novena entre funcionÁrios no mÊs...

13
Momento muito especial e car- regado de sentimentos positivos, marcou a coroação de Nossa Senhora no Colégio Auxiliadora de Lins. Aguardado por todos, transforma os olhares, acelera o coração e um singelo e belo sorriso brota no rosto de cada presente. Confira matéria na pág. 07 MISSA E COROAÇÃO SOLENE DE N. S. AUXILIADORA NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANO NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANO No mês de maio, tradicio- nalmente realizam-se atividades, missas e novenas especiais em devoção à Maria. E entre os dias 15 e 23 de maio aconteceu na Inspetoria Imaculada Auxiliadora a tradicional novena mariana, coordenada pela Ir. Terezinha dos Santos, entre os funcionários. Saiba mais na Demonstrar esse carinho renova as esperanças e a fé que nos alimenta todos os dias. pág. 02 MAZZARELLO FEST AGITA MANHÃ NO AUXILIADORA CENIC EM CLIMA DE FESTA O Auxiliadora realizou na manhã do dia 12 de maio, o tradicional Festival Mazzarello Fest em comemo- ração ao dia de Madre Mazzarello. O Festival envolve diversas atividades e brincadeiras: jogos, danças, músicas e apresentações. Neste ano, o início foi com uma Celebração na Capela e depois a realização dos jogos. Veja a matéria completa na pág. 09 Maio, chegou em abril no Colégio Imaculada Conceição. Já no dia 28 tivemos a abertura do mês mariano com a coroação de N. S. Auxiliadora. Sob a responsabilidade do 3º ano do Ensino Fundamental I da professora Andréia, em seguida no dia 05 de maio tivemos um maravilhoso festival de prêmios que contagiou a todos os que estavam presentes na expectativa de ganhar um belo prêmio. Veja mais na pág. 12 "Deus amou tanto o mundo, que deu a seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16). Foto: Arquivo local Foto: Arquivo local Foto: Arquivo local Foto: Marcia Miyata Informativo Eletrônico Mensal da Inspetoria Imaculada Auxiliadora | Junho 2012 | Ano 40 | nº304 Inspetoria Imaculada Auxiliadora

Upload: others

Post on 28-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

Momento muito especial e car-regado de sentimentos positivos, marcou a coroação de Nossa Senhora no Colégio Auxiliadora de Lins.

Aguardado por todos, transforma os olhares, acelera o coração e um singelo e belo sorriso brota no rosto de cada presente.

Confira matéria na pág. 07

MISSA E COROAÇÃO SOLENE DE N. S.

AUXILIADORA

NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANONOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANO

No mês de maio, tradicio-

nalmente realizam-se atividades,

missas e novenas especiais em

devoção à Maria.

E entre os dias 15 e 23 de

maio aconteceu na Inspetoria

Imaculada Auxiliadora a tradicional

novena mariana, coordenada pela Ir.

Terezinha dos Santos, entre os

funcionários.

Saiba mais na

Demonstrar esse carinho

renova as esperanças e a fé que nos

alimenta todos os dias.pág. 02

MAZZARELLO FEST AGITA MANHÃ NO

AUXILIADORA

CENIC EM CLIMA DE FESTA

O Auxiliadora realizou na manhã do dia 12 de maio, o tradicional Festival Mazzarello Fest em comemo-ração ao dia de Madre Mazzarello. O Festival envolve diversas atividades e brincadeiras: jogos, danças, músicas e apresentações. Neste ano, o início foi com uma Celebração na Capela e depois a realização dos jogos. Veja a matéria completa na pág. 09

Maio, chegou em abril no Colégio Imaculada Conceição. Já no dia 28 tivemos a abertura do mês mariano com a coroação de N. S. Auxiliadora. Sob a responsabilidade do 3º ano do Ensino Fundamental I da professora Andréia, em seguida no dia 05 de maio tivemos um maravilhoso festival de prêmios que contagiou a todos os que estavam presentes na expectativa de ganhar um belo prêmio.

Veja mais na pág. 12

"Deus amou tanto o mundo, que deu a seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça,

mas tenha a vida eterna"(Jo 3, 16).

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: M

arci

a M

iyat

a

Informativo Eletrônico Mensal da Inspetoria Imaculada Auxiliadora | Junho 2012 | Ano 40 | nº304

Inspetoria Imaculada Auxiliadora

Page 2: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Editorial IIAIIACampo Grande - MSCampo Grande - MS

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

Design & DiagramaçãoMarcia Yukie Miyata

Ir. Antonia Brioschi

RevisãoIr. Antonia Brioschi

Queridos (as) leitores (as),

A todos o meu grande abraço,

Vivemos neste mês, no Regio-nal Oeste 01 - MS, o grande evento eclesial do “Bote Fé”, uma significativa manifestação de fé dos jovens de todas as idades.

Acolhemos com muita alegria a Cruz Redentora que já foi e continua sendo tocada por tantas mãos e sobretudo por tantos corações.

“No peito eu levo uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus.”

Esta cruz que nos recorda o imenso amor de Jesus, o Filho muito amado de Deus Pai que entregou totalmente a sua vida pela redenção de todos nós.

