o cristianismo e o império romano - igreja fonte · o cristianismo e o império romano aula 6 a...

26
O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de Adultos Outubro – Novembro 2017

Upload: others

Post on 26-Sep-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

O Cristianismo e o Império Romano AULA6

Afamíliaeavidanascidadesdoimpérioromano

WesleyR.SilvaEscolaBíblicadeAdultosOutubro–Novembro2017

Page 2: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  Ocasamentoeralegalmentereconhecido(matrimonium)somentequandoambososcônjugeseramcidadãosromanos.

Casamento

§  NoiníciodaRepúblicaexisNamdoisregimesjurídicosparaocasamento:cummanum(aesposadeixavaaautoridadedopaieatransferiaparaomarido)esinemanum(opaipermaneciacomoseuguardiãolegal).

§  AtéofinaldaRepúblicaauniãocummanumcaiuemdesuso,passandoaprevalecerasinemanum,ondeaesposareNnhaapossedeseusbenseherançapaternos.

§  Idadematrimonialmínimaparamulhereserade12-14anoseparahomens14anos.

Page 3: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  CriançasnascidasdeuniõesnãolegaiseramconsideradasilegíNmaserecebiamostatusdamãe,nãotendoopaidireitolegalsobreelas.

Casamento

§  Escravosgeralmentesecasavamcomescravos,quasesempredentrodaprópriafamíliaaquepertenciam.CasamentosentreescravosdediferentesfamíliasexigiamoconsenNmentodossenhores.

§  OcasamentoentreescravosnãoNnhasegurança,jáqueoscônjugeseseusfilhospodiamservendidosaqualquermomento.

§  CasamentosinformaisexisNam,masnãoeramconsideradosimorais,apenasnãoprotegidospeloestado.

§  Háregistroshistóricosdecasamentosentreescravosdelongaduração,mesmoapósalibertaçãodestes.

Page 4: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  Ochefedefamília(paterfamilias)concentravatodoopoder(patriapotestas)nosaspectosrelacionaiselegaisdasuafamília.

Estrutura familiar

§  Somenteopaterfamiliaspodiapossuirpropriedadessobaleiromana,umdireitoquemanNnhaatésuamorte.

§  Uma\picafamíliaromanaeracompostapormarido,esposa,filhossolteiros,escravos,libertoseclientes.

Page 5: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

Estrutura familiar §  Geralmenteosfilhosestabeleciamsuaprópriafamíliaquandosecasavam,mas

conNnuavamsobaautoridadelegaldeseupai.Famíliaserampequenasemtodososníveissociais.

§  Osensodeunidadefamiliareodeverdepreservarahonradafamíliaerammuitoaltos,fazendocomqueainfluênciadopaterfamiliasseestendesseportodososmembrosdafamília,independentementedeondemorassem.

§  AsfamíliasdeescravosNnhamestruturasemelhanteàsdecidadãoslivres.DiantedaleiromanaumescravonãoNnhapaisequandoeralibertoseusenhorerareconhecidocomoseupailegal.

§  Famíliasjudiasvivendonascidadesgreco-romanascostumavamadotaraestruturadaculturadominanteemuitasdelasprovavelmentenãopossuíamescravos.

§  Asfamíliascristãsvivendonoimpérioprovavelmentetambémdeveriamterestruturasemelhante,comadiferençaqueopatriarcadonãoeratãomarcantedevidoaobaixostatussocial.

Page 6: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

Relacionamento entre marido e esposa §  Oscasamentoseramarranjadosentreasfamílias,algumasvezescomo

consenNmentodosinteressados,levando-seemconsideraçãoosbenedciossociaisefinanceirosentreasduasfamílias.

§  Oidealromanodecasamentoincluíaaproduçãodefilhos,acompaNbilidade,ocompanheirismoeoamor.OpoetaOvídio(43aC-17dC)enalteceumcasamentolongoeharmonioso(Metamorfoses8.708).

§  OpatriarcadafamíliaNnhapoderabsolutosobreavidaepropriedadesdafamília(patriapotestas).

§  Plutarco(46-120dC)deuoseguinteconselhoaosrecém-casados:“CadaaNvidadenumafamíliavirtuosaérealizadapelosdoiscônjugesemconcordância,maséevidentequealiderançaeapalavrafinalsãodomarido”(Conselhossobreocasamento139A).

