o café - revista1.tce.mg.gov.brrevista1.tce.mg.gov.br/content/upload/materia/1761.pdf · ciclo do...

2
O café Ciclo do Café em Minas Gerais / Fazenda Pedra Negra Sede do Museu do Café / Três Pontas - MG

Upload: dotu

Post on 09-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O caféCiclo do Café em Minas Gerais / Fazenda Pedra Negra /Sede do Museu do Café / Três Pontas- MG

O caféCiclo do Café em Minas Gerais / Fazenda Pedra NegraSede do Museu do Café / Três Pontas - MG

As principais mudas da rubiácea chegaram ao Brasil em 1727, trazidas da Guiana Francesa pelo oficial português Francisco de Mello Palheta. Foram plantadas no Pará, onde floresceram facilmente.

Após percorrer diversos estados brasileiros, o café aportou nas Minas Gerais e aqui vingou. A rápida adaptação ao clima e ao solo possibilitou ampla produção de variados tipos e qualidades para atender à demanda mundial.

Hoje, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo que mais da metade do nosso parque cafeeiro encontra-se em solo mineiro. Só em 2012, a produção de café no Brasil atingiu o montante de 50,8 milhões de sacas, que contribuíram com 6,7% de todas as exportações de agronegócios, com um faturamento de R$ 4 bilhões para o nosso Estado.

Apesar da crise econômica mundial vigente, espera-se uma manutenção da produção cafeeira, em 2013, em torno de 46,98 a 50,16 milhões de sacas. Em média, 700 municípios mineiros plantam e colhem o grão.

Principal produto de exportação do agronegócio mineiro, a sua cadeia produtiva gera milhões de empregos, proporcionando renda, acesso à saúde e à educação para os trabalhadores e suas famílias, e constitui fonte imprescindível de receita para inúmeros municípios. Vendido para mais de 60 países, o café coloca Minas Gerais em posição privilegiada no ranking nacional.

Fonte: Sites do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (www.agricultura.gov.br) e da Secretaria de Estado da

Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (www.agricultura.mg.gov.br).