Acompanha a Cruz, o Ícone da Mãe do Salvador e de toda a humanidade, Aquela que esteve presente em todos os momentos da vida de Jesus desde a concepção até a sua entrega total ao Pai, aos pés da cruz.

Maria Santíssima, rosto mater-no do coração misericordioso de Deus Pai, como nas Bodas de Caná continua presente nesta grande peregrinação do Bote Fé, por todas as Regiões do Brasil, despertando, aquecendo, preparando e envolvendo, com muita alegria e esperança os jovens para a Jornada Mundial da Juventude que já começou e que terá o seu ponto culminante em julho/2013 no Rio de Janeiro.

Que o nosso coração esteja sempre aberto para acolher as manifestações do amor de Deus que vem ao nosso encontro nas diferentes situações de vida.

Lembremo-nos sempre da recomendação de Maria: “Fazei todo o que Ele vos disser”.

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

NOVENA MARIANA ENTRE FUNCIONÁRIOSNOVENA MARIANA ENTRE FUNCIONÁRIOSMarcia Yukie Miyata | Setor de Comunicação IIA

Entre os dias 15 a 23 de maio aconteceu a tradicional novena mariana, coordenada pela Ir. Terezinha dos Santos, entre os funcionários da Inspetoria Imaculada Auxiliadora.

Neste período, todos os presentes puderam ter um momento de aprendizado e reflexão sobre a vida de referências na congregação das FMA, como Miguel Rua, Laura Vicuña, Mamãe Margarida, Miguel Magoni, Domingos Sávio e principalmente com citações e provações da vida de Jesus, Dom Bosco e Madre Mazzarello.

A cada dia, três funcionários se

revezavam para fazer a coroação de nossa Mãe, Nossa Senhora Auxiliadora, sendo notável a emoção e carinho em cada gesto e devoção a Nossa Senhora no momento de cada coroação, ao som de “Perfeito é quem te criou”. E todos saíam renovados e cheios de esperança!

Valorizar momentos de reunião em grupo como uma espécie de catequese aproxima os funcionários da Palavra de Deus. Obrigada às Irmãs da Inspetoria, por terem trabalhado neste material de evan-gelização tão rico.

CARTINHAS A NOSSA SENHORACARTINHAS A NOSSA SENHORA

Inspiramo-nos na história de Dom Bosco, que em um sonho recebeu mensagens de Nossa Senhora para cada um de seus aprendizes e as escreveu em um caderno que existe até hoje, em Turim, na Itália. No dia seguinte ao sonho, Dom Bosco, chamou os jovens na capela um a um para conversar e entregar a “cartinha” que respondia a atitude deles na Terra.

Atualmente as casas salesianas tradicionalmente incentivavam os jovens e colaboradores a escreverem suas alegrias, angústias, orações, desejos e endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora.

E simbolicamente no último dia do mês para o fechamento de maio, aconteceu a queima das cartinhas a Nossa Senhora, coordenada pela Ir. Terezinha dos Santos, entre os funcionários da Inspetoria Imaculada Auxiliadora. Esta é uma forma de através da fumaça, elevar as orações para chegar a Deus por intermédio de Nossa Santa Mãe.

E no final, todos receberam uma mensagem mariana, como resposta, que muitos alegremente disseram: “Bateu!!”.

Fot

o: M

arci

a M

iyat

a

Marcia Yukie Miyata | Setor de Comunicação IIA

Fot

o: M

arci

a M

iyat

a

Page 3: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

lhados, as questões relativas à filantropia, as novas tecnologias e o material didático digital, além das orientações administrativas e legais aos participantes. O gerente administrativo da RSE, Robespierre Moreira de Sá, acredita que o encontro conseguiu oferecer um espaço para o debate construtivo de temas de alta relevância para os ecônomos inspetoriais e para os administradores de cada escola: “Entendo que foi possível atender às

expectativas de todos os participantes e ofertar a cada um a oportunidade de fazer parte da construção desse processo de formação e qualificação dos profissionais que atuam na Rede Salesiana de Escolas”, avalia.

Nota: Da Inspetoria Imaculada Auxilia-dora de Campo Grande, participaram Ir. Dilma Canavarro de Abreu, Ir. Ivone Yared, Renê Almeida, Janaína Rivero e Marielen Laura Alves de Oliveira.

Entre os dias 27 e 29 de maio, a Rede Salesiana de Escolas realizou o 3º Encontro Nacional de Ecônomos Locais das Escolas (ENEL) em Brasília-DF, no hotel Mércure. Participaram 128 pes-soas, entre ecônomos inspetoriais (SDB e FMA) e administradores das escolas da Rede. O objetivo foi promover a formação dos gestores e contribuir para a consolidação da RSE.

Os temas trabalhados foram a gestão educacional nas escolas da RSE, o Centro de Serviços Comparti-

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected] 03

ANO 40 | JUNHO 2012

3º ENEL ACONTECEU EM BRASÍLIA3º ENEL ACONTECEU EM BRASÍLIAFonte: Inspetoria São João Bosco (ISJB)

3º Encontro Nacional de Ecônomos Locais das Escolas discute governança corporativa, filantropia e novas tecnologias

Fot

o: D

ivul

gaçã

o

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

"As palavras de Jesus: Amem uns aos outros como eu vos amei não deve ser apenas uma luz para nós, mas uma chama

que arde dentro de nós"

(Madre Teresa de Calcutá)

Para refletir:

Page 4: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

Lins - SPLins - SPCENSACENSA

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

Na modalidade Vôlei Misto a sala do 8º ano A do Ensino Fundamental II foi a campeã, vencendo salas do Ensino Médio e Fundamental II.

