novo centro profissionalizante do sistema divina providência. · não se mede até onde se pode...

32
pág.04 pág. 08 pág.09 pág. 20 JORNAL SOLIDARIEDADE Impresso Especial 9912232919/2009-DR/MG APHDP CORREIOS Jornal católico aberto ao ecumenismo - Número 217 - JULHO / AGOSTO de 2014 27º Churrascão da Solidariedade. Projeto promove ensino interativo e dinâmico entre os aluno. Gincana Solidária mobiliza funcionários para a prática sustentável. Projeto Trilhas do Saber busca patrocinadores. CEDIPRO Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. pag. 30 EVENTOS LAR DOS MENINOS CENTRO ADMINISTRATIVO CIDADE DOS MENINOS

Upload: trinhthuan

Post on 17-Dec-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

1JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

pág.04 pág. 08 pág.09 pág. 20

JORNAL

SOLIDARIEDADEImpressoEspecial

9912232919/2009-DR/MG

APHDPCORREIOS

Jornal católico aberto ao ecumenismo - Número 217 - JULHO / AGOSTO de 2014

27º Churrascão da Solidariedade.

Projeto promove ensino interativo e dinâmicoentre os aluno.

Gincana Solidária mobiliza funcionários para a prática sustentável.

Projeto Trilhas do Saberbusca patrocinadores.

CEDIPRONovo centroprofissionalizantedo Sistema DivinaProvidência. pag. 30

EVENTOS LAR DOS MENINOS CENTROADMINISTRATIVO CIDADE DOS MENINOS

Page 2: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

2 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

EDITORIAL

ExpedienteDiretor

Rômulo Raymundo

Produção EditorialDaniela Antonaci

TextosAline Reis

Daniela Antonaci

DiagramaçãoCatarina C. Caroba

ImpressãoSempre Editora Ltda.

ColunistasRômulo Raymundo

Flávio AlmeidaHélio Márcio Gagliardi FilhoPe. Luiz Fernando N. Oliveira

Mário Cenni

ColaboraçõesBreno Soares Alves

Dalila Ferreira Costa Silva

Rua Caetés, 741 - Centro30120-080 - Belo Horizonte - MG

Tiragem: 30.000 exemplares

Sistema Divina Providência de Resgate da Dignidade Humana

Presidente Jairo Siqueira Azevedo

Contato,assinatura e anúncios: (31) 3517- 3909

www.sistemadivinaprovidencia.org

Email: [email protected]

Facebook: facebook.com/SistemaDivinaProvidencia

Twitter: SDProvidencia

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não

caracterizam necessariamente o pensamentodo Sistema Divina Providência.

JORNAL

SOLIDARIEDADE

Conheçanossas obras

Informações e Agendamento de Visitas

(31) 3517-3900

País dos Gersons

Jairo AzevedoPresidente do SDP

O Brasil é um país maravilhoso. Todos nós somos muito felizes por

termos nascidos aqui. Nosso povo é muito hospitaleiro e provou isto na Copa do Mundo em que todos os "gringos" saíram muito bem impressionados e agradecidos pelo tratamento recebido. Isto foi muito bom, foi uma grande publicidade que trará frutos, pois receberemos daqui para a frente um número maior de turistas. Os estrangeiros puderam ver que não temos apenas o Rio de Janeiro, com suas belezas excepcionais. De norte a Sul, temos cidades que encantam, cada uma pelas suas peculiaridades.

Mas, infelizmente é o país onde todos querem levar vantagem. O funcionário quando completa um ano de casa, fica desejoso de ser demitido para passar a receber o salário desemprego durante 4 a 5 meses. Ele poderá ficar sem trabalhar ou trabalhar na informalidade dobrando seu salário. Por este motivo, trabalha mal tentando dar motivo para a sua dispensa que se torna um prêmio.

Nas classes mais humildes isto é uma constante. Poucos se preocupam de fazerem carreira numa empresa. Se fizéssemos uma pesquisa 80 a 90%

deles desejariam ser dispensados. Infelizmente o próprio governo

favorece esta atitude.Creio que o deveria ser feito

após a dispensa ser-lhe dado o prazo de 30 dias, para procurar outro emprego, (ele já recebe o pagamento do aviso prévio). Caso ele não consiga, oferecer-lhe vagas para que ele possa se reempregar. Se não houver estas vagas ai então pagar o salário desemprego, porém a cada mês ele deveria comparecer ao órgão competente para saber se foi conseguido alguma vaga para ele. Isto não pode ser automático. O salário desemprego deveria ser pago até cinco meses e não por cinco meses.

Muitos já não trabalham registrados para receberem o "Bolsa Família", trabalhando na informalidade quando querem, sem as obrigações de horário e outras mais.

O político que deveria desempenhar suas funções, tendo como escopo, servir a pátria e a seu povo, estão bem longe disto. Trabalham defendendo seus interesses particulares acima de tudo, procuram se enriquecer da maneira mais torpe. Os partidos políticos não fazem nada daquilo que consta em seus estatutos. Buscam

a qualquer custo o poder. Lutam para terem um Ministério em suas mãos, para administrar grandes orçamentos dos quais poderão usufruir de um bom pedaço.

Os baderneiros que quebram ônibus, automóveis, lojas, banco e concessionárias de veículos, prédios públicos pelo simples prazer de destruir, têm livre trânsito. Até que existem leis para coibir estes abusos, mas na hora decisiva não são postas em prática. Medo delas serem impopulares, e perderem votos.

Os grevistas montam barracas em plena via pública, obrigando o trânsito a ser desviado. Onde está o direito de ir e vir para todos?

Quem está no poder para se perpetuar faz qualquer coisa, prejudicando enormemente a nação. Não estão a serviço do Brasil, ao contrário põem o Brasil a seu serviço. As leis são feitas ou interpretadas, não em função de melhorar o país, mas sim de garantir-lhes a continuidade. Adotam-se medidas inconsequentes que beneficiam as classes mais pobres, garantido seus votos.

Nenhuma medida de impacto é tomada para oferecer condições à indústria brasileira de disputar mercados internacionais reduzindo

o custo Brasil, como fazem as outras nações emergentes. O que tem peso em nossas exportações são produtos agrícolas e minerais todos primários. Não conseguimos competir na indústria de transformação porque nossos preços são maiores. A carga tributária e previdenciária anula qualquer esforço da indústria.

Os empresários de cuja classe eu faço parte, também procuram tirar a maior vantagem possível. Tomam medidas para atender melhor os consumidores, somente como forma de publicidade. Quem tem um monopólio abusa dos clientes, praticando preços exorbitantes, longe de serem justo. Os participantes de um oligopólio combinam e praticam preços altíssimos, ganhando o que querem.

Levar vantagem, enriquecer, ter muito poder, trabalhar o mínimo possível, desfrutar de benesses, não precisar de prestar contas a ninguém é o que todos desejam.

O egoísmo está presente em todos os nossos atos. É necessário pensar e tomar atitudes "cristãs em que deve-se amar o próximo como a nós mesmos".

Page 3: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

3JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

OPINIÃO

Titanic pátrio

Rômulo [email protected]

ANÚNCIO LEITURA

Estamos, definitivamente, na era do endeusamento coletivo manipulado. O

chamado mass media, conjunto dos meios de comunicação de massa, capitaneado pela televisão, invade literalmente todos os locais onde habita um ser humano neste planeta – e até nas cápsulas espaciais -, insere contínuamente no cérebro de cada um a sua mensagem, programada por grupos interessados exclusivamente em garantir o sucesso dos seus objetivos. Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é menos favorecido pela independência de pensamentos, ou seja, a massa ignara e rude – como diria Nelson Rodrigues. E assim, num arrastão virtual, vai condicionando o homem, o cidadão, os povos, para o endeusamento de suas propostas.

A taça da Copa do Mundo, tanto como a própria Copa, se mostraram como exemplos clássicos desse fato. A taça, primeiro, valorou-se-a pelo seu material, toda em ouro. Depois, foi sagrada pelo “ninguém pode tocá-la” exceto as pessoas beatificadas pela determinação do órgão máximo do futebol. Pronto, estava feito o encanto, o feitiço. E a taça, tal qual o “bezerro de ouro”, milhares

de pessoas acorreram para venerá-la, adorá-la. Teve gente viajando de longe, sacrificando seu parco rendimento, sua família, só para estar um momento junto ao ícone sagrado e, depois, orgulhosamente jactar-se de ter estado ali, ó, juntinho com ele. Tocar na taça, então, sem estar beatificado, foi o bem supremo. Que o diga o seu Tibúrcio, pra quem viu, entrevistado até no Faustão.

Já, a Copa do Mundo, tomou-a por empréstimo o Brasil, que, por sua vez, havia ganho, como slogan, “O país do futebol”. Em cima disso, mídia e governo doparam a massa e construíram uma espécie de “Brasinic”, o Titanic pátrio. “Somos os maiores do mundo”, diríamos orgulhosamente, como se fôssemos os maiores em tudo, em todas as áreas. Temas como educação e saúde, por exemplo, por piores que sejam os seus índices em relação aos de outros países, jamais poderiam macular o casco do nosso poderoso gigante Brasinic, singrando pelos mares da nossa soberba. Ora, o Titanic foi construído para competir com os navios Lusitania e Mauretânea, de uma empresa rival. O Brasinic, foi construído para competir com o mundo.

Assim como o Titanic tinha piscina, ginásio, quadra de squash, banhos turcos, Café Verandah, Café Parisien, bibliotecas, dois rádios Marconi e

até uma chaminé inútil, só para dar maior imponência, o Brasinic tinha muitos técnicos, jogadores famosos em várias posições, e dezenas de rádios divulgadores dos feitos de cada membro do grande e imbatível navio, fora o slogan repetido milhares de vezes, só para dar maior imponência.

Assim como o Titanic tinha o competente Capitão Edward J. Smith, o Brasinic tinha o competente Capitão Scolaris. Assim como o Titanic havia incorporado recursos avançados para a época, o Brasinic... bem, isso ele não fez.

Muitas outras coincidências entre o Titanic e o Brasinic aconteceram, como por exemplos, o abandono de John Coffey, um foguista de 23 anos, que saltou para fora do navio em Queenstown. O motivo afirmado para ter saído do Titanic era um mau presságio que havia tido. Pois, no Brasinic, um jogador brasileiro se naturalizou espanhol e pulou fora, talvez prevendo um desastre. Outra coincidência: o Titanic, assim que deixou o cais, sua esteira provocou a aproximação do SS New York que estava ancorado nas proximidades, e quase se chocou com o navio. Similarmente, o Brasinic, asism que começou a sua jornada, aos trancos e barrancos, quase naufragou, e foi em frente na sua vacilante trajetória, desprezada pela cegueira da arrogância.

O desastre do Titanic aconteceu pela presunção de um navio insubmergível. Avisos de uma possível tragédia foram ignorados. Pouco antes de dormir, o operador de rádio do SS Californian tentou avisar o Titanic que havia gelo à frente, porém foi interrompido pelo operador do navio, que respondeu: “cala a boca, cala a boca, estou ocupado...”

O Brasinic ignorou o iceberg Alemanha e partiu pra cima. Seu casco foi literalmente rasgado.

Assim como os que construíram e comandaram o Titanic permaneciam incrédulos enquanto o navio afundava, no Brasinic, os que ali embarcaram, estavam perplexos, embasbacados, atoleimados. Se sobrou algum renitente, viria ainda a Holanda para dar o toque de misericórdia.

Depois do vergonhoso naufrágio, era de se esperar um “Acorda, Brasil, há outros interesses vitais da nação em jogo...” Parece que não. Depois da decepção, o orgulho e a valentia foram obnubilados pelos roubos, pela corrupção, pelo tráfico de drogas, que afloraram novamente - e a passividade voltou. “Tudo como dantes no quartel de Abrantes”, tristemente poderia exemplificar o bicentenário ditado português.

Page 4: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

4 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

27º Churrascão da SolidariedadeEVENTO

A Cidade dos Meninos se prepara para o grande Festival Gastronômico

Churrascão, que será no próximo dia 9 a partir de 19h na rua Ari Teixeira da Costa, 1.500 em Ribeirão das Neves. A expectativa já é grande e os preparativos estão a todo vapor. O objetivo é oferecer ao público uma noite de muita animação e solidariedade.

Além de muito churrasco, bebidas e comidas regionais, o festival se destaca pela culinária internacional. São cerca de 20 barracas, dentre elas as mais conhecidas: Potuguesa, Alemã, Chinesa, Japonesa, Mexicana, escandinava, russa, Suiça, Tailandesa, Grega e Cubana. As barracas estão sendo decoradas de acordo com o tipo e origem da comida que será servido por ela.

Este ano a grande atração é o Grupo Sambô, que inova o cenário musical com um estilo que tem feito das apresentações uma grande festa, marcada pelo carisma dos integrantes, alegria, irreverência e muito samba no pé.

Centro Infantil também se prepara para o Churrascão

Este ano os alunos do Centro Infantil também aguardam ansiosamente pelo Churrascão da Cidade dos Meninos. Pela primeira vez eles farão a abertura do evento com uma belíssima apresentação, preparada especialmente para o dia.

Três vezes por semana os alunos ensaiam com o professor de Música Igor Johnson uma emocionante apresentação. “A expectativa é grande e com certeza todos farão uma bela apresentação”, destaca o professor, orgulhoso de seus alunos.

As crianças envolvidas são: Gustavo Vinicius , Pedro Henrique, Marlon dos santos, Diego Oliveira, Rafael Oliveira, iuri rates , Gabriel Matias , Pablo Henrique, Gabriela tais , ingrid mariana, Emily luce, caike bruno , isadora Ribeiro e João Pedro. Parabéns à todos! Alunos do Centro Infantil e seus professores de música.

"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguir o que desejas." Napoleon Hill

Page 5: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

5JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Entre nobres e plebeusGESTÃO DE PESSOAS

Palavras não mudam o mundo, mas te fazem refletir sobre cada atitude do seu dia.

Mario CenniDiretor Presidente da APHDP

Fato é que, terminada a Copa do Mundo, cada um de nós volta à rotina, certamente de um jeito

um pouco diferente do que gostaria. Indiferente do sentimento nacional, o país retoma seu caminho...

O excitante sonho do Hexa, “praticamente ganho” tão logo o evento começou, dá lugar a um vazio e a um triste descrédito. Um país inteiro derrotado, combalido, vencido, não pelo futebol, mas pelo pesadelo da realidade de não ser o melhor frente aos demais. Não importa se é no esporte, na cultura, na política ou na gestão, queremos ter, sempre, o reconhecimento de que somos melhores, mas, infelizmente não somos! Não conseguimos contar nos dedos de uma das mãos em quê realmente nos destacamos como nação...

Por obra e graça de Deus, somos um país maravilhoso, com recursos naturais abundantes, com fontes quase inesgotáveis de água e energia, com um flora e fauna invejáveis. Isso é sabido e inquestionável. Entretanto, somos medíocres quando analisamos friamente qualquer aspecto

social, tecnológico, político, econômico. Em outras palavras, no que é humano, desenvolvido por nós mesmos, estamos apenas engatinhando. Somos cidadãos de um país que permite que nossos próprios gestores roubem-nos não apenas dinheiro, mas sonhos...

A real vergonha não se deu no gramado, como muitos comentaristas e cronistas teimam em afirmar, mas na clara percepção de que estamos no caminho errado. A vergonha mais latente é não ter percebido que o Brasil não pode ser apenas futebol, que um estádio não pode ser mais importante que um hospital ou uma escola... Já se vai longe o tempo em que o povo se satisfaz com “pão e circo”. O país cresceu seu corpo, mas insiste em não evoluir sua mente. Pior de tudo, nosso povo está aprendendo a ser esnobe, pedante e soberbo... Sermos “Hexa”? Para quê?

Me permitam discordar desse efêmero sonho. Não quero que o Brasil seja Hexa no futebol... Troco esse “sonho nacional“ por outros muito mais importantes: o de sermos o 25º ou 30º entre todos os

países em educação, saúde, distribuição de renda, renda per-capita, desenvolvimento tecnológico, combate à epidemias, pesquisa básica, expectativa de vida, esses sim, “indicadores da felicidade” de um povo.

