o b-52 na operação tempestade no deserto...velhogeneral.com.br o b-52 na operaÇÃo tempestade no...

7
VELHOGENERAL.COM.BR O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO 1 27/09/2019 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIAS: ANÁLISE, AVIÕES, GUERRA AÉREA,GUERRA DO GOLFO O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO Por Albert Caballé Marimón* Um KC-135 Stratotanker reabastece um B-52 Stratofortress durante a Operação Tempestade no Deserto em fevereiro de 1991 (Foto: Departamento de Defesa/Senior Airman Chris Putnam) Com o fim da Guerra Fria, o B-52 perdeu seu papel tradicional e a USAF procurou novas formas de utiliza-lo. A invasão do Kuwait pelo Iraque em 1990 deu à aeronave a oportunidade de novamente provar seu valor, e as equipes que o voavam souberam aproveitar a chance. Voando a partir de bases no Oceano Índico, Grã-Bretanha, Espanha, Arábia Saudita e até mesmo dos EUA, o grande bombardeiro esteve na vanguarda da campanha e fez o primeiro ataque da Guerra do Golfo. O B-52 Stratofortress, apelidado de “BUFF” (Big Ugly Fat Fucker; fontes mais “comportadas” afirmam ser Big Ugly Flying Fellow), é um bombardeiro pesado, subsônico, de longo alcance capaz de operar a altitudes de até 50.000 pés. Voou pela primeira vez em 15 de abril de 1952 e teve sua IOC (Initial Operational Capability, Capacidade Operacional Inicial) declarada em junho de 1955. Setecentas e quarenta e quatro aeronaves foram produzidas até outubro de 1962. A aeronave recebeu inúmeras modificações, incluindo novos aviônicos, melhorias em contramedidas eletrônicas e várias outras. No auge das operações aéreas na Guerra do Golfo, um total de sessenta e oito bombardeiros B-52G chegaram a ser implantados em quatro bases aéreas:

Upload: others

Post on 28-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O B-52 na Operação Tempestade no Deserto...VELHOGENERAL.COM.BR O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO 7 CONCLUSÃO O B-52 continua fazendo seu trabalho e a USAF, com planos para

VELHOGENERAL.COM.BR OB-52NAOPERAÇÃOTEMPESTADENODESERTO 1

27/09/2019 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIAS: ANÁLISE, AVIÕES, GUERRA AÉREA,GUERRA DO GOLFO

O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO PorAlbertCaballéMarimón*

UmKC-135StratotankerreabasteceumB-52StratofortressduranteaOperaçãoTempestadenoDesertoemfevereirode1991(Foto:DepartamentodeDefesa/SeniorAirmanChrisPutnam)

ComofimdaGuerraFria,oB-52perdeuseupapeltradicionaleaUSAFprocurounovasformasdeutiliza-lo.AinvasãodoKuwaitpeloIraqueem1990deuàaeronaveaoportunidadedenovamenteprovarseuvalor,easequipesqueovoavamsouberamaproveitarachance.VoandoapartirdebasesnoOceanoÍndico,Grã-Bretanha,Espanha,ArábiaSauditaeatémesmodosEUA,ograndebombardeiroestevenavanguardadacampanhaefezoprimeiroataquedaGuerradoGolfo.

OB-52Stratofortress,apelidadode“BUFF”(BigUglyFatFucker;fontesmais“comportadas”afirmamserBigUglyFlyingFellow),éumbombardeiropesado,subsônico,delongoalcancecapazdeoperaraaltitudesdeaté50.000pés.Vooupelaprimeiravezem15deabrilde1952etevesuaIOC(InitialOperationalCapability,CapacidadeOperacionalInicial)declaradaemjunhode1955.Setecentasequarentaequatroaeronavesforamproduzidasatéoutubrode1962.Aaeronaverecebeuinúmerasmodificações,incluindonovosaviônicos,melhoriasemcontramedidaseletrônicaseváriasoutras.

NoaugedasoperaçõesaéreasnaGuerradoGolfo,umtotaldesessentaeoitobombardeirosB-52Gchegaramaserimplantadosemquatrobasesaéreas:

Page 2: O B-52 na Operação Tempestade no Deserto...VELHOGENERAL.COM.BR O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO 7 CONCLUSÃO O B-52 continua fazendo seu trabalho e a USAF, com planos para

2 OB-52NAOPERAÇÃOTEMPESTADENODESERTO VELHOGENERAL.COM.BR

TABELA 1 – BASES DE OPERAÇÃO DOS B-52

*OnúmerodeB-52flutuounessasduasbases,porissoédifícildocumentaronúmeroexatodebombardeirosnumdadomomento(IQBuilder,OperationDesertStormSpecific,USAF).