No tênis de mesa masculino a aluno Gabriel Bellini do 7º ano A foi o vencedor, e no feminino a aluna Liandra foi a Vencedora.

Nas partidas de dama o aluno Matheus Uta do 9º ano foi o vencedor, e a aluna Julia Sandi do 7º ano A foi a vencedora.

Nas partidas de Pebolim os alunos Júlio Mateus e Felipe Santos do 1º ano do Ensino Médio foram os vencedores.

Futsal Feminino, Vôlei Misto. As partidas foram equilibradas, cheias de confron-tos eletrizantes, e as salas de todos os anos almejando um lugar na final de cada modalidade.

Foi uma semana bem partici-pativa e que venceram os melhores!

Na modalidade Futsal Mascu-lino, a equipe A do 1º ano Ens. Médio foi a campeã, passando por represen-tantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Na modalidade Futsal Femi-nino, a sala do 7º ano A do Ensino Fundamental II foi a campeã, vencendo salas do Ensino Médio e Fundamental II.

JOGOS INTERCLASSE CENSA 2012André Luis da Silva | Auxiliar de Coordenação

Como em todos os anos em nosso Colégio, os Jogos Interclasse dão inicio ao mês Mariano, um mês cheio de comemorações de grande importância para todos que fazem parte da família e comunidade do Censa.

Os jogos servem para a total integração entre alunos, professores e coordenadores. Os alunos se entregam às competições e dão o melhor de si mostrando a todos o quanto são capazes quando estão envolvidos na disputa pelo lugar mais alto do pódio; sempre deixando prevalecer o Espírito Esportivo.

Neste ano os Jogos contaram com as Modalidades: Futsal Masculino,

EQUIPE DE FUTSAL CAMPEÃ EQUIPE DE FUTSAL CAMPEÃ

EQUIPE DE FUTSAL CAMPEÃ EQUIPE DE FUTSAL CAMPEÃ EQUIPE DE VÔLEI MISTO

CAMPEÃ EQUIPE DE VÔLEI MISTO

CAMPEÃ

ETL, no ginásio da Unilins, resultado este que deu confiança ao grupo.

No 2º jogo, alcançamos o resultado de 8 gols marcados e nenhum sofrido contra o Salesiano, no ginásio do IAL, resultado que possibilitaria empatar com ou sem gols o último jogo.

E no 3º e decisivo jogo, mais uma vez alcançamos a vitória com o resultado de 5 gols marcados e 2 sofridos contra o IAL. Com esse resultado, O CENSA ganhou o direito de representar a nossa cidade na próxima fase. Foi um jogo eletrizante e disputado, em que os nossos alunos demonstraram, além de outras, uma grande virtude: a garra.

Parabéns a todos os nossos atletas e Comissão Técnica pela brilhante caminhada para conquista do lugar mais alto do pódio. E que venham as outras fases!

alunos inscritos passaram por várias etapas como posicionamento adequado, aprimoramento das habilidades, e o mais importante, trabalho em grupo!

Em alguns treinamentos foram reali-zados jogos livres com o intuito de verificar como os alunos estavam assimilando as instruções e novos conhecimentos. Próximo a fase final do período de treinamento, participamos de um jogo amistoso contra o colégio ETL de Lins, em que se pode fazer uma prévia avaliação do trabalho realizado com os alunos e obtivemos a vitória de 8 a 4 e um gol anulado. Foi o ponto de partida para a nossa conquista.

Antes de começar os jogos dos quais sairia a escola vencedora com o direito de representar a cidade de Lins nas próximas fases dos jogos escolares, foi realizado um treinamento com o foco no trabalho em grupo.

No 1º jogo desta fase alcançamos o resultado de 12 gols marcados e 1 sofrido contra a

JOGOS ESCOLARES 2012André Luiz Silva | Treinador de Futsal

Neste ano, nós começamos a prepa-ração para os jogos bem mais cedo, avaliando os alunos que já estavam no Colégio e os que vieram.

Os trabalhos realizados com os 16

EQUIPE DE FUTSAL CAMPEÃ EQUIPE DE FUTSAL CAMPEÃ

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Page 5: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

05

ANO 40 | JUNHO 2012

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Lins - SPLins - SPCENSACENSA

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

MANHÃS DE REFLEXÃO NO CENSAAna Virginia (Bia) | Professora de Ens. Religioso

Mãe!!!

Ela tem o poder de manifestar a presença

de Deus em nós.

Somos todos filhos desse imenso e generoso

amor!!

Momento emocionante com partilhas sobre as

nossas mães e a Mãe de todas as mães,

Maria, Nossa Senhora!!

Deus deu às mães o poder máximo de um

ser humano: gerar a vida.

Ele sabe que as mães são verdadeiros Anjos.