Já no dia seguinte ao “massacre” (”the day after” como dizem os “americanos”), o país volta a experimentar o sabor de sua dura realidade, de um processo inflacionário à beira do descontrole, do desemprego rondando as portas das combalidas empresas, do receio por mais um semestre de quase estagnação. A locomotiva chamada Brasil parece estar dando sinais de fadiga e todos nós, tripulantes e passageiros, começamos a sentir o peso de nossa incompetência e os efeitos de nosso silêncio.

Para um pessimista, o sonho acabou... Para um otimista, houve apenas um tropeço ou “apagão”, que será corrigido em quatro

anos (ledo engano)... Para os realistas, houve uma mostra fiel de nossa fragilidade institucional e é nessa fragilidade que devemos depositar nossas esperanças, pois o primeiro passo para corrigir um processo é entender, de forma humilde, que ele está falho e que precisamos corrigi-lo.

Uma forma bastante simples de iniciar nossa reflexão sobre o processo de mudança não é sobre a política, finanças públicas ou corrupção. Em nosso país, não damos valor às pessoas...

Endeusamos artistas e craques da bola, políticos e formadores de opinião da mídia, desprezando os verdadeiros guerreiros... Não valorizamos nossa gente, nossa gente “de verdade”!

Nesse soberbo país, nobres astros se eternizam sob os holofotes, endeusados por uma fama nem sempre merecida, recebendo “rodos de dinheiro” por um momento histórico de glória. São lembrados em propagandas e em programas de televisão

apenas por, um dia apenas, estarem usando uma mini saia vermelha numa escola ou por terem participado de um BBB... Esses não descem do palco. Se um atleta quebra uma vértebra num jogo de futebol, acidente de trabalho, entendo eu, o país praticamente para.

Enquanto isso, nossos plebeus, bravos guerreiros da sociedade, os operários das fábricas, os vendedores das lojas, os professores, os garçons, os motoristas, os policiais, os carteiros, os enfermeiros, tomam seus lugares nos trens e ônibus abarrotados, “suando o lombo” para levar para casa um pouco de esperança, junto com a cesta básica.

Por que não dar o mesmo tratamento digno de saúde a quem perde um braço, por um desafortunado acidente em uma serra de madeira? Somos plebeus, não somos importantes.

Basta! Não existe o “descartável, quando se trata de pessoas... Nobres ou plebeus, somos um só povo...

Um dia nosso país entenderá que gerenciar pessoas é mais importante que gerenciar uma Copa do Mundo. Nesse dia, somente nesse dia, o país poderá se considerar um país vencedor!

Somos medíocres quando

analisamos friamente qualquer

aspecto social, tecnológico,

político, econômico.

Page 6: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

6 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Papa Francisco discursa contra guerra no Oriente Médio e convoca reza pela paz

O papa Francisco fez uma convocação no dia 13 de julho a rezar pela

paz no Oriente Médio. Após a tradicional reza dominical Ângelous, ele pediu a todos que tiverem responsabilidade política "em nível local ou internacional" para "não pouparem orações nem esforços" para deter o "trágico" conflito entre Israel e Gaza.

O pontífice fez o pronunciamento da janela de seu apartamento, diante milhares de pessoas que abarrotaram a praça de São Pedro do Vaticano. Em seguida, Francisco pediu aos congregados para acompanhá-lo "em silêncio" em sua oração, na qual defendeu o fim do conflito.

"Guerra nunca mais! Com a guerra se destrói tudo! Deus, nos dê a coragem suficiente para dar

passos concretos que construam a paz... Faz-nos escutar o grito dos que pedem para transformar as armas em instrumentos de paz, nossos medos em confiança e nossas tensões em perdão", disse.

Em 8 de junho, o pontífice recebeu no Vaticano os presidentes de Israel e da Autoridade Nacional Palestina, Shimon Peres e Mahmoud Abbas, respectivamente, com que protagonizou um "encontro de oração" para invocar a paz no Oriente Médio.

Foi um encontro histórico no qual ambos os líderes conversaram e inclusive plantaram juntos nos Jardins Vaticanos uma oliveira, símbolo da paz. Francisco assegurou hoje "manter ainda na lembrança" o acontecimento que, segundo disse durante sua alocução, "não foi em vão".

"Alguém poderá pensar que esse ato aconteceu em vão. Mas não, porque a oração nos ajuda a não nos deixar vencer pelo mal e a não nos resignarmos a que o ódio ou a violência tomem o lugar do diálogo e da reconciliação", afirmou.

Ao final desse encontro sem precedentes, tanto Peres como Abbas disseram ao papa estar preparados para tentar conseguir o mais rápido possível a paz na região.

No entanto, Israel e a Faixa de Gaza protagonizam durante a última semana uma escalada de violência que já matou 165 palestinos e mais de mil feridos, segundo o Ministério da Saúde em Gaza.

PARA FRANCISCO

Sua vontade pode ser seu melhor amigo ou pior inimigo, só vai depender da sua capacidade de controlar a si mesmo.

FonteG1.com.br

BANCO DE MICROCRÉDITOO Banco da Divina Providência

é uma instituição sem fins lucrativos, que empresta

capital de giro para pessoas que desejam investir no próprio negócio, seja ele costura, comércio, salão de beleza, alimentação, artesanato e outros.

Sabe-se que diariamente inúmeras ofertas de crédito surgem no Brasil, embora as propostas de parcelamentos sejam tentadoras, as taxas de juros são cada vez maiores. O acesso ao crédito fácil faz com que muitos brasileiros realizem empréstimos de maneira impensável.

Visto a necessidade em auxiliar as pessoas de baixa renda, o Sistema

Divina Providência criou o Banco de microcrédito OSCIP (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público). Com isto, as linhas de créditos possuem taxas de juros de 3,8% a/m. Os pagamentos são calculados em parcelas fixas em até 12 meses, os valores dos empréstimos variam de R$ 300,00 a R$ 3.000,00.

Desde a sua criação o banco vem beneficiando dezenas de pessoas anualmente. Em 2013 mais de 80 contratos foram aprovados. O perfil das pessoas atendidas caracteriza-se pelo baixo poder aquisitivo e o desejo em abrir seu próprio negócio.

VALOR DOSEMPRÉSTIMOS

Mínimo R$ 300,00 emáximo R$ 3.000,00.

CONDIÇÕES DEPAGAMENTO

De 3 a 12 meses em parcelasfixas mensais, via boleto bancário.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA AO CLIENTE E AVALISTA

Preenchimento da ficha de cadastro no Banco Divina Providência, apresentação dos originais

e xérox do CPF, comprovante de renda, identidade, carteira de trabalho com foto e

comprovante de residência atualizado.

Papa Francisco

Page 7: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

7JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

LIVRO

automax

automaxfi at.com.br

Fazer a diferença na vida das pessoas é nosso maior patrimônio.Automax Fiat. O máximo pelas pessoas.

Manganelli, de Laurindo Manganelli, editora Asa de Papel

Laurindo Manganelli, um dos grandes colaboradores do Sistema Divina Providência,

lançou no dia 2 de agosto o livro que traz a história da sua vida, desde sua infância e juventude humilde como entregador de leite e engraxate, até se tornar um grande empresário.

Natural de Indiana, município de Regente Feijó, Laurindo foi ainda viajante, vendedor de máquinas de

escrever Remington e supervisor da Vulcan.

Depois de casado, voltou a estudar, fez supletivo do ginásio e científico e formou-se em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Economia. Mais tarde, entrou para o ramo de imóveis, onde permanece até hoje. O livro é recheado de histórias ora tristes, ora alegres, muitas inusitadas e outras surpreendentes, cativando o leitor pela leveza de estilo e facilidade de comunicação.

Laurindo tem uma grande história junto ao Sistema Divina Providência. Na construção da Cidade dos Meninos foi o colaborador que fez a maior doação pessoal.

O lançamento do livro aconteceu no espaço Raja Premium Hotel, e contou com a presença de amigos, familiares e admiradores. Com as vendas do livro, 80% da renda será doado em benefício da Cidade dos Meninos.

O livro está à venda na Livraria Leitura.

Projeto assistencial Novo CéuO Novo Céu Projeto

Assistencial é uma instituição filantrópica

que atende a crianças, adolescentes e adultos portadoras de paralisia cerebral. A instituição atende, hoje, cerca de 65 portadores de Paralisia Cerebral, advindas da região metropolitana de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais. Elas são assistidas por uma equipe de profissionais formada por fisioterapeuta, fonoaudióloga, pediatra, assistente social, enfermeira, técnicas em enfermagem, auxiliares de enfermagem, assistentes de ala, além de dentista e psicólogas. Uma parte desses profissionais atua de forma voluntária.

O Novo Céu disponibiliza para os assistidos: fisioterapia diária, hidroterapia em piscina aquecida e

coberta, consultório médico e odontológico, posto de enfermagem, lavanderia e cozinha industrial.

A Instituição demanda cerca de 6 mil fraldas geriátricas por mês e precisa muito da ajuda de pessoas solidárias, que possam fazer doações. Os tamanhos mais utilizados são M e G.

Se você puder ajudar ou conhece alguém que possa doar, entre em contato no telefone (31) 3368-6860.

Acesse o site e conheça mais sobre o trabalho do Novo Céu www.novoceu.org.br

Endereço: Rua Macaúbas, N°745, Jardim Laguna – Contagem - MG

Page 8: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

8 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

LAR DOS MENINOS

Projeto DD promove ensino interativo e dinâmico no Lar dos MeninosO ensino da matemática

pressupõe uma visão didática muito ampla

de possibilidades, que nortearão a aquisição do conhecimento. Partindo dessa premissa, o professor de matemática da Escola Estadual Lar dos Meninos, Dênio Gandra, em meio a sua experiência no ensino regular percebeu que um paradigma era necessário ser quebrado: o de encontrar seus alunos pelo universo dos números, através de uma metodologia pedagógica baseada em propostas que estimulassem o desenvolvimento da auto – estima e prazer pela disciplina de matemática.

Os alunos do Lar dos Meninos São Vicente de Paulo aos poucos se interessaram pela proposta do professor, tornando um desafio em acertar situações, problemas, álgebras, matemática financeira, etc. Através de uma forma simples e dinâmica; a confecção de carinhas, denominadas “DD” no início eram poucas que existiam, mas com a colaboração e criatividade dos próprios alunos foram surgindo outros tipos de carinhas, deixando as aulas de matemática mais interativas e significativas. O professor idealizador deste projeto didático, reconheceu seu triunfo em lecionar aplicando esta metodologia pedagógica, rompendo com o paradoxo de que a matemática é uma disciplina de alta complexidade capaz de assolar o interesse de seus aprendizes. Alguns anos se passaram e em 2014, o projeto ainda passa por reformulações, mas sem perder a essência de sua gênese, promovendo cada vez mais a educação, conhecimento e interação dos educandos.

Conheça um pouco sobre o professor Dênio Gandra, através da entrevista dada ao jornal Solidariedade.

A docência só será feita com êxito se for vocacional e

o docente sempre terá que encarar desafios novos com inovação, criatividade,

otimismo diante da mutação da sociedade e dos alunos de uma maneira geral.

_Prof. Dênio Granda

JS: De onde surgiu a construção da ideia que resultou na prática da metodologia em questão?DG: Surgiu da dificuldade crônica que os alunos têm em entender, se motivarem e gostarem das aulas de matemática.

JS: Como foi a receptividade dos alunos diante do novo desafio colocado para eles? Foi boa, uma vez que o projeto proporcionou vários aspectos positivos que eles até então desconheciam nas aulas.

JS: Considera a experiência exitosa? E por quê?DG: Sim porque os alunos passaram a ter muito mais interesse pelas aulas de matemática, fazer os trabalhos e as atividades propostas.

JS: Considerando a diversidade social e cultural em nosso país, a experiência escolhida pode ser reproduzida em qualquer contexto?DG: Sim. Todos os alunos em qualquer contexto precisam de motivação, de algo novo, diferente, que o estimule, que o foca a reagir e encarar o desafio.

JS: Quais são os entraves para a aplicação da metodologia? DG: Os alunos sempre são muito receptivos com a novidade e os que já estão há mais tempo nessa metodologia querem sua permanência.

JS: Cite as principais fortalezas que resultam no sucesso do projeto?DG: - melhora da aprendizagem - melhora da disciplina - capricho com o material - organização

JS: Quanto a forma de avaliação, nos conte um pouco como ela é desenvolvida?DG: Ela é um processo continuo, o aluno é o tempo todo avaliado, mas de forma diferente, de maneira lúdica, quase de brincadeira, mas que é muito séria.

JS: Como professor de educação básica, qual é o maior desafio nos dias atuais?DG: O maior desafio é ter energia, concentração, organização memorização para executar toda metodologia presente no projeto pedagógico do DD.

JS: Deixe algumas palavras, considerações no contexto de formação de futuros docentes que servirão como estimulo e motivação de práticas pedagógicas futuras. DG: A docência só será feita com êxito se for vocacional e o docente sempre terá que encarar desafios novos com inovação, criatividade, otimismo diante da mutação da sociedade e dos alunos de uma maneira geral.

ENTREVISTA

Alunos da turma do professor Dênio Granda.

Turma de matemática reunida.

Professor de matemática Dênio Granda.

Page 9: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

9JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Gincana SolidáriaDurante os meses de junho

e julho o CAD – Centro Administrativo do Sistema

Divina Providência participou da Gincana Solidária. A gincana fez parte da iniciativa do Comitê da unidade, com o objetivo de Fortalecer as práticas institucionais relacionadas ao desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e otimização dos processos e resultados.

Em maio toda a equipe de funcionários do CAD participou da palestra de conscientização, no qual abordou diversos temas sobre sustentabilidade ambiental, 5 sensos de organização conhecido como 5S e reciclagem, introduzindo todas as etapas da gincana. Cada setor do CAD formou uma equipe competidora.

1 Boas PráticasSustentabilidade

Cada setor é convidado a criar e implantar boas práticas com foco em uma melhor gestão dos recursos, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.

2 Programa 5S e Observânciado Manual de Boa

Convivência do CAD

O setor deve se atualizar quanto aos 5 Sensos já implantado na instituição. Esta etapa envolve, além dos respectivos setores, os almoxarifados e demais espaços sob responsabilidade de cada setor.

3 Papel branco Separação, em local específico, do papel branco já utilizado para venda e utilização do valor adquirido para atividades do CAD.

4 Decoração Ornamentação mais criativa do setor para a Copa do Mundo utilizando, de preferência, material reciclável.

5 Doação Sangue, medula e/ou cabelo.

6 Ação voluntária Realizada no SDP ou em outra instituição mediante comprovante da mesma.

7 Cultura da Gentileza Premiação do funcionário destaque

1º LUGAR 2º LUGAR

CENTRO ADMINISTRATIVO

Page 10: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

10 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Ao final da gincana, uma equipe avaliadora conferiu o trabalho realizado por cada setor, pontuando as etapas. O setor da tesouraria, nomeado como equipe vermelha foi a grande vencedora. O primeiro lugar ganhou um dia de folga e um delicioso almoço no restaurante Maria das Tranças, que apoiou a iniciativa, doando o almoço. O segundo lugar ficou para o setor da Qualidade, chamada de equipe amarela, que também ganhou um almoço no Maria das Tranças. Já o funcionário destaque foi premiado com uma cesta, contendo os itens de sua preferência.

No dia do encerramento da gincana foi realizada uma linda e emocionante homenagem aos funcionários, apresentada pelo grupo Mensageiros do Rei. Na ocasião, o grupo cacterizado com roupas de época e máscara, recitou uma linda poesia que você confere abaixo.

Equipe ganhadora da Gincana Solidária comemora a vitória.

Mensageiros do Rei deixam uma linda mensagem em forma de música.

Entrega da premiação do terceiro lugar.

Page 11: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

11JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Como está seuVOCABULÁRIO ?

ABC1. C | 2. C | 3. A | 4. C | 5. A,6. A | 7. C | 8. A | 9. A | 10. B.

RESPOSTAS

1. Xepeiroa. Fabricante de xaropesb. Moldador de chapasc. Pessoa que costuma pedir coisas emprestadas ou aproveitar o que não é seu.

2. Vândaloa. Pessoa honesta, íntegrab. Pessoa de memória fracac. Membro de um povo germânico de bárbaros que, na Antiguidade, devastaram o Sul da Europa e o Norte da África.

