o despertar – 8240 – 19.09.2003

12

Click here to load reader

Upload: manchete

Post on 24-May-2015

1.545 views

Category:

Technology


1 download

DESCRIPTION

Versão integral da edição n.º 8240 do bi-semanário “O Despertar”, que se publica em Coimbra. Ao tempo dirigido por Artur Almeida e Sousa. Jornal fundado em 1917. 19.09.2003. Para além de poderem ser úteis para o público em geral, estes documentos destinam-se a apoio dos alunos que frequentam as unidades curriculares de “Arte e Técnicas de Titular”, “Laboratório de Imprensa I” e “Laboratório de Imprensa II”, leccionadas por Dinis Manuel Alves no Instituto Superior Miguel Torga (www.ismt.pt). Para saber mais sobre a arte e as técnicas de titular na imprensa, assim como sobre a “Intertextualidade”, visite http://www.mediatico.com.pt/manchete/index.htm (necessita de ter instalado o Java Runtime Environment), e www.youtube.com/discover747 Visite outros sítios de Dinis Manuel Alves em www.mediatico.com.pt , www.slideshare.net/dmpa, www.youtube.com/mediapolisxxi, www.youtube.com/fotographarte, www.youtube.com/tiremmedestefilme, www.youtube.com/discover747 , http://www.youtube.com/camarafixa, , http://videos.sapo.pt/lapisazul/playview/2 e em www.mogulus.com/otalcanal Ainda: http://www.mediatico.com.pt/diasdecoimbra/ , http://www.mediatico.com.pt/redor/ , http://www.mediatico.com.pt/fe/ , http://www.mediatico.com.pt/fitas/ , http://www.mediatico.com.pt/redor2/, http://www.mediatico.com.pt/foto/yr2.htm , http://www.mediatico.com.pt/manchete/index.htm , http://www.mediatico.com.pt/foto/index.htm , http://www.mediatico.com.pt/luanda/ , http://www.biblioteca2.fcpages.com/nimas/intro.html

TRANSCRIPT

Page 1: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

Escola de Condução de SOUREe

Granja do Ulmeiro

incluindo veículos adaptadospara deficientes motores

Festas de S. Mateuscomeçam hoje em Soure

Mudámos para melhor

NOVA CASA EM SOUREVisite

PORTE PAGO

Rua Pedro Roxa, 27 a 313000-330 COIMBRA

Tel. 239 85 27 10/11/12Fax 239 85 27 19

Email: [email protected]

Director: Artur Almeida e SousaFUNDADO EM 1917

BI-SEMANÁRIO REPUBLICANO INDEPENDENTE

Sexta feira • 19 de Setembro de 2003 • Ano 86 • N.º 8240 – 0,50 e

Feira do Mel domingoem Miranda do Corvo

Página 3

Páginas 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e última

Fim de Semana reúnegerações no Olivais

Página 3

Hoje

Semana da mobilidadeA Sociedade CoimbraPolis, emparceria com o Instituto Pedro Nunes eintegrada na Semana da Mobilidade,está a promover até segunda feira, noPosto de Informação, uma exposiçãosobre o projecto CyberMove. Esteprojecto tem como principal objectivocriar para as cidades novas formas detransporte sustentáveis e nãopoluidoras do ambiente.

“Indonésia”Na Casa Museu Bissaya Barreto, nosArcos do Jardim, em Coimbra, vai serinaugurada hoje, pelas 18.30 horas, aexposição de fotografias de MiguelValle de Figueiredo, intitulada“Indonésia um olhar português”. Estamostra pode ser visitada até 4 deOutubro.

“Viver a cultura”Prossegue hoje, pelas 21.30 horas, emAntanhol, o programa “Viver com aCultura – périplo pelas freguesias”,com a actuação do Grupo de CordasAllegro. Organizado peloDepartamento da Cultura da Câmarade Coimbra, este ciclo, que vaipercorrer as diversas freguesias doconcelho, continua amanhã, pelas21.30, em Ceira, com a actuação doCoro Misto da Universidade deCoimbra.

Recital na CMCNa Sala Polivalente da Casa Municipalda Cultura (CMC), em Coimbra,realiza-se hoje, pelas 21 horas, umrecital de piano e violino a cargo dosjovens músicos Rui Pinheiro e RodrigoQueirós.

Pintura na LousãNa Sala de Exposições Temporárias daLousã está patente, até 5 de Outubro,uma exposição de pintura de Maria deFátima Silva.

Amanhã

“Mo(nu)mentos musicais”O Projecto “Mo(nu)mentos Musicais”,iniciativa organizada peloDepartamento de Cultura da CâmaraMunicipal, continua amanhã, pelas21.30 horas, na Igreja Paroquial deEiras, com um concerto com aOrquestra de Câmara de Coimbra.Trata-se de mais um concerto, deacesso gratuito, integrado naprogramação de Coimbra 2003, com ointuito de dinamizar e valorizar váriosespaços históricos, quer na cidade, quernas freguesias limítrofes, implementadouma política de descentralizaçãocultural.

Page 2: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

BI-SEMANÁRIO(Sai às quartas e sextas feiras)

Número de Registo 100117

Redacção e Administração:Rua Pedro Roxa, 7-1.º

Tel. 239 85 27 10/11/12 - Fax 239 852 719Jornalistas:

Artur Almeida e Sousa - CP n.º TE-628Zilda Monteiro - CP n.º 7937

Oficinas Gráficas:Rua Pedro Roxa, 27 a 31

Tel. 239 85 27 10/11/12Fax 239 85 27 19

Email: [email protected]

Composição, Montagem eImpressão nas Oficinas

Gráficas de “O Despertar”Tiragem média no mês deJulho 24.000 Exemplares

Denominação Social:ANTÓNIO DE SOUSA (HERDEIROS), LDA.

Contrib. N.º 502 137 258 - Cap. Social: 7.481,97 EurosGerência:

Artur Almeida e Sousa; Lúcia Maria Sousa Correiae José Carlos Antunes

coimbra 2

Ensino Superior

AAC paga propinasem géneros ao ministro

Começa hoje em Coimbra

“Sentidos Grátis”com uma centena de artistasCerca de uma centena deartistas portugueses eestrangeiros, com destaquepara criadores poucoconhecidos, mostramdiversas áreas das artesvisuais e performativas, apartir de hoje, em Coimbra,no encontro “SentidosGrátis”.

Integrado na Coimbra 2003Capital Nacional da Cultura, oevento, na 6.ª edição, é promovidopela Associação Sentidos Grátis edecorre durante um mês, através deexposições, concertos e outrosespectáculos, no Convento de S.Francisco.

Participam artistas de Portugal,Espanha, Holanda e Estónia, em áreascomo a pintura, fotografia, escultura,instalação, performance, poesia,música, multimédia, design, teatro,dança, banda desenhada e graffiti.

Entre os criadores participantes

encontram-se, por Portugal, IsabelLhano (pintura), João Pereira (insta-lação), Benedita Feijó (design), PauloPimenta (fotografia), Eduardo Loío eJoão Sá (escultura), bem como oGrupo Maguga (instalação), ENTRE-tanto Teatro, Colectivo Silêncio daGaveta (poesia) e as bandas InNO-sense, Notrespassing e Lara.

Helena Mingo (instalação),Edumundo Paz (pintura), Xavier Rios(instalação), de Espanha, Jane Saks(vídeo-arte), da Estónia, e Ien Dob-belaar (pintura), da Holanda, são

alguns dos estrangeiros que apresen-tam trabalhos em “Sentidos Grá-tis”. O evento, com entradas gratui-tas, visa promover “uma panóplia deartistas, na maioria emergentes”,refere João Arezes, da produção, einclui um whorkshop, domingo, emtorno da reciclagem do papel, que serámarcado pela pedagogia artístico--ambiental.

Começa com uma feijoada (21horas), seguida de um concerto pelabanda Notrespassing e de dois espec-táculos de teatro e poesia.

A Associação Académica deCoimbra (AAC) anunciouna terça feira ir “pagar aspropinas” ao ministro daCiência e Ensino Superiorna próxima quinta feira,numa acção que se inserenas iniciativas decontestação à políticagovernamental para o sector.

A iniciativa, simbólica, decor-rerá na manhã de quinta feira, dia emque estudantes de Coimbra sedeslocam de autocarro ao Ministérioda Ciência e Ensino Superior, noPalácio das Laranjeiras, em Lisboa,“para pagar as propinas ao ministroPedro Lynce”, disse à Lusa VítorHugo Salgado, presidente da AAC.

“Garanto que não vamos pagarem dinheiro, mas sim em géneros, esó na altura diremos qual será o valor.A forma de pagamento que esco-

lhemos até pode representar váriosvalores”, acrescentou.

Com a deslocação a Lisboa, osestudantes afirmam não pretenderemser recebidos pelo ministro: “Sóqueremos deixar o pagamento dapropina que este governo querimpor”, sublinhou Vítor Hugo Sal-gado.

A AAC lembra que a partir docorrente ano lectivo, “todos osestudantes do Ensino Superiorpoderão pagar até 852 euros depropinas, cerca de 140 por cento amais que actualmente”, conside-rando a fixação e definição depropinas como “dois actos de des-responsabilização do Estado” a quemacusam de “indevida utilização” dosvalores pagos pelos alunos.

“Actualmente, as propinas sãoum dos suportes do funcionamentoda Universidade de Coimbra, semque alguma vez tenham contribuído,como se encontra legislado, para umaumento da qualidade do sistemaeducativo”, critica a associaçãocoimbrã.

VISITE-NOS

Móveis GRILORua Marcos Pires

Montes ClarosTelef. 239 828 842

Académica

Assembleia Geralnovamente adiadaÀ sexta tentativa, em 25de Setembro e 17 de Outubrovão realizar-se duas AssembleiasGerais da Associação Académicade Coimbra/OrganismoAutónomo de Futebol (AAC/OAF),a primeira extraordináriae a segunda ordinária.

A ordem de trabalhos da AssembleiaGeral extraordinária, a realizar às 21:30 de 25de Setembro no Pavilhão Jorge Anjinho, incluias propostas da Direcção sobre a ocupação doestádio e quotas sociais, bem como a alteraçãode alguns artigos dos Estatutos da AAC/OAF,relativos às categorias e aos direitos e deveresdos sócios.

A Assembleia Geral ordinária marca-da para as 21:00 de 17 de Outubro, igual-mente no Pavilhão Jorge Anjinho, vai apreciare votar o Relatório e Contas de 2001 e2002, bem como os pareceres e relatóriosdo Conselho Fiscal e do Revisor Oficial de

Contas (ROC) referentes aos mesmos exercí-cios.

Constarão ainda desta reunião magnade sócios, que se prevê a mais escaldante, aapreciação e votação do Orçamento para 2003/04, assim como a análise da situação financeirado clube, que disputa a SuperLiga de fute-bol.

As contas em questão reportam-se aindaao tempo da Direcção de Campos Coroa, tendoas de 2001 sido chumbadas pelos associadosnuma Assembleia Geral realizada em Setembrode 2002, embora tivessem recebido o aval doROC.

Os atrasos na marcação destasassembleias - que começaram por estar previstaspara 28 de Junho, depois para a última quinzenade Julho e posteriormente para 5, 12, 19 deSetembro - devem-se, segundo o presidente JoãoMoreno, a factores externos à vontade doclube.

Isto porque só a 29 de Julho a CâmaraMunicipal de Coimbra celebrou com aAcadémica o protocolo para a utilização donovo Estádio Cidade de Coimbra e tambémapenas recentemente o ROC e o ConselhoFiscal disponibilizaram os seus pareceres.