Elas se fazem presentes em cada pedacinho

de nossas vidas... orientando, ensinando,

protegendo, amando...

E assim Nossa Mãe Maria também nos

acolhe, protege e se faz presente em cada

instante do nosso dia-a-dia...

A Ti, Maria, nossa declaração de amor e

gratidão:

Ave cheia de graça, Bendita sejas Mãe,

IR. LOURDES REENCONTRA EX-ALUNO LUAN SANTANAFernando Rodrigues | Téc. Lab. Informática

No dia 11 de maio, nossa querida Ir. Maria de Lourdes Rosa reencontrou seu ex-aluno Luan Santana antes de seu show em Lins, SP. Luan foi aluno da Ir. Lourdes no Colégio Auxiliadora em Campo Grande.

No encontro muita emoção e gratidão. O cantor recebeu a Irmã com carinho e entusiasmo. Ir. Lourdes retribuiu e o presenteou.

O cantor também fez questão de deixar um autografo personalizado para os alunos do Colégio Auxiliadora de Lins com os dizeres: “Aos alunos do Auxiliadora Lins um grande abraço Luan Santana”.

Os alunos de 6º ao E.M. do CENSA-LINS tiveram no mês especial de maio, manhãs de reflexão.

Te amo com amor eterno, singelo de coração,

Quero então colocar minha vida em Tuas mãos,

Sentir que podes ninar-me Mãezinha com Tua

proteção.

Eu quero deixar que o Teu plano em mim

possa realizar sem limitações,

E quero tentar sem, porém saber,

Ser um pouquinho do que Tu és.

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Page 6: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

RESULTADO DA VOTAÇÃO DO PRÊMIO CRIANÇAS DO MUNDO

Fernando Rodrigues | Téc. Lab. de Informática

No dia 17 de maio, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio realizaram a votação geral do Prêmio Crianças do Mundo no Salão de Atos do Colégio.

Orientados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio e pela Profª de Historia, Vera Lúcia Falcão Denis, os alunos conheceram os candidatos e seus trabalhos sociais desenvolvidos, através de vídeos e apresentações

como vencedora Anna Mollel, da Tanzânia, por seus mais de 20 anos de luta pelas crianças portadoras de necessidades especiais nas áreas rurais pobres do nordeste da Tanzânia.

Parabéns aos alunos do 1º ano do Ensino Médio e à Profª Vera pelo desenvolvimento do Projeto Prêmio Crianças do Mundo.

multimídias e puderam escolher seus candidatos.

Após votação, os alunos do 1º ano do Ensino Médio realizaram a contagem dos votos e tiveram um resultado interno da votação: Anna Mollel com 139 votos, Ann Skelton com 30 votos e Sakena Yakooby com 19 votos

A coordenadora pedagógica, Kátia Cristina Bortoleto da Silva, ressaltou a importância deste momento, em que crianças e adolescentes saem da sala de aula para conhecer a realidade de outras crianças e adolescentes, discutir e votar para melhoria da qualidade de vida dos que mais necessitam. Quantas escolas têm a possibilidade de lutar pelos direitos das crianças e adolescentes?

No dia 21 de maio foi divulgado o resultado mundial da votação do Prêmio Crianças do Mundo que teve

Anna MollelFoi nomeada ao Prêmio das Crianças do Mundo 2012 por sua longa luta de mais de 20 anos em prol das crianças deficientes nas áreas rurais pobres do nordeste da Tanzânia.

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Page 7: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected] 07

ANO 40 | JUNHO 2012

reciclado.O CENSA solicitou a coleta de

21 tonners HP para reciclagem e após 10 dias a transportadora fez a coleta. Através desta ação podemos evitar a contaminação do meio ambiente por plásticos e metais e desenvolver uma economia sustentável.

basta solicitar uma coleta em sua empresa ou residência através do telefone ou do site da HP Planet Partners, informando a quantidade de tonners HP(no mínimo 5 tonners) que deseja reciclar e aguardar que a transportadora recolha gratuitamente e os leve para posteriormente ser

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

CENSA MAIS UMA VEZ ENVIA TONNERS VAZIOS PARA O PROGRAMA DE RECICLAGEM HP

Os alunos do 7º ano A sob a orientação da professora Maria Inês tiveram uma aula de álgebra diferen-ciada. Divididos em grupos, no pátio da escola, eles trabalharam conceitos de padrão e percepção de regularidades.

Cada grupo recebeu um grupo de objetos e tiveram inicialmente de contá-los e organizá-los por tipo e cor. Logo depois, deveriam escrever a palavra “álgebra” com o material disponível no primeiro momento.

Nitidamente os alunos perce-beram como o padrão faz parte das opções que dispomos para construir regula-ridades.

Esta atividade teve como objetivos didático-pedagógico propor-cionar ao aluno a construção do conceito científico de termo semelhante e capacitá-lo a reconhecer regulari-dades matemáticas.

A HP do Brasil realiza um programa de reciclagem de tonner denominado HP Planet Partners que tem por finalidade recolher tonners usados ou vazios e reciclá-los, transformando-os em novos metais e matérias de escritório.

Para participar deste programa

Fernando Rodrigues | Téc. Lab. de Informática

SEJA UM COLABORADOR DA Veja como é simples participar, acesse: http://www.hp.com/latam/br/reciclar/como-participar.html

HP PLANET PARTNERS.