3. Abiscoitara. Cozer como biscoito; receber, ganhar, conseguir b. Esconderc. Dar a forma de um biscoito

4. Vanglóriaa. Glória infundada, imerecidab. Glória reconhecida após a mortec. Presunção infundada; jactância, bazófia, vaidade

5. Zanzara. Vaguearb. Zoar, incomodarc. Fazer tranças

6. Vanguardaa. Frente, testa, dianteirab. Espécie de veículo com capacidade para 12 ou mais pessoas; vanc. Guarda imperial, de elite

7. Abugalhadoa. Debulhadob. Estraçalhadoc. Diz-se dos olhos muito abertos.

8. Vápidoa. Sem sabor; insípido, insulso b. O mesmo que rápido, velozc. Leve, sem peso

9. Absenteísmoa. Falta de assiduidade, sobretudo ao trabalho. b. Estilo de vida, sem uso de bebida alcoólicac. O mesmo que ateísmo, falta de crença em Deus

10. Varamea. Varal, estrado feito de madeira e arame para quarar roupasb. Porção de varasc. Porcada

CARTA

Carta do Rei

Mensagem dos Mensageiros do Rei em homenagem aos funcionários

Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.

Page 12: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

12 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Alunos do apartamento 110 para a mãe social

"Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo". Henry Ford

Jairo AzevedoPresidente

Consideramos que, para um jovem se desenvolver, crescendo em todos os

sentidos e não apenas em estatura, o ideal é que ele tenha uma educação integral.

A educação escolar de 50 anos atrás significava apenas o curso primário, isto é, as primeiras quatro séries do 1º grau. Como o tempo foi mudando, passou-se a exigir que o jovem fizesse o ginasial, as quatro séries primárias mais outras quatro, equivalente hoje ao ensino fundamental (1ª a 8ª série).

Em seguida passou a ser necessário, para ocupar qualquer posto de trabalho, o 2º grau ou ensinos medio, isto é, mais três anos, que antigamente chamava-se científico ou clássico. Hoje é o mínimo que se pode esperar de um adolescente.

A formação no 3º grau ou ensino superior hoje não é mais um sonho tão distante, devido ao surgimento de um grande número de faculdades.

Depois vem as especializações, pós-graduação, o mestrado, o doutorado, o MBA e o PHD, estes últimos ainda reservados a um percentual bem pequeno de alunos.

A formação integral inclui, além da escolar, a profissionalizante, a educação física, artística, moral cristã e cívica.

Os diversos aspectos da formação integral são:

1.Profissionalizante – É muito importante no momento atual, em que todo mundo necessita saber fazer aluguma coisa, bem feita... ser um profissional. Poder tirar o seu sustento , inclusive para continuar os estudos. Ter uma ou mais profissões.

2.E d u c a ç ã o Física – Muito importante para o desenvolvimento físico e saudável, através da prática do esporte, uma ou mais modalidades, como,por exemplo, a natação, futebol, fustal, basquete, vôlei, handball, atletismo, judô, ginástica e outros.

3.Educação artística – Dentro da vocação e aptidão de cada um: música, teatro, dança, balé, pintura, escultura, literatura.

4.Formação Moral –

Proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer e praticar os princípios morais: boa conduta, bons costumes, honestidade, honradez, solidariedade, integridade, fraternidade, bondade, dignidade. E também o que é negativo e se deve evitar: o alcoolismo, tabagismo, uso de drogas, jogos de azar, desonestidade, mesquinhez, egoísmo, vaidade, orgulho, soberba, ociosidade, preguiça, indisciplina, desrespeito, arrogância, prostituição, tráfico, gangues, etc.

5.Formação Cristã – Religião, respeito aos mandamentos, participação dos cultos e, mais do que isto, praticar uma religião sólida e não de fachada, tendo como principal o objetivo de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

6.Formação Cívica – Praticar a cidadania, isto é os deveres que temos para com

a nossa pátria, com a sociedade, com a nossa comunidade. Patriotismo: dedicação ao interesse público. Colocar o interesse da pátria, da sociedade ou da comunidade acima dos nossos interesses particulares.

PRINCÍPIOS MORAIS SANTO DO MÊS

Formação Integral São João Vianney, "o Cura d’Ars"

O futuro Cura d’Ars nasceu na pequena localidade de Dardilly, perto de Lyon, na

França, no dia 8 de maio de 1786, de família de agricultores piedosos. Foi consagrado a Nossa Senhora no próprio dia do nascimento, data em que foi também batizado.

Sua instrução foi precária, pois passou a infância em pleno Terror da Revolução Francesa, com os sacerdotes perseguidos e as escolas fechadas. João Maria tinha 13 anos quando recebeu a Primeira Comunhão das mãos de um sacerdote “refratário” (que não tinha jurado a ímpia Constituição do Clero), durante o segundo Terror, em 1799.

Com a subida de Napoleão e a Concordata com a Santa Sé, foi possível a João Maria iniciar seus estudos eclesiásticos aos 20 anos, terminando-os aos 29, depois de mil e uma contrariedade.

É impossível, nos limites de um artigo, abranger toda a vida apostólica do Cura d’Ars. Por isso limitar-me-ei a abordar um aspecto dela, que foi como transformou a pequena localidade de Ars de modo a tornar-se ponto de admiração de toda a França.

Ars ao tempo da chegada do santo

Quando o jovem sacerdote chegou a Ars, esta era um pequeno aglomerado de casas, contando apenas 250 habitantes, quase todos agricultores. Como a maior parte das localidades rurais da França, sacudidas durante 10 anos pelos vendavais da Revolução Francesa, encontrava-se em plena decadência religiosa. Vivia-se um paganismo prático formado de negligência, indiferentismo e esquecimento das práticas religiosas.

A cidadezinha de Ars assemelhava-se às paróquias vizinhas, não sendo

nem melhor nem pior que elas. Havia nela um certo fundo religioso, mas com muito pouca piedade.

Como transformá-la num modelo de vida católica, ambição de São João Batista Vianney?

Santificando-se para santificar os outros

Primeiro, pela oração e pelos sacrifícios do vigário por suas ovelhas. Já no dia de sua chegada, o Padre Vianney deu o colchão a um pobre e deitou-se sobre uns sarmentos junto à parede, com um pedaço de madeira como travesseiro. Como a parede e o chão eram úmidos, contraiu de imediato uma nevralgia, que durou 15 anos. Seu jejum era permanente, habitualmente passando três dias sem comer; e quando o fazia, alimentava-se somente de batatas cozidas no início da semana e já emboloradas. Mas ele sobretudo passava horas e horas ajoelhado diante do Santíssimo Sacramento, implorando a conversão de seus paroquianos.

Uma de suas primeiras medidas práticas foi reformar a igreja que, por respeito ao Santíssimo Sacramento, desejava que fosse a melhor possível.

“Esforcemo-nos para ir para o Céu”

Confessionário onde o Santo Cura d‘Ars atendia fiéis diariamente Outra de suas solicitudes foi para com a juventude. Atraía todos para o catecismo. Exigia que este fosse aprendido de cor, palavra por palavra, e só admitia à Primeira Comunhão quem estivesse assim devidamente preparado. Instava com os meninos e adolescentes para que cada um levasse sempre consigo o Rosário, e tinha no bolso alguns extras para aqueles que houvessem perdido o seu.

Paulatinamente os esforços do santo foram sendo coroados de êxito, de maneira que os jovens de Ars chegaram a ser os mais bem instruídos da comarca.

Nas missas dominicais, pregava sobre os deveres de cada um para consigo, para com o próximo e para com Deus. Falava constantemente do inferno e do que precisamos fazer para evitá-lo: “Ó, meus queridos paroquianos, esforcemo-nos para ir para o Céu. Lá havemos de ver a Deus. Como seremos felizes! Que desgraça se algum de vós se perder eternamente!”

Ele exigia a devida compostura e atitude própria a bons católicos na igreja, por respeito à Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento.

Page 13: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

13JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

GEOGRAFIA E HISTÓRIA

AlemanhaA região da Alemanha foi

inicialmente habitada por tribos finesas e, em

seguida, pelos celtas. Porém, estes últimos foram expulsos para regiões ocidentais pelas tribas germânicas (bárbaros) que chegaram ao território por volta de 800 AC.

O mais poderoso dos estados, fundado na Gália pelos germânicos no início da Idade Média, o reino dos francos, foi erguido por Carlos Magno.

Após o tratado de Verdun (845), passou a existir o reino da Germânia. Independente, este reino tornou-se uma monarquia eletiva.

Em 936, o imperador germânico Otho, o Grande, conquistou regiões na Itália, aumentando sua influência junto ao estado papal. Usou este poder para fazer-se coroar imperador. A Alemanha passou a ser chamada de sacro Império Romano Germânico.

A autoridade dos imperadores germânicos, na Idade Média, era apenas simbólica, pois a Alemanha passou a ser apenas uma espécie de estado feudal. Os senhores feudais possuiam o poder de fato na região, decidindo sobre as ações políticas, jurídicas e econômicas em seus feudos.

No século XVI, durante a reforma protestante, a Alemanha foi abalada pelas lutas religiosas. Seu território foi praticamente dividido em duas partes: Alemanha do Norte (protestante) e Alemanha do Sul (católica).

No começo do século XIX a região foi conquistada pelos franceses sob o comando de Napoleão Bonaparte. O sacro Império Romano Germânico foi abolido e em seu lugar foi criada a Confederação do Reno, que foi dissolvida pelo Congresso de Viena e reconstituída em novas bases com o nome de Confederação Germânica (1815).

No final do século XIX a Alemanha foi unificada, formando um estado, com a atuação diplomática do chanceler Otto von Bismarck.

Entre os anos de 1914 e 1918, a Alemanha, em conjunto com o Império Austro-Húngaro e Itália, formaram a Tríplice Aliança na

Primeira Guerra Mundial. Derrotada, a Alemanha condenada, pelo Tratado de Versalhes, a pagar os prejuízos de guerra, perdeu territórios e teve suas forças armadas reduzidas.

Na década de 1930, Hitler assumiu o poder na Alemanha e implanta o nazismo. Investiu pesado no militarismo, conduzindo a Alemanha, em 1939, à Segunda Guerra Mundial, em conjunto com Itália e Japão. Mais uma vez derrotada, a Alemanha saiu arrasada do conflito.

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista). A reunificação ocorreu apenas em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a crise do socialismo.

Fonte: suapesquisa.com

Capital: Berlim.Língua oficial: Alemão.Área territorial: 357. 050 km2.População: 82,2 milhões de habitantes.IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,885 – muito alto.Expectativa de vida: 79,3 anos.Alfabetização: 99,9%.

Atualmente, a Alemanha é um país democrático e com uma economia forte. Integrante da Comunidade Europeia, é um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Vista da cidade de Franfurt.

Um dos belos castelos da Alemanha.

Page 14: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

02

PRESTAÇÃO DE CONTAS AOS COLABORADORESBALANCETES ABRIL 2014

BALANCETES UNIDADES DE FORMAÇÃO INTEGRAL - JUNHO 2014Cidade dos MeninosCentro Infantil Divina ProvidênciaCentro Infantil União

Cidade dos Meninos

(Manutenção)

Centro Infantil Divina Providência

(Manutenção)

Creche CentroInfantil União(Manutenção)

Total

SALDO APLICAÇÃO EM 01/06/2014 0,00 0 404.108,13 404.108,13SALDO CONTA CORRENTE EM 01/06/2014 95.084,03 4.411,57 100,00 99.595,60TOTAL DO SALDO EM 01/06/2014 95.084,03 4.411,57 404.208,13 503.703,73

0,00 CONTRIBUIÇÕES 560.188,61 59.941,81 3.530,00 623.660,42 Contribuições Boleto Bancário 380.144,61 49.093,81 429.238,42 Contribuições Dep em Conta Corrente 180.044,00 10.848,00 3.530,00 194.422,00 CONTRIB. ATRAVÉS DE ALUNOS EXTERNOS 5.177,00 4.345,00 886,60 10.408,60 Contrib . Através de Alunos Int. e Semi Int. 5.177,00 4.345,00 886,60 10.408,60 RECEITAS DE DOAÇÕES SDP 0,00 63.140,51 0,00 63.140,51 Doação de Associaçôes do Sistema 63.140,51 63.140,51 LEIS DE INCENTIVOS FISCAIS 7.829,69 0,00 0,00 7.829,69 Lei de Incentivo ao Esporte 7.829,69 7.829,69 PROMOÇÕES E EVENTOS 42.000,80 0,00 0,00 42.000,80 Patrocínio de Eventos 42.000,80 42.000,80 PATRIMONIAIS 1.063,63 0,00 0,00 1.063,63 Receita de Espaço para Eventos 1.063,63 1.063,63 RECEITAS FINANCEIRAS 5.786,25 516,10 2.274,07 8.576,42 Rendimento de Aplicação Financeira 5.786,25 516,1 2.274,07 8.576,42 RESSARCIMENTO / ESTORNO DESPESAS 14.538,76 0,00 0,00 14.538,76 Ressarcimento / Estorno 14.538,76 14.538,76TOTAL DAS RECEITAS 636.584,74 127.943,42 6.690,67 771.218,83DESPESAS 0,00 CUSTOS COM MATERIAL DE ENSINO 8.157,53 0,00 0,00 8.157,53 Material/Equipamento de Ensino 8.157,53 8.157,53 CUSTOS COM ALIMENTOS 56.176,45 0,00 0,00 56.176,45 Gêneros Alimentícios Não Perecíveis 7.314,05 7.314,05 Carnes 26.413,33 26.413,33 Hortifrutigranjeiros 7.301,00 7.301,00 Leite e Derivados 4.782,00 4.782,00 Outros Alimentos 10.366,07 10.366,07 CUSTOS COM SAÚDE 5.310,67 0,00 0,00 5.310,67 Material Médico e Hospitalar 2.054,15 2.054,15 Serviços Médicos 3.256,52 3.256,52 PESSOAL E ENCARGOS 331.050,02 99.322,08 81.918,60 512.290,70 Salários 208.639,88 56.870,24 31.925,57 297.435,69 FGTS - Folha de Pagamento 17.508,18 4.555,36 2.475,82 24.539,36 PIS sobre Folha de Pagamento 2.210,22 574,1 309,78 3.094,10 Férias 78.893,06 31.454,37 41.794,77 152.142,20 FGTS - Rescisório 3.225,09 0 0 3.225,09 Rescisões Trabalhistas 8.563,94 0 0 8.563,94 Acordo Judicial 525,00 0 0 525,00 Vale Transporte/Ônibus Especial 6.857,56 5.319,01 5.133,66 17.310,23 Assistência Médica - Convênio Médico 2.790,00 279,00 279,00 3.348,00 Treinamento/Formação Profissional 384,09 0 384,09 EPI/Uniforme 493,00 0 493,00 Médicos ( exames periódicos) - Farmácia 960,00 270,00 1.230,00 ADMINISTRATIVAS 81.275,49 4.108,94 19.501,49 104.885,92 Material de Escritório 2.497,19 9.064,30 11.561,49 Materiais de Higiene e Limpeza 7.581,73 1.373,19 8.954,92 Material de Uso e Consumo 1.158,08 1.000,00 8.904,00 11.062,08 Assinaturas Jornais e Revistas 1.176,00 0 1.176,00 Combustíveis e Lubrificantes 1.513,23 0 1.513,23 Confecção de Brindes 371,00 0 371,00 Condução e Estacionamento 956,67 160,00 1.116,67 Despesas Setor Administrativo 66.021,59 3.108,94 69.130,53 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 2.020,73 1.209,25 400,00 3.629,98 Aluguel de Máquinas e Equipamentos 2.020,73 1.209,25 400,00 3.629,98

