novo portal transparência sc

10
LANÇAMENTO DO NOVO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA O que é o Portal da Transparência? É um instrumento de controle social que possibilita ao cidadão acompanhar tudo o que o Estado arrecada em impostos, taxas e outras receitas e mostrar onde aplica esses recursos. Aqui você também encontra os principais programas e serviços da gestão estadual. Qual o principal objetivo do novo Portal da Transparência do Poder Executivo de SC? O novo Portal traz os dados das contas públicas em linguagem mais clara, utilização de recursos gráficos, obras no mapa e ferramentas de pesquisa. O objetivo é facilitar a consulta e a compreensão do cidadão sobre a gestão pública. Por quê? A verdadeira transparência acontece quando a informação disponível é compreendida por todos, não só por especialistas. Importante: em 2016, a Fazenda fez uma pesquisa on-line para colher sugestões dos cidadãos sobre o Portal. Mais de 2 mil pessoas responderam e destacaram a necessidade de linguagem menos técnica e mais interatividade. Durante o desenvolvimento do novo Portal também foram feitos testes de usabilidade com diferentes perfis de cidadãos para verificar a facilidade de utilização na realização de determinadas tarefas. Histórico: o primeiro Portal da Transparência do Poder Executivo de SC foi lançado em 2010, pouco depois da

Upload: governo-de-santa-catarina

Post on 12-Apr-2017

383 views

Category:

Data & Analytics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Novo Portal Transparência SC

LANÇAMENTO DO NOVO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

O que é o Portal da Transparência?

É um instrumento de controle social que possibilita ao cidadão acompanhar tudo o que o Estado arrecada em impostos, taxas e outras receitas e mostrar onde aplica esses recursos. Aqui você também encontra os principais programas e serviços da gestão estadual.

Qual o principal objetivo do novo Portal da Transparência do Poder Executivo de SC?

O novo Portal traz os dados das contas públicas em linguagem mais clara, utilização de recursos gráficos, obras no mapa e ferramentas de pesquisa. O objetivo é facilitar a consulta e a compreensão do cidadão sobre a gestão pública.

Por quê?

A verdadeira transparência acontece quando a informação disponível é compreendida por todos, não só por especialistas.

Importante: em 2016, a Fazenda fez uma pesquisa on-line para colher sugestões dos cidadãos sobre o Portal. Mais de 2 mil pessoas responderam e destacaram a necessidade de linguagem menos técnica e mais interatividade. Durante o desenvolvimento do novo Portal também foram feitos testes de usabilidade com diferentes perfis de cidadãos para verificar a facilidade de utilização na realização de determinadas tarefas.

Histórico: o primeiro Portal da Transparência do Poder Executivo de SC foi lançado em 2010, pouco depois da publicação da Lei da Transparência, que institui a criação dos portais para todos os órgãos públicos. A página se chamava Prestando Contas. Em 2012 foi lançado um novo Portal, agora com o nome Portal da Transparência, incluindo novas opções de consultas e recursos gráficos. A versão que entra no ar nesta terça-feira, 21, começou a ser desenvolvida em 2015 com a proposta de trazer linguagem e layout mais acessíveis, ou seja, que permitam ao cidadão exercer o direito de acompanhar as contas do governo de forma efetiva.

Page 2: Novo Portal Transparência SC

DESTAQUES

1. Pergunta CidadãEspaço interativo para o cidadão montar um questionamento específico e acessar os dados de maneira rápida e simples com direito a gráficos e tabelas para compreender melhor as informações. São 25 possibilidades diferentes para montar a pergunta – 19 para despesas e seis para receita. Exemplos: - Quanto foi gasto com publicidade e propaganda em 2017? - Quanto foi arrecadado com transferências voluntárias da União em 2016?

A pergunta cidadã está disponível na página principal, logo abaixo do menu.

2. Mapa da TransparênciaFerramenta para o cidadão acompanhar todas as obras contratadas pelo Estado. Cada obra é indicada por um ícone representando a área que está vinculada (educação, saúde, transportes, segurança pública, agricultura, etc.). Também é possível navegar pelas obras no mapa e obter uma série de informações como valor contratado, edital de licitação, número do contrato, nome e CNPJ do contratado, data da ordem de serviço, estágio em que se encontra a obra e fotos da obra.

