareamento na prófase I.

Caranguejo, caramujo e anêmona-do-mar pertencem a três filos diferentes de animais. A esses mesmosfilos, pertencem, respectivamente:a) lagosta, lula e estrela-do-mar.b) abelha, lesma e água-viva.c) camarão, planária e estrela-do-mar.d) barata, mexilhão e ouriço-do-mar.e) oriço-do-mar, polvo e água-viva.

O caranguejo pertence ao filo dos Artrópodes, assim como a abelha, a lagosta, o camarão e a barata. Ocaramujo é um molusco, da mesma forma que a lesma, a lula, o mexilhão e o polvo. A anêmona-do-mare a água-viva pertencem ao filo dos Cnidários.

QUESTÃO 21

Resposta: d

QUESTÃO 22

Resposta: a

QUESTÃO 23

Resposta: b

QUESTÃO 24

Resposta: b

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

13FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

Ao comermos um sanduíche de pão, manteiga e bife, a digestão doa) bife inicia-se na boca, a do pão, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a

digestão das gorduras da manteiga.b) bife inicia-se na boca, a do pão, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile, que contém enzimas

que digerem gorduras da manteiga.c) pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile que facilita a

digestão das gorduras da manteiga.d) pão inicia-se na boca, a do bife, no estômago, sendo papel do fígado produzir a bile, que contém enzimas

que completam a digetão do pão, do bife e das gorduras da manteiga.e) pão e a do bife iniciam-se no estômago, sendo as gorduras da manteiga digeridas pela bile produzida

no fígado.

A digestão do amido (do pão) inicia-se na boca, as proteínas da carne começam a ser digeridas no estô-mago, e os lipídios da manteiga são emulsificados no duodeno pela ação da bile.

O sangue, ao circular pelo corpo de uma pessoa, entra nos rins pelas artérias renais e sai deles pelasveias renais. O sangue das árterias renaisa) é mais pobre em amônia do que o sangue das veias renais, pois nos rins ocorre síntese dessa substância

pela degradação de uréia.b) é mais rico em amônia do que o sangue das veias renais, pois nos rins ocorre degradação dessa subs-

tância que se transforma em uréia.c) é mais pobre em uréia do que o sangue das veias renais, pois os túbulos renais secretam essa substância.d) é mais rico em uréia do que o sangue das veias renais, pois os túbulos renais absorvem essa substância.e) tem a mesma concentração de uréia e de amônia que o sangue das veias renais, pois essas substâncias

são sintetizadas no fígado.

As artérias renais transportam sangue com um teor maior de uréia — a principal excreta nitrogenadado ser humano —, que é filtrada nos rins.

Considere o surgimento de flor, fruto e semente: (A) em uma planta ao longo de um ano e (B) no reino vege-tal ao longo do tempo evolutivo. Comparando A e B, a seqüência em que os órgãos surgem, nos dois casos, éa) diferente, pois, em A, a seqüência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em B, é fruto

e semente simultaneamente, seguidos por flor.b) diferente, pois, em A, a seqüência é flor, seguida por fruto, seguido por semente; e, em B, é flor e semente

simultaneamente, seguidas por fruto.c) diferente, pois, em A, a seqüência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em B, é se-

mente, seguida simultaneamente por flor e fruto.d) igual, pois, em ambos, a seqüência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente.e) igual, pois, em ambos, a seqüência é flor, seguida por fruto, seguido por semente.

Em uma angiosperma, ao longo do ano (A), a seqüência no surgimento das estruturas mencionadas é: flor,seguida simultaneamente de fruto e semente. Na evolução vegetal (B), a semente antecedeu a flor e o fruto.

Pesquisadores descobriram na Etiópia fósseis que parecem ser do mais antigo ancestral da humanidade.Como a idade desses fósseis foi estimada entre 5,2 e 5,8 milhões de anos, pode-se dizer que esses nossosancestrais viverama) em época anterior ao aparecimento dos anfíbios e dos dinossauros.b) na mesma época que os dinossauros e antes do aparecimento dos anfíbios.c) na mesma época que os dinossauros e após o aparecimento dos anfíbios.d) em época posterior ao desaparecimento dos dinossauros, mas antes do surgimento dos anfíbios.e) em época posterior ao surgimento dos anfíbios e ao desaparecimento dos dinossauros.

Os anfíbios, na história da vida, antecederam os répteis. Os ancestrais do ser humano surgiram muitodepois do desaparecimento dos dinossauros.

A bactéria Streptococcus iniae afeta o cérebro de peixes, causando a “doença do peixe louco”. A partir de1995, os criadores de trutas de Israel começaram a vacinar seus peixes. Apesar disso, em 1997, ocorreuuma epidemia causada por uma linhagem de bactéria resistente à vacina. Os cientistas acreditam queessa linhagem surgiu por pressão evolutiva induzida pela vacina, o que quer dizer que a vacinaa) induziu mutações específicas nas bactérias, tornando-as resistentes ao medicamento.b) induziu mutações específicas nos peixes, tornando-os suscetíveis à infecção pela outra linhagem de bactéria.

14 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 25

Resposta: c

QUESTÃO 26

Resposta: d

QUESTÃO 27

Resposta: c

QUESTÃO 28

Resposta: e

QUESTÃO 29

Resposta: e

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

c) causou o enfraquecimento dos órgãos dos peixes, permitindo sua infecção pela outra linhagem de bactéria.d) levou ao desenvolvimento de anticorpos específicos que, ao se ligarem às bactérias, tornaram-nas

mais agressivas.e) permitiu a proliferação de bactérias mutantes resistentes, ao impedir o desenvolvimento das bactérias

da linhagem original.

A utilização da vacina, ao impedir a proliferação das bactérias da linhagem original, selecionou bac-térias de uma linhagem mutante, resistente aos anticorpos presentes nos peixes imunizados.

Observação: bactérias nunca são resistentes a vacinas, mas sim aos anticorpos cuja produção as vaci-nas induzem nos indivíduos imunizados.

Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive emsolos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamentemodificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio parao interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conse-guem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normaisa) absorvem água do ambiente por osmose. d) perdem sal para o ambiente por difusão.b) perdem água para o ambiente por osmose. e) perdem água e absorvem sal por transporte ativo.c) absorvem sal do ambiente por difusão.

Em solos muito salinos — hipertônicos em relação ao suco vacuolar das células da raiz —, as plantasnormais perdem água para o ambiente por osmose.

Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames,foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue doqual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme cau-sador da cisticercose. A acusação contra o açouguea) não tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas

fezes dos hospedeiros.b) não tem fundamento, pois a cisticercose não é transmitida pelo consumo de carne, mas, sim, pela pica-

da de mosquitos vetores.c) não tem fundamento, pois a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem

caramujos hospedeiros do verme.d) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contamida por larvas encis-

tadas, os cisticercos.e) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo dos ovos da tênia, os cisticercos, que

ficam alojados na carne do animal hospedeiro.

A ingestão de ovos de tênia por meio de água e alimentos contaminados permite o desenvolvimento dalarva (cisticerco) nos tecidos do hospedeiro, condição conhecida como cisticercose. Por outro lado, indi-víduos com teníase podem sofrer auto-infestação, caso ovos embrionados sejam liberados no interior deseu trato digestivo.

Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos quí-micos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esseselementos são indispensáveis à vida de uma planta?

15FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

Nitrogênio Fósforo Potássio

a) É constituinte de ácidos É constituinte de ácidos É constituinte de ácidosnucléicos e proteínas. nucléicos e proteínas. nucléicos, glicídios e proteínas.

b) Atua no equilíbrio osmótico É constituinte de Atua no equilíbrio osmóticoe na permeabilidade celular. ácidos nucléicos. e na permeabilidade celular.

c) É constituinte de ácidos É constituinte de Atua no equilíbrio osmóticonucléicos e proteínas. ácidos nucléicos. e na permeabilidade celular.

d)É constituinte de ácidos Atua no equilíbrionucléicos, glicídios osmótico e na permea- É constituinte de proteínas.e proteínas. bilidade celular.

e)É constituinte de Atua no equilíbrio osmótico

É constituinte de glicídios. ácidos nucléicos e na permeabilidade celular.e proteínas.

QUESTÃO 30

Resposta: b

QUESTÃO 31

Resposta: a

QUESTÃO 32

Resposta: c

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

O nitrogênio é um dos constituintes das proteínas e dos ácidos nucléicos. O fósforo está presente nosnucleotídeos, unidades dos ácidos nucléicos. O potássio, na forma de íon, tem papel importante nas tro-cas de água e na permeabilidade celular em geral.

Um pesquisador que deseje estudar a divisão meiótica em samambaia deve utilizar em suas preparaçõesmicroscópicas células de

a) embrião recém-formado. d) rizóides do prótalo.b) rizoma da samambaia. e) estruturas reprodutivas do prótalo.c) soros da samambaia.

Nas samambaias, a meiose pode ser observada no processo de formação dos esporos, que ocorre nosesporângios existentes nos soros.

Em artigo publicado no suplemento Mais!, do jornal Folha de São Paulo, de 6 de agosto de 2000, José Reisrelata que pesquisadores canadenses demonstraram que a alga unicelular Cryptomonas resulta da fusãode dois organismos, um dos quais englobou o outro ao longo da evolução. Isso não é novidade no mundovivo. Como relata José Reis: “[…] É hoje corrente em Biologia, após haver sido muito contestada ini-cialmente, a noção de que certas organelas […] são remanescentes de células que em tempos idos foramingeridas por célula mais desenvolvida. Dá-se a esta o nome de hospedeira e o de endossimbiontes àsorganelas que outrora teriam sido livres.”

São exemplos de endossimbiontes em células animais e em células de plantas, respectivamente,

a) aparelho de Golgi e centríolos. d) mitocôndrias e vacúolos.b) centríolos e vacúolos. e) mitocôndrias e cloroplastos.c) lisossomos e cloroplastos.

A hipótese endossimbiótica, proposta pela bióloga Lynn Margulis, sugere que mitocôndrias e cloroplastosteriam sido, respectivamente, originados a partir de bactérias e cianobactérias que teriam se associadoa células eucarióticas, no decorrer da evolução.

Enquanto a clonagem de animais é um evento relativamente recente no mundo científico, a clonagem deplantas vem ocorrendo já há algumas décadas com relativo sucesso. Células são retiradas de uma plan-ta-mãe e, posteriormente, são cultivadas em meio de cultura, dando origem a uma planta inteira, comgenoma idêntico ao da planta-mãe. Para que o processo tenha maior chance de êxito, deve-se retirar ascélulas

a) do ápice do caule. d) do tecido condutor em estrutura primária.b) da zona de pêlos absorventes da raiz. e) da parede interna do ovário.c) do parênquima dos cotilédones.

O ápice do caule possui células meristemáticas, indiferenciadas, que podem ser utilizadas para obtençãode clones vegetais.

A contribuição da seiva bruta para a realização da fotossíntese nas plantas vasculares é a de fornecer

a) glicídios como fonte de carbono. d) vitaminas como coenzimas.b) água como fonte de hidrogênio. e) sais minerais para captação de oxigênio.c) ATP como fonte de energia.

A seiva bruta contém água, que é utilizada na fotossíntese. A partir da fotólise da água, a planta obtémo hidrogênio, que será utilizado na síntese de carboidratos.

Um importante poluente atmosférico das grandes cidades, emitido principalmente por automóveis, tema propriedade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gásoxigênio. Esse poluente é o

a) dióxido de carbono. d) monóxido de carbono.b) dióxido de enxofre. e) ozônio.c) metano.

O monóxido de carbono, ao se combinar à hemoglobina do sangue, forma um composto estável, a car-boxiemoglobina, impedindo-a de transportar oxigênio.

16 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 33

Resposta: c

QUESTÃO 34

Resposta: e

QUESTÃO 35

Resposta: a

QUESTÃO 36

Resposta: b

QUESTÃO 37

Resposta: d

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

Que tipo de interação biológica pode ser representada pelo gráfico?a) Predação.b) Protocooperação.c) Inquilinismo.d) Mutualismo.e) Comensalismo.

O gráfico exemplifica, de modo clássico, a interação entre uma população de presas (A) e seu predador (B).

I. As florestas tropicais possuem maior diversidade biológica que as temperadas.II. As florestas tropicais possuem maior diversidade vegetal e menor diversidade animal que as savanas.

III. As florestas temperadas possuem maior biomassa que a tundra.IV. As savanas possuem maior biomassa que as florestas tropicais.Está correto apenas o que se afirma ema) I e IIb) I e IIIc) I e IVd) II e IIIe) III e IV

A diversidade de florestas tropicais, tanto em espécies animais como em vegetais, é a maior dentre osecossistemas conhecidos. A biomassa das florestas temperadas, devido ao porte das plantas que as ca-racterizam, é maior do que a da tundra. Florestas tropicais, por sua vez, têm maior biomassa do quesavanas.

O modo de nutrição das bactérias é muito diversificado: existem bactérias fotossintetizantes, que obtêm ener-gia da luz; bactérias quimiossintetizantes, que obtêm energia de reações químicas inorgânicas; bactériassaprofágicas, que se alimentam de matéria orgânica morta; bactérias parasitas, que se alimentam dehospedeiros vivos.

Indique a alternativa que relaciona corretamente cada um dos tipos de bactéria mencionados com suaposição na teia alimentar.

Bactérias fotossintetizantes e quimiossintetizantes são autótrofas, atuando como produtores nas teiasalimentares de que participam. Bactérias saprofágicas, ao se alimentarem de matéria orgânica prove-niente de organismos mortos, atuam como decompositores. As parasitas, por sua vez, exploram outrosseres vivos, em vários níveis tróficos, o que as caracteriza como consumidores.