RECEITAS

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 33.130,17 0,00 1.593,25 34.723,42 Segurança Eletrônica 573,41 573,41 Serviços de Motoboy 3.015,20 Serviço de consultoria 22,05 22,05 Serviços departamento de pessoal 279,94 279,94 Serviços Gráficos 1.650,00 1.650,00 Outros Serviços de Pessoas Jurídicas 22.949,56 1.291,26 24.240,82 Outros Serviços de Pessoas Físicas 4.942,00 4.942,00 SERVIÇOS PÚBLICOS/ABASTECIMENTO 51.642,50 550,00 3.442,56 55.635,06 Energia Elétrica 42.647,72 540,68 43.188,40 Agua e esgoto 2.423,64 2.423,64 Telefone Fixo 1.254,27 478,24 1.732,51 Internet 1.200,00 400,00 1.600,00 Telefone Celular 182,31 150,00 332,31 Gás 6.073,78 6.073,78 Correios 284,42 284,42 TARIFAS BANCÁRIAS 1.264,43 334,14 162,66 1.761,23 Despesas e Taxas Bancárias 1.264,43 334,14 162,66 1.761,23 DESP COM EVENTOS 210,66 0,00 0,00 210,66 Materiais Aplicados 210,66 210,66 MANUTENÇÃO DE BENS 10.168,22 0,00 0,00 10.168,22 Manutenção/ Materiais de Informática 900,00 900,00 Manutenção/Materiais de Máquinas e Equipamentos 7.223,92 7.223,92 Manutenção/Materiais de Bens de Imóveis 2.044,30 2.044,30 AQUISIÇÃO BENS NATUREZA PERMANENTE 3.141,00 0,00 0,00 3.141,00 Máquinas e Equipamentos 2.951,00 2.951,00 Móveis e Utensílios 190,00 190,00 DESPESAS COM REFORMAS E CONSTRUÇÃO 34.372,94 121,20 0,00 34.494,14 Agregados 2.340,80 2.340,80 Madeiras 289,00 289,00 Ferragens para Armação 14.470,60 14.470,60 Material Elétrico 2.249,80 121,20 2.371,00 Portas e Fechaduras 7.624,40 7.624,40 Material de Acabamento 1.069,65 1.069,65 Ferramentas 745,41 745,41 Outros Materiais de Construção 5.583,28 5.583,28 MÃO DE OBRA CONSTRUÇAO 21.372,65 2.850,81 0,00 24.223,46 MO - Pedreiro 6.294,61 2.850,81 9.145,42 MO - Elétrica 2.300,00 2.300,00 MO - Serralheria 7.203,00 7.203,00 MO - Pintura 2.053,68 2.053,68 Outros Serviços de Construção 3.521,36 3.521,36TOTAL DE DESPESAS 639.293,46 108.496,42 107.018,56 854.808,44

RECEITAS DO MÊS + SALDO ANTERIOR 731.668,77 132.354,99 410.898,80 1.274.922,56RECURSOS - SISTEMA DIVINA PROVIDENCIA 0,00EMPRESTIMOS DE UNIDADES 8.000,00 0 8.000,00DEVOLUÇÃO DE EMPRÉSTIMOS 0,00DESPESAS DO MÊS 639.293,46 108.496,42 107.018,56 854.808,44SALDO EM 30 DE JUNHO DE 2014 92.375,31 31.858,57 303.880,24 428.114,12

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 0,00RESERVA PARA FÉRIAS, 13º SALÁRIO E CONSERVAÇÃO/ MANUTENÇÃO 635.000,00 635.000,00Vlr convênio com a Prefeitura de BH para uso específico 303.880,24 303.880,24

RESUMO GERAL

Page 15: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

BALANCETES ABRIL 2014 03

BALANCETES IMOBILIZAÇÕES - JUNHO 2014CFP Madre Tereza - ConstruçãoCEDIPRO - Reforma e ConstruçãoEdifício Divina Providência - Construção

CFP MadreTereza (Construção)

CEDIPRO - Centro Divina Providência(Reforma e Adaptação)

Edifício Divina ProvidênciaFaculdade

(Construção)

Centro Infantil Divina Providência

Colaboração MRV(Construção)

Total

SALDO APLICAÇÃO EM 01/06/2014 8.752,49 0 138.966,08 0,00 147.718,57SALDO CONTA CORRENTE EM 01/06/2014 20,58 18.540,15 82.458,87 34,79 101.054,39TOTAL DO SALDO EM 01/06/2014 8.773,07 18.540,15 221.424,95 34,79 248.772,96RECEITAS CONTRIBUIÇÕES 0,00 0,00 15.000,00 0,00 15.000,00 Contribuições Boleto Bancário 15.000,00 15.000,00 PATRIMONIAIS 53.955,21 0,00 0,00 500,00 54.455,21 Alugueis de Imóveis 53.955,21 500,00 54.455,21 RECEITAS FINANCEIRAS 2,61 0,00 1.229,07 0,00 1.231,68 Rendimento de Aplicação Financeira 2,61 1.229,07 1.231,68TOTAL DAS RECEITAS 53.957,82 0,00 16.229,07 500,00 70.686,89DESPESAS

PESSOAL E ENCARGOS 0,00 0,00 0,00 591,03 591,03 Salários 591,03 591,03 ADMINISTRATIVAS 0,00 6.025,13 231,70 0,00 6.256,83 Material de Escritório 1.221,43 1.221,43 Condução e Estacionamento 253,7 231,70 485,40 Fretes e carretos 4.550,00 4.550,00 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 1.680,00 17.886,41 900,00 0,00 20.466,41 Aluguel de Máquinas e Equipamentos 1.680,00 17.886,41 900,00 20.466,41 SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 100,00 24.649,00 319,30 0,00 25.068,30 Elaboração e gerenciamento de projeto 100,00 100,00 100,00 300,00 Segurança Eletrônica 192,9 219,30 412,20 Serviços Gráficos 304,00 304,00 Outros Serviços Pessoa Jurídica 24.052,10 24.052,10 SERVIÇOS PÚBLICOS/ABASTECIMENTO 0,00 9.181,94 20,26 0,00 9.181,94 Energia Elétrica 9.181,94 9.181,94 Água e esgoto 20,26 TARIFAS BANCÁRIAS 62,35 146,38 30,55 27,50 266,78 Despesas e Taxas Bancárias 62,35 146,38 30,55 27,5 266,78 DESPESAS TRIBUTARIAS 445,93 0,00 0,00 0,00 445,93 Multas fiscais 445,93 445,93 MANUTENÇÃO DE BENS 0,00 7.978,71 0,00 0,00 7.978,71 Manutenção/ Materiais de Informática 5.850,00 5.850,00 Manutenção/Materiais de Máquinas e Equipamentos 2.128,71 2.128,71 AQUISIÇÃO BENS NATUREZA PERMANENTE 0,00 51.463,41 0,00 0,00 51.463,41 Máquinas e Equipamentos 51.463,41 51.463,41 DESPESAS COM REFORMAS E CONSTRUÇÃO 34.156,17 96.389,49 5.897,80 2.597,50 139.040,96 Agregados 3.990,00 7.495,48 11.485,48 Vidros 485,00 485,00 Comcreto usinado 4.183,00 4.183,00 Ferragens para Armação 1.217,00 1.217,00 Materiais de serraria 205,40 205,40 Material hidraulico 429,55 11.774,00 12.203,55 Material Elétrico 3.470,10 30.251,65 5.127,80 38.849,55 Blocos e tijolos 5.610,12 5.610,12 Material de pintura 3.491,00 3.208,00 1.212,50 7.911,50 Gesso 670,00 10.059,57 10.729,57 Material de Acabamento 7.815,93 29.863,49 770,00 900,00 39.349,42 Outros Materiais de Construção 3.279,47 3.531,90 6.811,37 MÃO DE OBRA CONSTRUÇAO 28.396,90 77.871,69 9.812,50 0,00 116.081,09 MO hidraulica 12.800,00 12.800,00 MO - Pedreiro 24.037,56 60.071,69 7.612,50 91.721,75 MO - Elétrica 3.727,50 5.000,00 8.727,50 Demolição e remoção 631,84 631,84 MO - Serralheria 0 2.200,00 2.200,00TOTAL DE DESPESAS 64.841,35 291.592,16 17.212,11 3.216,03 376.841,39RESUMO GERAL 0,00RECEITAS DO MÊS + SALDO ANTERIOR 62.730,89 18.540,15 237.654,02 534,79 319.459,85RECURSOS - SISTEMA DIVINA PROVIDENCIA 300.001,71 300.001,71TOTAL DISPONIBILIDADES 62.730,89 318.541,86 237.654,02 534,79 619.461,56EMPRESTIMOS DE UNIDADES 3.383,46 231,70 497,24 4.112,40DEVOLUÇÃO DE EMPRÉSTIMOS 2.700,00 2.700,00DESPESAS DO MÊS 64.841,35 291.592,76 17.212,11 3.216,03 376.862,25SALDO EM 30 DE JUNHO DE 2014 1.273,00 26.717,40 219.944,67 18,76 247.953,83Compromisso com empreiteiro ao término da obra 140.000,00 140.000,00

Page 16: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

BALANCETES ABRIL 2014 04

BALANCETE JUNHO 2014 Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina Associação de Promoção Humana Divina Providência

Cetai CrucilândiaProfessora Irene Melo

Santa Luzia Santa Maria São JoséDom João Resende

Helena Stein Pena

Madre Tereza de

Nita ChavesRafael

Zica GeoSALDO APLICAÇÃO EM 01/06/2014 24.905,58 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 5.300,31 18.565,46 18.956,80 112.176,38 179.904,53SALDO CONTA CORRENTE EM 01/06/2014 5.745,97 2.491,52 1.501,55 14,31 11.435,11 19.100,57 202,72 1.557,06 1.377,31 4.033,51 296,44 47.756,07TOTAL DO SALDO EM 01/06/2014 30.651,55 2.491,52 1.501,55 14,31 11.435,11 19.100,57 202,72 6.857,37 19.942,77 22.990,31 112.472,82 227.660,60

CONTRIBUIÇÕES 28.804,03 0,00 16.735,58 6.204,92 8.603,68 13.406,88 7.692,06 10.000,00 21.366,83 25.242,10 12.000,00 150.056,08 Contribuição através de Boleto Bancário 10.260,63 0,00 745,54 0,00 0,00 13.406,88 950,00 10.000,00 7.744,89 10.190,05 12.000,00 65.297,99 Conrtribuições através de Depósito Conta Corrente 10.848,00 0,00 0,00 0,00 25,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 10.873,00 Contribuição através de Conta Cemig 0,00 0,00 5.069,48 0,00 669,17 0,00 5.069,48 0,00 7.097,28 6.326,72 0,00 24.232,13 Contribuiçãoatravés de Conta Telemar 7.695,40 0,00 10.920,56 6.204,92 7.909,51 0,00 1.672,58 0,00 6.524,66 8.725,33 0,00 49.652,96 CONTRIBUIÇÕES ATRAVÉS DE ATENDIDOS 10.950,00 0,00 0,00 0,00 0,00 2.660,00 0,00 560,00 1.240,00 7.860,00 0,00 23.270,00 Contribuições Através de Alunos Externos 10.950,00 0,00 0,00 0,00 0,00 2.660,00 0,00 560,00 1.240,00 7.860,00 0,00 23.270,00 CONVÊNIO INSTITUIÇÕES PÚBLICAS 3.700,00 0,00 0,00 0,00 50,00 1.100,00 0,00 0,00 6.450,00 750,00 0,00 12.050,00 Convênio Municipal 3.700,00 0,00 0,00 0,00 50,00 1.100,00 0,00 0,00 6.450,00 750,00 0,00 12.050,00 PATRIMONIAIS 421,80 0,00 5.441,41 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 8.500,00 0,00 0,00 14.363,21 Receitas de Aluguéis de Imóveis 421,80 0,00 5.441,41 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 8.500,00 0,00 0,00 14.363,21 RECEITAS FINANCEIRAS 361,18 0,00 123,00 0,00 96,18 151,18 0,00 38,00 341,00 359,01 3.034,68 4.504,23 Rendimento de Aplicação Financeira 361,18 0,00 123,00 0,00 96,18 151,18 0,00 38,00 341,00 359,01 3.034,68 4.504,23 RECEITAS DE DOAÇÕES SDP 0,00 0,00 10.788,08 1.435,00 0,00 0,00 3.667,57 0,00 5.381,45 7.354,20 8.822,94 37.449,24 Doações de Associações do Sistema 0,00 0,00 10.788,08 1.435,00 0,00 0,00 3.667,57 0,00 5.381,45 7.354,20 8.822,94 37.449,24TOTAL DAS RECEITAS 44.237,01 0,00 33.088,07 7.639,92 8.749,86 17.318,06 # 11.359,63 10.598,00 43.279,28 41.565,31 23.857,62 241.692,76 0,00

CUSTOS COM MATERIAL DE ENSINO 288,30 0,00 938,72 1.157,37 671,10 919,47 899,19 248,45 1.743,24 1.836,13 386,00 9.087,97 Material/Equipamento de Ensino 288,30 0,00 938,72 1.157,37 671,10 919,47 899,19 248,45 1.743,24 1.836,13 386,00 9.087,97 CUSTOS COM ALIMENTOS 150,00 0,00 65,00 0,00 25,00 55,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 295,00 Gêneros Alimentícios Não Perecíveis 150,00 0,00 65,00 0,00 25,00 55,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 295,00 PESSOAL E ENCARGOS 45.377,54 3.944,34 22.840,24 13.495,85 10.099,60 18.419,76 25.078,57 7.655,73 41.464,45 43.823,92 16.365,60 248.565,60 Salários 21.229,76 74,47 12.703,37 9.812,15 5.984,15 8.685,19 13.934,38 3.624,84 21.830,13 22.342,93 7.972,89 128.194,26 FGTS - Folha de Pagamento 1.659,38 74,47 1.037,26 0,00 463,07 777,70 1.054,30 283,76 1.754,11 1.736,34 816,78 9.657,17 PIS sobre Folha de Pagamento 230,82 9,31 138,43 0,00 57,90 97,62 129,36 35,48 222,05 220,35 107,30 1.248,62 Férias 9.929,05 0,00 5.482,87 0,00 2.067,68 6.095,91 6.149,76 2.089,07 7.567,09 10.856,69 4.019,02 54.257,14 FGTS - Rescisório 1.970,65 1.248,76 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 506,64 0,00 3.726,05 Rescisões Trabalhistas 5.157,47 2.537,33 0,00 1.205,66 0,00 0,00 473,98 0,00 1.388,63 2.190,86 0,00 12.953,93 Acordo Judicial 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 275,00 0,00 0,00 0,00 275,00 Vale Transporte/Ônibus Especial 4.108,72 0,00 3.338,81 1.865,26 1.138,00 2.197,06 1.956,42 636,30 4.332,95 3.732,11 1.507,75 24.813,38 Assistência Médica - Convênio Médico 186,00 0,00 139,50 139,50 93,00 93,00 240,50 0,00 566,00 418,50 232,50 2.108,50 Cesta Básica 887,40 0,00 0,00 473,28 295,80 473,28 769,08 177,48 1.005,72 0,00 591,60 4.673,64 Treinamento/Formação Profissional 18,29 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 370,79 533,80 2.797,77 1.819,50 1.117,76 6.657,91 ADMINISTRATIVAS 5.516,35 0,00 438,94 95,00 0,00 491,36 744,51 566,62 2.649,82 3.564,14 940,36 15.007,10 Material de Escritório 11,97 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 11,97 Materiais de Higiene e Limpeza 306,00 0,00 321,14 0,00 0,00 321,22 334,04 174,95 373,03 345,70 388,88 2.564,96 Material de Uso e Consumo 150,16 0,00 117,80 0,00 0,00 170,14 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 438,10 Condução e Estacionamento 0,00 0,00 0,00 30,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 340,00 0,00 370,00 Condomínio 5.048,22 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 5.048,22 Repasses Setor Administrativo 0,00 0,00 0,00 65,00 0,00 0,00 410,47 391,67 2.276,79 2.878,44 551,48 6.573,85 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 20,00 0,00 0,00 20,00 Aluguel de Máquinas e Equipamentos 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 20,00 0,00 0,00 20,00 SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 252,99 124,00 346,19 405,52 145,27 371,72 391,19 149,92 250,50 349,68 382,82 3.169,80 Segurança Eletrônica 252,99 124,00 346,19 405,52 145,27 371,72 346,19 149,92 250,50 349,68 367,82 3.109,80 Outros Serviços de Pessoas Jurídicas 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 45,00 0,00 0,00 15,00 60,00 SERVIÇOS PÚBLICOS/ABASTECIMENTO 2.499,07 0,00 1.917,86 1.950,15 523,46 1.687,45 1.964,33 304,52 3.126,51 4.602,07 1.503,72 20.079,14 Energia Elétrica 2.102,13 0,00 775,70 765,40 246,29 901,98 791,73 0,00 2.026,10 2.492,42 688,15 10.789,90 Água e Esgoto 0,00 0,00 360,14 304,45 0,00 520,14 397,92 0,00 483,21 1.838,00 413,59 4.317,45 Telefone Fixo 346,94 0,00 236,12 384,30 277,17 0,00 364,68 54,52 286,77 221,65 152,08 2.324,23 Internet 0,00 0,00 99,90 0,00 0,00 215,33 0,00 200,00 176,43 0,00 199,90 891,56 Telefone Celular 50,00 0,00 50,00 50,00 0,00 50,00 50,00 50,00 50,00 50,00 50,00 450,00 Gás 0,00 0,00 396,00 446,00 0,00 0,00 360,00 0,00 104,00 0,00 0,00 1.306,00 TARIFAS BANCÁRIAS 109,05 0,00 172,57 29,31 45,95 474,81 54,30 47,43 165,01 166,36 984,67 2.249,46 Despesas e Taxas Bancárias 109,05 0,00 172,57 29,31 45,95 474,81 54,30 47,43 165,01 166,36 984,67 2.249,46 DESP TRIBUTÁRIAS 290,43 0,00 455,86 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 746,29 IPTU 290,43 0,00 455,86 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 746,29 MANUTENÇÃO DE BENS 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 420,00 0,00 0,00 851,23 90,00 0,00 1.361,23 Manutenção/ Materiais de Informática 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 250,00 90,00 0,00 340,00 Manutenção/Materiais de Máquinas e Equipamentos 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 601,23 0,00 0,00 601,23 Manutenção/Materiais de Bens de Imóveis 0,00 0,00 0,00 0,00 420,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 420,00 MATERIAL DE CONSTRUÇÃO 407,92 0,00 0,00 440,40 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 848,32 Material Elétrico 331,80 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 331,80 Material de Acabamento 76,12 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 76,12 Outros Materiais de Construção 0,00 0,00 440,40 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 440,40 DOAÇÕES - SDP 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 3.844,44 0,00 4.000,00 0,00 0,00 3.426,35 11.270,79 Concessão Doação Associações do SDP 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 3.844,44 0,00 4.000,00 0,00 0,00 3.426,35 11.270,79TOTAL DE DESPESAS 54.891,65 4.068,34 27.175,38 17.573,60 11.510,38 26.684,01 29.132,09 12.972,67 50.270,76 54.432,30 23.989,52 312.700,70RESUMO GERALRECEITAS DO MÊS + SALDO ANTERIOR 74.888,56 2.491,52 34.589,62 7.654,23 20.184,97 36.418,63 11.562,35 17.455,37 63.222,05 64.555,62 136.330,44 469.353,36DESPESAS DO MÊS 54.891,65 4.068,34 27.175,38 17.573,60 11.510,38 26.684,01 29.132,09 12.972,67 50.270,76 54.432,30 23.989,52 312.700,70EMPRÉSTIMOS PARA UNIDADES SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA 6.026,16 0,00 0,00 0,00 3.460,77 0,00 0,00 644,27 5.590,33 0,00 0,00 15.721,53EMPRÉSTIMOS DE UNIDADES SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA - DÉFICIT 0,00 2.752,82 0,00 11.275,08 0,00 0,00 17.772,46 0,00 8.965,33 6.418,25 0,00 47.183,94SALDO EM 30 DE JUNHO DE 2014 13.970,75 1.176,00 7.414,24 1.355,71 5.213,82 9.734,62 202,72 3.838,43 16.326,29 16.541,57 112.340,92 188.115,07

CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Total

RECEITAS

DESPESAS

Page 17: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

17JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014BALANCETES ABRIL 2014 05

BALANCETE JUNHO 2014 Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina Associação de Promoção Humana Divina Providência

Cetai CrucilândiaProfessoSanta LuziaSanta MariaSão José

Dom João Resende Costa

Helena Stein Pena

Madre Tereza de

Nita ChavesRafael

Zica GeoSALDO APLICAÇÃO EM 01/06/2014 24.905,58 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 5.300,31 18.565,46 18.956,80 112.176,38 179.904,53SALDO CONTA CORRENTE EM 01/06/20145.745,97 2.491,52 ### # ##### ## 202,72 1.557,06 1.377,31 4.033,51 296,44 47.756,07TOTAL DO SALDO EM 01/06/2014 30.651,55 2.491,52 ### # ##### ## 202,72 6.857,37 19.942,77 22.990,31 112.472,82 227.660,60

CONTRIBUIÇÕES 28.804,03 0,00 ### # ##### ## 7.692,06 10.000,00 21.366,83 25.242,10 12.000,00 150.056,08 Contribuição através de Boleto Bancário10.260,63 0,00 ### # 0,00 ## 950,00 10.000,00 7.744,89 10.190,05 12.000,00 65.297,99 Conrtribuições através de Depósito Conta Corrente10.848,00 0,00 0,00 # 25,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 10.873,00 Contribuição através de Conta Cemig0,00 0,00 ### # 669,17 ## 5.069,48 0,00 7.097,28 6.326,72 0,00 24.232,13 Contribuiçãoatravés de Conta Telemar7.695,40 0,00 ### # ##### ## 1.672,58 0,00 6.524,66 8.725,33 0,00 49.652,96 CONTRIBUIÇÕES ATRAVÉS DE ATENDIDOS10.950,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 560,00 1.240,00 7.860,00 0,00 23.270,00 Contribuições Através de Alunos Externos10.950,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 560,00 1.240,00 7.860,00 0,00 23.270,00 CONVÊNIO INSTITUIÇÕES PÚBLICAS3.700,00 0,00 0,00 # 50,00 ## 0,00 0,00 6.450,00 750,00 0,00 12.050,00 Convênio Municipal 3.700,00 0,00 0,00 # 50,00 ## 0,00 0,00 6.450,00 750,00 0,00 12.050,00 PATRIMONIAIS 421,80 0,00 ### # 0,00 ## 0,00 0,00 8.500,00 0,00 0,00 14.363,21 Receitas de Aluguéis de Imóveis 421,80 0,00 ### # 0,00 ## 0,00 0,00 8.500,00 0,00 0,00 14.363,21 RECEITAS FINANCEIRAS 361,18 0,00 ### # 96,18 ## 0,00 38,00 341,00 359,01 3.034,68 4.504,23 Rendimento de Aplicação Financeira361,18 0,00 ### # 96,18 ## 0,00 38,00 341,00 359,01 3.034,68 4.504,23 RECEITAS DE DOAÇÕES SDP 0,00 0,00 ### # 0,00 ## 3.667,57 0,00 5.381,45 7.354,20 8.822,94 37.449,24 Doações de Associações do Sistema 0,00 0,00 ### # 0,00 ## 3.667,57 0,00 5.381,45 7.354,20 8.822,94 37.449,24TOTAL DAS RECEITAS 44.237,01 0,00 ### # ##### ## # 11.359,63 10.598,00 43.279,28 41.565,31 23.857,62 241.692,76 0,00

CUSTOS COM MATERIAL DE ENSINO288,30 0,00 ### # 671,10 ## 899,19 248,45 1.743,24 1.836,13 386,00 9.087,97 Material/Equipamento de Ensino 288,30 0,00 ### # 671,10 ## 899,19 248,45 1.743,24 1.836,13 386,00 9.087,97 CUSTOS COM ALIMENTOS 150,00 0,00 ### # 25,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 295,00 Gêneros Alimentícios Não Perecíveis150,00 0,00 ### # 25,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 295,00 PESSOAL E ENCARGOS 45.377,54 3.944,34 ### # ##### ## 25.078,57 7.655,73 41.464,45 43.823,92 16.365,60 248.565,60 Salários 21.229,76 74,47 ### # ##### ## 13.934,38 3.624,84 21.830,13 22.342,93 7.972,89 128.194,26 FGTS - Folha de Pagamento 1.659,38 74,47 ### # 463,07 ## 1.054,30 283,76 1.754,11 1.736,34 816,78 9.657,17 PIS sobre Folha de Pagamento 230,82 9,31 ### # 57,90 ## 129,36 35,48 222,05 220,35 107,30 1.248,62 Férias 9.929,05 0,00 ### # ##### ## 6.149,76 2.089,07 7.567,09 10.856,69 4.019,02 54.257,14 FGTS - Rescisório 1.970,65 1.248,76 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 506,64 0,00 3.726,05 Rescisões Trabalhistas 5.157,47 2.537,33 0,00 # 0,00 ## 473,98 0,00 1.388,63 2.190,86 0,00 12.953,93 Acordo Judicial 0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 275,00 0,00 0,00 0,00 275,00 Vale Transporte/Ônibus Especial 4.108,72 0,00 ### # ##### ## 1.956,42 636,30 4.332,95 3.732,11 1.507,75 24.813,38 Assistência Médica - Convênio Médico186,00 0,00 ### # 93,00 ## 240,50 0,00 566,00 418,50 232,50 2.108,50 Cesta Básica 887,40 0,00 0,00 # 295,80 ## 769,08 177,48 1.005,72 0,00 591,60 4.673,64 Treinamento/Formação Profissional18,29 0,00 0,00 # 0,00 ## 370,79 533,80 2.797,77 1.819,50 1.117,76 6.657,91 ADMINISTRATIVAS 5.516,35 0,00 ### # 0,00 ## 744,51 566,62 2.649,82 3.564,14 940,36 15.007,10 Material de Escritório 11,97 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 11,97 Materiais de Higiene e Limpeza 306,00 0,00 ### # 0,00 ## 334,04 174,95 373,03 345,70 388,88 2.564,96 Material de Uso e Consumo 150,16 0,00 ### # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 438,10 Condução e Estacionamento 0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 340,00 0,00 370,00 Condomínio 5.048,22 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 5.048,22 Repasses Setor Administrativo 0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 410,47 391,67 2.276,79 2.878,44 551,48 6.573,85 MÁQUINAS E 0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 20,00 0,00 0,00 20,00 Aluguel de Máquinas e Equipamentos0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 20,00 0,00 0,00 20,00 SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 252,99 124,00 ### # 145,27 ## 391,19 149,92 250,50 349,68 382,82 3.169,80 Segurança Eletrônica 252,99 124,00 ### # 145,27 ## 346,19 149,92 250,50 349,68 367,82 3.109,80 Outros Serviços de Pessoas Jurídicas 0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 45,00 0,00 0,00 15,00 60,00 SERVIÇOS PÚBLICOS/ABASTECIMENTO 2.499,07 0,00 ### # 523,46 ## 1.964,33 304,52 3.126,51 4.602,07 1.503,72 20.079,14 Energia Elétrica 2.102,13 0,00 ### # 246,29 ## 791,73 0,00 2.026,10 2.492,42 688,15 10.789,90 Água e Esgoto 0,00 0,00 ### # 0,00 ## 397,92 0,00 483,21 1.838,00 413,59 4.317,45 Telefone Fixo 346,94 0,00 ### # 277,17 ## 364,68 54,52 286,77 221,65 152,08 2.324,23 Internet 0,00 0,00 ### # 0,00 ## 0,00 200,00 176,43 0,00 199,90 891,56 Telefone Celular 50,00 0,00 ### # 0,00 ## 50,00 50,00 50,00 50,00 50,00 450,00 Gás 0,00 0,00 ### # 0,00 ## 360,00 0,00 104,00 0,00 0,00 1.306,00 TARIFAS BANCÁRIAS 109,05 0,00 ### # 45,95 ## 54,30 47,43 165,01 166,36 984,67 2.249,46 Despesas e Taxas Bancárias 109,05 0,00 ### # 45,95 ## 54,30 47,43 165,01 166,36 984,67 2.249,46 DESP TRIBUTÁRIAS 290,43 0,00 ### # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 746,29 IPTU 290,43 0,00 ### # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 746,29 MANUTENÇÃO DE BENS 0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 851,23 90,00 0,00 1.361,23 Manutenção/ Materiais de Informática0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 250,00 90,00 0,00 340,00 Manutenção/Materiais de Máquinas e Equipamentos0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 601,23 0,00 0,00 601,23 Manutenção/Materiais de Bens de Imóveis0,00 0,00 0,00 # ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 420,00 MATERIAL DE CONSTRUÇÃO 407,92 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 848,32 Material Elétrico 331,80 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 331,80 Material de Acabamento 76,12 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 76,12 Outros Materiais de Construção 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 440,40 DOAÇÕES - SDP 0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 4.000,00 0,00 0,00 3.426,35 11.270,79 Concessão Doação Associações do SDP0,00 0,00 0,00 # 0,00 ## 0,00 4.000,00 0,00 0,00 3.426,35 11.270,79TOTAL DE DESPESAS 54.891,65 4.068,34 ### # ##### ## 29.132,09 12.972,67 50.270,76 54.432,30 23.989,52 312.700,70RESUMO GERALRECEITAS DO MÊS + SALDO ANTERIOR74.888,56 2.491,52 ### # ##### ## 11.562,35 17.455,37 63.222,05 64.555,62 136.330,44 469.353,36DESPESAS DO MÊS 54.891,65 4.068,34 ### # ##### ## 29.132,09 12.972,67 50.270,76 54.432,30 23.989,52 312.700,70EMPRÉSTIMOS PARA UNIDADES SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA 6.026,16 0,00 0,00 # ##### ## 0,00 644,27 5.590,33 0,00 0,00 15.721,53EMPRÉSTIMOS DE UNIDADES SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA - DÉFICIT0,00 2.752,82 0,00 # 0,00 ## 17.772,46 0,00 8.965,33 6.418,25 0,00 47.183,94SALDO EM 30 DE JUNHO DE 2014 13.970,75 1.176,00 ### # ##### ## 202,72 3.838,43 16.326,29 16.541,57 112.340,92 188.115,07

CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Total

RECEITAS

DESPESAS

Page 18: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

18 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014BALANCETES ABRIL 2014 05

BALANCETES UNIDADES DE PROMOÇÃO SOCIAL - JUNHO 2014Central de Empregos e Serviços TemporáriosEscola Técnica Divina ProvidênciaJornal SolidariedadePrograma Vida sem FomeRestaurante Popular Cidade dos MeninosRestaurante Popular Nita Chaves

