nucleo news 7 - marinha.mil.br · acolhe idosos portadores do hiv/aids. ... (4 horas) e primeiros...

14
Com a missão de criar a cultura de segurança em uma organização nuclear, bem como na defesa e segurança nacional, o 1º Simpósio de Segurança do CTMSP permitiu aos participantes o aprendizado teórico e prático. O Simpósio foi realizado no dia 21 de setembro nas dependências do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. Doar é um ato de solidariedade ao próximo. Pensando nisso, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) arrecadou e entregou as doações de papel higiênico, óleo e açúcar à Casa Esperança, que acolhe idosos portadores do HIV/AIDS. No período de 20 a 22 de agosto de 2018, o AE Leonardo Puntel e comitiva realizaram a Visita do Almirantado Programada (VAP) ao Centro tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Durante este período, além da palestra proferida pelo Diretor do CTMSP, VAlte (EN) Neves. NÚCLEO NEWS é um Informativo do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo Edição 07 Ano 01 SETEMBRO 2018 NÚCLE NEWS

Upload: phamkhanh

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CTMSP REALIZA 1º

SIMPÓSIO DE

SEGURANÇA

Com a missão de criar a cultura de segurança em uma organização nuclear, bem como na defesa e segurança nacional, o 1º Simpósio de Segurança do CTMSP permitiu aos participantes o aprendizado teórico e prático. O Simpósio foi realizado no dia 21 de setembro nas dependências do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.

P . 0 3

CTMSP REALIZA ENTREGA DAS

DOAÇÕES À CASA ESPERANÇA

Doar é um ato de solidariedade ao próximo. Pensando nisso, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) arrecadou e entregou as doações de papel higiênico, óleo e açúcar à Casa Esperança, que acolhe idosos portadores do HIV/AIDS.

P . 0 4

CTMSP RECEBE VISITA DO ALMI-

RANTADO PROGRAMADA (VAP)

P . 0 3

No período de 20 a 22 de agosto de 2018, o AE Leonardo Puntel e comitiva realizaram a Visita do Almirantado Programada (VAP) ao Centro tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Durante este período, além da palestra proferida pelo Diretor do CTMSP, VAlte (EN) Neves.

NÚCLEO NEWS é um Informativo do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo                   Edição 07            Ano 01            SETEMBRO 2018

NÚCLE NEWS

NÚCLEO NEWS

Página 02

Com a missão de criar a cultura de segurança em uma organização nuclear, bem como na defesa e segurança nacional, o 1º Simpósio de Segurança do CTMSP permitiu aos participantes o aprendizado teórico e prático. O Simpósio foi realizado no dia 21 de setembro nas dependências do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. A abertura do Simpósio foi realizada pelo Vice-Diretor do CTMSP, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Tito dos Santos Xavier e as palestras foram ministradas pelo CEL (PM-SP) Eduardo de Oliveira Fernandes, Luiz Fernando Bloomfield e pelo CMG (RM1-IM) Paulo Pagliusi (KPMG).

CTMSP REALIZA 1º SIMPÓSIO DE SEGURANÇA

No período de 20 a 22 de agosto de 2018, o AE Leonardo Puntel e comitiva realizaram a Visita do Almirantado Programada (VAP) ao Centro tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Durante este período, além da palestra proferida pelo Diretor do CTMSP, VAlte (EN) Neves, o AE Leonardo Puntel cumpriu uma agenda operativa e administrativa, com visitas às Organizações Militares subordinadas como a DDNM, CDS, CCEMSP, CINA e BtlDefNBQR-ARAMAR. Durante a visita a comitiva ainda conheceu a Fazenda Ipanema. Fizeram parte da comitiva o CMG Coelho Rangel, o CF Braga Mello, CF (IM) Marcelo e a CC (T) Suzane.

