novidades filmes 2015

4
Novidades cinematográficas Divulgação de Recursos o apenas por lazer ou para relaxar. Através dos filmes, temos contato com pontos de vista e realidades diferentes das nossas próprias. Entendemos melhor sobre nossas emoções... O cinema dá-nos a possibilidade de sairmos do quodiano para entrar num mundo diferente. Conhecemos mundos fantáscos ou assustadoramente reais, aprendemos sobre eventos históricos e sobre a cultura de lugares distantes, sobre a vida de pessoas do passado, podemos nos surpreender com reviravoltas e entender melhor o ser humano e suas movações. Temos acesso a uma experiência tecnológica que custa milhões pelo preço de um bilhete. E o mais importante, entramos na mente de brilhantes criadores e contadores de histórias. O cinema é importante porque conta histórias. Mas muito além do poder de modificar o mundo, o cinema tem o poder de nos modificar a nós mesmos. O bom filme é aquele em que o telespectador sai diferente de quando entrou. A sala de cinema funciona como catalisadora da nossa mudança interior. É por isso que eu gosto de cinema, e tu? hps://fernandoimperator.wordpress.com/2009/11/09/por-que-o-cinema-e-importante/ Por que é que o CINEMA é importante?

Upload: ana-amorim

Post on 22-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

aquisições Ler+ Jovem/ aLer+

TRANSCRIPT

Novidades cinematográficas

Divulgação de Recursos

Não apenas por lazer ou para relaxar. Através dos filmes, temos contato com

pontos de vista e realidades diferentes das nossas próprias. Entendemos melhor

sobre nossas emoções...

O cinema dá-nos a possibilidade de sairmos do quotidiano para entrar num

mundo diferente. Conhecemos mundos fantásticos ou assustadoramente reais,

aprendemos sobre eventos históricos e sobre a cultura de lugares distantes,

sobre a vida de pessoas do passado, podemos nos surpreender com reviravoltas

e entender melhor o ser humano e suas motivações. Temos acesso a uma

experiência tecnológica que custa milhões pelo preço de um bilhete. E o mais

importante, entramos na mente de brilhantes criadores e contadores de

histórias. O cinema é importante porque conta histórias.

Mas muito além do poder de modificar o mundo, o cinema tem o poder de nos

modificar a nós mesmos. O bom filme é aquele em que o telespectador sai

diferente de quando entrou. A sala de cinema funciona como catalisadora da

nossa mudança interior.

É por isso que eu gosto de cinema, e tu?

https://fernandoimperator.wordpress.com/2009/11/09/por-que-o-cinema-e-importante/

Por que é que o CINEMA

é importante?

O Amor Acontece de Richard Curtis

A poucas semanas do Natal, este hilariante O Amor Acontece desvenda os altos e baixos de várias relações: Namorados & Namoradas, Maridos & Mulheres, Pais & Filhos, Estrelas Rock & Agentes todos se juntam para fazer de O Amor Acontece não uma mas dez histórias de amor muito diferentes. Porque se estiver bem atento, vai descobrir que O Amor Acontece em todo o lado.

A Invenção de Hugo de Martin Scorsese Bem-vindo ao mundo mágico! Quando o astuto e engenhoso Hugo descobre um segredo deixado pelo seu pai, está longe de imaginar que tal mistério o vai levar a embarcar numa aventura que irá transformar todos à sua volta, conduzindo-o a um lugar que finalmente ele pode chamar de casa.

Moonrise Kingdom de Wes Anderson Decorrendo numa ilha ao largo da costa de Nova Inglaterra, no verão de 1965, Moonrise Kingdom conta a história de dois jovens, com 12 anos, que se apaixonam, fazem um pacto secreto e fogem juntos para um lugar selvagem. Enquanto as diversas autoridades locais os tentam encontrar, uma violenta tempestade irrompe e a pacífica comunidade da ilha fica, a todos os níveis, virada do avesso.

Páginas de Liberdade de Richard Lagravenese Esta é a apaixonante história sobre jovens vindos de bairros degradados, criados no meio de tiroteios e de um ambiente violento, e uma professora que lhes dá o que eles mais precisam: uma voz própria. Largada na "zona de tiro" de uma escola dilacerada pela violência e pela tensão racial, a professora Erin Gruwell trava uma batalha para fazer com que a sala de aulas passe a ter importância nas vidas destes estudantes. Agora, contando as suas próprias histórias e ouvindo as histórias dos outros, um grupo de jovens, supostamente "incorrigíveis", irá descobrir o poder da tolerância, reclamar as suas vidas despedaçadas e mudar os seus mundos.