Fotossintetizante Quimiossintetizante Saprofágica Parasita

a) Decompositor Produtor Consumidor Decompositor

b) Consumidor Consumidor Decompositor Consumidor

c) Produtor Consumidor Decompositor Decompositor

d) Produtor Decompositor Consumidor Consumidor

e) Produtor Produtor Decompositor Consumidor

140120

100806040200

1930 1940 1950 1960 1970 1980 1990 20001920

milh

ares

de

ind

ivíd

uo

s

tempo

espécie A

espécie B

17FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 38

Resposta: a

QUESTÃO 39

Resposta: b

QUESTÃO 40

Resposta: e

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

MatemáticaNuma barraca de feira, uma pessoa comprou maçãs, bananas, laranjas e peras. Pelo preço normal dabarraca, o valor pago pelas maçãs, bananas, laranjas e peras corresponderia a 25%, 10%, 15% e 50%do preço total, respectivamente. Em virtude de uma promoção, essa pessoa ganhou um desconto de 10%no preço das maçãs e de 20% no preço das peras. O desconto assim obtido no valor total de sua comprafoi de:

a) 7,5%b) 10%c) 12,5%d) 15%e) 17,5%

Sendo P o valor total da compra, temos:Desconto no preço das maçãs: 0,10 ⋅ 0,25 ⋅ PDesconto no preço das pêras: 0,20 ⋅ 0,50 ⋅ P

Logo, o desconto total foi de:

0,10 ⋅ 0,25 ⋅ P + 0,20 ⋅ 0,50 ⋅ P =0,025 ⋅ P + 0,10 ⋅ P =0,125 ⋅ P,

ou seja, 12,5% de P

O limite de consumo mensal de energia elétrica de uma residência, sem multa, foi fixado em 320kWh.Pelas regras do racionamento, se este limite for ultrapassado, o consumidor deverá pagar 50% a maissobre o excesso. Além disso, em agosto, a tarifa sofreu um reajuste de 16%. Suponha que o valor pagopelo consumo de energia elétrica no mês de outubro tenha sido 20% maior do que aquele que teria sidopago sem as regras do racionamento e sem o aumento de tarifa em agosto. Pode-se, então, concluir queo consumo de energia elétrica, no mês de outubro, foi de aproximadamente:

a) 301kWhb) 343kWhc) 367kWhd) 385kWhe) 413kWh

Sendo t a tarifa anterior ao reajuste e E o excesso do consumo, temos:

320 ⋅ t ⋅ (1,16) + E ⋅ t ⋅ (1,16) ⋅ (1,5) = (320 + E) ⋅ t ⋅ 1,2

371,2 + E ⋅ 1,74 = 384 + E ⋅ 1,20,54E = 12,8E � 23

Portanto, o consumo de energia elétrica, no mês de outubro, foi de, aproximadamente, (320 + 23)kWh,isto é, 343kWh.

Os pontos A = (0, 0) e B = (3, 0) são vértices consecutivos de um paralelogramo ABCD situado noprimeiro quadrante. O lado AD

—é perpendicular à reta y = –2x e o ponto D pertence à circunferên-

cia de centro na origem e raio . Então, as coordenadas de C são:

a) (6, 2)b) (6, 1)c) (5, 3)d) (5, 2)e) (5, 1)

5

QUESTÃO 41

Resposta: c

QUESTÃO 42

Resposta: b

QUESTÃO 43

Resposta: e

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

18 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

A reta suporte do lado AD sendo perpendicular à reta y = –2x no ponto A(0, 0), tem equação

e, portanto, o ponto D é da forma D , com a � 0.

Aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo ADH, temos:

Assim, temos D = (2, 1).

Logo, as coordenadas do ponto C são (2 + 3, 1), ou seja (5, 1).

Seja f(x) = 22x + 1. Se a e b são tais que f(a) = 4f(b), pode-se afirmar que:

a) a + b = 2b) a + b = 1c) a – b = 3d) a – b = 2e) a – b = 1

Sendo f (x) = 22x + 1, de f (a) = 4 ⋅ f (b) temos:

22a + 1 = 4 ⋅ 22b + 1

22a + 1 = 22 ⋅ 22b + 1

22a + 1 = 22b + 3

2a + 1 = 2b + 3

2a – 2b = 2

a – b = 1

Os pontos (0, 0) e (2, 1) estão no gráfico de uma função quadrática f. O mínimo de f é assumido no

ponto de abscissa x = . Logo, o valor de f(1) é:

a) d)

b) e)

c)

3

10

5

10

2

10

4

101

10

–1

4

AH DH

aa

a

( ) + ( ) = ( )+

= ∴ =

2 2 2

22

5

25 2

aa

,2

yx=2

y

x

DC

H B(3, 0)A(0, 0)

y = –2x

5��

19FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 44

Resposta: e

QUESTÃO 45

Resposta: c

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

Do enunciado, temos que f(0) = 0, portanto zero é uma das raízes de f(x).

Sendo a abscissa do vértice igual a , temos, da simetria da parábola, que a outra raiz é .

A função f(x) pode ser escrita como:

f(x) = a ⋅ x ⋅ , onde a é uma constante.

De f(2) = 1, temos 2a ⋅ = 1 ∴ a =

e f(x) =

Logo: f(1) =

f(1) =

A soma das raízes da equação sen2x – 2 cos4x = 0, que estão no intervalo [0, 2π], é:a) 2π d) 6πb) 3π e) 7πc) 4π

sen2x – 2 cos4x = 0, x ∈ [0, 2π]1 – cos2x – 2 cos4x = 02 cos4x + cos2x – 1 = 0

cos2x = –1 (não convém)ou

A soma é igual a 4π.

Um senhor feudal construiu um fosso, circundado pormuros, em volta de seu castelo, conforme a planta ao lado,com uma ponte para atravessá-lo. Em um certo dia, eledeu uma volta completa no muro externo, atravessou aponte e deu uma volta completa no muro interno. Essetrajeto foi completado em 5320 passos. No dia seguinte,ele deu duas voltas completas no muro externo, atraves-sou a ponte e deu uma volta completa no muro interno,completando esse novo trajeto em 8120 passos. Pode-seconcluir que a largura L do fosso, em passos, é:a) 36 d) 48b) 40 e) 50c) 44

cos cos2 1

22

2x x= = ±∴

310

15

32

15

12

⋅ ⋅ +

x x

15

52

x +

12

12

–14

20 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 46

Resposta: c

QUESTÃO 47

Resposta: b

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

3π4

7π4

5π4

π4

2��2

– 2��2

ponte muro interno

muro externo

fosso L

L L

L

Sendo C e c os comprimentos em passos, respectivamente, do muro externo e do muro interno,temos:

C + c + L = 5320 → c + L = 5320 – C2C + c + L = 8120

Substituindo-se o valor de c + L na segunda equação, vem:

2 C + 5320 – C = 8120 ∴ C = 2800

Ainda, da figura dada, temos que c + 8L = C.

Então c + 8L = 2800 ∴ L = 40c + L = 2520

Logo, a largura do fosso, em passos, é 40.

Nota: Para a resolução dessa questão, admitimos que os polígonos são retângulos e que a pontetem comprimento L. Além disso, outras hipóteses tiveram de ser desconsideradas.

Dois triângulos congruentes, com lados coloridos, são indistinguíveis se podem ser sobrepostos de talmodo que as cores dos lados coincidentes sejam as mesmas. Dados dois triângulos equiláteros con-gruentes, cada um de seus lados é pintado com uma cor escolhida dentre duas possíveis, com igualprobabilidade. A probabilidade de que esses triângulos sejam indistinguíveis é de:

a)

b)

c)

d)

e)

Para pintarmos os lados de qualquer um dos triângulos equiláteros com as cores amarelo A ou ver-melho V, temos os “seguintes tipos”:

Para os triângulos serem indistinguíveis, devem ser do mesmo tipo. Assim, a probabilidade pedida é:

(I) e (I) ou (II) e (II) ou (III) e (III) ou (IV) e (IV)

P = + + + = = 516

2064

18

18

⋅38

38

⋅38

38

⋅18

18

(I) 3A

12

3

A A

A

= 1

(II) 2A e 1V

12

3

A A

V

V A

A

A V

A= 3

(III) 1A e 2V

12

3

V V

A

A V

V

V A

V

= 3

(IV) 3V

12

3

V V

V

= 1

, ,

, ,

1532

516

916

34

12

21FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 48

Resposta: d

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

12

3

12

3

Em um bloco retangular (isto é, paralelepípedo reto retângulo) de volume , as medidas das arestas

concorrentes em um mesmo vértice estão em progressão geométrica. Se a medida da aresta maior é 2, amedida da aresta menor é:

a) d)

b) e)

c)

Do enunciado, temos a figura:

Sendo a a medida da aresta menor, temos:

a ⋅ b ⋅ 2 = (volume) 1

b2 = 2a (PG) 2

De 2 em 1 : b3 = ∴ b =

Então: ∴ a =

Logo, a medida da aresta menor é

Um banco de altura regulável, cujo assento tem forma retangular, de comprimento 40cm, apóia-sesobre duas barras iguais, de comprimento 60cm (ver figura 1). Cada barra tem três furos, e o ajusteda altura do banco é feito colocando-se o parafuso nos primeiros, ou nos segundos, ou nos terceirosfuros das barras (ver visão lateral do banco, na figura 2).

