nubllado com poss. de chuva cptec/inpe · pdf filelinha de cota: cotagem em desenho...

8
19/05/2016 Aprumando!: Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2 http://aprumando.blogspot.com.br/2014/04/leituraeinterpretacaodeprojetos_29.html 1/8 INFORMAÇÃONORMASTÉCNICASNOVIDADES Aprumando! terçafeira, 29 de abril de 2014 Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2 Continuação do curso de Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos desenvolvido pela PROFª REGINA BRABO, feito para a Universidade Federal do Pará, em 2009. 2. DIMENSIONAMENTO E ESCALAS ESCALAS Norma ABNT NBR 8196, Dezembro 1999. A designação de uma escala deve consistir na palavra ESCALA ou ESC, seguida da indicação da relação: ESCALA 1:1 para escala natural ESCALA X:1 para escala de ampliação (X > 1) ESCALA 1:X para escala de redução (X > 1) A escala deve ser indicada na legenda. O valor de X deve ser igual a 2, 5 ou 10, ou múltiplos destes. Por exemplo, 1:2, 50:1, 1:100. Escalas utilizadas para desenhos arquitetônicos: • 1:200 ou 1:100 = rascunhos / estudos (papel manteiga) • 1:100 = anteprojeto – plantas, fachadas, cortes, perspectivas 1:100 = desenhos de apresentação – plantas, fachadas, cortes, perspectivas, projeto para Prefeitura • 1:50 = execução (desenhos bem cotados) • 1:10, 1:20 e 1:25 = detalhes • 1:50 = projetos especiais – fundações, estrutura, instalações, etc. LINHA DE COTA: Cotagem em Desenho Técnico (NBR 10126) Representação gráfica das dimensões no desenho técnico de um elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. Elementos gráficos para representação de cotas Podemos dividir os desenhos arquitetônicos em dois grupos: Desenhos Preliminares de CAPÃO BONITO SP 10º 19º CPTEC/INPE Nubllado com Poss. de Chuva Qui Sex Sab Dom Tempo 86,701 Visualizações Pesquisar Pesquisar este blog Qual a diferença entre o baldrame e a sapata? O baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constituise de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado constr... Impermeabilização de Fundação Impermeabilização x Fundação Todos nós sabemos a importância que água tem na nossa vida, mas quando se trata de estruturas e de... Aprenda a calcular o consumo de chapas, pontaletes e sarrafos para fazer fôrmas de madeira Madeira para fôrmas Reportagem: Daniele Rissi A fôrma é o elemento que molda a geometria das peças estruturais vigas, lajes, ... DESENHO DE ARQUITETURA PARTE 1 Mais lidas semana! 1 mais Próximo blog» Criar um blog Login

Upload: lenhu

Post on 16-Feb-2018

225 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

19/05/2016 Aprumando!: Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2

http://aprumando.blogspot.com.br/2014/04/leituraeinterpretacaodeprojetos_29.html 1/8

INFORMAÇÃONORMASTÉCNICASNOVIDADES

Aprumando!

terçafeira, 29 de abril de 2014

Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2Continuação do curso de Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos desenvolvido pelaPROFª REGINA BRABO, feito para a Universidade Federal do Pará, em 2009.

2. DIMENSIONAMENTO E ESCALAS

ESCALAS

Norma ABNT NBR 8196, Dezembro 1999.A designação de uma escala deve consistir na palavra ESCALA ou ESC, seguida da indicação darelação:ESCALA 1:1 para escala naturalESCALA X:1 para escala de ampliação (X > 1)ESCALA 1:X para escala de redução (X > 1)A escala deve ser indicada na legenda. O valor de X deve ser igual a 2, 5 ou 10, ou múltiplosdestes. Por exemplo, 1:2, 50:1, 1:100.

Escalas utilizadas para desenhos arquitetônicos:• 1:200 ou 1:100 = rascunhos / estudos (papel manteiga)• 1:100 = anteprojeto – plantas, fachadas, cortes, perspectivas• 1:100 = desenhos de apresentação – plantas, fachadas, cortes, perspectivas, projeto paraPrefeitura• 1:50 = execução (desenhos bem cotados)• 1:10, 1:20 e 1:25 = detalhes• 1:50 = projetos especiais – fundações, estrutura, instalações, etc.

