o bandeirantismo

11
Natania Nogueira [email protected] www.depositoriodehistoria.blogspot. com.br O BANDEIRANTISMO O BANDEIRANTISMO

Upload: natania-nogueira

Post on 05-Apr-2017

10 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

A INTERIORIZAÇÃO DA A INTERIORIZAÇÃO DA COLÔNIACOLÔNIA

Se nos primeiros 200 anos de colonização na ocupação do território brasileiro esteve limitada ao litoral, este panorama muda no século XVII.

A necessidade do desenvolvimento de atividades econômicas desvinculadas do mercado externo impulsionar os colonos a buscarem outras alternativas, tais como a criação de gado, a coleta das drogas do sertão e o bandeirantismo.

Ocorre, então, o processo de interiorização da colônia, estimulado no final do século XVII pela descoberta das primeiras jazidas de ouro.

O bandeirantismoO bandeirantismoAs bandeiras eram expedições organizadas por colonos

e que se tornou uma das principais atividades da capitania de São Vicente.

Com a invasão do e a ocupação das regiões fornecedoras de escravos pelos holandeses, na África, várias regiões do Brasil passaram precisar de escravos.

Para suprir esta demanda, os paulistas começam organizar expedições para o interior em busca de indígenas, que eram vendidos para várias regiões do Brasil.

Eram as bandeiras de apresamento, responsável pela escravização de indígenas e pela destruição de muitas missões jesuítas.

As bandeiras de prospecçãoAs bandeiras de prospecçãoEram bandeiras organizadas com a finalidade de

procurar metais e pedras preciosas no interior do Brasil.

Quando eram financiadas pelo governo recebiam o nome de Entradas.

Este tipo de bandeira era estimulada pelo governo como forma de incentivar a busca por riquezas.

Havia a promessa implícita de que os bandeirantes teria exclusividade na exploração das minas descobertas, razão pela qual os paulistas se envolveram na Guerra dos Emboabas.

A descoberta das primeiras jazidas em Minas Gerais foi de imensa importância para o povoamento da colônia e para solucionar a crise financeira de Portugal.

Sertanismo de contratoSertanismo de contratoNa segunda metade do século XVII, com o declínio

das bandeiras apresadoras, os paulistas passaram a combater tribos indígenas rebeladas e os negros fugidos, contratados por grandes fazendeiros, criadores de gado e até representantes do governo.

Era o sertanismo de contratoA mais importante bandeira de contrato foi a de

Domingos Jorge Velho que, com Matias Cardoso e Manuel Morais de Navarro, reprimiu várias tribos rebeladas na chamada Guerra dos Bárbaros, nos atuais Estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

Em 1649, Domingos Jorge Velho destruiu o Quilombo de Palmares, no atual Estado de Alagoas.

As monçõesAs monçõesas Monções eram expedições fluviais paulistas

que partiam de Porto Feliz, às margens do Rio Tietê, com destino às áreas de mineração em Mato Grosso, com a finalidade de abastecê-las .

As canoas levavam mantimentos, ferramentas, armas, munições, tecidos, instrumentos agrícolas e escravos negros, entre outras mercadorias para serem comercializados nos povoados, arraiais e vilas do interior. Na volta, traziam principalmente ouro e peles.

Este tipo de bandeira era comum na Amazônia, tanto na exploração das drogas do sertão quanto no apresamento de indígenas.