Central de Empregos e Serviços Temprarios

Escola TécnicaDivina

Providência

Jornal Solidariedade

ProgramaVida sem Fome

Restaurante Popular Cidade

dos Meninos

Restaurante Popular

Nita ChavesTotal

SALDO APLICAÇÃO EM 01/06/2014 0,00 41.397,29 10.230,26 81.289,68 1.507,62 0,00 134.424,85SALDO CONTA CORRENTE EM 01/06/2014 1.507,25 2.270,50 0,00 32.106,53 2.443,42 1.294,11 39.621,81TOTAL DO SALDO EM 01/06/2014 1.507,25 43.667,79 10.230,26 113.396,21 3.951,04 1.294,11 174.046,66RECEITAS 0,00 CONTRIBUIÇÕES 4.584,69 15.786,76 1.500,00 25.967,10 2.850,00 2.850,00 53.538,55 Contribuições Boleto Bancário 4.584,69 15.786,76 1.500,00 5.002,75 2.850,00 2.850,00 32.574,20 Contribuições Dep em Conta Corrente 20.964,35 20.964,35 PUBLICIDADE 0,00 0,00 6.306,95 0,00 0,00 0,00 6.306,95 Publicidade e propaganda 6.306,95 6.306,95 VENDAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS 31,35 0,00 0,00 0,00 0,00 3.756,00 3.787,35 Vendas de produtos 3.756,00 3.756,00 Vendas de serviços 31,35 31,35 RECEITAS FINANCEIRAS 0,00 763,75 0,00 718,96 12,66 0,00 1.495,37 Rendimento de Aplicação Financeira 763,75 718,96 12,66 1.495,37 RESSARCIMENTO / ESTORNO DESPESAS 0,00 0,00 0,00 0,00 1.049,00 0,00 1.049,00 Ressarcimento de produtos e serviços 1.049,00 1.049,00TOTAL DAS RECEITAS 4.616,04 16.550,51 7.806,95 26.686,06 3.911,66 6.606,00 66.177,22DESPESAS 0,00 CUSTOS COM ALIMENTOS 0,00 0,00 0,00 15.011,52 1.713,94 4.447,68 21.173,14 Gêneros Alimentícios Não Perecíveis 15.011,52 299,52 15.311,04 Carnes 1.713,94 4.148,16 5.862,10 CUSTO DO JORNAL SOLIDARIEDADE 0,00 0,00 8.418,18 0,00 0,00 0,00 8.418,18 Distribuição 8.418,18 8.418,18 PESSOAL E ENCARGOS 2.215,20 7.096,25 0,00 1.125,52 2.932,95 575,57 13.945,49 Salários 1.735,85 4.125,36 1.033,37 2.639,22 270,85 9.804,65 FGTS - Folha de Pagamento 132,82 0,00 81,91 261,08 270,85 746,66 PIS sobre Folha de Pagamento 16,62 0,00 10,24 32,65 33,87 93,38 Férias 0,00 2.319,13 2.319,13 Vale Transporte/Ônibus Especial 283,41 491,77 775,18 Assistência Médica - Convênio Médico 46,50 159,99 206,49 ADMINISTRATIVAS 351,63 1.447,13 390,35 1.113,00 0,00 474,20 3.776,31 Lanches e refeições 122,40 122,40 Repasse setor administrativo 229,23 789,34 390,35 1.408,92 Material de Escritório 526,08 526,08 Materiais de Higiene e Limpeza 131,71 1.113,00 474,20 1.718,91 SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 842,81 0,00 0,00 1.728,55 0,00 0,00 2.571,36 Outros Serviços de Pessoas Jurídicas 842,81 1.728,55 2.571,36 SERVIÇOS PÚBLICOS/ABASTECIMENTO 0,00 0,00 0,00 0,00 847,03 0,00 847,03 Gás 847,03 847,03 TARIFAS BANCÁRIAS 71,01 36,37 44,13 126,52 17,35 13,75 309,13 Despesas e Taxas Bancárias 71,01 36,37 44,13 126,52 17,35 13,75 309,13 MANUTENÇÃO DE BENS 0,00 255,16 0,00 0,00 0,00 0,00 255,16 Manutenção/ Materiais de Informática 255,16 255,16TOTAL DE DESPESAS 3.480,65 8.834,91 8.852,66 19.105,11 5.511,27 5.511,20 51.295,80RECEITAS DO MÊS + SALDO ANTERIOR 6.123,29 60.218,30 18.037,21 140.082,27 7.862,70 7.900,11 240.223,88DESPESAS DO MÊS 3.480,65 8.834,91 8.852,66 19.105,11 5.511,27 5.511,20 51.295,80SALDO EM 30 DE JUNHO DE 2014 2.642,64 51.383,39 9.184,55 120.977,16 2.351,43 2.388,91 188.928,08

Page 19: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

19JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Copa do mundo de futsal Lar dos Meninos Aconteceu nos dias 05 a

11 de junho a copa do mundo de futsal do Lar

dos Meninos São Vicente de Paulo, idealizada pelos professores de educação física: André Medeiros, Dalila Ferreira, Josemar Passos, Rafael Jardim em parceria com os instrutores profissionalizantes: Daniel Freitas, Leandro Araújo, Marlon Dias e Wender Pablo.

O evento esportivo envolveu todos os funcionários da Instituição: alunos, professores, educadores, instrutores e comunidade religiosa de forma integrada e participativa. O evento esportivo foi formado por 12 equipes representadas por vários países: Brasil, Colômbia, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Alemanha, África do Sul, Argentina, Japão, México e Itália. Todos os funcionários foram envolvidos nas equipes, assumindo a função de padrinhos, organizadores e motivadores dos alunos participantes.

Os alunos foram divididos em duas categorias: “A” (12 a 14 anos) e “B” (15 a 18 anos) na mesma equipe que se responsabilizaram de se encontrar com antecedência todos os dias para a confecção de material para a torcida, bandeira e organização dos jogos.

No dia 05 de junho iniciou-se o evento com a celebração da Santa Missa de abertura, com a participação da Banda de Música do Lar dos Meninos, logo em seguida foi a apresentação dos países envolvidos no campeonato que desfilaram com as bandeiras dos respectivos países confeccionada pelos alunos.

O envolvimento dos alunos foi intenso na participação dos jogos e torcidas, fazendo do evento um verdadeiro sucesso! Os jogos tiveram como objetivo maior a integração através do esporte, entre professores, alunos e demais funcionários, tornando o ambiente esportivo em meio para desenvolver o convívio social, despertando nos alunos a importância das atividades físicas, tornando-os mais amigos ensinando-os que no esporte se joga “com” e não “contra”, resgatando os valores humanos através do esporte e lazer, deixando nosso ambiente familiar repleto de harmonia, companheirismo, paz e boa convivência.

Professor Breno Lee com a turma de alunos do futsal.

Alunos reunidos no ginásio poliesportivo.

Page 20: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

20 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

A música intensamente emocional de Tchaikovsky condensa diversas

influências num estilo original: música folclórica russa com técnica europeia ocidental; nacionalismo com um programa profundamente pessoal; o bombástico com o belo e o assombroso. Os efeitos da homossexualidade do compositor sobre sua obra e o mistério acerca de sua morte continuam gerando especulação e controvérsia mas sua música permanece popular.

Vida

Criança sensível e delicada Tchaikovsky nasceu numa família de classe média na Rússia provincial. Depois de cursar direito em São Petersburgo tornou-se funcionário público estudando música privadamente mas mostrando talento apenas mediano. Apesar disso largou o emprego para se dedicar à música no Conservatório de São Petersburgo e durante cinco anos sua técnica progrediu rápido sob a direção de Anton Rubinstein. Mudou-se para Moscou a fim de ensinar e goza de celebridade nos círculos artísticos homossexuais. Aos 37 anos casou-se por conveniência com uma estudante vaidosa mas os efeitos desta atitude sobre seu estado emocional e sua capacidade de compor foram tão destrutivos que se separaram após dois meses. Nos 14 anos seguintes Tchaikovsky

correspondeu-se com Nadezdha von Meck viúva rica e amante de sua música que se tornou sua patrocinadora financeira(embora por acordo mútuo nunca tenham se encontrado)Mesmo assim depois dos 50 anos Tchaikovsky caiu doente deprimido e teve de lidar com a própria mortalidade. A versão oficial para sua morte diz que inadvertidamente bebeu água não-fervida e morreu de cólera ao passo que uma recente teoria sugere que tenha se envenenado de propósito com medo de um escândalo sexual mas nenhuma das hipóteses foi comprovada.

Discografia

• Suite dos balés O Lago dos Cisnes A Bela Adormecida e O Quebra- Nozes – Orquestra Filarmônica de Berlim Mstislav Rostropovich;

• Concerto Para Piano n 1 – Sviatoslav Richter, piano Orquestra Sinfônica de Viena Herbert Von Karajan;

• Suite para Orquestra n 1 e n 2 National Symphony Orchestra of Ireland Stefan Sanderling;

• Concerto Para Violino; Capricho Italiano Francesca de Rimini; Vladimir Spivakov, violino Philharmonia Orchestra. Orquestra Filarmônica de Berlim Seiji Ozawa;

• Sinfonia n5 Orquestra Sinfônica SWF de Baden- Baden Woldemar NelssonSimfonia n 4 Abertura 1812 Marcha Eslava Orquestra da Filadélfia Eugene Ormandy;

• Sinfonia n6 “ Patética” Orquestra Filarmônica de Nova York Leonard Bernstein.

Adote uma trilha ecológicaProjeto “Trilha do Saber” na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo

Ficou curioso?Então nos ajude a construir!

MÚSICA

Peter Ilich Tchaikovsky

Hélio Gagliard FilhoColunista

O Sistema Divina Providência acaba de elaborar o projeto “Trilha do Saber” que será

executado na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo. O projeto consiste em uma trilha interpretativa com cerca de 2 km dentro da Cidade dos Meninos, voltada para a educação ambiental e reconexão do homem com a natureza.

Buscamos através deste projeto a formação de valores e atitudes sensíveis à diversidade, complexidade e a solidariedade diante dos outros seres humanos e da natureza. Contudo, buscamos oferecer aos alunos de escolas públicas e particulares uma oportunidade de aprendizado sobre o meio ambiente e a relação de solidariedade necessária para o equilíbrio entre o desenvolvimento ambiental, econômico e humano.

Para que este projeto seja realizado, precisamos captar

recursos financeirosou materiais.

O valor total do projeto é R$140.000,00 temos 4 cotas

de patrocínio.

COTA OURO:R$140.000,00

COTA PRATA: R$70.000,00

COTA BRONZE:R$35.000.

Contato para parceria:Penha Gracia

[email protected]

31-3517-3908

Page 21: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

21JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Acolhem menores carentes de 12 a 17 anosem regime de externato, semi-internato

e internato, instruindo-os tanto nos cursos do primeiro e segundo graus,

como também ministrando-lhes cursos pro�ssionalizantes.

Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo e Lar dos

Meninos São Vicente de Paulo

OBRAS DO SISTEMA DIVINA PROVIDÊNCIA

Centros de Formação Pro�ssional

Irene Melo Pinheiro, Santa Luzia, Santa Maria, Helena Stein Pena, Nita Chaves, Rafael Zica Geo,

Dom João Resende Costa, São José, Cursos Técnicos Divina Providência,

Centro de Tecnologia Avançada de Informática Santana, Centro de Informática de Crucilância,

Loja-Padaria Nita Chaves – Promovem cursos pro�ssionalizantes de diversas áreas em Belo Horizonte, Grande BH e interior.

Centro Infantil Divina Providência e CentroInfantil Creche União

Acolhem menores carentes de 2 a 11 anos, com apoio lúdico e estudos

pertinentes a cada faixaetária.

Lar dos Idosos

Acolhe idosos carentes, prestando-lhes todo o

conforto e assistência necessária.

Grá�ca e Editora Divina Providência

Grá�ca moderníssima que atende ao mercado, ajudando a captar

recursos para a manutenção das obras. É também uma editora.

Restaurante Popular-Escola Divina Providência CM

e Nita Chaves 2 unidades.

Promovem também ensino pro�ssionalizante aos menores carentes.

Telecursos de Primeiro e Segundo Graus

Divina Providência e Curso de Alfabetização

de Adultos

Um proporciona escola à distância; o outro, a alfabetização de adultos.

Faculdade Divina Providência

Em construção. Para dar continuidade à

formação dos alunos até à Faculdade.

Central de AbastecimentoDivina Providência

Prepara os tipos de cestas básicas que são distribuídas

a famílias carentes, nos diversos postos, de acordo

com o per�l de cada família.

Banco Divina Providência

Promove empréstimos para os alunos para que desejarem

abrir o seu próprio negócio.

Associação Cultural Divina Providência

Unidades Cidade dos Meninos e Lar dos Meninos - Responsável pela elaboração e coordenação de projetos

culturais voltados à promoção humana de pessoas menos favorecidas.

Executa também projetos para a formação e manutençãode cursos pro�ssionalizantes por meio da FIA e outras políticas públicas

Programa Vida Sem Fome GBH e Programa Vida Sem Fome Interior de Minas

Distribuem cestas básicas às famílias carentes, dentro de um programa de recuperação destas para a sociedade. As cestas são distribuídas

semanalmente após uma preleção especí�ca sobre trabalho, moral, higiene, etc. As famílias são cadastradas e

acompanhadas.

Programa Horta Familiar

Capacita as pessoas carentes a produzirem alimentos.

Central de Empregos Divina Providência

e Central de Serviços Temporários Divina

Providência

Promovem a colocação no mercado dos alunos pro�ssionais formados na

Instituição.

Central de Empregos Divina Providência

O Sistema Divina Providência abrange uma rede composta

por entidades de cunho social, filantrópico, humanista e cultural, que tem como missão: promover a dignidade do ser humano.

Hoje Somamos um total de 50 obras e unidades sociais. Com presença em seis municípios de Minas Gerais: Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ibirité e Itajubá.

Atuando nas áreas de Auxilio a população carente, acompanhamento às crianças, promoção à saúde, educação integral para jovens, atividades culturais, geração de trabalho e renda, amparo ao idoso, formação superior de tecnologia e capacitação profissional.

Para inserir seus ex-alunos e outros profissionais no mercado

de trabalho, o Sistema Divina Providência criou a Central de Empregos, unidade que mantém um banco de profissionais aptos a atuar nas mais diversas atividades.

A Central de Empregos facilita o trabalho das empresas contratantes, pois realiza o recrutamento, pré-seleção e encaminhamento dos profissionais solicitando apenas a contribuição de R$20,00 reais por candidato contrato.

VENHA SER UM DE NOSSOS PARCEIROS!

Data de fundação: 2003

Serviços Prestados• Parcerias com empresas recrutadoras;• Recrutamento e seleção de alunos e ex-alunos;• Encaminhamento de candidatos para o 1º Emprego;• Parcerias com meios de comunicação para divulgação das vagas em aberto.

ObjetivoFacilitar a inserção dos ex-alunos e outros profissionais no mercado de trabalho.

Público AlvoEx-alunos dos cursos profissionalizantes e população em geral à procura de um emprego.

Para cadastrar sua empresa entre em contato pelo telefone e e-mail:

(31) 3517 - [email protected]

Page 22: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

22 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

PORTUNIDADES DE EMPREGOCENTRAL DE EMPREGOS

DOMÉSTICA / ACOMPANHANTE- PerfilDe 45 a 60 anos, Sexo feminino. Lavar, cozinhar e arrumar.- Salários e benefíciosPlantões finais de semana R$ 120,00+ Vale transporte. - LocalidadeBelo Horizonte / Mangabeiras

SERVIÇOS GERAIS- PerfilA partir de 18 anos.Sexo masculino. Limpeza predial.- Salários e benefíciosSalário R$ 800,00 + Vale transporte.- LocalidadeBelo Horizonte / Funcionários

ATENDENTE- PerfilDe 16 a 30 anos, Sexo indiferente. Ensino médio. Com ou sem experiência. Somente aos domingos.- Salários e benefíciosSalário Proporcional + 10% (deixado pelos cliente) + Alimentação + Vale transporte- LocalidadeBelo Horizonte / São Francisco

ATENDENTE / CAIXA- PerfilAcima de 18 anos. Sexo Indiferente.Ensino Médio Completo. Atendimento ao publico e operação do caixa.

- Salários e benefíciosSalário R$800,00 + Vale Transporte + Uniforme.- Localidade Belo Horizonte / Shopping Del Rey

COZINHEIRA(O)- PerfilEntre 20 e 55 anos. Sexo indiferente. Ensino médio completo. Responsável pela execução e acompanhamento das atividades relacionadas ao preparo das refeições. Com experiência.- Salários e benefíciosSalário R$ 980,00 - LocalidadeBelo Horizonte / Centro

AJUDANTE DE ALIMENTAÇÃO- PerfilEntre 20 e 45 anos. Ensino Fundamental completo. Preparar saladas e sobremesas, lavar verduras e legumes, Executar atividades de limpeza, organização e conservação das dependências dos refeitórios, máquinas, banheiros. Lavar, secar e passar peças de utilização na cozinha. - Salários e benefíciosSalário R$ 899,80 + alimentação e transportes subsidiados + cesta básica + Plano de saúde e odontológico.Escala de trabalho 12x36. - LocalidadeBelo Horizonte / Barreiro

CONFEITEIRO- PerfilEntre 25 e 48 anos. Ensino Médio completo. Responsável pelo preparo de bolos e doces.Necessário experiência anterior em confeitaria de Buffet.- Salários e benefíciosSalário por volta de R$ 1300,00 + Vale transporte. - LocalidadeBelo Horizonte / Lourdes

MANICURE- PerfilA partir de 18 anos. Sexo Feminino. Não é necessário experiência.- Salários e benefíciosComissão de 50% com material do salão + Vale transporte (Ajuda de custo nos três primeiros meses).- LocalidadeBelo Horizonte / Nova Suíça(Morar próximo a região.)

AUXILIAR DE TECELAGEM- PerfilA partir de 18 anos. Ensino Médio completo. Necessário bom raciocínio e gostar de tecnologia.Acompanhamento das maquinas durante o processo de tecelagem, Checagem de fios, acompanhamento de qualidade dentre outras funções especificas ao cargo.

