número 513 paróquia de nossa senhora da conceição da amadora · 4º domingo do advento | ano a...

2
CONVÍVIO Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora 4º Domingo do Advento | Ano A 18 de dezembro de 2016 Série II Número 513 Jesus que esperamos é o “Deus que vem ao encontro dos homens”, para lhes oferecer a salvação. A festa do Natal que se aproxima deve ser o encontro de cada um de nós com este Deus; e esse encontro só será possível se tivermos o coração disponível para O acolher e para abraçar a proposta que Ele nos veio fazer. (…) O meu Natal – este Natal que estou a preparar no meu coração é uma celebração pagã ou um verdadeiro encontro com esse Deus libertador, cuja proposta de salvação estou interessado em escutar e acolher? Maria é uma figura incontornável para quem prepara o Natal: é a figura que está sempre disponível para escutar os apelos de Deus e que lhes responde com um “sim” de disponibilidade total… É esse “sim” e essa disponibilidade que tornam possível a presença salvadora de Deus no mundo. Estou na mesma atitude de disponibilidade aos desafios de Deus? Sou capaz de dizer todos os dias “sim”, de forma a que, através de mim, Deus possa nascer no mundo e salvar os homens? Outra figura que nos interpela e questiona neste tempo de Advento é a figura de José… Ele é o homem a quem Deus envolve nos seus planos planos que, provavelmente, lhe parecem misterio- sos e inacessíveis mas que tudo aceita, numa obediência total a Deus. Sou capaz de acolher os projectos de Deus mesmo quando eles desorganizam os meus projectos pessoais com a mesma disponibilidade de José, na obediência total aos esquemas de Deus? | in site dos Dehonianos O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivi- do em comum, encontrara-se grávi- da por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era jus- to e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apare- ceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua espo- sa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto acon- teceu para se cumprir o que o senhor anunciara por meio do Pro- feta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será cha- mado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando desper- tou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.

Upload: vothu

Post on 24-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONVÍVIO

Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora

4º Domingo do Advento | Ano A 18 de dezembro de 2016 Série II – Número 513

Jesus que esperamos é o “Deus que vem ao encontro dos homens”, para lhes oferecer a salvação. A festa do Natal que se aproxima deve ser o encontro de cada um de nós com este Deus; e esse encontro só será possível se tivermos o coração disponível para O acolher e para abraçar a proposta que Ele nos veio fazer. (…) O meu Natal – este Natal que estou a preparar no meu coração – é uma celebração pagã ou um verdadeiro encontro com esse Deus libertador, cuja proposta de salvação estou interessado em escutar e acolher? Maria é uma figura incontornável para quem prepara o Natal: é a figura que está sempre disponível para escutar os apelos de Deus e que lhes responde com um “sim” de disponibilidade total… É esse “sim” e essa disponibilidade que tornam possível a presença salvadora de Deus no mundo. Estou na mesma atitude de disponibilidade aos desafios de Deus? Sou capaz de dizer todos os dias “sim”, de forma a que, através de mim, Deus possa nascer no mundo e salvar os homens? Outra figura que nos interpela e questiona neste tempo de Advento é a figura de José… Ele é o homem a quem Deus envolve nos seus planos – planos que, provavelmente, lhe parecem misterio-sos e inacessíveis – mas que tudo aceita, numa obediência total a Deus. Sou capaz de acolher os projectos de Deus – mesmo quando eles desorganizam os meus projectos pessoais – com a mesma disponibilidade de José, na obediência total aos esquemas de Deus? | in site dos Dehonianos

O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivi-do em comum, encontrara-se grávi-da por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era jus-to e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apare-ceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua espo-sa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto acon-teceu para se cumprir o que o senhor anunciara por meio do Pro-feta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será cha-mado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando desper-tou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.

LEITURAS | 4º DOMINGO DO ADVENTO | ANO A

Ref Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus.

LEITURA I

SALMO

LEITURA II

EVANGELHO

Is 52, 7-10

Sl 97(98), 1.2-3ab.3cd-4.4-6

Heb 1, 1-6

Jo 1-18

Informações

GRUPO PEDRAS VIVAS|FORMAÇÃO

O grupo ‘Pedras Vivas’ vai propor uma formação em “Doutrina Social da Igreja”, nos dias 11, 18 e 25 de Janeiro, das 21H30 às 23H00. Formador: Padre Dr. José Manuel Pereira de Almeida. Quem desejar participar deve inscrever-se no Serviço de Acolhimento (cartório).

TEMPO NOCTURNO PARA O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

No dia 20 de dezembro, 3ª feira, 21H30, na igreja matriz, um tempo particular para o Sacramento do Perdão, com a presença de vários sacerdotes.

No dia 24 de Dezembro, sábado, não há Eucaristia às 19H.

24 DE DEZEMBRO | IGREJA MATRIZ, MISSA DA VIGÍLIA DE NATAL (MISSA DO GALO): 24H.

25 DE DEZEMBRO | IGREJA MATRIZ: MISSA ÀS 9H30, 11H30, 19H.

| CAPELA DE SANTO ANTÓNIO (MINA): 10H.

SANTO NATAL!