Page 3: Novo Portal Transparência SC

3. Galeria das principais áreas de GovernoAcesso direto na página principal aos valores aplicados nas principais áreas do governo: educação, saúde, segurança, agricultura e transporte. Com apenas um clique nos destaques abaixo da Pergunta Cidadã, a informação de cada área é detalhada em gráficos por ano ou mês a mês, contendo também a informação das principais despesas realizadas na área escolhida: folha de pagamento, custeio e investimentos. Dessa forma, o portal permite ao cidadão receber de forma rápida e direta informações relevantes das despesas governamentais.

4. Ferramenta de pesquisaA janela “Pesquisar”, localizada no canto superior direito da tela, facilita a busca por temas de interesse do usuário. O sistema retorna de maneira inteligente todos os termos relacionados às consultas disponíveis no portal, como também o glossário com as palavras relacionadas.

5. Consultas detalhadasAo acessar as opções Receita Detalhada e Despesa Detalhada (no menu), o usuário poderá fazer análises detalhadas, utilizando diversos filtros e totalizando por periodicidade (mês, bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, ano), por unidade gestora e uma série de outras opções. É possível também fazer inúmeros cruzamentos entre os filtros e os totalizadores.

Page 4: Novo Portal Transparência SC

6. Dados AbertosO novo portal dá início a um processo de disponibilização de bases de dados em formato aberto. Os dados são disponibilizados em formato CSV, permitindo, dessa forma, sua livre utilização, consumo ou cruzamento, bem como a criação de aplicativos que demonstrem novas formas de utilização e visualização desses dados.

7. Glossário, Legislação e Perguntas FrequentesFerramentas que ajudam o usuário a entender melhor o universo da gestão pública e sanar suas dúvidas. Para facilitar o entendimento dos resultados das consultas no portal, é possível pesquisar o glossário completo ou utilizar o glossário interativo, que traz o esclarecimento instantâneo aos termos técnicos. O acesso das informações pode ser selecionado por meio de um símbolo de interrogação “?” , disponível em várias partes do portal (tabelas, colunas, caixas de seleção) junto aos termos principais que foram esclarecidos.

8. Conteúdo acessado com poucos cliquesO portal foi organizado em quatro grandes áreas (Receita, Despesa, Responsabilidade Fiscal, Gestão Estadual), disponibilizadas a forma de Menu, para facilitar o entendimento e busca de informações dos cidadãos. Também foram definidas cores padrões para cada área, de modo a facilitar o seu reconhecimento. Quando o menu é clicado, as informações disponibilizadas são apresentadas em uma única tela de modo a facilitar a usabilidade. Também, quando estiver navegando em alguma consulta, o menu fica disponível na parte superior e liberado para acessá-lo. Tudo isto para que em poucos cliques o conteúdo possa ser acessado. Por isso, tanto no menu de receita como no de despesa, clicando na consulta de receita e despesa detalhada, o Portal já retorna informações em forma de gráfico, podendo escolher a visualização com a periodicidade dos dados anual ou mês a mês. É possível também verificar as principais receitas ou despesas do ano, como por

Page 5: Novo Portal Transparência SC

exemplo: Na receita detalhada, estão apresentadas as principais receitas com impostos, contribuições ao regime próprio de previdência do servidor público e transferências obrigatórias recebidas da União. No lado da despesa, estão apresentadas as principais despesas com custeio, folha de pagamento e investimentos. Cada uma dessas informações poderá ser detalhada pelo usuário, qualificando a sua experiência na navegação pelo Portal. Outra mudança importante foi a retirada do captcha nas consultas para melhorar a usabilidade dos usuários, motivada também pela forma de consulta que passou a ser instantânea, sem a necessidade de execução de um “consultar” na grande maioria das consultas reformuladas.

9. Busca de DocumentosCom o novo Portal da Transparência também ficou mais fácil encontrar os documentos que baseiam as diversas etapas para execução das despesas públicas: empenhos, liquidações, preparações de pagamentos e ordens bancárias, além das retenções, se for o caso. Por intermédio da consulta no menu da despesa, denominada Busca de Documentos, o usuário poderá encontrar facilmente os documentos que permeiam os estágios da despesa pública, selecionando Empenho, Liquidação ou Pagamento. O retorno da consulta apresenta o valor total do período e filtros selecionados, uma área de subtotais discriminando o valor total e a relação dos documentos, gerados com base no documento original do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), num formato bem amigável ao cidadão.Também é possível realizar a navegação a partir dos documentos para os estágios da despesa empenho, liquidação e pagamento. Se o usuário estiver em “pagamento” e quiser acessar o “empenho” gerado, basta clicar no campo correspondente ao empenho.Com esta consulta, o usuário pode acessar a relação de notas de empenho emitidas em favor de um determinado CNPJ ou CPF, também detalhados por órgão, período e várias outras possibilidades de filtros. Permite, inclusive, que os próprios fornecedores do Poder Executivo utilizem a ferramenta para elaborar seus relatórios gerenciais.