Elysium de Neill Blomkamp No ano 2159, existem dois tipos de pessoas: os muito ricos, que vivem numa estação espacial chamada Elysium, e os restantes, que vivem numa arruinada e superpovoada Terra. A Secretária de Estado Delacourt (Jodie Foster) vai tentar a todo o custo preservar o tipo de vida luxuoso dos cidadãos de Elysium – mas tal não impede as pessoas da Terra de tentarem entrar, utilizando para isso todos os meios ao seu alcance. Max (Matt Damon) aceita participar numa arriscada missão, que poderá resultar na

Os Maias - Cenas da Vida Romântica de João Botelho Entre Afonso da Maia e o seu neto Carlos, constrói-se o último laço forte da velha família Maia. Formado em medicina na Universidade de Coimbra e posteriormente educado numa longa viagem pela Europa, Carlos da Maia regressa a Lisboa no Outono de 1875, para grande alegria do avô. Nos catorze meses seguintes, nasce, cresce e morre a comédia e a tragédia de Carlos como a tragédia e a comédia de Portugal. “Os Maias”, escrito pelo genial Eça de Queiroz, grande, melodramático, divertido e

melancólico, aponta um destino sem remédio, tanto para a família Maia como para Portugal.

Tráfico de João Botelho Tudo começa quando uma família normal e friorenta, obrigada a passar férias fora de época por dificuldades económicas, é bafejada pela sorte. Jesus, assim se chama o filho do casal, encontra enterrado na areia da praia deserta, um tesouro escondido e proibido: a riqueza da Terra. No mesmo dia e não longe dali dois padres decidem fechar as portas da sua igreja por falta de crentes e fazem um leilão de imagens dos seus queridos Santos. Entre a riqueza dos céus e o espírito da matéria partem à aventura. … E muitas mais aventuras.

Aquele Querido Mês de Agosto de Miguel Gomes No coração de Portugal, serrano, o mês de Agosto multiplica os populares e as atividades. Regressam à terra, lançam foguetes, controlam fogos, cantam karaoke, atiram-se da ponte, caçam javalis, bebem cerveja, fazem filhos. Se o realizador e a equipa do filme tivessem ido diretamente ao assunto, resistindo aos bailaricos, reduzir-se-ia a sinopse: «Aquele Querido Mês de Agosto acompanha as relações sentimentais entre pai, filha e o primo desta, músicos numa banda de baile». Amor e música, portanto.

Ruas Rivais de Márcio Loureiro Num bairro dos subúrbios onde vinga a lei da rua, um grupo de adolescentes vai ser obrigado superar-se e a desafiar os seus medos para conquistar um lugar no mundo. Nurb di Street, Cristóvão, Mr. Pakistan e os seus tropas têm de derrotar o gang de Mister U, o chefe do gang que domina o bairro. Nesta história de amizade, amor e poder as guerras não se travam com tiros, mas sim com palavras, em grandes batalhas de freestyle.

Os Gatos não Têm Vertigens de António Pedro Vasconcelos Jó é um pequeno delinquente que cresceu num bairro problemático de Lisboa. Abandonado pela mãe enquanto criança, é expulso de casa pelo pai, um falhado que vive de esquemas obscuros, no dia em que faz 18 anos. Sem outro lugar onde ficar, decide arriscar a sua sorte no prédio de uma idosa a quem os amigos roubaram a carteira com as chaves de casa, acabando por se instalar no terraço. Mas quando Rosa descobre que tem um novo inquilino no terraço, decide oferecer-lhe o afeto que Jó nunca teve, no que será o início de uma improvável mas inesquecível amizade.

O Fabuloso Destino de Amélie de Jean-Pierre Jeunet Não é feliz a vida de Amélie. A mãe morreu no adro da Catedral de Notre-Dâme e o pai transferiu todo o seu afeto para um anão de jardim. Aos 22 anos, empregada de mesa em Montmartre, Amélie decide reparar a vida dos outros. Eis algumas das suas vítimas: a porteira, que chora pelo marido desaparecido, hipocondríaca Georgette, e o homem de vidro, eterno falsificador de Renoir. Um dia, Amélie conhece Nino: empregado em part-time num comboio-fantasma e numa sex-shop. é um colecionador de fotografias abandonadas à volta das Photomatons. O jogo das escondidas vai começar.