Apesardaidadeavançada,poucasmissõestiveramqueserabortadas;suataxamédiademissãofoide86,2%.OB-52nãosofreunenhumaperdaemcombate.

Emborarepresentassem3%dototaldeaeronavesemcombatenaGuerradoGolfo,osB-52svoaramumtotalde1.741missõesem15.269horasdecombateedespejarammaisde72.000bombasemuniçõesnumtotalde27.000toneladas,ou30%datonelagemtotallançadapelosEUAemtodaaguerra.

TABELA 2 – MUNIÇÕES

OB-52Gpodetransportaraté51Mk-82(500libras)ouM-117(750libras)internamente(Fonte:IQBuilder,OperationDesertStormSpecific,USAF)

Noiníciodaoperação,osB-52GsforamusadosemataquesnoturnosabaixaaltitudecontraalvosestratégicosusandoFLIR(ForwardLookingInfrared,sensorinfravermelhodevisãofrontal)esensoresdeTVparamelhorarapenetraçãonoturna.ApósatingirasrefinariasdepetróleodeUwayjahnaterceiranoitedacampanhaaérea,umdosB-52Gaparentementefoiatingidoporummíssilouartilhariaantiaérea,masretornoucomsegurançaàsuabase.Apartirdaí,osB-52passaramaserempregadosapenasemataquesagrandealtitude.QuandoaCoalizãoobteveasupremaciaaérea,elespassaramaoperaraqualquerhorário.

OB-52foimuitoempregadocontraconcentraçõesdetropas,divisõesdaGuardaRepublicana,bunkerseoutroscomplexoslogísticos.Foramusadostambémparadestruirasestruturasqueosiraquianosconstruírampararepelirumesperadoataqueanfíbio.Realizarammissõesdeinterdiçãocontrafábricasdemunição,centrosdearmazenagem,refinariasdepetróleo,depósitosdecombustível,

Page 3: O B-52 na Operação Tempestade no Deserto...VELHOGENERAL.COM.BR O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO 7 CONCLUSÃO O B-52 continua fazendo seu trabalho e a USAF, com planos para

VELHOGENERAL.COM.BR OB-52NAOPERAÇÃOTEMPESTADENODESERTO 3

instalaçõesdeproduçãoearmazenamentodemísseisScud,instalaçõesindustriaisebasesaéreas.

OB-52Gtambémfuncionoubemcomoarmapsicológica.Antesdoiníciodaofensivaterrestre,suastripulaçõeslançavampanfletosdeguerrapsicológicaparaalertarasforçasiraquianasqueosB-52estavamchegando.Apósoataque,lançavammaispanfletosavisandoaosiraquianosquevoltariam.OgeneralNormanSchwarzkopf,comandantedasforçasdeterra,preferiuusaroB-52contraaGuardaRepublicana,masrejeitouotermo“bombardeiointensivo”;segundoele,isso“tendeapareceralgoindiscriminado,emmassa”.

GrandepartedoesforçoaéreoseconcentrouematacaroequipamentodasforçasarmadasiraquianasnoKTO(KuwaitiTheaterofOperations,TeatrodeOperaçõesKuaitiano).Osataquesaéreosvisavamdestruiroudanificarporcentagensmensuráveisequantificáveisdetanques,veículosblindadosdetransporteepeçasdeartilhariadoexércitoiraquiano.Ironicamente,quandoaguerraterminou,constatou-sequeoB-52,mesmosendoaplataformademenorprecisãonoinventáriodaCoalizão,foiaqueobteveomaiorimpactonomoral.

OB-52preparouocampodebatalhaparaoassaltoterrestre,lançandobombasMK-82deespoletaduplaprojetadasparadestruirbarreiraseobstáculoscomocabosdeconcertina.Pertodofimdaguerra,osB-52despejarambombasCBU-87nascolunasdetanqueseveículosiraquianosaolongodasestradasquelevavamaonorte,paraforadoKuwait.

