novidades autocad 2012

35
Resumo do “Preview Guide” da Autodesk de Heidi Hewett por Claudia Campos Lima Novidades AutoCAD 2012 O AutoCAD 2012 melhora a forma como você interage com o software com grandes melhorias de performance, expansão de recursos online e acesso rápido e intuitivo a comandos e ferramentas de edição. Você deverá gastar menos tempo no software e mais no avanço de seu projeto. Melhorias de Performance e interface do Usuário O AutoCAD 2012 oferece melhoria de performance em muitas áreas. Inicialização rápida particularmente quando instalado no Windows Vista ou Windows 7. Respostas instantâneas quando trocar de abas na interface Ribbon. Outra melhoria sentida foi na abertura de grandes desenhos em 3D com lofts e malhas e ao orbitar com grandes modelos em 3D. Também temos ganhos de performance ao selecionar com highlight e rodar programas em LISP. Autodesk Content Explorer Este novo recurso permite procurar arquivos DWG, para acessar blocos, layers, tipos de linha, estilos de texto e muito mais. O recurso tem um índice semelhante ao Google que permite procurar vários arquivos rapidamente em pastas, e o resultado aparece rapidamente. Na nova aba Add-ins temos a ferramenta Explore que permite acesso ao Content Explorer.

Upload: lecong

Post on 08-Jan-2017

239 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Novidades AutoCAD 2012

Resumo do “Preview Guide” da Autodesk de Heidi Hewett

por Claudia Campos Lima

Novidades AutoCAD 2012 O AutoCAD 2012 melhora a forma como você interage com o software com grandes melhorias de performance, expansão de recursos online e acesso rápido e intuitivo a comandos e ferramentas de edição. Você deverá gastar menos tempo no software e mais no avanço de seu projeto.

Melhorias de Performance e interface do Usuário O AutoCAD 2012 oferece melhoria de performance em muitas áreas. Inicialização rápida particularmente quando instalado no Windows Vista ou Windows 7. Respostas instantâneas quando trocar de abas na interface Ribbon. Outra melhoria sentida foi na abertura de grandes desenhos em 3D com lofts e malhas e ao orbitar com grandes modelos em 3D. Também temos ganhos de performance ao selecionar com highlight e rodar programas em LISP. Autodesk Content Explorer Este novo recurso permite procurar arquivos DWG, para acessar blocos, layers, tipos de linha, estilos de texto e muito mais. O recurso tem um índice semelhante ao Google que permite procurar vários arquivos rapidamente em pastas, e o resultado aparece rapidamente. Na nova aba Add-ins temos a ferramenta Explore que permite acesso ao Content Explorer.

Page 2: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

2  

Na janela do Content Explorer use o campo “ Search “ para encontrar o conteúdo procurado no seu computador ou em um local em rede e o site do Autodesk Seek. Através de um menu pull-down você pode escolher entre as varias possibilidades.

Você poderá localizar blocos específicos ou sequencias de texto incluindo atributos de blocos. Determine rapidamente quantas referências tem um arquivo ou encontre um arquivo de referência entre muitos arquivos. Clique e arraste facilmente arquivos do Content Explorer para seu desenho. Você poderá também clicar o botão direito do mouse ou dar um duplo clique na janela do Content Explorer para abrir automaticamente um arquivo e dar um zoom em um texto por exemplo.

Os painéis de busca podem ser expandidos e recolhidos de forma que somente o resultado escolhido será exibido.

Pode-se filtrar a busca de forma que o resultado só ira mostrar os objetos específicos escolhidos. Os elementos podem ser exibidos em forma de ícones, ou miniaturas entre outras facilidades.

Page 3: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

3  

O Content Explorer faz a busca somente em locais que foram previamente incluídos no índice. Sua atividade é monitorada pelo Content Service que é instalado junto com o AutoCAD e o índice é automaticamente atualizado para refletir as mudanças. É simples inserir seus locais de busca na rede e localmente. Adicione suas pastas locais ao índice do Content Explorer através da opção “Add Watched Folder” na parte de baixo da janela ou do Content Explorer ou arrastando e soltando pastas do Windows Explorer no Content Explorer .