CTMSP RECEBE VISITA DO ALMIRANTADO PROGRAMADA (VAP)

NÚCLEO NEWS

Página 03

Doar é um ato de solidariedade ao próximo. Pensando nisso, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) arrecadou e entregou as doações de papel higiênico, óleo e açúcar à Casa Esperança, que acolhe idosos portadores do HIV/AIDS. A entrega foi realizada no dia 24 de setembro pela 1T (RM2-S) Camila e pelo 1T (RM2-EN) Valério. Ao todo foram arrecadados 146 rolos de papel higiênico, 67 quilos de açúcar e 51 litros de óleo. Casa Esperança Foi fundada em 25 de julho de 1989, pela Associação Paulo VI a Casa de Apoio Projeto Esperança, com a missão de acolher os portadores e doentes do HIV/AIDS que se encontravam em situação de absoluta pobreza e abandono ou mesmo rejeição familiar. Sua estrutura era com 10(dez) vagas, em regime domiciliar, permanentemente lotada, procurando fornecer alimentação balanceada e acompanhamento médico, psicológico e social. Em 2005, passou a chamar-se Casa e Apoio "Casa Esperança", CASA TIPO II – suporte para moradores cadeirantes, acamados ou alguma deficiência física e hoje chega a oferecer 16 (dezesseis) leitos.

ENTREGA DAS DOAÇÕES À CASA ESPERANÇA

NÚCLEO NEWS

Página 04

NÚCLEO NEWS

Página 05

O Centro Experimental Aramar (CEA) recebeu, no dia 06 de setembro, a visita da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) de São Paulo. A comitiva foi recepcionada pelo CMG (EN) Lima, que apresentou à turma as atribuições do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e a importância do Programa Nuclear da Marinha no fortalecimento do Brasil perante os outros países. A comitiva conheceu algumas das dependências do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo o LaMP (Laboratório de Microondas de Potência". A ADESG é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, fundada em 7 de dezembro de 1951. A ADESG se encarrega de divulgar a doutrina da Escola Superior de Guerra (ESG). Ela coordena as diversas delegacias estaduais que, por sua vez, subordinam as representações nas principais cidades do país.

CTMSP RECEBE VISITA DA ADESG DE SÃO

PAULO

NÚCLEO NEWS

Página 06

       O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) representou a Marinha do Brasil durante as comemorações do dia 7 de setembro no Sul do País e reafirmou o comprometimento da Força Naval em cumprir com o seu dever na defesa dos interesses dos cidadãos e da pátria.        O desfile foi realizado no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, ou Sambódromo do Anhembi em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil para um público de 30 mil pessoas.         No total, foram cerca de oito mil desfilantes na pista, dos quais aproximadamente quatro mil militares. Eles fizeram parte da segunda parte do desfile com a parada militar, formada por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e órgãos de Segurança Pública, como Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana.

CTMSP PARTICIPA DE DESFILE DE 7 DE

SETEMBRO

INAUGURAÇÃO DA NOVA BARBEARIA

NÚCLEO NEWS

Página 07

       O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) inaugurou a nova instalação da barbearia no dia 21 de setembro. A nova estrutura inclui duas cadeiras para corte de cabelo e um banco para espera. A inauguração foi realizada pelo Vice-Diretor Capitão de Mar e Guerra Alexandre Tito dos Santos Xavier. A nova instalação da barbearia fica localizada no térreo no Prédio do Alojamento.

NÚCLEO NEWS

Página 08

GRUPO DE CORRIDA DO CTMSP PARTICIPA

DA CORRIDA DA PRIMAVERA

       Um grupo de corrida do CTMSP com 22 integrantes, entre militares e Empregados Amazul, participou da Corrida da Primavera no Circuito das Estações, no dia 16 de setembro. A largada da corrida foi realizada 06h30 no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu). Os corredores se dividiram em 3 grupos: 5Km, 10km e 21Km.           A prática regular da corrida constitui excelente estratégia para manutenção do condicionamento cardiorrespiratório, diminuição dos níveis de estresse, aumento dos níveis de sensação de felicidade, melhora do funcionamento cerebral e, quando realizada em grupo, ainda traz benefícios sociais. O CTMSP incentiva e apoia a prática regular de atividades físicas como forma de Promoção da Saúde.