§  Asociedaderomanaeramaisseveracomainfidelidadedamulherquedomarido.Plutarcosugereàsesposasquefaçamvistagrossaàsinfidelidadessexuaisdeseusmaridos.

Page 7: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

Relacionamento entre marido e esposa §  Fílon(20-50dC),filósofojudeudeAlexandria,escreveuqueafamíliajudiaideal

deveriaestarbaseadaemtrêspilares:laçosdeamoreafinidade,asuperioridadedospaiseahierarquiadehomememulher,queassociaamulheraossenNdoseohomemàmente(Sobreasleisespeciais1.200-201).

§  Oprincípiodaautoridadedomaridosobreaesposa,contudo,éexplicitamenteensinadonasepístolaspastorais(1Co11:3-11,1Pe3:7).

§  Naeraclássicagrega,asmulheresviviamvidasextremamentereclusas,sendoproibidasdeaparecerempúblicodesacompanhadasdomaridoouparenteshomenseemcasaficavamconfinadasaosseusaposentos.

§  ApósaromanizaçãodaGrécia,amulherganhoumaisliberdadeenaépocadoNTpodiatomarpartenavidapúblicanascidadesdoimpério.

§  Emfacedoscostumesvigentes,aconversãodeumamulheraocrisNanismopodiatrazerconflitocomseumarido,oquemoNvouumaorientaçãopastoralespecial(1Pe3:1-6).

Page 8: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

O divórcio §  NoiníciodaRepúblicaodivórcioerararo,poissóomaridopodiarequerê-loe

baseadonumaforterazão(adultério).

§  Dificilmenteumamulhersedivorciavaporadultériodomarido,jáqueoestadoconsideravaadultériosomenteoscasosextraconjugaisdomaridocomoutrasmulherescasadasdasuaclassesocial.Casoscomescravasoumulheresdeclassesinferioresnãoconsideradosadultério.

§  PelofinaldaRepúblicaodivórciosetornoumaisfrequente,podendoamulhertomarainiciaNva,sendobasicamenteconsensual.

§  NaépocadoNTodivórcioerabemsimples,bastandoapenasumacartadeintençõesentreoscônjuges,semanecessidadedejusNficaNva.

§  Entreosromanosasrazõesmaisfrequentesparaodivórcioeramanão-geraçãodefilhos,falhageralmenteatribuídaàmulher,moNvospolíNcosentreasfamíliaseadultériocon\nuo.

Page 9: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

O divórcio §  Aocontrário,amulherdeclassealtapodiaserpunidaporcasoscomescravosou

homensdeclassesinferiores.

§  Asclassesinferiorespodiamsedivorciarcomamesmafacilidade,masasnecessidadeseconômicasdemanutençãodafamílianãoencorajavamodivórcio.

§  Em18aCJúlioCésartornouoadultérioumcrime.AsleisromanassobreodivórciovisavamprincipalmenteapreservaçãodalegiNmidadedosfilhosdasfamíliasdasclassessuperiores.

§  Emcasodedivórcio,aguardalegaldosfilhoslegíNmoscabiaaopai.Filhosdemãesescravaspertenciamaoseusenhor.

§  Somentemãeslivrescasadasforadaleiromanapodiammanterseusfilhosemcasodedivórcio.

§  Tambémpelofatodemuitasuniõesentreasclassesinferioresnãoseremreconhecidas,odivórcionãoeraexigidopeloestado.

Page 10: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

O divórcio §  Amaioriadosprimeiroscristãosnãodeveriaestarmuitopreocupadacomdivórcio,jáquenãoeramcidadãosromanos.

§  AsinstruçõessobredivórcionasepístolaspastoraissugeremqueoslíderesdasigrejasestavamlidandocomconverNdosquequeriamadotaroscostumesromanosnestaárea(1Co7:10-15).

§  NoevangelhodeMateus,JesusseopôsàpraNcageraldedivórcio,permiNndo-osomenteaohomememcasodeadultériodamulher(Mt19:9),aopassoqueemMarcosessapermissãoseestendeaosdoiscônjuges(Mc10:11-12).UmindíciodaaudiênciaromanadeMarcos?