- Salários e benefíciosSalário a combinar + Vale Transporte + Prêmio por assiduidade + Plano de saúde + plano de carreira, crescimento + treinamento.- LocalidadeBelo Horizonte / Padre Eustáquio( Morar próximo a região).

CAMAREIRA- PerfilA partir de 18 anos. Sexo feminino. Responsável pela limpeza, arrumação e higienização dos quartos. Deve zelar pela comodidade dos hospedes.- Salários e benefíciosSalário R$ 909,00 + Vale transporte + Vale alimentação.- LocalidadeBelo Horizonte / Cidade Jardim.

AUXILIAR FINANCEIRO- PerfilA partir de 22 anos. Ensino médio completo. Informática intermediaria. Conhecimento em rotinas de escritório e no departamento financeiro.- Salários e benefíciosSalário R$1000,00 + Vale transporte + Ticket alimentação + Plano de saúde + Plano odontológico + cartão farmácia + seguro de vida + uniforme + participação nos lucros.- LocalidadeBelo Horizonte / São Francisco.

Amor e CarinhoExemplo que podemos seguir.

Amor e carinho fazem parte da vida de uma criança. São alegres por natureza e transmitem com toda sinceridade do mundo o que sentem. Doam esses seus sentimentos aos outros com a inocência própria da idade. E são felizes.

O Sistema Divina Providência mantém o Lar e a Cidade dos Meninos, o Lar dos Idosos São José, os centros profissionalizantes e outras entidades assistenciais e também é responsável pela Creche União e pelo Centro Infantil Divina Providência. Quando você ajuda o Sistema Divina Providência sem determinar qual instituição desta deseja beneficiar, a sua contribuição estará sendo utilizada onde mais dela se necessitar no momento. Mas você pode escolher.

O importante é fazer parte de umacomunidade de pessoas caridosas

que tem, como princípio, amar ao próximo, não importa idade, sexo ou religião.

Amor e CarinhoAmor e CarinhoAmor e CarinhoAmor e CarinhoAmor e CarinhoAmor e CarinhoAmor e CarinhoAmor e CarinhoAmor e CarinhoAmor e CarinhoAmor e CarinhoExemplo que podemos seguir.Exemplo que podemos seguir.

Amor e CarinhoExemplo que podemos seguir.

Amor e CarinhoAmor e CarinhoExemplo que podemos seguir.

Amor e CarinhoAmor e carinho fazem parte da vida de uma criança. São alegres por natureza Amor e carinho fazem parte da vida de uma criança. São alegres por natureza

e transmitem com toda sinceridade do mundo o que sentem. Doam esses seus e transmitem com toda sinceridade do mundo o que sentem. Doam esses seus sentimentos aos outros com a inocência própria da idade. E são felizes.sentimentos aos outros com a inocência própria da idade. E são felizes.

O Sistema Divina Providência mantém o Lar e a Cidade dos Meninos, o Lar O Sistema Divina Providência mantém o Lar e a Cidade dos Meninos, o Lar dos Idosos São José, os centros profissionalizantes e outras entidades assistenciais dos Idosos São José, os centros profissionalizantes e outras entidades assistenciais e também é responsável pela Creche União e pelo Centro Infantil Divina Providência. e também é responsável pela Creche União e pelo Centro Infantil Divina Providência. Quando você ajuda o Sistema Divina Providência sem determinar qual instituição Quando você ajuda o Sistema Divina Providência sem determinar qual instituição desta deseja beneficiar, a sua contribuição estará sendo utilizada onde mais dela desta deseja beneficiar, a sua contribuição estará sendo utilizada onde mais dela se necessitar no momento. Mas você pode escolher.se necessitar no momento. Mas você pode escolher.

O importante é fazer parte de umaO importante é fazer parte de umacomunidade de pessoas caridosas comunidade de pessoas caridosas

que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, que tem, como princípio, amar ao próximo, não importa idade, sexo ou religião.não importa idade, sexo ou religião.não importa idade, sexo ou religião.não importa idade, sexo ou religião.não importa idade, sexo ou religião.não importa idade, sexo ou religião.não importa idade, sexo ou religião.não importa idade, sexo ou religião.não importa idade, sexo ou religião.

Ligue e participe: 3626-9117 / 3517-3950

Page 23: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

23JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Santos de Agosto

Fases daLUA

03

17

10

25

MÊS DE AGOSTO

1. Santo Afonso Maria de Ligório.

2. São Pedro Julião Eymard, Santo Eusébio de Vercelli, Santo Estevão I.

3. São Pedro de Anagni, Santa Lídia Filippi , B. Eustáquio van Lieshout.

4. São João Maria Batista Vianney.

5. Santa Afra, Santo Osvaldo de Nortúmbria.

6. Festa da Transfiguração de Nosso senhor Jesus Cristo.

7. São Caetano de Thiene, Santa Afra, Santo Xisto II - Papa.

8. São Domingos de Gusmão.

9. Stos. Juliano, Mariano e Comp, Sta Edith Stein, Stos. Fermo e Rústico.

10. São Lourenço, Mártir.

11. Santa Clara de Assis, Santa Filomena.

12. Santo Euplúsio, Sta Joana F. de Chantal, São João Leão G Dehon.

13. São João Berchmans, São Ponciano e Santo Hipólito.

14. São Maximiliano Maria Kolbe.

15. Assunção da Virgem Maria, São Tarcísio, B. Vicente Soler e Comp.

16. Santo Estevão da Hungria, São João Francisco Régis, São Roque.

17. São Jacinto.

18. Santa Helena, Santo Alberto Hurtado Cruchaga.

19. São João Eudes, São Ludovico , Santo Ezequiel Moreno y Diaz.

20. São Bernardo de Claraval.

21. Santo Pio X Papa.

22. Santíssima Virgem Maria Rainha, São Filipe Benício.

23. Santa Rosa de Lima.

24. São Bartolomeu Apóstolo, Santa Joana Antida Thouret.

25. São Luiz IX, São José Calasanz, Santa Patrícia.

26. Santo Zeferino Papa, Santa Micaela do Santíssimo Sacramento.

27. Santa Mônica com seu filho Santo Agostinho.

28. Santo Agostinho de Hipona.

29. Martírio de São João Batista, Joana Maria da Cruz Bem-aventurada.

30. São Félix e Santo Adauto.

31. São Raimundo Nonato.

1.Dia Nacional do Selo

3.Dia do CapoeiristaDia do Tintureiro

4.Dia da Piada Ruim

5.Dia Nacional da Saúde

8.Dia do Padre

9.Dia Internacional dos Povos Indígenas

11.Dia da TelevisãoDia do Advogado

Dia Internacional da LogosofiaDia do EstudanteDia do Garçom

12.Dia Nacional das Artes

13.Dia do Economista

Dia do Canhoto

14.Dia do Cardiologista

15.Dia da InformáticaDia dos Solteiros

Dia da Assunção de Nossa Senhora

16.Dia do Filósofo

19.Dia Mundial da FotografiaDia do Artista de Teatro

20.Dia dos Maçons

22.Dia do Folclore

24.Dia de São Bartolomeu

25.Dia do FeiranteDia do Soldado

27.Dia do Psicólogo

Dia do Corretor de Imóveis

28.Dia dos BancáriosDia da Avicultura

31.Dia da Nutricionista

DATAS COMEMORATIVASmês de AGOSTO

Page 24: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

24 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

"Passado é lição para refletir, não para repetir." (Mário de Andrade)

RECEITA CURIOSIDADES

ORMIMÁQUINAS

PAELLA ESPANHOLA

- Em uma panela larga e rasa coloque o azeite doce, 30 ml para esquentar.

- Corte o alho em fatias bem finas e coloque no centro da panela, deixe fritar.

- Espalhe para as bordas o alho e no centro da panela coloque a cebola picadinha, deixe fritar.- Depois misture tudo com o alho e leve para as bordas, depois coloque os pimentões picados no centro até fritar, misture tudo e leve as bordas.

- Depois os tomates e a alcachofra, misture tudo e acerte o sal.

- Coloque açafrão até ficar da cor amarelinha, coloque os frutos do mar,

- 1 kg, deixe cozinhar um pouco, até o camarão ficar rosa.

- Coloque o arroz cru e a água por cima, 5 xícaras, colocando aos poucos até o ponto do arroz.

Dica: Sirva na própria panela com azeite por cima, pode colocar rodelas de limão para comer.

BOM APETITE!

No mês do Grande Festival Gastronômico Churrascão, que tal conhecer as curiosidades do mundo gastronômico! Confira.

Os brigadeiros foram criados no Brasil logo após a Segunda Guerra. Na época, era

quase impossível arranjar leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar para os doces de origem portuguesa. Aí alguém descobriu que a mistura de leite condensado e chocolate dava um doce gostoso. O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, político e duas vezes candidato à Presidência da República.

O grão de pipoca contém 12% de água em seu interior. Quando o milho é

aquecido, essa água vira vapor, que se expande dentro do grão, fazendo com que ele “estoure”. A parte branquinha da pipoca é o amido do milho.

www.ormimaquinas.com.br :: (31) 2533-1001 :: (31) 2533-1017

Tudo para seu negócio

Tudo para seu negócio

Há mais de 50 anos oferecendo qualidade, variedade de produtos e seriedade nos negócios.

Venha conhecer nossas linhas de produtos para a área gastronômica.Venha conhecer nossas linhas de produtos para a área gastronômica.

Na Ormimáquinas você encontra tudo para deixar sua cozinha emperfeita harmonia!

Na Ormimáquinas você encontra tudo para deixar sua cozinha emperfeita harmonia!

Abusar das cores, cheiros, texturas. Misturar gourmet e tradicional, criar. Inovar sem perder a qualidade. Surpreender!

Abusar das cores, cheiros, texturas. Misturar gourmet e tradicional, criar. Inovar sem perder a qualidade. Surpreender!

MODO DE PREPARO

INGREDIENTES

3 cabeças de alho2 cebolas grandes2 pimentões grandes3 tomates grandesAlcachofra

CamarãoAnéis de lulaMexilhõesAzeite de olivaAçafrão1 xícara de arroz

Qual é o maiorprato do mundo?

É o camelo assado, servido nos casamentos dos debuínos, os árabes

do deserto. Eles recheiam um peixe com ovos que, por sua vez, é colocado dentro de uma galinha. A galinha é colocada dentro de uma ovelha. A ovelha é colocada dentro de um camelo. Então, o camelo é assado. É só servir.

Por que apipoca estoura?

Brigadeiro

Page 25: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

25JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Nosso destino:

Vassouras - RJ

As lembranças dos tempos áureos do café estão preservadas em Vassouras,

conhecida no século 19 como a Cidade dos Barões. No Centro, a pracinha principal é emoldurada por construções coloniais que abrigaram a Casa de Câmara e Cadeia (1849), a residência do Barão de Ribeirão (1860) e a Casa de Cultura (1844). Também a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1846, faz parte do cenário. Não deixe de visitar a Casa da Hera, uma chácara com objetos de época, como um piano francês de 1856.

A história continua na área rural, através das fazendas onde era produzido o "ouro verde". Muitas estão abertas à visitação - com direito à lanche típico -, mediante agendamento prévio. Merece destaque

a Cachoeira Grande, de 1820, repleta de relíquias como o piano alemão de 1803, os quadros peruanos e as vitrolas.

Já a Cachoeira do Mato Dentro (1874) exibe na sala de jantar a mesa original, com capacidade para 40 pessoas. A Secretário faz o estilo neoclássico, com pinturas de 1830 nas paredes.

Em julho, as construções urbanas e rurais tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova.

Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Barra do Piraí, Valença, Piraí e Mendes.

A região pode ser visitada o

ano todo, mas os períodos mais interessantes são os meses de abril e julho, quando acontecem os eventos Café, Cachaça e Chorinho e Festival do Vale do Café, respectivamente. Em ambos, a programação cultural é intensa e realizada em fazendas, igrejas, capelas e praças. Degustações de bebidas e comidas também fazem parte do roteiro. Os espetáculos acontecem não só em Vassouras, mas também nas cidades vizinhas, como Valença, Barra do Piraí, Paty do Alferes, Mendes.

No inverno, as temperaturas na região costumam ser bem baixas à noite. Não esqueça os casacos quentinhos!

ATRATIVOS CULTURAIS EM VASSOURAS

FAZENDA CACHOEIRA DO MATO DENTROEm estilo neoclássico, mantém características originais do século 19. Em bom estado de conservação, preserva parte do mobiliário e das louças de época. Entre os destaques estão ainda o banheiro de pedra pertencente aos escravos, os terreiros de café e as senzalas. A fazenda oferece passeios a cavalo e em carro de boi.

FAZENDA CACHOEIRA GRANDEAs visitas guiadas conduzem por belíssimos recantos, como salões e quartos decorados com peças de época. Do lado de fora, as atrações ficam por contados pátios, jardins e cachoeira. Ao final do passeio, o tour é brindado com café, pão de queijo, bolo e biscoitos caseiros.

CASA DA CULTURAO casarão do século 19, em estilo neoclássico, pertenceu ao Barão de Itambé. Hoje, funciona como galeria de arte e abriga esculturas, pinturas e mobiliário de época.

MUSEU CASA DA HERAO palacete instalado em uma chácara é um belo exemplar de residência senhoril. Do lado de fora, os belos jardins e as paredes tomadas por heras encantam os olhos. Já no interior, o acervo formado por mobiliário, quadros, livros, vestuário e um aparelho de jantar inglês com filetes de ouro é o destaque.

Principal praça e Igreja Matriz de N. S. da Conceição.

Principal praça e Igreja Matriz de N. S. da Conceição.

Museu casa da Hera.

Page 26: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

26 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

O câncer de mama é primeira causa de morte por câncer entre as mulheres. Só no

Brasil, para o ano de 2012, foram estimados 52.680 casos novos. A quantidade de mulheres que morrem por câncer de mama no Brasil todo ano é muito grande, principalmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados (quando os tumores já são grandes ou a doença já se espalhou).

Realizar mamografias na rotina correta é o único método comprovadamente capaz de reduzir a mortalidade no câncer mamário. A Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, recomendam o rastreamento anual com mamografia a partir dos 40 anos.

O câncer de mama é muito devastador para as mulheres por ser muito frequente e ter muitos efeitos psicológicos por estar muito ligado à sexualidade feminina e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência da doença.

Sinais e sintoma

Os sinais e sintomas mais comuns são o aparecimento de nódulos ( caroços ) no seio. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podemos ver caroços também nas axilas e perda de sangue pelo mamilo Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Fatores de Risco

História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.

A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos

Mamografia

A mamografia é capaz de diagnosticar o câncer em fases precoces (antes mesmo do aparecimento de nódulos) A mamografia digital é uma grande arma nesta luta. Por meio desse método obtemos uma maior rapidez na realização dos exames, além de diminuição das repetições realizadas em relação ao exame convencional e, consequentemente, menor exposição à radiação. Os resultados mostraram que em mulheres com menos de 50 anos, em pacientes com mamas densas e pacientes na pré ou perimenopausa, o exame realizado por meio de equipamentos digitais apresenta uma maior detecçãodo câncer de mama quando comparada

aos aparelhos convencionais a detecção de um número cada vez maior de lesões mamárias, principalmente lesões pequenas. Para imagem mamográfica ter alta qualidade são necessários: equipamento adequado, técnica radiológica correta (posicionamento, técnica) e, principalmente, conhecimento, prática e dedicação dos profissionais envolvidos.

Rastreamento do câncer de mama em mulheres assintomáticas

Recentes diretrizes recomendam a mamografia de rastreamento (ou de rotina), nas mulheres assintomáticas a partir de 40 anos, associada com autoexame mensal e exame clínico anual, embora os benefícios destes últimos não estejam cientificamente comprovados. Mamografia de rotina é aquela realizada em mulheres sem sinais ou sintomas de câncer de mama, sendo capaz de detectar lesões pequenas, não palpáveis (geralmente com melhores possibilidades de tratamento e melhor prognóstico).

Pré-terapia de reposição hormonal (TRH)

A paciente candidata à terapia de reposição hormonal (TRH) deve realizar a mamografia antes do tratamento com a finalidade de estabelecer o padrão mamário e detectar lesões não palpáveis.

Pré-operatório para cirurgia plástica

Com a finalidade de rastrear qualquer alteração das mamas, principalmente em pacientes a partir da 5ª década ou em pacientes que ainda não tenham realizado o exame.

