o cristao no mundo

3
CRISMA 2010 O Baptismo é a raiz e o tronco duma árvore e o Crisma são os seus ramos e frutosFrei Betto CRISMA é o sinal de que recebemos e aceitamos o Espírito Santo na nossa vida. É o sinal de que assumimos conscientemente os compromissos do Baptismo. TEMA 8 O CRISTÃO NO MUNDO Cântico . Oração inicial e proclamação da leitura "Vós sois o sal da terra" "Vós sois a luz do inundo" (Cf. Mt 5, 13-14). Certo homem considerava-se justo. Não roubava, não matava nem falava mal de ninguém. Fugia de tudo quanto era pecado. Procurava ser um homem correcto. No dia do Juízo, ele queria comparecer diante de Deus com as mãos limpas e a consciência em paz. Um dia esse homem morreu e foi bater à porta do céu Para ele, o seu lugar no paraíso estava garantido, pois sempre tinha sido um homem recto e não havia feito mal a ninguém. Mas teve uma triste surpresa. O porteiro do céu olhou o ficheiro e disse-lhe penalizado: — Amigo, aqui na lista não consta o seu nome. Muito espantado, o homem respondeu: — Mas como? Não é possível Sou um cristão correcto. Não fiz mal a ninguém. Tenho as mãos limpas. Nunca foram manchadas pelo roubo nem pelo crime. Então o porteiro foi perguntar ao anjo chefe se tinha havido algum engano. Aí o anjo chefe veio pessoalmente até à portaria e disse ao homem: — Amigo, de facto suas mãos são limpas, mas, infelizmente, estão vazias. E o homem não pôde entrar no céu. Aí está o ensinamento desta história. Para alguém entrar no céu, não basta fugir do mal: precisa fazer o bem. O cristão não pode ficar fechado numa redoma para não se contaminar pelo pecado. Jesus disse que a fé deve manifestar-se através de boas obras. A nossa missão é ser "sal da terra e luz do mundo". Assim falou Jesus: Ler Mateus 5, 13-16 A missão dos cristãos no mundo A missão de ser "sal da terra e luz do mundo" é comum a todos os cristãos, padres, leigos. O Papa João Paulo II disse que é através dos leigos que a Igreja cumpre a sua missão evangelizadora no mundo, na política, na economia, Mateus 5, 13- 16 Mateus 25, 14-30 Mateus 20, 1- 7

Upload: manuel-alves

Post on 05-Dec-2015

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Temas de Preparação para o Sacramento do Crisma. Muito breves e uteis

TRANSCRIPT

Page 1: O CRISTAO NO MUNDO

CRISMA 2010

“O Baptismo é a raiz e o tronco duma árvoree o Crisma são os seus ramos e frutos”

Frei Betto

CRISMA é o sinal de que recebemos e aceitamos o Espírito Santo na nossa vida. É o sinal de que assumimos conscientemente os compromissos do Baptismo.

TEMA 8O CRISTÃO NO MUNDO

Cântico . Oração inicial e proclamação da leitura

"Vós sois o sal da terra" "Vós sois a luz do inundo" (Cf. Mt 5, 13-14).

Certo homem considerava-se justo. Não roubava, não matava nem falava mal de ninguém. Fugia de tudo quanto era pecado. Procurava ser um homem correcto. No dia do Juízo, ele queria comparecer diante de Deus com as mãos limpas e a consciência em paz.

Um dia esse homem morreu e foi bater à porta do céu Para ele, o seu lugar no paraíso estava garantido, pois sempre tinha sido um homem recto e não havia feito mal a ninguém. Mas teve uma triste surpresa. O porteiro do céu olhou o ficheiro e disse-lhe penalizado:

— Amigo, aqui na lista não consta o seu nome. Muito espantado, o homem respondeu:— Mas como? Não é possível Sou um cristão correcto. Não fiz mal a ninguém. Tenho as mãos

limpas. Nunca foram manchadas pelo roubo nem pelo crime.Então o porteiro foi perguntar ao anjo chefe se tinha havido algum engano. Aí o anjo chefe veio

pessoalmente até à portaria e disse ao homem:— Amigo, de facto suas mãos são limpas, mas, infelizmente, estão vazias.E o homem não pôde entrar no céu.