Page 11: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

As relações entre pais e filhos §  Sêneca(4aC-65dC)escreveuqueospaisromanosdeveriammostrarseuamorpelosfilhosimpondo-lhesdisciplinaecombatendosuaociosidade(Sobreaprovidência2.5).

§  AliteraturajudaicaapontacomoobrigaçãofundamentaldospaisalimentarevesNrseusfilhos(CartadeAristeia248).

§  SegundoFílondeAlexandria,opaieraresponsávelpelosuportefinanceiro,providenciarumdoteàsfilhaseherançaaosfilhos,alémdealimentação,vestuário,educaçãoesaúde(Sobreasleisespeciais2.233).

§  Osrabinosconsideravamobrigaçãopaternaoensinodeumaocupaçãoprofissional.

§  Osjudeusempregavamadisciplinadsicaemcasodedesobediência,masdemodomoderado.

Page 12: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

As relações entre pais e filhos §  Osromanosconsideravamamãecomoatransmissoradastradiçõeseensinamentosmorais(2Tim1:5).

§  Mãesdeveriamterlaçosemocionaismaisfortescomseusfilhosquecomsuasfilhas,poisestasemgeralcasavam-secedoepassavamaviversobainfluênciadafamíliadomarido.

§  Aobrigaçãoqueosfilhosdeviamaseuspaiseracomparadaàqueosromanosdeviamaseusdeuses(pietas).

§  Ainfânciaeracurtaentreasclassesmaisbaixas,jáqueasnecessidadeseconômicaslevavamascriançasacomeçarematrabalharcedo.

§  NaculturahelenísNca,ahonradevidaaospaisvinhalogoatrásdahonradevidaaosdeuseseàpátria.

Page 13: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

Os códigos domésticos nas epístolas pastorais

§ “CódigodomésNco”éumaexpressãocunhadaporalgunsteólogosecomentaristasbíblicosparadescreverumconjuntodetextosquedãoorientaçãoéNcaadiferentesgruposdepessoasnomundogreco-romano.

§ Aparecemnasepístolaspastoraisdirigidasadiferentesgruposdepessoas,commuitassimilaridadesemrelaçãoaoscódigosdomésNcosdasociedadegreco-romana.

§ MasasdiferençassãogritantesemtermosdopadrãoéNco,nívelderesponsabilidadeealvosespirituais.

§ Refletemoesforçoecuidadodosapóstoloseminstruircomaverdadeumaigrejaincipientenumasociedadefortementepaganizadaeinfluenciadora.

Page 14: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

Efésios5:1-6:9 Colossenses3:1-4:1 Tito2:1-10 1Pedro

2:18-3:12todos(5:1-20) todos(3:1-17) você(2:1) todos(3:8-12)

maridos(5:25-33) maridos(3:19) idosos(2:2) maridos(3:7)

esposas(5:22-24) esposas(3:18)

idosas(2:3-5)

esposas(3:1-6)

crianças(6:1-3)

crianças(3:20)

moços(2:6-8)

pais(6:4)

pais(3:21) moças(2:4-5)

escravos(6:5-8) escravos(3:22-25) escravos(2:18-25)

senhores(6:9) senhores(4:1)

Os códigos domésticos nas epístolas pastorais

Page 15: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  Asociedadegreco-romanaestavaorganizadaemtornodascidades,querepresentavamtudooqueasclassesdominantesentendiamcomocivilização.

§  NaépocadoNT,somente10%dapopulaçãoviviamnascidadesespalhadaspeloimpério.

§  Otermo“cidade”(polis)queaparecenoNTéuNlizadoparaváriosNposdeajuntamentourbano,desdeasvilaspequenasdaPalesNnaatéasgrandesmetrópolesdaÁsiaeEuropa.

§  AinfluênciaculturaldasgrandescidadespoucosefaziasenNrnaspequenasaldeiasdointerior.ApopulaçãolocalmanNnhasualíngua,religião,costumesevalores,mesmoqueasclassesdominantesfossemcooptadasporRoma(dinasNaherodianaeaclassesacerdotal).