A menor altura que pode ser obtida é:a) 36cmb) 38cmc) 40cmd) 42cme) 44cm

60cm

40cm 40cm

25cm

5cm5cm

25cm

figura 1 figura 2

98

.

98

32

22

= a

32

278

278

2

b

a

98

118

88

108

78

278

22 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 49

Resposta: c

QUESTÃO 50

Resposta: a

RESOLUÇÃO:

12

3

A menor altura pode ser obtida quando se coloca o parafuso nos primeiros furos.Considere a figura que representa o parafuso colocado nos primeiros furos, onde h é a medida daaltura pedida:

Aplicando-se o teorema de Pitágoras no triângulo retângulo CMB, resulta que a2 + 202 = 252.Logo, a = 15cm.

Os triângulos ABC e EDC são semelhantes.Assim, temos que , ou seja, . Logo, b = 21cm.

Assim, sendo h = a + b, temos que h = 15 + 21, ou seja, h = 36cm.

As páginas de um livro medem 1dm de base e

dm de altura. Se este livro foi par-cialmente aberto, de tal forma que o ânguloentre duas páginas seja 60°, a medida doângulo α, formado pelas diagonais das pági-nas, será:

a) 15°b) 30°c) 45°d) 60°e) 75°

Do enunciado, temos a figura:

Como o triângulo OBC é equilátero, temos que BC = 1dm (1).

Aplicando-se o teorema de Pitágoras no triângulo AOB, resulta que a2 = 12 + .

Logo, a2 = 2 + (2).3

1 32

+

1dm

60°

α

60° 60°

a a

1 1

A

B C

O

1 + 3 dm� ��1 +

3

��

1 3+

b15

3525

=ba

= 3525

25cm

C

35cm

25cm

35cm

D E

b

aA Bα α

αα

h

20cm 20cm

M

23FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 51

Resposta: b

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

1dm

60°

α

Aplicando o teorema dos co-senos no triângulo ABC, temos que (BC)2 = a2 + a2 – 2 ⋅ a2 cosα(3).

De (1), (2) e (3) resulta que 12 = (2 + ) + (2 + ) – 2 ⋅ (2 + ) cosα.

Logo, cosα = .

Portanto, α = 30º.

Se α está no intervalo e satisfaz sen4α – cos4α = , então o valor da tangente de α é:

a) d)

b) e)

c)

(sen2α + cos2α) ⋅ (sen2α – cos2α) = , α ∈

1

Dividindo-se ambos os membros por cos2α:

tg2α – 1 = ⋅ sec2α

4tg2α – 4 = 1 + tg2α

3tg2α = 5 ∴ tg2α = ∴ tgα =

A figura a seguir representa o gráfico de uma função da forma , para –1 � x � 3.

Pode-se concluir que o valor de b é:

a) –2 d) 1b) –1 e) 2c) 0

y

x–1

–1

–3

1 2 313

15

f xx abx c

( ) = ++

53

53

14

sen2

2

2

2 214

1αα

αα αcos

–coscos cos

= ⋅

02

1

4

37

57

53

73

35

14

02

32

333

24 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 52

Resposta: b

QUESTÃO 53

Resposta: d

RESOLUÇÃO:

Do gráfico temos:

f (2) = 0 ∴ Logo, a = –2.

f (0) = –1 ∴ Logo, c = 2.

f (–1) = –3 ∴ Logo, b = 1.

Dado o polinômio p(x) = x2(x – 1)(x2 – 4), o gráfico da função y = p(x – 2) é melhor representado por:

a) d)

b) e)

c)

p(x) = x2 ⋅ (x – 1) ⋅ (x – 2) ⋅ (x + 2)

p(x – 2) = (x – 2)2 ⋅ (x – 3) ⋅ (x – 4) ⋅ xAs raízes de p(x – 2) são:

2 (com multiplicidade 2)3 (com multiplicidade 1)4 (com multiplicidade 1)0 (com multiplicidade 1)

Com x � 4, temos p(x – 2) � 0.O gráfico de y = p(x – 2) é dado pelo esboço:

y

x0 1 2 3 4

y

x0 1 2–1–2

y

x0–1–2–3–4

y

x0 1 2 3 4

y

x0 1 2 3 4

y

x0 1 2 3 4

– (– )–

– .1 22

3++ =

b

0 20

1++ =⋅

(– ) – .b c

22

0++ =a

b c.

25FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 54

Resposta: a

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

Na figura ao lado, o quadrilátero ABCD estáinscrito numa semi-circunferência de centro Ae raio AB = AC = AD = R.

A diagonal AC—

forma com os lados BC—

e AD—

ângulos α e β, respectivamente.

Logo, a área do quadrilátero ABCD é:

a)

b)

c)

d)

e)

Do enunciado, temos a figura:

A área S do quadrilátero ABCD é a soma das áreas dos triângulos ABC e ACD.

Se (x, y) é solução do sistema

então é igual a:

a) 1b) –1

c)

d)

e) –23

–32

13

xy

xy

xy

+ =

+ =

11

142

2 ,

∴ = +( )S R sen sen

2

22α β

S R sen R sen= +⋅ ⋅ ⋅ ⋅12

212

2 2α β

S R R sen R R sen= °( ) +⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅12

180 2 12

– α β

D

CB

R

A

α

βR

R

α

180° – 2α

Rsen

2

22( cos )α β+

Rsen

2

2( cos )α β+

Rsen

2

22 2(cos )α β+

Rsen sen

2

22( )α β+

Rsen sen

2

22( )α β+

26 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 55

Resposta: a

QUESTÃO 56

Resposta: d

RESOLUÇÃO:

D

CB

R

A

α

β

Como temos:

Na figura abaixo, os triângulos ABC e DCE são equiláteros de lado l, com B, C e E colineares. SejaF a intersecção de BD

—com AC

—. Então, a área do triângulo BCF é:

a)

b)

c)

d)

e)

Do enunciado, temos a figura:

Logo, a área pedida é:

, ou seja, .

