o cuidado ao falar e a religiÃo pura - liÇÃo 5 - 3°tri.2014

34
Assembléia de Deus Ministério Shekinah

Upload: pr-andre-luiz

Post on 08-Jul-2015

231 views

Category:

Education


4 download

DESCRIPTION

Lição ministrada na ADMS em Jardim Primavera, Duque de Caxias. EBD-SHEKINAH.

TRANSCRIPT

Page 2: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

TEXTO ÁUREO"[...] Mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tg 1.19).

Page 3: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

VERDADE PRÁTICAAs nossas palavras podem, ou não, evidenciar a sabedoria de Deus.

Page 4: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Segunda Ex 19.5“agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha”.Ouçamos a voz do Senhor

Terça Ec 3.7“tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar”;Tempo de falar e de calar

Quinta 1Pe 1.23-25“sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.”Gerados em amor pelo poder da palavra

Sexta Sl 68.5“Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu lugar santo.”Deus é pai dos órfãos e juiz das viúvas

Quarta Ef 4.26,29“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”A ira é uma porta para o pecado

Sábado Ef 1.3-6Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.Santos e irrepreensíveis em amor

Page 5: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Tg 1.19-2719 Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardiopara falar, tardio para se irar.20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.21 Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão apalavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsosdiscursos.23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varãoque contempla ao espelho o seu rosto natural;24 porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era.25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera,não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado noseu feito.26 Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana oseu coração, a religião desse é vã.27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e asviúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.

Page 6: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

1 – PRONTO PARA OUVIR E TARDIO PARA FALAR (Tg 1.19,20)1.1 Pronto para ouvir.1.2 Tardio para falar.1.3 Controle a sua ira.

2 – PRATICANTE E NÃO APENAS OUVINTE DA PALAVRA (Tg 1.21-25)2.1 Enxertai-vos da Palavra (21).2.2 Praticai a Palavra (22-24).2.3 Persevere ouvindo e agindo (v.25).

3 – A RELIGIÃO PURA E VERDADEIRA (Tg 1.26,27)3.1 A falsa religiosidade.3.2 A verdadeira religião (v.27).3.3 Guardando-se da corrupção (v.27).

Page 7: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Na lição dessa semana vamos estudar a maneira adequada de ocrente usar um instrumento maravilhoso, mas ao mesmo tempo,potencialmente perigoso: a fala. Este assunto está interligado à temática daverdadeira religião que agrada a Deus. O fenômeno da fala é uma das fontesde expressão do pensamento humano, como também é responsável peloprocesso de comunicação e de formação da identidade cultural de umasociedade. As pessoas querem falar às outras àquilo que pensam. O crente,todavia, tem o compromisso de não apenas falar o que pensa, mas agir comopropõe o Evangelho.

Page 8: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Dizendo “se alguém não tropeça em palavra“, Tiago focaliza um pecadoespecial que o preocupa: a língua solta. A necessidade de controlar a língua era bemconhecida no judaísmo e no cristianismo (Pv 10.19; 21.23; Ec 5.1). Tiago salienta aqui,como o fez em 1.26, a importância de controlar a língua, pois afirma a respeito dequem for capaz de domá-la: esse homem é perfeito, e capaz de refrear todo o corpo.Isto significa que tal pessoa é madura, tem caráter cristão completo (1.4) e, assim,capacitada a enfrentar todas as provações e tentações, e a controlar todos os impulsosmaus (1.12-15). Tiago caminha um passo à frente dos rabinos. O controle dos mausimpulsos é bom, concordando com o que diz Paulo em 1 Coríntios 9.24-27, mas osimpulsos mais difíceis de controlar são os da língua.

Provérbios 10.19“Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente.”