Page 3: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

geral 3

Conselho da Cidade querpolítica cultural mais articulada

Comboios

Figueira da Foz - Coimbracom novo serviço em Dezembro

Uma política culturalmais articulada ecoordenada é uma dasreivindicaçõesmanifestadasanteontem pelo Grupode Cultura daassociação cívicaConselho da Cidade deCoimbra.

Nesse sentido, esta estru-tura pretende fazer um “ba-lanço da Capital Nacional daCultura e perspectivar uma es-tratégia de valorização dapolítica cultural da cidade”, demodo que 2003 não sejaapenas “um exemplo semcontinuidade”, explicou JoãoPaulo Dias, da organização.

Em conferência de im-prensa, o Grupo da Culturado Conselho da Cidade deCoimbra anunciou a reali-zação de uma conferência nodia 24 de Janeiro de 2004 debalanço das actividades daCoimbra 2003 - Capital Na-cional da Cultura.

O objectivo é “promoverum debate alargado sobrepolíticas e actividades cultu-rais, procurando naturalmentesituar a cidade de Coimbra no

contexto nacional e interna-cional em que se insere”, referea associação em comunicado.

Para o debate, está pre-vista a participação de PedroRoseta, Carlos Encarnação,Seabra Santos, Manuel MariaCarrilho, Abílio HernandezCardoso, Augusto Seabra ouCarlos Fortuna.

Antes deste debate, nosdias 17 e 18 de Outubro, par-ticipam em workshops sobrecultura, política de artes eestratégias de valorizaçãoturística nomes como JoséAmaral Lopes (secretário deEstado da Cultura), CarlosPinto Coelho (jornalista) ouJoão Mário Grilo (realizador).

Neste encontro, a organi-zação conta com agentesculturais de Santiago de Com-postela, uma cidade universi-tária que conseguiu transfor-

mar-se num “exemplo dedinamismo cultural” em Espa-nha, explicou João Paulo Dias.

O Conselho da Cidade deCoimbra nasceu após o Con-gresso da Cidade, onde foifundado um grande fórumassociativo que tem comoobjectivo o incremento daparticipação cívica na urbe.

Segundo João PauloDias, é necessário que seja feitana cidade “uma discussãosobre o que são as políticasculturais”, incluindo a “trans-versalidade das linguagensartísticas” que devem conteruma “maior cooperação entreas instituições”.

Na sua opinião, devehaver “maior correlação entreas várias instituições culturaisnas suas actividades”, com“um pouco mais colaboraçãoem projectos comuns”.

A CP vai introduzir naLinha da Figueira daFoz, a partir deDezembro, o serviçoRegional Expressoentre a Figueira da Foze Coimbra, informou oporta-voz da empresa,Carlos Madeira.

O novo serviço, “maisrápido, com comboios com

verso.O serviço Regional Ex-

presso vai ter tarifas diferentesdas praticadas nos comboiosregionais e nos suburbanos,embora ainda não sejam conhe-cidos os preços a praticar.

A Linha da Figueira vaiser a primeira a dispor do ser-viço Regional Expresso, peloque a introdução destes novoscomboios assumirá um carácterexperimental, antes de seremintroduzidos em outras linhas

do país.Segundo uma nota da CP,

as composições deste novoserviço, com capacidade para268 lugares sentados, estãodotadas de equipamentos devídeo-vigilância, ar condi-cionado, painéis de informaçãoe casas de banho preparadaspara utilização por deficientesfísicos.

A Linha da Figueira daFoz regista uma média diária de4.500 passageiros.

Cerca de 30 apicultores inscritos na feira

Miranda do Corvopromove mel no domingoVai realizar-se, nopróximo domingo, naPraça José Falcão, emMiranda do Corvo,mais uma edição daFeira do Mel, umcertame que vai contarcom a presença decerca de 30 apicultores,a maioria com melcertificado.

A aposta na certificaçãodeste produto endógeno é, defacto, uma das grandes apostasda autarquia de Miranda doCorvo, que organiza o evento,e que tem procurado sensi-bilizar os apicultores do con-

celho para a importância dacertificação, já que esta ga-rantia de qualidade acaba porenriquecer o produto e valo-rizar a sua imagem.

Oriundo da Serra daLousã, o mel assume um papeldeterminante na economialocal. Para Fátima Ramos,presidente da Câmara deMiranda do Corvo, é extre-mamente importante que esteproduto seja valorizado, o queterá que passar obrigato-riamente pela certificação.Apesar de poder acarretarcustos para o apicultor, ocertificado de qualidade dámais garantias e confiança aoconsumidor.

De acordo com uma notada autarquia, estão inscritosnesta feira 21 apicultores com

mel certificado e oito com melnão certificado. As expecta-tivas são grandes, uma vez queno ano passado foram vendi-dos cerca de 500 quilos demel.

Para além do mel, osvisitantes vão poder adquirirna feira outros produtos comoaguardente de mel, licor de mel,vinagre de mel, cera, favos commel, molduras de cera e aindaa mais diversa doçaria feitacom mel (bolos e broas demel).

A Feira do Mel abre às 11horas, seguindo-se, às 11.30, aactuação da Filarmónica Mi-randense. À tarde, às 15 horas,actua a FanFarra Académica deCoimbra e, às 16.30, a Filar-mónica Mirandense. A Feiraencerra às 20 horas.

AGÊNCIA FUNERÁRIA

ADELINO MARTINS, LDA.O ORGULHO DE BEM SERVIR DESDE 1940

FUNERAIS � FLORES � TRASLADAÇÕES

SERVIÇO PERMANENTE

Telefs. 239 824 825 - 239 820 406R. Corpo de Deus, 118-120 3000 COIMBRA

mais qualidade”,vai ter três compo-sições diárias emcada sentido. Du-rante a manhã serãodois os comboiosno sentido Figueirada Foz - Coimbra eum no sentido con-trário, enquanto àtarde serão dois nosentido Coimbra -Figueira da Foz eum no sentido in-

Encontro de Geraçõesno Pavilhão do OlivaisVai realizar-se, este fimde semana, no Pavilhãodo Olivais, a 5.ª ediçãodo Encontro deGerações, que vai reuniratletas ligados ao clubedas mais diversas idades.Durante este encontrovão ser tambémapresentadas aos sóciosas equipas do OlivaisFC que vão disputar apróxima época.

O Encontro de Geraçõescomeça amanhã, às 9.30 ho-ras, com o minibasquete, pros-segue, às 11, com os iniciadosmasculinos e, às 12.30, dis-puta-se o jogo de vetera-nos.

O churrascão, que deverájuntar toda a “família do Oli-vais”, está marcado para as 13horas. Da parte da tarde, às15 horas, disputa-se o jogoentre o Olivais-Marinhense(seniores masculinos) e, às17.30, joga-se o Olivais-San-tarém Basket (seniores femi-ninos), naqueles que serão os

jogos de apresentação dasequipas seniores do clube.

No domingo, a manhãvai ser dedicada aos cadetesfemininos e masculinos e atarde aos iniciados femininose juniores masculinos efemininos. No intervalo dosjogos seniores vão decorreros concursos de lançamentostriplos e do meio campo.

Também no domingovai ser lançada a “Rádio Oli-vais Coimbra”, uma ediçãoque vai estreitar ainda mais arelação do clube com os seusassociados.

Page 4: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

soure 4

João Gouveia em entrevista a “Despertar”

Festas de S. Mateus são investimento concelhioAs Festas de S. Mateus/2003,do ponto de vista da Comissãopresidida pelo vice-PresidenteSantos Mota há,essencialmente, cincoconsiderações a fazer. Emprimeiro lugar trata-se de umaaposta na continuidade, comum programa saudavelmenteambicioso que apresentaráespectáculos gratuitos ediversificados e assentes numnúmero cada vez maior demúltiplas parcerias doconcelho, designadamente nosdomínios da cultura, desporto eacção social, sendo certo que seprocurará um apuro cada vezmaior no plano organizativo.João Gouveia reafirmou ementrevista a “O Despertar” queo custo de 100 mil euros dasFestas de S. Mateus constituemum investimento do concelho.

E quando se afirma que se trata deuma aposta na continuidade, pretende--se assumir que por muito bem quetenham corrido as edições anterioresisso nunca poderá constituir motivo paraque “nos inebriemos, mas antesconstitui motivo para uma respon-sabilidade acrescida para que semelhorem todos os aspectos.”

No contexto destas Festas de S.Mateus, há algo que poderemos chamarde inovação, já que a feira irá procurarum equilíbrio para melhor entre amanutenção do pitoresco característicovisível pelas barracas espalhadas pelosarruamentos de Soure, mas tambémmaior rigor na ocupação dos espaços.

Este ano não há FATACIS

“Pode parecer que será conciliar oinconciliável, mas nós acreditamos quetal possa vir a ser possível e essa simserá uma inovação de natureza geral.”

Uma outra consideração tem a vercom o facto de o orçamento não excederos 100 mil euros e que, também como éhábito “iremos apresentar uma can-didatura ao III Quadro Comunitário deApoio, ao abrigo do Programa Leader

+, dirigido à promoção e valorizaçãodo mundo rural, onde Soure tambémestá naturalmente integrado.”

Há ainda uma outra consideraçãoque se prende com o facto de este anonão haver FATACIS, pela razão detodos conhecida que tem a ver com oassumido compromisso de no espaçohabitualmente certo deste certamedecorrer já investimento estimado de1.100 mil euros.

Após a conclusão deste investi-mento de profunda requalificaçãourbana dos Bacelos então sim, entreoutros objectivos subjacentes aoinvestimento estarão outros que têm aver com a nova estrutura mais ampla econcebida com a dignidade que ofuturo merece para esta realização doconcelho.

João Gouveia salientou nestaentrevista a “O Despertar” que osobjectivos das Festas S. Mateuscontinuarão a ser os de sempre, ou seja,“conseguirmos um reencontro festivode todos os sourenses e, por outro lado,a divulgação do concelho através dosmuitos milhares de visitantes”.

Tratando-se duma “oferta” con-tinuada e assumida pela autarquia juntode toda a população, o presidente daedilidade recorda que quando essadecisão foi tomada há alguns anos,“tinha por trás uma justificação que nãodeixava margem para dúvidas.”

Uma coisa são as centenas de

festas que se realizam nos diferenteslugares que normalmente se associama uma qualquer festividade religiosa emmomentos festivos que todos aplau-dimos e acarinhamos, com a possi-bilidade de uma qualquer associaçãocultural ou desportiva, ou comissãoparoquial da freguesia ou do lugar,aproveitar esse período para justamenteconseguir algumas poupanças que osajudem até a levar por diante inves-

timentos nos quais se têm empenhado.

Festas de S. Mateussão investimento

Acontece que em Soure, antes destaopção, as festas de S. Mateus eramorganizadas rotativamente pelasdiferentes colectividades do concelho.Esperava-se assim que se as coisascorressem bem, e o tempo ajudasse, acolectividade prendada conseguisseverbas para as suas obras. Mas, refereJoão Gouveia, as coisas mudaram,“porque definimos culturas municipaisde cultura, acção social e desporto e asinstituições passaram a saber ante-cipadamente com o que contava e oque poderiam e deveriam fazer, semestarem à mercê de uma qualquerrotatividade de festas ou de um S.Mateus mais ou menos chuvoso, commais ou menos gente.”

Por outro lado, a Câmara de Soureentende que as Festas de S. Mateus e aFATACIS (que inicialmente nãoexistia), deveriam ser em primeiro quetudo um investimento do concelho, noreencontro dos munícipes e sourensesespalhados um pouco por todo omundo. Esta perspectiva de “enca-rarmos as Festas como investimentolevou-nos na altura a compreender osespectáculos diversificados e gratuitosnão como um qualquer bónus ou ofertaà população, mas sim como inves-timento claro.”

