novos universitários

18
NOVOS UNIVERSITÁRIOS

Upload: examecom

Post on 22-Oct-2015

2.164 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

NOVOS

UNIVERSITÁRIOS

INDEX

• Start

• Objetivo

• Metodologia

• Quem são os Novos Universitários?

• Relações Familiares

• Desafios Gerais

• Onde se perde tempo?

• Vantagens de ser universitário

• Dificuldade específica dos cursos

• Como os novos universitários consomem?

• Estratégias de Consumo

• Ele busca!

• O que ele quer?

• Objetivo

— Identificar o perfil dos novos universitários, seus principais desafios e necessidades.

• Metodologia

— 10 Entrevistas em profundidade realizadas entre os dias 9 e 19 de outubro

START

QUEM SÃO OS NOVOS

UNIVERSITÁRIOS?

São características comuns aos novos universitários:

- Serem os primeiros da família a entrarem para a universidade- Já têm alguma experiência de trabalho- Vêm na universidade uma oportunidade de trabalhar com algo que gostem.- Conciliam o estudo com alguma atividade remunerada (emprego, iniciações científicas, extensões universitárias e/ou estágios)- Buscam oportunidade de trabalhar na área que estudam durante a graduação

RELAÇÕES FAMILIARES

As relações familiares representam uma parte importante da vida desses universitários.O apoio dos pais é um dos pontos responsáveis pela sua permanência na universidade frente aos desafios apresentador por aquele espaço.Entretanto, esses universitários têm responsabilidades financeiras com a casa em que moram e preocupam-se em poder dar algum tipo de retorno para a manutenção do lar familiar.

“Todo mundo apóia para que eu possa concluir e poder trabalhar com que eu quero[...] minha mãe se preocupa em eu ter tempo p estudar e me comprometer com a faculdade" - Jessica, 23, Ciências Sociais UFRJ

“As vezes dá a sensação de que é perda de tempo e a gente não pode parar tudo pela faculdade, mas eles ajudam a gente a segurar a onda.”Nayara, 20, Biologia, UENF

DESAFIOS GERAIS

- Dependência dos programas assistenciais oferecidos pelas universidades (bolsas auxílio, alojamentos, etc) - Aumento da carga de leitura específica em contraste com o reduzido tempo- Mudança radical na linguagem utilizada dentro da academiaPercepção de desvantagem perante os colegas de curso/universidade

e inadequação ao espaço

“É tudo muito diferente. Principalmente porque você tem que ficar correndo atrás das pessoas que tiveram formação melhor que a sua no ensino médio. Desanima!”Nayara, 20, biologia, UENF

ONDE SE PERDE TEMPO?

Diante da carga de leitura e do acúmulo de funções o tempo é um elemento precioso da formação acadêmica. Os principais fatores apontados que dificultam o aproveitamento do tempo são:

-Busca por material: o alto custo da xerox faz com que o universitário busque em outros meios o acesso ao material.- Domínio da linguagem: a adequação cria a necessidade de buscar apoio em coisas simples como, por exemplo, vocabulário, estrutura textual, etc.“Correr atrás”: o déficit educacional traz à vida universitária a necessidade de empregar boa parte do tempo em leituras para esclarecimento de conceitos pouco explorados no ensino médio.- Deslocamento: A maioria dos entrevistados apontam que a distância entre o local de moradia/trabalho e a universidade atrapalha o aproveitamento do tempo que poderia ser ocupado com a universidade.

“Eu não sabia nem o que era uma resenha, tive que procurar na internet.”Bruno, 23, Biblioteconomia, Unirio

VANTAGENS DE SER UNIVERSITÁRIO

- Estar em contato com as questões contemporâneas da área.

- Ter um espaço de contínua discussão com especialistas e colegas, tanto em aula quanto em seminários, congressos, etc

- Facilidade em participar de eventos de divulgação de trabalhos

- Estímulo à produção de trabalhos, artigos e pesquisas acadêmicas

"Olha , geralmente sou convidada para certos workshops e palestras que custariam super caros se não fosse pelo fato de ser universitária.” Mirella, 22, design/comunicação visual PUC-RJ

- LICENCIATURAS: Dificuldade de encontrar vagas para colocação no mercado.

- BIOMÉDICAS: Alto custo dos materiais.

- ÁREA DE HUMANAS - Poucos programas de intercâmbio voltado para formação emuniversidades de fora. Para essa área de formação o intercâmbio é voltado para conhecimento da língua estrangeira e/ou como vivência de exterior de maneira genérica e não para graduação de maneira específica.

- TRABALHOS DE CAMPO: o transporte é sempre um problema. Exige burocraciasdentro da universidade e está sujeito à disponibilidade de ônibus.