Page 9: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

1. Pronto para ouvir.2. Tardio para falar. 3. Controle a sua ira.

Page 10: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Para alguns crentes, a pessoa sábia é a que sempre tem algo a falar. Ouvir éum empreendimento trabalhoso e, por isso, ignorado por muitos. Diferentemente, asEscrituras admoestam-nos a ser prontos para ouvir. No versículo 19, Tiago introduz oseu ensino sobre o "ouvir" e o "falar" destacando a expressão sabei isto. Com essaexpressão, ele demonstra a sua preocupação pastoral com os seus leitores. Outrotermo no versículo 19 chama-nos a atenção: pronto. No grego, a palavra significa"rápido", "ligeiro" e "veloz". Ali, o escritor sacro incentiva-nos a estar disponíveis aouvir. É uma atitude que depende de uma disposição e também da decisão em ouvir ooutro. A exemplo do profeta Samuel, que desde a sua infância foi ensinado a ouvir avoz divina (1 Sm 3.10; 16.6-13), o povo de Deus deve persistir em escutar os desígniosdo Pai, pois nesses últimos dias têm Ele falado através do seu Filho, o Verbo Vivo deDeus (Hb 1.1; cf. Jo 1.1).

1 Samuel 3.10“Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.”

Page 11: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

A expressão “seja pronto para ouvir” é uma bela maneira de traduzir a ideiade uma audição sábia e ativa. Não devemos simplesmente deixar de falar; devemosestar prontos e dispostos mais para ouvir. Deus não nos impede de falar, mas pede queo façamos de forma coerente e com sabedoria. “o que guarda sua boca conserva a suaalma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação” (Pv 13.3). Já diz o adágiopopular: “Temos dois ouvidos mas somente uma boca, assim podemos ouvir mais efalar menos”. Portanto, devemos ouvir duas vezes mais do que falar. Muitos de nósbem faríamos em esperar e ouvir mais, e falar menos (Sl 141.3; Pv 10.19; Pv 13.3; Pv17.28; Pv 29.20) (BARCLAY, sd, p. 66).

Salmos 141.3“Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.”

Provérbios 29.20“Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele.”

Page 12: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Quem ouve com atenção adquire a rara capacidade de opinar acerca dequalquer assunto. É justamente por isso que a Carta de Tiago exorta-nos a ser tardiospara falar (v.19). Uma palavra dita sem pensar, fora de tempo, e sem conhecimentodos fatos, pode provocar verdadeiras tragédias. Quem nunca se arrependeu de terfalado antes de pensar? Diante de Faraó, o imperador do Egito Antigo, o patriarca Joséaproveitou sabiamente um momento ímpar em sua vida. Antes de responder àsperguntas sobre os sonhos do monarca, José as ouviu e refletiu sobre elas. Emseguida, orientado pelo Senhor, respondeu sabiamente Faraó (Gn 41.16). Temos deaprender a refletir sobre o que vamos dizer e falar no tempo certo. Pese bem aspalavras, e ore como o rei Davi: "Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda aporta dos meus lábios" (Sl 141.3).

Page 13: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

A língua é um órgão do corpo humano, cuja função principal está relacionadaa fala. É em face dessa atribuição que esse membro do corpo aparece na Bíblia comouma poderosa força. Afirma-se que a morte e a vida estão no seu poder (Pv 18.21).Tiago elabora isso quando se refere à língua como indomável e um mal incontido, cheiode veneno mortal (Tg 3.8) e como fogo, um mundo de iniquidade (Tg 3.6). Paulo, porsua vez, refere-se à língua como um instrumento de engano (Rm 3.13), caracterizandoo homem não regenerado. Jesus ensinou que os homens terão de prestar contas,finalmente, de sua vida na terra, incluindo “toda palavra frívola que proferirem”(Mt.12.36). (MERRILL, sd, Vol. 3. p. 933).

Quanto ao uso da fala e o uso apropriado da linguagem, podemos ver nos seguintes Salmos (Sl 5.9; 12.2; 15.3; 17.3; 34.12; 35.28; 36.3; 39.9; 55.21; 64.4; 66.17; 73.9; 94.1; 101.5; 109.2; 119.172; 120.3,4; 139.4 e 141.3). O filósofo grego Xenócratesque viveu em 396 - 314 a.C e que acompanhou Platão dizia:“Tenho-me arrependido muitas vezes por ter falado, mas nunca por ter guardado silêncio” (CHAMPLIN, 2004, p. 2501).