Rede Além do Content Explorer fazer busca no seu computador local ele pode fazer uma busca em um ou mais computadores da rede. Para isso o Autodesk Content Service deve ser instalado na rede em um ou mais computadores junto com a instalação do AutoCAD 2012.

Page 4: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

4  

Uma vez instalado o Content Service você poderá adicionar pastas da rede para fazerem parte da busca. Quando adição de pastas é habilitada o serviço de indexação dos arquivos nas pastas. A diferença das pastas de busca no computador local para as pastas da rede é que as pastas da rede devem ser do tipo compartilhadas para que o acesso seja garantido. Para adicionar pastas da rede acione o Content Explorer Console que fica no menu Iniciar do Windows em Todos os Programas>Autodesk>Content Service> Content Service Console. Em seguida selecione Add Watched Folder e você vera que somente os arquivos compartilhados estarão disponíveis para selecionar.

Depois que o Autodesk Content Service estiver instalado em um ou mais computadores da rede e as pastas compartilhadas configuradas você pode adicionar esses locais da rede como fontes adicionais no Content Explorer no AutoCAD. No canto inferior direito do Content Explorer selecione Configure Settings para exibir uma janela de dialogo com vários locais que você pode procurar e acessar. Em seguida no canto inferior esquerdo da janela Configure Settings selecione Add Network Content. Especifique o nome do computador ou o endereço de IP do computador da rede.

Autodesk Seek No Content Explorer você pode usar a opção Autodesk Seek para procurar pelo conteúdo online do Autodesk Seek. Você pode encontrar arquivos pelo fabricante, ou pela especificação dos produtos e inserir arquivos direto no seu desenho sem ter que usar um navegador externo.

Page 5: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

5  

Interface Ribbon A Ribbon foi modificada para facilitar a procura por ferramentas mais utilizadas. A abertura de abas é mais rápida nesta versão.

A aba Insert agora tem dois painéis para blocos e o comando WBLOCK foi incluído no painel Block Definition. A aba View tem uma nova ferramenta Foward.

Entrada de comandos com Auto-Completar O AutoCAD 2012 agora traz o recurso de auto-completar na linha de comandos de forma que conforme você digita ele já completa com um comando ou se você faz uma pausa ele mostra uma lista de todos os comandos cujo prefixo é o mesmo que você digitou e você pode selecionar numa lista o comando desejado.

Page 6: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

6  

Um clique com o botão direito do mouse dá acesso as ferramentas de Auto-completar, exibir as variáveis entre outros recursos.

Grips Multi-funcionais Os grips multi-funcionais da versão anterior foram extendidos a mais objetos do AutoCAD tais como; linhas, arcos, mleaders, 3Dfaces, edges e vértices.

Funcionalidade Nudge Essa nova ferramenta permite que quando você quer mover um objeto ortogonalmente simplesmente pressione CTRL e a seta de direção correspondente. Seleção de Objetos Essa ferramenta foi incrementada na versão 2012 para facilitar seu uso. O acesso é pela aba Home e a ferramenta Group substitui a antigo Object Grouping.

Page 7: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

7  

Seleção de objetos por Window As variáveis PICKAUTO e PICKDRAG tem novas opções e agora alterando sues valores podemos usar window ou crossing mesmo que seja selecionado um objeto, portanto não havendo mais a necessidade de clicar num ponto vazio na tela.

Snap Quando o SNAP estiver habilitado o cursor não pula para o grid ao selecionar objeto somente quando estiver especificando pontos. Melhorias nos Arquivos de Referencia O AutoCAD 2012 melhorou a forma como um arquivo de referencia se destaca ao passar o cursor sobre ele. Se você passar o cursor sobre a borda de um XREF de imagem, DWF ou PDF é exibida uma moldura de seleção mesmo quando as bordas estiverem desligadas.