Se (x, y) é solução do sistema

pode-se afirmar que:a) x = 0 ou x = –2 – log2 3b) x = 1 ou x = 3 + log2 3c) x = 2 ou x = –3 + log2 3

d) x = ou x = –1 + log2 3

e) x = –2 + log2 3 ou x = –log

13

22+

log2 32

2 434

12

03 2

x y

y xy

⋅ =

=

– ,

38

2l

12

34

⋅ ⋅ll

hh

l

l

ll

32

23

4= =∴

B

A

F

D

C E

h

l

2l

l 32��

2 33

2l

5 36

2l

33

2l

36

2l

38

2l

2 3

32

xy

xy

= =∴– –

xy

22

14+ = ,

xxy y

222

11+ + =

xy

+

=11

22( )

27FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 57

Resposta: a

QUESTÃO 58

Resposta: e

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

B

A

F

D

C E

Os triângulos FBC e DBE são semelhantes. Assim, temos que:

2x ⋅ 22y =

y = 0y2(y – x) = 0

y = x

Assim:

y = 0 ⇒ 2x ⋅ 20 = ∴ 2x = ∴ x = log23 – 2

Ou:

y = x ⇒ 2x ⋅ 2x = ∴ 22x = ∴ x = – 1

Logo, x = – 2 + log23 ou x = – 1 +

A figura abaixo representa uma pirâmide de base triangular ABC e vértice V. Sabe-se que ABC eABV são triângulos equiláteros de lado l e que M é o ponto médio do segmento AB

—. Se a medida do

ângulo VM̂C é 60°, então o volume da pirâmide é:

a)

b)

c)

d)

e)

Sendo h a medida da altura VH—

da pirâmide, relativa à base ABC, do enunciado temos a figura:

Logo, o volume da pirâmide é:

13

34

34

316

23⋅ ⋅l l

l, , .ou seja

senh

VMh

h603

2 32

34

° = ⇒ = =∴l

l

V

CA60°

B

M l

l

h

H

318

3l

316

3l

312

3l

38

3l

34

3l

log23

2

log23

234

34

12

34

34

12

12

34

28 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 59

Resposta: d

RESOLUÇÃO:

14

24

3

V

CA60°

B

M

O módulo |x| de um número real x é definido por |x| = x, se x � 0, e |x| = –x, se x 0. Das alter-nativas abaixo, a que melhor representa o gráfico da função f(x) = x|x| – 2x + 2 é:a) d)

b) e)

c)

Com x � 0, temos:

f(x) = x ⋅ x – 2x + 2f(x) = x2 – 2x + 2

O gráfico é um arco de parábola, cujo vértice tem

abscissa xv = 1 e ordenada yv = 1 (= f(1)).

Temos, ainda, que f(0) = 2.Com x 0, temos:

f(x) = x(–x) – 2x + 2f(x) = –x2 – 2x + 2

O gráfico é um arco de parábola, cujo vértice temabscissa x = –1 e ordenada y = 3.

O gráfico de f é:

=

– ba2

y

x

1

1

y

x

1

1

y

x

1

1

y

x

1

1

f(x)

x

1

1

29FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 60

Resposta: e

RESOLUÇÃO: f(x)

x

1

1

f(x)

x–1

23

f(x)

x

1

1

23

–1

HistóriaQuando, a partir do final do último século a.C., Roma conquistou o Egito, e áreas da Mesopotâmia,encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos gregos. Isto foi devidoa) ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egípcios.b) à colonização grega, semelhante à realizada na Sicília e Magna Grécia.c) à expansão comercial egípcia no Mediterrâneo Oriental.d) à dominação persa na Grécia durante o reinado de Dario.e) ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre o Grande.

Com o expansionismo de Alexandre Magno, a cultura grega se fundiu com a oriental — processo queficou conhecido como helenismo. Diversos elementos gregos se espalharam pelo Egito, a Mesopotâmiae outras regiões orientais.

A prosperidade das cidades medievais (séculos XII a XIV), com seus mercadores e artesãos, suas univer-sidades e catedrais, foi possível graçasa) à diminuição do poder político dos senhores feudais sobre as comunidades camponesas que passa-

ram a ser protegidas pela Igreja.b) à união que se estabeleceu entre o feudalismo, que dominava a vida rural, e o capitalismo, que domi-

nava a vida urbana.c) à subordinação econômica, com relação aos camponeses, e política, com relação aos senhores feudais.d) ao aumento da produção agrícola feudal, decorrente tanto da incorporação de novas terras quanto

de novas técnicas.e) à existência de um poder centralizado que obrigava o campo a abastecer prioritariamente os setores

urbanos.

A alternativa correta remete à incapacidade das cidades medievais de produzir seu próprio alimento.O desenvolvimento delas foi possível graças, entre outros fatores, ao aumento da produção agrícola, quepropiciaria excedentes para o consumo urbano.

No fim da Idade Média e início da Idade Moderna, o rompimento dos monopólios que os letrados manti-nham sobre a cultura escrita e os clérigos sobre a religião criou uma situação nova, potencialmenteexplosiva. Esse duplo rompimento deveu-se

a) aos descobrimentos e invenções científicas. d) ao aparecimento do alfabeto e das heresias.b) à invenção da imprensa e à Reforma. e) ao humanismo e à Inquisição.c) ao Renascimento e ao Estado absolutista.

A invenção da imprensa dinamizou o processo de discussão das idéias que se difundiam pela EuropaRenascentista, gerando rupturas. Exemplos disso foram os movimentos reformistas do século XVI, quequebraram o monopólio religioso da Igreja Católica.

“... cabanas ou pequenas moradias espalhadas em grande número, nas quais residem ostrabalhadores empregados, cujas mulheres e filhos estão sempre ocupados, cardando, fian-do etc., de forma que, não havendo desempregados, todos podem ganhar seu pão, desde omais novo ao mais velho”.

Daniel Defoe, Viagem por toda a ilha da Grã-Bretanha, 1724.

Essa passagem descreve o sistema de trabalhoa) manufatureiro, no qual um empregador reúne num único local dezenas de trabalhadores.b) da corporação de ofício, no qual os trabalhadores têm o controle dos meios de produção.c) fabril, no qual o empresário explora o trabalho do exército industrial de reserva.d) em domicílio, no qual todos os membros de uma família trabalham em casa e por tarefa.e) de cogestão, no qual todos os trabalhadores dirigem a produção.

O texto apresenta características (trabalho no domicílio, emprego de toda a família) encontradas na rea-lidade produtiva da Europa moderna.

QUESTÃO 61

Resposta: e

QUESTÃO 62

Resposta: d

QUESTÃO 63

Resposta: b

QUESTÃO 64

Resposta: d

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

30 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

Segundo Marx e Engels, há períodos históricos em que as classes sociais em luta se encontram em talequilíbrio de força que o poder político adquire um acentuado grau de independência em relação a elas.Foi o que aconteceu com

a) a Monarquia absolutista, em equilíbrio entre nobreza e burguesia.b) a Monarquia feudal, em equilíbrio entre guerreiros e camponeses.c) o Império romano, em equilíbrio entre patrícios e plebeus.d) o Estado soviético, em equilíbrio entre capitalistas e proletários.e) o Estado germânico, em equilíbrio entre sacerdotes e pastores.

Uma possível leitura das idéias marxistas sobre os governos europeus da Idade Moderna é aquela queaponta uma acentuada independência do poder político monárquico em relação à nobreza e à burguesiaem confronto.No entanto, vale observar — o que não deixa de ser também uma interpretação marxista sobre o perío-do — que o Estado absolutista estava a serviço dos interesses das elites sociais privilegiadas, garantin-do a ordem e subjugando a população camponesa.