Tratando-se de uma mais valiapara o concelho, João Gouveia reafirma

que se trata de um investimento a manterdesde que “tenhamos o bom senso deconter os gastos feitos nestas iniciati-vas dentro dos limites razoáveis comaquilo que é a afectação dos dinheirospúblicos noutras áreas tão ou maisimportantes no domínio do bem estardas po-pulações.”

Valorizar a prata da casa

No programa geral das festas volta asentir-se uma forte presença decolectividades recreativas e culturais doconcelho, justamente porque segundonos afirmou João Gouveia, “reco-nhecemos a importância dos espectá-culos com cabeça de cartaz nacionais”.No entanto, anualmente, “não abdi-camos de valorizar as colectividadesque mostrem a nossa riqueza cultural esocial, até pela razão de que temos umadinâmica cultural e desportiva invulgar,com mais de cem associações recrea-tivas e culturais espalhadas por du-zentos lugares do concelho de Soure.Seria um crime e, porventura umdesperdício, num concelho onde há 26escolas de música, quinze gruposfolclóricos, cinco de teatro, cincofilarmónicas, dezenas de clubesdesportivos e uma dezena de IPSS(Instituições Particulares de Solida-riedade Social) que não aproveitásse-mos esta dinâmica para que com basenela mostrarmos o que temos e que fazparte da nossa vivência histórica ecolectiva no concelho de Soure.”

Uma pista de remoque une dois concelhos

Em recentes declarações a “Despertar”,o presidente da autarquia de Montemor-o -Velho, Luís Leal, destacou o bomentendimento e a empenhada cola-boração intermunicipal que tem sidomantida com Soure, no que respeita aoaproveitamento das potencialidadesque a magnífica pista de remo oferecepara esta pratica de desportos náuticos.

A este propósito, João Gouveiaafirmou que “as cumplicidades da vidadevem ser positivas, assentes naabordagem de realidades comuns quepodem e devem merecer terapiasavaliadas de forma comum” e com basenisso se utilizem antídotos que uns tême outros não, mas sempre numaperspectiva de solidariedade activa.“Isso vale com muita estima e afectopara o meu colega e amigo Luís Leal deMontemor-o-Velho sem prejuízo de tervalido no passado para o respeitávelcolega, José Manuel Antunes.”

Há um excelente entendimentoentre os dois concelhos hoje como nopassado ainda que possa reconhecer que“há hoje uma proximidade pessoalporventura geradora de maior eficáciano relacionamento com Luís Leal.”

Mas este bom entendimento,acrescentou João Gouveia, acontececom Pombal, Ansião, Condeixa eFigueira da Foz, ou seja, com todos osconcelhos que têm limites geográficoscom Soure. E o mesmo se pode afirmarrelativamente à administração central,já que o êxito ou segredo de uma qual-quer gestão não deve esgotar-se emquestões exclusivamente emblemá-ticas mas na capacidade de estabe-lecimento de parcerias entre as co-munidades, administração local ecentral, porque resolver um problemanum dos patamares exige esforço, masse o mesmo for conjugado e distribuído,há o poder da partilha de quenormalmente resultam melhoressoluções.

Como autarcas “desenvolvemosessa política no sentido de aproveitartudo aquilo que seja um encontrar desinergias tendentes à solução dosproblemas. É nesta linha de acção quese entendeu a visita do secretário deEstado do Desporto.”

Junta de Freguesiade Soure

Visite a bonita Vila de Souredurante as Festas de S. Mateus

Ø

Junta de Freguesiade GESTEIRA

Visite Gesteira duranteas Festas de S. Mateus

Para João Gouveia os objectivos das Festas de S. Mateus continuarão a seros de sempre, ou seja, “conseguirmos um reencontro festivo de todos ossourenses e, por outro lado, a divulgação do concelho através dos muitosmilhares de visitantes”

João Gouveia, presidente da autarquia e Santos Mota, vice-presidente,defendem que é importante valorizar a “prata da casa”

Page 5: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

As primeiras remadasforam em seco...

Há uns anos, em diferentes reuniões detrabalho com dirigentes de IPSS, foisugerido à Câmara pela AssociaçãoFernão Mendes Pinto que “seriainteressante sensibilizar, e materializara prática do remo adaptado paradeficientes. Ora, a Câmara de Souredesde logo “tomou a primeira medidade investimento ao adquirir ergóme-

tros que disponibilizámos a institui-ções do concelho, particularmente aAPPACDM, e mesmo sem pista osatletas começaram a treinar.”

Durante largos anos “tivemosprovas de remo adaptado até mesmoaqui à frente dos paços do Concelho. Efoi a partir daqui – só depois veio apista – que houve um outro problema .Tínhamos um barco, muito pesado,desportivamente ultrapassado e quenaturalmente desmoralizava qualqueratleta ou treinador por mais esforçadosque fossem.”

E foi assim que quando aAPPACDM de Soure participou noscampeonatos mundiais de Sevilha,“oferecemos um barco moderno queveio dar um novo alento e umaespectacular vontade de vencerdesportivamente, de que Soure estánaturalmente orgulhoso.” Realmente,“não é todos os dias nem todos os anos,que se consegue uma medalha debronze num campeonato mundialdisputado em Milão e, para além disso,é preciso frisar que esta selecçãonacional é constituída exclusivamentepor atletas da APPACDM de Soure.”

Obra rodoviária estruturanteinaugurada

A Câmara de Soure tem tentado quetodos os investimentos públicos sejaminiciados e acabados no mesmo ano,procurando não afastar-nos do equi-líbrio de atenção que deverá prestar aosduzentos lugares, e por outro lado,aquilo que são as diferentes áreas que aadministração central determina sejamtratadas pelo poder local, seja naeducação, cultura, desporto, assistênciasocial, rede viária, actividadeeconómica, etc, para os quais tambémdeverá existir equilíbrio na afectaçãopara as diferentes áreas.

Nesta altura, para além de“estarmos a inaugurar pequenosinvestimentos locais mas que sãoimportantíssimos para as populaçõeslocais e que foram co-financiados pelaCâmara por Administração directa”,neste mês de Setembro, por nenhumarazão particular, no domínio da redeviária fo inaugurado um empreendi-mento que representou um investimen-to de cerca de 750.000 euros em maisuma ligação ao vizinho concelho daFigueira da Foz, a ligação que vai deCerro Ventoso às antigas Termas daAmieira, com a vantagem adicional queessa ligação ficará a quatro cincoquilómetros do nó de acesso à Auto-

Ø

João Gouveiano ParlamentoEuropeuComo é sabido, o nome de JoãoGouveia foi já adiantado parasubstituir no Parlamento Europeu,Arlindo Cunha que deverá assumira presidência da Comissão deCoordenação da Região Norte.

Apesar de referir que só gostade falar sobre factos consumados,o autarca explicou-nos que emtermos de lista tudo aponta paraque isso aconteça. Se assim for, nostermos da lei pedirei a suspensãodo meu mandato de Presidente daCâmara por um período que nãodeverá exceder os 180 dias e queneste período, mesmo assim,acompanhará com a atençãodevida a gestão do município deSoure, estando toda a equipapreparada para que tudo decorracom normalidade.

“Quando se assumem funçõespor um período limitado teremosde perceber de que forma é queresponsavelmente poderemos serúteis.”

Estrada que no âmbito da A 17 estarápronta até final do Quadro Comunitáriode Apoio.

Trata-se de um troço de oitoquilómetros mas que tem a importânciade ser estruturante porque liga doisconcelhos sendo que um deles ficatambém ligado a uma via de acesso avia rápida. Acresce referir que logo apóso acto inaugural, foi um grupo de cercade uma centena de motards que seassociaram à festa como uma guarda dehonra ao longo de todo o percursoreabilitado.

Captação de águascom inaugurações à vista

Mas no contexto das obras a inaugurar,João Gouveia, salientou que dentro dedias se vai fazer a inauguração deinvestimentos integrados no domíniodo ambiente e mais concretamente noabastecimento público de água. Nosdois últimos anos “apresentámos umacandidatura ao III Quadro Comunitáriode Apoio para reabilitação profunda noabastecimento de água à freguesia deSoure. Este conjunto integrado deinvestimentos demorou cerca de doisanos e vai servir 45 por cento dapopulação do concelho, integrandoassim as duas novas captações da PoucaPena e Relvas. O reservatório daFigueirinha passou de 50 metroscúbicos para uma capacidade de 550 ena Casa Velha que tinha um reservatórioe 50 metros cúbicos ficou com outro deigual capacidade. Novas adutoras commaiores diâmetros e maior velocidadeno encaminhamento da água, bemcomo o controlo total das perdas e umcombate eficaz às infiltrações sãoalgumas das inovações mas há ainda adestacar um conjunto de interfeixes quefaz com que seja possível trabalhar emsimultâneo com água oriunda dacaptação do Ourão, Casa velha, PoucaPena ou Relvas. Ou seja, há todo umuniverso que passa a ter água vinda de

quatro captações distintas mas quepoderão ser invertidas com base nacapacidade de cada uma das captaçõese depósitos. Esta gestão é feita comcontrolo digital e no caso da captaçãoda Figueirinha existe ainda umsofisticado controlo de descalcificaçãoque está em fase experimental. Trata-sede um investimento que finalmente sevê concretizado e se projecta para váriasdécadas no futuro de Soure que já hojetem uma cobertura total do concelhode abastecimento de água.

Ø

soure 5

A Câmara de Soure tem tentado que todos os investimentos públicossejam iniciados e acabados no mesmo ano

Page 6: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

soure 6

pernas a tremer num nervosismointenso mas com a alegria que nãocabia cá dentro.”

Agora, é justo realçar aqui quese a Câmara Municipal “não nostivesse comprado no ano transactoum barco onde treinámos nestesúltimos meses, nada disto seriapossível.

Agora com o nosso novo barcoas coisas são completamentediferentes.

Se tudo correr favoravelmenteaos projectos em carteira, JoaquimRedondo acredita em futuros êxitosdo remo adaptado em Soure. Istoporque, confessou-nos, dois diasdepois de regresso de Milão“tivemos uma reunião com SantosMota para fazermos o balanço doque correu bem e menos bem.”

Em Outubro recomeça a épo-ca utilizando a pista de Montemor--o-Velho e Coimbra, e se “tra-balharmos como deve ser - porqueem alta competição não se podebrincar - e porque ficámos a vintecentésimos do segundo lugar(conquistado pela Holanda),voltaremos lá e acredito nos meusatletas que com a média de idadesde vinte anos constitui a mais jovemnesta modalidade.”

Há que criar-lhe condiçõespara que mais uma vez “venhamosa ser campeões nacionais para quedisputemos os mundiais que esteano decorrem em Bagnoles (Bar-celona).

“E só não digo que poderemosvir a ser campeões do mundo por-que os nossos atletas trabalham,saiem dos seus empregos às 17H00,vamos treinar e chegamos a casa porvolta das 23H00, enquanto que, porexemplo, os australianos que são osactuais campeões do mundo, nãofazem mais nada que não sejaremar.”

Santos Mota, Presidente da APPACDM de Soure

Esta Instituição é imprescindível no concelhoJustamente no final dumasessão pública em que osatletas medalhados foramhomenageados com apresença do secretário deEstado do Desporto,governador civil, presidentesdas câmaras de Soure eMontemor e ainda dodirector Distrital daSegurança Social, falámoscom dois dos principaisresponsáveis pelo êxito dumamodalidade desportiva bemcomo da imprescindívelimportância que aAPPACDM desempenha noconcelho de Soure.