Na paleta do gerenciador dos arquivos de referencia quando você selecionar um arquivo ele fica com a borda destacada na tela. Uma nova variável foi incluída para controlar este comportamento. FRAMESELECTION. Autodesk Exchange Novos recurso de acesso ao Autodesk Exchange foram incluídos para acessar este recurso de dentro do AutoCAD. Com ele você pode encontrar vídeos, plug-ins, help direto da área de trabalho do AutoCAD 2012.

Page 8: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

8  

Novas Implemetações em ferramentas existentes

Controle de Viewports Novos controles de configuração das Viewports foram criados para alterar as configurações, vistas e estilos visuais.

Na aba 3D Modeling da janela de dialogo Options temos os controles da exibição das Viewports.

Podemos especificar a cor da Viewport na janela de dialogo Drawing Window Color do comando Options.

Page 9: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

9  

Melhorias na UCS Foram implementadas algumas modificações na maneira de manipulação da UCS para facilitar seu uso. Você seleciona o ícone da UCS e usa o grip multi-funcional para mudar a UCS. Move a origem e automaticamente alinha com objetos incluídos superfícies curvas e sólidos.

Você pode rotacionar nos eixos X,Y e Z usando os grips sem ter que acessar o comando UCS.

Uma nova paleta de controle da UCS permite especificar as configurações da UCS .

Page 10: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

10  

Array Associativo em 3D Três tipos de Array associativo em 3D; retangular, polar e path permitem fazer a copia em 3D de qualquer objeto selecionado. A opção Level permite especificar o numero de itens no eixo Z.

Preview na criação de objetos 3D Um novo preview foi criado para visualizar objetos 3D durante sua criação. Ao selecionar um perfil para criar um solido ou superfície com Loft é exibido um preview do resultado antes da finalização do objeto.

Page 11: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

11  

Seleção de Chain e Loop O AutoCAD 2012 traz novas opções Chain e Loop no processo de seleção de objetos em arestas dou curvas continuas. A nova seleção Chain detecta se há uma serie de arestas em um solido ou malha ou entre superfícies.

A nova opção Chain no comando FILLETEDGE identifica e arredonda arestas continuas. No exemplo abaixo a figura da esquerda não tem cantos arredondados então o Fillet é limitado a aresta selecionada. Já na figura da direita tem cantos arredondados habilitando a opção Chain a arredondar as arestas continuas.

Offset Edge A nova ferramenta Offset Edge permite criar uma curva paralela a uma superfície plana ou de uma superfície onde todas as arestas estejam no mesmo plano.

Page 12: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

12  

Presspull A ferramenta Presspull permite editar sólidos com muita facilidade. Você simplesmente clica numa área fechada e o AutoCAD cria uma extrusão.

Documentação

Importação em 3D O AutoCAD 2012 permite a importação de arquivos em 3D nos formatos: CATIA, NX, Parasolid, Pro/Engineer, Rhino e Solid Works para iniciar um projeto em 3D. Durante a importação é exibido um ícone na linha de status e uma notificação é exibida ao final da importação. Os dados são transformados em objetos do AutoCAD e você poderá edita-los usando as ferramentas do AutoCAD.

Page 13: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

13  

Documentação da Modelagem Criação de vistas de desenho A ferramenta Base View cria vistas 2D a partir de sólidos 3D e superfícies do Modelspace. Se não houver nem sólidos nem superfícies no Modelspace podemos selecionar um projeto do Inventor ou arquivos de modelo (ipt, iam e ipn)

A ferramenta Base View exibe automaticamente um preview em escala do modelo associada ao cursor. Conforme você insere a Base View no layout você pode especificar opções tais como escala, orientação, tipo.

Uma Ribbon contextual exibe os controles relevantes que variam dependendo da origem do modelo; AutoCAD ou Inventor.

Page 14: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

14  

Se a origem do modelo para a Base View for o Inventor um painel adicional é exibido na Ribbon Drawing View Creation permitindo futuros controles da representação do modelo.