Sobre o trabalho compulsório na América Espanhola, durante o período colonial, é possível afirmar queo mesmo

a) baseou-se na predominância da escravização negra, como aconteceu no Brasil.b) caracterizou-se pela escravização continuada dos indígenas, como nas culturas incas e astecas.c) apoiou-se em formas diversas de exploração do trabalho indígena e na escravidão negra.d) restringiu-se a sistemas particulares de coerção como no caso da encomienda.e) manteve um sistema organizado e dirigido pelos próprios caciques indígenas.

A colonização espanhola na América, apesar de marcada pela exploração mercantilista, empregoudiversificadamente a mão-de-obra. Nas regiões mineradoras, por exemplo, prevalecia a mão-de--obra indígena, enquanto nas regiões de plantio de cana-de-açúcar prevalecia a mão-de-obra escravanegra.

“Minhas composições me rendem muito, posso dizer que tenho mais encomendas do que poderiaatender. E, para cada coisa, tenho seis, sete editores e mais ainda se o coração mo ditar; eles nãonegociam mais comigo: eu exijo e me pagam”. Beethoven, em carta de 1801.

Dessa afirmação, pode-se deduzir que Bethoven foi um artista que,

a) ao se colocar sob a proteção dos mecenas, continuou a tradição dos antecessores.b) ao vender suas obras no mercado, tornou-se independente dos mecenas.c) ao se independizar dos mecenas, foi repudiado pelos demais músicos clássicos.d) ao adaptar suas composições ao gosto popular, rompeu com a música erudita.e) ao subordinar sua arte ao melhor preço, tornou-se um músico venal e conformista.

Para a resolução do teste, deve-se relacionar a carta à alternativa que faz referência ao “mercado”, poisnaquela o músico Beethoven menciona suas “rendas” obtidas com a venda de suas obras.

“Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalhoprocuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado,e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que não saiam do caminho e se amon-toem.”

Antonil, Cultura e opulência do Brasil, 1711.

O texto expressa uma atividade econômica característicaa) do sertão nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colônia.b) de regiões canavieiras onde se utilizava mão-de-obra disponível na entre-safra do açúcar.c) de todo o território da América portuguesa onde era fácil obter mão-de-obra indígena e negra.d) das regiões do nordeste, produtoras de charque, que empregavam mão-de-obra assalariada.e) do sul da colônia, visando abastecer de carne a região açucareira do nordeste.

Durante o período colonial, a pecuária foi a principal atividade econômica do sertão nordestino. Exer-cida de forma extensiva, a pecuária sertaneja empregava um reduzido número de trabalhadores, geral-mente homens livres, trabalhando num sistema de semi-servidão. É a esse tipo de mão-de-obra que aalternativa a se refere, quando afirma que no sertão havia “trabalhadores diferenciados do resto dacolônia”.

31FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 65

Resposta: a

QUESTÃO 66

Resposta: c

QUESTÃO 67

Resposta: b

QUESTÃO 68

Resposta: a

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

No século XVIII, o governo português incorporou a maior parte da Amazônia ao seu domínio. A amplia-ção dessa fronteira da colônia portuguesa deveu-sea) aos acordos políticos entre Portugal e França.b) às lutas de resistência das populações indígenas.c) ao início da exploração e exportação da borracha.d) à expulsão dos jesuítas favoráveis à dominação espanhola.e) à exploração e comercialização das drogas do sertão.

A chegada dos portugueses à Amazônia, principalmente das ordens religiosas (jesuítas, entre eles), nocorrer do século XVII, revelou a existência de uma imensa variedade de produtos naturais (condimentos,temperos, madeiras, etc.) valorizados no mercado europeu.Com a ajuda do nativo, conhecedor da floresta tropical, os jesuítas, particularmente, passaram a em-preender a organização de uma ampla empresa de coleta e comercialização daqueles produtos.As possibilidades de ganho com as então chamadas drogas do sertão atraíram cada vez mais portu-gueses. Assim, a região, que de direito (Tratado de Tordesilhas) pertencia à Espanha, no século XVIIIera, de fato, domínio lusitano.

“Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos oshomens nascem, vivem e morrem livres…”“Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego”.

Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’ Ouverture, 1801.

Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, épossível concluir quea) como no Haiti, em todos os demais movimentos houve uma preocupação dominante com as aspira-

ções populares.b) a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.c) na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação.d) o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.e) a independência do Haiti foi concedida por Napoleão Bonaparte, com base nos princípios liberais.

A luta pela independência do Haiti, concluída em 1804, a princípio sob a liderança de ToussaintL’Ouverture e, posteriormente, sob o comando de Dessalines, foi a primeira bem-sucedida na AméricaLatina, constituindo também uma exceção, pois, diversamente do que ocorreu na maioria das colôniaslatino-americanas, o processo foi dirigido e consolidado por lideranças oriundas dos setores oprimidosda população — negros e mestiços.

No Brasil, tanto no Primeiro Reinado, quanto no período regencial,a) aconteceram reformas políticas que tinham por objetivo a democratização do poder.b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a pôr em perigo a independência.c) disseminaram-se as idéias republicanas até a constituição de um partido político.d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do período colonial.e) houve tentativas de separação das províncias que puseram em perigo a unidade nacional.

O Primeiro Reinado (1822-1831) e o período regencial (1831-1840) caracterizaram-se por uma intensadisputa pelo poder envolvendo vários agrupamentos políticos, por uma grave crise econômico-financeirae pelo generalizado descontentamento social. E isso pode ser facilmente visualizado nas rebeliões degrande dimensão e de longa duração que ocorreram nas províncias.Algumas dessas revoltas tiveram caráter republicano e separatista, ameaçando estilhaçar a unidadenacional. Assustadas com essa turbulência, as elites proprietárias usaram, com sucesso, a GuardaNacional para preservar a ordem social, econômica e política.

Sobre a condição dos escravos no Brasil monárquico, é possível afirmar que elesa) foram protagonistas de diversas rebeliões.b) eram impedidos de constituir família.c) sofreram a destruição completa de sua cultura.d) concentravam-se no campo, não trabalhando nas cidades.e) não tinham possibilidades legais de conseguir alforria.

Desde o século XVI, quando da montagem da produção açucareira, utilizou-se freneticamente no país amão-de-obra escrava de africanos, os quais, por meio do tráfico negreiro, eram despejados em nosso litoral.

32 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 69

Resposta: e

QUESTÃO 70

Resposta: b

QUESTÃO 71

Resposta: e

QUESTÃO 72

Resposta: a

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

Remontam a essa época informações que apresentam os escravos como protagonistas de rebeliões visandoà fuga e, assim, à vida livre em quilombos.Durante o período monárquico, no século XIX, essa prática contestadora não foi alterada. Por várias vezes,o negro insurgiu-se contra os senhores procurando safar-se da violência da escravidão. A Revolta dosMalês (1835), na Bahia, comandada por negros de origem muçulmana, é um exemplo dessas rebeliões.

“A pátria, velha superstição que serve tão bem para manter os exércitos sanguinários e as polpu-das negociatas; a religião, secular mentira que faz do homem um instrumento servil dos padrese dos ricos; a propriedade, instituição baseada na violência, na astúcia e que se faz passar pororiginariamente divina e eterna, enquanto não passa de um mero fruto do roubo”.

Luigi Molinari, por volta de 1900.O texto expressa idéias filiadas aoa) sindicalismo.b) chauvinismo.c) evolucionismo.d) anarquismo.e) positivismo.

O texto expressa o ideal anarquista contrário ao Estado (“pátria”), à religião e à propriedade privada.