Falámos, pois, com Santos Mo-ta, presidente da Direcção daAPPACDM e com o treinador deremo adaptado, Joaquim Redondo.Para Santos Mota, esta Instituição éfundamental na vida do concelho.Essa importância tornou-se aindamais evidente a partir do momentoem que se tornou autónoma deCondeixa, já que até aí funcionavacomo sua dependência.

Foi só a partir daí - recordaSantos Mota - que “tive a noção dadimensão humana desta Instituiçãoque tem uma população carente eque precisa de afecto. E não é precisomuito mais para que dê lições aosditos normais, sobre a sua postura,como pode e deve estar em vivênciasocial. Isso eu tenho aprendidomuito com toda esta gente que fazparte duma grande família.”

Não foi fácil obter essa auto-nomia?

“Pois não. Deveremos destacaraqui o absoluto empenho detécnicos e funcionários que nadareivindicaram por muitas horas detrabalho extra uma causa que elespróprios consideraram como sua.Acredite que quem está nestaInstituição, é gente muito motivada,compreensiva e tolerante em prolduma obra que vamos levantandolentamente mas com passos segurosde futuro.”

As lições dos jovens

Quando se compreende esta acção,ficam as coisas mais facilitadas nãoapenas nas tarefas do quotidianomas também no quadro dumapolítica de reinserção social que sepretende efectiva e, como já aquifoi dito anteriormente, inclusiva enão exclusiva.

O presidente da APPACDMnão tem reservas ao afirmar que sãoestes os jovens que nos dão muitaslições.

Os cerca de 120 jovens de todas

as valências que aqui vivem e seempenham nas tarefas que comuni-tariamente lhes são confiadas,aprendem a gostar duma casa quenaturalmente é sua mas que, paraalém disso se sentem motivados paracontribuírem para trabalhos denatureza autárquica, como é porexemplo a jardinagem dos espaçosexistentes não só na vila de Sourecomo em todo o concelho.

Depois de nos referir que“Soure já não se imagina sem a suaAPPACDM”, Santos Mota acentuouque “esse fenómeno se nota cadavez mais justamente porque existemmuitos deficientes no concelho eainda há ainda alguns complexospor parte da população que lidacom eles numa forma menos cor-recta”. Ou seja, gradualmente,vamos conseguindo um cada vezmaior número de utentes e semprecom uma preocupação permanentede nos “esmerarmos no serviço queprestamos.”

“Admitimos ou compreen-demos eventuais erros, mas há umque é indesculpável: a falta e ca-rinho para cada utente.”

Sem ignorar que existem difi-culdades até porque a autonomia érecente, a APPACDM luta com pro-blemas de ordem financeira emesmo de espaço que, entretanto setornou exíguo, pelo que em cola-boração com Segurança Social,Câmara Municipal e a própriaDirecção, “iremos tentar suplantareste problema da exiguidade deinstalações.”

“São os jovens que mais nospreocupam”, refere Santos Mota

No quotidiano da APPACDMa formação profissional é sectorfundamental, pelo que Santos Motanos revelou a existência de váriasvalências, o CAO – Centro de ÁreasOcupacionais, para utentes comníveis de deficiência mais acentua-das em que se empenham emserviços prestados em artigos e benspara fábricas e outras instituições, e“temos ainda a formação profis-sional já que existe uma empresa deinserção na área da jardinagem.”Mas há ainda vários utentes emempresas justamente para que maistarde se insiram no tecido social esociedade civil.

“A integração é, por isso, anossa principal meta de actuação,acrescentou o presidente da Direc-ção.

Um treinador de sucesso

O treinador Joaquim Redondo, ma-nifestou-nos mais uma vez a suagrande satisfação pelo momentosolene a que acabava de assistir epartilhar, enquanto peça fundamen-tal dum projecto que se viu alémfron-teiras, bem como de toda aalegria enquanto principal retri-buição do esforço e empenho quedurante o ano vão desenvolvendo.

“Estou muito contente, espe-

cialmente pelo valor dos meusatletas. É que, embora tudo istotenha sido fruto duma equipa muitovasta que foi desde a CâmaraMunicipal, Direcção a APPACDM,e tantos outros, mas eles, os atletassão as vedetas.”

Como monitor desportivo emnatação e atletismo, tem sido noremo que Joaquim Redondo temchegado mais longe não apenas emtítulos conquistados mas também namodalidade rainha que mais adeptostem conquistado.

Antigo praticante de remo naAssociação Naval 1.º de Maio, ten-do sido campeão nacional durantedez anos nas categorias de juniores

e seniores, o treinador Redondosente -se como peixe na águaem remadas de sucesso que osjovens admiram e interiorizamcomo ideal de vitó-ria.

Mas a simplicidade da palavrade Joaquim Redondo, resume-se nagrandeza dum momento que marcauma vida: “Este foi um dia ines-quecível para mim, e só foi maismarcante ma minha carreira quandoa bandeira nacional subiu no pódio.Não tenho palavras capazes dedescrever esta sensação.”

“Deixe-me dizer-lhe que nãotive coragem para ir, já que foi a Dra.Carla e o Santos Mota, tendo euficado na margem oposta com as

Associação Cultural Recreativa e Social de SamuelInstituição Particular de Solidariedade Social

Rua Duques de Aveiro - Coles de Samuel - 3130-119 SamuelTelef. 239 580 000 - Fax 239 580 009

E-mail: [email protected]

ACÇÃO SOCIALINFÂNCIA

• Creche• Jardim de Infância• Actividades de Tempos Livres (ATL)• Bolsa de Famílias de Acolhimento

3.ª IDADE• Centro de Dia• Serviço de Apoio Domiciliário• Centro de Convívio

POPULAÇÃO EM GERAL• Apoio Domiciliário Integrado (ADI)• Rendimento Social de Inserção (RSI)• Projecto de Desenvolvimento Integrado de Acção Social (PDIAS)• Espaço Milennium

DESENVOLVIMENTO LOCALFORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGO

• Empresa de Inserção• Unidade de Inserção na Vida Activa (UNIVA)• Acção de Formação/Informação para Mulheres Agricultoras e Rurais• Programa Operacional Emprego Formação e Desenvolvimento Social

- Projecto “Certificar para Competir”• Curso de Cozinha• Curso de Serviço de Mesa• Curso de Apoio Familiar e à Comunidade

DESPORTO E CULTURA• Apoio ao Samuel Futebol Clube

- Equipa Sénior de Futebol 11 - INATEL- Equipa Juvenil de Futebol 5 - Associação Distrital de Futebol- Equipa Júnior de Futebol 5 - Associação Distrital de Futebol- Formação de Camadas Jovens

• Apoio ao Clube Motard “Diabos de Samuel”• Grupo Etnográfico de Samuel• Escola de Música

- Grupo de Música Tradicional- Grupo de Música Coral Litúrgica

Santos Mota, presidente da direcção da APPACM, e Joaquim Redondo,treinador de remo adaptado, defendem que são os jovens destainstituição que nos dão grandes lições

Page 7: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

“Crê no Senhor Jesus Cristo eserás salvo, tu e a tua casa”.

Actos 16:31

JESUS CRISTO É O SALVADOR

“Quem crer e for baptizado serásalvo; Quem não crer serácondenado”.

S. Marcos 16:16

Roga-Lhe - F. R. Santos

soure 7

Centro de Assistência Paroquial de Granja do Ulmeiro

Novas infraestruturas e valências prometidas para brevementeConseguir responderpositivamente a todas asnecessidades da populaçãoda Granja do Ulmeiro, deSoure e até dos concelhosvizinhos é um dos grandesobjectivos do Centro deAssistência Paroquial daGranja do Ulmeiro.Inaugurado em 1959, estaInstituição Particular deSolidariedade Social temvindo a crescer ano após anoe, actualmente, numasinstalações novas e muitomodernas, coloca àdisposição todo um conjuntode serviços que proporcionaà população uma maiorqualidade de vida.

Zilda Monteiro

Inaugurado a 8 de Dezembro de1959, o Centro de Assistência Paro-quial da Granja do Ulmeiro, no con-celho de Soure, começou por darresposta às pessoas mais carenciadas.A instituição começou a funcionar norés-do-chão do “Palácio”, mudando-

de utentes das mais diversas valências,as instalações do Centro começaram arevelar-se insuficientes para darresposta a todos aqueles que procu-ravam a instituição, tornando-seurgente a construção de um edifíciode raiz, que permitisse a melhoria dosactuais serviços e a possível aberturade novas valências.

utentes de todo o concelho de Souree também dá respostas a algu-mas localidades de Montemor-o--Velho.

Apoio nocturnoé a próxima aposta

Ao longo dos anos, o Centro deAssistência Paroquial da Granja doUlmeiro tem vindo a satisfazer todasas necessidades que foram surgindo.Actualmente, com umas instalações deuma qualidade invejável, em que tudofoi pensado ao mínimo pormenor,desde os equipamentos à decoração,esta instituição pode orgulhar-se de terem funcionamento todos os serviçosfundamentais para a qualidade de vidada população e prepara-se para avançarcom um novo serviço que, segundoJosé Augusto de Almeida, vice--presidente da instituição, “vemcolmatar uma lacuna muito sentida noconcelho”. Assim, a partir de Novem-bro, o Centro vai colocar no terreno

uma equipa a prestar Apoio Nocturnoa todas as pessoas que não têm famíliaou que já não têm autonomia suficientepara passar uma noite sem algumacompanhamento.

Os projectos do Centro passamtambém pelo alargamento dasinstalações actuais, de forma a quepossam ser criadas novas infraestruturaspara as crianças e possam ser criadasnovas perspectivas futuras. A direcçãodo Centro adquiriu, nesse sentido, umterreno junto das actuais instalações,onde vai ser construído, inicialmente,um parque infantil.

“A nossa capacidade, nestemomento, está a ficar limitada e esta-mos a tentar abrir novos horizontes. Oespaço vai ser rentabilizado o maispossível o que nos vai permitir ter outraperspectiva no futuro”, explica JoséMaria Ferraz, secretário da direcção.

Para a direcção do Centro, cons-tituída também pelo Padre ManuelLucas Bernardes, Maria HelenaFerreira e José Manuel Roque, apreocupação da instituição é “estarpreparada para responder positiva-mente ao crescimento da nossa terra”,quer em instalações, quer em servi-ços.

Para além dos serviços da creche,pré-escolar, ATL, apoio domiciliário,lar, cozinha e lavandaria, o Centroconta com o trabalho e dedicação de33 funcionários (é a primeira entidadeempregadora da freguesia) e dispõe dosserviços de uma técnica de serviçosocial, que faz a ligação entre adirecção e todas as restantes funcio-nárias; de uma animadora que “dá vidaaos nossos idosos”; de um jurista; deum médico e de um enfermeiro, queestão disponíveis todos os dias. Dispõetambém de um parque automóvel comviaturas para todo o tipo de serviços ede 22 quartos.

A intenção da direcção do Centroé reunir aqui todas as condições paraque o utente não tenha que sair dasinstalações. Pretende também assegu-rar a visita de um cardiologista aoCentro, pelo menos uma vez de 15 em15 dias, de forma a que a aposta na

prevenção possa trazer ‘frutos’ a médioe longo prazo.

Aposta na formaçãodos profissionais

Permitir aos funcionários do Centro ummaior enriquecimento pessoal é outradas preocupações da direcção que,nesse sentido, tem apostado fortementena formação.

