o arquivo histórico municipal por seus personagens

13
O Arquivo Histórico Municipal por seus personagens A ACAHMPAS apresenta: Concepção e texto: Edna Resende Edição: Ana Resende Quadros

Upload: ednamresende

Post on 05-Aug-2015

169 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

O Arquivo Histórico

Municipal por seus personagens

A ACAHMPAS apresenta:

Concepção e texto: Edna ResendeEdição: Ana Resende Quadros

Você conhece a Vitória da Silva?

Provavelmente, nunca ouviu falar.

Vitória da Silva nasceu na África e foi trazida da Costa da Mina como escrava para o Brasil.Em Barbacena, dividiu o cativeiro e a vida com Francisco Benguela, escravo de Pedro da Silva.Quando faleceu, no dia 10 de julho de 1805, era forra e deixou três filhas crioulas, duas netas e dois genros, também forros.

Vitoria da Silva, após conquistar sua alforria, viveu em uma casa coberta de telhas, na rua de São Francisco de Assis.Certamente vivia do comércio, aproveitando-se do grande trânsito de tropas e tropeiros.Foi muito bem sucedida em suas estratégias de sobrevivência, chegando a possuir joias, espelho e um escravo de nome José Angola.

Veja trechos de seu inventário:

Preta mina - Rugendas

Não conhecemos seu rosto, mas, provavelmente, Vitória da Silva se parecia com esta mulher, originária da Costa da Mina, retratada por Rugendas.

Este é o Conde de Prados.

Certamente, esse nome nos é familiar.Dr. Camilo Maria Ferreira, Conde de Prados, dá nome a uma das principais praças de Barbacena.

O Conde de Prados era um homem do século XIX, em

todos os sentidos:

Médico, fazendeiro-negociante, político atuante ligado aos liberais, jornalista, cientista, Conselheiro de Estado, acumulou uma das maiores fortunas do termo de Barbacena. Era ilustre representante da camada senhorial do Império do Brasil.

Capa do inventário do Conde de Prados

O Arquivo Histórico Municipal guarda os registros dos habitantes da região de Barbacena, sejam anônimos ou célebres.Seu rico acervo documental permite a todos nós realizarmos uma viagem pela história de Barbacena.

Ajude a ACAHMPAS a preservar a nossa memória

Seja um associado e contribua para a manutenção das atividades do Arquivo Histórico.

Contatos: [email protected] (32)3339-2182

Se você já é sócio, colabore quitando sua anuidade.

Campanha de anuidade 2014

O valor mínimo da anuidade 2014 é de R$72,40.A anuidade pode ser quitada na sede do Arquivo ou através de depósito bancário na conta corrente da ACAHMPAS 56856-2, Ag. 0062-0 (BB).Aqueles que optarem pelo depósito bancário, por gentileza, encaminhar cópia do comprovante para o e-mail: [email protected] para emissão do recibo e registro contábil.