Se a opção Type estiver ajustada para Base e Projected, em vez de Base Only, você pode automaticamente criar vistas projetadas depois de inserir a Base View. Simplesmente arraste o cursor para a posição desejada e o AutoCAD cria automaticamente a vista apropriada.

Cada vista cria um objeto do tipo Drawing View o qual possui uma moldura semelhante a Viewport mas que não é impressa. Um ícone na linha de status indica quando um desenho possui Drawing Views e as suas propriedades podem ser modificadas pela paleta de Propriedades (Properties).

Depois de criar a vista base você pode criar vistas projetadas. Essas vistas são simplesmente projeções da vista base e suportam 8 tipos de projeções de vistas; quatro ortográficas e quatro isométricas. As vistas projetadas são desenhadas baseadas no angulo de projeção da vista base

Page 15: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

15  

(primeiro angulo ou terceiro angulo). Durante a criação das vistas projetadas é criada uma relação entre a vista selecionada e a vista projetada.

Edição de Vistas de Desenho Você poderá editar facilmente as vistas de desenho criadas com a ferramenta Drawing View. Ao dar um duplo clique numa Vista de Desenho, uma aba contextual Drawing View Editor é exibida. Visto que as vistas criadas herdam as propriedades das vistas parent , ao editar uma vista principal as alterações são aplicadas na parent e nas outras. Uma opção no painel Edit da aba Drawing View Editor permite adiar as atualizações caso necessário. O impedimento de atualizações permite você fazer varias edições numa vista para melhorar a performance. Se a vista selecionada ou suas vistas dependentes estiverem desatualizadas elas são automaticamente atualizadas no processo de edição.

   Ao selecionar uma Vista de desenho um grip é exibido no centro da vista. Ao passar o cursor sobre o grip surge um menu que permite fazer edições na vista.

Page 16: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

16  

Atualizações nas vistas Quando são feitas alterações nas vistas principais várias notificações são exibidas tais como: uma chamada na linha de status, marcadores de canto nas vistas desatualizadas, ou um ícone de aviso na linha de status.

Você poderá atualizar todas as vistas no layout selecionando o link na chamada da linha de status e se você quiser limitar a atualização em algumas vistas pode usar a ferramenta View Update clicando o botão direito do mouse ao selecionar a vista.

Aplicando padrões Você poderá aplicar padrões de desenhos nas vistas de desenho usando a janela de dialogo Drafting Standards que é acessada no canto inferior direito da aba Drawing View. Você poderá especificar os métodos de projeção do primeiro ângulo e terceiro ângulo que atendem os padrões ISO e ANSI. O estilo da linha controla como o Inventor representa as linhas.

Page 17: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

17  

Exportação de Layouts A ferramenta Export Layout foi atualizada para atender as novas características das funcionalidades de 2D do AutoCAD 2012. Você pode acessar essas ferramentas pelo menu de aplicação em Save As>Save Layout as a Drawing. Anotações Atualizações em MTEXT A cor do fundo da mascara do MTEXT foi atualizada para usar a ultima cor e a distância da borda utilizada. Atualizações em Mleader Temos mais flexibilidade com os textos com indicadores permitindo controle da distancia da borda ao texto nas caixa de texto do Mleader.

Um novo controle Extend Leader to text permite estender a linha da seta ao texto em vez de terminar na caixa de texto.

Page 18: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

18  

Clique no botão direito em dimensionamento Clicando no botão direito do mouse em uma cota você tem agora a opção de remover sobreposição de estilos de dimensionamento.

Atualizações em OSNAP O comportamento do OSNAP nas opções Perpendicular e Tangent foi alterado para permitir mais flexibilidade na versão 2012. Agora ao editar com os grips nos pontos finais de linhas e vértices de polilinhas o AutoCAD permite escolher múltiplos snaps de pontos baseados na posição do cursor. Em outras palavras o AutoCAD encontra pontos de OSNAP para fazer objetos tangentes ou perpendiculares bem como tangente ou perpendicular a pontos relativos ao grip selecionado. O ícone marcador do OSNAP é mostrado em cada ponto possível conforme você move o cursor.