“Estamos a envidar esforços paraproceder a estágios profissionais depessoas qualificadas. O nosso funcio-namento exige uma maior capacidadepara que tudo funcione em pleno evamos pugnar para que os nossosserviços sejam cada vez melhores”,explica José Augusto Almeida subli-nhando, no entanto, que a equipa detrabalho “é excelente e não se poupa aesforços para fazer do Centro umespaço melhor”.

Com um dinamismo ímpar, quenão descura nenhum sector, a direcçãoencara a formação como uma forma de“formar os nossos profissionais que nãotinham ainda formação adequada etambém de ajudar a formar pessoas dafreguesia, que viviam numa situaçãoprecária, e que, para além de teremrecebido um vencimento durante aformação, no final acabaram porarranjar trabalho”.

Câmara semprepresente

Com um papel determinante no meioem que está inserido, o Centro deAssistência Paroquial da Granja doUlmeiro tem contado sempre com oapoio de diversas entidades. José Au-gusto Almeida destaca, por exemplo,a colaboração da Câmara Municipalde Soure que, como refere, “tem estadosempre presente e tem apoiadobastante a instituição”, nomeadamenteno âmbito do apoio à família.

Para além dos acordos existentescom o Centro Distrital e Regional deSolidariedade Social e com a Câmara,esta instituição tem acordos com oInstituto Pedro Hispano nas activida-des extra curriculares (música, inglês,patinagem e futsall) e tem parceriascom outras IPSS’s do concelho e como Centro de Saúde da Granja doUlmeiro. O Centro integra a Rede deAcção Social do Concelho, a Co-missão Local de Acompanhamento, oProjecto de Desenvolvimento deInstituições de Acção Social e aComissão Local de Acção Social.

O Centro está aberto todos os diasúteis de segunda a sexta feira, entre as7.30 e as 18.30 horas. As entradas dascrianças do Jardim de Infância deverãoefectuar-se às 10 horas. As entradas dascrianças da creche devem ser feitasdentro do horário da instituição de umaforma flexível, ajustando-se ao horáriode trabalho dos pais, tendo em contaque nestas idades as crianças devempermanecer o máximo de tempopossível com a família.

O Centro oferece às crianças doJardim de Infância a componenteeducativa e social.

-se posteriormente para a Rua daPadaria, um local onde os maisnecessitados podiam comer uma sopaquente e que mais tarde começou aacolher também todo o tipo decrianças.

O Centro procurou sempre darresposta às necessidades da populaçãoe, em 1977, acabou por ser transferidopara a Residência Paroquial, onde jáfoi possível colocar em funciona-mento as valências da creche e ATL –Actividades dos Tempos Livres.Bastante mais tarde, em 1990, adirecção do Centro sentiu a necessi-dade de dar resposta também àpopulação mais idosa da freguesia edo concelho e criou então o serviço deApoio Domiciliário, uma valência queactualmente serve cerca de 35 utentes.Em 1997, com a introdução do pré--escolar e com o aumento do número

O novo edifício foi inauguradoem 2001 e, na mesma altura, apopulação passou a poder usufruirtambém do Lar e Centro de Dia - o larcom uma lotação máxima de 15utentes e o Centro de Dia de 25.

Com uma qualidade ímpar, asnovas instalações oferecem agora àpopulação todo o tipo de serviços,procurando assumir-se não como umespaço onde as famílias deixam as suascrianças e os seus idosos mas, acimade tudo, como um lugar onde a “vidaganha mais vida”, onde as criançaspossam crescer de forma saudável efeliz e onde os idosos possam con-tinuar a sentir o ambiente familiar aque estão habituados, nunca perdendoa força de viver, estreitando relações,fazendo novas amizades e, sobretudo,sentindo-se úteis.

O Centro acolhe actualmente

Muito orgulhosos das suas habilidades, os idosos que frequentam oCentro dedicam muito do seu tempo aos trabalhos manuais

Os directores do Centro querem que a instituição esteja preparadapara “responder positivamente” ao crescimento da freguesia e doconcelho

O crescimento saudável e harmonioso das crianças que frequentama instituição é uma das grandes preocupações da direcção

CHAPA • PINTURA

MECÂNICA GERAL

AUTOMÓVEIS NOVOS E USADOS

Page 8: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

soure 8

IMOBILIÁRIA PATROCÍNlO TAVARES, S. A.– CONSTRUÇÃO CIVIL– COMPRA, VENDA DE PROPRIEDADES

Rua da Sofia, 175 C 3000 COIMBRATels. 239 854 730 Fax 239 854 735

Junta de FreguesiaDE ALFARELOS

Saúda os participantese visitantes da Festa de S. Mateus,

e aguarda a sua visita

Conquistaram a medalha de bronze nos mundiais de Milão

Soure homenageou os seus campeões de remoFoi um dia pleno de grandesimbologia o que se viveu napassada sexta feira dia 12,na sede da AssociaçãoPortuguesa de Pais e Amigosdas Crianças DiminuídasMentais (APPACDM) deSoure, com a públicahomenagem à equiparemadora quebrilhantemente conseguiu oterceiro lugar noscampeonatos mundiaisdisputados em Milão. Foiuma bonita e justahomenagem que entreoutras entidades contou coma presença do secretário deEstado do Desporto.

Já os opíparos aperitivos cons-tituídos por rojões, bacalhau frito àmoda antiga, pão e broa caseira e outrasespecialidades regionais haviam sidodegustados, quando o presidente destaInstituição, Santos Mota que é tambémo vice-presidente da Câmara Muni-cipal, deu as boas vindas aos convi-dados mas, desde logo, acrescentouque as vedetas eram os atletas queorgulhosamente ostentavam ao peitoas respectivas medalhas de bronze, eque ali mesmo apresentou: BrunoÍndio, Sónia, Mónica, Marta, (campeãoeuropeu de atletismo em corta mato –o Henrique, residente em Alencarce deBaixo (Soure), Isabel Cristina(timoneira), a Carla (chefe de equipa)e Joaquim Redondo, treinador. Trata-se de um homem que se dedicou aoremo desde muito novo, foi selec-cionador das camadas jovens e “levouisto com muito rigor e muito empe-nho, que soube apaixonar-se peloadaptado com os quais confessa sermuito mais fácil trabalhar do que comos ditos normais”.

Na sentida alocução proferida,Santos Mota pediu à assistência quemomentaneamente com ele se ima-ginasse em Milão:

“Tive o privilégio de estar emqualquer sítio da enorme pista e vivera saudável ambiência que daquiirradiava.” Ora, por alguns momentos,numa cidade distante, ironizou SantosMota, dirigindo-se ao Secretário deEstado, “fui imaginando que daqui auns tempos na pista de Montemor quetambém é nossa também estará um diaassim.”

Depois deste recado ao membrodo governo”, Santos Mota confessouque lá também se sentiu atleta no meiode participantes de 65 países que semovimentavam num espaço muitorestrito, cerca de 370 embarcações emais de um milhar de atletas.

“É preciso sentir este ambientesui generis de raças e culturas e nós,com a nossa humilde pequenez láestávamos com empenhamento entreos maiores.”

As peripécias foram sendoenumeradas, nomeadamente quandoa timoneira “teve de ser pesada trêsvezes.” Após os treinos, o contra--relógio assumia grande importânciajustamente porque daí resultariam as

colocações nas pistas. Eram onzepaíses a participar e, “para surpresanossa, ficámos em quarto lugar o que,desde logo, nos fez sonhar e criargrandes expectativas.”

“No dia seguinte foi a grande

para que ocorram correcções , para quese conquistem aptidões e se integremas pessoas e se normalize a sua vida.Esta aposta será a grande vitória,sustentou João Gouveia, tendorealçado que foi a 19 de Agosto último

tem vindo a ser feito na estruturação econstrução de estruturas desportivasem todas as doze freguesias.

Depois de salientar o importantepapel de autarca que João Gouveiavem desempenhando, aquele mem-bro do governo referiu-se ao presi-dente de Montemor-o-Velho que “foidos primeiros a bater-me à porta, jádiscutimos, quase nos zangámos, maseu por estar com pouco dinheiro e eleter obras em andamento e ter de aspagar pelo que compreendi bem a suaangústia, revolta e determinação.”

Este ano de 2003 terá de ficarmarcado por transformação de men-talidades e mesmo alterações culturaisquanto a níveis de deficiências quedeverão deixar de ser sentidos a partirdeste ano, nomeadamente quanto àquebra de barreiras arquitectónicas“para que caminhemos na direcçãoduma sociedade de inclusão e nãoexclusão.”

Nova Lei de Basesdo Desporto

Na área desportiva, disse o secretáriode Estado, existe uma política inclusivae revelou que foi já aprovada emConselho de Ministros uma nova Leide Bases do Desporto onde sãoapontados os caminhos para a práticadesportiva para as pessoas portadorasde deficiência e onde se apontatambém a existência de um comitépara-olímpico para preparação dosjogos e incentivou os jovens alipresentes para que se preparem nessesentido.

A mesma Lei de Bases estabelecea obrigatoriedade de todas as infra-estruturas desportivas terem condi-ções que permitam acessibilidades atodos, ou seja para que ninguém fiqueexcluído, ou não deixe de praticardesporto porque tem de subir escadas,e sustentou que as rampas terão de seruma das primeiras preocupações dosnossos arquitectos, porque nós nãoaprovamos nenhuma infraestruturasem aqueles requisitos. No entanto,não basta termos boas leis, pois não épor decreto que tudo se resolverá senão conseguirmos alterar as menta-lidades.

Um comitéPara-Olímpico

No final da sessão, aquele membro dogoverno esclareceu que já haviaComité Olímpico mas que a nova leide Bases prevê um Comité Para-Olímpico e caberá às federações quetrabalham esta área preparar os atletaspara alta competição para deficientesque têm dado exemplos notáveis aopaís em querer, esforço e ambição.

“Temos feito um esforço consi-derável no aumento dos apoios àFederação Portuguesa de Desportopara Deficientes, mas entendo que pormuito que se apoie ficará sempre algoa fazer nesse sentido. Este trabalho vaisendo feito por etapas.”

A uma pergunta de “O Desper-tar”, sobre o que teria prometido ao Dr.Luís Leal, presidente da edilidademontemorense para que ele tivesseficado mais calmo, aquele membro dogoverno revelou que lhe prometeu“empenho, trabalho e dedicação e rigore transparência de processos quanto àPista de remo.” O secretário de Estadoreconheceu que aquele autarca “temsido um homem totalmente empe-nhado.

Aliás, a primeira conversa que tivecom ele - para usar uma linguagem quetodos entendem – quando ele estavacom o menino nos braços, ten-támoscriar condições não só na área doambiente como também na dodesporto em que estiveram envolvidosos ministros das Cidades e Ambiente,secretaria de Estado do Turismo , semesquecer o Presidente da República quetambém esteve naquela pista”. Assim,em articulação com todas as entidadesenvolvidas, talvez possa o Dr. Luís Lealdormir descansado e possa aindaembelezar mais aquela pista que temcondições extraordinárias para aprática de desportos de remo e ca-noagem.

final com televisões de todo o lado –felizmente que não houve qualqueracidente, se não as nossas também láestariam!...”

Nesse dia, com natural nervosis-mo, Santos Mota, juntamente com achefe de equipa foram para a bancadatendo em frente um ecrã gigante. “Apartida foi boa, chegámos aos qui-nhentos metros em quarto lugar, enfimjá não seria mau, com a Austrália ànossa frente com um staffe fortíssimo,Holanda e Estados Unidos .

“Nesta altura, não sei o que atimoneira disse aos atletas, mas demosum arranque impressionante sentidocom grande carga dramática aoultrapassarmos os Estados Unidos e,se houvesse mais cem metros de pistateríamos apanhado a Holanda!... Foipor um triz! Traríamos para Portugal aMedalha de Prata”, descrevia radianteSantos Mota que não deixou escaparalguma comoção. “Mas foi umaenorme emoção, desculpem lá umbocadinho, deixem-me tomar folgo.”