Page 14: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Uma terceira admoestação encontrada no versículo 19 da carta de Tiagoexpressa o seguinte: tardios para se irar. A ira é um profundo sentimento de ódio erancor contra a outra pessoa. Uma vez descontrolada, ela não produz a justiça deDeus, mas uma justiça segundo o critério da pessoa que sofreu o dano: a vingança. APalavra de Deus não proíbe o crente de ficar indignado contra a injustiça (Is 58.1,7; Lc19.45). Contudo, ao mesmo tempo, a Bíblia estabelece limites para o nossotemperamento não se achar irrefletido, descontrolado, deixando-nos impulsivamenteirados (Ef 4.26; Pv 17.27). O cristão, templo do Espírito Santo, tem de levar a suamente cativa a Cristo (2 Co 10.5) e manifestar o fruto do Santo Espírito: o domíniopróprio (Gl 5.22 - ARA). Fuja da aparência do mal. Tenha autocontrole.

Efésios 4.26,27“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.Não deis lugar ao diabo.”

Provérbios 17.27“Retém as suas palavras o que possui o conhecimento, e o homem de entendimento é de precioso espírito.”

Page 15: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Aquele que ouve mais atentamente entende melhor o seu próximo; entender leva a um falar ponderado e a uma resposta branda que “desvia o furor” O falar impensado, por outro lado, com frequência produz a palavra pesada que “suscita a ira” (Pv 15.1). A ira é um profundo sentimento de ódio e rancor contra a outra pessoa. Uma vez descontrolada, ela não produz a justiça de Deus, mas uma justiça segundo o critério da pessoa que sofreu o dano: a vingança. Vejamos algumas verdades sobre este tema:

Podemos dizer que há dois tipos de ira: a justa (Ef 4.26) e a injusta (Ef 4.31). “A única ira que o homem pode ter é uma ira que Cristo sentiu” (Mc 3.5). Esse tipo de ira não é a expressão de uma petulância particular, mas de um ressentimento público contra o comportamento e as ações que levam outros a sofrer sem culpa da pessoa irada” (HARPER, 2008, Vol. 10. pp. 161-162). Em Efésios 4.26 o apóstolo Paulo também instrui sobre a ira que é dada no contexto de uma citação literal do Sl 4.4-a:“Perturbai-vos e não pequeis…” Com essas palavras Paulo lembra, em tom de exortação, a rápida transição da ira para o pecado.

À luz da Palavra de Deus aprendemos que o crente deve ser tardio para falar e pronto para ouvir. Por isso, a ira é um sentimento que deve ser controlado pelo crente.

Page 16: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

1. Enxertai-vos da Palavra (21).2. Praticai a Palavra (22-24).3. Persevere ouvindo e agindo (v.25).

Page 17: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

A Palavra de Deus é o guia maior do crente. E para que a Palavra atinjaefetivamente o coração do servo de Deus, este precisa acolhê-la com pureza esinceridade. Isto é, firmar uma posição radical rejeitando toda a imundícia e a malíciamundana (v.19); recebendo o Evangelho com mansidão e sobriedade. Leia osEvangelhos! Persiga em conhecer a mensagem divina de Cristo Jesus, mas,igualmente, abra o coração para ouvir a voz do Senhor.

Page 18: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

O Senhor Jesus disse que o erro provém de não conhecermos as Escriturasnem o poder de Deus (Mt.22:29; Mc.12:24). Assim, para que bem saibamos discernir ascircunstâncias que nos cercam em nossa peregrinação terrena, precisamos ter uma vidade meditação na Bíblia Sagrada como também incessantemente buscarmos o poder deDeus, tendo uma vida de oração e de busca das bênçãos espirituais que já nos foramconcedidas por Cristo Jesus (Ef.1:3).

Quando meditamos nas Escrituras Sagradas e buscamos o poder de Deusentendemos que toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Paidas luzes, em que não há mudança nem sombra de variação (Tg.1:17).