Page 19: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

19  

Se Infer Constraints estiver habilitado ao usar o osnap perpendicular ou tangente a restrição geométrica correspondente é automaticamente aplicada ao objeto. Fillet, Chanfer, Blend, e Join As ferramentas Fillet e Chanfer foram atualizadas para mostrar um preview ao passar o cursor sobre o 2º objeto nos comandos Fillet e Chanfer. Agora você pode confirmar e mudar o raio ou a distancia antes de completar o comando.

Se utilizar a opção polilinha o preview para o raio do Fillet e linhas do Chanfer são exibidos para toda polilinha.

Page 20: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

20  

Se o preview não for o resultado esperado você pode editar o raio do Fillet ou a distância do Chanfer. O Filllet agora permite selecionar Splines.

A nova ferramenta Blend cria Splines entre dois pontos finais de objetos gerando tangentes ou curvas continuas entre eles. Podem ser selecionados linhas, arcos, polilinhas 2D e 3D Splines, Helix e Arcos elípticos.

Melhoramentos nas Splines As Splines foram modificadas para suportar Splines periódicas. Ao especificar a opção Close para uma Spline é gerada uma Spline periódica com continuidade C2 entre os pontos inicial e final e uma nova propriedade Periodic é exibida na paleta de propriedades. A propriedade Periodic é utilizada quando se reconstrói superfícies NURBS fechadas. Ao converter uma superfície analítica para uma superfície NURBS é criada uma superfícies NURBS periódica se as condições finais da superfície permitirem. Outras melhorias foram implementadas para facilitar a edição das curvas Splines. A propriedade Knot que é exibida na paleta de propriedades quando o método de construção for definido como Fit mudou de read-only para uma lista onde você pode especificar a corda, raiz quadrada, ou uniforme como forma de parametrização. A ferramenta Extend foi modificada para permitir a seleção de Splines ao selecionar objetos a estender. A Spline é estendida enquanto mantem a curvatura continua a Spline original.

Page 21: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

21  

A 3D Edit bar foi modificada para suportar Splines e é acessível ao clicar o botão direito do mouse quando uma Spline for selecionada. Ela permite mover a localização de um ponto em uma curva mudar tangencia e a direção da tangencia relativa a um ponto.

Array em 2D Agora você pode fazer um Array de objeto ao longo de um caminho não só os modos retangular e polar.

As novas opções são acessadas pelo painel Modify na aba Home.

Usando a nova funcionalidade você pode estabelecer e manter relações entre os objetos copiados. Ao criar o Array o AutoCAD mostra um preview com grips que você pode usar para alterar as propriedades do Array. Mesmo depois de criado ele pode ser alterado pela paleta Properties ou pelos grips multifuncionais.

Page 22: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

22  

Outras opções adicionais podem ser acessadas na aba contextual Array ou clicando o botão direito do mouse quando o objeto é selecionado.

Você pode modificar, apagar ou transformar item individuais no Array usando a tecla CTRL para selecionar os objetos desejados. Poderá usar as ferramentas comuns de edição Erase, Move, Rotate ou Scale nos objetos selecionados. Os objetos modificados mantem a sua associação com o Array permitindo alterar o as propriedades do Array sem a necessidade de reaplicar as alterações nos objetos individuais. Se necessário pode-se restaurar suas medidas padrão e a posição utilizando a ferramenta Reset.

Page 23: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

23  

Se você quiser alterar a aparência de todos os objetos copiados não há necessidade de reiniciar. Você edita o objeto fonte no local. O AutoCAD automaticamente exibe a aba contextual Edit Array junto com muitos comandos de edição do AutoCAD. Depois de fazer as edições na geometria fonte você pode decidir entre salvar ou descartar as alterações.

A poderosa associatividade do Array se aplica ao novo Path Array além do retangular e polar. Você pode usar o Path Array para dispor de objetos ao longo de um caminho, poderá escolher entre definir uma distancia especifica ou o numero de itens e ainda usar a opção Mesure.