O processo de modernização na América Latina (1870-1914) está associado

a) à pluralidade de partidos políticos, à ampla participação popular e à industrialização.b) à organização sindical, à construção de estradas de ferro e à reforma agrária.c) às reformas urbanas, ao estímulo à cultura letrada e à chegada da eletricidade.d) ao sufrágio universal, à vigência de leis trabalhistas e à expansão da criação de universidades.e) ao poder crescente da Igreja, à limitação de capitais externos e à dinamização do sistema bancário.

O processo de modernização na América Latina pode remeter-nos a diversos fatores importantes,entre os quais:• as reformas urbanas, já que as cidades latino-americanas ganharam importância na dinâmica

do capitalismo da Segunda Revolução Industrial (como exemplo temos as mudanças ocorridasno Rio de Janeiro, no início do século XX);

• o estímulo à cultura letrada, com a fundação de cursos universitários;• o surgimento de grupos intelectuais atuantes, devido ao cosmopolitismo urbano;• a eletricidade, elemento primordial para o desenvolvimento da indústria.

É possível constatar semelhanças entre os governos de Getúlio Vargas (Brasil), Lázaro Cárdenas(México) e Juan Domingo Perón (Argentina), pois esses líderes

a) assumiram as mesmas posições frente à 2ª Guerra.b) buscaram o apoio político das classes populares.c) defenderam e puseram em prática idéias fascistas.d) nacionalizaram o petróleo e as estradas de ferro.e) chegaram ao poder por intermédio de um golpe.

Vargas no Brasil, Cárdenas no México e Perón na Argentina lideraram alguns dos mais expressivosregimes populistas que marcaram a política latino-americana nos meados do século XX.Oscilando entre tendências autoritárias e liberais, recorreram a medidas que incluíram desde a repressãoa seus opositores até a manipulação de estruturas sindicais e de comunicação social atreladas ao Estado.Esses regimes buscaram o apoio das classes populares, sobretudo urbanas, impondo-lhes um mecanismode barganha baseado no atendimento de várias reivindicações trabalhistas e no implemento de projetoseconômicos de cunho nacionalista. Nesse quadro, setores das classes dominantes assumiram interessespopulares como se fossem seus próprios, uma característica fundamental do populismo em suas diver-sas manifestações.

Na década de 1950, dois países islâmicos tomaram decisões importantes: em 1951, o governo iraniano deMossadegh decreta a nacionalização do petróleo; em 1956, o presidente egípcio, Nasser, anuncia anacionalização do canal de Suez. Esses fatos estão associados

a) às lutas dos países islâmicos para se livrarem da dominação das potências Ocidentais.b) ao combate dos países árabes contra o domínio militar norte-americano na região.

33FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 73

Resposta: d

QUESTÃO 74

Resposta: c

QUESTÃO 75

Resposta: b

QUESTÃO 76

Resposta: a

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

c) à política nacionalista do Irã e do Egito decorrente de uma concepção religiosa fundamentalista.d) aos acordos dos países árabes com o bloco soviético, visando à destruição do Estado de Israel.e) à organização de um Estado unificado, controlado por religiosos islâmicos sunitas.

Tanto a nacionalização do petróleo no Irã, quanto a do Canal de Suez, no Egito, foram medidas tomadaspor governantes leigos de países islâmicos, visando a sua maior independência econômica em relaçãoàs potências capitalistas do Ocidente.

“Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal aochefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incen-tivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.”

Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961.Este Manifesto revela que os militaresa) estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial.b) eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.c) justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.d) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.e) eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

A inesperada renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, mergulhou o país numa grave crisepolítico-institucional.Setores conservadores, com o apoio dos três ministros militares, tentaram impedir a posse do vice-presi-dente João Goulart, que se encontrava na China Comunista em missão oficial. Afirmando que preten-diam assegurar a manutenção do regime democrático, procuravam, na verdade, conspirar contra ele. Amobilização a favor da legalidade (destacando-se a atuação do governador do Rio Grande do Sul, LeonelBrizola, e a do comando do III Exército) impediu que o golpe de Estado fosse vitorioso.Os reacionários tiveram de esperar até 1964.

A partir dos anos setenta do século XX, muitos ativistas políticos, sobretudo jovens, abandonaram os par-tidos tradicionais de esquerda e se engajaram em movimentosa) partidários, que defendem a construção de estados étnicos autônomos.b) sociais, que lutam pelos interesses das classes médias e da globalização.c) feministas, visando à obtenção do direito ao voto, sem distinção de sexo.d) internacionalistas, que retomam a antiga bandeira socialista de união de todos os explorados.e) de mobilização mais especializada, notadamente os de defesa do meio ambiente.

No final do século XX, o fracasso do projeto político de movimentos alternativos de esquerda (1968) e ocolapso do bloco soviético (1991) resultaram na expansão de movimentos mais vinculados a problemasespecíficos do que à mudança global do sistema.Como exemplo, temos a multiplicação de ONGs (atuando em áreas particulares), grupos ecológicos,coletivos anarquistas, etc.

A caricatura de Glauco, no Folhetim de 18/11/79, critica

a) os programas televisivos que não eram submetidos à censura prévia e favoreciam a inculcação dehábitos consumistas nos telespectadores.

b) a censura dos anos ditatoriais, que obrigava os donos das redes de televisão a substituírem os pro-gramas normais por comerciais.

34 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 77

Resposta: c

QUESTÃO 78

Resposta: e

QUESTÃO 79

Resposta: c

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

c) a indústria cultural em crescente desenvolvimento, na época do autoritarismo, que criava hábitos evalores consumistas.

d) a mediocridade de programas televisivos durante o regime militar, submetidos a um sistema de mo-nopólio estatal das redes de difusão.

e) a televisão comercial, como veículo do sistema político implementado na fase da ditadura militar,para divulgar propagandas anticomunistas.

Glauco, em sua crítica corrosiva à televisão brasileira no final da década de 1970, ironiza o fato de osintervalos comerciais muitas vezes ocuparem mais espaço do que a própria programação dos canais.Aquela década foi profundamente marcada pelo crescimento da indústria cultural no Brasil, sendo atelevisão seu principal veículo em expansão, inclusive com a implantação de uma rede nacional,padronizando a programação e o consumo. Também característica marcante do período, intimamentevinculada à expansão da televisão, foi o crescimento da propaganda brasileira.Além disso, essa fase da ditadura militar foi caracterizada pelo milagre econômico do governo de Médici(1969-1974): o forte crescimento econômico trouxe uma ampliação do consumo interno, acima de tudoda classe média urbana.A conexão entre esses três elementos — milagre econômico, propaganda e indústria cultural — foi fun-damental para criar hábitos e valores consumistas.

De todos os ismos que o século XX herdou ou criou, há um cuja vitalidade continua a todo vapor, neste iní-cio de novo século, estando presente em todos os lugares e em todas as disputas, como, por exemplo, entreisraelenses e palestinos. Trata-se doa) fascismo.b) comunismo.c) internacionalismo.d) nacionalismo.e) liberalismo.

A disputa entre israelenses e palestinos pelo controle total de um mesmo território justifica o fato deterem sido citados no enunciado para exemplificar a idéia de nacionalismo.

35FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 80

Resposta: d

RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO:

ComentáriosA prova não apresentou problemas de formulação, sendo abrangente quanto à temática explorada,

pertinente ao Ensino Médio.Algumas questões foram formuladas com bastante criatividade, apresentando poemas, charges e

fotos, o que enriqueceu o exame.A distribuição por grau de dificuldade foi também adequada, servindo, portanto, como instrumento

de avaliação bastante preciso do nível de conhecimento do candidato.