Tempos Modernos de Charlie Chaplin Na época da Revolução Industrial, Chaplin trabalha na linha de montagem de uma fábrica com a função repetitiva de apertar parafusos. Isso provoca-lhe uma crise nervosa e é despedido. Após um longo período num sanatório, sai para a rua em busca de trabalho e no meio de uma crise generalizada é preso por ser confundido com um agitador comunista. Devido à falta de emprego, tudo faz para permanecer na prisão. Até que conhece uma jovem órfã que rouba comida para alimentar as irmãs. As irmãs são levadas pela Segurança Social, mas ela consegue escapar vivendo de expedientes. Juntamente com Charlot, vão sobreviver e encontrar emprego em tempos muito conturbados.

O Leitor de Stephen Daldry Dando vida ao romance premiado internacionalmente, Winslet é empolgante como Hanna Schmitz, uma mulher solitária e da classe operária que vive uma breve mas intensa relação amorosa com um rapaz adolescente. Anos mais tardes eles voltam a encontrar-se: Hanna é agora a ré num caso infame e o seu ex-amante agora um estudante de direito, tem o segredo da sua salvação.

Escolhas cinematográficas do Clube Europeu

Restless - Inquietos de Gus Van Sant Do aclamado realizador Gus Van Sant (O Bom Rebelde) chega-nos uma peculiar história de amor e de crescimento entre um jovem (Henry Hopper) que desistiu da vida e uma bela e encantadora rapariga (Mia Wasikowska) que possui um profundo amor pela vida e pelo mundo da natureza. Quando estes dois rebeldes se encontram por acaso num funeral, encontram um inesperado universo em comum nas suas experiências únicas neste mundo.

O Cozinheiro, o Ladrão, a sua Mulher e o Amante Dela de Peter Greenaway O filme desenrola-se num restaurante francês de Londres chamado "Le Hollandais", cujo dono, o gangster Albert Spica, se banqueteia todas as noites acompanhado da sua mulher Georgina e de outros convivas. Cansada do seu maçador e sádico marido, a mulher acaba por aí encontrar um amante. Assim que o ladrão descobre que a mulher lhe é infiel nas suas barbas, enraivecido, ordena que os seus homens obriguem o amante a engolir um livro inteiro, página por página, até à morte. Um filme acentuadamente artístico cuja originalidade assenta no seu assombroso visual e encenação meticulosa de ideias grotescas.

Biutiful de Alejandro Iñárritu Recebido pela crítica com espanto e incompreensão, filme violento e visceral , conta a história de Uxbal, um homem que começa a questionar sua moralidade e suas emoções a partir do momento em que descobre ter uma doença terminal. Uxbal vive no submundo de Barcelona, envolvido com a exploração de imigrantes africanos e chineses. Uxbal tem um papel dúbio em relação a esses estrangeiros, pois os ajuda a conseguir trabalho e lhes demonstra respeito e consideração, mas, ao mesmo tempo, entrega-os à brutal exploração.

The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros de George Clooney Um grupo de curadores e historiadores de arte que, no final da 2ª Grande Guerra, foram enviados para uma missão de extrema importância: reaver obras de arte que foram saqueadas pelos nazis durante os anos da guerra e devolvê-las aos respetivos donos. Apesar de conscientes das dificuldades desta tarefa e dos perigos que significava entrar em território inimigo, estes homens fizeram tudo que estava ao seu alcance para recuperar e evitar a destruição de algumas das mais importantes obras alguma vez criadas pelo ser humano.

O Túmulo dos Pirilampos de Isao Takahata (Studio Ghibli) No rescaldo dos bombardeamentos da Segunda Grande Guerra, dois orfãos lutam pelo sobrevivência no ambiente campestre do Japão. Para Seita e a sua irmã de quatro anos, a indiferença e falta de ajuda dos seus conterrâneos é ainda mais dolorosa do que os bombardeamentos inimigos. Através de fome, dor e desepero, as vidas destas crianças são tão comoventemente frágeis assim como o seu amor e espirito de sobrevivência é inspirador.