CTMSP REALIZA TREINAMENTO E RECICLAGEM EM TRABALHO EM ALTURA

NÚCLEO NEWS

Página 09

A Engenharia de Segurança do Trabalho realizou de 17 à 20 de setembro de 2018, o programa de treinamento e reciclagem em trabalho em altura, conforme Norma Regulamentadora 35, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) exige. O treinamento foi aplicado pela equipe de Segurança do Trabalho nos sítios do CTMSP e DDNM-II contemplando todas as áreas que atuam no Programa Nuclear da Marinha e realizam atividade em altura. Os treinamentos foram realizados nas seguintes etapas: teóricos (8 horas), prático (4 horas) e primeiros socorros (4 horas), totalizando 20h de adestramento. Este curso teve o apoio do Departamento de Saúde do CTMSP que realizou de forma brilhante a parte de primeiros socorros.

Ressalta-se a importância dos treinamento em NR-35 (trabalho em altura) devido ser uma atividade muito perigosa, no entanto se torna ainda mais perigosa quando os trabalhadores deixam de usar equipamentos de segurança, e não seguem os procedimentos ou ainda iniciam suas atividades sem treinamento adequado. Para diminuir o número de acidentes a NR-35 é a norma que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

De acordo com a Norma é considerado trabalho em altura toda atividade realizada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. Para a atividade de trabalho em altura temos: trabalhos em telhados, fachadas, beirais, plataformas, construções metálicas, andaimes suspensos, ancoragem crítica etc. Para mais informações sobre treinamentos na área de segurança do trabalho e possíveis dúvidas sobre a atividade de trabalho em altura deve-se procurar a Eng. de Segurança do trabalho nos seguintes contatos: 1T(RM2-EN) Vinícius Pousa Negrão (ctmsp-7232 - Ramal: 7548) e EA Joelson Matos  (ctmsp-7232c - Ramal: 7221).

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) realizou no dia 21 de setembro o “Bandeirão”, cerimônia militar onde a tripulação participa da cerimônia de hasteamento da Bandeira. O evento contou com a participação do Diretor da DDNM, CAlte (EN) Ferreira Marques, do Diretor do CDS, CAlte (EN) Guilherme, do Vice-Diretor do CTMSP, CMG Tito e do CEL PM Fernandes.

BANDEIRÃO DE SETEMBRO

NÚCLEO NEWS

Página 10

PALESTRAS AOS OCUPANTES DE PNR

NÚCLEO NEWS

Página 11

O Departamento de Patrimônio Imobiliário do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) realizou palestras, nos dias 04 e 05 de stemebro, para todos os ocupantes de PNR na Sede e no CEA. As palestras foram ministradas pelo CF (RM1) Leontsinis, que abordou as principais Normas do PNR; desocupação; direitos e deveres do permissionário e as proibições.

COMITIVA ARGENTINA CONHECE CTMSP

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) recebeu a visita de uma comitiva de argentinos ligados a área de energia nuclear. No dia 25 de setembro a visita foi na Sede e no dia 26 no CEA. A comitiva foi recebida pelo Diretor do CTMSP, VAlte (EN) Neves. Integraram a comitiva Julian Gadano – Subsecretário de Energia Nuclear; Facundo Abel Deluchi – Diretor  Nacional de Política Nuclear; Enrique Cinat – Gerente Geral de Cnea;  Juan Pablo Maria Ordonez – Gerente de Projetos Nucleares da Invap; Pablo Javier Schroeder – Gerente Geral de Conuar; Alberto Andres Guevara – Presidente Dioxitek  e Gustavo Alfredo Baader.

NÚCLEO NEWS

Página 12

Outubro é um mês muito importante para as mulheres. Mêsde lembrar que um simples gesto e algumas atitudes podemser decisivas em suas vidas. Período em que a cor rosa representa um sinal de alerta, um aviso de que é possível evitar o pior.