10. Patrimônio PúblicoOutra novidade do Novo Portal da Transparência são as informações do patrimônio público, apresentadas em consultas que permitem relacionar os bens móveis e imóveis, além de relatórios das empresas dependentes.Por meio da consulta de bens móveis é possível a geração de totalizadores por grupo classe de bens (ex: equipamentos de telefonia e telegrafia), órgãos e outros filtros, conseguindo também detalhar os dados de cada bem. É possível identificar o valor de aquisição, reavaliação, depreciação e líquido do bem.Já a consulta de bens imóveis, permite relacionar os terrenos e edificações, permitindo também o detalhamento de cada bem. É possível encontrar informações do valor venal, depreciação e atualizado, além das benfeitorias e outras informações.

Page 6: Novo Portal Transparência SC

11. Nova consulta de dados funcionais e remuneração dos servidoresOutra novidade do novo Portal da Transparência é a reformulação da consulta de dados funcionais e remuneração dos servidores. A intenção foi gerar informações da quantidade dos servidores efetivos que fizeram parte da folha de pagamento do Poder Executivo Estadual, incluindo as empresas estatais dependentes (EPAGRI, SANTUR, COHAB, CIDASC), além de informações dos inativos, comissionados, admitidos em caráter temporário e pensionistas. Também traz o dado estatístico da faixa etária dos servidores ativos. Tudo isto em uma forma gráfica. Os dados funcionais dos servidores também foram estruturados para trazer mais informações. O contracheque teve a inclusão de novos parâmetros (inclusão de outras deduções e pagamentos retroativos) para apresentar o valor líquido recebido pelo servidor.

12. ResponsividadeO novo Portal da Transparência é responsivo, ou seja, é um site flexível, que se adapta automaticamente em qualquer dispositivo do usuário (desktop, laptop, tablet, smartphone das mais variadas marcas e tamanhos). Alterando sua aparência de acordo com o equipamento, o novo Portal possibilita ao usuário acessar qualquer dado ou informação de maneira versátil, readequando os elementos da tela para apresentar as opções mais importantes em primeiro lugar.

13. AcessibilidadeO novo Portal da Transparência inclui agora as opções de acessibilidade. No canto superior direito da tela podemos aumentar o tamanho da fonte, permitindo que pessoas com dificuldades de visão possam ler com mais conforto. Além disso, também há a opção de aumentar o contraste de cores entre o texto e o respectivo fundo para um destaque maior do texto e, consequentemente, aumentar o conforto de leitura para pessoas com baixa visão. O portal também foi construído para ser compatível com diferentes leitores de tela. Também foram programadas teclas de atalho. Estas informações estão disponíveis em uma página explicativa (Acessibilidade), acessada na parte superior da página principal.

14. Maior massa de dadosCom a reformulação das consultas e inclusão de novas, a massa de dados disponibilizada à população foi ampliada no novo Portal. Destacam-se as seguintes bases de dados, obtidas por arquivos ou mediante a geração de consultas e a sua exportação no formato CSV:

- Conjuntos de Dados Abertos, geradas mensalmente, para Receita, Despesa e Restos a Pagar;- Consulta Busca de Documentos: informações dos documentos que geraram o registro para as fases de empenho, liquidação e pagamento;- Consultas de Patrimônio Público: Bens Móveis e Imóveis; - Consultas de Contratos: inclusão de arquivos digitais de contratos;

Page 7: Novo Portal Transparência SC

- Consulta de Transferências Obrigatórias e Voluntárias: nova consulta que agregou diversos tipos de transferências que o Estado repassa, trazendo a visão de liquidação e pagamento;- Consulta de Fornecedores: nova estrutura de dados com base da natureza jurídica.- Consulta consolidada de Despesa e Restos a Pagar: base de dados que agrega a execução da despesa e de restos a pagar no exercício.

15. Aplicativo MóvelO portal contará com a APP Transparência SC, iniciando com consultas de informações de Receita e Despesa para trazer de forma rápida os dados de arrecadação e dos gastos públicos.

16. Canal de NotíciasOutra inovação é a criação de uma página de notícias para apresentar informações, novidades e curiosidades na área de transparência do Estado, incluindo a divulgação em redes sociais (facebook e twitter).