Seguimento

Após mastectomia (estudo da mama contralateral) e após cirurgia conservadora.

Mamografia diagnóstica

Mamografia diagnóstica é aquela realizada em mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama. Outro tipo de mamografia diagnóstica é a mamografia para controle radiológico de lesões provavelmente benignas.

Falando sobre mamografiaSAÚDE

Antes de 40 anos, a mamografia de

rastreamento deve ser realizada em mulheres

com alto risco para câncer de mama.

(parente de primeiro grau na pré-menopausa, história pregressa de hiperplasia atípica ou neoplasia

lobular in situ).

ATENÇÃO

Dra. Tereza CristinaFerreira de OliveiraRadiologista do Hospital daMulher e Maternidade Santa Fé

Page 27: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

27JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

Falando sobre mamografia

Dra. Tereza CristinaFerreira de OliveiraRadiologista do Hospital daMulher e Maternidade Santa Fé

PERSONALIDADE DA HISTÓRIA

MICHELANGELO

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de

Caprese em 6 de Março de 1475, e faleceu em Roma no dia 18 de Fevereiro de 1564, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

Desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando

grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.

Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de

admiradores. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.

Michelangelo viveu ao longo da última fase do Renascimento e na transição para o Maneirismo, uma época de intensos conflitos sociais e profundas mudanças na vida cultural. Quando jovem absorveu as lições do primeiro Renascimento, que estabelecera uma série de cânones técnicos e estéticos para a representação artística. Esses cânones haviam sido estabelecidos sobre uma forte tendência de recuperação na arte e na cultura da tradição clássica da Antiguidade, que se desenvolvia desde séculos antes a partir de uma série de descobertas de

textos de filósofos e outros escritores antigos, especialmente neoplatônicos helenistas e oradores, poetas, políticos e historiadores romanos, e de peças de arqueologia. Com essa quantidade de novas informações, no século XV se consolidou o que se chamou de Humanismo, uma síntese eclética dessas fontes pagãs com o pensamento cristão, incorporando ainda elementos das tradições árabes, orientais e egípcias, bem como outros oriundos da magia, das tradições religiosas esotéricas, da mitologia clássica e da astrologia. O resultado foi a colocação do ser humano novamente no centro do universo, enfatizando sua nobreza, sua beleza, sua liberdade, os poderes de seu intelecto e sua natureza divina. Na arte foi criado um sistema de proporções ideais para a arquitetura e para a representação do corpo e se cristalizou o sistema da perspectiva para a definição da representação bidimensional. O Renascimento associou ainda o idealismo clássico com um intenso interesse pelo estudo científico do mundo natural, produzindo uma arte que era uma generalização universal mas capaz de se deter no particular para descrever caracteres individuais. Ao mesmo tempo, era uma arte de índole ética, pois se considerava possuir uma função social da qual não podia escapar, e almejava sobretudo a cura das almas e a instrução do público para a condução da vida pelos caminhos da virtude.

A primeira pintura que se pode atribuir com segurança a Michelangelo é o Tondo Doni (c.1504), uma imagem da Sagrada Família. Seu tratamento de espaços e volumes é claramente escultórico, com linhas exatas a delimitar as formas, e sua iconografia foi interpretada porCharles de Tolnay

como um sumário da evolução da fé.Michelangelo foi um dos poucos

artistas do mundo erudito que puderam penetrar na cultura popular e criar um folclore a seu respeito. Ele deu o

nome a uma quantidade de pessoas, estabelecimentos de ensino, empresas e produtos comerciais de vários tipos, incluindo uma mão biônica. É nome de um vírus de computador, de um grande transatlântico, de um asteroide, de uma cratera no planeta Mercúrio, de uma das Tartarugas Ninjas, e sua figura foi retratada no cinema, sendo considerado um clássico o filme The Agony and the Ecstasy (1965), dirigido por Carol Reed e com Charlton Heston no papel do artista.

Michelangelo Buonarroti: Tondo Doni

Maria e Jesus, detalhe do Juízo Final. Capela Sistina.

Michelangelo visão parcial do teto da Capela Sistina

Page 28: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

28 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

"Todos caem, mas apenas os fracos continuam no chão". Frase de Bob Marley

ARTIGO

Como todo início, tudo vai bem. Na primeira etapa, são três jogos para todas

as trinta e duas seleções. Apenas dezesseis são classificadas para as oitavas de final. A partir daí é um mata-mata: perdeu vai para casa. Desta feita, são eliminadas mais oito. Assim, jogam as quartas de final, quando mais quatro equipes serão eliminadas. Por fim, restam apenas quatro times disputando as semifinais. Destes, logo saberemos quem vai ficar em quarto, terceiro, segundo e a grande campeã. O sistema é um grande funil: em apenas trinta e um dias ocorre todo o desfecho esperado por quatro anos.

O Brasil tem uma cultura desamba, pagode, gingado e daquele futebol arte, com dribles, bicicletas, canetas, caqueado e a malandragem do morro. Até aqui a nossa seleção canarinho se deu bem. Somos o país

penta campeão do mundo. Tivemos sempre baluartes em nossas equipes: Garrincha, Pelé, Zagalo, Zico, Ronaldo, Romário e Neymar. Um semideus jogando e os outros dez dando passes para que ele faça gols. Como tudo tem seu fim, este modelo parece estar exaurido. Os tempos mudaram e o sucesso no passado não garante o sucesso no futuro. Os semideuses: Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo na copa de 2014 não conseguiram ser campeões. Cristiano Ronaldo foi para casa logo de início e o Neymar, mesmo não jogando por estar contundido, viu a seleção brasileira tomar dois “chocolates” antes nunca vistos. Uma humilhação. Um vexame. Sete a um da Alemanha e três a zero da Holanda. Uma vergonha. Ver a Alemanha com uma equipe equilibrada jogando como uma orquestra é simplesmente lindo. Tem bons jogadores em todos os setores. Uma equipe que tem um

conjunto. Estão juntos sendo treinados, preparados por um técnico que está no comando a cerca de dez anos. São jogadores que vêm das categorias de base. Profissionais preparados: fisicamente, psicologicamente, tecnicamente e até politicamente para serem campeões. Aprendem a jogar em conjunto, compartilhar um forte sentimento de companheirismo

e, sobretudo, utilizar a simbiose. Para mim é a simbiose a grande responsável por levar a Alemanha ao podium em 2014. Além de melhores do mundo eles já são tetra campeões.

E como trazer a simbiose para o mundo corporativo? Primeiro precisamos entender que simbiose é apenas o ato de fazer com que a soma do conjunto seja maior que a do total da soma individual. Veja que os onze jogadores jogando

em simbiose ficam parecendo que estão em número de quinze, dezesseis e ou até vinte. É uma força do conjunto que faz parecer que se tem um número muito maior em ação. Parece uma orquestra sinfônica ou um grupo de bailarinos rodopiando em sincronismo perfeito. Neste modelo não existem semideuses. Todos são importantes. Nenhum é melhor que o outro. Ninguém precisa “abaixar a galha para o outro apanhar a fruta”. Todos estão nivelados. Forma-se uma engrenagem, uma máquina simbiótica.

Não sobra mais espaço para disputas internas, preferências casuísticas e vaidades individuais. Todos precisam ter ciência e consciência da sua importância e do seu papel para o sucesso do grupo. É hora de se preparar com vontade: estudar, pesquisar, treinar, desenvolver habilidades, ser profissional com atitude na força da palavra. Isso se torna obrigatório para o sucesso das corporações. Não dá mais para apostar em baluartes e semideuses que só pensam em si próprios e em seu sucesso individual. A força de uma corrente é igual a força do elo mais fraco. Vou repetir: a força de uma corrente é igual à força do elo mais fraco. Assim, precisamos fortalecer cada elo. Fazer um grupo forte para ser campeão significa entrar em ação com membros repletos de valores pessoais de excelência. Transforme sua equipe num verdadeiro TIME. Talentos individuais, elos fortes e, sobretudo: ATITUDE, OUSADIA, CORAGEM E SIMBIOSE, MUITA SIMBIOSE.

O que a Copa de2014 nos ensinou

Precisamos entender que

simbiose é apenas o ato de fazer com

que a soma do conjunto seja maior

que a do total da soma individual

Page 29: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

29JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

EVENTO

Noites do BemEntretenimento aliado à ação social.

O projeto Noites do Bem é uma iniciativa do Sistema Divina Providência,

que tem a missão de promover entretenimento em prol dos trabalhos realizados pela instituição, visando o apoio de empresários engajados na causa social.

O projeto teve início em maio deste ano, e já contou com o apoio de algumas casas noturnas de Belo Horizonte, como: Valência Cervejaria e espetos, Rutger Motors Music, Cervejeiros Social Clube e Alcapone Pub. A proposta do Noites do Bem visa a criação de parcerias com casas de shows e entretenimento em geral.

Para participar como apoiador do projeto é simples. A empresa interessada disponibiliza uma data da sua programação para o Noites do Bem, e neste dia o estabelecimento poderá colaborar de diversas formas,

tais como, doação do couvert (a doação do couvert depende da banda não da casa noturna), porcentagem da entrada, e outros. Toda a renda obtida é revertida em benefício das obras do Sistema Divina Providência.

A divulgação do evento é feita pelo estabelecimento e também pela instituição, através da fan page facebook.com/entretenimentosocial. Em breve o projeto contará também com um site, onde o público participante e empresários poderão conhecer melhor o projeto, atualizar sobre os próximos eventos, acessar fotos e conhecer as empresas parceiras.

Ajudar ao próximo é um ato de amor e solidariedade. Participe do Noites do Bem, assim você estará colaborando com mais de 10.000 pessoas beneficiadas pelas obras do Sistema Divina Providência.

Conheça melhor o Projeto Noites do Bem: acesse e curta a página /ENTRETENIMENTOSOCIAL ligue3517.3933 | 9932.0190

[email protected]

Participantes no Cervejeiros Social Clube.

Page 30: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

30 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

TREVISO

Um dos maiores desafios das grandes empresas é recrutar profissionais

capacitados para desenvolverem um trabalho eficiente, que garanta o sucesso destas organizações. As escolas de cursos profissionalizantes em sua maioria oferecem cursos caros, às vezes, impossíveis para jovens e adultos de baixa renda ter acesso. Por isso, o Sistema Divina Providência inova mais uma vez, trazendo opções de mais de 70 cursos profissionalizantes. Os cursos irão abranger as áreas de informática e tecnologia, gastronomia, estética, hospitalidade, idiomas, festas, construção civil, eletrônica, hotelaria, vendas e gestão de negócios. As aulas poderão ser frequentadas nos turnos da manhã, tarde ou noite, em salas que irão oferecer conforto e materiais necessários para o aprendizado. A inauguração dos primeiros cursos tem previsão para o início de novembro deste ano.

INVESTIMENTO SOLIDÁRIO

O Cedipro será custeado através de doações, e por isso estamos em busca de empresas parceiras engajadas nesta causa. Com as bênçãos de Deus veremos este trabalho concluído e prestando um grande serviço a jovens que realmente necessitam. O melhor que podemos fazer é oferecer à juventude um rumo certo para encaminharem na vida, distante dos males que os afligem, drogas, prostituição, quadrilhas, violência e marginalidade.

CEDIPRONovo centro profissionalizantedo Sistema Divina Providência

Empresários visitam o CediproNo dia 15 de julho o Sistema Divina

Providência promoveu um delicioso almoço de apresentação do projeto

da nova escola de cursos profissionalizantes CEDIPRO. A escola tem como foco atender jovens e adultos carentes de Belo Horizonte e região metropolitana. O evento reuniu os empresários Wallace Soares, Levy Nogueira, Marcos Fretti, Alberto Luiz Gonçalves, Teodomiro Diniz Camargos, Belmiro Teles, Janaína Duarte e Marcelo Salim; na ocasião os convidados puderam visitar três andares onde serão realizados os cursos das áreas de informática, gestão de negócios e estética. Estiveram também presente o presidente do Sistema Divina Providência Sr. Mário Cenni, e os anfitriões Antônio de Aguiar, Ricardo Azevedo, Edson Nunes, Elaine Santos e Gleison Naves.

Durante o almoço, o Sr. Jairo Azevedo apresentou a proposta do Cedipro e os custos previstos para a manutenção de cada curso. É importante ressaltar que para a concretização deste projeto é necessário patrocinadores para cada curso. O evento será mensal, com o propósito de atrair novos parceiros. A previsão de início dos primeiros cursos está marcado para o dia seis de novembro.

Page 31: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

31JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

COWANUma empresa solidária

A Cowan é uma grande construtora, que conquistou a confiança

do povo brasileiro através de grandes obras, construídas ao longo de 50 anos de atividade.

Se especializou na construção de estradas, pontes, viadutos, hidrelétricas e um sem número de obras por todo o Brasil.

Participou ativamente do consórcio criado para a construção

da ponte Rio Niterói, cujo nome é "Presidente Costa e Silva" obra de grande envergadura, com 13 quilometros de extensão, verdadeiro desafio da engenharia brasileira. Nela foram desenvolvidas técnicas completamente diferentes das até então empregadas, pois quase todo o seu percurso está sobre o mar. Seu vão central tem 300 metros de comprimento e 70 acima do nível do mar para

permitir a passagem de grandes navios, recorde mundial de vigas de aço de alma cheia. Os 3 vãos centrais são de aço somando 848 metros, sendo o restante de concreto armado protendido. Colocar concreto onde só existia água, exigiu soluções totalmente novas para o Brasil.

Esta ponte, uma das maiores do mundo veio facilitar enormemente a ligação entre a cidade do Rio de

Janeiro e Niterói que por muitos anos foi a capital do Estado do Rio.

Antigamente o transporte era feito quase que exclusivamente por barcas. Milhares de pessoas que residiam em Niterói e trabalhavam no Rio eram obrigadas a fazer este percurso diariamente, saindo pela manhã e voltando no final do dia. Muitas outras que residiam no Rio e precisavam estar em Niterói e no interior do Estado, usavam este meio de transporte.

Ponte Rio-Niterói

Ser otimista diante de um problema já o torna um vencedor.

Page 32: Novo centro profissionalizante do Sistema Divina Providência. · Não se mede até onde se pode chegar sem o comprometimento do respeito pela liberdade e consciência de quem é

32 JORNAL SOLIDARIEDADE JULHO / AGOSTO - 2014

A região dos lagos da qual participam Cabo Frio, Búzios, Araruama, São Pedro d'Aldeia, São Gonçalo, Saquarema, Macaé Campos e muitas outras cidades da região passaram a ser muito bem servidas por esta ponte. Tiveram seu trajeto encurtado enormemente. Isto é uma pequena mostra das inúmeras obras que a Cowan empreendeu durante sua existência.

O mais importante porém, não são os trabalhos de engenharia que ela edifica. Existe outro muito mais importante: ela é uma empresa solidária com grande responsabilidade social.

A Associação Divina Providencia deve muito a estes empresários e principalmente ao Dr. Saulo Wanderley seu atual presidente.

Ainda não os conhecíamos na época de iniciar a construção da Cidade dos Meninos, e seus técnicos e máquinas já estavam presentes em nosso canteiro de obras. Foi a primeira empresa a nos ajudar, dizemos isto com muita ênfase, pois foi a primeira a acreditar em nosso projeto.

Fizeram a abertura de todas as ruas sem nenhum custo para nós. Um amigo comum intermediou esta ajuda.

Não ficaram apenas nesta colaboração, que por si só já é enorme. Ao longo destes 20 anos, sua participação em nossos trabalhos tem sido muito grande.

Não podemos definitivamente esquecer a figura do grande empreendedor e fundador da Construtora o Dr. Walduk Wanderley já falecido. Sempre foi muito generoso em suas ajudas. Infelizmente Deus o levou.

Todos nós, independente da riqueza, do grau de erudição, dos títulos, da posição na sociedade,

temos momentos de alegria e de tristeza. É necessário que sejamos fortes nos momentos difíceis para enfrentar estas situações.

Também é preciso que sejamos agradecidos e reconhecidos, e demos nosso testemunho sobre coisas que muitas pessoas desconhecem.

Sede da Cowan.

Saulo Wanderley atual presidente da Cowan

Walduk Wanderley fundador da Cowan in memoriam