nutrição mineral de plantas

5
A ESSENCIALIDADE DOS ELEMENTOS Dezesseis elementos químicos são chamados essenciais para o crescimento das plantas. Eles são divididos em dois grupos principais: os não-minerais e os minerais. Os nutrientes não minerais são o carbono (C), o hidrogênio (H) e o oxigênio (O). Estes nutrientes são encontrados na atmosfera e na água e participam da fotossíntese. Os treze nutrientes minerais, que são fornecidos pelo solo, estão divididos em três grupos: macronutrientes primários, macronutrientes secundários e micronutrientes. Macronutrientes: encontrados em maior quantidade. Micronutrientes: encontrados em menor quantidade. Macronutrientes Primários Macronutrientes Secundários Micronutrientes Nitrogênio ( N ) Enxofre ( S ) Manganês ( Mn ) Fósforo ( P ) Cálcio ( Ca ) Cloro ( Cl ) Potássio ( K ) Magnésio ( Mg ) Cobre ( Cu ) Ferro ( Fe ) Boro ( B ) Molibdênio ( Mo ) Zinco ( Zn ) CRITÉRIOS DE ESSENCIALIDADE Para que um elemento seja classificado como essencial, deve satisfazer alguns critérios. Historicamente, ARNON & STOUT (1939) estipularam os seguintes critérios: a) A ausência do elemento impede que a planta complete seu ciclo;

Upload: gabriel-ferreira

Post on 30-Jan-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nutrição Mineral de Plantas

TRANSCRIPT

Page 1: Nutrição Mineral de Plantas

A ESSENCIALIDADE DOS ELEMENTOS

Dezesseis elementos químicos são chamados essenciais para o crescimento das plantas. Eles são divididos em dois grupos principais: os não-minerais e os minerais.

Os nutrientes não minerais são o carbono (C), o hidrogênio (H) e o oxigênio (O). Estes nutrientes são encontrados na atmosfera e na água e participam da fotossíntese.

Os treze nutrientes minerais, que são fornecidos pelo solo, estão divididos em três grupos: macronutrientes primários, macronutrientes secundários e micronutrientes.

Macronutrientes: encontrados em maior quantidade. Micronutrientes: encontrados em menor quantidade.

MacronutrientesPrimários

MacronutrientesSecundários

Micronutrientes

Nitrogênio ( N ) Enxofre ( S ) Manganês ( Mn )Fósforo ( P ) Cálcio ( Ca ) Cloro ( Cl )Potássio ( K ) Magnésio ( Mg ) Cobre ( Cu )

Ferro ( Fe )Boro ( B )

Molibdênio ( Mo )Zinco ( Zn )

CRITÉRIOS DE ESSENCIALIDADE

Para que um elemento seja classificado como essencial, deve satisfazer alguns critérios. Historicamente, ARNON & STOUT (1939) estipularam os seguintes critérios:

a) A ausência do elemento impede que a planta complete seu ciclo;

b) A deficiência do elemento é específica, podendo ser prevenida ou corrigida somente mediante seu fornecimento;

c) O elemento deve estar diretamente envolvido na nutrição da planta, sendo que sua ação não pode decorrer de condição eventual de condições químicas ou microbiológicas desfavoráveis do solo ou do meio de cultura, ou seja, por ação indireta.

EPSTEIN (1975), de maneira simples e direta, funde os dois últimos critérios em apenas um, mais objetivo:

O elemento faz parte da molécula de um constituinte essencial à planta.

Um exemplo clássico de um elemento que satisfaz esse critério é o Magnésio (Mg), que faz parte da molécula de clorofila.

Page 2: Nutrição Mineral de Plantas

ELEMENTOS BENÉFICOS

Com a evolução das pesquisas na área de nutrição mineral de plantas, foram identificados alguns elementos que podem ser considerados essenciais para algumas espécies ou mesmo substituir parcialmente a função de elementos essenciais.

Sua essencialidade é demonstrada em algumas condições especiais.Elementos benéficos: Al, Co, Ni, Se, Si, Na e V.

Alguns desses elementos benéficos apresentam efeito positivo no crescimento das plantas decorrente de aumento da resistência a pragas e doenças, ou favorecimento a absorção de outros elementos essenciais.

Embora o silício (Si) não seja considerado como elemento essencial fisiologicamente, é essencial sob os aspectos agronômicos, notadamente para asgramíneas.

O cobalto (Co) é considerado um nutriente essencial para as leguminosas por ser indispensável ao Rhizobium, microrganismo responsável pela fixação biológica do nitrogênio.

MODO DE ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES PELA PLANTA

Elemento Formas Absorvíveis Função PrincipalNitrogênio (N) NO3

- e NH4+ Componente de proteínas, clorofila e ácidos nucleicos.

Fósforo (P) H2PO4- e HPO4

2- Transferência de energia; metabolismo; componente de ácidos nucleicos e nucleoproteínas.

Potássio (K) K+ Síntese de proteínas; translocação de carboidratos; ativador de enzimas.

Cálcio (Ca) Ca2+ Componente estrutural das células da parede celular; elongação celular; afeta permeabilidade celular.

Magnésio (Mg) Mg2+ Componente da clorofila; ativador de enzimas; divisão celular

Enxofre (S) SO42- Constituinte de proteínas; envolvido na respiração e

formação de nódulos.

Ferro (Fe) Fe2+ Síntese de clorofila; reações de oxirredução; ativador enzimático.

Manganês (Mn) Mn2+ Reações de oxirredução; redução de nitrato; ativador enzimático.

Cobre (Cu) Cu2+ Ativador enzimático; redução de nitrato; respiração.Zinco (Zn) Zn2+ Ativador enzimático; regula pH do meio celular.

Molibdênio (Mo)

MoO42- Redução de nitrato; fixação de N atmosférico por

leguminosas.Cloro (Cl) Cl- Reações fotoquímicas na fotossíntese.

Boro (B) H2BO3- Maturação e diferenciação celular; translocação de

carboidrato.

Níquel (Ni) Ni+Metabolismo de fotoassimilação de carbono; metabolismo de assimilação de N em compostos orgânicos; translocação de N.

Page 3: Nutrição Mineral de Plantas

Para os elementos ou nutrientes serem absorvidos pela planta, há necessidade de mecanismos que possibilitem o contato desses íons com a raiz das plantas. Esses mecanismos são: interceptação radicular, fluxo de massa e difusão.

A interceptação radicular ocorre quando a planta tem uma participação ativa, ou seja, o sistema radicular se desenvolve penetrando nos poros do solo e fazendo o contato da raiz com os nutrientes.

Já o fluxo de massa ocorre através do processo de transpiração da planta, pois assim ela cria um fluxo de água que vai da raiz até a superfície.

Devido ao contato direto com o solo, a raiz também puxa a água em direção a ela, fazendo o encontro dos íons com a solução do solo. Os nutrientes absorvidos pela raiz deixam a área em torno dela menos concentrada. A difusão ocorre justamente da área mais concentrada do solo para a menos concentrada. Portanto, cada elemento tem sua velocidade de difusão.

Page 4: Nutrição Mineral de Plantas

FUNÇÃO DOS NUTRIENTES

NITROGÊNIO