Happy-Go-Lucky - Um Dia de Cada Vez de Mike Leigh Poppy é uma jovem professora primária. Um espírito livre, ela é aberta e generosa. É tão divertida e anárquica como é concentrada e responsável. Ela tem tempo para toda a gente e quem quer que a conheça apaixona-se por ela. Ela adora as crianças que ensina, e trabalha com afinco. Ela partilha um apartamento com uma amiga, goza a sua vida social, é atenciosa com as suas irmãs mais novas, e tem aulas de flamenco e trampolim. Quando ela começa a ter aulas de condução, a sua maturidade e senso de humor ajudam-na a lidar com o seu instrutor maníaco. Ela está confortável com o facto de ser solteirona, mas finalmente conhece alguém com quem faz “click”.

Lol de Lisa Azuelos Lola tem quinze anos e não vê a hora de encontrar os seus amigos no regresso das férias. Quando termina o namoro com Arthur, o seu melhor amigo Maël parece ser o único que a entende e aos poucos os dois acabam por se apaixonar. (um filme de comédia francês)

O Pai foi em Viagem de Negócios de Emir Kusturica Exuberante e comovente retrato da Jugoslávia na década de 50 vista pelos olhos do pequeno Malik, o filme tem lugar durante o período do Informbiro, quando a Jugoslávia corta relações com a União Soviética. Nesta época, ao mesmo tempo que o país tenta resistir às pressões de Estaline, muitas pessoas são deportadas pela polícia política na sequência de protestos contra o governo. Só que o pai de Malik é preso por motivos menos nobres: a descoberta do seu romance com a mulher de um funcionário do Partido. Acreditando que o pai está em viagem de negócios, Malik terá que enfrentar, sem ele, várias atribulações.

As Vidas dos Outros de Florian von Donnersmarck

Ao mesmo tempo um thriller político e um drama humano. Na Alemanha de Leste, em 1984, 5 anos antes da Glasnost e da queda do Muro de Berlim e leva-nos até 1991, à que é hoje a Alemanha reunificada. AS VIDAS DOS OUTROS, acompanha a gradual desilusão do Capitão Gerd Wiesler, um oficial altamente credenciado da Stasi, a todo-poderosa polícia política do regime. O seu objetivo era saber tudo sobre AS VIDAS DOS OUTROS. Este é um filme sobre a transformação de um indivíduo que no decurso da sua missão se deixa seduzir pela possibilidade de uma vida mais rica.

Cinema Paraíso de Giuseppe Tornatore O nome de Alfredo lhe traz lembranças de sua infância e principalmente do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia. Ali, o menino fascinado pela magia do cinema fazia companhia ao bom Alfredo, o projecionista. De menino travesso a jovem sonhador, Totó aprende a amar o cinema através das mãos de Alfredo. Mas, após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro, ele deixa sua pequena cidade para tomar o caminho de Roma. Ele só retornará 20 anos depois, com a morte de Alfredo, para enfrentar as lembranças de sua infância.

O Complexo de Baader Meinhof de Uli Edel Alemanha, década de 70. O país é assolado por uma onda de atentados à

bomba reivindicados por um grupo terrorista chamado Fação do Exército

Vermelho, que move uma luta mortal contra o que eles dizem ser os novos

inimigos da Alemanha: o capitalismo americano que se apoia na estrutura de

poder alemã que tem um passado próximo de envolvimento com o nazismo.

Em teoria, o objetivo do grupo é a criação de uma sociedade mais justa e

humana. Mas estes filhos da 2° Guerra Mundial usam os meios mais aberrantes

para o conseguir, perdendo pelo caminho a sua própria humanidade.

Michael Collins de Neil Jordan Michael Collins, o homem e o filme e se evidenciaram... Um herói cujas tácitas de luta se tornaram num modelo para outras lutas do século XX, um estadista que negociou a separação da Irlanda da Inglaterra, um mártir político assassinado em nome da grande causa pela qual vivia e respirava. Michael Collins realça as paixões duma guerra furiosamente empreendida e a busca desesperada pela paz

O Baile de Ettore Scola Sem diálogos, o filme conta parte da história da França, da década de 1930 à década de 1980, a partir dos personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, o filme traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock'n'roll. A história é filmada em um único cenário - o salão de dança - o que poderia fazer com que se caísse na armadilha da teatralidade rebuscada. No entanto, a ausência de diálogos, os grandes planos das fisionomias e expressões dos atores, a ligação dos planos e o tratamento da banda sonora, conferem ao filme um carácter cinematográfico em que o teatro é unicamente o ponto de