LINHA DE COTA: Cotagem em Desenho Técnico (NBR 10126)Representação gráfica das dimensões no desenho técnico de um elemento, através de linhas,símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. Elementos gráficos para representaçãode cotas

Podemos dividir os desenhos arquitetônicos em dois grupos: Desenhos Preliminares de

CAPÃO BONITO SP

10º19º

CPTEC/INPE

Nubllado com Poss. de Chuva

Qui Sex Sab Dom

Tempo

86,701

Visualizações

Pesquisar

Pesquisar este blog

Qual a diferença entre obaldrame e a sapata?O baldrame é o tipo maiscomum de fundação.Constituise de uma viga,

que pode ser de alvenaria, deconcreto simples ou armado constr...

Impermeabilização de FundaçãoImpermeabilização x Fundação Todosnós sabemos a importância que águatem na nossa vida, mas quando setrata de estruturas e de...

Aprenda a calcular o consumo dechapas, pontaletes e sarrafos parafazer fôrmas de madeiraMadeira para fôrmas Reportagem:Daniele Rissi A fôrma é o elementoque molda a geometria das peçasestruturais vigas, lajes, ...

DESENHO DE ARQUITETURA PARTE1

Mais lidas semana!

1 mais Próximo blog» Criar um blog Login

19/05/2016 Aprumando!: Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2

http://aprumando.blogspot.com.br/2014/04/leituraeinterpretacaodeprojetos_29.html 2/8

apresentação e Desenhos para execução. Nos desenhos preliminares são feitos vários estudos pormeio de esboços que começam a dar forma ao edifício proposto. Estes têm por objetivo dar umarepresentação real do projeto de um edifício. São constituídas de plantas, elevações; incluindo, paraserem mais completos, também desenhos perspectivos com representação de figuras humanas,árvores, edifícios adjacentes para servir como escala de referência. Não devem conter dadosestruturais.Nos desenhos para execução incluímos as plantas, elevações e fachadas, cortes e acabamentossegundo as normas com as quais a obra será executada.Na área de construção civil, as plantas se constituem como a representação gráfica de um projeto;Existem alguns tipos de representações gráficas em um projeto:– Planta baixa;– Planta de situação;– Planta de localização;– Corte transversal e longitudinal;– Planta de fachada.Na área de construção civil, as plantas se constituem como a representação gráfica de um projeto;

PLANTA DE SITUAÇÃO

PLANTA DE LOCAÇÃOPlanta de Locação ou Localização: demonstra a localização da obra dentro do terreno, com seusrespectivos recuos frontais e laterais.

Vocabulário e normas básicas de construção e desenho de arquitetura:PEITORIL altura do chão ao início da janela.PÉDIREITO altura do chão até a laje.CUMEEIRA ponto mais alto da cobertura.PLANTA vista obtida após a retirada do plano de secção olhando de cimapara baixo;CORTE vista obtida após a retirada da parte anterior ao plano de secção

1Planta Baixa 1o.Pavimento 1. ESCALAS1.1. Uso Através doDesenho Arquitetônico o

arquiteto ou o desenhista gera ...

Tipos de FundaçõesNa construção umelemento de sumaimportância e afundação, pois e ela que

vai suportar todo o peso da obra e adeixa fixa e nivelada ao...

2015 (16)

2014 (14)

Junho (1)

Maio (3)

Abril (4)

Leitura e Interpretação deProjetosArquitetônicos...

Uma questão de luz

Leitura e Interpretação deProjetosArquitetônicos...

Pintura: Como Fazer.

Março (6)

2012 (21)

2011 (39)

Arquivo do blog

Parceiros

19/05/2016 Aprumando!: Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2

http://aprumando.blogspot.com.br/2014/04/leituraeinterpretacaodeprojetos_29.html 3/8

olhando de frente;BREESES E MARQUISES: elementos construtivos que impedem a entrada deradiação solar direta no interior da construção;VIGAS E PILARES: elementos estruturais responsáveis pela sustentação daconstrução através da distribuição das forças e transmissão até o alicerce da construção:

Normas básicas de construção (dependem do Plano Diretor de cada Município)• Recuo Frontal: maior ou igual a 4,00 m.• Recuos laterais: maior ou igual a 1,50 m caso exista janela na parede.• Pédireito: mínimo de 2.50m para banheiros e corredores, sendo 2,80m o exigido para as demaisdependências.• Portas: externas= 0,90 m, internas= 0,80 m, banheiros=0,70 m em geral sendo que todas possuemaltura de 2,10 m.• Largura dos corredores = mínimo 0,90 m.• Abertura mínima para ventilação iluminação = 1 / 6 da área do piso.• Inclinação dos telhados: telha de barro= 30%, de fibrocimento= 12%• Laje = espessura média 0,12 m.• Paredes = de meio tijolo com reboco 0,15 m, de um tijolo 0,25 m.