O IN ÍC IO : OPERAÇÃO “SENIOR SURPRISE” ( “SECRET SQUIRREL” ) Namanhãdodia16dejaneirode1991,cinquentaesetetripulantesdo596ºEsquadrãoda2ªAladeBombardeirosemBarksdale,Louisiana,voaramaoperaçãoinicialdaguerracomseteB-52G.AmissãodeidaevoltaaoIraquedurou35horasetotalizou22.000km.ExigiuquatroreabastecimentosaéreosparacadaB-52efoiamaislongamissãodecombateaéreoatéentão.AlémdosKC-135dabaseaéreaRobins,Geórgia,queosreabasteceramnoAtlântico,foramutilizadosKC-135dabasedeLajes,nosAçoreseKC-10dabaseMorón,Espanha.

EssafoitambémaprimeiraoperaçãocomCALCM(ConventionalAirLaunchedCruiseMissile,MísseisdeCruzeiroConvencionaisLançadosdoAr),empregando35mísseisAGM-86CguiadosporGPS(aGuerradoGolfofoiaprimeiraemqueoGPSfoiutilizadoparaguiaraeronaves,armas,tanquesetropas).

Oficialmentechamadade“SeniorSurprise",aoperaçãoficouconhecidacomo“SecretSquirrel”(“EsquiloSecreto”).Suamissãoeradestruirasinstalaçõesdecomandoecontroleiraquianas,cegandooscomandantesenegandoinformaçõessobrequantosaviõesaliadosestariamvoando,emquedireçãoequaisseriamospossíveisalvos.Aavaliaçãoderesultadosestimouqueentre85%e91%dosalvosforamdestruídos.Aoperaçãopermaneceuclassificadaaté16dejaneirode1992,quandomembrosdastripulaçõesforamcondecorados.

Page 4: O B-52 na Operação Tempestade no Deserto...VELHOGENERAL.COM.BR O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO 7 CONCLUSÃO O B-52 continua fazendo seu trabalho e a USAF, com planos para

4 OB-52NAOPERAÇÃOTEMPESTADENODESERTO VELHOGENERAL.COM.BR

INFOGRÁFICO DA OPERAÇÃO

Fonte:USAirForce,MasterSgt.TimJenkins

Page 5: O B-52 na Operação Tempestade no Deserto...VELHOGENERAL.COM.BR O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO 7 CONCLUSÃO O B-52 continua fazendo seu trabalho e a USAF, com planos para

VELHOGENERAL.COM.BR OB-52NAOPERAÇÃOTEMPESTADENODESERTO 5

MISSÕES Àmedidaemqueacampanhaaéreaevoluiu,osB-52realizarammissõesdeataqueadiversosalvos,tantoestratégicoscomotáticos.AlgunsdestaquesdasmissõesdosB-52naOperaçãoTempestadenoDeserto:

• Foramrealizadosnoventaenoveataquescontraaeródromos,aeronavesemsoloeinfraestruturadeapoioaaeródromosutilizandobombasdeusogeralebombasdefragmentação.

• Trezentosetrêsataquesforamfeitoscontraalvosestratégicos,taiscomoinstalaçõesdecomando,controleecomunicações,plantasindustriais,instalaçõesnucleares,químicasebiológicasedemísseisbalísticosdecurtoalcance;interdiçãodealvoscomoáreasdearmazenamentodepetróleo,óleolubrificanteeferrovias.Amaioriadestesataquesforamrealizadosagrandealtitudecomempregandoarmasguiadasporradar.

• OsB-52fizeram1.175ataquescontraaGuardaRepublicana,blindados,unidadesmecanizadasedeinfantaria.AgrandecargadebombasealcancedoB-52otornarammuitoeficaznessafunção.

AcapacidadedoB-52devoarcomgrandescargasporgrandesdistânciassemnecessidadedereabastecimentoliberavaostankersparaoutrasmissões.Ocomandoaéreoevitavausa-losemáreasdemaiorameaça;emoperaçõesondehaviariscosmaissignificativos,elesoperavamemconjuntocomWildWeasels1oucomaeronavesemCAP(CombatAirPatrol,PatrulhaAéreadeCombate).

A BATALHA DE KHAFJ I

EmboraabatalhadeKhafjitenhaabsorvidoapenasumapequenapartedosativosaéreosdaCoalizão,elatrouxeoprimeirodesafiorealàcapacidadederespostadosrecursosdeCAS(CloseAirSupport,ApoioAéreoAproximado)eBAI(BattlefieldAirInterdiction,InterdiçãoAéreadoCampodeBatalha).Nanoitede29dejaneirode1991,asforçasiraquianascruzaramafronteiraemtrêslugares:RasAlKhafji,WafraheUmmHujul.Asforçasdacoalizão,principalmenteastropasterrestressauditas,emconjuntocoma3ªAlaAéreadosMarineseoComandodeComponentesAéreosdaForçaConjunta,repeliramosataques.