ÁLGEBRA: CONCEITOS DE PADRÃO E PERCEPÇÃO DE REGULARIDADES UMA AULA DIFERENTE

Fernando Rodrigues | Téc. Lab. de Informática

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

as palmas e todos correndo em direção à estátua de Maria, toda iluminada, ladeada pelos educandos mais antigos da Nossa Escola. Momento para ficar sempre em nossa memória e coração.

que, só em pensamento.Tomamos a coroa em nossas

mãos e a colocamos na cabeça Daquela que está sempre ao nosso lado, cami-nhando conosco. Nossa Mãe e Mestra! Os aplausos acontecem, bem como os fogos,

MISSA E COROAÇÃO SOLENE DE N. S. AUXILIADORA

Todos aguardam esse lindo momento, os olhares se transformam, penso que os corações batem mais acelera-damente, o sorriso brota nos lábios de cada um... Nossa Senhora coroada em nossa quadra esportiva por todos nós, mesmo

Vera Lucia Falcão Denis | Profª de História do Ensino Fundamental II e Mèdio

Confira fotos

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Page 8: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

A natureza é a grande fonte de riqueza do nosso planeta, e tudo o que está ao nosso redor é a natureza que nos dá. Ela é a condição fundamental para a sobrevivência humana, desde seu estágio natural até a sua transformação executada pela ação humana.

Nessa perspectiva, o livro de Ciências do 2º ano do Ensino fundamental possibilita aos alunos conhecer mais sobre o que o homem necessita para sobreviver (as rochas, o ar, a água e os seres vivos), e demonstra que a NATUREZA ESTÁ SEMPRE EM AÇÃO. Ele traz a proposta de realizar uma aventura enriquecedora por meio da investi-gação e dos experimentos.

Assim, os alunos do 2º B, em pesquisas realizadas pela escola e fora dela, trouxeram para a sala de aula diversos tipos de pedras para que pudessem analisá-las quanto a sua espessura, formato, cores, textura, brilho, formando assim um mini museu.

rochas. Esses materiais foram disponibilizados pela professora para que eles pudessem conhecer e aprender.

E, durante a proposta de modelagem da argila, as crianças ficaram conversando sobre o que estavam fazendo, sentindo a textura da argila, com o João Pedro Tiago da Cruz dizendo que “dá para sentir as pedrinhas na argila”! Então, come-çaram a disputar quem iria achar pedrinhas na argila. Foi feito um trabalho em equipe, em que todos tiveram a oportunidade de observar.

A Natureza está sempre em ação, e a interferência do homem nela é indispensável para a nossa sobrevi-vência, mas é preciso lembrar que a Natureza e seus recursos são esgo-táveis e ela necessita de respeito e cuidados.

Para contribuir com a natu-reza, durante as aulas de Ciências vamos plantar a sementinha de conscientização nos alunos quanto à sua preservação.

A NATUREZA EM AÇÃOProfª Raquel Araujo Raysaro | 2º ano B

Na sala de artes, eles tiveram a oportunidade de observar in loco esses e lementos , que fo ram disponibilizados para eles separa-damente: pedras, areia, pó de giz, argila, metal, minerais (prata e ouro), elementos provenientes das rochas e que sofreram a ação da natureza. Com o auxílio de uma lupa, tiveram a oportunidade de realizar as observa-ções, fazer perguntas e falar o que estavam vendo. Realizaram o teste da bolinha de argila e areia aprendendo a diferenciar os solos e também perceberam que não é possível fazer uma bolinha com a areia, mas sim com a argila.

Ao observar a areia com a lupa, o aluno Rafael Duarte falou que “cada material tem uma textura (um é liso, outro grosso)”. Analice Oliveira Furtado disse que “as pedras têm pontinhos verdes e que vendo a areia bem de perto ela parece uma rochinha". O Jorge observou que "a areia e a pedra se parecem, pois são ásperas”. Os a lunos também observaram com a lupa a argila que estava seca e moída constatando que os grãos da argila são pequenininhos, finos e lisos. Segundo o aluno Theo Freitas Ishi Porto, “se não fosse às rochas, não teríamos casas, nem estradas”.

As crianças ficaram surpresas ao descobrir que as areias das praias e a argila que os índios utilizam para fazer utensílios domésticos vêm das

COROAÇÃO SOLENE DE N. S. AUXILIADORA NO CENSA

CNSACampo Grande - MSCampo Grande - MS

CNSA

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Page 9: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

O Auxiliadora realizou na manhã do dia 12 de maio, o tradicional Festival Mazzarello Fest em comemo-ração ao dia de Madre Mazzarello. O Festival envolve diversas atividades e brincadeiras: jogos, danças, músicas e apresentações. Neste ano, o início foi com uma Celebração na Capela e depois a realização dos jogos.

A celebração contou com a participação dos alunos do Ensino Médio: Igor Leone (3º ano B), Túlio Santos (2º ano B), Raissa Otoni (1ª ano A) e Yaruana Guedes Mello (1º ano A), e

Nos Braços do Pai animaram toda a celebração.