Tiago fala que devemos receber com mansidão a Palavra que em nós foicolocada. Mas antes disso ele diz que é preciso rejeitar toda a imundícia e acúmulo demalícia. O que isso significa? Que além de receber a Palavra de Deus, é preciso rejeitartudo o que a Palavra de Deus condena. É uma questão de comutatividade (recebo aPalavra de Deus e rejeito o pecado). Nossa tendência é acumular imundícia e malíciapor causa de nossa natureza pecaminosa, mas esses dois elementos devem sersubstituídos pela Palavra de Deus e seus efeitos em nossas vidas.

Page 19: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

O escritor sacro não tem interesse em que o leitor da epístolaapenas acolha a Palavra no coração, antes deseja que o crente a pratique(v.22). Não pode haver incoerência entre o que se "diz" e o que se "faz" paraquem é discípulo de Jesus. Se amar a Deus e ao próximo são os maiores dosmandamentos, então, devemos porfiar em vivê-los. Quem acolhe a Palavrarejeita tudo o que é imundo, maligno, perverso, injusto, dissimulado,insincero. Não apenas isso, mas igualmente abre a porta do coração para"tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo oque é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama" (Fp 4.8). Docontrário, seremos identificados com o homem que contempla a própriaimagem no espelho e depois se retira esquecendo-se completamente dela.Há pessoas que olham para o Evangelho e ouvem, mas sem memória eperseverança, não dão nenhuma resposta ou sequência ao chamado de JesusCristo (vv.23,24). Deus nos livre desse engodo!

Page 20: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

A expressão praticantes da palavra significa pôr em prática o que lhes éordenado, mostrando que tais pessoas são sensíveis para com a Palavra de Deus,devendo ser transformadas por ela, tanto em seu ser como em suas ações. A piedosaanuência aos ensinamentos de Jesus, seguida por ações contraditórias, é um simulacro(Imagem de divindade ou personalidade pagã; ídolo, efígie) da vida cristã, algo que osprofetas condenaram sem reservas. (Ver Os 6:6 e Mt 9:13).Conforme o ponto de vista judaico, o praticante da palavra era praticante da lei.Conforme o ponto de vista cristão, a Palavra se tornou o evangelho. O evangelho exigefé, ou seja, temos de entregar nossas almas aos cuidados de Cristo, a fim de sermostransformados segundo a sua imagem. Essa transformação dá início ao ser moral, poisdeveremos assumir a natureza moral de Cristo, e, desse modo, chegaremos a participarda mesma santidade que Deus tem. Esse conceito é anotado em Mt 5:48; Rm 3:21 e Hb12:14. Tudo isso está envolvido na prática da palavra, o que faz a mensagem cristãtornar-se eficaz em nossas vidas. Segundo se lê em Lc 11:28, «Antes bem-aventuradossão os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!»

Page 21: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Tiago conclui este ponto da epístola da seguinte maneira: Quem écuidadoso para com a lei, nela persevera; não apenas ouvindo-anegligentemente, mas praticando-a zelosamente. Felicidade plena em tudo éa promessa para quem ousa viver o Evangelho cônscio das implicaçõesespirituais e das consequências materiais. Alguém, um dia, disse que osevangélicos são poderosos no discurso, mas fracos na prática do mesmodiscurso. Falamos, mas não vivemos! Precisamos analisar nossa vida emamor e sinceridade. Entremos na presença de Deus com o rosto descoberto,coração rasgado e alma despida. No tempo em que vivemos não dá parapassar despercebidos na dissimulação, ou seja, fingindo ser algo que naverdade não somos.