ApedidodocomandantedosMarines,tenente-generalBoomer,comaprovaçãodotenente-generalHorner,comandantedoCENTAF(CentralCommandAirForces,ComandoCentraldasForçasAéreas),osB-52foramusadosnosuldoKuwait,ondeblindadosiraquianossedeslocavamparareforçarasposiçõesiniciaisiraquianas.Issoresultounumataquebem-sucedidoaaproximadamentecemveículosblindadosiraquianos.Conformedescritonumrelatóriodecampo,oefeitodoataquedosB-52foi“comoacenderumaluznumapartamentoinfestadodebaratas”.OataquedosB-52fezosveículosbaterememretiradaecolocou-osnumaarmadilha,direcionando-osparavetorestáticos(A-10,AH-1eoutros)queosaguardavam,prontosparadestrui-los.

1“WildWeasel”éonomedecódigodadopelaUSAFparaaeronavesdequalquertipoequipadascommísseisdebuscaporradareencarregadadasupressãodasdefesasaéreasinimigas.

Page 6: O B-52 na Operação Tempestade no Deserto...VELHOGENERAL.COM.BR O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO 7 CONCLUSÃO O B-52 continua fazendo seu trabalho e a USAF, com planos para

6 OB-52NAOPERAÇÃOTEMPESTADENODESERTO VELHOGENERAL.COM.BR

APOIO A OPERAÇÕES PSICOLÓGICAS

OapoiodosB-52devesermedidonãoapenasemtermosdeacertosdiretosoudanosfísicos,mastambémemtermosdosefeitospsicológicosqueproduziu.Cientedoimpactodessasmissões,ogeneralSchwarzkopfordenouqueosB-52seconcentrassemnaGuardaRepublicana.

Nofinaldejaneirode1991,aUSAFaprovouumplanodo4ºGrupoPSYOP(operaçõespsicológicas)paraumacampanhaqueinformavaaosiraquianosquandoelesseriambombardeadoseporqualaeronave.Aideiaeradisseminarfolhetosparaunidadesiraquianasespecíficasque,apoiadosportransmissõesderádio,especificavamqualunidadeiraquianaseriaatingidaequando.

Nodiaseguinte,oCENTAFbombardeavaaunidadeespecificadacomtrêsB-52s.Issoeraseguidoporoutrodiadefolhetosindicandoquandoamesmaunidadeseriabombardeadanovamenteequeossoldadosiraquianossobreviventesdeveriamdesertarouseentregar.NodiaseguinteoCENTAFbombardeavanovamenteaunidade.Noauge,umaformaçãodetrêsbombardeirosatacavaastropasiraquianasacadatrêshoras,vinteequatrohoraspordia.

Apesardeimprecisões,apartirdeentrevistasfeitascomprisioneirosdeguerraduranteeapósoconflito,estimou-sequeoB-52Gajudouainfluenciar24%dossoldadosiraquianosqueoperavamnodeserto.1

ESPECIF ICAÇÕES

Page 7: O B-52 na Operação Tempestade no Deserto...VELHOGENERAL.COM.BR O B-52 NA OPERAÇÃO TEMPESTADE NO DESERTO 7 CONCLUSÃO O B-52 continua fazendo seu trabalho e a USAF, com planos para

VELHOGENERAL.COM.BR OB-52NAOPERAÇÃOTEMPESTADENODESERTO 7

CONCLUSÃO OB-52continuafazendoseutrabalhoeaUSAF,complanosparavoa-loatépelomenosadécadade2050,claramentetemutilidadeparaele.OBUFFnãoéfurtivoepodenãorealizarotrabalhoqueganhaosholofotesdamídia,masaindaéo“carregadordepiano”notrabalhodiáriodedespejarmilharesdetoneladasdebombassobreosinimigosdosEUA.

Háaeronavesmaisnovasebemmaissofisticadasparaatarefa,masseoB-52,robustoeconfiável,continuaafazeroquefaztãobem,porquedescartarumaaeronavequefazseutrabalhocomtantaeficiênciaeconfiabilidade?

*AlbertCaballéMarimónpossuiformaçãosuperioremmarketing,éfotógrafoprofissionaleeditordoblogVelhoGeneral.JáatuounacoberturadeeventoscomoaFeiraLAAD,oExercícioCRUZEXeaOperaçãoAcolhida.ÉcolaboradordoCanalArtedaGuerraedarevistaTecnologia&Defesa.Podesercontatadopeloe-mail:[email protected]