Na capela, os alunos contaram a história de Madre Mazzarello, destacando a sua bondade e atividade para com os jovens. E citaram as seguidoras e perpetuadoras da sua missão, homenageando-as com seus nomes nas equipes de esportes que participaram do Festival: Equipe Madre Maria Domingas Mazzarello, Equipe Petronilla, Madre Madalena Morano, Madre Ercília Canta, Madre Marinella Castagno, Madre Antonia Colombo, Ir. Eusébia Palomino.

As equipes, animadas, jogaram vôlei, basquete, futsal, e queimada. Os pequeninos participaram de um torneio de judô interno com a presença dos pais e a colaboração de ex-alunos para arbitrar as lutas. Mesmo com a chuva que caiu durante a madrugada e insistiu em cair na manhã, muitos alunos prestigiaram este especial evento do Mês Mariano na escola.

também da aluna e aniversariante do dia Daiane Almeida (2º ano B), que coroou Nossa Senhora; da família do José Flávio Passoni, Santusa e os filhos Pedro e Eduardo, que coroaram o Menino Jesus, e, representando a vocação religiosa, a Ir. Elvanir colocou o cetro nas mãos de Nossa Senhora Auxiliadora. Os responsáveis pela Pastoral, Luís Gustavo Medeiros, Lucio Alberto Gazal e Geni Vilma Silveira Rodrigues, com colaboração da Profª. Heloísa Canto Azevedo e Ir. Maria Aparecida, cantando a música de louvor

MAZZARELLO FEST AGITA MANHÃ NO AUXILIADORAIngmar Gonçalves Gomes | Apoio Pedagógico do Setor de Informática

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected] 09

ANO 40 | JUNHO 2012

GINÁSTICA RÍTMICA DO AUXILIADORA BRILHA NOS JOGOS ESCOLARES CAMPO-GRANDENSES

Prof.ª Maria Justina Pereira Gimenez/GPA

Aconteceu dia 25 de maio no Ginásio do SESI os 27º Jogos Escolares

Parabéns pela elegância e técnica de nossas atletas!!!

Campo-Grandenses, uma realização da FUNESP e Federação de Ginástica do Mato Grosso do Sul. As ginastas do Auxiliadora mais uma vez mostraram seu favoritismo.

Com um excelente desem-penho técnico, na categoria de 12 a 14 anos, sagrou-se campeã a ginasta Ana Gabrielle Martinez e vice-campeã a ginasta Louise Galvão de Ávila. Na categoria de 15 a 17 anos, o Auxiliadora sagrou-se vice-campeã com a ginasta Ianka Cristina Terra Soares Cebalho.

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Page 10: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

Mercadinhos virtuais é um pro-jeto inovador, que envolve estudantes de todo o País em atividades de pesquisa de preços, realização de estimativas e cálculo mental, em um contexto lúdico, criativo e bastante

máticas em nosso dia a dia e como é importante adquirir esse conhecimento.

Essa atividade foi desenvolvida pelo 2º ano B, sob a orientação da Profª. Raquel.

significativo. É um Projeto Colaborativo proposto pelo Portal Educacional, com etapas a serem cumpridas e integração de escolas de diversas cidades do país.Nesse projeto, os alunos podem estimar valores de produtos e o total de compras efetuadas, comparar os preços de diversos itens em diferentes mercados, calcular quanto falta ou sobra para efetuarem uma compra, calcular mentalmente seus gastos e o de seus colegas. Envolve também a elaboração das listas de produtos a serem comercializados e a parte de marketing do mercado.

O projeto contribui para que os estudantes percebam como é corri-queira a aplicação de noções mate-

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

ALUNOS DO 2º B REALIZAM ATIVIDADES DO PROJETO MERCADINHOS VIRTUAIS!

Raquel Araujo Raysaro | Professora do 2º ano B

tornou-se uma tradição para as(os) ex-alunas(alunos) e toda a Comunidade Educativa da escola. Nesse dia, há uma presença significativa de ex-alunas(ex-alunos) que vêm prestar sua homenagem à Mãe de Deus, rever a escola e amigos.

Todos os segmentos partici-param d a c e l e b r a ç ã o p r e s t a n d o a s u a homenagem: a Educação Infantil fez uma caprichosa procissão de entrada com várias

FESTA E DEVOÇÃO MARCARAM O DIA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Fonte: Coordenação de Pastoral Escolar

O d ia de Nossa Senhora Auxiliadora foi uma festa linda e repleta de devoção. Aconteceu no dia 24 de maio, a partir das 19 horas, no Ginásio Poliesportivo Auxiliadora em homena-gem à Santíssima Mãe de Deus. A comunidade educativa do Auxiliadora e convidados participaram de linda celebração eucarística celebrada pelo Pe. Ricardo, Diretor do Colégio Dom Bosco.

A Celebração Eucarística no GPA

“Marias”; o Fundamental I encantou com as crianças formando um lindo coral; os professores tradicio-nalmente realizaram a procissão de entrada; o Fundamental II e o Ensino Médio se fizeram representar com os 9º e 3º anos; as ex-alunas e os ex-alunos participaram da celebração procla-mando as leituras bíblicas, o Ballet Só Dança Auxiliadora e a equipe do GPA marcaram presença na procissão das ofertas e na entronização da Bíblia.