É que, acrescentou Santos Mota,“também estou a viver a cerimóniaoficial do pódio, com o içar daBandeira Nacional e sentir um grandeorgulho de ser português e de Soure,entre os melhores do mundo.”

Em nome da Câmara Municipal,o presidente João Gouveia, felicitou aAPPACDM por ter optado por estedesporto enquanto processo dereabilitação dos ditos inadaptados

quando desejámos à selecção nacionalum bom resultado desportivo sendoque em face do que atrás disse, essavitória já estava conseguida.

Divagando um pouco pelahistória da APPACDM, recordou quecom a autonomia desta Institutição ecom todo o respeito que existe pelasituação jurídica e directiva anterior, oconcelho de Soure reconhce que erauma inevitabilidade a autonomia daInstituição, cujo êxito também se ficoua dever ao trabalho jurídico notáveldesenvolvido pelo Dr. Oliveira Alvestécnico de carreira da Segurança Sociale então assessor da Câmara Municipalde Soure. Na oportunidade, anunciouJoão Gouveia que em próxima reuniãode Câmara irá ser proposta a atribuiçãoda Medalha de Mérito Desportivo atodos quantos se notabilizaram no de-senvovlimento desportivo e divulga-ção do que muito bom se faz no con-celho de Soure.

O Secretário de Estado do Des-porto dirigiu-se em primeiro lugar atodos os membros desta “magníficaselecção” e manifestou a sua franque-za ao referir que é aqui nesta casa enestas instalações que se sente bem.

“Vale a pena viver esta festa e vouficar grato ao presidente da Câmara deSoure por se ter lembrado de meconvidar e salientou a im-portância dofeito desportivo his-tórico alcançadomas significou também o reconheci-mento do esforço que neste concelho

A dedicação dos atletas da selecção portuguesa de remo adaptado foi reconhecida pelo secretário deEstado do Desporto

A equipa remadora que brilhantemente conseguiu o terceiro lugar noscampeonatos mundiais disputados em Milão

Page 9: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

soure 9

Junta de FreguesiaDE VILA NOVA

DE ANÇOS

Saúda todos os munícipese visitantes da Festa de S. Mateus

CENTRO DE ASSISTÊNCIA PAROQUIAL DEGRANJA DO ULMEIRO

Instituição Particular de Solidariedade Social

Rua da Liberdade n.° 343130-080 GRANJA DO ULMEIRO

Telef. 239 640 450 - Fax 239 640 459

VALÊNCIAS

ÁREA DA INFÂNCIACRECHE: dos 3 meses aos 3 anos

JARDIM DE INFÂNCIA (Pré-Primária): dos 3 aos 6 anos

A. T. L. - Actividade Tempos LivresHorário de funcionamento das 7.30 às 18.30

TERCEIRA IDADEAPOIO DOMICILIÁRIO - Higiene pessoal, Habitacional, roupas e alimentação

Todos os dias das 8.30 às 18.30

CENTRO DE DIA - Segunda a Sexta das 10 às 17

LAR - Serviço permanente

Cursos de Formação no Âmbito do Fundo Social Europeu - POEFDS

Paixão pelo artesanato nasceu aos 70 anos

Hermínio Gonçalves quer criar o seu próprio museuMuitos dos nossos idososdeparam-se diariamente como problema de não teremnada com que se ocupar.Depois de uma vida muitoactiva, muitos são aquelesque, atingindo a idade dareforma, se deparam com asolidão e que não seconseguem adaptar à novaforma de vida. HermínioGonçalves da Cruz é umaexcepção, já que aos 76 anosde idade continua com umdinamismo ímpar. O gostopelo artesanato, um amorque cultivou desde cedo masque não conseguiu alimentarenquanto jovem, estevesempre presente na sua vidae, actualmente, é a sua“grande paixão”.

Zilda Monteiro

Os trabalhos artesanais, principal-mente os de madeira, sempre entu-siasmaram Hermínio Gonçalves daCruz. Mas, apesar do “bichinho” quesentia, Hermínio Gonçalves da Cruznão pôde alimentar esta paixão e,ainda jovem, acabou por emigrar paraFrança, onde desempenhou as maisvariadas actividades. O gosto peloartesanato nunca morreu, assim comoa esperança de um dia passar de ummero apreciador para autor de peçastão elaboradas como as que analisava.

Depois de uma vida de trabalho,Hermínio Gonçalves da Cruz regres-sou a Samuel, no concelho de Soure, eaos 70 anos deixou-se enamorar pelaactividade com que sempre tinha

sonhado. Começou assim a dedicar-seao artesanato, principalmente aostrabalhos em madeira, fazendo nascernas suas mãos algumas das mais belaspeças que ainda hoje, seis anos depoisde ter começado, continuam expostosem sua casa, no seu “pequeno museu”,como gosta de lhe chamar.

“Depois de fazer as primeiras

peças, fui agarrando ainda uma maiorpaixão pelo trabalho, o gosto foicrescendo e fui-me apercebendo queas pessoas gostavam do que fazia. Onúmero de peças continua a crescer equero criar o meu próprio museu”,explica.

No seu “pequeno museu”, ondeconta já com um espólio de mais de250 peças (não contando com asvendidas), exibe, com orgulho, os maisdiversos trabalhos, a maioria em ma-

deira mas também alguns em pedra.Desde os carros de bois, aos bustos,passando pelas armas, pelos utensíliosagrícolas, pelos instrumentos musicaise pelos mais diversos e inimagináveisartigos, Hermínio Gonçalves da Cruzjá fez de tudo, surpreendendo-se mui-tas vezes a si próprio, pela “paciência,muita paciência” que tem que ter.

“Este trabalho exige muitadedicação e concentração. Muita,muita paciência... Demora-se maistempo a fazer uma peça do que a chegara França”, sublinha. Como a paciêncianem sempre é a mesma e como as coisasnem sempre correm como esperamos,Hermínio Gonçalves da Cruz temsempre “várias peças em andamento”.Assim, quando “não estiver inspirado,quando surgir um dia daqueles em queuma peça não avança, posso semprededicar-me a outra”.

Este artesão de Soure assume quetrabalha principalmente por “gozopróprio, para mostrar às pessoas, paraoferecer a alguém e para deixar àfamília”. Para si a vertente comercialnão é muito importante e lamentamesmo que muitas pessoas não saibamdar o verdadeiro valor às suas peças.

“Isto não é a loja dos 300 comoalgumas pessoas julgam. Cada peçadestas representa muitas horas detrabalho e as pessoas não podemesquecer que é tudo feito manual-mente”, realça.

Aprender e ensinaré o seu maior desejoApesar de já ter perdido a conta àspeças que fez, este artesão assume que,aos 76 anos, o seu maior desejo é“aprender e ensinar”, poder divulgar oseu trabalho e apreciar o dos outrosartesãos. Participar na Fatacis (que esteano não se realiza devido às obras queestão a decorrer no espaço da feira) dá-lhe esse enriquecimento pessoal, abre-lhe novas possibilidades de trocarexperiências com outros artesãos e dedivulgar o seu trabalho.

Hermínio Gonçalves da Cruzassume também que gostava muito de

participar noutras exposições fora doconcelho. “Gostava que houvessemais convites de outros sítios para quepudesse mostrar o meu artesanatonoutras localidades. Gostava de ver odos outros e de mostrar o meu, porqueé assim que se melhora”, defende.

A paixão que tem pelo artesanatofunciona também, como defende,como uma terapia para qualquerdoença. “Eu nunca tenho temposmortos. Tenho um repouso para avelhice, gosto de trabalhar e não tenhotempo para pensar em médicos ou emdoenças. Se estiver sentado numacadeira sem fazer nada a doença arribamuito mais depressa, enquanto que seestou a trabalhar só sinto prazer, nãopenso em mais nada”.

Apesar de ter as peças expostasem casa, Hermínio Gonçalves da Cruztem um espaço, um atelier rústico, pertode casa e bastante sossegado, ondepassa horas a fio a trabalhar. Para quenão se esqueça do mundo que o rodeiae deixe a hora do almoço passar,arranjou uma sineta que faz a ligaçãoda casa com o atelier e assim, sem sairde casa, a esposa puxa o fio, faz soar asineta e dá o sinal da hora do almoço.Tudo pensado ao pormenor já que,como se vê em tudo o que faz,imaginação é o que não falta a esteartesão de Samuel.

Hermínio Gonçalves da Cruz exibe, orgulhosamente, apenas algumas daspeças que estão expostas no seu “pequeno museu”

É neste atelier rústico que Hermínio Gonçalves da Cruz dá azo à suaimaginação e dedica longas horas ao seu trabalho

Artesanatoe poesiaApesar do artesanato ser a sua“grande paixão”, Hermínio Gon-çalves da Cruz também se dedica àpoesia. Nas suas exposiçõestambém costuma apresentar algunspoemas, quadras simples que di-zem muito sobre si. Aqui ficamapenas dois dos seus versos:

Sou simples analfabetoA escola ainda frequenteiMas os castigos eram tantosQue nunca mais lá voltei.

Todo este meu trabalhoDesta minha exposiçãoFoi dom que Deus me deuFossem a minha casaEra como ver um museu.

Page 10: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

soure 10

sociedadeFAZEM ANOS:

HOJE: António Teixeira da Silva; Isabel Maria Fernandes RamosSousa; Porfírio Fernandes Simões.

AMANHÃ: Dr.ª Maria Helena da Silva Matos; Carlos AlexandrePinto Cruz.

SEGUNDA: Idalina de Jesus Ventura Barreira; Dr.ª Maria HelenaMota Pinto Cerqueira de Almeida; Carel Verlegh.

TERÇA: Ana Paula e Maria João de Jesus Silva: José Alves dosReis.

DENTÉCNICA, LDA.LABORATÓRIO E CONSULTÓRlO DENTÁRIO PRÓTESE

MÓVEL, PRÓTESE FIXA E ORTODÔNCIAAcordos com a ADSE, EDP, e RDP

***R. Ferreira Borges, 7-2.º • Telef. 239 826 991 • 3000 COIMBRA

TERMOACUMULADORES – Reparaçõesao domicílio, garantia 1 ano; António R. San-tos. Tel. 239 439 474 - José Cortez - Tel. 239491 896.

HIPERPEÇAS, Variada gama de peças eacessórios de automóveis: Óleos - Filtros -Estação de Serviço. Rua António José deAlmeida 253, Telefone 239 483 657.

ESTORES ARLINDO-Vende Estores, boaqualidade. Repara todo o tipo de estores.

classificados

A M B U L Â N C I A SSERVIÇO PERMANENTE

André Dinis, Lda.R. 6 de Outubro, 75-Dt.º

Tel. 239 701 013 • Telem. 96605720 COIMBRA

Espírito Santo das Touregas - Telef. 239981644- Coimbra

TASCA DO QUIM - Quim dos Ossos – Pra-tos regionais - Rua António Vasconcelos, 3 e5 - Tel. 239 823 146 - Coimbra.

LAVAGEM DE ESTOFOS em viaturas au-tomóveis e todos os serviços de lavagens au-tomóveis e pneus. HIPERPEÇAS, R. Ant.José de Almeida, 253. Tel. 239 483 657 -Coimbra

COIMBRAPNEUS - Comércio de Pneus,Lda. - Pneus de todas as Marcas. Vastavariedade de Jantes Especiais. Alinha-mentos de Direcção. Equilibrio de Rodaspor Sistema Computorizado. Av. Elisyode Moura, 381. Tel. 239 703 784 -Coimbra

Restaurante “O CRUZEIRO DA SER-RA” Almoços, Jantares, Casamen-tos, Baptizados e Banquetes. Tef.239 911 981 - 239 911 217, Degracias -Soure.

