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<ul><li><p>Nutrientes </p><p>Os alimentos so fontes de macro e micronutrientes. Denominamos macronutrientes </p><p>aqueles que nos fornecem calorias, ou seja, fonte de energia para as atividades do nosso </p><p>dia-a-dia. </p><p>Carboidratos - principal combustvel do nosso corpo. Os alimentos desse grupo so </p><p>denominados energticos e encontram-se na base da pirmide alimentar. Fazem parte </p><p>desse grupo: po, arroz, massa, biscoitos, milho, aipim, inhame. Devemos sempre dar </p><p>preferncia aos integrais, pois durante a refinao h perda de vitaminas, minerais e </p><p>principalmente fibras, alm de incoprarao de componentes qumicos. As frutas e </p><p>verduras tambm so fontes de carboidratos. </p><p>Protenas - responsveis pela formao dos tecidos, como os msculos, e componentes </p><p>de clulas de defesa e transporte. Denominados construtores, tem maior demanda relativa </p><p>na infncia e adolscencia, devido ao intenso crescimento e desenvolvimento. Os </p><p>alimentos de origem animal, como carne, frango, peixe, leite, queijo, ovos, so ricos em </p><p>protenas, alm das fontes vegetais, como soja, feijo, lentilha, gro de bico </p><p>Lipdios - ou gorduras, so importantes componentes das membranas celulares, alm de </p><p>integrarem hormnios e participarem da absoro de algumas vitaminas. Deve-se preferir </p><p>as gorduras insaturadas, como leos vegetais e peixes e reduzir o consumo das gorduras </p><p>saturadas e trans, encontradas principalmente em frituras e produtos industrializados. </p><p>Vitaminas e Sais Minerais - integram o grupo dos micronutrientes. Apesar de no </p><p>fornecerem calorias, so fundamentais para todas as reaes que ocorrem no organismo e </p><p>importantes componentes de partes do corpo. So chamados de alimentos reguladores e </p><p>so encontrados principalmente em frutas e verduras. Na infncia importante ateno </p><p>especial ao clcio, componente dos ossos, encontrado principalmente em produtos </p><p>lcteos; e ao ferro, mineral encontrado sobretudo em carnes e em vegetais verde-escuros, </p><p>cuja a carncia causa anemia. importante tambm evitar o consumo excessivo de sdio. </p><p>O excesso desse mineral na alimentao contribui para o desenvolvimento da hipertenso, </p><p>que hoje j vista inclusive em crianas. Desta forma deve-se reduzir o consumo de </p><p>alimentos industrializados, temperos prontos, sal de adio e aumentar o consumo de </p><p>frutas e verduras. </p><p>Uma alimentao saudvel deve ser variada e incluir alimentos de todos os grupos. As </p><p>dietas radicais, com excluso de determinados grupos alimentares so prejudiciais ao </p><p>organismo. </p><p>Tatiana Medeiros Mota Nutricionista (CRN5 3566) </p></li></ul>

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