Você pode controlar a posição dos objetos copiados relativos ao caminho usando a opção Base Point. Se o ponto base estiver no caminho ou numa distancia relativa a ele os itens são associados ao caminho. Ao modificar o caminho os itens se alteram automaticamente.

Além disso muitas propriedades do Array são paramétricas e suportam parâmetros e expressões. Se você quiser criar um Array tradicional sem associatividade entre os itens ajuste a opção Associative para No ao criar o Array. Você poderá remover a associatividade de um Array existente explodindo o Array.

Page 24: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

24  

Ferramenta Copy A ferramenta Copy inclui uma opção de Array que permite criar um Array não-associativo. Você pode entra com a distancia entre um certo número de copias ou entrar o número de copias para se ajustar a dois pontos específicos.

Implementações em Layers Uma nova opção permite rapidamente congelar layers específicos em todas as Viewports menos na corrente.

Page 25: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

25  

Apagar Objetos duplicados Para ajudar você a remover objetos duplicados e limpar seu desenho a ferramenta Delete Duplicates ajuda a melhorar a performance especialmente quando se trabalha com desenhos com muitos objetos. Introduzido inicialmente como uma ferramenta do Express Tools como Overkill essa ferramenta foi melhorada no AutoCAD 2012 e já integrada no núcleo do AutoCAD. Ela pode ser acessada pelo painel Modify da aba Home.

A janela de dialogo Delete Duplicates Objects permite especificar que propriedades dos objetos serão ignoradas tais como Thickness ou transparência. Outros controles permite otimizar segmentos como polilinhas combinar objetos colineares que se sobrepõe parcialmente entre outras possibilidades.

Page 26: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

26  

Comunicação

Suporte a arquivos Raster Novas ferramentas de suporte ao trabalho com arquivos Raster foram implementadas nesta versão. Se você abrir um arquivo do AutoCAD com imagens do Raster Desgin tais como imagens de satélite ou outros formatos eles são automaticamente exibidos no AutoCAD. Alem disso as ferramentas Attach e Image Attach suportam os seguintes formatos de arquivos além dos já suportados anteriormente.

Suporte a arquivos DGN O suporte a tipos de linhas complexas do formato DGN foram melhorados no AutoCAD. Agora ao importar ou exportar usando o formato DGN V8 os tipos de linhas complexos são mantidos.

Page 27: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

27  

Conversor de DWG A ferramenta DWG Convert permite converter arquivos DWG em qualquer uma das seguintes versões: Release 14, 2000, 2004, 2007, e 2010. E desde que você pode converter arquivos em lote, você pode rapidamente atualizar bibliotecas antigas.

A ferramenta DWG Convert pode ser acessada pelo menu de aplicação através da opção Save As> DWG Convert. Em seguida surge a janela de dialogo DWG Convert na qual você pode especificar os arquivos a serem convertidos, salvar uma lista para uso posterior criar novas listas e abrir listas previamente gravadas.

Page 28: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

28  

Ajustes de conversão permitem especificar as propriedades da conversão tais como formato e caminho, você pode ainda escolher como armazenar os arquivos convertidos em .ZIP ou .EXE(auto-extratores) por exemplo. Você ainda pode especificar ações tais como Purge ou sobreposição de Page Setups durante o processo da conversão. Você pode salvar vários ajustes de conversão dependendo das suas necessidades.

Sheet Set Manager e Integração com Vault O software Autodesk Vault gerencia a criação de dados, simulação e o processo de documentação para projetos de engenharia em grupos. No AutoCAD 2012 o suporte para o Autodesk Vault esta integrado com o Sheet Set Manager. A ferramenta Sheet Set Manager tem agora a possibilidade de se logar no Autodesk Vault. Você pode abrir e checar arquivos do Sheet Set no Autodesk Vault. E ao usar as versões Workgroup, Collaboration e Professional do Autodesk Vault revisões e gerenciamento de ciclos também são suportadas pela ferramenta Sheet Set. Biblioteca de Materiais A biblioteca de materiais do AutoCAD esta agora disponível online para quando for necessário instala-la. Quando você escolher instalar a biblioteca é criada na pasta Arquivos Comuns\AutodeskShared\Materials2012\ e os materiais divididos em subpastas. O navegador de materiais foi modificado para melhorar a performance o menu Create Material inclui descritivos para indicar que ele serve para criar novos materiais. E ao usar a ferramenta Search os resultados são mais claros para descrever onde os materiais foram ou não foram encontrados.