POCINHO & FILHOS, LDA. – Instala-ções e Reparações Eléctricas, Águas eAquecimento Central - R. Brigadeiro Cor-reia Cardoso, 439 - Tel. 239 715 034

CASA DA LUIZA - ANTIGUIDADES -COMPRA E VENDA – AVALIAÇÃO DEPARTILHAS – Rua Combatentes da G.Guerra, 155 - Telef. 239 402 740 - Coim-bra

Lema “Vida por Vida” desperta jovens

Bombeiros Voluntários de Soure apostam na prevençãoNum ano em que o país foidevastado pelas chamas, oconcelho de Soure podeconsiderar-se bafejado pelasorte. Apesar de algunspequenos incêndios semgrande gravidade, duranteeste Verão o concelhoconseguiu escapar ao flageloe os Bombeiros Voluntáriosde Soure ficaram assim maisdisponíveis para ajudar acombater as chamas noutrosconcelhos do país.

Zilda Monteiro

Apesar de, desde o início do ano, jáse terem registado 78 incêndios

florestais no concelho, Soure podeconsiderar-se um município de sorte.Isto porque, num ano em que Por-tugal esteve em chamas, o concelhodeparou-se apenas com um incêndiocom proporções preocupantes. Deacordo com o Comandante dosBombeiros Voluntários do Concelhode Soure, Carlos Luís Tavares,apenas o incêndio que deflagrou naGranja do Ulmeiro, logo no iníciodo Verão, causou grandes prejuízos,tendo mesmo envolvido no comba-te várias corporações de outrosconcelhos.

Para o Comandante Carlos LuísTavares este “balanço positivo”destes meses quentes resulta fun-damentalmente da forte aposta navigilância/prevenção. “Não pode-mos negar que o factor sorte nosajudou, mas também deve ser ditoque temos apostado muito naprevenção. Tentamos extinguir osincêndios logo à nascença e, para tal,

reforçámos a vigilância, nas horas demaior risco colocámos viaturas noterreno, em pontos estratégicos, oque nos ajudou bastante”, explica.

A presença de viaturas ebombeiros no terreno, assim como avigilância através das motorizadasda Protecção Civil Municipal con-tribuíram, no seu entender, para adiminuição dos riscos, já que a pro-ximidade é o “primeiro passo paraque seja possível evitar que o fogoalastre”.

A aposta na prevenção passoutambém por uma grande campanhade sensibilização junto da popula-ção. O Comandante Carlos LuísTavares destaca, nesse sentido, opapel da rádio e jornal do concelho,meios que “ajudaram a divulgar asacções de prevenção e que funcio-naram como voz de alerta”.

Sensibilizar as pessoas para quenão façam lume, para que ao mínimosinal de fumo alertem os bombeiros,para que limpem as matas e nãodeixem o mato aproximar-se dashabitações são alguns dos conselhosque os Bombeiros Voluntários deSoure continuam a divulgar.

O Comandante Carlos LuísTavares apela também à colaboraçãoda população para que, ao mínimosinal, dê o alerta e não espere pelaconfirmação. “Nós preferimos errarpor excesso do que por defeito demeios. Ao mínimo sinal fazemos sairimediatamente viaturas para olocal”, sublinha.

Uma intervenção rápida per-mite resolver muitas das situaçõesrapidamente, apesar de nem sempreas condições climatéricas e ascondições dos terrenos facilitarem otrabalho dos bombeiros.

O lançamento de foguetes e astradicionais queimadas também nãosão aconselhadas nesta altura doano. O Comandante Carlos LuísTavares defende que os foguetes

“não deviam existir na época demaior risco”. Em relação às quei-madas, e no que toca ao concelho deSoure, entende que a população estásensibilizada para o perigo e acabapor respeitar. “Nós tentamos sensi-bilizar as pessoas para que nãoqueimem rigorosamente nada antesde Outubro, quando as condiçõesclimatéricas forem propícias”,explica.

“Vida por Vida”Como é sabido o trabalho dosbombeiros não se restringe aocombate a incêndios. Na área dasaúde, os Bombeiros Voluntários deSoure têm diariamente cerca de 30serviços marcados, entre consultas,tratamentos e emergências.

Com um corpo activo de 116homens e mulheres (66 homens e 10mulheres na sede em Soure e 29homens e 11 mulheres na secção daGranja do Ulmeiro), esta corporaçãopode orgulhar-se de ter “um corpoactivo excelente, muito jovem, comgrande agressividade, com grandeempenhamento e, acima de tudo,disciplinado”. Apesar de assumir que“o número de homens é suficiente”,o Comandante Carlos Luís Tavareslança um apelo para que os “mais emenos jovens se dediquem a estacausa e se associem ao lema dacorporação ‘Vida por Vida’”. Só esteano ingressaram na corporação mais22 jovens que, em Janeiro, iniciarama sua formação.

A nível de equipamento, oComandante entende que a cor-poração está bem dotada, já quedispõe de 24 viaturas para combatea incêndios, 17 para a área da saúdee duas para desencarceramento.Gostaria, no entanto, de poder contarcom mais duas viaturas, umavocacionada para incêndios urbanose mais uma ambulância, para asecção da Granja do Ulmeiro.

No quartel de Soure encontram--se diariamente, no horário normalde trabalho, bombeiros voluntáriosem regime de permanência e à noiteo piquet é assegurado, de Outubro aJunho por voluntários (dois mo-toristas e dois tripulantes na sede eum motorista, um tripulante e umtelefonista na secção da Granja doUlmeiro). No restante período estãodefinidos três grupos de primeiraintervenção, 10 homens na sede, 24sobre 24 horas, e cinco na secção daGranja do Ulmeiro.

Neste momento, a ProtecçãoCivil Municipal funciona em plenoe, como sublinha o Comandante,“existe um bom entendimento entreos Bombeiros e a Câmara, que nostêm disponibilizado as suas máqui-nas, que nos tem permitido procederà abertura e limpeza de caminhos”.A existência, no concelho de 12pontos de água artificiais, fora osnaturais, também tem ajudado otrabalho dos bombeiros.

Crise financeira afecta bombeirosApesar da corporação de Soure estarbem dotada, depara-se também comalguns problemas de índole finan-ceiro. Para Manuel Morgado, presi-dente da direcção dos BombeirosVoluntários de Soure, “as dificul-dades são antigas e são sempre asmesmas, apesar de estarem agoraagravadas”.

No seu entender, “a crise que seinstalou no país, o facto de não haverdinheiro e de ninguém pagar aninguém não nos ajudou e envolveu-nos neste turbilhão, porque presta-mos serviços a hospitais e a centrosde saúde e se os pagamentos atrasama nossa vida complica-se”.

Manuel Morgado sublinha, noentanto, que os Bombeiros Voluntá-rios de Soure “não têm sofrido muitocom esta crise porque a Câmara temmantido o mesmo dispositivo deapoio que já mantinha e este apertarde cinto não se faz sentir”. O pre-sidente da direcção destaca a relação“estreita que a autarquia e osbombeiros mantém” e lembra que asdespesas são muitas. “Gastamos pormês uma média de três a quatro mileuros na gestão e funcionamentoglobal dos bombeiros”, sublinha.

Para suportar estas despesas, acorporação conta com o apoio dediversas entidades particulares e desócios beneméritos. Para ManuelMorgado, “o aspecto que está a falharé o do Serviço Nacional de Bom-beiros, porque quando chegam osmeses de Verão, quando precisamosde maiores apoios, estes chegammuito tarde e as nossas dificuldadessão enormes”. “Nós temos que estarsempre na primeira linha, porque aqualidade dos nossos meios dependede nós. Temos que manter-nos demãos dadas para podermos melhorare assegurar os salários do corpo devoluntários que trabalha em regimede permanência no quartel”, su-blinha.

Os Bombeiros de Soure têm um corpo activo de 116 homens e mulheres

A aposta na prevenção é uma das grandes prioridades do comandantee do presidente da corporação de Soure

Page 11: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

19/09/03

televisão 11

HOLLYWOOD19.00 A Sedutora

GNT22.00 Carandiru.doc

sexta feira sábado domingo segunda feira terça feira

ODISSEIA17.00 Lidar Com o Demónio

HOLLYWOOD21.00 Causa Justa

ODISSEIA20.00 Odisseia Cósmica

HOLLYWOOD23.00 Noites Escaldantes

HOLLYWOOD15.00 Ulzana, O Perseguido

GNT22.00 Viva o Gordo

GNT20.00 Vale Tudo

HOLLYWOOD21.00 Michael

07.00 RTP Crianças10.00 Euronews13.00 RTP Crianças14.00 Euronews15.00 Informação Gestual16.00 Euronews18.00 A Fé dos Homens18.30 Hora Viva19.00 Mundos Perdidos20.00 RTP Crianças20.30 As Três Irmãs21.00 Casei com uma Feiticeira21.30 Planeta Azul22.00 Jornal 223.00 Na Terra da Abundância00.00 5 Noites, 5 Filmes:

“O Rei Está Vivo”01.45 Televendas

07.00 RTP Crianças10.00 Euronews13.00 RTP Crianças14.00 Euronews15.00 Informação Gestual16.00 Euronews18.00 A Fé dos Homens18.30 Gente da Cidade 200219.00 201020.00 RTP Crianças20.30 As Três Irmãs21.00 Casei com uma Feiticeira21.30 Lugar da História:

“Gente do Rio, Memória do Mar”22.00 Jornal 223.00 Sinais do Tempo00.00 5 Noites, 5 Filmes:

“A Luz Esquecida”01.45 Televendas

06.45 Iô-Iô09.15 A Minha Família é uma Animação10.00 SIC 10 Horas13.00 Primeiro Jornal14.00 Às Duas por Três16.45 Malhação17.30 As Filhas da Mãe18.30 New Wave19.00 Agora é que são Elas20.00 Jornal da Noite21.15 Ídolos22.15 Mulheres Apaixonadas23.15 Kubanacan00.15 Grande Filme:

“Espírito do Sol”02.15 O Sexo e a Cidade02.45 Cuidado com as Aparências03.30 Sai de Baixo

06.45 Iô-Iô09.15 A Minha Família é uma Animação10.00 SIC 10 Horas13.00 Primeiro Jornal14.00 Programa a Designar17.00 Malhação17.45 As Filhas da Mãe18.30 New Wave19.00 Agora é que são Elas20.00 Jornal da Noite21.15 Os Malucos do Riso21.45 Mulheres Apaixonadas22.45 Kubanacan23.45 Levanta-te e Ri01.45 Capitão Roby02.45 Buffy, a Caçadora de Vampiros

06.45 Iô-Iô09.15 A Minha Família é uma Animação10.00 SIC 10 Horas13.00 Primeiro Jornal14.00 Às Duas por Três16.45 Malhação17.30 As Filhas da Mãe18.30 New Wave19.00 Agora é que são Elas20.00 Jornal da Noite21.15 Os Malucos do Riso21.45 Mulheres Apaixonadas22.45 Kubanacan23.45 A Culpa é do Macaco01.15 Fura Vidas02.15 O Sexo e a Cidade03.15 Os Recordes do Guiness