3. CONVENÇÕES E SIMBOLOS

a. PAREDESNormalmente as paredes internas são representadas com espessura de 15 cm, mesmo que narealidade a parede tenha 14 cm ou até menos. Nas paredes externas o uso de paredes de 20 cm deespessura é o recomendado, mas não obrigatório. É no entanto obrigatório o uso de paredes de20cm de espessura quando esta se situa entre dois vizinhos (de apartamento, salas comerciais...).Convencionase para paredes altas (que vão do piso ao teto) traço grosso contínuo, e para paredesa meia altura, com traço médio contínuo, indicando a altura correspondente.

Na representação de uma reforma é indispensável diferenciar muito bem o que existe e o que serádemolido ou acrescentado. Estas indicações podem ser feitas usando as seguintes convenções:

b. PORTASPorta interna Geralmente a comunicação entre dois ambientes não há diferença de nível, ou seja,estão no mesmo plano, ou ainda, possuem a mesma cota.

Porta externa A comunicação entre os dois ambientes (externo e interno) possuem cotasdiferentes, ou seja, o piso externo é mais baixo.

Fibras para ConcretoPronta entrega,Direto de FábricaAcesse e Confira! Shop now

Curso AutoCADCivil 3D EADPortal EAD de Infraestrutura Viária - Curso AutoCADCivil 3D 2017

Participar deste siteGoogle Friend Connect

Membros (41) Mais »

Já é um membro? Fazer login

Seguidores

19/05/2016 Aprumando!: Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2

http://aprumando.blogspot.com.br/2014/04/leituraeinterpretacaodeprojetos_29.html 4/8

Nos banheiros a água alcança a parte inferior da porta ou passa para o ambiente vizinho; os doisinconvenientes são evitados quando há uma diferença de cota nos pisos de 1 a 2 cm pelo menos.Por esta razão as portas de sanitários desenham se como as externas.

19/05/2016 Aprumando!: Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2

http://aprumando.blogspot.com.br/2014/04/leituraeinterpretacaodeprojetos_29.html 5/8

c. JANELASO plano horizontal da planta corta as janelas com altura do peitoril até 1.50m, sendo estasrepresentadas conforme a figura abaixo, sempre tendo como a primeira dimensão a largura da janelapela sua altura e peitoril correspondente. Para janelas em que o plano horizontal não o corta, arepresentação é feita com linhas invisíveis.

19/05/2016 Aprumando!: Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2

http://aprumando.blogspot.com.br/2014/04/leituraeinterpretacaodeprojetos_29.html 6/8

NÍVEIS

– São cotas altimétricas dos pisos, sempre em relação a uma determinada Referência de Nível préfixada pelo projetista e igual a zero– Regras:• Colocar dos dois lados de uma diferença de nível;• Indicar sempre em metros, na horizontal;• Evitar repetição de níveis próximos em planta e não marcar sucessão de desníveis iguais(escada);

19/05/2016 Aprumando!: Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2

http://aprumando.blogspot.com.br/2014/04/leituraeinterpretacaodeprojetos_29.html 7/8

Em planta baixa, os pisos são apenas distintos em comuns ou impermeáveis•Os impermeáveis são representados apenas nas “áreas molhadas”, ou seja, áreas dotadas deequipamentos hidráulicos, sacadas, varandas, etc...• O tamanho do reticulado constitui uma simbologia, não tendo a ver necessariamente com otamanho real das lajotas ou pisos cerâmicos.

Equipamentos Hidráulicos

continua...

Cuba do Lavatóri

Vaso Sanitário

Balcão, pia, fogão e geladeira

Tanque

Chuveiro

19/05/2016 Aprumando!: Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos Parte 2

http://aprumando.blogspot.com.br/2014/04/leituraeinterpretacaodeprojetos_29.html 8/8

Postagem mais recente Postagem mais antigaPágina inicial

Assinar: Postar comentários (Atom)

Um comentário

Principais comentários

Hebertom Cleitom Giuli Drigo 2 anos atrás

Muito boa sua postagem. Parabéns pelo seu blog! estou gostando doconteúdo que você expõe no site..continue assim conhecimento é ótimo sercompartilhado!!!

Adicionar um comentário

Postar um comentário

Postado por Aprumando Edificações às 6:20 PM

Reações: Muito Util (0) Util (0) Inutil (0)

Marcadores: anteprojeto, arquiteto, arquitetonico, arquitetura, Desenho, estudo, linhas, preliminar,projeto, traçado, traço, tramas

+1 Recomende isto no Google

Modelo Awesome Inc.. Tecnologia do Blogger.