Page 22: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

«…ouvintes…» Temos aqui uma alusão à prática da leitura das Escrituras, nasinagoga, mais tarde praticada também na igreja cristã. Poucas pessoas possuíamcópias manuscritas, e menor número ainda sabia ler. Quase todo o «aprendizado daBíblia» era efetuado pelo ouvir a leitura das Escrituras. Os judeus tomavam sua Torah(as Escrituras do A.T. e seus comentários) a sério. Criam que Deus lhes fizera talrevelação, tornando-os privilegiados acima de outros povos. Portanto, a leitura daTorah, na sinagoga, era uma prática solene, que se esperava servir de fatortransformador das vidas dos ouvintes. O próprio Senhor Jesus se ocupou dessa prática,na sinagoga. (Ver Mt 5:17,18; 7:12; 12:5; 19:17; 23:3; Lc 4:21; 10:26 e 16:17,29). Cristosempre mostrou ter as Escrituras Sagradas no mais alto conceito.

Mateus 5.17“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abirogar, mas cumprir.”

O crente deve encher-se da Palavra, praticar a Palavra e perseverar na Palavra.

Page 23: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

1. A falsa religiosidade. 2. A verdadeira religião (v.27).3. Guardando-se da corrupção (v.27).

Page 24: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Apesar de algumas pessoas se considerarem religiosas por frequentaremum templo, as Escrituras revelam o significado da verdadeira religião. Ela reprova todoo ativismo religioso feito em "nome de Deus", mas em detrimento do próximo. Aqui,a língua do crente tem um papel importante. Tiago diz que é possível enganar opróprio coração quando deixamos de refrear a nossa língua. Ora, o coração é a sededos desejos, dos sentimentos e das vontades. E a boca só fala daquilo que o coraçãoestá cheio (Mt 12.34). É incompatível com o Evangelho, viver a graça de Deus semmergulhar no Reino dEle. Quem não se entrega inteiramente ao Senhor pratica umareligião vã e falsa. Não podemos ser como a pessoa capaz de fazer uma belíssimaoração por um faminto, e depois despedi-lo sem lhe dar um único grão de arroz.

Significado de ReligiosidadeReunião das virtudes religiosas; preceitos éticos de caráter religioso.

Page 25: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Tg 1.26: Se alguém cuida ser religioso... Noutras palavras, será quedeterminado crente se julga um bom cristão, muito piedoso? A ênfase está nodesempenho religioso, e provavelmente inclui atos de culto como a oração, o jejum e odízimo. Tiago não condena tais atividades, mas acrescenta o seguinte:e não refreia asua língua, antes engana o seu coração, a sua religião é vã. Noutras palavras, aspráticas religiosas são ótimas, mas, se não vierem acompanhadas de um modo de viverético, nada valem, são menos do que inúteis, porque se (Tiago 1.1-27) transformam emautoenganos. O interesse específico de Tiago é o controle da língua, que é sua maneirade referir-se ao controle do palavrório irado, das explosões de raiva, da crítica ferina edas queixas (cf. 1.19; 3.1,13; 4.11-12; e 5.9). O criticismo, o julgamento e o queixumeimpiedosos revelam corações ainda não submetidos ao mandamento de Cristo. Trata-sede pessoas cujas práticas religiosas exteriores, conquanto cristãs, são tão salvíficasquanto a idolatria (isto é, nulas), recebendo ainda a alcunha de práticas vãs nasEscrituras (Atos 14.15; 1 Coríntios 3.20; 1 Pedro 1.18). Tiago, à semelhança de Jesus(Marcos 12.28-34; João 13.34) e os profetas (Oséias 6.6; Isaías 1.1-10; Jeremias 7.21-28), desmascaram sem piedade esse autoengano.

Page 26: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

A religião pura, santa e imaculada, de acordo com o autor sacro, é suprir anecessidade do próximo: "Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações". Oproblema hoje é que a nossa atenção, quase sempre, está voltada para o prazerpessoal. Temos os olhos fechados para os necessitados que na maioria das vezescultuam a Deus, assentados, ao nosso lado. Lembremo-nos da vida de Jesus Cristo! Elenão apenas olhou para os marginalizados, mas foi até eles e os acolheu em amor (Mt25.35-45). A religião que agrada a Deus é aquela cujos discípulos professam ebendizem o seu nome, visitando e acolhendo os necessitados nas aflições.

Mateus 25.35,36“porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.”