         O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama e informar que a doença é o tipo de câncer mais comum entre mulheres de todo o mundo. Lembrar as mulheres que se tocar, literalmente, é o primeiro passo para identificar um possível sinal da doença.          São suas próprias mãos que cuidam e previnem. O autoexame das mamas é fácil, rápido e deve ser feito mensalmente. Em 95% dos casos, há possibilidade de cura se o nódulo for descoberto em estágio inicial. Além disso, visitar o médico para a realização do exame clínico das mamas é fundamental. Vá ao ginecologista ao menos uma vez por ano e tire suas dúvidas.         A informação adequada é capaz de salvar vidas. Por isso, engaje-se na campanha do Outubro Rosa. O site do Saúde Naval trará muito conteúdo para você compartilhar e apoiar esta causa.          Você pode ter milhões de desculpas para não se prevenir. Mas suas razões não são melhores do que viver.

O CTMSP APOIA A

CAMPANHA

NÚCLEO NEWS

Página 13

Vale lembrar a importância do planejamento, seja qual for a opção escolhida. Abaixo algumas dicas de diversão garantida sem gastos excessivos: - Não levar o filho no momento da compra do presente; - presentear com um dia divertido e diferente; - Refeição / lanche preparada pelo filho, dia de viver o Mestre Cuca; - Campeonatos de bolinha de gude, pipas, ou outros com colegas;

SÓ PARA LEMBRAR “educação financeira é um estilo de vida a ser seguido, pois é a consciência do seu dinheiro e a mudança dos hábitos e costumes.”. Anote esta frase e leia-a quando pensar em praticar algum gasto !!

DIA DAS CRIANÇAS!

No dia 12 de outubro será comemorado o Dia das crianças. Você já planejou como

comemorar esta data sem gastar muito????

PROGRAMA DE APOIO

A FELICIDADE É

CONTAGIOSA (MAS

CUIDADO, HÁBITOS

PREJUDICIAIS TAMBÉM

SÃO...)

Como um surto de gripe, a felicidade – e também comportamentos que fazem mal à saúde, como irritação e constantes lamentações – é transmissível e “contamina” pessoas a até “três graus de separação”. Para entender melhor: o fato de o amigo de um amigo de um amigo seu ser uma pessoa alegre, bem-humorada e satisfeita com a própria vida aumenta em cerca de 6% as chances de que você seja uma pessoa feliz. Isso significa não apenas que é fundamental escolher com cuidado os grupos com os quais convivemos, mas também que, de alguma forma, temos responsabilidade

Pesquisadores acreditam que a felicidade tem mais possibilidades de se espalhar por ser mais uma emoção que favorece a coesão social, visto que, ao longo da evolução, a felicidade visível e contagiante pode ter ajudado nossos antepassados a manter a coesão social. Afinal, costuma ser muito mais agradável estar perto de gente satisfeita e bem-humorada que de pessoas infelizes. Fonte: Revista Mente & Cérebro, edição nº 239. POR selma corrêa.

sobre o bem-estar das pessoas com quem moramos, trabalhamos, estudamos... E também sobre a satisfação daquelas que se relacionam com quem nos relacionamos. Pode parecer incrível, mas mesmo de longe é possível influenciar (e ser influenciado) pelas formas de ver o mundo e de se relacionar com o próprio corpo. Essa interferência torna mais ou menos frequente, por exemplo, a manutenção de hábitos que nos fazem engordar ou emagrecer, fumar ou beber. Até as horas de sono podem estar sujeitas ao comportamento alheio.

NÚCLEO NEWS

Página 14

EXPEDIENTE

Vice-Diretor Capitão de Mar e Guerra Alexandre Tito dos Santos Xavier Assessora de Comunicação Social Ana Cristina de Souza Peixoto Assessor Adjunto de Comunicação Social 1T (RM2-T) Ivan Carlos

1T (RM2-T) Ivan Carlos ctmsp-021d [email protected] Ramal: 7107

QUALIDADE DE