07.30 Animações09.00 Ligar Para Ganhar10.00 Olá Portugal13.00 TVI Jornal14.00 A Vida é Bela16.45 Bons Vizinhos17.00 Big Brother IV Extra17.30 Quem Quer Ganha18.30 Big Brother IV Compacto19.00 Morangos com Açúcar20.00 Jornal Nacional21.30 Big Brother IV Compacto21.45 Saber Amar22.45 O Teu Olhar23.45 Vidas Reais01.15 Filme:

“Um Fim de Semana Escaldante”03.15 O Rei do Bairro03.30 TVI Negócios03.45 Primeira Vaga

07.30 Animações09.00 Ligar Para Ganhar10.00 Olá Portugal13.00 TVI Jornal14.00 A Vida é Bela16.45 Bons Vizinhos17.00 Big Brother IV Extra17.30 Quem Quer Ganha18.30 Big Brother IV Compacto19.00 Morangos Com Açúcar20.00 Jornal Nacional21.30 Big Brother IV Compacto22.00 Saber Amar22.45 O Teu Olhar00.00 Coração Malandro00.30 Filme:

“Thelma e Louise”02.45 O Rei do Bairro04.00 TVI Negócios04.15 Primeira Vaga

07.30 Batatoon10.00 Um Cãozinho Chamado Eddie11.00 Missa12.30 Oitavo Dia13.00 TVI Jornal13.30 Big Brother IV Extra14.00 Filme: “Os Predadores”15.45 Filme:

“Intriga ao Amanhecer”18.00 Filme:

“A Fuga das Galinhas”20.00 Jornal Nacional21.15 Ana e os Sete22.15 Saber Amar23.00 Big Brother IV00.15 Filme:

“Romeu deve Morrer”02.15 Filme:

“Os Filhos da Separação”04.00 Primeira Vaga

07.30 Animações09.00 Ligar Para Ganhar10.00 Olá Portugal13.00 TVI Jornal14.00 A Vida é Bela16.15 Bons Vizinhos16.45 Big Brother IV Extra17.00 Quem Quer Ganha18.00 Big Brother Compacto19.00 Morangos Com Açúcar20.00 Jornal Nacional21.15 O Teu Olhar22.00 Big Brother IV Gala01.30 Causa Justa02.30 A Hora da Gi03.30 O Rei do Bairro04.00 TVI Negócios04.15 Primeira Vaga

06.55 Boletim Agrário07.00 Bom Dia Portugal10.00 Praça da Alegria13.00 Jornal da Tarde14.00 Lusitana Paixão14.30 Portugal no Coração18.00 SMS - Ser Mais Sabedor18.30 Regiões19.15 O Preço Certo em Euros20.00 Telejornal21.00 Contra-Informação21.05 As Lições do Tonecas21.30 Passo a Palavra22.30 Noite de Cinema:

“Operação Swordfish”00.15 A Febre do Ouro Negro01.15 RTP Cinema:

“Triângulo Mortal”04.00 Televendas

07.00 A Floresta Mágica11.00 O Elo Mais Fraco12.00 Descobrir Portugal13.00 Jornal da Tarde14.00 Top +15.00 Smallville17.00 RTP Cinema:

“Hora de Ponta”19.00 Camilo, o Pendura19.30 As Lições do Tonecas20.00 Telejornal21.00 Futebol:

Moreirense - Sporting23.00 Sorte ao Sábado23.15 Mega Preço Certo em Euros00.15 RTP Cinema:

“O Cão Branco”02.00 Magazine da Liga dos Campeões02.30 01.00 RTP Cinema: Filme a designar03.55 Televendas

06.55 Boletim Agrário07.00 Bom Dia Portugal10.00 Praça da Alegria13.00 Jornal da Tarde14.00 Lusitana Paixão14.30 Portugal no Coração18.00 SMS - Ser Mais Sabedor18.30 Regiões19.15 O Preço Certo em Euros20.00 Telejornal21.00 Odisseia da Espécie21.30 Contra-Informação21.35 RTP Cinema:

“O Fabuloso Destino de Amélie”00.00 O Conde d’Abranhos00.45 RTP Cinema:

“O Testemunho de Taliesin Jones”03.55 Televendas

06.55 Boletim Agrário07.00 Bom Dia Portugal10.00 Praça da Alegria13.00 Jornal da Tarde14.00 Lusitana Paixão14.30 Portugal no Coração18.00 SMS - Ser Mais Sabedor18.30 Regiões19.15 O Preço Certo em Euros20.00 Telejornal21.05 Passo a Palavra22.30 Prós e Contras01.00 O Conde d’Abranhos01.45 RTP Cinema:

“As Raparigas de Jersey”03.55 Televendas

09.00 Caminhos09.30 Novos Horizontes10.00 70x710.30 Fish People Go Piranhas11.30 Vida por Vida12.00 201013.00 Sobreviver à Natureza14.00 Desporto 218.30 História da Música Popular19.30 Onda Curta: “Recordação de Buenos

Aires”; “O Mergulhador”20.00 Doc’s: Mais Alma21.00 Artes e Letras:“Great Writers: Giuseppi di Lampeduza”22.00 Jornal 223.00 Limites do Terror00.00 Poltergeist: O Legado01.00 Artes de Palco: “Putting it Together”02.15 Televendas

06.45 Totil Total09.00 Disney Kids10.00 Fun Totil12.00 O Nosso Mundo: “Wildest Austrália”13.00 Primeiro Jornal14.00 Êxtase14.45 Rex, O Cão Polícia15.30 A Vingadora16.30 Sessão Especial:

“Barafunda no Acampamento”18.15 Sessão Aventura:

“Rocketman, O Astro Nabo”20.00 Jornal da Noite21.00 Os Malucos do Riso21.45 A Loja do Camilo22.45 Mulheres Apaixonadas23.45 Levanta-te e Ri01.45 O Sono da Verdade03.45 South Park

06.45 Totil Total09.00 Disney Kids10.00 Fun Totil10.45 Uma Aventura no Inverno11.30 O Sítio do Pica-Pau Amarelo12.00 BBC Vida Selvagem13.00 Primeiro Jornal14.00 Cinema Palace:

“Que bem que se está no Campo”16.00 Primeiro Balcão:

“Um Encontro a Três”18.00 Chiado Terrasse:

“Fuga das Galinhas”20.00 Jornal da Noite21.00 Ídolos22.00 Herman SIC00.45 Maiores de 17: “Baise-Moi”02.30 Horizonte03.30 Sai de Baixo

06.55 Boletim das Pescas07.00 A Floresta Mágica09.30 Jardim da Celeste10.00 Eucaristia Dominical11.00 A Alma e a Gente11.30 Bombordo12.30 Loja do Consumidor13.00 Jornal da Tarde14.00 Swallville15.00 Domingo é Domingo19.00 Domingo Desportivo20.00 Telejornal21.15 Contra-Informação22.30 RTP Cinema:

“À Espera de um Milagre”02.00 RTP Cinema: Filme a designar03.55 Televendas

07.30 Batatoon11.00 Um Cãozinho Chamado Eddie12.00 Lux13.00 TVI Jornal13.30 Contra-Ataque14.00 Filme a designar16.00 Filme a designar18.00 Filme a designar20.00 Jornal Nacional21.30 Ana e os Sete23.00 Coração Malandro23.45 Vidas Reais01.15 Filme:

“A Viagem dos Condenados”03.15 Animais do Mundo04.15 O Rei do Bairro

07.00 RTP Crianças10.00 Euronews13.00 RTP Crianças14.00 Euronews15.00 Informação Gestual16.00 Euronews18.00 A Fé dos Homens18.30 Veterinário de Emergência19.00 Aliados em Guerra20.00 RTP Crianças20.30 As Três Irmãs21.00 Casei com uma Feiticeira21.30 Planeta Azul22.00 Jornal 223.00 Philly00.00 5 Noites, 5 Filmes:

“Mona Lisa”01.45 Televendas

08.00 Repórter RTP 7 Dias09.00 Euronews12.00 Iniciativa14.00 Parlamento18.00 Desporto 219.00 A Alma e a Gente19.30 Bombordo20.00 Nostalgia: Big Band Show20.30 Os Simpsons21.00 Por Outro Lado22.00 Jornal 223.00 O Lugar da História:

“A Terra dos Budas Dourados”00.00 Gente Famosa00.30 French & Saunders Xmas 200001.15 Noites Curtas do Onda Curta:

“Requiem para um Narciso”; “4X4”02.15 Televendas

Page 12: O Despertar – 8240 – 19.09.2003

última página

Se quer ir mais longe, fique já aqui...

Porque pensamos em tudo o que é

realmente importante para si!!!

Hoje: 16H30 - Abertura da Feira da Madeira; 17H00 - Arruada com a Banda doCercal; 18H00 - Sessão Solene de Inauguração das Festas de S. Mateus no SalãoNobre da Câmara Municipal. Atribuição de Prémios aos Alunos do EnsinoSecundário; 18H30 - Inauguração da Exposição de Pintura “Tendências” de FernandoCouceiro e Maria Rascão, no Museu Municipal; 21H30 - Noite de Soure/Café àModa Antiga (Org. Associação de D. P. C. N. de Soure). Animação Musical com oGrupo de Folclore de Melriçal; 22H30 - Espectáculo com EX-LOVER’S SEX ,BALBÚRDIA e RED APPLE , no palco 1.

Amanhã: 08H30 - Abertura da Feira das Nozes, na Rua do Cais. Abertura da Feiradas Cebolas, na Praça Miguel Bombarda; 09H00 - Concurso de Pesca Juvenil(Colaboração do Clube Pesca D. Soure); 10H00 - 2.º Torneio Concelhio de StreetBasket; 10H30 - Arruada /Grupo Musical Gesteirense; 15H00 - Arruada/Banda deSoure; 20H00 - Super Cross, na Pista da Quinta das Nogueiras; 23H00 - Concertocom TORANJA e PORQUINHOS DA ILDA, no palco 1; 00H00 - Fogo de Artifício,junto à Represa; 01H00 - Animação com ROCK LUSO , no palco 3.

Domingo: 08H00 - 1.º Passeio de Cicloturismo do Concelho de Soure; 10H00 -Desporto e Aventura - Canoagem, BTT, Slide (Col. da Ass. Desenvolvimento deSoure), na zona dos Bacelos; 10H30 - Arruada/Sociedade Filarmónica R. e B. deVila Nova de Anços e Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense; 15H00 - Encontro deFolclore Concelhio com os grupos participantes: Rancho Folclórico do Cercal;Grupo Etnográfico de Samuel; Grupo de Pauliteiros de Vila Nova de Anços;Rancho Folclórico da Freguesia da Vinha da Rainha; Rancho Folclórico daAsso. C. R. de Pouca Pena; Rancho Folclórico da Freguesia do Tapeus;Rancho Folclórico da Ribeira da Mata; Rancho Folclórico da Santa Casa daM. de Soure; Grupo Folclórico Etnográfico do Cimeiro; Grupo Folclórico eEtnográfico de Alfarelos; Rancho Folclórico do Centro Social do Sobral;Rancho Folclórico Papoilas da Serra - Degracias; Rancho Típico de Paleão,no palco 2; 17H00 - Futebol (Campeonato Nacional da 3.ª Div.): Sourense –Fazendense; 17H30 - Animação com Grupo Musical, no palco 3; 22H30 -Espectáculo com ANJOS , no palco 1.

Segunda Feira: 11H00 – 4.º Torneio de Remo adaptado da APPACDM de Soure,na Praça da República; 22H00 – Espectáculo com SANTA MARIA , no palco 1.

Terça Feira: 15H00 – Missa em honra de S. Mateus; 16H00 – Pic-Nic Popular, noParque das Merendas de S. Mateus; 20H00 – Baile Popular, palco 3.

Música, desporto e culturaanimam festas até terça feira