Um momento marcante é a procissão e a coroação de Nossa Senhora pelos alunos dos terceiros anos do Ensino Méd io e nonos anos do Ens ino Fundamental. Essa emoção os alunos participantes vão sempre lembrar com carinho e perdura por toda a vida.

Todo o dia e essa festa de Maria Auxiliadora tornaram-se um momento de grande encontro e confraternização da Família Auxiliadora.

No dia 10 de abril um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio e colaboradores do CENSA Lins/SP foram ao Lar Bom Sama-ritano entregar pães arrecadados pela escola na Quaresma. A doação foi recebida pelo frei Elizeu que agradeceu a instituição pelo gesto de solidariedade.

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Page 11: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

Com o objetivo de que as aulas proporcionem em cada educando o encanto do apren-der, após realizar com os alunos dos 4º anos A e C o trabalho de

Como atividade avaliativa, os alunos realizaram a reescrita da lenda O Uirapuru.

conhecer, apreciar e discutir a intencionalidade da tipologia textual – lendas foi proposto a eles o desafio de realizarem um trabalho em grupo: criar uma encenação para a lenda O Uirapuru.

O processo criativo envol-vido na atividade artística foi extremamente enriquecedor; permitiu aos alunos expressarem suas ideias com clareza, além de trabalhar a socialização, a criatividade, a coordenação, o vocabulário e a memorização.

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected] 11

É BRINCADEIRA OU APRENDIZADO?Isabel Cristina Taldivo | Professora do 4º ano Fundamental I

ANO 40 | JUNHO 2012

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

No dia 22 de junho, aconteceu a Oficina da Robótica na Sala de Matemática/Robótica no Colégio Auxiliadora/MS. Esta oficina foi direcionado para os pais dos alunos dos 5º anos, que realizaram uma experiência

simples ato de brincar; foi atribuído a eles a respon-sabilidade de traçar metas e objetivos, sempre buscando alcançá-los.

diferente: “Dia da Criatividade”. Dia de brincar e se divertir, pois a criatividade é muito importante, produz coisas geniais, inova-doras e mágicas.

A proposta da Robótica Educacional é lúdica, trans-disciplinar e desafiadora. A construção de protótipos na escola incentivou professoras, pais/alunos a ensinar, aprender, descobrir e inventar em proces-sos coletivos e colaborativos.

O fascínio dos pais pela Robótica e pela criação de projetos foi muito além do

OFICINA PEDAGÓGICA PARA PAIS DE ALUNOSFátima Regina da Silva | Professora do 5º ano Fundamental I

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo.

A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre

o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Page 12: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

VIDA, DEPENDE DO QUE A GENTE FAZ!Fátima Regina da Silva | Professora do 5º ano Fundamental I

O Projeto HÁBITOS SAUDÁ-VEIS: Mente e Corpo em Equilíbrio apresenta uma proposta enrique-cedora, planejada e interdisciplinar, buscando a integração da Escola e

Priscila. A proposta é de suma importância porque o Auxiliadora deseja que seus alunos sejam beneficiados, orientados e alertados sobre a necessidade do cuidado do corpo como um todo.

Ao educar de forma contex-tualizada e sistemática, todos contribuem de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.

Família no sentido da conscien-tização do próprio corpo, do viver melhor e com mais qualidade de vida. É um assunto abrangente e é necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator conhecimento – valorização - cuidado.

Os alunos dos 5º anos A/B/C participaram de um Circuito de Pa les t ras com uma equ ipe multidisciplinar da área da saúde: a nutricionista Drª Ísis, o cirurgião dentista Dr. Paulo e a pediatra Drª

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected]

CENIC EM CLIMA DE FESTA

Auxiliadora. A banda da Marinha já aguardava a todos que puderam comparecer sob uma chuva fina que abria a manhã neste dia festivo. O capelão da marinha, Pe. Paulo Moliterno, celebrou uma missa fervorosa que emocionou a todos, principalmente às mães que sentiram o que Maria sentiu, carregando no ventre seu Filho. Mais uma vez se fortaleceu a nossa devoção a Maria, e foram tantos pedidos nas cartas endereçadas a “Ela que tudo fez”. Temos certeza que cumprimos nosso objetivo em mostrar a todos o verdadeiro papel de mãe, educadora, amiga, conselheira e santa. Parabéns aos familiares, funcionários, Irmãs e professores do Centro de Ensino Imaculada Conceição que com sua garra e esforço puderam cumprir com os propósitos estabelecidos: lembrar N.Senhora, participar da gincana mariana e viver momentos de integração intensos.

este mês de maio, as homenagens foram constantes e a emoção rolou mais forte. As turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II aproximaram-se mais de Jesus, Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora. Foi uma oportunidade para eles conhecerem a vida daqueles que foram exemplo para nós.

A alvorada no dia 24 de maio acordou os fieis e os convidou à missa das 7h da manhã para a grande festa de Maria

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

Partilhando - Inspetoria Imaculada Auxiliadora

Felicia Silvana Villagra | Coordenadora Pedagógica Fundamental I e II

Seguindo as atividades do mês de maio tivemos a missa em homenagem às mães e gincana mariana com provas que pediam a participação das mesmas. Foi um momento único, pois todas as equipes homenagearam as mães de nossos alunos. As equipes Mimo de Maria, Azunic e Maryellow capricharam neste dia.