Page 27: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

O Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal traz o seguinte sobre otexto de Tiago 1.27: “De uma religião que é capaz de argumentar facilmente a favor dequalquer comportamento, Tiago agora se volta para um relacionamento no qual Deuspode ditar os termos de comportamento - a religião pura e imaculada. Tiago explica areligião em termos de um serviço prático e de pureza pessoal. Os rituais realizados comreverência não são errados; mas, se uma pessoa se recusa a obedecer a Deus na suavida diária, a sua “religião” não é aceita por Deus. A religião pura e imaculada não é aobservância perfeita de regras; na verdade, é um espírito que se infiltra nos nossoscorações e nas nossas vidas (Lv 19.18; Is 1.16,17). Assim como Jesus, Tiago explica areligião em termos de uma fé interior vital, que se expressa na nossa vida cotidiana. Onosso comportamento deve estar de acordo com a nossa fé (1 Co 5.8). Órfãos e viúvassão frequentemente mencionados nas preocupações da igreja primitiva, porque eleseram os mais obviamente “pobres” na Israel do século I. As viúvas, por não teremacesso às heranças na sociedade judaica, estavam praticamente à margem dasociedade. Por esta razão, Paulo teve que organizar um procedimento completo arespeito das viúvas em suas próprias igrejas, como se vê em 1 Timóteo 5.

Page 28: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Além de recomendar a obrigatoriedade de visitarmos os órfãos e as viúvas,a Epístola de Tiago menciona outro aspecto da verdadeira religião: guardar-se dacorrupção do mundo. A religião falsa está mergulhada no egoísmo, na corrupção e nosinteresses maléficos do sistema pecaminoso. A igreja deve manter-se longe dacorrupção. Estamos no mundo, mas não fazemos parte do seu sistema! O Evangelhonada tem com os seus valores e preceitos.

Page 29: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Não devemos nos adaptar ao sistema de valores do mundo, baseado nodinheiro, no poder, e no prazer. A verdadeira fé não significa nada se estivermoscontaminados com estes valores. Tiago estava simplesmente ecoando as palavras doSenhor Jesus em sua oração que é chamada “oração sumo sacerdotal” (Jo 17), em queJesus enfatizou que estava enviando os seus discípulos ao mundo, mas esperando queeles não fossem do mundo. A medida que nos colocamos à disposição para servir aCristo no mundo, precisamos nos colocar continuamente sob a proteção desta oração. Aoração afirma duas coisas importantes: (1) nós permanecemos no mundo porque este éo local onde Cristo quer que estejamos; e (2) nós teremos a proteção de Deus. Oguardar-se incontaminado do mundo significa evitar que pensemos e ajamos de acordocom o sistema de valores da sociedade que nos cerca. Tal sociedade reflete amplamentecrenças e práticas contrárias à Palavra de Deus, ativamente anticristãs. O cristão quevive “no mundo” corre o constante perigo de ter sobre si a mácula do sistema.

A verdadeira religião está em olharmos para o necessitado, irmos até ele e acolhê-lo.

Page 30: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Subsídio Histórico-Cultural"Se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla aoespelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu decomo era (1.23,24). O verbo traduzido como 'contempla' é katanoounti, que indica 'umescrutínio atento'. Esta pequena alegoria descreve uma pessoa que encontra um espelho e olhaintensamente para si mesma. A alegoria depende de uma questão simples. Por que as pessoasolham-se no espelho? Embora alguns possam simplesmente desejar admirar-se, na maioria doscasos nós olhamos no espelho para guiar nossos atos. Como devo pentear o meu cabelo? Meurosto está sujo? E nós agimos com base no que vemos. Mas o que acontece se olharmos comatenção, e nos afastarmos, simplesmente esquecendo a sujeira em nosso rosto, ou aquelamecha que fica em pé de maneira tão selvagem? Então o espelho terá provado ser totalmenteirrelevante e nosso exame completamente sem significado. Da mesma maneira, Tiagoargumenta que olhar para a Palavra de Deus e não agir de acordo com o que vemos ali significaque o que encontramos nas Escrituras não tem significado para nós. Não é a pessoa queconhece o que diz a Bíblia que é abençoada, mas sim a pessoa que faz o que a Bíblia diz(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio deJaneiro: CPAD, 2007, p.514).