A vida nas cidades do Império Romano

Page 16: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  Nasuaorigem,ocrisNanismorapidamentepassoudeumareligiãodepessoasruraiseiletradasdaPalesNnaparaumaféNpicamenteurbanadepessoasmaiseducadas(At4:13,17:12).

§  EmmeadosdosegundoséculoapreocupaçãomissionáriadaigrejaeraaNngirointerior,ospagãos(paganus=rurais).

§  Nascidadesgregasdoimpériooágora(assembleia)centralfuncionavacomomercadoecentrocívico,comtemplosesantuáriosespalhadosaoseuredor,alémdeumginásioeumteatro.

§  Uma\picacidaderomanapossuíaumfórumcentralcomumtemplodedicadoaJúpiter,acúria,ondesereuniaoconselhomunicipal,banhospúblicos,umgrandeanfiteatroeoutrosedidciospúblicos.

A vida nas cidades do Império Romano

§  NumacidadedoOrientePróximo,osprincipaisedidcioseramotemplodadivindadelocaleopaláciodogovernante,geralmenteocupadopelaadministraçãoromana.

Page 17: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

CorintoanNga

Page 18: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

PompeiaanNga

Page 19: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de
Page 20: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

RomaanNga

Page 21: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  Estabelecimentosvendendocomidapodiamserencontradosportodaacidade,masmercadoreseartesãossecongregavamemsetoresouruasespecíficos.

§  Emgeral,ocomérciomaiscentraleraomaisrespeitável:menosfedido,menosbarulhentoemaisvoltadoparaasnecessidadesdaelite.

A vida nas cidades do Império Romano

Page 22: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  Ascasasgeralmentepossuíamumúnicopiso,masnasgrandescidadespodiamtervários(At20:9).

§  Algumasresidênciaseramgrandesobastanteparaacomodarmuitaspessoasreunidas,comoalgumasmencionadasnoNT(Fm22,Rm16:23).

A vida nas cidades do Império Romano

§  OdomuseraumaresidênciaparaacomodarumaúnicafamíliaeseutamanhoesofisNcaçãovariavamcomostatusdafamília.

Page 23: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  Asclassesmaispobresviviamemapartamentos(insula)comatécincoandares.

§  Asvillaseramresidênciasluxuosas,manNdasforadacidade,nocampoounolitoral.

A vida nas cidades do Império Romano

Page 24: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  Nasinsulae,famíliasinteirashabitavamumúnicocômodo,masparNlhavamumasalacomumcomoutrasfamílias.

§  Necessidades,refeiçõesesocializaçãoprecisavamserfeitosforadecasa.Possivelmenteasreuniõesdaigrejaeramfeitasnascasasdecristãosmaisabastados(Cl4:15).

A vida nas cidades do Império Romano

PopinaemPompeia,umbaroutavernaquevendiavinhoecomidarápidaesimples.

Latrinacomunalemcidaderomana.

Page 25: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

§  Comoartesão,Paulodependiadascidadesparasuasobrevivência,jáqueesteodcioseconcentravanascidadeseocupavaumaposiçãomediananapirâmidesocial(At18:3,20:34).

§  OministériodePaulocolocou-oemcontatodiretocomarealidadeurbanadeváriascidadesdoimpério(At15:36).

O ministério urbano de Paulo

§  OquelevouPauloaDamascoearredoresfoiaexistênciadeumaigrejajovem,formadapelosjudeusconverNdosdispersosduranteaperseguiçãoqueseseguiuàmortedeEstêvão(At11:19,9:1-2).

§  ApósafugadeDamasco(2Co11:32-33)eumabrevepassagemporJerusalém(Gl1:18),Paulopassouentre12e14anosnasregiõesdaSíriaeCilícia(Gl1:21),possivelmentenasgrandescidadesdeTarsoeAnNoquia(At11:22-25).

§  EmmenosdeumadécadaapósaascensãodeJesus,oevangelhoNnhadeixadoaculturaruraldaPalesNnaparaseranunciadoecridonasgrandescidadesdoimpérioromano.

Page 26: O Cristianismo e o Império Romano - Igreja Fonte · O Cristianismo e o Império Romano AULA 6 A família e a vida nas cidades do império romano Wesley R. Silva Escola Bíblica de

O ministério urbano de Paulo

?