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  • Nutrientes

    Os alimentos so fontes de macro e micronutrientes. Denominamos macronutrientes

    aqueles que nos fornecem calorias, ou seja, fonte de energia para as atividades do nosso

    dia-a-dia.

    Carboidratos - principal combustvel do nosso corpo. Os alimentos desse grupo so

    denominados energticos e encontram-se na base da pirmide alimentar. Fazem parte

    desse grupo: po, arroz, massa, biscoitos, milho, aipim, inhame. Devemos sempre dar

    preferncia aos integrais, pois durante a refinao h perda de vitaminas, minerais e

    principalmente fibras, alm de incoprarao de componentes qumicos. As frutas e

    verduras tambm so fontes de carboidratos.

    Protenas - responsveis pela formao dos tecidos, como os msculos, e componentes

    de clulas de defesa e transporte. Denominados construtores, tem maior demanda relativa

    na infncia e adolscencia, devido ao intenso crescimento e desenvolvimento. Os

    alimentos de origem animal, como carne, frango, peixe, leite, queijo, ovos, so ricos em

    protenas, alm das fontes vegetais, como soja, feijo, lentilha, gro de bico

    Lipdios - ou gorduras, so importantes componentes das membranas celulares, alm de

    integrarem hormnios e participarem da absoro de algumas vitaminas. Deve-se preferir

    as gorduras insaturadas, como leos vegetais e peixes e reduzir o consumo das gorduras

    saturadas e trans, encontradas principalmente em frituras e produtos industrializados.

    Vitaminas e Sais Minerais - integram o grupo dos micronutrientes. Apesar de no

    fornecerem calorias, so fundamentais para todas as reaes que ocorrem no organismo e

    importantes componentes de partes do corpo. So chamados de alimentos reguladores e

    so encontrados principalmente em frutas e verduras. Na infncia importante ateno

    especial ao clcio, componente dos ossos, encontrado principalmente em produtos

    lcteos; e ao ferro, mineral encontrado sobretudo em carnes e em vegetais verde-escuros,

    cuja a carncia causa anemia. importante tambm evitar o consumo excessivo de sdio.

    O excesso desse mineral na alimentao contribui para o desenvolvimento da hipertenso,

    que hoje j vista inclusive em crianas. Desta forma deve-se reduzir o consumo de

    alimentos industrializados, temperos prontos, sal de adio e aumentar o consumo de

    frutas e verduras.

    Uma alimentao saudvel deve ser variada e incluir alimentos de todos os grupos. As

    dietas radicais, com excluso de determinados grupos alimentares so prejudiciais ao

    organismo.

    Tatiana Medeiros Mota Nutricionista (CRN5 3566)

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