Page 31: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Subsídio Teológico"A Religião Pura e Imaculada (1.26,27). Fazendo eco com seu conselho anterior de

ser 'tardio no falar' (1.19), e antecipando discussões mais detalhadas do discurso humano queaparecerão posteriormente (3.2-12; 4.11-16), Tiago revela, nesse ponto, que um dos sinais parase saber se o comportamento religioso de alguém é ou não agradável a Deus, é a capacidade de'manter a língua sob rédeas curtas'. Nesse conselho ele inclui a proibição contra discursosvulgares ou mal intencionados, porém os dois exemplos de discurso impróprio, colocadosimediatamente após essa declaração, ilustram outras ofensas da linguagem humana que devemser refreadas pelos cristãos.Os crentes devem estar seguros de que suas palavras e suas açõessejam consistentes umas com as outras. Tiago ilustra esse problema, ao lembrar a seus leitoresque já ofenderam a honra das pessoas que estão a seu lado, e que também acreditam que Deusestá especialmente preocupado com o uso de uma linguagem que mostre favoritismo dentro dacomunidade da fé, o que destrói a unidade da vontade de Deus (2.1-5). O discurso humanotanto pode ser usado como sinal dos cuidados de uma piedade religiosa como serve até depretexto para a falta da prática daqueles atos que Deus poderia desejar (2.15,16).

Page 32: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Subsídio Teológico... Assim, os crentes deveriam falar apenas daquilo que estão desejosos de colocar

em prática: devem 'praticar o que pregam', e não cair em 'vazios religiosos'. Uma pessoa quenão controla sua língua, seu modo de falar, engana a si próprio, e sua religião não serve paranada (v.26).[...] Aos olhos de Deus, uma religião pura e imaculada tem tanto a ver com o que fazemos comocom o que deixamos de fazer. Em parte por ter suas raízes nos movimentos de renovação dasantidade, em parte por causa de sua rejeição ao 'movimento do evangelho social' do início doséculo vinte, os pentecostais foram rápidos em realçar a santidade das pessoas e lentos ao sepronunciar a respeito da responsabilidade social. Tiago nos lembra que isso não é uma questãode 'fazer isto ou aquilo' mas de fazer 'tanto isto como aquilo'" (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON,French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD,2004, pp.1669,70).

Page 33: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Revista CPAD

Nessa semana aprendemos sobre o cuidado que devemos tercom o ouvir e o falar. Estudamos também acerca da religião pura eimaculada que alegra a Deus: visitar os órfãos e as viúvas nas tribulações eguardarmo-nos da corrupção do mundo. Que os nossos ouvidos estejamprontos para ouvir, a nossa língua para falar sabiamente e a nossa vidapara praticar tudo quanto aprendemos do Evangelho. Embora estejamosem um mundo turbulento, devemos exalar o bom perfume de Cristo poronde formos (2 Co 2.15).

Page 34: O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - LIÇÃO 5 - 3°TRI.2014

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

1. Tiago introduz o seu ensino sobre o "ouvir" e o "falar" destacando a expressão "sabei isto". O que ele deseja demonstrar com essa expressão?R. Com essa expressão, ele demonstra a sua preocupação pastoral com os seus leitores.

2. Segundo a lição, o que é ira? R. A ira é um profundo sentimento de ódio e rancor contra a outra pessoa.

3. Qual é o guia maior do crente? R. A Palavra de Deus.

4. O que ocorre quando não nos entregamos inteiramente ao Senhor? R. Quem não se entrega inteiramente ao Senhor pratica uma religião vã e falsa.

5. Segundo a lição, qual é a religião que agrada a Deus?R. A religião que agrada a Deus é aquela cujos discípulos professam e bendizem o seu nome, visitando e acolhendo os necessitados nas suas aflições.