DIFICULDADES ESPECÍFICAS DOS

CURSOS

“Hoje o departamento de geografia só tem um ônibus, logo, só pode rolar um campo por final de semana. Então tem vezes que não rola campo por falta de data ou ônibus disponível.” Bruno, 23, Geografia, UFRJ

COMO OS NOVOS

UNIVERSITÁRIOS

CONSOMEM???

ESTRATÉGIAS DE CONSUMO

Apesar de toda dificuldade, esses novos atores buscam estratégias para consumir como os demais universitários.

O que o diferencia dos demais perfis são as estratégias que ele busca para viabilizar esse consumo.

ELE BUSCA

- Meios de poupar dinheiro- Informações sobre o material- Melhores preços- Melhores condições de pagamento- Informações sobre a utilidade do material durante a vida acadêmica e profissional.

Ou seja, acima de tudo, ele busca uma adequação dos custos à projeção de uso dos materiais!

"Não sei quanto aos outros cursos , mas em design se gasta MUITO e pouco ‘recebemos’ em troca." Mirella, 22, design/comunicação visual PUC-RJ

ELE BUSCA

Dentro dessa lógica de consumo, as contas bancárias universitárias desempenham um papel muito importante por três motivos:

1º - Não perde tempo!Por ser uma conta que não necessita de muito investimento inicial ou mesmo de muitos documentos, é uma conta fácil e rápida para se abrir.

2º - Não perde dinheiro!A redução das taxas cobradas pelo banco na manutenção da conta é apontada como um benefício real, o que ajuda a evitar o desperdício de dinheiro em algo que não terá retorno.

3º - Ajuda a ganhar!Muitos apontam que a conta universitária é um requisito da maioria das bolsas de iniciação científica e extensões universitárias, o que aumenta a importância dela na vida de quem busca essas oportunidades

ONDE ELE BUSCA?

Os serviços mais utilizados por esse público são plataformas virtuais como:

ESTANTE VIRTUAL – Site de comparação de preço de livros em livrarias, sebos e de pequenos vendedores de todo o Brasil. Permite que o universitário compre e venda livros usados e em bom estado a um preço mais em conta. Além disso, o site também faz promoções que muitas vezes estimulam o consumo de livros em maior quantidade e variedade de temas.

GOBOOKS – Site de empréstimo de livros que ajuda nos momentos em que a compra não é uma opção válida e o livro não está disponível na biblioteca da universidade.

"Eu costumo visitar livrarias, folhear os livros, voltar pra casa e procurar os preços online. Além de encontrar livros mais baratos, posso receber tudo em casa. Como compro muitos livros de uma vez só, não pago o frete." - Mirella, 22, design/comunicação visual PUC-RJ

O QUE ELE QUER?

Embora sejam iniciativas vistas como funcionais e confiáveis, há a necessidade de que haja mais opções desse tipo de serviço para que sigam sendo a melhor opção.

“Já pensou se o estante virtual acaba? Aí que não me formo mesmo!”João Paulo, odontologia, UFF

NÃO CHAMA ATENÇÃO

Programas de intercâmbio não chamam muito atenção, sobretudo dos estudantes da área de ciências humanas, que apontam que os programas são mais voltados para a vivência no exterior e aprendizado da língua estrangeira do que para sua área específica.

“Se manter no Brasil é um desafio muito grande. Tenho vontade de ir pra Inglaterra, mas sei que lá é tudo mais caro e a gente sabe que bolsa nunca dá pra tudo.”

Paloma, engenharia, UFF

“Programa de intercâmbio eu só conheço o Ciência sem Fronteiras, que não aceita meu curso. Sem ser ele só aqueles programas privados que você paga uma fortuna pra ir lá pra fora aprender inglês.”

Pedro, história, Unirio

Estar na universidade é um sonho que apresenta muitas mudanças. O novo universitário busca meios que otimizem essa experiência no ambiente acadêmico e possibilitem a ele uma permanência com maior possibilidade de crescimento. A permanência é um desafio!

O QUE ELE QUER?

“Tem que fazer mais convênios com a universidade, pra que o aluno tenha uma formação menos restrita ao campus e se integre mais à cidade (que muitas vezes não é a cidade natal)" Eduardo Vilela, 21, Medicina, carioca que estuda na UFJF

“Poderiam ter mais serviços de moradias. Muitos estudantes moram absurdamente longe de onde estudam, poderiam haver hostels próprios para a vida universitária.“

Mirella, 22, design/comunicação visual PUC-RJ

“Os empresários têm que olhar com mais atenção para as universidades." Bruno, 21, Geografia UFRJ

www.consumoteca.com.br

Rio: Avenida Nilo Peçanha, 50 / 2014 - Centro(21) 2524-3978

São Paulo: Rua Groenlândia, 808 – Jardim Europa(11) 3042-8430

facebook.com/consumoteca