Page 29: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

29  

Para ajudar você a encontra materiais baseados em categorias os materiais da Autodesk Materials Library foram organizados em categorias.

O editor de materiais também foi modificado com rótulos que facilitam encontrar os controles para criação de materiais, especificar opções e acessar o navegador de materiais. A aba Information no editor de materiais agora inclui um campo para o nome do material.

Page 30: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

30  

O editor de texturas foi atualizado para automaticamente se expandir as opções de Transforms facilitando encontrar as propriedades escala e posição. AutoCAD WS AutoCAD WS é um recurso criado pela Autodesk para acessar desenhos criados no AutoCAD pelo iPhone, iPod e iPad da Apple. Esse recurso na versão 2012 tem acesso direto pela aba Online do AutoCAD. É necessário ter uma conta (gratuita) no site do AutoCAD WS. O recurso permite ver, editar e compartilhar desenhos via web e dispositivos moveis.

A ferramenta upload permite fazer o upload seguro para o servidor do AutoCAD WS na web. Ele também pode fazer o upload automático. Ao ser habilitado ele pode fazer o upload sempre que forem feitar modificações no arquivo. O botão Manage Uploads permite fazer a configuração de quais arquivos serão incluídos no Upload automático.

Page 31: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

31  

O botão Upload Multiple Files permite para fazer o upload de outros tipos de arquivos tais como plot styles, imagens, planilhas, entre outros arquivos além dos desenhos do AutoCAD.

Page 32: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

32  

A ferramenta Open Online, permite abrir o desenho Online para edição quando você tem o desenho aberto no AutoCAD. O AutoCAD automaticamente abre a ultima versão salva do arquivo e abre o desenho no editor online do AutoCAD WS.

A ferramenta Online Drawings permite visualizar rapidamante os desenhos e pastas online.

Page 33: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

33  

A ferramenta Timeline permite visualizar as um histórico completo dos arquivos incluído as alterações feitas por outros usuários.

Com os desenhos armazenados online você acelera o compartilhamento com clientes e colegas. A ferramenta Share Drawing controla como os colaboradores serão limitados a ver, editar online e fazer o download dos desenhos e automaticamente envia emails de notificação com um convite.

Page 34: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

34  

Alem de enviar email de notificação você pode usar a ferramenta Get Link para copiar um link para o desenho compartilhado que pode ser inserido em paginas da web e documentos.

A ferramenta Message permite visualizar mensagens relacionadas aos arquivos e pastas que você compartilhou ou que outros compartilharam com você.

Page 35: Novidades AutoCAD 2012

Resumo  do  Preview  Guide  da  Autodesk  –  Novidades  do  AutoCAD  2012  

 

35  

Instalação e Customização O processo de instalação do AutoCAD 2012 foi simplificado para gerar uma instalação mais rápida.

Caminho de procura dos arquivos de plotagem O AutoCAD 2012 aumentou a flexibilidade no gerenciamento de arquivos de plotagem. Voce pode agora especificar múltiplas pastas para arquivos de configuração de impressão PC3, PMP e estilos de plotagem CTB e STB. Você pode adicionar caminhos na aba Files do comando Options. Se os arquivos não forem encontrados na pasta especificada, o AutoCAD automaticamente procura por eles na pasta do arquivo hospedeiro.

Resumo do Preview Guide da Autodesk de Heidi Hewett por Claudia Campos Lima Consultora de CAD para arquitetura http://claudiacamposlima.wordpress.com/ [email protected]