Maria foi presença marcante na vida de todos que aqui estiveram durante

Corumbá - MSCorumbá - MSCENICCENIC

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal

Page 13: NOVENA ENTRE FUNCIONÁRIOS NO MÊS MARIANOiiabcg.org.br/wp-content/uploads/2011/06/Partilhando_ano...endereçar estas cartas como prece a Nossa Senhora. E simbolicamente no último

FESTA AO PADROEIRO DE ÁGUA CLARAIr. Pia Maria Morandini

Água Clara - MSÁgua Clara - MSCMMCMM

Partilhando | Departamento de Comunicação | [email protected] 13

ANO 40 | JUNHO 2012

No dia 15 de junho, aconteceu a festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade de Água Clara, neste ano foi solenizada por um momento muito especial: o show do Padre Fábio de Melo, que nos presenteoou com lindas músicas e maravilhosas mensagens.

• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •

EM BUSCA DE UMA COMUNICAÇÃO MAIS HUMANIZANTE

triangular dos cisnes. 6. Cordeirinho recém-nascido…. 7.Mugido doce da vaca, mugido selvagem do touro. 8.Mugido paciente do boi. 9. Fogo vermelho no fogão. 10.Capim. 11.Perfume do capim. 12.Passarinho no céu. 13.Terra boa… 14.Garça que esperou toda a noite, meio gelada, e que vai matar sua fome no nascer do sol. 15. Peixinho que agoniza no papo da garça. 16. Mão que entra em contato com as coisas. 17.A pele, toda a superfície do corpo 18. O olhar e tudo o que ele olha. 19.As nove portas da percepção. 20.O torso humano. 21.O som de uma viola e de uma flauta indígena. 22.Um gole de uma bebida fria ou quente. 23.Pão. 24.As flores que saem da terra na primavera. 25.Sono na cama. 26. Um cego que canta e uma criança enferma. 27. Cavalo correndo livre. 28.A cadela e os cãezinhos. 29.Sol nascente sobre um lago

Os Trinta e Três Nomes de DeusPor Rubem Alves

“De vez em quando perguntam-me se acredito em Deus. Mas é claro. Acredito mais que a maioria das pessoas. Tenho até trinta e três nomes para ele. Esses nomes foi a Margueritte Yourcenar que me contou. Ela foi uma escritora maravilhosa, autora do livro Memórias de Adriano, quem lê nunca mais esquece, quer ler de novo. Pois esses são os trinta e três nomes de Deus que ela me ensinou. É só falar o nome, ver na imaginação o que o nome diz, para que a alma se encha de uma alegria que só pode ser um pedaço de Deus… Mas é preciso ler bem devagar inho… 1.Mar da manhã. 2.Barulho da fonte nos rochedos sobre as paredes de pedra. 3.Vento do mar de noite, numa ilha… 4.Abelha. 5.Vôo

gelado. 30.O relâmpago silencioso. 31. O trovão que estronda. 32.O silêncio entre dois amigos. 33.A voz que vem do leste, entra pela orelha direita e ensina uma canção…” Agradeço ao Carlos Brandão por haver me apresentado os trinta e três nomes de Deus da Margueritte. Não é preciso que sejam os seus. Faça a sua própria lista. Eu incluiria: Ouvir a sonata Apassionata de Beethoven. Sapos coaxando no charco. O canto do sabiá. Banho de cachoeira. A tela “Mulher lendo uma carta”, de Vermeer. O sorriso de uma criança. O sorriso de um velho. Balançar num balanço tocando com o pé as folhas da árvore… Morder uma jabuticaba… Todas essas coisas são os pedaços de Deus que conheço… Sim, acredito muito em Deus”.

Os 33 nomes de Deus (e outros mais), por Rubem Alves: “Às vezes me perguntam se acredito em Deus...”

Em um ambiente calmo com música tranqüila, escolham uma pessoa para realizar a leitura ou cada um faz a leitura individualmente.

E inspirados neste texto que acabaram de ler, em grupos pequenos de até 5 pessoas, elencar 5 nomes de Deus e

partilhar com o grupo e discutam sobre o que seriam as obras de Deus: pessoas, sentimentos, realizações, objetos?

Mais um belo e inspirado texto da série do Quarto de Badulaques (LXXX), de Rubem Alves. Num estilo que lembra vagamente o tom de gratidão natural de Manoel de Barros, o texto de Rubem Alves cita Marqueritte Yourcenar, escritora belga e primeira mulher eleita à Academia Francesa de Letras, em 1980. Não é um compêndio de provas sobre a existência de Deus (ou será que é?), é um poema de gratidão por aspectos manifestados da beleza da existência, cuja procedência e criação ainda é alvo de debate na comunidade humana (rs). Neste texto importa pouco, porque o acreditar de Rubem Alves é um verbo com mais sentido de apreciar e contemplar agradecidamente do que qualquer outra coisa.

VALE A PENA LER

VALE A PENA LER

DINÂMICA:

Fot

o: A

rqui

vo lo

cal