o bicho-homem e o homem-bicho - móbile - escola móbile · o bicho-homem e o homem-bicho ... é a...

1
O Bicho-homem e o Homem-bicho Segue o seco no sertão nordestino, determinando a condição e o comportamento humano. A falta de água é a causa definidora de um ambiente caracterizado por inúmeras faltas. A planície avermelhada e infinita da seca, mesclada à caatinga amarelada, trava uma luta contra o homem. Camuflado nesse ambiente, ele se vê como um bicho. Afoito por sobreviver, logo aprende as leis da natureza e usa o instinto para resistir. Essa é a temática de Vidas secas, obra clássica da literatura neorrealista brasileira produzida por um dos principais romancistas da geração de 30, o escritor Graciliano Ramos. Ainda que situada em uma época determinada, o caráter universal dessa leitura é o que aproxima os alunos do texto e faz com que eles, ao se vislumbrarem no romance, como em um espelho, reflitam sobre o que é ser humano, considerando que o homem também é um ser mamífero. A brutalidade da família de Fabiano se contrapõe à personificação da cachorrinha de estimação. Baleia demonstra afetos sufocados pelos homens diante da seca. As ações deles são rudes, no entanto, é a revelação dos pensamentos e dos desejos dessas personagens não idealizadas que surpreende. Por não expressar uma visão elitista nem populista, o narrador onisciente evidencia o quanto elas possuem de senso crítico, apesar das privações e dos danos provocados pela pobreza. As cores marcantes do sertão, realçadas na obra para traçar esse cenário, contrastam-se com a pálida esperança que acompanha os retirantes. Assim, o azul celeste terrível desfaz a chuva e enlouquece a gente de pele tão vermelha e rachada pelo sol quanto a terra seca. Neste Brasil verde e amarelo, o cor-de-rosa insiste em prevalecer sobre o carvão, pois o cidadão ainda busca uma nova terra prometida para se abrigar das mazelas sociais. Sensibilizados pelo conteúdo e pela forma de Vidas secas, estudado entre outros textos, os alunos do 8º ano produziram contos curtos representando o bicho-homem ou o homem-bicho. Márcia P. Ruiz

Upload: phungthien

Post on 16-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Bicho-homem e o Homem-bicho - Móbile - Escola Móbile · O Bicho-homem e o Homem-bicho ... é a revelação dos pensamentos e dos desejos dessas ... chuva e enlouquece a gente

O Bicho-homem e o Homem-bichoSegue o seco no sertão nordestino, determinando a condição e o comportamento humano.

A falta de água é a causa defi nidora de um ambiente caracterizado por inúmeras faltas.

A planície avermelhada e infi nita da seca, mesclada à caatinga amarelada, trava uma luta contra o homem. Camufl ado nesse ambiente, ele se vê como um bicho. Afoito por sobreviver, logo aprende as leis da natureza e usa o instinto para resistir. Essa é a temática de Vidas secas, obra clássica da literatura neorrealista brasileira produzida por um dos principais romancistas da geração de 30, o escritor Graciliano Ramos.

Ainda que situada em uma época determinada, o caráter universal dessa leitura é o que aproxima os alunos do texto e faz com que eles, ao se vislumbrarem no romance, como em um espelho, refl itam sobre o que é ser humano, considerando que o homem também é um ser mamífero.

A brutalidade da família de Fabiano se contrapõe à personifi cação da cachorrinha de estimação. Baleia demonstra afetos sufocados pelos homens diante da seca. As ações deles são rudes, no entanto, é a revelação dos pensamentos e dos desejos dessas personagens não idealizadas que surpreende. Por não expressar uma visão elitista nem populista, o narrador onisciente evidencia o quanto elas possuem de senso crítico, apesar das privações e dos danos provocados pela pobreza.

As cores marcantes do sertão, realçadas na obra para traçar esse cenário, contrastam-se com a pálida esperança que acompanha os retirantes. Assim, o azul celeste terrível desfaz a chuva e enlouquece a gente de pele tão vermelha e rachada pelo sol quanto a terra seca. Neste Brasil verde e amarelo, o cor-de-rosa insiste em prevalecer sobre o carvão, pois o cidadão ainda busca uma nova terra prometida para se abrigar das mazelas sociais.

Sensibilizados pelo conteúdo e pela forma de Vidas secas, estudado entre outrostextos, os alunos do 8º ano produziram contos curtos representando o bicho-homem ouo homem-bicho.

Márcia P. Ruiz

Professora do

8o8o8 ano EF