o dia em que jesus experimentou o anonimato 08.03.15

1
O DIA EM QUE JESUS EXPERIMENTOU O ANONIMATO Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 08 de março de 2015 Texto Base: Lucas 7:36-50 1. Começa a trama - v.36-37: 1.1 Jesus, um sábio "visitante", é convidado a uma refeição com os sábios locais para debater teologia; 1.2 Essas conversas teológicas eram abertas para outras pessoas, possivelmente por isso essa mulher teve acesso a casa; 1.3 Jesus não abandonou o ambiente e foi agraciado por uma mulher cheia de gratidão. 2. A gratidão coloca Jesus em seu lugar - v.38: 2.1 A gratidão daquela mulher não era pelo que Jesus fez, mas pelo o que Ele era; 2.2 Os beijos nos pés não são apenas compensação pelo que Simão havia recusado a Jesus, mas também um gesto público de grande humildade e devoção absoluta; 2.3 Passamos mais tempo reclamando e perguntando por que Ele não faz do que agradecendo pelo que Ele fez. 3. O religioso não compreende a gratidão dos que foram perdoados - vs. 39-40: 3.1 Simão se mostra indiferente a Jesus e a restauração na vida daquela mulher. A Jesus ele se refere como "este", á ela como pecadora; 3.2 A gratidão é uma atitude daqueles que foram alcançados pela graça. 3.3 Muitas vezes nos colocamos no lugar desse fariseu. Estamos tão cheios de nós mesmos que começamos a chamar o outro de "este" e de "pecador". 4. Quanto maior a consciência do pecado maior gratidão há - vs. 41-43: 4.1 Simão percebeu a lógica da parábola: o amor, na parábola, é uma reação a um favor imereci- do; de fato, uma reação á graça pura; 4.2 Quanto mais nos conscientizamos de quem somos, mais amamos ao Senhor e somos gratos a Ele; 4.3 Por isso a gratidão vem sempre acompanhada do serviço. Não há como não servir a esse Deus que nos amou tanto. 5. Deus vê aqueles que são cheios de gratidão - vs. 44-50: 5.1 É melhor falar com pessoas que possuem gratidão do com aqueles que só reclamam; 5.2 Jesus faz uma clara comparação entre as atitudes de Simão e da pecadora, Jesus faz questão de demonstrar que viu a gratidão daquela mulher; 5.3 Aquela mulher experimentou o perdão dos seus pecados. Marcou a sua geração por sua gratidão. Conclusão: Há gratidão em seu coração? Ismael Arêdes .

Upload: pibmc

Post on 08-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Esboço para células. Mensagem por: Ismael Arêdes

TRANSCRIPT

Page 1: O dia em que Jesus experimentou o anonimato 08.03.15

O DIA EM QUE JESUS EXPERIMENTOU O ANONIMATO

Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 08 de março de 2015

Texto Base: Lucas 7:36-50

1. Começa a trama - v.36-37:1.1 Jesus, um sábio "visitante", é convidado a uma refeição com os sábios locais para debater teologia;1.2 Essas conversas teológicas eram abertas para outras pessoas, possivelmente por isso essa mulher teve acesso a casa;1.3 Jesus não abandonou o ambiente e foi agraciado por uma mulher cheia de gratidão.

2. A gratidão coloca Jesus em seu lugar - v.38:2.1 A gratidão daquela mulher não era pelo que Jesus fez, mas pelo o que Ele era;2.2 Os beijos nos pés não são apenas compensação pelo que Simão havia recusado a Jesus, mas também um gesto público de grande humildade e devoção absoluta; 2.3 Passamos mais tempo reclamando e perguntando por que Ele não faz do que agradecendo pelo que Ele fez.

3. O religioso não compreende a gratidão dos que foram perdoados - vs. 39-40:3.1 Simão se mostra indiferente a Jesus e a restauração na vida daquela mulher. A Jesus ele se refere como "este", á ela como pecadora;3.2 A gratidão é uma atitude daqueles que foram alcançados pela graça.3.3 Muitas vezes nos colocamos no lugar desse fariseu. Estamos tão cheios de nós mesmos que começamos a chamar o outro de "este" e de "pecador".

4. Quanto maior a consciência do pecado maior gratidão há - vs. 41-43:4.1 Simão percebeu a lógica da parábola: o amor, na parábola, é uma reação a um favor imereci- do; de fato, uma reação á graça pura;4.2 Quanto mais nos conscientizamos de quem somos, mais amamos ao Senhor e somos gratos a Ele;4.3 Por isso a gratidão vem sempre acompanhada do serviço. Não há como não servir a esse Deus que nos amou tanto.

5. Deus vê aqueles que são cheios de gratidão - vs. 44-50:5.1 É melhor falar com pessoas que possuem gratidão do com aqueles que só reclamam;5.2 Jesus faz uma clara comparação entre as atitudes de Simão e da pecadora, Jesus faz questão de demonstrar que viu a gratidão daquela mulher;5.3 Aquela mulher experimentou o perdão dos seus pecados. Marcou a sua geração por sua gratidão.

Conclusão: Há gratidão em seu coração?

Ismael Arêdes

.