Aí está o ensinamento desta história. Para alguém entrar no céu, não basta fugir do mal: precisa fazer o bem. O cristão não pode ficar fechado numa redoma para não se contaminar pelo pecado. Jesus disse que a fé deve manifestar-se através de boas obras. A nossa missão é ser "sal da terra e luz do mundo". Assim falou Jesus:

Ler Mateus 5, 13-16

A missão dos cristãos no mundo

A missão de ser "sal da terra e luz do mundo" é comum a todos os cristãos, padres, leigos. O Papa João Paulo II disse que é através dos leigos que a Igreja cumpre a sua missão evangelizadora no mundo, na política, na economia, na realidade social, nos meios de comunicação social, na família, na civilização do amor, na escola, na educação das crianças e adolescentes, no campo da ciência, da arte, da cultura e nas diversas profissões (CL 23)

Na Bíblia, há muitas comparações que mostram a necessidade da participação activa de todos na missão da Igreja, cada um com seus dons. Por exemplo:

CORPO HUMANO: Os cristãos são comparados aos membros do corpo humano. Assim como cada membro do corpo tem sua função própria, para o bem de todo o corpo, também cada cristão deve pôr em prática os seus dons, para o bem da Igreja (Cf. 1 Cor 12)

TALENTOS Jesus diz que cada um precisa produzir, segundo os dons recebidos de Deus. Aquele que recebeu cinco talentos, produziu mais cinco, e recebeu a sua recompensa, aquele que recebeu dois, produziu outros dois, e recebeu a recompensa, mas aquele que recebeu um talento, enterrou o seu talento, e foi "lançado nas trevas" (Cf. Mt 25, 14-30).

Mateus 5, 13-16Mateus 25, 14-30Mateus 20, 1-7

Page 2: O CRISTAO NO MUNDO

CRISMA 2010

“O Baptismo é a raiz e o tronco duma árvoree o Crisma são os seus ramos e frutos”

Frei Betto

CRISMA é o sinal de que recebemos e aceitamos o Espírito Santo na nossa vida. É o sinal de que assumimos conscientemente os compromissos do Baptismo.

VINHA Na Bíblia Sagrada, Jesus compara o mundo a uma vinha. E o dono da vinha sai a contratar operários nas diversas horas do dia ao amanhecer, às nove horas, ao meio-dia, às três da tarde e às dezassete horas (Cf. Mt 20, 1-7). São Gregório Magno diz que essas diversas horas do dia representam as idades do homem infância, adolescência, juventude, idade adulta e idade avançada.

Preparar-se para ser "sal e luz"

Pelo Baptismo somos chamados a participar, não só nas celebrações litúrgicas da Igreja, mas em toda a missão evangelizadora da Igreja, que se estende a toda sociedade e a todas as criaturas (Cf. Mc 16,15) E isto não é fácil Quando o cristão começa a ser "luz do mundo" ele passa a ser rejeitado por aqueles que agem nas trevas. Jesus disse "Quem faz o mal detesta a luz e foge dela, para que as suas obras não sejam descobertas" (Jo 3, 20)

A política, por exemplo, é um campo a ser evangelizado. Muitos católicos, porém, dizem "Eu nem quero saber de política. É coisa suja". E, de facto, há muita corrupção na política. Mas ela não vai melhorar enquanto os bons não forem políticos. Pelo contrário: quanto mais as pessoas honestas ficarem fora da política, mais desonesta será a política. É claro, porém, que ninguém deve entrar na política se não tiver capacidade para isso. Estamos a falar do dever de cada cristão colocar os seus "dons" ao serviço da evangelização.

Daí a necessidade de os cristãos se prepararem bem para participar de maneira eficaz na "construção de uma sociedade justa e fraterna", militando, inclusive, no campo difícil da política. Sem uma formação sólida, baseada no Evangelho, e sem a força do Espírito de Deus, o cristão, por mais bem intencionado que esteja, acabará por cair na jogada dos corruptos, que entram na política, não para servir o povo, mas para se enriquecer à custa do povo.

RECORDANDO: O que nos ensina a história do homem das mãos limpas? Como Jesus falou da missão do cristão no mundo? Quais as três comparações da Bíblia sobre o cristão? Como a Igreja está presente e age no mundo? É fácil ser "luz do mundo"? Por quê? O que a Igreja diz da Política? Pode alguém entrar na política sem preparação? Por quê?

REFLECTINDO: Para onde está a caminhar a nossa sociedade? Que posso fazer para melhorá-la?

COMPROMISSO: Preparar-me para participar na construção de uma sociedade mais justa.