Prova bem elaborada, com distribuição de assuntos bastante equilibrada.

Prova inadequada para uma 1ª fase.Apresentou enunciados longos e resoluções trabalhosas para serem aplicados para os candidatos

das três áreas, contrariando a própria filosofia da FUVEST.Essa prova discriminará e selecionará os candidatos mais bem preparados para a área de exatas.

História do Brasil

A prova manteve o padrão tradicional da FUVEST: questões adequadas aos objetivos da primeirafase, redigidas de maneira clara e versando sobre aspectos significativos do processo histórico brasileiro.

História Geral

Houve 14 testes de História Geral, que envolveram grande parte da programação. Alguns foramformulados a partir de textos e outros diretamente. Mesmo assim, na maioria das vezes, sua resoluçãonão exigiu espírito crítico.

37FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

Geografia

Biologia

Matemática

História

Incidências

38 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

Geografia

Biologia

GEOGRAFIA DO BRASIL

Aspectos Naturais

Aspectos Econômicos

Aspectos Humanos

Aspectos Naturais

Aspectos Econômicos

1

ASSUNTO

Nº DE QUESTÕES

2 3 4 5

GEOGRAFIA GERAL

Aspectos Humanos

Problemas Ambientais

Geopolítica

ASSUNTO

Biologia Celular e Bioquímica

Genética e Evolução

Grupos Animais

Fisiologia Animal

Grupos Vegetais

Fisiologia Vegetal

Ecologia

Parasitoses

1Nº DE QUESTÕES

2 3 4 5

39FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES

Matemática

História

ASSUNTO

Funções

Geometria Analítica

Geometria do Espaço

Porcentagem

Probabilidade

1Nº DE QUESTÕES

2 3 4 5

Sistema

Trigonometria

Geometria Plana

HISTÓRIA DO BRASIL

Colônia

Império

República

Antiga

Medieval

1

ASSUNTO

Nº DE QUESTÕES

2 3 8

HISTÓRIA GERAL

Moderna

Contemporânea

Gabarito OficialPROVA T PROVA J PROVA H PROVA P PROVA M

T 01- A T 41- C J 01- C J 41- A H 01- A H 41- E P 01- E P 41- A M 01- C M 41- D

T 02- C T 42- B J 02- B J 42- C H 02- C H 42- D P 02- D P 42- C M 02- B M 42- A

T 03- D T 43- E J 03- E J 43- D H 03- D H 43- B P 03- B P 43- D M 03- E M 43- B

T 04- A T 44- E J 04- E J 44- A H 04- A H 44- D P 04- D P 44- A M 04- E M 44- B

T 05- C T 45- C J 05- C J 45- C H 05- C H 45- A P 05- A P 45- C M 05- C M 45- C

T 06- B T 46- C J 06- C J 46- B H 06- B H 46- C P 06- C P 46- B M 06- C M 46- D

T 07- D T 47- B J 07- B J 47- D H 07- D H 47- B P 07- B P 47- D M 07- B M 47- C

T 08- D T 48- D J 08- D J 48- D H 08- D H 48- A P 08- A P 48- D M 08- D M 48- E

T 09- B T 49- C J 09- C J 49- B H 09- B H 49- E P 09- E P 49- B M 09- C M 49- E

T 10- A T 50- A J 10- A J 50- A H 10- A H 50- B P 10- B P 50- A M 10- A M 50- B

T 11- E T 51- B J 11- B J 51- E H 11- E H 51- E P 11- E P 51- E M 11- B M 51- A

T 12- C T 52- B J 12- B J 52- C H 12- C H 52- A P 12- A P 52- C M 12- B M 52- C

T 13- E T 53- D J 13- D J 53- E H 13- E H 53- D P 13- D P 53- E M 13- D M 53- C

T 14- E T 54- A J 14- A J 54- E H 14- E H 54- C P 14- C P 54- E M 14- A M 54- E

T 15- C T 55- A J 15- A J 55- C H 15- C H 55- B P 15- B P 55- C M 15- A M 55- A

T 16- B T 56- D J 16- D J 56- B H 16- B H 56- A P 16- A P 56- B M 16- D M 56- B

T 17- E T 57- A J 17- A J 57- E H 17- E H 57- C P 17- C P 57- E M 17- A M 57- D

T 18- D T 58- E J 18- E J 58- D H 18- D H 58- E P 18- E P 58- D M 18- E M 58- A

T 19- B T 59- D J 19- D J 59- B H 19- B H 59- C P 19- C P 59- B M 19- D M 59- B

T 20- A T 60- E J 20- E J 60- A H 20- A H 60- D P 20- D P 60- A M 20- E M 60- E

T 21- D T 61- E J 21- E J 61- D H 21- D H 61- C P 21- C P 61- D M 21- A M 61- E

T 22- A T 62- D J 22- D J 62- A H 22- A H 62- B P 22- B P 62- A M 22- C M 62- D

T 23- B T 63- B J 23- B J 63- B H 23- B H 63- E P 23- E P 63- B M 23- D M 63- B

T 24- B T 64- D J 24- D J 64- B H 24- B H 64- E P 24- E P 64- B M 24- A M 64- D

T 25- C T 65- A J 25- A J 65- C H 25- C H 65- C P 25- C P 65- C M 25- C M 65- A

T 26- D T 66- C J 26- C J 66- D H 26- D H 66- C P 26- C P 66- D M 26- B M 66- C

T 27- C T 67- B J 27- B J 67- C H 27- C H 67- B P 27- B P 67- C M 27- D M 67- B

T 28- E T 68- A J 28- A J 68- E H 28- E H 68- D P 28- D P 68- E M 28- D M 68- A

T 29- E T 69- E J 29- E J 69- E H 29- E H 69- C P 29- C P 69- E M 29- B M 69- E

T 30- B T 70- B J 30- B J 70- B H 30- B H 70- A P 30- A P 70- B M 30- A M 70- B

T 31- A T 71- E J 31- E J 71- A H 31- A H 71- B P 31- B P 71- A M 31- E M 71- E

T 32- C T 72- A J 32- A J 72- C H 32- C H 72- B P 32- B P 72- C M 32- C M 72- A

T 33- C T 73- D J 33- D J 73- C H 33- C H 73- D P 33- D P 73- C M 33- E M 73- D

T 34- E T 74- C J 34- C J 74- E H 34- E H 74- A P 34- A P 74- E M 34- E M 74- C

T 35- A T 75- B J 35- B J 75- A H 35- A H 75- A P 35- A P 75- A M 35- C M 75- B

T 36- B T 76- A J 36- A J 76- B H 36- B H 76- D P 36- D P 76- B M 36- B M 76- A

T 37- D T 77- C J 37- C J 77- D H 37- D H 77- A P 37- A P 77- D M 37- E M 77- C

T 38- A T 78- E J 38- E J 78- A H 38- A H 78- E P 38- E P 78- A M 38- D M 78- E

T 39- B T 79- C J 39- C J 79- B H 39- B H 79- D P 39- D P 79- B M 39- B M 79- C

T 40- E T 80- D J 40- D J 80- E H 40- E H 80- E P 40- E P 80- E M 40- A M 80- D

40 FUVEST/2002 – 1ª FASE ANGLO VESTIBULARES